You are on page 1of 9

Agravo de Instrumento n. 2010.037403-0, de Joinville Relator: Des.

Cid Goulart

AGRAVO DE INSTRUMENTO MANDADO DE SEGURANA CONSTRUES EM REA PRXIMA A CURSO D'GUA (AFLUENTE DO RIO DO FERRO) REA DE PRESERVAO PERMANENTE FAIXA DE TERRA NON AEDIFICANDI PREVALNCIA DA LEI DO PARCELAMENTO DO SOLO URBANO SOBRE O CDIGO FLORESTAL DISTANCIAMENTO MNIMO DE 15 METROS CONCESSO DE LIMINAR DETERMINANDO QUE O MUNICPIO DE JOINVILLE EXPEA ALVAR DE CONSTRUO INEXISTNCIA, AO MENOS POR HORA, DE PROVA PR-CONSTITUDA QUE ATESTE A OBEDINCIA AO DISTANCIAMENTO MNIMO AUSNCIA DO REQUISITO DO FUMUS BONI JURIS E PERICULUM IN MORA INVERSO LIMINAR REVOGADA RECURSO PROVIDO. O art. 2 da Lei n. 4.771/65 - Cdigo Florestal e art. 4, inc. III, da Lei n. 6.766, de 19/12/79 - Parcelamento do Solo, no se contradizendo, mas convivendo, ocupam-se de situaes de fato diferentes: o Cdigo Florestal aplicvel rea rural, sendo estranho, por isso, quando se trata de parcelamento de rea do solo urbano, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal (art. 3, da Lei n. 6.766/79)" (TJSC ACMS n. 2003.003060-3 Rel. Des. Luiz Czar Medeiros). Considerando que a prova no mandado de segurana deve ser pr-constituda e no havendo, ao menos por hora, a comprovao de que as construes obedecem o distanciamento mnimo de 15 (quinze) metros exigido por lei, ausentes esto os requisitos para concesso da liminar, razo pela qual deve ser revogada a deciso agravada.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento n. 2010.037403-0, da comarca de Joinville (2 Vara da Fazenda Pblica), em que agravante Municpio de Joinville, e agravado Comercial Prado Materiais de

Construo LTDA:

A Segunda Cmara de Direito Pblico decidiu, por votao unnime, dar provimento ao recurso para revogar a liminar. Custas na forma da lei. O julgamento, realizado no dia 06 de dezembro de 2011, foi presidido pelo Excelentssimo Senhor Desembargador Joo Henrique Blasi, com voto, e dele participou o Excelentssimo Senhor Desembargador Ricardo Roesler. Florianpolis, 06 de dezembro de 2011.

Cid Goulart RELATOR

Gabinete Des. Cid Goulart

RELATRIO Trata-se de Agravo de Instrumento interposto pelo Municpio de Joinville, irresignado com a deciso interlocutria que, nos autos do Mandado de Segurana n. 038.10.024048-5, da Comarca de Joinville, deferiu a liminar requerida pela Comercial Prado Materiais de Construo LTDA. determinando que a autoridade impetrada expea alvar de construo referente ao imvel matriculado sob o n. 117.908. A agravada impetrou Mandado de Segurana contra ato coator praticado pelo Gerente da Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana SEINFRA objetivando seja reconhecido o seu direito lquido e certo obteno do alvar de construo diante da inaplicabilidade do Cdigo Florestal no que diz respeito ao distanciamento mnimo de 30 (trinta) metros para construes prximas de cursos d'gua. O agravante pugna pela revogao da liminar aos argumentos de que no houve qualquer ilegalidade no ato impugnado pela agravada, j que a no concesso do alvar de construo est calcado no Cdigo Florestal, o qual aplicvel na hiptese. Requereu a concesso de efeito suspensivo ao recurso e ao final o seu provimento para que seja revogada a liminar deferida. Juntou documentos (fls. 21-103). O efeito suspensivo almejado restou indeferido conforme despacho proferido pelo ilustre Des. Rodolfo Tridapalli s fls. 106-109. Regularmente intimada, a agravada deixou transcorrer in albis o prazo para apresentar contrarrazes. A Douta Procuradoria-Geral de Justia, em parecer da lavra da Excelentssima Senhora Procuradora de Justia Doutora Gladys Afonso, manifestou-se pelo conhecimento e provimento do recurso (fls. 117-122). a sntese do essencial.

Gabinete Des. Cid Goulart

VOTO Trata-se de Agravo de Instrumento interposto pelo Municpio de Joinville, irresignado com a deciso interlocutria que, nos autos do Mandado de Segurana n. 038.10.024048-5, da Comarca de Joinville, deferiu a liminar requerida pela Comercial Prado Materiais de Construo LTDA. determinando que a autoridade impetrada expea alvar de construo referente ao imvel matriculado sob o n. 117.908. O recurso preenche os requisitos de admissibilidade e deve ser conhecido nos termos j referidos no despacho que negou o efeito suspensivo almejado (fls. 264/271). A discusso travada refere-se possibilidade de construo de duas residncias germinadas, com 72,92 m cada uma, em rea prxima a um afluente do Rio do Ferro, que supostamente estaria ocupando rea de preservao permanente. O agravante busca reverter a deciso que concedeu a liminar para determinar Municipalidade a expedio do alvar de construo em favor da agravada. A deciso recorrida merece reforma. Para concesso da medida liminar, necessria a presena dos requisitos do fumus boni juris e periculum in mora. Em sede de Agravo de Instrumento a anlise deve se limitar ao acerto ou no da deciso interlocutria em face da ausncia ou presena dos requisitos mencionados de acordo com cada caso concreto. Entendeu o magistrado singular que o Cdigo Florestal no aplicvel ao caso por se tratar de rea urbana consolidada ensejando ento a aplicao da Lei de Parcelamento do Solo Urbano que estabelece uma distncia de 15 (quinze) metros do curso d'gua. Nesse diapaso, embora correto o entendimento adotado pelo juzo
Gabinete Des. Cid Goulart

a quo, a deciso mostra-se inadequada, ao menos em sede de anlise perfunctria, diante das incertezas que evidenciam a necessidade de se constatar que a construo em questo no enseja dano ao meio ambiente. A discusso a respeito da legislao aplicvel em se tratando de rea de preservao permanente questo das mais tormentosas nos dias atuais. A divergncia jurisprudencial ainda prevalece no que toca ao distanciamento mnimo para edificao de imveis prximos a cursos d'gua em se tratando de rea urbana consolidada. que o Cdigo Florestal estabelece em seu art. 2, "a", 1, que:
"Art. 2 Consideram-se de preservao permanente, pelo s efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima ser: 1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'gua de menos de 10 (dez) metros de largura";

J a Lei do Parcelamento Urbano (Lei n. 6.766/79) dispe:


"Art. 4 - Os loteamentos devero atender, pelo menos, aos seguintes requisitos: [...] III - ao longo das guas correntes e dormentes e das faixas de domnio pblico das rodovias e ferrovias, ser obrigatria a reserva de uma faixa noedificvel de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigncias da legislao especfica".

Nesse diapaso, inmeros julgados j corroboraram com o entendimento de que a Lei de Parcelamento do Solo Urbano prevalece sobre o Cdigo Florestal quando a edificao se fizer em rea urbana, como na espcie. Seno vejamos:
MANDADO DE SEGURANA. DESMEMBRAMENTO DE IMVEL. NEGATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL. REA CONSIDERADA DE PRESERVAO PERMANENTE. INOCORRNCIA. INAPLICABILIDADE DO
Gabinete Des. Cid Goulart

CDIGO FLORESTAL. INCIDNCIA DA LEI FEDERAL N. 6.766/79 (PARCELAMENTO URBANO), QUE EXIGE DISTNCIA MNIMA DE MAIS DE 15 METROS. PRINCPIO DA RAZOABILIDADE. ORDEM CONCEDIDA. REMESSA DESPROVIDA. (TJSC - Apelao Cvel em Mandado de Segurana n. 2006.004017-4 Rel. Des. Cesar Abreu j. 21.10.2008)

E ainda:
ADMINISTRATIVO CONSTRUO EM REA URBANA DISTNCIA DA MARGEM DO RIO APLICAO DA LEI DO PARCELAMENTO DO SOLO URBANO DISTANCIAMENTO MNIMO DE 15 METROS PRINCPIO DA RAZOABILIDADE. "O art. 2 da Lei n. 4.771/65 - Cdigo Florestal e art. 4, inc. III, da Lei n. 6.766, de 19/12/79 - Parcelamento do Solo, no se contradizendo, mas convivendo, ocupam-se de situaes de fato diferentes: o Cdigo Florestal aplicvel rea rural, sendo estranho, por isso, quando se trata de parcelamento de rea do solo urbano, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal (art. 3, da Lei n. 6.766/79)" (TJSC Apelao Cvel em Mandado de Segurana n. 2003.003060-3 Rel. Des. Luiz Czar Medeiros j. 27.09.2007).

Do corpo do acrdo extrai-se:


"[...] colocados em confronto os citados artigos das leis em referncia, resta claro que o art. 2, referido no pargrafo nico do art. 22 da Lei n. 4.771/65 - Cdigo Florestal, e art. 4, inc. III, da Lei n. 6.766, de 19/12/79 - Parcelamento do Solo, no se contradizendo, mas convivendo, ocupam-se de situaes de fato diferentes: o Cdigo Florestal aplicvel rea rural, sendo estranho, por isso, quando se trata de parcelamento de rea do solo urbano, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal (Lei n. 6.766/79, art. 3). Assim, pode-se concluir que para a rea urbana, a matria est regulamentada da seguinte forma: a) h restries absolutas, tal como as definidas no art. 2 do Cdigo Florestal, para construes margem dos rios e lagos; b) mas no prevalecem essas restries, no permetro urbano das cidades, quando se trata de construo de edificaes s margens dos rios e lagos, se respeitada a faixa de 15 metros prevista na Lei n. 6.766, de 19/12/79, com a modificao da Lei n. 10.932, de 15/08/2004; c) todavia, a rea, objeto da construo, no pode ser superior a 10.000,00 m".

Ademais, ad argumentandum tantum, o Cdigo Florestal, ao disciplinar a matria, no seguiu uma escala proporcional no tocante s
Gabinete Des. Cid Goulart

exigncias mnimas de recuo para viabilidade de construes em reas prximas a rios, crregos e cursos d'gua. Em recentes julgados, esta Cmara de Direito Pblico tem decidido pela aplicao do princpio da proporcionalidade de acordo com cada caso concreto. Sobre o assunto j me posicionei:
"REEXAME NECESSRIO MANDADO DE SEGURANA PREVALNCIA DA NORMA FEDERAL SOBRE A NORMA MUNICIPAL NEGATIVA DE EXPEDIO DE ALVAR DE CONSTRUO EM TERRENO PRXIMO A CURSO DGUA DISTNCIA MNIMA DE 30 METROS EXIGIDA PELO CDIGO FLORESTAL (LEI N. 4.771/65) LARGURA DO CRREGO INFERIOR A 1 METRO APLICAO DO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE CONFIRMAO DA SENTENA SEGURANA CONCEDIDA. Em se tratando de crrego com largura inferior a 1 metro, o recuo mnimo de 30 metros exigido pela Lei 4.771/65 mostra-se desproporcional, razo pela qual de ser mantida a ordem que determinou a expedio do alvar de construo, respeitando o limite de 3 metros entre o crrego e a obra, este sim, proporcional ao caso". (TJSC Apelao Cvel em Mandado de Segurana n. 2006.014702-1 Rel. Cid Goulart j. 20.06.2006)

Em igual sentido afirmou o Des. Jaime Ramos:


"MANDADO DE SEGURANA NEGATIVA DE CONCESSO DO ALVAR PARA CONSTRUO DE PRDIO MARGEM DE RIO DISTNCIA DE RECUO EXIGIDA PELO CDIGO FLORESTAL (LEI N. 4.771/65 REA NON AEDIFICANDI CONSTRUO QUE RESPEITA O DISTANCIAMENTO DE 70 METROS DA MARGEM DO RIO QUE TEM POUCO MAIS DE 50 METROS DE LARGURA APLICAO DO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE REGIO TODA POVOADA REEXAME NECESSRIO CONFIRMAO DA SENTENA CONCESSIVA DA ORDEM" (TJSC Apelao Cvel em Mandado de Segurana n. 2005.012751-4 Rel. Des. Jaime Ramos j. 19.09.2005)

Na hiptese dos autos, restou evidenciado que a rea em questo encontra-se prxima ao afluente do Rio do Ferro. Conforme visto a legislao ptria impe uma restrio ao direito de construir em reas fronteirias cursos d'gua naturais, estabelecendo um recuo
Gabinete Des. Cid Goulart

mnimo para a edificao. Dentro desse limite a rea non aedificandi, ou seja, no permitida a edificao por se tratar de faixa de preservao permanente. Percebe-se que a inteno do legislador proteger e preservar os recursos naturais encontrados s margens de rios, riachos, etc. Ocorre que, embora o agravado tenha alegado que as construes encontram-se a "aproximadamente 15 metros de uma vala com passagem do afluente do Rio Ferro", no se tem a plena certeza de que as mesmas efetivamente obedecem essa distncia mnima. Tal constatao impossvel com base apenas nas alegaes da agravada e nos documentos anexos, sendo imprescindvel, na hiptese, a preexistncia de prova tcnica apta a atestar se o distanciamento mnimo exigido pela legislao aplicvel est sendo obedecido. Conforme bem ressaltou a ilustre Procuradora de Justia Doutora Gladys Afonso (fls. 121-122):
"[...] para que se verificasse a existncia de direito lquido e certo e, neste passo, relevante fundamento a justificar o deferimento da medida liminar, seria necessrio que estivesse cabalmente demonstrado, j no momento da impetrao, a escorreita observncia de todas as normas e formalidade referentes obteno do alvar de construo, o que inclui distanciamento mnimo do curso d'gua existente prximo ao imvel, pressupondo dilao probatria com realizao de percia in loco."

Como sabido, a instruo probatria invivel pela via do mandado de segurana, j que esse procedimento exige prova pr-constituda que demonstre a existncia do direito lquido e certo do impetrante. Conforme ensina Nelson Nery Junior:
"A prova do mandado de segurana prima facie e pr-constituda e, deve vir com a exordial a prova inequvoca [...]" (Cdigo de Processo Civil Comentado. So Paulo: RT, 3 ed., p. 1810).

Hely Lopes Meirelles tambm enftico:

Gabinete Des. Cid Goulart

"As provas tendentes a demonstrar a liquidez e certeza do direito podem ser de todas as modalidade admitidas em lei, desde que acompanhem a inicial, salvo no caso de documento em poder do impetrado (art. 6, pargrafo nico) ou superveniente s informaes. Admite-se, tambm a qualquer tempo, o oferecimento de parecer jurdico pelas partes, o que no se confunde com documento. O que se exige prova pr-constituda das situaes e fatos que embasam o direito invocado pelo impetrante". (Mandado de Segurana, Ao Popular, Ao Civil Pblica, Mandado de Injuno, Habeas Data. So Paulo: Malheiros, 21 ed., p. 35).

Observando-se os documentos anexados, verifica-se que tal prova inexiste, sendo invivel a concesso da liminar com base apenas nas afirmaes trazidas pela agravada na inicial do writ. Nada impede, entretanto, que o magistrado a quo, no momento da prolao da sentena, conceda a segurana, desde que fundado em prova preexistente no colacionada no presente recurso e que ateste efetivamente a obedincia distncia mnima de 15 (quinze) metros exigida na Lei de Parcelamento do Solo Urbano. Em razo disso, ausente o pressuposto do fumus boni juris (falta de prova pr constituda que indique a obedincia do distanciamento mnimo) e caracterizado o periculum in mora inverso (risco de dano ao meio ambiente), o voto pelo provimento do recurso para revogar a liminar concedida. Este o voto.

Gabinete Des. Cid Goulart

You might also like