You are on page 1of 3

CENTRO DE ENSINO EM PERODO INTEGRAL JOS CARLOS DE ALMEIDA Bimestre: 1 Srie: 1 Turma: [A] [B] [C] [D] [E]

15/03/2013 Professora: Shirley Fernanda Paiva Nota: Disciplina: Preparao ps mdio - Qumica Aluno(a): N LISTA DE EXERCCIOS LIGAES QUMICA e) Ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio. 4) (UFRJ) As frmulas dos compostos qumicos no so frutos d acaso. A capacidade de um tomo combinar-se com outro depende da disponibilidade de receber, doar ou compartilhar eltrons. Qual a frmula qumica e o tipo de ligao do composto formado entre: a) Clcio e nitrognio? b) Carbono e oxignio? 5) (UFV-MG) Consulte a tabela peridica e identifique a alternativa correta sobre elementos ltio, clcio e cloro. a) Os trs elementos possuem as mesmas propriedades qumicas. b) O ltio possui eltrons nas camadas K, L e M. c) O tomo de cloro, ao doar um eltron, se transforma em um nion. d) O ltio e o clcio se ligam com o cloro formando LiC e CaC2. e) O ltio e o clcio so chamados de metais alcalino-terrosos. 6) (UFRGS-RS) Um elemento X, que apresenta distribuio eletrnica em nveis de energia, K 2, L 8, M 8, N 2, forma com: a) Um metal alcalino M um composto inico MX. b) Um halognio R um composto molecular X2R. c) Um calcognio Z um composto inico XZ. d) Um hidrognio um composto molecular HX e) Um halognio Y um composto molecular XY. 7) (Mack-SP) A frmula do composto e o tipo de ligao que ocorre quando se combinam

1) (Unifal-MG) O nion de certo composto de magnsio possui n de carga 2. Um composto com essa caracterstica o: a) Fosfato de magnsio b) Cloreto de magnsio c) Brometo de magnsio d) xido de magnsio e) Nitrato de magnsio 2) (Unifal-MG) Todos os tomos esto com eletrosferas iguais de gases nobres na molcula representada por: a) CF b) CF2 c) CF3 d) CF4 e) CF5 3) (Fuvest-SP) As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente: a) Ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono. b) Cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. c) Cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. d) Dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio.

tomos dos elementos qumicos Ba (Z=56) e C (Z=17) so respectivamente: a) BaC2 e covalente normal. b) Ba2C e dativa. c) BaC e inica. d) Ba2C2 e covalente normal. e) BaC2 e inica. 8) (Unifal-MG) Da combinao entre potssio e enxofre resulta a substncia: a) Molecular, KS. b) Inica, KS. c) Molecular, K2S. d) Inica, K2S. e) Molecular, K2S3. 9) (UFMG) Nas figuras I e II, esto representados dois slidos cristalinos, sem defeitos, que exibem dois tipos diferentes de ligao qumica.

a) NaCO2 b) NaCO3 c) NaCO4 d) Na2CO e) O 11) (UFU-MG) As propriedades das substncias podem ser relacionadas com o tipo de ligao que existe entre seus tomos. Por exemplo: compostos que possuam ligaes inicas tem alto ponto de fuso (geralmente acima de 350); todos so slidos temperatura ambiente e grande parte deles so solveis em gua, sendo que suas solues aquosas conduzem corrente eltrica. Indique a alternativa em que aparecem somente, substncias predominantemente inicas. a) Perclorato de sdio (NaCO4), etanoato de sdio (CH3CO2Na) e cloreto de etila (CH3CH2C). b) Iodeto de sdio (NaI), hexano (CH3(CH2)4CH3) e carbonato de clcio (CaCO3). c) Fluoreto de sdio (NaF), hidrxido de potssio (KOH) e nitrato de prata (AgNO3). d) Acetileno (etino) (C2H2), cido perclrico (HCO4) e cloreto de sdio (NaC). e) cido sulfrico (H2SO4), hidrxido de sdio (NaOH) e metanol (CH3OH). 12) (Unicamp-SP) Considere as seguintes informaes sobre os elementos qumicos X, Y e Z. Elemento X Y Z Famlia ou grupo Do oxignio 14 Dos alcalinos Perodo 2 2 4

Considerando-se essas informaes, correto afirmar que: a) A Figura II corresponde a um slido condutor de eletricidade. b) A Figura I corresponde a um slido condutor de eletricidade. c) A Figura I corresponde a um material que, no estado lquido, um isolante eltrico. d) A Figura II corresponde a um material que, no estado lquido um isolante eltrico. 10) (Senac-SP) O clorato de sdio um dos produtos qumicos que podem ser utilizados para produzir oxignio nas mscaras que os passageiros de avies devem utilizar em situaes de emergncia. A frmula que representa o clorato de sdio :

a) Quais so os elementos X, Y e Z? b) A combinao de dois desses elementos pode formar substncias no inicas e gasosas a temperatura e presso ambientes. Escreva a frmula de uma dessas substncias.

c) Escreva a frmula de uma substncia inica e slida formada pela combinao dos trs elementos. 13) (PUC-SP) Considere quatro elementos qumicos representados por X, A, B e C. Sabese que: Os elementos A e X pertencem ao mesmo grupo da tabela peridica; A, B e C apresentam nmeros atmicos consecutivos, sendo o elemento B um gs nobre. correto afirmar que: a) O composto formado por A e C molecular e sua frmula AC. b) O composto formado por A e C inico e sua frmula CA. c) O composto AX apresenta ligao coordenada, sendo slido a 20 e 1 atm. d) Os elementos A e X apresentam eletronegatividades idnticas, por possurem o mesmo nmero de eltrons na ltima camada. e) C um metal alcalino-terroso e forma um composto molecular de frmula CX2.

You might also like