You are on page 1of 3

Prof.

Jorge Direito Tributrio I Aula: 14/09/2012 Pauta do dia: 1- Oramento Pblico 2- Direito Tributrio Definio Conceito de Tributo Espcies tributrias Impostos Taxas Oramento Pblico

Camila Lopes de Almeida

um documento pblico que contm todas as receitas e despesas realizadas pelo Estado em carter de planejamento. Plano Plurianual (PPA) PPA o oramento que contm metas, planos e programas de mdio e longo prazo. Exemplo: Obras do PAC, que dura mais de 02 anos. Plataforma de governo quando o governo cria uma previso de investimento, um planejamento estratgico. Que a mesma coisa de Plano Plurianual. Diretrizes Oramentrias um planejamento oramentrio que contm diretrizes que servem para orientar, nortear a elaborao do oramento anual. So ordens que o poder legislativo do para os executivos, podendo fazer algumas mudanas. LDO (Leis de Diretrizes Oramentrias) O Executivo faz a lei, o legislativo aprova e devolve para o executivo executar. Serve para orientar o planejamento de oramento anual. Oramento Anual Uma lei que tem durabilidade de 01 ano e serve para orientar o planejamento anual. um documento que contm todas as receitas e despesas a serem realizadas pelo governo mediante Lei. Princpio do Oramento Pblico 1) Princpio da Unidade Oramentria = O oramento Uno. (um s) Fiscal ORAMENTO ANUAL De Investimento

Prof. Jorge Direito Tributrio I Aula: 14/09/2012

Camila Lopes de Almeida

Da Segurana Social Fiscal: despesas ordinrias e extraordinrias De Investimento: despesas de empresa pblica ou empresa que tem participao De Segurana Social: penso, aposentadoria, despesas INSS. (Art. 195 C.F)

2) Anulidade Oramentria = que aprovado mediante Lei em um determinado ano para entrar em vigor no ano seguinte que o ano da execuo oramentria. Este princpio que oramentrio deu origem ao princpio da anterioridade tributria. Tributo criado em um determinado exerccio financeiro para entrar em vigor no exerccio seguinte. Direito Tributrio Direito tributrio um conjunto de normas jurdicas que disciplina as relaes entre o Fisco e o Contribuinte. Tributo (art. 3 CTN) toda prestao pecuniria compulsria em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no construa sano de ato ilcito, instituda em Lei, e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

PRESTA O

OBRIGA O

De Dar De Fazer

Obriga o Principal Obriga o

Art. 113, 1 Art. 113, 2

CTN - Lei n 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria. 1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. 2 A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 3 A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

Obrigao Principal: aquela que tem por objeto o pagamento ou recolhimento do tributo.

Prof. Jorge Direito Tributrio I Aula: 14/09/2012

Camila Lopes de Almeida

Obrigao Acessria: aquela que tem por objeto o fazer ou o deixar de fazer alguma coisa para facilitar a arrecadao ou a fiscalizao do tributo. Exemplo: Fazer a declarao do IR ou outros; Emitir N.F; Preencher Livros Fiscais obrigatrios.

You might also like