You are on page 1of 3

U.C.

Mediao de Conflitos em Contextos Educativos


EFOLIO A 8 a 15 de Abril de 2013 Nome: Ermelinda Claro Turma: 02 N de estudante: 1102076

Resposta questo 1: O conflito surge quando necessitamos de optar entre situaes que so antagnicas e que de alguma forma perturbam a ao ou tomada de deciso por parte da pessoa ou de grupos. O conflito foi concetualizado como uma realidade inalienvel no quadro das relaes sociais, sem o qual qualquer evoluo se tornaria impossvel (Gomes,1998). Walter (1932, p. 351), diz-nos que o conflito uma constante na relao pedaggica, mesmo quando no imediatamente visvel. Refere que praticamente todos os conceitos clssicos se aplicam vida na sala de aula, guerra, feudo, litgio, conflito de ideias, vitria, conciliao, compromisso, converso, acomodao e assimilao. O mesmo autor reitera um processo construtivo, e cria tanto como destri. [] unifica tanto como divide; ele um dos principais fatores de coeso do grupo. [] preserva relaes que doutra forma seriam intolerveis. [] um meio de paz. [] uma parte essencial da dialtica do desenvolvimento pessoal. [] o conflito nas escolas a caraterstica da vida escolar que melhor prepara os alunos para a vida fora da escola. O que precisamos nas escolas no de suprimir o conflito, mas de estabelecer a forma mais benfica de conflito. A. Giddens (1995, p. 143) define conflito como: A noo de conflito est intimamente ligada de interesse [], que, logicamente, pressupe a noo de aspiraes, que os atores trazem para a interao. O conflito, no sentido de luta ativa levada a cabo num quadro de choque de interesses, uma propriedade de interao. O autor refere que o poder a varivel crucial da organizao, j que atravs dele o conflito de interesses se resolve. Sociologicamente, Morgan (1996) define conflito a partir de trs vises polticas. A viso poltica unitria ignora os interesses individuais dos atores, realando os objetivos da organizao. Aqui, o conflito visto como um fenmeno raro e transitrio, no qual uma interveno eficaz e necessria da direo o resolve. A viso poltica radical (viso marxista ortodoxa), reala a diversidade de interesses liderados por classes sociais que se opem, concebendo a organizao como campo de batalha entre rivais; a luta de classes a palavrachave. A viso poltica pluralista acentua a diversidade de interesses dos indivduos e dos grupos, onde o conflito gerado como uma caraterstica inerente organizao, tentando aproveitar os aspetos positivos do mesmo. Este autor refere que as palavras-chave so o poder e os interesses divergentes.

U.C. Mediao de Conflitos em Contextos Educativos


EFOLIO A 8 a 15 de Abril de 2013 Nome: Ermelinda Claro Turma: 02 N de estudante: 1102076

No campo sociopsicolgico, o conflito pode tomar a forma de conflito individual, organizacional e interorganizacional. O conflito s surge quando os intervenientes j esgotaram todas as maneiras de evitar o seu desenvolvimento. As causas dos conflitos na escola esto na diversidade de culturas, tnias, religio, contexto econmico, familiar, social e moral. Tudo o que diferente promove a excluso quando a sociedade exige igualdade de oportunidades. Uma das causas do conflito em contexto de sala de aula prende-se com as problemticas do controlo social, da (in)disciplina e da violncia. Fatores sociais, como a insegurana no seio da famlia, dificuldades financeiras tambm influenciam os conflitos nas escolas, uma vez que os professores no mostram interesse em gerir este tipo de situaes. Outra causa o poder dos alunos que em grupo podem ser mobilizados como forma de resistncia pontual ou sistmica. Este poder causa de conflitos que aconteceram no seio da sala de aula relao tradicional professor/aluno em contexto de sala de aula. Outra fonte de conflito encontra-se na relao que os professores estabelecem entre si, devido ao choque de perspetivas educacionais e modo de participao diferenciadas, de interesses e objetivos divergentes. Resposta questo 2: Modelos organizacionais da escola pblica
IDENTIFICAO Produtivo CARATERISTICAS Nasceu em contexto industrial, muito marcado por um interesse produtivista e pouca aplicao deu ao estudo da escola; Tem como referncia a pedagogia por objetivos originria nas teorias clssicas; Aspetos como a diviso social do trabalho, a separao entre trabalho de conceo e o de execuo e o carter alienado em que o mesmo se tem vindo a transformar podem ser teis para anlise de aspetos da vida da escola; A conceo de escola como organizao acentua a tendncia para a escola se relacionar com a empresa; Introduo na escola de caractersticas como a eficincia, a eficcia e a racionalizao, pensando que estas sero garantias de obteno de resultados satisfatrios. Teve como referncia o Movimento das Relaes Humanas, manteve como finalidade a produtividade das empresas; Contribuiu para a emergncia das pessoas e das suas motivaes como centrais para o bom funcionamento das organizaes; O movimento transformou-se num frum que integrou os movimentos educacionais da poca e diversas disciplinas cientficas e campos sociais; Novo movimento emergiu Movimento da Educao Nova; No plano cientfico, desenvolveu-se as teorias da motivao, que continuam a ser usadas nos campos da educao e da formao; No campo organizacional, tornam-se visveis as dimenses informais das organizaes.

Humanista

U.C. Mediao de Conflitos em Contextos Educativos


EFOLIO A 8 a 15 de Abril de 2013 Nome: Ermelinda Claro
Burocrtico

Turma: 02

N de estudante: 1102076

Um dos mais usados nos estudos sobre a escola; Teve origem na teoria da Burocracia de Max Weber, inicio sc XX; Quando aplicado ao estudo das escolas acentua: a importncia das normas abstratas e das estruturas formais; a importncia dos processos de planeamento e de tomada de decises; a consistncia dos objetivos das tecnologias; a estabilidade; o consenso e o carater preditivo das aes organizacionais; Constitui um modelo terico, no se prestando normatividade caracterstica dos modelos produtivistas; Prende-se com o excesso de formalismos, a ineficcia e ineficincia organizacionais, devido sua apropriao pela linguagem corrente. Introduz como fatores essenciais, o poder e o conflito, na anlise organizacional; Verifica-se a existncia de uma acentuada desigualdade no interior das organizaes, no modo como os intervenientes influenciam as decises e uma grande heterogeneidade de interesses; Aparecimento de novas formas de anlise, destacando os modelos da ambiguidade ou anarquias organizadas; No plano da educao, este modelo estabelece uma rutura com a conceo tradicional de escola, a escola autoritria, centrada no poder exclusivo dos professores; Est ligado conceo de educao para a democracia o movimento da Educao Nova adquire nova importncia e origina novos movimentos pedaggicos - Pedagogia Institucional, construda na base da classe cooperativa e da educao pelo trabalho. Pode ser considerado uma espcie de continuidade do modelo poltico relativamente ao questionamento das desigualdades no interior das organizaes; Os temas centrais dos estudos culturais so: a organizao nasce dentro de uma determinada cultura, sendo condicionada por ela e a organizao produz uma cultura peculiar prpria, a organizao e o seu ambiente cultural e a cultura de organizao (Sedano & Perez, 1989:155); No plano da educao permite concetualizar as escolas em 3 dimenses relevantes: a escola como transmissora da cultura; a escola reprodutora da cultura; a escola como produtora de cultura e instrumento de emancipao. No surgiu no seio das cincias sociais e dos mais utilizados no campo da educao; Tm a sua origem na viso unitria das cincias: a Teoria Geral dos Sistemas (uma ideia de conjunto, de totalidade e de interrelao); No campo educativo, este modelo ocupou um vasto espao na formao de professores e psiclogos; Atualmente, continua a possuir grande importncia na investigao cientfica e pedaggica, constituindo-se como a matriz terica de referncia; Emergiu um dos conceitos mais importantes deste movimento, no campo da Biologia o conceito de sistema aberto; No campo social, veio a revelar-se muito importante para a anlise das relaes intra e interpessoais e intra e interorganizacionais; muito usado na anlise da escola enquanto sistema aberto ao exterior e como local de circulao de informao oriunda de vrias origens.

Politico

Cultural

Sistmico

BIBLIOGRAFIA Silva, Manuel Antnio (2003). 2. O conflito em contexto escolar. In Maria Eduarda Costa, Gesto de Conflitos na Escola (pp. 53 pp. 95). Universidade Aberta

You might also like