You are on page 1of 6

LILITH, A RAINHA DA NOITE

Faz o que tu queres h de ser tudo da Lei. Suas portas so portas da morte, e da entrada da casa ela precipita outros atravs do Sheol. Nenhum dos que entrou ali retornar, e todos que a possuiram descero ao Poo. Proverbios 2:18-19

AS ORIGENS DO NOME E DA DIVINDADE


Este pequeno ensaio tratar de uma entidade bastante difundida nos meios ocultos e, segundo minhas esperincias pessoais, bastante poderosa (e por vezes perigosa). LILITH [hebraico: ;lilit] uma entidade da mitologia judaica, que aparece antes do Talmud Babilnico. Os estudioso dizem que existem exguas evidencias ligando Lilith aos demnios acadianos ou mesopotmicos denominados Lilitu. De qualquer forma, tanto Lilith como Lilitu/Lilu provavelmente signifiquem algo como criatura noturna, sendo evidente a relao com a palavra "noite" [hebraico Layl]. O nome como conhecido atualmente aparece em vrios documentos; desde Isaias (34:14-uma lista de feras selvagens), listas de manuscritos mgicos e folclricos, tigelas e amuletos do sculo VI e.v. representada comumente na figura de uma mulher.

Estrela da Deusa NIN-ANNA / INANNA / ISHTAR /ASHTART

Deusa NIN-ANNA / INANNA / ISHTAR /ASHTART Comumente a imagem atribuda a Lilith. O nome de Inanna derivado de Nin-anna "Senhora do Cu" (do sumrio NIN "senhora" e AN "cu").

Os Lilu so entidades espirituais acadianas, da ordem dos vampiros, associados ao ALU, demnios que trazem aflies e doenas. Como Lilu masculino, Lilitu sua contraparte feminina. Um poema da poca diz: "O Lamashtu e Labasu que causam desordem orgnica. O Lilu que vagueia esmo pelos desertos. Eles cercam o homem debilitado. Eles trazem doenas atrozes ao seu corpo". No existem representaes na iconografia da poca destes seres. As imagens disponveis hoje, e aquelas que so tidas como representaes de Lilith/Lilitu so representaes de ISHTAR, INANNA ou mesmo ERISHKIGAL. Roberto Sicuteri na obra Lilith, a lua negra apresenta um estudo esmerado sobre estas entidades. Em um documento bastante obscuro do sculo II, chamado Testamento de Salomo ela descrita como tendo olhos brilhantes e vivos cabea desgrenhada com muitas serpentes e membros que se confundem com as trevas, alm disso, sua voz era clara e sedutora. Na passagem em questo a entidade at profere um discurso falando sobre seus poderes e atributos. O texto como segue:

E ela disse: Eu sou chamado Obizuth entre os homens; no durmo a noite, mas percorro o mundo em busca de mulheres em trabalho de parto a fim de, tendo sorte, estrangular algum recm nascido, seno eu me retiro para outro lugar, por que eu no descanso a noite. Eu sou um esprito feroz; Eu tenho mirades e mirades de formas e nomes. E aqui e agora eu vim e seguirei alm. No acrediteis que o Anel possa me controlar, isto impossvel. Eu sigo e tu no s capaz de me deter. Meu ofcio a destruio das crianas, pois Eu firo seus olhos e ouvidos, e ligo a sua boca e destruo sua mente e encho seus lombos de aflio. E a nica coisa que me detm e me liga o anjo de Adonay chamou Afarof, tambm chamado Raphael, que tanto hoje quanto pela eternidade tem-me restringido e ligado. A mulher em trabalho de parto porta um amuleto com o nome secreto de Raphael, cujo nome o nmero 640. Assim eu no posso passar.

OBIZUTH vem de ABYZOU, uma grafia distinta que sem dvida uma corrupo do sumrio APSU, o grande mar indiferenciado, TIAMAT nos mitos do Enuma Elish. APSU tambm orignou Abyssos (abismo) em grego. Em hebraico, abismo fala-se TEHOM (Genesis 1).

O exemplar mais famoso de pseudo-Lilith. Estela de NIN-ANNA, pea de culto em terracota, Babilnia, circa 1950 a.e.v.

LILITH NA QABALAH
Conta ainda o folclore judeu, em narrativas do sc. VIII em diante, que Lilith fora criada da mesma lama que Adam em Gnesis 1,27, contrastando com Eva, que s ser formada posteriormente em Gnesis 2,22. Por isso documentos como o Midrash Agadh, o Zohar e outros escritos do sc. XIII afirmam que ela deixou Adam por no se submeter a ele, porque eram feitos da mesma essncia e formados no mesmo dia. Lilith ento abandona o Gan den e vai habitar os desertos onde copula com Samael (uma provvel origem da lenda dos Nephilin constante no Genesis 6:4 e tambm do Livro de ENOCH) e gera inmeros nephilin (gigantes, demnios). Esta narrativa encontra-se no pseudoepgrafo do sculo X e.v. chamado Alephbeith de benShirah. considerado como o documento mais antigo que conta a histria de Adam e sua primeira esposa. Estas narrativas delineiam e definem o papel de Lilith como a Rainha da Noite, um arquidemnio feminino. Ela listada na rvore da vida adversa como atribuda a Sephira Malkut, Rainha dos Qlippvt, descrita como uma mulher bela e sensual. Samuel Liddell Mathers diz que Lilith e Naamah, so demnios femininos que raptam bebs recm-nascidos e seduzem os homens durante a noite, sugando-lhes o sangue. As origens do Naamanh no so conhecidas. Lilith foi lilitu, originalmente um demnio assrio que tinha asas e cabelos longos e desgrenhados. Seu nome foi confundido com a palavra hebraica para "noite", LYL (layla), e por isso ela foi descrita como um demnio noturno peludo. H uma lenda em que o rei Salomo suspeita que a Rainha de Sab seja Lilith, porque ela tinha pernas peludas.

Um sigilo de Lilith (autoria desconhecida)

Selo de Lilith por Samuel Liddell MacGregor Mathers

O douto ocultista termina dizendo ainda que Lilith provavelmente o 'terror de noite' do Salmo 91. E diz a lenda que ela foi a primeira mulher de Ado, etc.

LILITH E BABALON
A tradio da Golden Dawn coloca Lilith como a regente demonaca dos Gamalielim (os obscenos), atribuda a Yesod e a Lua cuja morada chama-se Sheol, a "Fossa", porquanto Nahema ocupa Malkut. Ambelain por sua vez filia-se a uma tradio que atribui Yesod o demnio Mammon, a "Cupidez", descrito como uma "Mulher cornuda, montada em um touro, vestida de branco e de verde, em sua direita tem uma flecha, em sua esquerda um espelho. Duas serpentes e enroscam em seus cornos, e uma em cada um dos ps e de suas mos". Lilith como a Rainha da Noite portanto melhor posicionada na Sephira Malkut. Sobre esta Sephira Ambelain escreveu como sendo Aretz, o Mundo" , regido por Behemoth, a Besta, descrito como uma hidra escarlate com sete cabeas e dez chifres.

Sobre ela existe uma Mulher vestida de prpura e de escarlate, ornada de ouro, de pedrarias e prolas, tendo uma copa. Ambelain esclarece que "a mulher figurando em Aretz a Quliphah propriamente dita, a 'Grande Prostituta' do Apocalipse. Ela a oposio irredutvel de Kallah, a 'Noiva', a 'Virgem', de Malkuth, a Esposa divina de Adam-Kadmon. Se Kallah a 'Jerusalm Celeste', o 'Reino dos Izschim ou Iluminados', a Quliphah a 'Babilnia infernal', o Reino que ser destrudo no fim dos tempos. Fica bastante claro que, no contexto de Ambelain, Babilnia Lilith.

Babilonia, a Grande, ou Lilith, a pecadora, sobre a Besta de sete cabeas, Behemot.

Na viso de Joo (Revelaes/Apocalipse 17,3-5) dito:

"E levou-me em esprito a um deserto [ ] e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata [ ], que estava cheia de nomes de blasfmia [ ], e tinha sete cabeas e dez chifres. [ ] E a mulher estava vestida de prpura e de escarlata [ ], e adornada com ouro, e pedras preciosas e prolas; [ ] e tinha na sua mo um clice de ouro [ ] cheio das abominaes [ ] e da imundcia da sua prostituio; [ ] E na sua testa estava escrito o nome: [ ] Mistrio, a grande Babilnia, [ ] a me das prostituies

[ ] e abominaes da terra". [ ]

No prprio captulo existem explicaes esotricas. A mais importante, de longe, o verso 18: "A mulher que viste a grande cidade que reina sobre os reis da terra". Esta cidade pode ser tomada como um portal de onde irradia determinada luz, uma Emanao mondica, uma Sephira como Malkut. "Esta cidade reina sobre os Reis..."; estes so anjos que ministram sua fora trabalhando nas dimenses que lhes so naturais; o fato de Babilnia reinar sobre os reis significa que eles trabalham a energia oriunda daquela Emanao. A Babilnia do Apocalipse no outra entidade seno Nossa Senhora Babalon do sistema thelmico, a mulher escarlate. Neste contexto, deveriamos resumir o simbolismo da seguinte forma: O Clice de ouro o Graal, o reflexo do grande mar de Binah, que outorga o mistrio da Compreenso, ao mesmo tempo a Yoni, o vcuo feminino, a cratera, ou Mnada. A cor escarlata era restrita s classes abastadas e a autoridades romanas. Essa referncia toca a Vontade de Poder e por decorrencia, o exerccio do poder em si, sendo assim uma clara aluso Geburah. Babalon usa um vu, sobre o qual h uma inscrio com seu nomes sagrado: "Mistrio". A raiz da palavra grega "mistrio" a mesma que "mstico" [, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religio de mistrios"], isto , aquele que atingiu um grau elevado de comunho com alguma divindade. Esta unio na verdade uma mescla, entre o esprito do Amante e o do Amado, portanto o mistrio do Amor [AGAPE]. A taa "cheia de imundcia" significativa e refora esta idia, vez que imundcia "" ou seja, de "" puro, assim, cheio de uma substancia integralmente mesclada, misturada e (im)pura. O Nome mgicko de Babalon Mistrio, e sua frmula implica unio indiscriminada com toda e qualquer criatura, sem qualquer restrio. Isso indica a fertilidade pura e indiferenciada de uma donzela que doa seu tero para toda e qualquer semente, e se unindo a todas as coisas, compreende (mescla-se, mistura-se) a todas as coisas. Mas este particular j foi muito bem definido alhures, em escritos meus e de outros. Conclui-se portanto que nesta Sephirat, os influxos da rvore como um todo so trabalhados. Lilith portanto seria o reflexo pervertido no mundo mais baixo e desequilibrado, algo como uma energia cega e incontrolvel de luxria, promovendo o materialismo sensualista e cortando as conexes com as esferas mais altas, condenando a alma a cristalizar-se na conscincia animal (NEPHESH). Esta concluso, evidentemente segue a orientao de Ambelain (cristo gnstico). Pessoalmente no concordo com isso. Falar sobre sacralizao da matria seria demais. "H um leo no caminho"...

Sigilo de ALGOL.

A Estrela de ALGOL atribuda a medusa, titan que tinha atributos semelhantes Lilith da cabalah: olhar fatal (Lilith aquela que fere de longe), forma serpentina (ver descries na cabalah das formas do casal Lilith e Shamael) e serpentes nos cabelos (conforme o Testamento de Salomo). Eram comuns na renascena o uso de sigilos, e o de ALGOL era simbolizado pela cabea da Medusa e servia para repelir inimigos. ALGOL encontra-se na constelao de Perseus, ao lado da de ries.

Constelao de Perseus.

Amor a Lei, Amor sob vontade.

VESPERUS
Este ensaio est incompleto. Existem praticas ritualsticas na segunda parte. Para informaes use o endereo eletrnico: noctifervs@gmail.com Publicado em www.qblnotas.blogspot.com

You might also like