You are on page 1of 6

Anlise Horizontal e Vertical

Anlise Horizontal: antes de se aplicar a anlise horizontal torna-se necessria a correo em termos monetrios, para colocar os dados originais ao mesmo nvel de poder de compra da moeda. Anlise Vertical: um dos principais instrumentos de anlise da estrutura patrimonial e do DRE. Consiste na determinao dos percentuais de uma conta do balano patrimonial com relao ao total ativo e o total das vendas lquidas referentes ao DRE.

ndices econmicos financeiros


Para que servem?
R: Permitem identificar as foras e as fraquezas financeiras da empresa, fazendo comparaes com referncias setoriais e verificando as variaes dos ndices ao longo do tempo.

I Liquidez: capacidade de pagamento da empresa (tem um limite) II Segurana: grau de endividamento da empresa (segurana que a empresa d para seus fornecedores); medem a contribuio do capital prprio comparado com os recursos de terceiros utilizados pela empresa. III Rentabilidade: o empresrio tem retorno naquilo que a empresa est investindo? Destina-se a medir a capacidade percentual de produzir lucros dos capitais (P+PL) investidos nos negcios. Medem a eficincia administrativa da empresa. IV Atividade: sabe administrar o capital de giro da empresa? Mede a eficincia da empresa na utilizao de seus recursos.

OBS: Se a empresa tiver boa liquidez, segurana, rentabilidade e atividade no significa que ela merecedora de crdito. Alm disso, a empresa deve saber administrar o seu fluxo de caixa.

I)

ndice de Liquidez a. Liquidez Corrente (padro 2:1)

Quanto maior o LC melhor? R: Somente quando a empresa tiver giro de estoque. b. Liquidez Seca (padro 1:1)

c.

Liquidez Imediata (padro encaixe mnimo = mnimo do caixa)

OBS: D o dinheiro disponvel em conta corrente OBS2: LI = 1 indica que a empresa concentrou no caixa, nos bancos e em aplicaes no mercado aberto, o total dos seus compromissos vencidos nos prximos 360 dias, o que indicaria virtual falta de planejamento, falta de oportunidade de investimentos operacionais rentveis que pode comprometer consideravelmente o futuro da empresa e sua capacidade de gerar lucros. OBS3: Encaixe mnimo o valor mnimo que a empresa precisa manter no caixa para poder pagar suas obrigaes. Se cair o valor do caixa, a empresa dever recorrer ao auxlio de recursos adicionais para manter em funcionamento e saldar suas obrigaes. Velocidade de Rotao dos Estoques: depende de alguns fatores: 1. Natureza do artigo a ser vendido a. Produto perecvel: rotao alta, pois se no tiver o produto pode ser perdido. b. Produto de moda: rotao ata, pois algo passageiro. c. Produto sazonal: dependendo da poca a rotao alta ou baixa. d. Produto de primeira necessidade 2. Mercado Consumidor a. Como o mercado reage a preos b. Como o mercado reage a propaganda/publicidade 3. Concorrentes: consumidor busca benefcios e existem vrias empresas podendo fazer mudar comportamento.

d. Liquidez Geral (padro 1:1 a 2:1)

II)

ndice de Segurana a. Endividamento: mede os fundos totais provenientes de terceiros.

OBS: Para que a empresa opere com uma boa estabilidade financeira, seu ndice de endividamento dever estar prximo de 0 (e no de 1). OBS2: Quanto menor o grau de endividamento, maior a capacidade financeira da empresa. Outra forma de se medir endividamento: indica quanto de fontes externas integram a mistura do financiamento utilizado pela empresa para cada quantidade de fontes prprias.

b. Solvncia Geral

SG = 1 SG < 1 SG > 1 c.

E = 100%, empresa no tem nada Passivo a Descoberto Tem bens e direitos suficientes para as obrigaes

Garantia de Capital de Terceiros: mede a garantia que o capital prprio pode oferecer ao capital de terceiros.

OBS: Acima de 1, quanto maior for o aplicaram na empresa. OBS: Se , ento capital prprio.

, maior segurana haver para os credores que

, assim, 50% do AT pertence a terceiros e 50% pertence ao

d. Composio da Exigibilidade: mede a contribuio de dvidas a curto prazo nas obrigaes totais da empresa.

OBS: x% de CE so dvidas a curto prazo. e. Imobilizao do Capital Prprio: percentagem a cada 100% do PL que esto aplicados no AP

OBS: interessante financiar, com prioridade, o AP com capital prprio, quando no for possvel, usar capital de terceiros. Porm, deve-se financiar a longo prazo (para amortizar) pois assim a empresa minimiza o impacto financeiro (AP tem retorno demorado; se a empresa financia a longo prazo, ela consegue pagar). III) Rentabilidade a. Margem de Lucro: mede quantos % foram ganhos em 100% de vendas.

OBS: Estratgias para ter o retorno do dinheiro investido na empresa: 1 estratgia atrair pessoas, divulgar o produto/marca, atravs do preo e da qualidade, combinando a margem de lucro e o giro (preo, ML e giro com mais eficincia). Porm, tomar cuidado com esta estratgia pois os concorrentes podem entrar em uma guerra de preos. Por isso, voltar aos preos normais quando j conquistados os clientes. b. Rotao do Ativo Operacional: indica a percentagem de volume de receitas produzidas a cada 100% investido no AO.

c.

Taxa de Retorno de Investimento: indica a capacidade de gerar lucros dos valores aplicados especificamente ao AO da empresa.

OBS: Tipicamente, as empresas com rotaes baixas possuem ML (lucratividade) elevado. A recproca tambm verdadeira.

d. Prazo Mdio de Retorno de Investimento: prazo para ter de volta o investimento (para ter um rpido retorno, usar como estratgia a queda de preos)

e. Rentabilidade do Capital Prprio: indica a margem de ganho obtido pelos proprietrios como remunerao de seus investimentos.

IV)

ndice de Atividade a. Rotao de Estoques: indica o nmero de vezes em que o estoque foi renovado.

b. Prazo Mdio de Renovao de Estoques

c.

Perodo Mdio de Cobrana: indica o tempo mdio de recebimento de suas vendas a prazo.

d. Prazo Mdio de Pagamento das Contas

e. Ciclo Operacional

f.

Ciclo Financeiro: o ciclo em que o empresrio tem que se virar para pagar o fornecedor.

O prazo de converso de dinheiro corresponde ao ciclo financeiro. Os gestores da empresa tm que descobrir uma forma de financiar este investimento em capital de giro, ou ento, a empresa ter problemas em seu fluxo de caixa. Ademais, quanto mais a empresa vender, maior ser o problema, mesmo que o aumento de vendas venha a resultar em lucros maiores.

Perguntas e Respostas
Porque importante administrar o fluxo de caixa de uma empresa?
R: de grande importncia porque a partir deste dinheiro que vai ser coberto os custos da mercadoria e os lucros obtidos pela empresa. Se no houver uma boa administrao de caixa, deve-se recorrer a um financiamento a fim de suprir esta defasagem. a partir do dinheiro em caixa que vai ser retirado o lucro lquido e o dinheiro para o pagamento de fornecedores.

Cuidados com perodos de grandes vendas.

R: Uma empresa que est trabalhando num perodo de grande venda requer maiores recursos para financiar estas vendas, como maior mo-de-obra a fim de suprir este aumento. Quando a empresa vende muito e no tem projeo suficiente para esta venda, ela pode falir.

1-TRI tem relao com capital prprio e terceiros?? Qual a finalidade?? 2- Quais demonstrativos analisamos para ter certeza da situao da empresa?? 3- Seminrios just in time ou toyota 4- Estoque alto e aumenta o prazo de pagamento sem aumentar o preo, O que acontece?? 5- Em que perodo da empresa comea a ter o dinheiro?? PMRI - retorno
qual a influencia dum longo cf, o q significa um cf=0, pq um crescimento rapido pode ser prejudicial, quem financia o periodo em q a empresa nao conta com o beneficio do financiamneto do fornecedor os indices tem q saber tbm tri vai cair com ctz

solidez de uma empresa se mede pelo grau de endividamento e nao pela liquidez tem q saber diferenciar os tipos de endividamento a maioria das decisoes numa empresa por meio de percepcoes e intuicoes, o resto por analise de tendencia (analise horizontal) tem q saber taxa pre ficada e ps fixada, qual q a melhor

You might also like