You are on page 1of 9

Superior Tribunal de Justia

EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.255.688 - SC (2011/0119181-3) RELATORA EMBARGANTE PROCURADOR EMBARGADO ADVOGADO : : : : : MINISTRA ASSUSETE MAGALHES INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF HELTHMUT SIEBERT ANDR LUIZ PINTO E OUTRO(S) EMENTA

PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIRIO. EMBARGOS DE DECLARAO. ART. 535, II, DO CPC. OMISSES INEXISTENTES. RENNCIA APOSENTADORIA, PARA OBTENO DE NOVO BENEFCIO. INCONFORMISMO. PREQUESTIONAMENTO DE MATRIA CONSTITUCIONAL. IMPOSSIBILIDADE, NA VIA DO RECURSO ESPECIAL. EMBARGOS DE DECLARAO REJEITADOS. I. O voto condutor do acrdo apreciou, fundamentadamente, de modo coerente e completo, todas as questes necessrias soluo da controvrsia, dando-lhes, contudo, soluo jurdica diversa da pretendida pelo embargante. II. Inexistindo, no acrdo embargado, as omisses apontadas, nos termos do art. 535, II, do CPC, no merecem ser acolhidos os embargos de declarao, que, em verdade, revelam o inconformismo do embargante com as concluses do decisum. III. Consoante a jurisprudncia do STJ, "Os embargos de declarao consubstanciam instrumento processual apto a suprir omisso do julgado ou dele excluir qualquer obscuridade, contradio ou erro material. A concesso de efeitos infringentes aos embargos de declarao somente pode ocorrer em hipteses excepcionais, em casos de erro evidente. No se prestam, contudo, para revisar a lide. Hiptese em que a irresignao da embargante resume-se ao mero inconformismo com o resultado do julgado, desfavorvel sua pretenso, no existindo nenhum fundamento que justifique a interposio dos presentes embargos." (STJ, EDcl no REsp 850.022/PR, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, 5 Turma, DJU de 29/10/2007). IV. Refoge competncia do Superior Tribunal de Justia apreciar suposta ofensa a dispositivo constitucional, ainda que para fins de prequestionamento, sob pena de invaso da competncia do Supremo Tribunal Federal. Precedentes do STJ (EDcl no AgRg no EREsp 1.073.085/SP, Rel. Ministro ADILSON VIEIRA MACABU (Desembargador Convocado do TJ/RJ), 3 Seo, DJe de 23/05/2011). V. Consoante a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, "as disposies contidas no art. 543-C do CPC dirigem-se aos feitos em trmite no Tribunal de origem, sendo incabvel, nesta Instncia superior, a suspenso dos recursos especiais at a apreciao da via submetida ao rito previsto no mencionado dispositivo legal" (STJ, AgRg no REsp 1132514/SP, Rel. Min. OG FERNANDES, SEXTA TURMA, DJe de 19/11/2012). VI. Embargos de Declarao rejeitados. ACRDO
Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013 Pgina 1 de 9

Superior Tribunal de Justia


Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da SEXTA Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, rejeitar os embargos de declarao, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. As Sras. Ministras Alderita Ramos de Oliveira (Desembargadora Convocada do TJ/PE) e Maria Thereza de Assis Moura e os Srs. Ministros Og Fernandes e Sebastio Reis Jnior votaram com a Sra. Ministra Relatora. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Og Fernandes. Braslia (DF), 02 de abril de 2013(data do julgamento)

MINISTRA ASSUSETE MAGALHES Relatora

Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013

Pgina 2 de 9

Superior Tribunal de Justia


EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.255.688 - SC (2011/0119181-3) RELATRIO MINISTRA ASSUSETE MAGALHES: Trata-se de Embargos de Declarao, opostos pelo INSS, contra acrdo da Sexta Turma desta Corte, assim ementado:
"PREVIDENCIRIO E PROCESSUAL CIVIL. RECONHECIMENTO DE REPERCUSSO GERAL, PELO STF. SOBRESTAMENTO DO JULGAMENTO DO RECURSO ESPECIAL. INAPLICABILIDADE. PRETENSO DE APRECIAO DE DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS. INVIABILIDADE, NA VIA DE RECURSO ESPECIAL. ALEGAO DE VIOLAO CLUSULA DA RESERVA DE PLENRIO. NO OCORRNCIA. PRECEDENTES DO STJ. RENNCIA APOSENTADORIA PARA OBTENO DE NOVO BENEFCIO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES DO STJ. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. I. Consoante a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ, AgRg no REsp 1140018/SP, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, TERCEIRA TURMA, DJe de 04/02/2013; STJ, AgRg no REsp 1239474/PR, Rel. Min. MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, DJe de 19/12/2012), o reconhecimento da repercusso geral, no Supremo Tribunal Federal, da matria ora em apreciao no acarreta o sobrestamento do exame do presente Recurso Especial, sobrestamento que se aplica somente aos Recursos Extraordinrios interpostos contra acrdos do Superior Tribunal de Justia, em consonncia com o disposto no art. 543-B do Cdigo de Processo Civil. II. A anlise de suposta ofensa a dispositivos constitucionais compete exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 102, inciso III, da Constituio da Repblica, sendo defeso o seu exame, no mbito do Recurso Especial. Precedentes do STJ. III. No h que se falar em no observncia do disposto no art. 97 da Constituio Federal, porquanto a deciso impugnada no declarou a inconstitucionalidade do art. 18, 2, da Lei 8.213//91, decidindo, apenas, pela sua no aplicabilidade hiptese dos autos. Precedentes do STJ. IV. Na forma da jurisprudncia do STJ, "por se tratar de direito patrimonial disponvel, o segurado pode renunciar sua aposentadoria com o propsito de obter benefcio mais vantajoso, no regime geral de previdncia social ou em regime prprio de previdncia, mediante a utilizao de seu tempo de contribuio, sendo certo, ainda, que tal renncia no implica a devoluo dos valores percebidos (...)" (STJ,
Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013 Pgina 3 de 9

Superior Tribunal de Justia


AgRg no REsp 1162432/RS, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, DJe de 15/02/2013). V. Na hiptese dos autos, como foi negado seguimento ao Recurso Especial do beneficirio, em face de sua extemporaneidade, no h como modificar o entendimento do acrdo do Tribunal de origem, no sentido de que, com a renncia aposentadoria, h necessidade de restituio dos proventos recebidos, em decorrncia do jubilamento. VI. Agravo Regimental improvido".

Sustenta o embargante, em apertada sntese, a ocorrncia de omisso no acrdo, porquanto a matria relativa desaposentao foi afetada Primeira Seo do STJ, no julgamento do Recurso Especial 1.334.488/SC, eleito como representativo da controvrsia, "o que, nos termos do art. 543-C do CPC, enseja o sobrestamento do processo em qualquer fase que se encontre" (fl. 363e). Requer, assim, o acolhimento dos Embargos de Declarao, a fim de ser sanada a omisso, referente ao necessrio sobrestamento do processo, e a relativa necessidade de "prequestionamento explcito dos artigos 5, XXXVI, 97; 195; caput, e 5; e 201, caput, todos da Constituio Federal" (fl. 363e). o relatrio.

Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013

Pgina 4 de 9

Superior Tribunal de Justia


EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.255.688 - SC (2011/0119181-3)

VOTO MINISTRA ASSUSETE MAGALHES (Relatora): Cabvel a oposio de embargos de declarao quando houver, na sentena ou no acrdo, obscuridade, contradio ou omisso, de acordo com o art. 535, I e II, do Cdigo de Processo Civil. No caso, no existem as omisses apontadas pelo embargante, de vez que o voto condutor do acrdo apreciou, fundamentadamente, de modo coerente e completo, todas as questes necessrias soluo da controvrsia, dando-lhes, contudo, soluo jurdica diversa da pretendida pelo embargante. Inexistem, assim, as omisses alegadas, a serem sanadas em embargos de declarao, inferindo-se que os aclaratrios manifestam, em verdade, o inconformismo da parte embargante com as concluses do decisum. Com efeito, os Embargos de Declarao no constituem veculo prprio para o exame das razes atinentes ao inconformismo da parte, tampouco meio de reviso, rediscusso e reforma de matria j decidida:
"PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. LEGITIMIDADE SINDICAL. FATO SUPERVENIENTE. ANLISE EM SEDE EXTRAORDINRIA. INVIABILIDADE. BICES NA SMULA 7/STJ E NA FALTA DE PREQUESTIONAMENTO. AUSNCIA DE QUALQUER UM DOS VCIOS ELENCADOS NO ART. 535 DO CPC. IMPOSSIBILIDADE DE EFEITOS INFRINGENTES. INCONFORMISMO COM A TESE ADOTADA. 1. Os embargos declaratrios somente so cabveis para modificar o julgado que se apresentar omisso, contraditrio ou obscuro, bem como para sanar possvel erro material existente na deciso, o que no ocorre na espcie. 2. Conforme consignado desde o decisum monocrtico e reiterado nos acrdos que se sucederam, a questo vinculada legitimidade, ou ilegitimidade, do ANDES para a representao da categoria profissional esbarra no bice da Smula 7 do STJ. 3. "A funo teleolgica da deciso judicial a de compor, precipuamente, litgios. No pea acadmica ou doutrinria, tampouco destina-se a responder a argumentos, guisa de quesitos, como se laudo pericial fora. Contenta-se o sistema com a soluo da controvrsia observada a res in iudicium deducta. Ausncia de violao aos artigos 458 e 535 do estatuto processual civil." (REsp 209048/RJ, Rel. Min. Franciulli Netto, Segunda Turma, julgado em 04/11/2003, DJ 19/12/2003, p. 380.)
Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013 Pgina 5 de 9

Superior Tribunal de Justia


4. Fato superveniente invivel de anlise na instncia extraordinria quando faz-se necessrio reexaminar elementos fticos. bice da Smula 7/STJ. 5. Ademais, o Superior Tribunal de Justia entende que, em razo da ausncia de prequestionamento, a alegao de existncia de fato superveniente obstada na via especial. Precedentes. 6. Omisso no julgado e entendimento contrrio ao interesse da parte so conceitos que no se confundem. 7. Aplicao da multa de 1% (um por cento) sobre o valor da causa, em favor do embargado, nos termos do pargrafo nico do art. 538 do CPC. Embargos de declarao rejeitados" (STJ, EDcl nos EDcl no AgRg no REsp 1129183/DF, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, DJe de 28/08/2012). "DIREITO CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAO NO RECURSO ESPECIAL. OMISSO, OBSCURIDADE E CONTRADIO. INEXISTNCIA. INTERPRETAO DE CLUSULA CONTRATUAL. REEXAME DE MATRIA FTICO-PROBATRIA. IMPOSSIBILIDADE. SMULAS 5 E 7/STJ. QUESTO APRECIADA APENAS NO VOTO VENCIDO. SMULA 320/STJ. EMBARGOS REJEITADOS. 1. Os embargos de declarao consubstanciam instrumento processual apto a suprir omisso do julgado ou dele excluir qualquer obscuridade, contradio ou erro material. A concesso de efeitos infringentes aos embargos de declarao somente pode ocorrer em hipteses excepcionais, em casos de erro evidente. No se prestam, contudo, para revisar a lide. 2. Hiptese em que a irresignao da embargante resume-se ao mero inconformismo com o resultado do julgado, desfavorvel sua pretenso, no existindo nenhum fundamento que justifique a interposio dos presentes embargos. 3. Embargos de declarao rejeitados" (STJ, EDcl no REsp 850.022/PR, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, 5 Turma, DJU de 29/10/2007).

O embargante pretende, tambm, prequestionar dispositivos constitucionais. Entretanto, segundo o entendimento deste Tribunal, o prequestionamento da matria no se mostra cabvel em embargos de declarao, se no ocorrerem os pressupostos de obscuridade, contradio ou omisso no acrdo, in verbis:
"EMBARGOS DE DECLARAO. MANDADO DE SEGURANA.
Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013 Pgina 6 de 9

Superior Tribunal de Justia


LEGITIMIDADE DA AUTORIDADE IMPETRADA E TEORIA DA ENCAMPAO. PRETENSO DE REEXAME DA MATRIA. IMPOSSIBILIDADE. DEMONSTRAO DE COISA JULGADA EM RELAO A QUATRO DOS IMPETRANTES. LIMITAO DO REAJUSTE DE 28,86% AT A REESTRUTURAO DA CARREIRA DE POLICIAL FEDERAL, PELA LEI N 9.266/96. 1. De acordo com o artigo 535 do Cdigo de Processo Civil, os embargos declaratrios so cabveis nas hipteses de haver omisso, contradio ou obscuridade na deciso prolatada. No pode tal meio de impugnao ser utilizado como forma de se insurgir quanto matria de fundo, quando esta foi devidamente debatida no acrdo embargado. 2. Os embargos declatrios opostos com objetivo de prequestionamento, para fins de interposio de recurso extraordinrio, no podem ser acolhidos se ausente omisso, contradio ou obscuridade no julgado embargado. 3. Demonstrado pela Unio que quatro dos impetrantes ajuizaram aes ordinrias objetivando tambm o pagamento do reajuste de 28,86%, devem ser acolhidos os presentes declaratrios, com efeitos infringentes, para que, reconhecida a ocorrncia de coisa julgada, o feito seja extinto sem julgamento do mrito quanto aos referidos impetrantes. 4. O reajuste de 28,86% deve ser limitado data da reestruturao da carreira de policial federal, pela Lei n 9.266, de 15 de maro de 1996, ante a fixao de novos critrios de remunerao, que absorveram o mencionado reajuste. 5. Embargos declaratrios acolhidos em parte, com efeitos modificativos, para extinguir o processo sem resoluo do mrito quanto aos impetrantes Lenidas Nestor Pacheco, Jos Coelho Neto, Raimundo Nonato de Oliveira e Carlos Alberto Torres dos Santos, ante a ocorrncia de coisa julgada, e determinar a limitao do reajuste de 28,86% at a reestruturao da carreira de policial federal pela Lei n 9.266, de 15 de maro de 1996." (STJ, EDcl no MS 12230 / DF, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, 3 Seo, unnime, DJe de 21/10/2010).

Ademais, como se esclareceu no acrdo embargado, "a anlise de suposta ofensa a dispositivos constitucionais compete exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 102, inciso III, da Constituio da Repblica, sendo defeso o seu exame, no mbito do Recurso Especial" (fl. 353e), conforme jurisprudncia trazida colao. Registre-se, por fim, que "as disposies contidas no art. 543-C do CPC dirigem-se aos feitos em trmite no Tribunal de origem, sendo incabvel, nesta Instncia superior, a suspenso dos recursos especiais at a apreciao da via
Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013 Pgina 7 de 9

Superior Tribunal de Justia


submetida ao rito previsto no mencionado dispositivo legal" (STJ, AgRg no REsp 1132514/SP, Rel. Min. OG FERNANDES, SEXTA TURMA, DJe de 19/11/2012). Pelo exposto, mngua de omisses, rejeito os Embargos de Declarao. o voto.

Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013

Pgina 8 de 9

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO SEXTA TURMA EDcl no AgRg no PROCESSO ELETRNICO REsp 1.255.688 / SC

Nmero Registro: 2011/0119181-3


Nmero Origem: 200572050504919 EM MESA

JULGADO: 02/04/2013

Relatora Exma. Sra. Ministra ASSUSETE MAGALHES Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro OG FERNANDES Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. OSWALDO JOS BARBOSA SILVA Secretrio Bel. ELISEU AUGUSTO NUNES DE SANTANA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO : : : : : HELTHMUT SIEBERT ANDR LUIZ PINTO E OUTRO(S) INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF OS MESMOS

ASSUNTO: DIREITO PREVIDENCIRIO - Benefcios em Espcie - Aposentadoria por Idade (Art. 48/51)

EMBARGOS DE DECLARAO
EMBARGANTE PROCURADOR EMBARGADO ADVOGADO : : : : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF HELTHMUT SIEBERT ANDR LUIZ PINTO E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia SEXTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declarao, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora." As Sras. Ministras Alderita Ramos de Oliveira (Desembargadora Convocada do TJ/PE) e Maria Thereza de Assis Moura e os Srs. Ministros Og Fernandes e Sebastio Reis Jnior votaram com a Sra. Ministra Relatora. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Og Fernandes.

Documento: 1220594 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 19/04/2013

Pgina 9 de 9

You might also like