You are on page 1of 4

Edwin E. Gordon Teoria da Aprendizagem Musical para recm-nascidos e crianas em idade pr-escolar QUESTES 1.

Segundo Gordon, qual o problema real subjacente ao declnio da educao musical? 2. Qual relao que Gordon faz entre audiao e pensamento? 3. Qual o perodo mais importante para a aprendizagem e como ela ocorre nesta fase? 4. Quando os pais e professores devem iniciar a criana na orientao informal? 5. Segundo Gordon, por que a educao remediativa no possvel? 6. Qual a explicao neurolgica que Gordon traz para a impossibilidade de uma educao compensatria? 7. Qual a diferena entre orientao e educao? Diferencie orientao estruturada e no-estruturada. 8. Quais as condies bsicas para os pais instrurem e orientarem os filhos no mbito musical? 9. Por que a msica importante para a criana? Por que importante que aprendam a compreend-la? 10. Quais so as duas fases do balbucio musical e quais as suas caractersticas? 11. Por que a maior parte das crianas no tem oportunidade de absorver os vrios sons da msica da mesma forma que os da linguagem? 12. Como possvel ensinar as crianas a usar sua voz cantada? 13. Segundo Gordon, o que a criana precisa desenvolver antes de aprender a cantar uma cano? 14. Qual a relao que Gordon faz entre movimento e a aprendizagem de padres ritmicos?

15. Segundo Gordon, qual o motivo para as crianas chegarem ao segundo ano de escolaridade sem ter adquirido as competncias musicais esperadas? 16. Diferencie aptido musical e desempenho musical segundo Gordon. 17. O nvel de aptido musical de uma criana a juno de quais fatores? 18. O que acontece com a aptido musical de uma criana aps o seu nascimento? 19. Segundo Gordon, por que importante proporcionar um ambiente musical rico e adequado desde cedo criana? 20. O que aptido musical em desenvolvimento e aptido musical estabilizada? Quais so as quatro principais diferenas entre as duas? 21. Defina o conceito de audiao. 22. Quais so as sete aptides musicais estabilizadas e as duas aptides musicais em desenvolvimento citadas pelo autor? 23. Qual o perigo em forar as crianas a emergir da fase de balbucio musical antes que estejam preparadas para isso? 24. Quais so os testes de aptido musical desenvolvidos por Gordon, quem so destinados e no que consistem? 25. Quais so os motivos sugeridos por Gordon para a utilizao dos testes de aptido musical pelos professores? 26. Qual a relao entre aptido musical e desempenho musical? 27. Segundo Gordon, qual a relao entre aptido musical, desempenho musical, desempenho acadmico e inteligncia acadmica? 28. Qual a diferena entre audiao e percepo auditiva? 29. Qual a relao entre audiao, orientao informal e educao musical? 30. Quais so os tipos e estgios da audiao? 31. Qual a relao entre audiao e imitao? 32. Como a audiao est relacionada com a execusso musical e como verificar se uma criana est a audiar uma pea enquanto toca?

33. Quais elementos da msica as crianas precisam aprender a audiar para que venham a compreender a sintaxe musical? 34. Qual a diferena entre memria musical e memorizao musical? 35. Qual a diferena entre aprender msica atravs da imitao e da memorizao e aprender atravs da audiao? 36. Quais so as trs teorias de aprendizagem musical incorporadas na educao musical formal? 37. Quais so os nveis e subnveis da sequncia de aprendizagem de competncias na Teoria de Aprendizagem proposta por Gordon?

ESQUEMA Nveis e Subnveis da Sequncia de Aprendizagem de Competncias DISCRIMINAO Auditiva/Oral: slaba neutra. ouvem, audiam e cantam padres tonais e ritmicos familiares. Associao verbal: audiam e seguidamente cantam ou entoam os mesmos padres que aprenderam no nvel anterior (slabas neutras). Denominam tonalidade ou mtrica e as funes destes padres. Sntese parcial: reconhecem e denominam a tonalidade ou a mtrica de sries de padres tonais ou ritmicos familiares.

Associao Simblica Leitura-Escrita: audiam e lem ou escrevem padres tonais e ritmicos familiares. Sntese Composta Leitura-Escrita: audiam e lem ou escrevem sries de padres tonais e ritmicos familiares, denominam sua tonalidade e mtrica.

INFERNCIA Generalizao Auditiva/Oral: trabalham com padres familiares e no-familiares Verbal - Simblica: envolvem os alunos em atividades paralelas Leitura-Escrita:

Criatividade/Improvisao Auditiva/Oral: audiam e criam ou improvisam msica usando slabas neutras ou slabas tonais ou rtmicas. padres tonais e rtmicos familiares e no familiares. Simblica Leitura-Escrita

Compreenso terica: os alunos descobrem por que razo se usam nomes tradicionais e definies associados teoria musical e apenas so audiadas, executadas, lidas e escritas as funes especficas tipicamente associadas teoria musical Auditiva/Oral - Verbal - Simblica Leitura-Escrita

You might also like