You are on page 1of 10

Disperso de Nanocargas de Argila em Matriz Polimrica Introduo -O que so nanocompsitos?

Nanocompsito polimrico a juno de dois tipos de materiais. Um deles o polmero e o outro, em escala manomtrica, pode ser uma cermica ou um metal. A carga dispersa na matriz polimrica, tem em pelo menos uma das suas dimenses, medidas iguais ou menores que 100 nm. As nanocargas ou nanopartculas podem ser compostos orgnicos ou inorgnicos, tais como: argilas, nanotubos de carbono, slica, carbonato de clcio, alumina, xido de zinco entre outros
A adio de nano cargas em uma matriz polimrica, objetivo: -Melhorar propriedades mecnicas dos materiais; -Resistncia trmica superior; -Melhores propriedades de barreira; - Propriedades opticas, magnticas e eltricas superiores; Histrico - A aplicao de nanocompsitos de argila, em poliamida 6, comeou a ser estudada pelo desenvolvimento da Toyota, visando a produo de novos materiais; - Em 1990 pesquisadores comearam a trabalhar os nanocompositos como reforo, produzindo assim, novos estudos em nanocompsitos polimricos;

Aplicao de nanocargas de argila em matriz polimrica: - Em geral, compsitos polimricos com nanocarga como a montmorilonita (MMT) com frmula molecular Al2[(OH)2Si4O10].n H2O possuem melhores propriedades mecnicas, maior resistncia trmica e chama, alm de propriedades de barreira a gases. Caractersticas de aplicao: - Adio de aproximadamente 5% em massa de carga de nano argila nos polmeros; - Interao entre o polmero e a argila so fundamentais na sntese dos compsitos polimricos; - Aumento da interao entre os componentes, reduzindo a interao entre as cadeias de argila e intercalao de molculas orgnicas entre as camadas lamelares, aumentando assim a compatibilidade entre argila e polmero. Propriedades superiores da argila sobre as outras cargas:

- Muito aplicada em componentes que necessitam reforo bi-axial;

- Utilizada em propriedades como barreira de gases, resistncia a chama e impedimento de transpasse de fludos e gases.

As principais reas onde esto sendo aplicadas nanocargas so em cosmticos, graxas e tintas.

Propriedades Mecnicas dos compsitos: Trabalhos demonstram que os materiais de nanocompsitos de polmero-argila apresentam melhoras nas propriedades mecnicas quando comparados a polmeros convencionais. Vrios so os trabalhos que reportam melhorias mecnicas nos nanocompsitos ao serem comparados com os polmeros convencionais. Porm, estudos mostram que o aumento excessivo do percentual de argila em soluo diminui a performance destes materiais. Por isso, a porcentagem em peso para melhoras visveis nas propriedades mecnicas dos compostos deve estar entre os 2 e os 5% em massa. Com o aumento execivo em percentual de argila, ocorre um decrscimo na resistncia mecnica das poliolefinas, provavelmente associado a diminuio da plasticidade do material. Propriedades de Barreira A permeabilidade a gs ou lquido dos nanocompsitos esta baseada nas propriedades de barreira dos mesmos. Acredita-se que as argilas aumentam as propriedades de barreira criando um caminho tortuoso. Estes caminhos retardam o processo de difuso das molculas de gs pela matriz polimrica. O benefcio direto da formao de tal caminho observado claramente em nanocompsitos de poliamida nos quais, com uma frao pequena de argila o polmero exibiu reduo na permeabilidade de gases pequenos, Assim caso compararmos a relao de permeabilidade com a argila/ polmero, percebe-se que a mesma reduz com o aumento da quantidade de argila.

Propriedades Trmicas Outra propriedade altamente interessante exibida por nanocompsitos de polmero/argila uma melhora nas propriedades trmicas quando comparados a polmeros convencionais (puros), e tambm a habilidade que apresentam de retardar a propagao de chama em nveis baixos. A mudana da temperatura de degradao de nanocompsitos pode ser atribuda a uma diminuio da permeabilidade do oxignio e da permeabilidade/difusividade de produtos volteis que causam degradao, devido incorporao homognea da argila na matriz. A estabilidade trmica dos nanocompsitos melhora sistematicamente com o aumento da argila, at um percentual de 5% Propriedades Opticas Por apresentarem lamelas de 1nm de espessura, as argilas so classificadas como materiais nanomtricos quando esfoliadas. Assim, quando as lamelas das argilas so dispersas em uma matriz polimrica, o resultando a obteno de um nanocompsito transparente a luz visvel. Anlises de UV/visvel de PVA puro e de nanocompsitos de PVA-MMT com 4 e 10% de MMT demonstram nos espectros de transmisso que a regio do visvel no afetada pela presena das lamelas das argilas, mantendo a alta transparncia do PVA puro. Para comprimentos de onda na regio do UV, h forte absoro, resultando em baixa transmisso de luz. Vrios outros polmeros tambm demonstram transparncia ptica depois de preparao de nanocompsitos polmero argila.

Polipropileno e a Argila O Polipropileno, assim como as demais poli olefinas, um dos polmeros com maior quantidade do nmero de estudos para adio de argila. Isso ocorre, devido: -Baixo custo; -Baixo peso; -Versatilidade quanto aplicao; -Propriedades; -Reciclagem; -Apesar disso, no apresenta interao, por ser apolar; -Apresenta dificuldades de disperso da argila;

- Necessita de agentes compatibilizantes para fazer a interao;

Distribuicao da Argila em matriz polimrica: -A argila deve estar uniformemente distribuda, caso contrrio, o material melhor descrito como um microcompsito ou como um nanocompsito imiscvel, formando aglomerados e atuando como cargas convencionais; -Por outro lado, quando se encontra bem dispersa, dois tipos diferentes de nanocompsitos podem ser obtidos. A estrutura intercalada obtida quando as cadeias polimricas so localizadas entre as camadas da argila produzindo uma estrutura com multicamadas ordenadas com camadas alternadas de polmero e argila. Entretanto, as estruturas esfoliadas compreendem as camadas de silicato desordenado dispersada na matriz polimrica.

Fonte: Centro Tecnolgico de Polmeros, 2007.

- As argilas modificadas organicamente, devido a sua melhor atrao matriz polimrica, permitem que macromolculas penetrem nos espaos interlamelares, gerando nanocompsitos intercalados. Interaes entre o polmero e a argila: A melhoria nas propriedades dos nanocompsitos atribuda disperso de monocamadas de argila na matriz polimrica. A disperso de monocamadas de argila na matriz previne a concentrao de tenses quando aplicada uma fora de tenso ou de compresso. Para obter uma estrutura esfoliada (dispersa) o polmero deve penetrar entre as camadas da argila e isto favorecido quando h interao entre ambos (polmero-argila). Quando o polmero e a nanocarga so incompatveis, as camadas da argila permanecem aglomeradas, sem interagir com o polmero, formando uma disperso no uniforme e levando a propriedades ruins do material.

Na estrutura intercalada, o polmero penetra entre as camadas da argila, aumentando esta distncia, porm, parte da argila fica aglomerada. A intercalao das camadas da argila geralmente aumenta a distncia das camadas em torno de 0,5 a 1,5 nm. Na estrutura intercalada existem regies de alta concentrao de argila, alm de regies com baixa concentrao, limitando a transferncia de tenses pela matriz. No caso de polmeros polares, como a poliamida (PA) e o EVA, a superfcie organoflica da argila pode ter interao com os grupos polares do polmero, favorecendo a formao de estruturas esfoliadas. Por outro lado, no caso de polmeros apolares, como o polietileno (PE) e o (PP), no h interao suficiente para a obteno de nanocompsitos com boas propriedades. Compatibilizao de poliolefinas: A interao pode ser favorecida pelos seguintes mtodos: Adio de pequena quantidade de polmero apolar, compatvel com a argila. Agente compatibilizante o PP funcionalizado com anidrido maleico (PP-AM). A parte polar do agente compatibilizante interage com a argila. Funcionalizao do polmero apolar: outra maneira de aumentar a interao do polmero apolar com a argila pode ser pela introduo de grupos polares na estrutura de um polmero apolar. Esta modificao da estrutura do polmero aumenta a interao com a argila. Influncia de extrusora Mono rosca e Dupla rosca na disperso Existem diferentes mtodos para se realizar a preparao de nano compsitos. Apesar disso, a mais importante, no ponto de vista industrial a extruso em mquinas dupla rosca, pois esta a mais eficaz para preparao do compsito. Para o processamento de compsitos com argila, deve-se considerar que a disperso e a delaminacao so afetadas pelo tipo de extrusora. Sendo assim, a variao de extrusora monorosca, dupla rosca co-rotante interpenetrante, contra-rotante interpenetrante ou contra-rotante no interpenetrante interfere no processo de extruso. Alm disso, o desenho do parafuso afeta a transferncia de polmero pela extrusora, a velocidade de fuso, a mistura, a temperatura de fuso e principalmente no tempo de residncia do material. Os parmetros de extruso tais como velocidade do parafuso, temperatura, taxa de alimentao, tambm so fatores a serem considerados na produo de nano compsitos de argila.

Equipamentos de anlise: Geralmente, os mtodos mais comumente usados para estudar a morfologia dos nanocompsitos de polmero-argila so o wide angle X-ray scattering (WAXS), microscopia eletrnica de varredura (MEV) e microscopia eletrnica de transmisso (MET). No entanto, nos ltimos anos, essas tcnicas foram combinados com as medies reolgicas. Testes de microscopia e reolgicas so medidas externas e informaes sobre fornecimento de uma poro pequena do material. No entanto, no decorrer do processo, ocorrem medies que tem a vantagem de medir propriedades de massa que fornecem informaes relacionado com as propriedades em tempo real.

Estudo do artigo... No artigo Study of the dispersion of nanoclays in a LDPE matrix using microscopy and in-process ultrasonic monitoring foi realizado o estudo da microestrutura de amostras, com a produo de compsitos de polietileno de baixa densidade com argila. Nele, utilizou-se dois perfis de rosca, em mquinas extrusoras de dupla rosca. Assim, o objetivo foi analizar a disperso, comparando-se os dois perfis, e analizando os resultados pelos mtodos descritos anteriormente. Materiais utilizados Nanocompsitos de polietileno com base em matriz de LDPE foram preparadas com dois diferentes tipos de argila: caulinita e montmorilonita. A montmorilonita utilizado neste estudo uma propriedade de conta to com alimentos argila comercial compatvel organo modicada (oMMT, Nanobioter AE21) fornecido como um p, e a caulinite (K) foi fornecido como um composto, sem modificaes orgnicas. As amostras foram submetidas a extruso com dois parafuso diferentes configuraes (configurao 'A' e configurao de 'B'). Um parafuso A de configurao foi criado para a mistura intensiva e um tempo de residncia elevado, com uma combinao de distributiva e dispersiva com sees de mistura, com dois elementos de alimentao reversa parafusos para aumentar ainda mais tempo de residncia e a mistura. Parafuso de configurao B foi criado para mais convencional tempo de residncia, menor compondo operaes, com zonas de misturas distributivas O tempo de residncia foi medido aproximadamente 3,08 min para LDPE extrudido com uma configurao min (g / h e 200 rpm em 309), e 1,14 para configurao B. O teor de argila em todos os nanocompsitos extrudados em peso era de aproximadamente 7 % em massa. Um pequeno teor de agente de compatibilizao (10 % em massa). Resultados do estudo O trabalho tinha como objetivo avaliar os efeitos de disperso de nanocargas em matrizes polimricas, causadas pela natureza da argila, sendo montmorilonita ou caulinita, e a influncia do formato de rosca na disperso das nanocargas. Os estudos concluram que a configurao A do parafuso, constituda por uma combinao distributiva e dispersiva em zonas de mistura, causaram melhor disperso da argila. O parafuso B configurao com um menor grau de mistura e tempo de residncia inferior, fez com que a montmorilonita no poderia ser completamente dispersa em polietileno com as altas temperaturas usadas. Isso, devido a degradao causando quebras nas das camadas de argila. Isso comprova que o perfil de rosca criado para mistura intensiva, com um maior tempo de residncia e uma combinao distributiva e dispersiva, fez com que a disperso das nano partculas de argila pudessem ser melhor espalhadas pela matriz polimrica. Quanto a carga utilizada, a Caulinita mostrou uma afinidade mais elevada do que a montmorilonita a ser dispersa em polietileno. Assim, o nanocompsito com caulinita mostrou maior incremento no mdulo de elasticidade e resistncia trmica, quando em comparao com as amostras de montmorilonita.

As imagens a seguir demonstram a disperso das cargas em matriz polimrica, considerando os dois parafusos descritos anteriormente.

Figura 1 Micrografia das Matrizes de Polietileno de Baixa Densidade com nanocargas de argila.

Aplicaes de nanocompsitos com argila: Filmes em nanoescala e revestimentos, que so impermeveis aos gases e lquidos, incluindo hidrognio, hidrocarbonetos e agentes qumicos; Revestimentos para usinagem a seco com base em fluidos argila organoflica; Fractal lubrificantes fluidos para uso em aplicaes de naves espaciais e satlites em alta condies de vcuo; Retardadores de fogo para aplicaes de aeronaves; Estruturas compostas para aplicaes aeroespaciais Aplicaes:

Figura 2. Propriedades de Barreira para aplicaes em combustveis.

Figura 3. Carenagem Yamaha Wave Runners

Figura 4. Paineis da carroceria FCCII

Figura 5. Bolas de Tnis, com ncleo composto de nanoargila.

GEHLEN, Aline; ZATTERA, Ademir Jos; ANDRADE, Mara Zeni. Avaliao da influncia do tipo de argila MMT incorporada em blenda EVA/PVC atravs do processamento em extrusora dupla-rosca. Caxias do Sul, RS, 2010. xvi, 73 f. : Dissertao (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Ps-Graduao em Materiais, 2010. THOMPSON, Arthur; MACHADO, Giovanna; CRESPO, Janaina da Silva. Estudo morfolgico de uma blenda de I-PP e EPDM com argila. Caxias do Sul, RS, 2010. xv, 68 f. : Dissertao (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Ps-Graduao em Materiais, 2010.

Mignoni, M.L. Sntese, Caracterizao e Aplicaes de Nanocompsitos PolmeroArgila. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

You might also like