You are on page 1of 81

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Sade e Tecnologia Rural Unidade Acadmica de Cincias Biolgicas

Princpios e Consideraes

O que significa Anatomia?


A anatomia a cincia da estrutura.

Qual a relao da anatomia com as outras disciplinas?


Os vertebrados modernos so descendentes modificados de espcies ancestrais. Desta forma, a morfologia (anatomia) vale-se tanto da Paleontologia, da Paleobiologia, da Taxonomia, da Citologia, da Bioqumica a da Biologia Molecular.

O que a Paleontologia ?

A Paleontologia a cincia que estuda o registro fssil deixado pelos organismos vivos, procurando compreender a histria da vida na Terra.

O que um fssil ?

O que um fssil ?
Fossilis = extrado da rocha, da terra.

Vestgios de estruturas somticas de paleorganismos ou de traos e marcas de atividade, preservados por processos geolgicos.

Para ser considerado como fssil, este vestgio deve ter mais de 11.000 anos, que equivale a idade estimada de uma poca.

Histria da Paleontologia

Sculo XVI

considerado um dos maiores gnios da histria da Humanidade. Foi Pintor, Escultor, Arquitetos, Engenheiro, Matemtico, Filsofo, Qumico, Botnico, Gelogo, Cartgrafo, Fsico, Mecnico, Escritor, Poeta E Msico. Vale ressaltar tambm como o precursor da aviao e da Balstica.

Mudana gradual do clima.

Leonardo di ser Piero da Vinci (1452 - 1519.)

Outubro de 1666:

Nicolaus Steenson (1630-1682)

At meados do sc. XVII os dentes de tubaro fossilizados eram identificados pelas lendas populares, entre outras coisas, como lnguas petrificadas de serpentes: Glossopetrae ou "lnguas de pedra".

Nicolaus Steenson (1630-1682)

Em 1667, publicou, Discurso prvio a uma dissertao sobre um corpo slido contido naturalmente num slido Nesse estudo ele figurou a cabea do tubaro que havia dissecado, assim como os seus dentes, salientando a sua semelhana com aquilo a que ento se chamava vulgarmente "lnguas de pedra". Da em diante ficou claro que as glossopetrae eram fsseis de dentes de tubaro.

Nicolaus Steenson (1630-1682)

A Nicolaus Steenson atribui-se definio da Horizontalidade original: As partculas rochosas depositam-se inicialmente em camadas horizontais.

Nicolaus Steenson (1630-1682)

A Nicolaus Steenson atribui-se definio da

Lei da Sobreposio: Num conjunto de estratos sedimentares no deformados (horizontais), cada estrato mais antigo que os que esto por cima e mais novo que os que lhe so subjacentes.

Nicolaus Steenson (1630-1682)

A Nicolaus Steenson atribui-se definio da

Lei da Sobreposio: Num conjunto de estratos sedimentares no deformados (horizontais), cada estrato mais antigo que os que esto por cima e mais novo que os que lhe so subjacentes.

Nicolaus Steenson (1630-1682)

Histria da Paleontologia
A Nicolaus Steenson atribui-se definio da Princpio da identidade paleontolgica: Se dois estratos tiverem o mesmo contedo fosslifero, tm a mesma datao.

Nicolaus Steenson (1630-1682)

Assim a morfologia dos vertebrados est relacionada com muitas outras cincias e conveniente que os morfologistas familiarize-se com conceitos e metodologias das disciplinas da Biologia.

Por que estudar a morfologia animal?


1 O conhecimento da anatomia tem implicaes diretas dentro da Biologia. 2 O conhecimento da anatomia animal tem contribudo de forma importante para as reas de sade humana e tecnologia. 3 O estudo da Morfologia aumenta o entendimento do bilogo a respeito do material que tem em mos e dos princpios que governam sua forma. 4 A morfologia fornece evidencias especialmente favorveis sobre o processo e o resultado da evoluo biolgica, contribuindo para solucionar questes como: Que foras regem o curso da vida? Como se explica a perfeio do corpo de um animal?

Entretanto para o entendimento da Morfologia Animal necessrio entender alguns princpios:

Como se pode demonstrar que as espcies mudam ao longo do tempo e que as espcies modernas tem um ancestral comum ? Antes de tentar responder esta pergunta vamos recapitular as trs teorias possveis para a histria da vida A evoluo O transformismo O criacionismo

Algumas pessoas duvidam que as espcies so capazes de se modificar! Algumas pessoas aceitam que as ocorrem em pequenas escalas mais duvidam que elas possam acumular-se para produzir mudanas em grande escala, como em uma nova espcie ou em um grupo novo como nos mamferos.

O famoso exemplo da mariposa Biston betularia Em colees de Biston betularia feitas na Inglaterra no sculo VXIII, a forma da mariposa era sempre de uma colorao clara com algumas pintas escuras.

O famoso exemplo da mariposa Biston betularia Uma forma escura foi primeiramente registrada em 1848 prxima a Manchester.

O famoso exemplo da mariposa Biston betularia A forma melnica aumentou em frequncia at constituir 90% da populao em reas poluda at a metade do sculo XX. Em reas no poludas a forma branca permaneceu comum. Leis de purificao do ar foram criadas na metade do sculo XX, e a frequncia da forma melnica diminuiu nas reas originalmente poludas.

O famoso exemplo da mariposa Biston betularia Mas porque isso aconteceu ?

O famoso exemplo da mariposa Biston betularia Mas porque isso aconteceu ?

A EVOLUO TAMBM PODE SER PRODUZIDA EXPERIMENTALMENTE A seleo artificial pode produzir mudanas dramticas, se continuar por um tempo suficientemente longo. Um tipo de seleo artificial gerou por exemplo, quase todas as nossas plantaes agrcolas e animais domsticos.

A EVOLUO TAMBM PODE SER PRODUZIDA EXPERIMENTALMENTE

O INTERCRUZAMENTO E A SEMELHANA FENOTPICA ESTABELECEM DOIS CONCEITOS DE ESPCIE As evidncias que vimos at agora foram de mudanas em pequena escala dentro de uma mesma espcie. Todas as criaturas so classificadas em uma escala hierrquica lineana.

O INTERCRUZAMENTO E A SEMELHANA FENOTPICA ESTABELECEM DOIS CONCEITOS DE ESPCIE As evidncias que vimos at agora foram de mudanas em pequena escala dentro de uma mesma espcie. Todas as criaturas so classificadas em uma escala hierrquica lineana.

REINO

Animalia FILO Chordata CLASSE Mammalia Carnivora Canidae

ORDEM

FAMLIA

GNERO Canis ESPCIE C. lupus

MAS O QUE ESPCIE ?

Infelizmente essa questo no tem uma resposta simples que possa satisfazer a todos os bilogos. Um importante conceito de espcie o reprodutivo e define espcie como um conjunto de organismos que se intercruzam, mas no cruzam com membros de outra espcie.

MAS O QUE ESPCIE ?

Um segundo conceito utiliza a aparncia fenotpica: ele define espcie como um conjunto de indivduos que so suficientemente similares entre si e suficientemente diferentes dos membro de outra espcie.

MAS O QUE ESPCIE ?

A medida que subimos na escala lineana, para categorias acima de espcies, os membros de um grupo tornam-se cada vez menos similares.

Mas quando as diferenas so suficientes para linhagens diferentes possam ser consideradas espcies distintas ?

Todas as pombas podem intercruzar-se entre si e portanto, so membros da mesma espcie no sentido reprodutivo.

A resposta diferente para a aparncia fenotpica desses animais.

OBSERVAES EM PEQUENA ESCALA PODEM SER EXTRAPOLADAS PARA PERODOS MAIS LONGOS. Vimos que a evoluo pode ser observado diretamente em pequena escala. Seria impossvel porm, observar da mesma maneira direta a evoluo de todas as formas de vida a partir do mesmo ancestral comum unicelular. A medida que estendemos a observao dos processos em pequena escala, como exemplo, do HIV ou dos ces, histria de toda a vida, devemos passar da observao para a inferncia. possvel imaginar que por extrapolao, os mesmos processos que atuam em pequena escala continuassem por um perodo de tempo mais longo, eles poderiam produzir a variedade moderna da vida.

OBSERVAES EM PEQUENA ESCALA PODEM SER EXTRAPOLADAS PARA PERODOS MAIS LONGOS. O princpio racional que estamos tomando chamado de uniformitarismo.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Se considerarmos duas espcies vivas quaisquer, elas apresentaram algumas semelhanas em suas aparncias. Existem dois tipos de semelhanas na aparncia dos seres vivos: Semelhanas anlogas e semelhanas homlogas.

Uma semelhana anloga aquela que pode ser explicada por um modo de vida compartilhado.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Tubares, golfinhos e baleias possuem um forma hidrodinmica que pode ser explicada por seus hbitos de natao.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Outras semelhanas entre espcies, so menos facilmente explicadas por necessidades funcionais. O membro pentadctilo de tetrpodes um exemplo clssico. Os Tetrpodes ocupam uma ampla variedade de ambientes e utilizam seus membros para funes diferentes. No existe razo funcional ou ambiental clara para o padro pentadctilo dos tetrpodes, que justifique que todos eles necessitem de um membro com cinco dedos e no com trs, seis ou doze dedos.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS O membro pentadctilo dos tetrpodes uma homologia no sentido prdarwiniano. Ela uma semelhana entre espcies que no necessariamente funcional. Para bilogos evolucionistas ela a evidncia de uma ancestralidade comum. A explicao evolutiva do membro pentadctilo simplesmente a de que todos os tetrpodes descendem de um ancestral que possua um membro pentadactilo e tornou-se mais fcil a evoluo de variaes da forma de cinco dgitos do que a recomposio da estrutura dos membros.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Se as espcies descendem de uma ancestral comum, as homologias fazem sentido, mas se todas as espcies originaram-se separadamente, difcil entender porque elas devem compartilhar semelhanas homlogas. Sem a evoluo, no h nada que force todos os tetrpodes a terem membros pentadctilos.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS O membro pentadctilo uma homologia morfolgica. Ela tem uma distribuio ampla, sendo encontrada em todos os tetrpodas; mas em nvel molecular, existem homologias que tm a mais ampla distribuio possvel: elas so encontradas em todos os seres vivos. O cdigo gentico um exemplo. A traduo entre trincas de bases do DNA e aminocidos das protenas universal para toda a vida. O cdigo gentico arbitrrio, ou seja, qualquer sequncia de nucleotdeos poderia estar associada a um aminocido.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS O cdigo gentico arbitrrio da mesma maneira que a linguagem humana arbitrria.

Portugus Cavalo Ingls - Horse Espanhol Caballo

Francs Cheval Latim Equus

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS No existe nenhuma razo para justificar que uma dessas sequncias de letras seja utilizada em detrimento das outras para significar aquele mamfero perissodctilo to familiar. Portanto, se encontrarmos se encontrarmos mais de uma pessoa utilizando a mesma palavra, isso implica que ambas aprenderam da mesma fonte. Isso implica em ancestralidade comum.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Todas as espcies vivas utilizam a mesma linguagem, igualmente arbitrria no cdigo gentico.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Acredita-se que isso ocorre porque o cdigo gentico evoluiu cedo na histria da vida e uma das formas iniciais acabou tornando-se o ancestral comum de todas as espcies surgidas posteriormente.

A UNIVERSALIDADE DO CDIGO GENTICO UMA IMPORTANTE EVIDNCIA DE QUE TODA A VIDA COMPARTILHA UMA ORIGEM NICA.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Outras homologias so imediatamente persuasivas. Os rgo homlogos. Se continuarmos a considerar os membros dos vertebrados, mas passando de suas extremidades para a sua base que os une a coluna vertebral.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS Na maioria das espcies esses ossos so importantes para que o membro seja capaz de mover-se. Mas em algumas espcies esses membros foram perdidos.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS As baleias modernas no apresentam os membros posteriores com suporte sseo.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS As baleias modernas no apresentam os membros posteriores com suporte sseo.

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS As cobras modernas tambm apresentam membros posteriores vestigiais, embora os ossos mantidos na forma vestigial difira daqueles das baleias

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS

GRUPOS DE SERS VIVOS POSSUEM CARACTERSTICAS HOMLOGAS

EXISTEM EVIDNCIAS FSSEIS DA TRANSFORMAO DE ESPCIES Os subgrupos de vertebrados so, em uma classificao tradicional, peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos.

EXISTEM EVIDNCIAS FSSEIS DA TRANSFORMAO DE ESPCIES possvel deduzir que a ordem de surgimento desses grupos parece ter sido esta. Esta deduo feita a partir da observao de que um anfbio, como uma r, ou um rptil so formas intermedirias entre os peixes e os mamferos. A inferncia, a partir das formas modernas, pode ser testada contra o registro fssil. O registro fssil sustente a ordem: peixes, anfbio, rpteis e mamferos.

Tendncias Evolutivas um fato que dentro de linhas filticas, cada mudana adaptativa tende a progredir mais ou menos na mesma direo. Estas mudanas so chamadas de Tendncias Evolutivas. A caracterstica continua a desenvolver-se porque continua sendo vantajosa. Uma tendncia comum tem sido o grande tamanho corpreo.

You might also like