You are on page 1of 5

Agrupamento de Escolas de Palmela Ano letivo 2012/2013 Ficha de Matemtica Assunto: Funes

NOME _________________________________________________ 7 ____ N_____ Data - ____/05/2013 Conceito de Funo: Uma funo uma correspondncia entre dois conjuntos que a cada elemento do primeiro conjunto associa um e um s elemento do segundo. Os elementos do primeiro conjunto designam-se por objetos e os elementos do segundo conjunto, que so correspondncia de algum objeto, designam-se por imagens. O domnio o conjunto dos objetos e representa-se por Df. O contradomnio de uma funo f o conjunto das imagens e representa-se por Df. Se x for um objeto a sua imagem representa-se por f(x).

1. O diagrama de setas representa a funo f que traduz o nmero de irmos de um grupo de amigos. 1.1. Indica: a) Domnio: ______________________________________ b) Contradomnio: ________________________________ 1.2. Completa: a) Podemos afirmar que o Gui tem ____ irmos. b) O nmero de amigos que tm exatamente 1 irmo _____.

2. Na tabela esto indicados os tempos e as distncias percorridas pelo Pedro numa prova de natao.

2.1. A correspondncia g que ao tempo associa a distncia uma funo? Justifica. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2.2. Completa: a) Em 10 segundos, o Pedro nadou _______ metros. Ou seja, g(10) =_____ b) Para nadar 36 metros demora _____ segundos. Ou seja, g(____) = 36 c) A imagem de 4 ____. d) O objeto que tem por imagem 25 ______. 2.3. Indica o domnio e o contradomnio da funo g. _________________________________________ 2.4. Constri um grfico cartesiano que represente a funo.

3. Os grficos que se seguem representam quatro correspondncias: (A) (B) (C) (D)

3.1. Indica quais destas correspondncias so funes e quais no o so. Justifica a tua resposta. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3.2. Para cada uma das funes que identificaste em 3.1 indica o domnio e o contradomnio.

4. O Pedo comeou a poupar algum dinheiro para um telemvel novo, mas, a determinada altura, comprou um CD e depois uma t-shirt gastando todas as suas economias. O grfico seguinte mostra a poupana do Pedro. 4.1. Durante quantos dias conseguiu o Pedro aumentar a sua poupana? _________ dias Nesse intervalo de tempo a quantia poupada foi ____________. Nesse intervalo de tempo a funo __________________. 4.2. Durante quantos dias o Pedro manteve as mesmas economias? ___________ dias Nesse intervalo de tempo a funo _________________. 4.3. Durante quantos dias o Pedro, alm de no conseguir poupar, ainda retirou dinheiro das suas economias? ___________ dias. Nesse intervalo de tempo a funo ________________________.

5. Um supermercado est a fazer uma promoo em que na compra de 2 pacotes de sumo oferece o terceiro. Para manter sumos em stock durante algum tempo, o gerente do supermercado decidiu que, no mximo, cada pessoa pode levar 12 pacotes de sumo. a) Sabendo que cada pacote de sumo custa 60 cntimos, completa a tabela.
N. pacotes de sumo Custo () 1 0,60 2 1,20 3 1,20 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Pag. 2/5

b) Assinala o referencial onde os pontos obtidos esto assinalados corretamente

6. Considera a funo definida por: y = 2x + 2. 6.1. Completa a tabela e escreve as coordenadas dos pontos correspondentes.

x 0 1 -1 4

y=2x+2 2

6.2 Seleciona o referencial onde os pontos obtidos esto assinalados corretamente.

Conceito de FUNAO PROPORCIONALIDADE DIRETA: s funes de expresso analtica y = kx ou f(x)=kx, com k 0, chamamos funes de proporcionalidade direta. A k chama-se constante de proporcionalidade direta. O seu grfico uma reta que passa na origem do referencial e no ponto (1, k) A imagem do objeto 1 a constante de proporcionalidade.

7. Considera a representao grfica ao lado e completa as frases. Este grfico representa uma situao de proporcionalidade direta, porque _________________________________________________ _______________________________________________________. Nele podemos descobrir o valor da constante de proporcionalidade, observando o valor _______________________________________. Assim, k= ______, pelo que a expresso analtica de f ___________. Pag. 3/5

8. Observa os grficos seguintes e completa corretamente as expresses analticas.

9. Observa as expresses analticas e de seguida seleciona corretamente o grfico que lhes est associado. a) Expresso analtica f(x)= 5 x

b) Expresso analtica f(x)= 3,5 x

Para representar graficamente uma funo de proporcionalidade direta quando nos dada a expresso analtica temos de: identificar a constante de proporcionalidade k (valor que est a multiplicar pela varivel independente); representar, no referencial, o ponto de coordenadas (1,k); perceber pelo contexto se o grfico composto por um conjunto de pontos isolados ou por uma linha contnua;

Pag. 4/5

10. Liga cada grfico expresso analtica correspondente.

o o
f(x)= 2 x

o o
f(x)=3 x

o o
f(x)= 4 x

Pag. 5/5

You might also like