You are on page 1of 3

Curso Tcnico de Petrleo da UFPR

http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/ementas.htm

: : : : : Menu do Site : : : : Ementas das disciplinas do Curso Tcnico de Petrleo da UFPR : Desenho Tcnico 32h Noes de desenho geomtrico; projees ortogonais; Objetivo do Curso quotagem; cortes e sees Ementas do Curso Histrico do Curso Informtica I 32h Apresentao dos componentes de um computador e Grade Horria perifricos; introduo a sistemas operacionais (Ms- DOS e Apoio didtico Windows); Microsoft Notepad, Windows Explorer (operaes Notas dos Alunos com arquivos e janelas); Microsoft Wordpad; Microsoft Word; Professores calculadora do Windows, Microsoft excel. Alunos Polmeros 32h Origem dos plsticos, conceito de macromolcula; Unidades diddicas Derivados do termoplsticos; termorrgidos; estrutura, caracterstica e Onde so as aulas? aplicaes dos principais polmeros; compsitos e misturas Petrleo Portal da Informao fsicas; reciclagem primria e secundria; reciclagem qumica e Portal do Aluno energtica; separao dos resduos plsticos, mercado para ANP produtos reciclados. Almirante Tamandar ET-UFPR Introduo aos 32h Estruturas, propriedades e aplicaes dos materiais metlicos E-mail UFPR Materiais (ferro, cobre e alumnio); ensaios de dureza e trao, noes de Contatos conformao (fundio, aciaria, laminao, trefilao, forjamento Teste de Seleo 2011 e extruso), tcnicas de unies e juntas (soldas, parafusos e rebites), tipos de aos (ao carbono, baixa liga e alta liga). Matemtica Aplicada e Estatstica 48h As Quatro Operaes Fundamentais: Nmeros Decimais;Nmeros Relativos;Fraes Ordinrias;Potenciao; Radiciao; Operaes Algbricas;Equaes do Primeiro Grau e do Segundo Grau; Inequaes do Primeiro Grau; Proporcionalidade; Relaes Trigonomtricas; Proporcionalidade; estatsticas descritivas (mdia, mediana, amplitude, varincia e desvio padro); grficos; introduo probabilidade; distribuies (normal e discreta); testes de hiptese; noes de amostragem Comandos bsicos para operao do AutoCAD em 2D; aplicao do contedo de desenho tcnico Ferimentos; hemorragia; asfixia; afogamentos; estado de choque; choque eltrico; picada de animais peonhentos; desmaios; respirao crdio-respiratria; convulso; envenenamento; fraturas; intoxicao; parada cardaca; queimaduras e higiene pessoal Introduo Metrologia Dimensional. Sistemas de medio. Causas de erros. Tolerncias geomtricas de forma. Instrumentos de medio. Escalas e Nnios. Blocos Padro. Paqumetros. Micrmetros. Medidores de Deslocamento. Instrumentos Auxiliares de Medio. Microsoft Paint; compresso de arquivos (WinZip); Internet (conceitos bsicos, acesso, utilizao), www e e-mail; Microsoft PowerPoint; Microsoft FrontPage Apresentao de materiais de laboratrio; segurana em laboratrio; densidade de lquidos e de slidos; erro absoluto e relativo; separao de plsticos por densidade; Soluo; Concentrao de soluo. Introduo; definies tubos e acessrios; fabricao; aplicaes das tubulaes; meios de ligao; materiais, especificaes com exemplos de instalaes; vlvulas industriais e demais acessrios; clculo do dimetro de um

AutoCAD Higiene e Primeiros Socorros

48h 16h

Metrologia

16h

Informtica II

32h

Qumica Geral e Orgnica

48h

Tubulaes Industriais

32h

1 de 3

26/9/2011 11:22

Curso Tcnico de Petrleo da UFPR

http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/ementas.htm

sistema de bombeamento Introduo a Fsica Aplicada 48h Calor e temperatura; presso e vazo; primeira lei da termodinmica; entropia; ciclo de Carnot; diagrama de fases; gases ideais e reais; entalpia; tipos de escoamento; equao de Bernoulli; perda de carga; processos de transferncia; conduo; conveco e radiao Fundamentos; definio de corroso seca e aquosa; classificao de corroso; meios propcios ocorrncia de corroso; identificao da corroso; tcnicas de proteo contra a corroso Temperatura de saturao, presso de vapor, volume especfico, peso especfico, entalpia e entropia, 1 e 2 princpios da termodinmica, vapor, usos do vapor, processo de vaporizao, diagrama de Mollier, tabelas de vapor, ciclo trmico. Introduo e conceitos bsicos relacionados a indstria do Petrleo, geologia do Petrleo, explirao e perfurao.

Corroso

16h

Termodinmica Bsica

32h

Fundamentos de Engenharia de Petrleo Prtica Profissional - UFPR I Combustveis

32h

128h Atividades de pesquisa cientfica em laboratrios da UFPR, com orientao de professores ligados ao curso. 32h Combustveis, Espcies e composio de combustveis, Poder calorfico do combustvel, Combustvel slido, Combustveis lquidos, Combustveis gasosos, combusto e produtos da combusto, Reaes qumicas principais, Clculo do ar necessrio para combusto, Coeficiente do excesso de ar, Clculo da composio dos produtos, Temperatura terica de combusto, Controle da combusto completa e ndices de toxicidade dos produtos da combusto Determinao do excesso de ar na caldeira em funcionamento, Teste de combustveis, Valor calrico, Testes de combustveis lquidos, Anlise do gs combustvel e do gs da combusto. Substncias e suas propriedades; principais instrumentos de medio; energia e suas formas; trabalho e calor; combustveis e fontes de energia; mquinas de fluxo e de deslocamento positivo; ciclos trmicos; noes de controle Conceitos bsicos, destilao, absoro, extrao, fluidizao, torres, tipos de recheio, escolha do recheio, internos das torres. Desenvolvimento sustentado; sistemas de tratamento de gua para uso em atividades industriais, poluio de guas, procedimento geral para o controle de poluio das guas; resduos gasosos e lquidos, tratamento de efluentes de usinas de reciclagem de plsticos. Introduo; histrico de preveno; legislao; acidentes: custos, preveno, risco, proteo, etc.; noes de segurana do trabalho; segurana na indstria do petrleo; palestras (proteo contra incndios e medicina do trabalho); normas regulamentadoras; visitas a indstrias. Introduo ecologia, impactos ambientais associados indstria do petrleo, controle de acidentes.

Equipamentos e Mquinas

48h

Operaes Unitrias Tratamento de gua e Efluentes na Industria do Petrleo Segurana do Trabalho

32h 32h

16h

Petrleo e Meio Ambiente Prtica Profissional - UFPR II Anlise de Combustveis (Experimental)

16h

144h Atividades de pesquisa cientfica em laboratrios da UFPR, com orientao de professores ligados ao curso. 32h Anlise de lcool etlico hidratado (determinao da porcentagem de lcool por densidade, determinao do pH, determinao da condutividade eltrica); analise de gasolina automotiva (determinao do teor de lcool etlico anidro combustvel), destilao. Noes de transferncia de calor, (calor, transmisso de calor e permutadores de calor), gerao de vapor, normas de segurana na manuteno. Manuteno e rentabilidade, terminologia, objetivos, planejamento e organizao na manuteno industrial, execuo, tcnicas e aspectos de segurana na manuteno.

Gerao e Distribuio de Vapor Manuteno industrial

32h

32h

2 de 3

26/9/2011 11:22

Curso Tcnico de Petrleo da UFPR

http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/ementas.htm

Equipamentos Eltricos

32h

Tenso; corrente eltrica; resistncia; potncia (ativa, reativa e aparente); indutncia; capacitncia; corrente contnua e alternada; princpios de eletromagnetismo; circuitos trifsicos, equipamentos eltricos. Simbologia, instrumentos de medio (presso, volume vazo, nvel e temperatura) instrumentos analticos e processo (pH, condutividade, oxignio), controle automtico, vlvulas de corrente, Instrumentao Eletrnica. Fundamentos da administrao, organizao do trabalho, gesto da qualidade, empreendedorismo, normas e legislao da produo. Tipos e etapas de completao, intervenes em poos; principais componentes da coluna de produo, equipamentos de superfcie, mecanismos de produo e mecanismos de recuperao, estimativas de reservas, parmetros de medio. Introduo ao transporte; corroso em dutos; limpeza de dutos; gs natural; elevao natural; elevao artificial. Esquemas de refino, tipos de processos, destilao, craqueamento cataltico, reforma cataltica, alquilao cataltica, hidrocraqueamento, extrao e industrializao do xisto. Atividades de pesquisa cientfica em laboratrios da UFPR, com orientao de professores ligados ao curso.

Instrumentao e Controle

32h

Gesto da Produo e da Qualidade Produo de Petrleo

32h

32h

Transporte de Petrleo Processos de Refino Prtica Profissional - UFPR III Desenvolvimento de RH

16h 48h

96h 32h

Processo de educao permanente; currculo; entrevista; marketing pessoal.

Total de horas: 1424 horas


Curso Tcnico de Petrleo - Centro Politcnico - CEP: 81531-980 - CP: 19011 - Jd. das Amricas, Curitiba-PR, Brasil Fone/Fax: 55 (41) 3361-3432

3 de 3

26/9/2011 11:22

You might also like