You are on page 1of 3

1. Qual o significado da expresso "Guerra Fria"?

O perodo marcado pela disputa ideolgica, poltica e econmica por reas de influncia entre o governo capitalista dos EUA e o governo socialista da URSS recebeu esse nome por que as duas potncias no chegaram a se enfrentar diretamente. 2. Os Estados Unidos e Unio Sovitica saram da Segunda Guerra como lderes mundiais representativos dos sistemas capitalista e socialista, respectivamente. Caracterize cada um desses sistemas econmicos. Capitalismo Proteo propriedade privada dos bens Liberdade de escolha Consumismo Visa o lucro Estado deve evitar intervir na economia Socialismo Meios de produo so socializados No existe propriedade privada Bem comum acima do individual Planificao da economia pelo Estado

3. Por que o Muro de Berlim, construdo em 1961, era considerado o smbolo da Guerra Fria? O muro de Berlim separava a cidade em duas reas de influncia: o lado capitalista e o lado socialista. Foi considerado um smbolo do mundo bipolarizado. 4. Alguns estudiosos consideram o incio da Guerra Fria o ano de 1947, quando o presidente americano Harry Truman lanou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman. Em que ela consistia? A Doutrina Truman foi a nova orientao poltica norte-americana no ps-guerra. De acordo com ela, os EUA assumiram a posio de lder dos pases capitalistas ocidentais para enfrentar o avano sovitico, oferecendo apoio econmico e, principalmente, militar aos pases capitalistas da Europa.

5. No contexto do ps-guerra, o que representava a cortina de ferro? Era a dominao hegemnica da URSS no leste europeu. Ou seja, foi uma expresso usada para designar a diviso da Europa em duas partes: a ocidental e a oriental como reas de influncia poltico-econmica distintas; o domnio da URSS no leste europeu. 6. O que visava o Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, aps a Segunda Guerra Mundial? O Plano Marshall foi o complemente econmico da Doutrina Truman (lanado ainda em 1947), que previa ajuda econmica para a reconstruo dos pases europeus arrasados pela Segunda Guerra.

7. Qual o objetivo da URSS ao criar o COMECON? O COMECON (ou Conselho para Assistncia Econmica Mtua) foi a resposta da URSS ao Plano Marshall. Assim com os EUA apoiaram os capitalistas, a URSS forneceu ajuda militar e econmica aos pases do bloco socialista. Foi criado em 1949 com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e integrar as economias do leste europeu.

8.

De forma geral, a Guerra Fria se desenvolveu atravs de aes governamentais implementadas pelos lderes de cada bloco, que tinham interesse em expor a hegemonia do sistema que representavam. Cite a ao militar de cada bloco e o respectivo ano de seu lanamento. OTAN (EUA) Criado em 1949 Espcie de escudo militar do Ocidente capitalista contra a expanso do bloco sovitico Pacto de Varsvia (URSS) Criado em 1955 Pacto que previa o apoio mtuo dos pases socialistas no caso de conflitos armados.

9.

A rivalidade entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, ao longo da Guerra Fria, manifestou-se atravs de vrios elementos que visavam mostrar ou manter o poder de cada um destes pases, como a corrida armamentista, os rgos de espionagem e a corrida espacial. Explique cada um deles. A corrida armamentista foi a disputa entre os EUA e a URSS pela capacidade de produzir armas com poderes cada vez maiores de destruio. Os rgos de espionagem durante a Guerra Fria eram: a Agncia Central de Inteligncia (CIA), criada em 1947, nos EUA, e o Comit de Segurana do Estado (KGB), criado em 1954, na URSS. Durante a Guerra Fria, os EUA e a URSS investiram tambm no desenvolvimento de tecnologia espacial. Esses investimentos eram estratgicos, pois os foguetes utilizados nos lanamento de espaonaves e satlites podiam ser lanados tambm para o lanamento de msseis nucleares a longa distncia. Alm disso, os satlites colocados na rbita terrestre poderiam servir para a monitorao e o controle do que acontecia nas mais diversas regies do planeta.

10. Qual a relao entre o desenvolvimento nuclear e o pesadelo atmico? Alm das bombas nucleares, os EUA e a URSS desenvolveram msseis intercontinentais que podiam ser lanados a longas distncias para atingir o territrio inimigo. A produo dessas armas e a possibilidade de uma guerra nuclear provocaram pnico nos habitantes desses pases. As pessoas, dominadas pelo temor de uma possvel guerra nuclear, construram muitos abrigos, abastecendo-os com mantimentos suficientes para algumas semanas. 11. Por que os governos dos EUA e da URSS assinaram acordos que limitavam a corrida armamentista? Os governos dos EUA e da URSS assinaram acordos que limitavam a corrida armamentista por que eles estavam apreensivos diante do grande potencial destrutivo de suas armas nucleares, alm da catstrofe que poderia ocorrer no caso de uma nova guerra mundial. 12. Em 1947, o senador anticomunista Joseph McCarthy passou a liderar o movimento de caa s bruxas. Explique o que foi esse movimento. Em 1947, o governo dos EUA reativou o Comit de Atividades Antiamericanas do Congresso para investigar supostas infiltraes de agentes comunistas em suas instituies. Esse movimento foi organizado pelo senador Joseph McCarthy que liderou a chamada caa s bruxas, criando um ambiente de medo e intolerncia na

sociedade norte-americana. Por meio deste, qualquer manifestao supostamente comunista passou, ento, a ser investigada. Artistas, intelectuais e cientistas foram perseguidos, muitos presos e alguns at condenados morte.

You might also like