You are on page 1of 51

Novo Aeroporto de Ipatinga: Desenvolvimento Insustentvel

Novo Aeroporto da Usiminas


Fabricar um carro sem deixar o outro parar. Este o plano da Usiminas em seu aguardado projeto de acelerao de crescimento que consumir US$ 14,1 bilhes em investimentos at 2012 e que inclui a construo de uma usina de placas, a terceira unidade de produo de ao da companhia no pas. (Notcias Uol 08/07/2008)

Novo Aeroporto da Usiminas


COMO? Nova usina ser construda na rea do atual aeroporto em Santana do Paraso (pista de 2 km) Onde alocar o novo aeroporto (pista de 2,6 km, capacidade para Boeings ) ??? Na zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce A maior rea de Mata Atlntica do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil.

O Parque Estadual do Rio Doce

O Bioma da Mata Atlntica


Mata Atlntica como Hotspot Extenso original 1,35 m. km2 Hoje ~7.5 % Altssimo nveis de endemismo 70% da populao brasileira vive nesse bioma

Extrema importncia biolgica

Importncia biolgica para Minas Gerais :: Mapa Sntese (Drummond, et al., 2005)

Relevncia Biolgica da Mata Atlntica do P. E. do Rio Doce


Das 260 espcies de mamferos, ~30% podem ser encontrados no Rio Doce (77 espcies) 47% das Aves da Mata Atlntica ocorrem no Parque do Rio Doce (~325 spp)
Foto: LG Dias

22 espcies de peixes vivem nas lagoas do Parque, o que representa ~29% das espcies da bacia do Rio Doce 1.129 espcies de plantas. Somente o estrato arbreo, no PERD encontram-se cerca de 150 espcies de rvores/ha, das quais inmeras esto ameaadas de extino.

Foto: LG Dias

O Parque Estadual do Rio Doce


Maior remanescente de Mata Atlntica Semi-decdua Altssima diversidade de espcies e ecossistemas: lagos, riachos, brejos e floresta O maior remanescente de Mata Atlntica de Minas Gerais

Foto: LG Dias

Zona de Amortecimento do PERD


Localizao pretendida do aeroporto

Em vermelho Alternativa de localizao escolhida para o novo Aeroporto da Usiminas

Limite em verde Parque Estadual do Rio Doce

Plancie da rea de Proteo Permanente do rio Doce e zona de Amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce

Fonte: EIA/RIMA Novo Aeroporto Usiminas Bom Jesus do Galho

Fonte: EIA/RIMA Novo Aeroporto Usiminas Bom Jesus do Galho

Segundo a Usiminas foram 17 reas previamente escolhidas e no EIA so apresentadas 13 alternativas visitadas e analisadas. Critrios que nortearam a escolha:

Fonte: EIA/RIMA Novo Aeroporto Usiminas Bom Jesus do Galho

EIA Alternativas de Localizao Avaliadas

Fonte: EIA/RIMA Novo Aeroporto Usiminas Bom Jesus do Galho

Problemas apontados no EIA


- Foram selecionadas 17 alternativas e apresentadas 13 delas. O
que aconteceu com as outras? - Em tempos de GPS, as alternativas no foram georeferenciadas impedindo a localizao dos pontos; - Foram apresentadas em mapa incompreensvel; - No foram apresentados os custos de construo; - No foi apresentado o tempo de construo das alternativas; - No foi apresentado a ART do responsvel tcnico pelas alternativas locacionais; - No foi apresentada a compatibilizao do projeto com a legislao municipal, urbana e principalmente como plano diretor do municpio. - O estudo no apresenta uma concluso sobre a viabilidade ambiental do projeto.

Ausncia e omisso de dados


O custo e o tempo foram as principais variveis que nortearam a escolha? ? A varivel ambiental teve peso muito menor do que todas as outras; O risco de lixes e aterros nas proximidades de um aeroporto causa uma forte atrao de aves nessas reas (principalmente urubus); como maior remanescente de mata do estado, o PERD funciona como timo atrativo de aves (muito mais espcies alm de urubus);

Definio das reas de influncia


A rea de influncia dever conter as reas de incidncia dos impactos, abrangendo os distintos contornos para as diversas variveis enfocadas. (TR-EIA-GER001)

Impactos de poluio atmosfrica e de gerao de rudos; Impactos de vazamento de combustveis e drenagem; Impactos relativos ao aumento do fluxo de trnsito e pessoas; Impactos relativos futura demanda de abastecimento de gua;

Texto extrado do EIA

reas de influncia do meio bitico No condiz com os impactos flora; No condiz com os impactos relativos a fauna, principalmente ornitofauna.

Diagnsticos Ambientais
I - Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando (CONAMA 01/86)

Qualidade das guas superficiais


Merece destaque o fato que outros grupos de organismos importantes para a indicao da qualidade das guas no foram considerados no EIA/RIMA, destacando-se entre eles a riqueza e/ou abundncia de organismos das comunidades do fitoplncton, zooplncton e bentos. Complementarmente, o EIA/RIMA no identifica o estado de trofia dos ambientes amostrados, uma exigncia legal importante a ser considerada. Alm disto, o EIA/RIMA no considera tambm as exigncias da Portaria 518/2004 do MS sobre os limites permitidos para cianobactrias e a necessidade de seu monitoramento.

Qualidade das guas superficiais


A presena das lagoas , naturalmente, um atrativo para a avifauna, o que no poder ser controlado pelo empreendimento, existindo portanto um risco potencial a ser considerado.

Concluso: Em vista do exposto e, considerando particularmente a carncia de indicadores biolgicos de qualidade de gua bem como suas mudanas sazonais, conclumos que a qualidade das guas superficiais apresentada pelo EIA/RIMA precisa ser complementada atravs de novos estudos que considerem os pontos acima indicados.

Diagnstico do Meio Bitico


No foi apresentado mapa de uso do solo e cobertura vegetal, onde normalmente so quantificadas as fisionomias existentes na rea de influncia direta e indireta; As reas amostradas para o estudo da flora no foram georeferenciadas nem indicadas em mapa ou figura; Nenhum estudo da flora foi feito no Parque Estadual do Rio Doce, rea de influncia direta do empreendimento. O inventrio foi apresentado como parcial (pg.102 e 110 do EIA), sendo insuficiente para anlise;

Diagnstico do Meio Bitico


O estudo no utilizou a bibliografia tcnica disponvel para o Parque; As espcies da flora ameaadas de extino do Parque Estadual do Rio Doce no foram citadas; Das duas espcies citadas no EIA (pag. 109) como ameaadas somente Euterpe edulis encontra-se nas listas; Duas espcies listadas no EIA, so de ocorrncia amaznica, no ocorrem em Minas Gerais Trattinnickia rhoifolia (Burseraceae) e Doliocarpus magnificus (Dilleniaceae). No foram considerados os impactos referentes perda de estoques de carbono do Parque Estadual do Rio Doce.

Lista das espcies da flora ameaada de extino presentes no Parque Estadual do Rio Doce, MG.
MMA(2008) Biodiversitas (2007) IUCN (2008) Espcie X Annonaceae Anaxagorea dolichocarpa X Annonaceae Guatteria odontopetala Euterpe edulis X X Arecaceae Trattinickia ferruginea X X Burseraceae X Caryocaraceae Caryocar edule X X Dalbergia nigra Fabaceae Melanoxylon brauna X X Fabaceae Ocotea odorifera X X Lauraceae Phylostemonodaphne geminiflora X X X Lauraceae Brosimum glaziovii X X Moraceae Dorstenia arifolia X Moraceae X Nyctaginaceae Pisonia ambigua Heisteria ovata X Olacaceae Chionanthus subsessilis X X Oleaceae Psychotria ipecacuanha X Rubiaceae Chrysophyllum imperiale X X Sapotaceae Solanum warmingii X Solanaceae

Famlia

Diagnsticos Meio Bitico


FAUNA
A amostragem de fauna negligenciou o artigo 4o inciso III, da IN 146 /2007, do IBAMA, que diz: a metodologia dever incluir o esforo amostral para cada grupo em cada fitofisionomia, contemplando a sazonalidade para cada rea amostrada; Todos os estudos de fauna foram feitos apenas na estao seca, nos meses de junho e julho. Portanto, o EIA no pode ser analisado. O estudo sazonal crtico para a herpetofauna, j que na estao seca a porcentagem de observao de anfbios e rpteis baixssima.

Diagnsticos Meio Bitico


FAUNA O EIA no apresentou no diagnstico ambiental o estudo sobre a ictiofauna, pois no houve tempo hbil para expedio de licena de coleta. Pela proximidade da alternativa locacional escolhida do leito do rio, e pelos possveis impactos advindos da operao do aeroporto, o diagnstico da icitiofauna torna-se imprescindvel para anlise da viabilidade do empreendimento.

Ornitofauna SOS Falconiformes


Listaram as espcies de mdio e grande porte, ameaadas e raras, migratrias e gregrias, registradas ascendendo a kilometros de altura. Outras espcies transitam atravs de planeio ou vo cruzado a diferentes alturas, entre lagoas e fragmentos da rea de entorno e o Parque, sendo portanto passveis de coliso e que foram registradas na ADA.

Anhuma (Anhima cornuta)

80 cm, 61 cm de altura e 1,7 m de envergadura 3,150 Kg

Espcie Amaznica que apresenta padres migratrios. Utiliza-se de termais para ascenso em grandes alturas (>1 km). Registro fotogrfico.

Pato-do-Mato (Cairina moschata)

80 cm 2,2 Kg

Maior espcie brasileira que frequenta borda e realiza vos cruzados para fora da reserva em direo a lagoas vizinhas Maior espcie de gara brasileira de grande porte, que transita pelo entorno realizando vos cruzados para fora dos limites da reserva e que ascende em trmicas a grande altura. Registro fotogrfico.

Gara-moura (Ardea cocoi)

1,25 m e 1,8 m de envergadura 3,2 Kg

Urubu-da-cabeavermelha (Cathartes aura ) Urubu-de-cabeaamarela (Cathartes burrovianus ) Urubu-de-cabea-preta (Coragyps atratus ) Urubu-rei (Sarcoramphus papa )

73 cm e 1,37-1,8 m de envergadura. 2 Kg

Realiza vos rasos e ascende em trmicas por reas abertas e florestais.

53-65 cm

Realiza vos rasos e ascende em trmicas por reas abertas e florestais.

62 cm e 1,43 m de envergadura 1,6 Kg 79 cm e 1,8 m de envergadura 3 Kg

Vos em trmicas com > 50 indiv. Ascende em trmicas por reas abertas e florestais. Frequentemente em uso de trmicas para ascenso em at Kms de altura dentro e fora dos limites da reserva. Registro fotogrfico de dois indivduos em vo planado e registro visual de at quatro indivduos em uma mesma trmica.

Tipos de Aves
Urubu Quero-quero Pombo Coruja Gavio Gara Outras

51%

24%

Tipos de Aves envolvidas em colises com aeronaves. Fonte: CENIPA (1997 2006)

14% 3% 3% 3% 2%

Colises com aves reportadas ao CENIPA

550 500 450 500 447 371 347 310 486

Nmero de Acidentes

400 350 300 250 200 150 126 100 50 0 1994 203 180 229 164 164 365

1995

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

Ano

Caracterizao da Mastofauna Pelo EIA Novo Aeroporto de Ipatinga


Considerada incompleta. Negligenciou roedores, marsupiais e morcegos grupos que apresentam grande riqueza de espcies e importncia ecolgica; Ausncia de diagnstico da Ordem Chiroptera, grupo considerado como bioindicador; no foram consideradas questes fundamentais com relao a epidemiologia da raiva animal e humana, associadas ao morcego-vampiro comum, de alta gravidade, especialmente em se tratando de zona de risco epidemiolgico; no considerou a sazonalidade; negligenciou ao Plano de manejo do Parque Estadual do Rio Doce; negligenciou a bibliografia tcnica disponvel para a mastofauna da regio e Parque Estadual do Rio Doce; a metodologia utilizada para entrevistar moradores locais questionvel; contm identificao errnea de espcies e, por conseqncia, erros de avaliao de impacto;

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce


Foto: LG Dias

MURIQUI-DO-NORTE ou mono-carvoeiro (Brachyteles hypoxanthus) Criticamente em Perigo pela Lista da Fauna Brasileira Ameaada de Extino (Machado et al., 2005) Em Perigo pela Reviso das Listas das Espcies da Flora e da Fauna Ameaadas de Extino do Estado de Minas Gerais (Biodiversitas, 2007). O PERD abriga uma das maiores populaes conhecidas e foram registrados vrios grupos familiares na margem esquerda do rio Doce, a poucos metros do empreendimento. Animais sujeitos a estresse e alteraes comportamentais e at queda de rvores devido aos sustos que levam ao escutar o rudo dos avies. ESPCIE NO CITADA NO EIA.

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce


Foto: LG Dias

BUGIO ou barbado (Alouatta guariba clamitans) Quase Ameaado de extino pela Lista da Fauna Brasileira Ameaada de Extino (Machado et al., 2005) Vulnervel pela lista do Estado de Minas Gerais (Biodiversitas, 2007). Animais altamente dependentes de sua vocalizao caracterstica para defesa de territrios, esto sujeitos a estresse e alteraes comportamentais e quedas de rvores devido ao rudo dos avies. ESPCIE IDENTIFICADA INCORRETAMENTE NO EIA.

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce

SAGUI-DA-SERRA (Callithrix flaviceps) Em Perigo de extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) e Mineira (Biodiversitas, 2007). No ocorrem no PERD, mas so encontrados nos fragmentos da margem direita do rio Doce e na ADA.

Foto: J. Caldas

SAGUI-CAVEIRINHA (Callithrix aurita) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) Em Perigo pela lista de MG (Biodiversitas, 2007). Foram observados na borda do PERD, na margem esquerda prxima ao empreendimento. ESPCIE NO CITADA NO EIA.
Foto: FR Melo

OBS: Ambas as espcies so altamente dependentes de sua vocalizao caracterstica para defesa de territrios, esto sujeitos a estresse e alteraes comportamentais.

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce


SAU ou guig (Callicebus nigrifrons) Quase Ameaado de extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005). Animais altamente dependentes de sua vocalizao caracterstica para defesa de territrios, esto sujeitos a estresse e alteraes comportamentais e quedas de rvores devido ao rudo dos avies. ESPCIE IDENTIFICADA INCORRETAMENTE NO EIA.
Foto: LG Dias Foto: LG Dias

MACACO-PREGO (Cebus nigritus) Quase Ameaado de extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005). Animais sujeitos a estresse e alteraes comportamentais e quedas de rvores devido ao rudo dos avies.

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce ONA-PARDA (Puma concolor) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) e Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a atropelamento nas estradas de acesso e perseguio pela populao.
Foto: L Scoss

TATU-CANASTRA (Priodontes maximus) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) EN pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Registrado na borda do PERD na margem esquerda do rio Doce, a poucos metros do empreendimento. ESPCIE NO CITADA NO EIA.

Foto: L Scoss

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce


JAGUATIRICA (Leopardus pardalis) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) e pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a atropelamento nas estradas de acesso e perseguio pela populao.
Foto: L Scoss

GATO-DO-MATO (Leopardus tigrinus) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005) e pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a atropelamento nas estradas de acesso (Foto). ESPCIE NO CITADA NO EIA.
Foto: CL Mendes

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce


ANTA (Tapirus terrestris) EN de extino pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a estresse e afugentamento pela poluio sonora, a atropelamento nas estradas de acesso e caa. Ocorrem na ADA.
Foto: L Scoss

ONA-PINTADA (Panthera onca) VU extino pela Lista Brasileira (Machado et al., 2005). CR pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a atropelamento nas estradas de acesso e perseguio pela populao.

Foto: L Scoss

Mamferos do Parque Estadual do Rio Doce CAITITU (Pecari tajacu) VU de extino pela Lista Mineira (Biodiversitas, 2007). Animais sujeitos a estresse e afugentamento pela poluio sonora, a atropelamento nas estradas de acesso e caa.
Foto: L Scoss

VEADO-MATEIRO (Mazama americana) Animais muito sensveis, sujeitos ao estresse e afugentamento pelo rudo. Sujeitos a caa.
Foto: L Scoss

Espcies ameaadas
Lobo-guar (Chrysocyon brachyurus) Considerado Vulnervel Morcego (Chiroderma doriae) Quase Ameaado Morcego (Platyrrhinus recifinus) Quase Ameaado Lontra (Lontra longicaudis) Quase Ameaado

Atropelamentos, perseguio e caa


Algumas espcies, principalmente os da Ordem Carnivora, possuem um histrico de conflitos com a populao humana, sendo perseguidos e executados. O aumento do fluxo de pessoas e moradias aumentar a presso de caa e os atropelamentos propositais. As reas com plantaes de eucaliptos so constantemente utilizadas pela fauna como reas de deslocamento, refgio e, para algumas delas, at mesmo como moradia. esperado que o fluxo de veculos automotores aumente muito, o que pode acarretar no aumento dos atropelamentos de muitas das espcies de mamferos terrestres. Como muitas das espcies atingidas so raras e ameaadas de extino, estes impactos so potencialmente catastrficos para a conservao da fauna silvestre.

Poleiro de caadores dentro do PERD, gamb, jaguarundi e jaguatirica atropelados na regio.

Estresse provocado pelo rudo de avies na fauna


O barulho gerado durante a fase de operao do aeroporto (decolagens e aterrissagens) pode acarretar em mudanas comportamentais decorrentes do estresse, e conseqentemente diminuio na taxa de natalidade. Foto: LG Dias

Para algumas espcies arborcolas, o susto pelo barulho dos avies leva a um comportamento de fuga desordenada, uma vez que no conseguem identificar a fonte do barulho. O que pode acarretar em queda de alturas de at 30 metros. Para espcies como o muriqui (Brachyteles hypoxanthus) e o bugio (Alouatta g. clamitans), a realizao de saltos mal calculados durante tais fugas pode levar morte, principalmente animais jovens e filhotes.

As medidas mitigadoras propostas pelo empreendedor no sanam este impacto que tem propores catastrficas o que inviabiliza tal projeto.

Afugentamento da mastofauna
O incmodo gerado pelo rudo durante a fase de operao do aeroporto pode afugentar a fauna residente na rea vizinha ao empreendimento para outras regies do PERD. Como conseqncia, haver aumento na densidade populacional nessas outras regies do Parque, aumentando a competio intra-especfica e causando desequilbrio ecolgico em cadeia. Tal impacto pode ter conseqncias catastrficas, pois a tendncia seria a reduo do tamanho populacional em longo prazo.

Alterao da conectividade entre reas no interior do PERD e lagoas / fragmentos nativos externos
A plantao de eucaliptos no entorno do PERD funciona como uma zona tampo, pois esse tipo de cultura agroflorestal permite que diversas espcies utilizem esse tipo de habitat e ao mesmo tempo diminuem a presso sobre o Parque. Algumas o usam apenas como corredor para locomoo, enquanto outras residem nessa rea. A construo do aeroporto, toda a infra-estrutura necessria para seu funcionamento e demais negcios agregados eliminaro tal habitat e deixaro o PERD exposto.

Consideraes finais sobre a Mastofauna


Devido ao elevado nmero de espcies ameaadas e raras (16 espcies) e, principalmente, importncia estratgica do Parque Estadual do Rio Doce para a conservao destas espcies fica notria e evidente a inviabilidade de tal empreendimento neste local. importante salientar que as espcies citadas em listas de ameaa de extino so, em geral, aquelas mais exigentes e sensveis s alteraes ambientais. A execuo e operao de um aeroporto neste local traro conseqncias desastrosas fauna, pois colocaro em risco a viabilidade a mdio e longo prazo destas populaes.

Consideraes finais
Um estudo de impacto ambiental avalia a viabilidade ambiental de um empreendimento. O estudo apresentado no possui as premissas bsicas para uma avaliao ambiental. Apesar do estudo citar a importncia de se ter um prognstico ambiental, foi apresentando o prognstico sem a implantao do empreendimento.

You might also like