You are on page 1of 16

Ideias EVOLUCIONISTAS DE LAMARCK E DARWIN E SUAS DIFERENAS

Teorias da Evoluo

Vrias teorias evolutivas surgiram, destacando-se , entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sinttica da evoluo, tambm denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da gentica s ideias essenciais de Darwin sobre seleo natural.

A teoria de Lamarck Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ), naturalista francs, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemtica da evoluo. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoolgica. Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Lei da transmisso dos caracteres adquiridos : alteraes provocadas em determinadas caractersticas do organismo, pelo uso e desuso, so transmitidas aos descendentes.

Lamarck utilizou vrios exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquticas tornaram-se pernaltas devido ao esforo que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoo na gua. A cada gerao, esse esforo produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa caracterstica gerao seguinte. Aps vrias geraes, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas. A teoria de Lamarck no aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro bsico: as caractersticas adquiridas no so hereditrias. Verificou-se que as alteraes em clulas somticas dos indivduos no alteram as informaes genticas contida nas clulas germinativas, no sendo, dessa forma, hereditrias.

A teoria de Darwin Charles Darwin ( 1809-1882 ), naturalista ingls, desenvolveu uma teoria evolutiva que a base da moderna teoria sinttica: a teoria da seleo natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio tm maiores chances de sobrevivncia do que os menos adaptados, deixando um nmero maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados so, portanto, selecionados para aquele ambiente. Os princpios bsicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo: Os indivduos de uma mesma espcie apresentam variaes em todos os caracteres, no sendo, portanto, indenticos entre si. Todo organismo tem grande capacidade de reproduo, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam idade adulta.

O nmero de indivduos de uma espcie mantido mais ou menos constante ao longo das geraes. Assim, h grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivduos poucos atingem a naturalidade, o que mantm constante o nmero de indivduos na espcie. Na "luta" pela vida, organismos com variaes favorveis s condies do ambiente onde vivem tm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variaes menos favorveis. Os organismos com essas variaes vantajosas tm maiores chances de deixar descendentes. Como h transmisso de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variaes vantajosas. Assim , ao longo das geraes, a atuao da seleo natural sobre os indivduos mantm ou melhora o grau de adaptao destes ao meio.

A teoria sinttica da evoluo A Teoria sinttica da evoluo ou Neodarwinismo foi formulada por vrios pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essncia as noes de Darwin sobre a seleo natural e incorporando noes atuais de gentica. A mais importante contribuio individual da Gentica, extrada dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herana atravs da mistura de sangue pelo conceito de herana atravs de partculas: os genes. A teoria sinttica considera, conforme Darwin j havia feito, a populao como unidade evolutiva. A populao pode ser definida como grupamento de indivduos de uma mesma espcie que ocorrem em uma mesma rea geogrfica, em um mesmo intervalo de tempo. Para melhor compreender esta definio , importante conhecer o conceito biolgico de espcie: agrupamento de populaes naturais, real ou potencialmente intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. Quando, nesta definio, se diz potencialmente intercruzantes, significa que uma espcie pode ter populaes que no cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em contato, haver cruzamento entre os indivduos, com descendentes frteis. Por isso, so potencialmente intercruzantes.

A definio biolgica de espcie s valida para organismos com reproduo sexuada, j que, no caso dos organismos com reproduo sexuada, j que, no caso dos organismos com reproduo assexuada, as semelhanas entre caractersticas morfolgicas que definem os agrupamentos em espcies. Observando as diferentes populaes de indivduos com reproduo sexuada, pode-se notar que no existe um indivduo igual ao outro. Execees a essa regra poderiam ser os gmeos univitelnicos, mas mesmo eles no so absolutamente idnticos, apesar de o patrimnio gentico inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer alteraes somticas devidas ao do meio. A enorme diversidade de fentipos em uma populao indicadora da variabilidade gentica dessa populao, podendo-se notar que esta geralmente muito ampla. A compeenso da variabilidade gentica e fenotpica dos indivduos de uma populao fundamental para o estudo dos fenmenos evolutivos, uma vez que a evoluo , na realidade, a transformao estatstica de populaes ao longo do tempo, ou ainda, alteraes na frequncia dos genes dessa populao. Os fatores que determinam alteraes na frequncia dos genes so denominados fatores evolutivos. Cada populao apresenta um conjunto gnico, que sujeito a fatores evolutivos , pode ser alterado. O conjunto gnico de uma populao o conjunto de todos os genes presentes nessa populao. Assim , quanto maior a variabilidade gentica.

Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gnico da populao podem ser reunidos duas categorias:
- Fatores que tendem a aumentar a variabilidade gentica da populao: mutao gnica, mutao cromossnica , recombinao; - Fatores que atuam sobre a variabilidade gentica j estabelecida : seleo natural, migrao e oscilao gentica. A integrao desses fatores associada ao isolamento geogrfico pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo, quando, ento, surgem novas espcies

Comparao entre as teorias de Lamarck e Darwin Tanto para lamarck como para darwin o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck o ambiente o principal fator que provoca modificaes nos organismos; pare Darwin o ambiente apenas seleciona as variaes mais favorveis. Vamos comparar as teorias de Darwin e Lamarck para a explicao do longo pescoo da girafa. Segundo Lamarck obrigada a comer folhas e brotos no alto das rvores a girafa forada continuamente a ser esticar para cima. Esse habito mantido por longos perodos por todos os indivduos da raa resultou no alongamento do pescoo. A moderna teoria sinttica da evoluo ou neo-darwinismo De acordo com a moderna teoria sinttica os processos bsicos da evoluo so quatro: Mutao, Recombinao gentica, Seleo natural e isolamento reprodutivo. Os trs primeiros constituem as fontes da variabilidade gentica, sem a qual no pode ocorrer modificao. A seleo natural e o isolamento reprodutivo orientam es variaes em canais adaptativos.

As Fontes da Variabilidade Sob a designao de variabilidade enquadrarmos as diferenas existentes entre os indivduos da mesma espcie. Se observarmos qualquer populao de organismos verificaremos a existncia de inmeras diferenas (variaes) entre os organismos que a compem. Assim, nunca existem dois indivduos idnticos. Mesmo os chamados gmeos idnticos, quando atentamente observados, diferiro em alguns caracteres. A diversidade entre Os organismos da mesma espcie determinada por dois fatores: Recombinao gentica e mutao. Entende-se por Recombinao gentica as novas combinaes dosgene., j existentes em uma dada populao. Nos estudos de Gentica j verificamos que as novas combinaes gnicas resultam dos processos de segregao independente e permutao. Quanto a mutao constitui a matria prima da evoluo, produzindo novos gentipos e fentipos. importante salientar que a mutao ocorre espontaneamente, ou seja, nunca aperece como resposta do organismo a uma situao ambiental.

Diferena entre a teoria de Darwin e a de Lamarck

A teoria de Lamarck diz que um organismo adquire uma caracterstica para se adaptar ao meio e transmite essa caracterstica para a sua gerao. Ele apoiava-se na sua observao de que as girafas costumam ter pescoo de comprimento igual altura das rvores da regio. A sua teoria de que sucessivas geraes de girafas foram esticando o seu pescoo at alcanar o galho. Cada gerao herdava dos seus pais a informao da altura das rvores de alguma forma. Assim as espcies evoluem de maneira a adaptar-se ao meio. J Darwin, com seu maravilhoso trabalho de anlise de pssaros nas ilhas Galpagos, elaborou uma teoria na qual novas caractersticas so obtidas de maneira aleatria e que o meio se encarregava de selecionar os indivduos que melhor se adaptavam. As espcies evoluem por acaso e o meio apenas selecciona quais so as espcies mais importantes. No caso das girafas, o darwinismo diz que girafas com pescoo do tamanho das rvores nascem por acaso e que essas girafas, por terem tamanho correto, tem uma vantagem evolutiva sobre as outras girafas. As descobertas da gentica do sculo XX do um imenso suporte a apenas uma das teorias. Sendo assim , a teoria de Darwin a mais aceite atualmente.

O papel do Ambiente PARA Lamark-o ambiente e PARA Darwin-o ambiente e ativo, atua como um fator de passivo, selecciona modificaao das especies. asvariaoes mais aptas preobs:na ha evidencias existentes. conclusivas de que o ambiente obs:Darwin nao conhecia os e agente de modificaoes mecanismos de transmissao hereditarias. hereditaria.Isso so foi elucidado com o advento da genetica.

PROFESSOR(A): Maria Aparecida De Souza Barbosa Silva

DISCIPLINA: Biologia

SERIE: 3 ano

DATA: 02/08/2012

EQUIPE:
VICTOR LUANDERSOM Andressa MARQUES LAIANE COELHO REGIMARIA FLORENIO MATEUS SOUZA

FLAVIO SANTANA
BRENA LOPES

Sou louco porque vivo em um mundo que no merece minha lucidez. (Bob Marley)

ANGELA MARIA
NATALIA BARROS

You might also like