You are on page 1of 3

PROPRIEDADES GERAIS DOS LIPDIOS

1 - Lipdios: So substncias caracterizadas pela baixa solubilidade em gua e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. So vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades fsicas esto relacionadas com a natureza hidrfoba das suas estruturas. Na verdade, todas a relevncia do metabolismo lipdico advm desta caracterstica hidrfoba das molculas, que no uma desvantagem biolgica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de gua). Justamente por serem insolveis, os lipdios so fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrfilos. So saponificveis, pois reagem com bases formando sabes. So as biomolculas mais energticas, fornecendo acetil-coA para o Ciclo de Krebs. 2 - Funo Componentes das membranas celulares, juntamente com as protenas; Reserva de energia; Combustvel celular; Funcionam como isolante trmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo); Isolamento e proteo de rgos; Funes especializadas como hormnios e vitaminas; Sinalizao intra e intercelulares 3 - Classificao A. cidos Graxos Saturados : No possuem duplas ligaes So geralmente slidos temperatura ambiente Gorduras de origem animal so geralmente ricas em cidos graxos saturados B. cidos Graxos Insaturados : Possuem uma ou mais duplas ligaes sendo mono ou poliinsaturados So geralmente lquidos temperatura ambiente A dupla ligao, quando ocorre em um cido graxo natural, sempre do tipo "cis". Os leos de origem vegetal so ricos em cidos Graxos insaturados. Quando existem mais de uma dupla ligao, estas so sempre separadas por pelo menos 3 carbonos. As duplas ligaes nunca so adjacentes e nem conjugadas 4 - Propriedades O ponto de fuso dos cidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do nmero de insaturaes. Isso ocorre porque a configurao "cis" das duplas ligaes provoca uma dobra de 30 na cadeia, o que dificulta a agregao das molculas. Hidrogenao: a reao do cido graxo insaturado + H2, formando cido graxo saturado. Halogenao : a reao do cido graxo insaturado com um halognio, formando cido graxo saturado halogenado. Saponificao : a reao de um cido graxo + base, formando sal (sabo).

AULA PRTICA 1 - Teste da Solubilidade Neste teste vamos identificar a presena de lipdios nas amostras. Para isso utilizamos algumas substncias como leo vegetal, ter, gua e lcool. Sabendo que os lipdios so molculas apolares e conhecendo a lei de dissoluo "semelhante dissolve semelhante", certamente as amostras que contm lipdios formaro solues de apenas uma fase com as substncias apolares; e com as substncias polares solues onde observaremos mais de uma fase. Reativos: leo vegetal, lcool etlico (etanol), ter e gua. Procedimento: Reativos Tubo 1 Tubo 2 gua 1 ml Etanol 1 ml ter leo vegetal 1 ml 1ml - Agitar vigorosamente todos os tubos; - Deixar em repouso por 1 minuto; - Observar a solubilidade em cada um dos solventes. 2 Teste de formao de emulso Emulso a mistura entre dois lquidos imiscveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glbulos no seio do outro lquido (a fase contnua), formando uma mistura estvel. Exemplos de emulses incluem manteiga e margarina, maionese, caf expresso e alguns cosmticos. As emulses mais conhecidas consistem de gua e leo. Reativos: leo vegetal, soluo de Na2CO3 a 2%. Procedimento: Reativos Tubo 1 leo vegetal 5 gotas gua 5 ml Na2CO3 - Agitar e verificar a formao da emulso; - Verificar o tempo de durao da emulso em cada um dos tubos.

Tubo 3

1 ml 1ml

Tubo 2 5 gotas 5 ml

3 - Teste da Saponificao O teste da saponificao identifica a presena de cido graxo. Para isso colocamos a amostra na presena de uma base como soluo alcolica de Hidrxido de Potssio (KOH) 10%. O produto final da saponificao uma molcula anfiptica, com uma "cabea" polar (COO- K+) e uma cauda apolar formada pelo radical "R". Quando em meio aquoso molculas anfipticas tendem a se agrupar formando estruturas esferides, as micelas. Este o princpio da limpeza de gorduras produzida pelo sabo. Reativos: Soluo alcolica de KOH a 10% ( 1 volume de KOH a 10% + 1 volume de etanol 95%), leo vegetal.

Procedimento: Reativos Tubo 1 leo Vegetal 1 ml Sol. Alcolica KOH a 10% 2ml - Aquecer cautelosamente em banho-maria fervente por 10 minutos e manter em ebulio at evaporar o lquido; - Em seguida acrescentar 10ml de gua quente e agitar com um basto de vidro. Manter em banho-maria fervente por mais 15 minutos. - Observar a formao de uma soluo opalescente de sais de potssio de cidos graxos (sabes) e glicerol.

DETERMINAO DO GRAU DE SATURAO DOS CIDOS GRAXOS 4 - Teste do Iodo Este teste identifica a presena de cido graxo insaturado. Ocorre uma reao de halogenao, em que o iodo reage com as duplas ligaes do cido graxo insaturado. Se houver dupla ligao, o iodo ser consumido e a colorao caracterstica da soluo de iodo diminuir de intensidade. Reativos: Soluo de iodo a 1% em clorofrmio (lugol), Clorofrmio, leo de soja, leo de linhaa Procedimento: Reativos Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 leo de soja 1 ml leo de linhaa 1 ml Clorofrmio 2ml 2 ml 2 ml Sol. Iodo 1% (lugol) 5 gotas 5 gotas 5 gotas - Agitar vigorosamente e observar a colorao avermelhada; - Deixar em repouso na estante; - Acompanhar a descolorao da soluo

QUESTES 1 - Em que consiste o teste da solubilidade dos lipdeos? 2 - Quais os produtos da hidrlise alcalina de um triglicerdeo (reao de saponificao)? 3 - Aps um teste de saponificao, observou-se formao de bolhas. O que se pode concluir? Explique. 4 - Qual a finalidade do teste de saponificao? 5 - Em que consiste o teste do iodo? 6 - O que caracteriza o teste do iodo como positivo? 7 - Por que o teste do iodo capaz de identificar cidos graxos insaturados? 8 - O teste da solubilidade de lipdeos quando realizado com KOH positivo ou negativo? Justifique.

You might also like