You are on page 1of 6

CICLO NACIONAL DE SESSES CAP/OTOC

Documento conclusivo e propostas

A Confederao dos Agricultores de Portugal (CAP), em parceria com a Ordem dos Tcnicos Oficiais de Contas, realizou no perodo de 4 a 20 de maro um ciclo nacional de sesses sobre as alteraes ao IVA e IRS na agricultura. Participaram nas sesses cerca de 6 mil empresrios agrcolas e Tcnicos Oficiais de Contas. Neste perodo foi percorrido todo o pas, com o objetivo de sensibilizar e dar a conhecer as grandes alteraes ocorridas em matria fiscal no setor agrcola. Foram tambm ouvidas as preocupaes dos empresrios agrcolas e dos Tcnicos Oficiais de Contas e esclarecidas as vrias dvidas. Previamente foi elaborado um manual de apoio s sesses, que est disponvel nos stios da CAP e da OTOC.

O ano de 2013 regista um grande nmero de alteraes introduzidas em matria fiscal, nomeadamente a alterao do regime de IVA aplicvel agricultura, alteraes a nvel da obrigao da faturao e da sua comunicao a partir de 1 de janeiro de 2013, alteraes a partir de 1 de maio a nvel do Regime de Bens em Circulao, sobretudo em termos da comunicao prvia dos documentos de transporte para sujeitos passivos com um volume de negcios superior a 100 mil euros. Novo Regime de IVA dos Agricultores

A Lei n. 66-B/2012, de 31 de dezembro, do Oramento de Estado para 2013, por consequncia da ao de incumprimento ao Estado Portugus do Tribunal de Justia da Unio Europeia por no aplicao da Diretiva IVA, revoga o n. 33 do artigo 9. do Cdigo do IVA, deixando de existir a iseno de IVA relativa a operaes relacionadas com atividades de produo agrcola e prestaes de servio agrcola com carter acessrio a partir de 1 de abril de 2013. Mantendo-se, no entanto, para o agricultor enquadrado em IRS com o regime simplificado de tributao dos rendimentos, com um volume de negcios inferior a

10 mil euros por ano a possibilidade de poder continuar isento de IVA no mbito do regime especial de iseno previsto no artigo 53. do Cdigo do IVA, tal como sucede noutros setores de atividade econmica.

Em resultado desta alterao, as transmisses de bens efetuados no mbito das exploraes anteriormente enunciadas na Anexo A do Cdigo do IVA (agricultura, silvicultura ou pecuria), bem como as prestaes de servios agrcolas definidas no Anexo B, foram revogadas e o contedo do Anexo A e B foram transferidas para a Lista I anexa ao Cdigo do IVA nas verbas 4.2 e 5, aplicando-se consequentemente a taxa reduzida de IVA s operaes anteriormente isentas. A aplicao da taxa reduzida a estas operaes entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2013. Na transposio das Lista A e B no existiu a preocupao por parte do legislador na articulao das novas verbas 4.2 e 5 com as verbas previamente existentes no Cdigo do IVA surgindo algumas situaes que podem por em causa os princpios da concorrncia. Por exemplo, ao vinho produzido pelo produtor que tem os ps de videira aplica-se de acordo com as novas verbas a taxa reduzida, mas se o produtor produzir o vinho com uvas que no venham essencialmente da sua explorao, aplica-se a taxa intermdia de 13%. Por outro lado existem novas verbas como a Assistncia Tcnica que carecem de esclarecimento objetivo a nvel do seu contedo na especificidades das vrias situaes conforme as atividades agrcolas desenvolvidas nomeadamente com enquadramento respeitante s de assistncia tcnica no mbito agrcola realizadas para fins relacionados com os meios de produo ou fatores de produo. Para que no existam duvidas na correta aplicao da verba Assistncia tcnica dever ser elaborada conjuntamente com os organismos representativos do setor agrcola uma lista descriminada do seu contedo. Tambm no conceito de atividade agrcola subjacente quer nas novas verbas do Cdigo do IVA da taxa reduzida, quer a nvel do Cdigo do IRS, carece de atualizao e compatibilizao com o conceito de atividade agrcola a nvel comunitrio vertido no Regulamento (CE) N. 73/2009 do Conselho, de 19 de janeiro, que define na alnea c) do artigo 2. que atividade agrcola a produo, criao ou cultivo de produtos agrcolas, incluindo a colheita, ordenha, criao de animais e deteno de animais para fins de produo, ou a manuteno das terras em boas condies agrcolas e ambientais.

Este conceito preconizado no Regulamento (CE) N. 73/2009 no relaciona o reconhecimento de atividade agrcola coma a conexo com o solo, ao contrrio do que ainda subjaz nos normativos fiscais nacionais. Por exemplo a nvel da cultura propriamente dita das atividades de produo agrcola, so excludas as atividades no conexas com a produo da terra ou em que esta tenha carter meramente acessrio, designadamente as culturas hidropnicas, o que no faz sentido atendendo prpria evoluo das tcnicas agrcolas. Urge a necessidade da Autoridade Tributria e Aduaneira se articular com as entidades representativas do setor agrcola de forma a criar uma base coerente e ajustada realidade do que se enquadra como atividade agrcola e

consequentemente, ajustar as verbas da lista I anexa ao Cdigo do IVA e a definio de atividade agrcola vertida no Cdigo do IRS. IRS Atividade agrcola

De acordo com os dados de Recenseamento Agrcola 2009 do INE, 97,4% do nmero total de exploraes agrcolas so de natureza singular, e em relao aos dados do INE-Empresas em Portugal 2010, o nmero de empresas individuais representa 81% do total das empresas agrcolas, o enquadramento da atividade agrcola em IRS deve ser aprofundado. O conhecimento da legislao em matria de IRS no mbito da categoria B com as suas limitaes em termos de deduo de determinadas despesas deve ser sempre contrabalanado com a opo alternativa de tributao em IRC ou em IRS com contabilidade organizada. De acordo com o artigo 121. do Cdigo do IRS, aditado pela Lei do Oramento de Estado para 2012 (Lei n. 64-B/2011, de 30 de dezembro), as entidades que paguem subsdios ou subvenes no reembolsveis 1 no mbito do exerccio de uma atividade abrangida pela categoria B devem entregar Autoridade Tributria, at ao final do ms de fevereiro de cada ano, uma declarao de modelo oficial, referente aos rendimentos atribudos no ano anterior. O primeiro ano da comunicao ser 2013 em relao aos subsdios atribudos no ano de 2012.

Nomeadamente o IFAP Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, IP

O que significa que pela primeira vez vai ser feito um cruzamento exaustivo entre os subsdios atribudos e os rendimentos tributados. Atendendo a que o IFAP nunca limitou a atribuio de subsdios a sujeitos passivos singulares, a nvel das ajudas diretas, a quem estivesse efetivamente a exercer uma atividade agrcola enquadrado na categoria B (Rendimentos Empresariais e Profissionais) para efeitos de IRS, este cruzamento vai abranger uma enormidade de particulares no coletados que na prtica deveriam estar. Dadas as circunstncias ser oportuno avaliar as consequncias deste cruzamento. Cerca de 75% dos agricultores no tem a sua situao fiscal perante a Autoridade Tributria e Aduaneira (AT) regularizada. Sabendo partida que a maioria das situaes irregulares no tem consequncias a nvel de tributao, e que muitos agricultores tem dificuldade na formalizao do processo atendendo idade avanada talvez fosse prudente o IFAP filtrar os benefcios concedidos a agricultores que no exercem uma atividade. O acrscimo do formalismo em relao atividade de IRS dos muito pequenos agricultores vai entupir a agilizao dos processos relevantes e gerar mais ineficincia na administrao do estado nas zonas rurais. Segurana Social Cdigo Contributivo

Outra das preocupaes conexa com a regularizao da situao tributria dos agricultores prende-se com as consequncias a nvel do enquadramento da Segurana Social e respetivas contribuies excessivas, muitas vezes impraticveis por parte dos agricultores. Lembra-se que os subsdios recebidos pelos agricultores influenciam de forma gravosa a contribuio a pagar pelo produtor agrcola, trabalhador independente. Esta incluso reveste um carter injusto e que extravasa o objetivo das contribuies para efeitos de Segurana Social, pelo que se devia considerar a sua excluso para efeitos de determinao do rendimento relevante.

A nvel do regime dos trabalhadores independentes no mbito do Cdigo Contributivo existem situaes previstas de excluso nomeadamente em relao aos titulares de direitos sobre exploraes agrcolas ou equiparadas, que produzem produtos predominantemente para consumo familiar e recebem ajudas, que carecem de regulamentao na articulao com o Cdigo do IRS.

Outra situao que deve ser equacionada prende-se com o valor da excluso previsto no artigo n. 145 do Cdigo Contributivo relacionado apenas com o primeiro enquadramento e que deveria ser alargados aos casos de reincio. Dever-se-ia tambm equacionar uma contribuio fixa com base em metade do IAS para os agricultores que no queriam optar pelo regime geral estabelecido para os trabalhadores independentes. Esta diferenciao dos restantes trabalhadores independentes justifica-se dada a precariedade e condicionalismos existentes nesta atividade limitada por muitos fatores exgenos.

Regime de Bens em Circulao Outra das grandes preocupaes manifestadas pelos agricultores, prende-se com o regime de bens em circulao, quer com a legislao j em vigor, quer com as alteraes que entram em vigor em 1 de maio de 2013. Embora estejam excludos do regime de bens em circulao os bens provenientes de produtores agrcolas, apcolas, silvcolas ou de pecuria, resultantes da sua prpria produo, transportados pelo prprio ou por sua conta, pode exigir-se prova da sua provenincia e destino. O conceito subjetivo desta prova tem trazido aos operadores econmicos graves consequncias nomeadamente a nvel da aplicao de coimas, apreenso de viaturas e de mercadorias e bens. A lei apenas refere que a prova pode ser feita mediante a apresentao de qualquer documento comprovativo da natureza e quantidade dos bens, sua provenincia e destino, deixando imaginao dos agentes de fiscalizao a forma como a prova deve ser feita.

Para alm do problema subjetivo da prova sabe-se que nem sempre esta excluso do conhecimento das entidades fiscalizadoras tendo ocorrido sistematicamente vrios problemas derivados desta situao. Atendendo entrada em vigor das alteraes do Regime de Bens em Circulao prevista para 1 de maio de 2013, dever-se- ponderar a hiptese de realizar uma ao de sensibilizao e transmisso de conhecimento junto das entidades fiscalizadoras, podendo ser feito um protocolo com o Ministrio da Administrao Interna. Os fatores de produo na agricultura, nomeadamente os adubos, sementes, raes, pesticidas, no esto excludos da obrigao de emisso de guias de transporte e respetiva comunicao, o que no faz sentido e no de forma alguma vivel, atendendo natureza e ao cariz e local de desenvolvimento da atividade agrcola. Sendo impraticvel e vivel operacionalizar a comunicao dos fatores de produo na agricultura, sugere-se que o transporte deste tipo de bens seja objeto da excluso da obrigao de emisso de guia de transporte.
Lisboa, 26 de maro de 2013

Confederao dos Agricultores de Portugal

Ordem dos Tcnicos Oficiais de Contas

________________________________
(Joo Cyrillo Machado - Presidente)

_______________________________
(Antnio Domingues Azevedo Bastonrio)

________________________________
(Lus Correio Mira Secretrio Geral)

Texto escrito conforme o Acordo Ortogrfico

You might also like