You are on page 1of 9

Faculdade de Direito de Lisboa

SLL - INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO II/ NOITE 2 POCA/ 2011 SUB-TURMAS 5 e 6

Esquema para aplicao do art. 12 n2 do CC

1 parte:
quando a lei dispe sobre as condies de validade substancial ou formal de quaisquer factos ou sobre os seus efeitos, s visa os factos novos

Se s visa os factos novos significa que a que a lei nova (LN) aplica-se aos factos novos, e a lei antiga (LA) aos factos antigos. Ora, se tivermos um problema de sucesso de leis (se temos uma lei antiga e uma lei nova sobre as condies de validade de factos), colocando-se o problema de saber qual a lei que vai reger os factos constitutivos ocorridos no passado (que no fundo o que se discute quando falamos de sucesso de leis), a resposta que se aplica a LA. Portanto de acordo com a 1 parte do 12 n2 aplica-se sempre a LEI ANTIGA

Resta saber agora em que circunstncia tal ocorre:

Condies de validade: Substancial Ex: uma lei regula os requisitos de validade dum negcio jurdico quanto incapacidade/ erro / dolo/ coaco Formal Ex: lei exige que um negcio seja celebrado por escritura pblica

De factos ou efeitos Factos: exemplos de factos aquisio do direito de propriedade/ celebrao de um negcio jurdico 1. Constitutivos: ex: lei exige que um negcio seja celebrado por escritura pblica 2. Extintivos: lei exige que denncia (uma forma de extino dos contratos) seja feita no por documento particular, mas por notificao judicial

Efeitos dos factos: ex poderes que o proprietrio tem relativamente ao seu bem (mbito do direito); contedo do negcio jurdico (direitos e deveres das partes) Efeitos que abstraem dos factos que lhe do origem Entende a doutrina que so s cabem na previso do art. 12 n2 1 parte os efeitos que no se podem abstrair dos factos que lhe do origem. Tem-se entendido que estes efeitos, so aqueles que no podem ser desligados dos factos que os geram porque exprimem uma valorao desses mesmos factos. 1 Por exemplo a lei que fixa uma obrigao de indemnizar no caso de danos causados por animal de que certa pessoa estava encarregue de vigiar (art. 493 do CC), exprime uma valorao do facto que lhe deu origem, isto o dano causado pelo animal (o facto constitutivo o dano causado pelo animal e o efeito a obrigao de indemnizar da pessoa encarregue de vigiar o animal. (responsabilidade extra-contratual).

Todavia a doutrina para melhor concretizar esta questo, de saber quando que os efeitos abstraem, ou no, dos factos que lhe deram origem, criou regras relativamente s diferentes matrias de direito civil (os Estatutos) que adiante vamos explicitar melhor.

2 parte:
quando dispuser sobre o contedo de relaes jurdicas abstraindo dos factos que lhes deram origem, entende-se que abrange as prprias relaes j constitudas, que subsistam data da sua entrada em vigor.
1

Assim O A p .569

Se abrange as relaes jurdicas j constitudas que subsistam data da sua entrada em vigor, significa que a LN aplica-se a situaes passadas. Portanto de acordo com a 2 parte do 12 n2 aplica-se sempre a LEI NOVA

Resta saber agora em que circunstncia tal ocorre, o que implica saber quando que se dispe sobre o contedo de relaes jurdicas abstraindo dos factos que lhes deram origem:

Contedo das relaes jurdicas: o mbito das relaes jurdicas ou os seus efeitos depois de constitudas, por exemplo:
Poderes que o proprietrio tem relativamente ao seu bem (mbito do direito); direitos e deveres das partes no negocio jurdico.

Abstrair dos factos que lhe deram origem Os efeitos que abstraem dos factos que lhe deram origem so aqueles que so de tal modo autnomos do facto constitutivo, que no implicam nenhuma valorao desse mesmo facto. De modo que no faz sentido aplicar-se-lhes a lei que rege o facto constitutivo. Ex:
Os poderes do proprietrio de um terreno, so autnomos do modo de aquisio desse direito de propriedade (se foi adquirido por contrato, ocupao ou usucapio) Ex: lei que regula o mbito do direito de propriedade quanto plantao de rvores e arbustos (art. 1366 do CC). No faria sentido que o Senhor X que adquiriu um terreno em 1940, ainda estivesse sujeito legislao dessa poca, (quanto aos seus poderes como proprietrio) altura em que se verificou o facto constitutivo.

Tal como j foi referido, a doutrina para melhor concretizar esta questo, de saber quando que os efeitos abstraem, ou no, dos factos que lhe deram origem, criou regras relativamente s diferentes matrias de direito civil (os Estatutos).

Em concluso, quando uma lei regula os efeitos de uma situao jurdica (os efeitos que resultam de um facto/ ou o contedo de uma relao jurdica) importa saber se:

1. No abstrai do facto: aplica-se o 12 n2, 1 parte 2. Abstrai do facto: aplica-se o 12 n2, 2 parte

Resposta a esta questo: estatutos Os estatutos so um auxilio para concretizar a aplicao do art. 12 n2 do CC. Constituem apenas indcios de concretizao, no havendo unanimidade na doutrina quanto ao seu teor.

Estatutos sobre sucesso de leis

1. Real (direitos reais ou das coisas art. 1251 e ss do CC)

Aquisio de um direito real aplica-se a lei vigente nesse momento ou seja a LA logo aplicase o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo). Ex: - Lei que altera os modos de aquisio do direito de propriedade (art. 1316 e ss do CC)

Contedo do direito real aplica-se a LN se alterar esse contedo logo aplica-se o art. 12 n2, 2 parte (est em causa um efeito que abstrai do facto que lhe d origem). Ex: - Lei que regula o mbito do direito de propriedade por exemplo as relaes de vizinhana entre os
proprietrios de terrenos contguos ex : aproveitamento das guas (art. 1389 e ss).

2. Responsabilidade extra-contratual (facto ilcito ou licito/risco 483 e ss CC) Aplica-se a lei em vigor no tempo da ocorrncia do facto que a gerou a LA logo aplicase o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo). Ex: A lei que fixa uma obrigao de indemnizar no caso de danos causados por animal de que certa pessoa
estava encarregue de vigiar (art. 493 do CC)

3. Sucessrio (sucesso por morte art. 2024 e ss do CC) Sucesso legal (no testamento): ao regime da sucesso legal previsto nos art. 2024 e ss do CC, aplica-se a lei do momento da morte, ou lei da abertura da sucesso a LA - logo aplica-se o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo: morte do de cujus e consequente abertura da sucesso). Ex: - Lei que rege a sucesso legitimaria (art. 2156 e ss do CC)

Sucesso voluntria (testamento feito antes da morte do de cujus2): a. Validade formal do testamento (2204 e ss) e capacidade para testar (2188 do CC) aplica-se a lei em vigor no momento da sua feitura - a LA - logo aplica-se o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo: feitura do testamento). b. Validade substantiva do testamento regulada pela lei existente no momento da abertura da sucesso a LN pois est em causa o contedo do testamento - logo aplica-se o art. 12 n2, 2 parte (entende-se, que est em causa um efeito que abstrai do facto que lhe d origem, isto por razes de defesa de interesses da sociedade, visto no caso de o testamento ter sido feito h 50 anos, no se estar a por em causa na poca da morte do de cujus, a sucesso legal dos outros herdeiros, no caso de a legislao ter mudado por feitos do decurso do tempo).

4. Pessoal (estados pessoais art. 66 e ss do CC)


2

A pessoa que falece

Constituio de um estado pessoal - aplica-se a lei vigente nesse momento ou seja a LA logo aplica-se o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo). Ex: - Lei que altera as pessoas que podem ser inabilitadas (art.152 CC)

Contedo de um estado pessoal aplica-se a LN se alterar esse contedo logo aplica-se o art. 12 n2, 2 parte (est em causa um efeito que abstrai do facto que lhe d origem). Ex: -Lei que altera o regime de administrao dos bens do inabilitado

5. Famlia (estados pessoais da famlia art. 1576 e ss do CC casamento e filiao) Constituio de um estado de famlia quanto sua existncia, validade, objecto e parte do contedo ligado constituio - aplica-se a lei vigente nesse momento ou seja a LA logo aplica-se o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo ou um efeito que no se pode abstrair do facto que lhe d origem). Ex:
- A lei que fixa os poderes dos que casam com menos de 18 anos, exprime uma valorao do casamento nessas circunstncias (o facto constitutivo o casamento de menores; o efeito: so os poderes dos menores casados). H poderes especiais para os menores casados, tais efeitos s existem relativamente a um tipo de casamento, o casamento de menores. Logo h uma valorao do facto constitutivo pelo efeito. - Regime de bens 1717 do CC

Contedo de um estado de famlia quanto parte do contedo autonomizado da existncia os estado de famlia - aplica-se a LN logo aplica-se o art. 12 n2, 2 parte (est em causa um efeito que abstrai do facto que lhe d origem). Ex:
- lei que rege a administrao de bens do casal 1678 e ss - A forma das doaes entre casados: art. 1763 do CC

6. Contratos

Constituio de um contrato e parte do contedo ligado constituio - aplica-se a lei vigente nesse momento ou seja a LA logo aplica-se o art. 12 n2, 1 parte (est em causa um facto constitutivo ou um efeito que no se pode abstrair do facto que lhe d origem). Ex: lei que altera forma de celebrao de contrato de sociedade (art. 981 CC)

Contedo de um contrato quanto parte do contedo autonomizado da constituio do contrato - aplica-se a LN logo aplica-se o art. 12 n2, 2 parte (est em causa um efeito que abstrai do facto que lhe d origem). Ex: lei que altera o regime da distribuio dos lucros pelos scios (art. 991 e ss CC).

Esclarecimento quanto ao Estatuto da Famlia e Estatuto dos Contratos

Aqui os estatutos parecem no adiantar muito mais que o art. 12 n2 do CC, por isso urge estabelecer outro critrio para saber quando o contedo do contrato autonomizado ou no da sua constituio para sabermos se aplicamos a LN ou a LA.

Regra: LA (autonomia contratual) Em regra, a lei a aplicar aos contratos, a lei existente no momento da sua celebrao a LA isto justifica-se devido ao princpio da autonomia contratual (as partes tm a liberdade para dispor sobre o contedo dos contratos, e se por acaso no o fizeram, significa que concordam com as regras supletivas previstas na lei). Se as partes decidiram contratar com base na lei vigente, seria uma violncia aplicar a LN que altere equilbrio no contrato por elas pretendido.

Excepo: LN (norma imperativa + defesa de interesses sociais fundamentais) Todavia, pode suceder que o legislador sinta necessidade de intervir, sacrificando a autonomia das partes, para salvaguardar interesses sociais fundamentais (tutelando a parte mais fraca e estabelecendo uma certa ordem publica econmica de direco). Nestes casos deve-se aplicar imediatamente a LN s relaes jurdicas j constitudas. Para sabermos se a LN salvaguarda ou no interesses sociais fundamentais, o carcter imperativo/ injuntivo ou no da norma pode-nos dar um auxlio. Todavia no simplesmente o carcter formalmente injuntivo da norma que nos leva a concluir desse modo. necessrios que, por interpretao da norma, possamos chegar concluso de que est em causa uma questo de ordem pblica econmica de proteco. Exs:
- Casos de contratos de adeso (transportes/ seguros) onde a parte que adere tem pouca liberdade de estipulao e muitas vezes as clusulas so abusivas. - Leis que tutelem a honra/ aspectos morais de uma parte no contrato. - Condies de despejo no contrato de arrendamento

Esta argumentao do interesse social fundamental, est no fundo subjacente aos critrios adoptados pelos restantes estatutos.

Sandra Lopes Lus

You might also like