You are on page 1of 85

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

AULA 03

Ol pessoal. Aqui o Missagia. Na aula de hoje veremos exerccios dos pontos 24 (Valorao Aduaneira e Legislao Aplicvel ao Mercosul) e 9 (Procedimentos Gerais de Importao). Para os que no so alunos do curso terico, l eu fiz um comentrio onde recomendo o estudo, inclusive para ATRFB, da parte de valorao aduaneira. Isso porque, no nosso entendimento, a Legislao Aplicvel ao Mercosul, que aparece nos editais de AFRFB e ATRFB a referente Valorao Aduaneira. Assim, apesar de no constar explicitamente o assunto Valorao Aduaneira para ATRFB, no faria sentido estudar a Valorao Aduaneira no Mercosul sem estudar as Regras Gerais do Acordo de Valorao Aduaneira. Em relao ao tpico 9, os exerccios de exportao ficaram para a aula seguinte (aula 04). Ento boa aula para vocs!

Valorao Aduaneira e Legislao Aduaneira Aplicvel ao Mercosul 97) Sobre a base de calculo do imposto de importao, o valor aduaneiro, assinale a alternativa correta. a) O imposto de importao deve ser calculado com base no valor da mercadoria importada. Este valor consiste no valor constante na fatura comercial que deve ser de observncia obrigatria pela autoridade fiscal desde que haja garantia do importador da sua autenticidade. b) Na impossibilidade de obteno da fatura, o importador deve providenciar documento assinado por ele com firma reconhecida em que seja informado o valor que ele desembolsou ou desembolsar pela mercadoria adquirida. c) Toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro. d) O controle do valor aduaneiro consiste no procedimento fiscal de verificao da mercadoria a vista da documentao apresentada pelo transportador. e) Valor aduaneiro o valor declarado pelo importador Receita Federal, mesmo que a aduana o rejeite. Resoluo:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) (Errada) Conforme o AVA, o valor aduaneiro de mercadorias importadas ser o valor de transao, isto , o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportao para o pas de importao, ajustado de acordo com as disposies do Artigo 8. A fatura comercial um dos documentos que podem informar o valor aduaneiro, mas o valor constante da fatura pode ser rejeitado, por exemplo, se houver uma reverso do produto da revenda ao exportador (artigo 1-c). b) (Errada) Conforme j visto na alternativa a), a fatura no o nico documento possvel para embasar o valor aduaneiro. Ademais, documento assinado pelo importador informando o valor aduaneiro no gera segurana no comrcio internacional. necessrio que se estabelea o valor efetivo da transao, que o primeiro mtodo de valorao. c) a resposta correta (art. 76 do RA). Salienta-se que o controle do valor aduaneiro vai alm do despacho. A autoridade aduaneira pode rever o valor aduaneiro e todo o processo de importao. E lembrem-se: dizer que toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita a controle de valor aduaneiro no significa que todas sero selecionadas para tal. d) (Errada) A verificao da mercadoria a vista da documentao no passa de uma checagem da conformidade do que est escrito com o que apresentado. Isso seria a etapa de verificao fsica do despacho. Mesmo assim, na prtica, isso muitas vezes extremamente difcil. Imagine componentes qumicos: Para se ter certeza do que necessita-se fazer exames laboratoriais. Ento, o controle aduaneiro o acompanhamento, pela fiscalizao, dos valores e das pessoas envolvidas na transao. Conforme o art. 3, pargrafo nico da IN/SRF 327/2003, o controle a que se refere este artigo consiste no procedimento de verificao da conformidade do valor aduaneiro declarado pelo importador s regras estabelecidas no AVA, no RA, e na prpria IN. e) (Errada) O importador, de fato, declara um valor RFB como sendo o valor aduaneiro, ou o valor que ele, importador, acha que seria o valor aduaneiro. Porm, ao fiscalizar a importao, a aduana pode determinar que o valor declarado pelo importador no esteja correto. Nesse caso, o valor que a RFB definir como base de clculo para o II ser o valor aduaneiro, e no mais o valor declarado pelo importador. Resposta letra c. 98) Compem o valor aduaneiro, exceto a) o custo de transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) o custo do seguro sobre o transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro c) os gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte das mercadorias importadas, at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. d) o custo de transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro, quando o transporte for gratuito ou executado pelo prprio importador, tomando-se por base os custos normalmente incorridos, na modalidade de transporte utilizada, para o mesmo percurso. e) o valor total da tarifa postal at o local de destino no exterior, no caso de mercadoria objeto de remessa postal internacional. Resoluo: As alternativas a), b), c) e d) compem o valor aduaneiro no caso do Brasil e do Mercosul. So os custos que o AVA instituiu como de acrscimo opcional ao AVA e o Mercosul e o Brasil adotaram como obrigatrios. A alternativa e) est errada em sua parte final ... at o local de destino no exterior.. Em vez disso deve ser ... at o local de destino no territrio aduaneiro.. Resposta letra e. 99) Sobre a valorao aduaneira, assinale a alternativa correta. a) No valor aduaneiro sero includos os custos de transporte e seguro, bem assim os gastos associados a esse transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir do porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro, quando estejam destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas, na respectiva documentao comprobatria. b) No valor aduaneiro no sero includos os encargos relativos a construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica da mercadoria importada, executadas aps a importao. c) Os juros destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias compem o valor aduaneiro, desde que a taxa de juros estabelecida no exceda o nvel usualmente praticado nesse tipo de transao no momento e no pas em que tenha sido concedido o financiamento. d) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra de mercadorias importadas no sero
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

considerados como parte do valor aduaneiro, a menos que o financiamento seja concedido pelo vendedor, por entidade bancria ou outra pessoa fsica ou jurdica e, quando couber, nos casos em que as mercadorias sejam valoradas por mtodo distinto daquele baseado no valor de transao. e) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra de mercadorias importadas no sero considerados como parte do valor aduaneiro, desde que o acordo de financiamento tenha sido firmado por escrito, independentemente da taxa praticada no pas em que tenha sido concedido o financiamento. Resoluo: A IN/SRF 327/2003 determina os seguintes casos de parcelas excludas do valor aduaneiro
Art. 5 No valor aduaneiro no sero includos os seguintes encargos ou custos, desde que estejam destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas, na respectiva documentao comprobatria: I - custos de transporte e seguro, bem assim os gastos associados a esse transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir dos locais referidos no inciso I do artigo anterior; e II - encargos relativos a construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica da mercadoria importada, executadas aps a importao.

Com relao aos juros nas transaes comerciais de importao, a IN/SRF 327/2003, dispem:
Art. 6 Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra de mercadorias importadas no sero considerados como parte do valor aduaneiro, desde que: I - os juros sejam destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias; II - o acordo de financiamento tenha sido firmado por escrito; III - quando requerido, o importador possa comprovar que: a) tais mercadorias so vendidas realmente ao preo declarado como preo efetivamente pago ou por pagar; e b) a taxa de juros estabelecida no excede o nvel usualmente praticado nesse tipo de transao no momento e no pas em que tenha sido concedido o financiamento. Pargrafo nico. O disposto neste artigo ser aplicado nas situaes em que o financiamento seja concedido pelo vendedor, por entidade bancria ou outra pessoa fsica ou jurdica e, quando couber, nos casos em que as mercadorias sejam valoradas por mtodo distinto daquele baseado no valor de transao.

Assim a) (Errada) Fala em gastos no territrio aduaneiro. Esto fora do VA. b) (Correta) Gastos incorridos aps a importao com montagem no entram no VA. c) (Errada) Nesse caso, os juros no compe o VA.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Errada) Conforme o pargrafo nico do art. 6 da IN/SRF 327/2003 (reproduzido acima), se houver financiamento do vendedor, banco ou de outra pessoa, e mesmo na hiptese de mtodo distinto do valor de transao, os juros no entram no VA. e) (Errada) Para que os juros no sejam acrescidos ao VA, a taxa de juros no pode exceder o nvel normalmente praticado no tipo de transao em questo. Desta forma, a resposta correta a letra b. 100) Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos dispositivos normativos da valorao aduaneira. a) A base primeira para a valorao aduaneira, em conformidade com o Acordo sobre a implementao do artigo VII do acordo geral sobre tarifas e comrcio 1994, o valor de transao, tal como definido no Artigo 1 do Acordo. Este Artigo deve ser considerado em conjunto com o Artigo 8, que estabelece ajustes ao preo efetivamente pago ou a pagar nos casos em que determinados elementos, considerados como fazendo parte do valor para fins aduaneiros, corram a cargo do comprador, mas no estejam includos no preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas. b) Esto previstos no AVA alguns elementos a serem includos no valor de preo efetivamente pago ou a pagar, como certas prestaes do comprador a favor do vendedor, sob a forma de bens ou servios. c) O AVA prev formas para determinao do valor aduaneiro mesmo quando houver impedimento para aplicao do valor de transao das mercadorias importadas, das idnticas e das similares. d) O valor aduaneiro de suporte informtico que contenha dados ou instrues (software) para equipamento de processamento de dados ser determinado considerando unicamente o custo ou o valor do suporte propriamente dito, desde que o custo ou o valor dos dados ou instrues esteja destacado no documento de aquisio. e) O valor aduaneiro de suporte informtico que contenha dados ou instrues e gravaes de som, cinema ou vdeo ser determinado considerando unicamente o custo ou o valor do suporte propriamente dito, desde que o custo ou o valor dos dados ou instrues esteja destacado no documento de aquisio. Resoluo: As letra a), b) c) e d) esto corretas consoante a legislao sobre o assunto. Entretanto, no que concerne a letra d) e e), este assunto est regulamentado pela IN/SRF 327/2003, aplicvel no Brasil, do seguinte modo:
Art. 7 O valor aduaneiro de suporte informtico que contenha dados ou instrues (software) para equipamento de processamento de dados ser determinado

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

considerando unicamente o custo ou o valor do suporte propriamente dito, desde que o custo ou o valor dos dados ou instrues esteja destacado no documento de aquisio. 1 O suporte informtico a que se refere este artigo no compreende circuitos integrados, semicondutores e dispositivos similares ou os artigos que compreendam esses circuitos ou dispositivos. 2 Os dados ou instrues referidos no caput deste artigo no compreendem gravaes de som, cinema ou vdeo.

Desta forma, pelo disposto no 2, a letra e est errada. A letra C est correta, pois, no impedimento da utilizao dos mtodos 1, 2 e 3, utiliza-se, na sequncia, os mtodos 4, 5 e 6. Resposta letra e. 101) Sobre o mtodo do Valor da Transao, analise as assertivas e assinale a opo que contenha as assertivas corretas. I O mtodo do valor da transao dever ser utilizado, preferencialmente, na importao de operaes internacionais, independentemente de haver ou no a transferncia de propriedade das mercadorias. II - O preo efetivamente pago ou a pagar compreende todos os pagamentos efetuados ou a efetuar, como condio de venda das mercadorias objeto de valorao, pelo comprador ao vendedor, ou pelo comprador a terceiro, para satisfazer uma obrigao do vendedor. III - Constituem parcelas integrantes do preo efetivamente pago ou a pagar os custos relativos ao fornecimento de bens ou prestao de servios a terceiro, pelo comprador, por conta do vendedor, como condio de venda da mercadoria importada. IV - O valor de transao o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportao para o pas de importao, ajustado de acordo com as disposies estabelecidas no contrato internacional de compra e venda de mercadorias, desde que homologado pelo GATT. V Para efeito do valor de transao, se considera comprador, a pessoa que adquire a mercadoria e se compromete a pagar ao vendedor o preo negociado, mesmo que se utilize de terceiro, nos casos admitidos pela legislao de regncia, para honrar essa obrigao ou promover o despacho aduaneiro de importao. a) I, II, III, IV e V b) II, III, IV e V c) II, IV e V d) I, II e IV e) II, III e V
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Resoluo: I (errado) O mtodo do valor de transao somente ser utilizado quando a importao resultar de operao comercial de compra e venda que implique transferncia internacional efetiva das mercadorias. II (certo) Se o comprador est pagando ao vendedor, por conta da operao de compra e venda da mercadoria, mesmo que tal rubrica no conste na fatura, deve ser includo no VA, conforme as regras do AVA. III (certo) Se o comprador fornece bens ou presta servio relativo mercadoria valorada, ele est gastando com isso, e esse valor deve ser includo no VA. IV (errado) - O valor de transao o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportao para o pas de importao, ajustado pelas parcelas que o compem, como o frete internacional, o seguro. V (certo) as definies de comprador e vendedor esto no art. 10 da IN/SRF 327/2003. Resposta letra e. 102) Sobre o mtodo do Valor da Transao, analise as assertivas e assinale a opo que contenha as assertivas corretas. I vendedor a pessoa que, em decorrncia da transao comercial, transfere ao comprador a propriedade da mercadoria que lhe pertence e se compromete a entreg-la no pas de importao conforme termos e condies acordados entre as partes e promova o despacho aduaneiro de exportao. II - Para fins de apurao do valor aduaneiro os custos dos projetos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, trabalhos de arte e de design, e planos e esboos, realizados no exterior devem ser acrescentados ao preo efetivamente pagos ou a pagar, desde que fornecidos, direta ou indiretamente, pelo comprador, gratuitamente ou a preos reduzidos, para serem utilizados na produo da mercadoria importada. III - Constituem parcelas integrantes do preo efetivamente pago ou a pagar os custos relativos ao fornecimento de bens ou prestao de servios a terceiro, pelo vendedor, por conta do comprador, como condio de venda da mercadoria importada. a) I, II e III b) II c) I d) I e II e) II e III Resoluo:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

I (errado) Vendedor a pessoa que, em decorrncia da transao comercial, transfere ao comprador a propriedade da mercadoria que lhe pertence e se compromete a entreg-la conforme termos e condies acordados, mesmo que se utilize de terceiro, nos casos admitidos pela legislao de regncia, para honrar essa obrigao ou promover o despacho aduaneiro de exportao. Ento, a entrega no necessita ser feita diretamente ao comprador no pas de importao, podendo ser em outro local acordado (art. 10 da IN/SRF 327/2003). II (correto) Reparem, se o comprador contratou um projeto de design no exterior, para fabricar a mercadoria que ele importou, isso refletiu em um custo para ele, que no constava na fatura, mas deve compor o VA. Mas cuidado, s deve ser acrescentado se os servios foram realizados no exterior (art. 13 da IN/SRF 327/2003). III (errado) O fornecimento de bens ou servios tem que ser pelo comprador, por conta do vendedor. Veja o detalhe, no art. 11 da IN SRF 327 dispe:
Art. 11. Constituem parcelas integrantes do preo efetivamente pago ou a pagar os custos relativos: I a atividades ligadas comercializao da mercadoria importada, como propaganda, garantia e promoo de vendas, empreendidas pelo comprador em benefcio do vendedor ou por conta deste, para satisfazer parte do pagamento da mercadoria importada, e como condio de venda dessa mercadoria; ou II ao fornecimento de bens ou prestao de servios a terceiro, pelo comprador, por conta do vendedor, como condio de venda da mercadoria importada.

Resposta correta b. 103) Na determinao do valor aduaneiro com base no mtodo do valor de transao devero ser acrescentados ao preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria importada, EXCETO: a) o valor de qualquer parcela do resultado de qualquer revenda, cesso ou utilizao subsequente da mercadoria importada, que reverta direta ou indiretamente ao vendedor. b) o custo de recipientes e embalagens consideradas, aduaneiros, integradas mercadoria e no inclusas no preo. para fins

c) as comisses e corretagens, excetuadas as comisses de compra, que no estejam includas no preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria. d) os royalties e os direitos de licena relacionados com a mercadoria objeto de valorao, que o comprador deva pagar, direta ou indiretamente, como condio de venda dessa mercadoria, na medida em que tais valores no estejam includos no preo efetivamente pago ou a pagar. e) O custo de instalao no estabelecimento do importador, desde que realizado aps a importao por empresa sediada no Pas do importador e suportado por este. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 8

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Resoluo: As letras a), b), c) e d) esto corretas e compem o valor aduaneiro. So ajustes, a serem acrescidos ao VA, previstos no Artigo 8, pargrafo 1 do AVA. O detalhe: as parcelas das letras b), c) e d) somente sero acrescidas ao VA se no estiverem includas no preo da mercadoria. O disposto na letra e) no compe o valor aduaneiro, pois sequer houve transao internacional na realizao das instalaes. Os gastos de instalao realizados aps a importao no entram no VA. Resposta letra e. 104) Assinale a alternativa correta sobre o Primeiro Mtodo de Valorao Aduaneira. a) A utilizao do mtodo do valor de transao nas operaes comerciais entre pessoas vinculadas ser permitida mesmo que a vinculao tiver influenciado o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas. b) Entende-se por vinculao a relao comercial existente entre o comprador e o vendedor na transao comercial de compra e venda das mercadorias. c) Considera-se que h vinculao quando uma transao comercial for realizada entre ascendente e descendente em primeiro e segundo graus, em linha direta e colateral. d) Presume-se a vinculao entre as partes na transao comercial quando, em razo da legislao do pas do vendedor ou da prtica de artifcio tendente a ocultar informaes, no for possvel verificar a existncia de fato do vendedor. e) H a vinculao entre as partes na transao comercial quando no for possvel conhecer ou confirmar a composio societria do comprador, de seus responsveis ou dirigentes no exterior. Resoluo: a) (Errada) A vinculao entre pessoas que transacionam no comrcio internacional no est proibida para fins de aplicao do Mtodo 1. Entretanto, as transaes devem ocorrer como se vinculao no existisse, ou seja, a preos normais, sem privilgios e tampouco condies especiais. Se a vinculao influenciou o preo, no d pra aceitar o mtodo 1. b) (Errada) Ora, se a transao comercial vincula comprador e vendedor, ento todas as transaes internacionais seriam entre pessoas vinculadas. c) (Errada) A vinculao se dar em linha direta e no colateral (Art. 15, pargrafo 4 do AVA).

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Correta) Mas isso no est no AVA. Foi criado por nossa legislao (art. 85 do RA). e) (Errada) A IN SRF n 327, no art. 18 (ou o art. 85 do RA), estabelece:
Art. 18. Presume-se a vinculao entre as partes na transao comercial quando, em razo da legislao do pas do vendedor ou da prtica de artifcio tendente a ocultar informaes, no for possvel: I - conhecer ou confirmar a composio societria do vendedor, de seus responsveis ou dirigentes; ou II - verificar a existncia de fato do vendedor.

Ento a composio societria do vendedor que pode ficar de conhecimento difcil. O comprador, como no Brasil, sempre h um jeito de se conhecer a composio do quadro societrio. Resposta correta letra d. 105) Quando o valor aduaneiro no for definitivo na data do registro da Declarao de Importao (DI), em virtude de o preo a pagar ou das informaes necessrias utilizao do mtodo do valor de transao dependerem de fatores a serem implementados aps a importao, devidamente comprovados, a) o primeiro mtodo dever ser rejeitado, aplicado-se, na sequncia, o valor de transao de mercadorias idnticas. b) O pagamento da diferena de impostos (se houver) devida em razo da retificao da DI quando da informao do valor definitivo, ser efetuado sem os acrscimos legais previstos para recolhimento espontneo. c) o importador dever informar essa situao no campo Informaes Complementares da DI e declarar valor estimado. d) O valor estimado pelo importador deve ser utilizado como base para a valorao aduaneira para esse tipo de importao. e) O valor definitivo deve ser indicado no momento do registro da DI, para efeito de base de clculo do imposto de importao. Resoluo: possvel que, devido a forma de negociao da mercadoria entre comprador e vendedor (ex: cobrana em cima da quantidade de mercadoria a granel efetivamente descarregada), o VA no seja conhecido no momento do registro da DI. Isso muito detalhe mesmo, mas est l previsto no art. 22 da IN/SRF 327/2003. O importador registra a DI com um valor estimado e depois (com base na quantidade de mercadoria efetivamente descarregada) a retifica, pagando a diferena de tributos com os acrscimos legais (juros e multa). Por isso a letra B est errada Resposta correta letra c.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

10

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

106) Sobre a valorao aduaneira, assinale a alternativa correta. a) Na importao de mercadorias que se classifiquem em cdigos tarifrios distintos, por fora da aplicao das Regras Gerais para a Interpretao do Sistema Harmonizado de Designao e de Codificao de Mercadorias, a base de clculo do II ser o valor da mercadoria classificada em ltimo lugar na NCM. b) Para fins de apurao do valor aduaneiro, com base no mtodo do valor de transao, somente ser admitido desconto relativo a transaes anteriores se houver o seu destaque na fatura comercial. c) Na importao de mercadorias que se classifiquem em cdigos tarifrios distintos, no caso de o importador no dispor das informaes necessrias ao rateio a ser efetuado, dever realiz-lo com base no valor de revenda das mercadorias importadas ou mediante outros critrios razoveis, condizentes com os princpios e as regras estabelecidas na legislao relativa valorao aduaneira. d) Pela legislao brasileira, toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro, inclusive as importaes para pessoas fsicas, sem fins comerciais. e) Na anlise de vinculao entre pessoas para aplicao do Primeiro Mtodo de Valorao, no so consideradas como membros da mesma famlia tio, tia, sobrinho e sobrinha. Resoluo: a) (Errada) O assunto tratado no Art. 23 da IN SRF 327:
Art. 23. Na importao de mercadorias que se classifiquem em cdigos tarifrios distintos, por fora da aplicao das Regras Gerais para a Interpretao do Sistema Harmonizado de Designao e de Codificao de Mercadorias, e que tenham sido faturadas por preo global nico, conforme a documentao comercial pertinente, o importador dever apropriar esse preo s diferentes mercadorias importadas.

b) (Errada) Conforme o art. 21 da IN/SRF 327/2003, para fins de apurao do valor aduaneiro, com base no mtodo do valor de transao, no ser admitido desconto relativo a transaes anteriores, independentemente do seu destaque na fatura comercial. c) (Errada) conforme o pargrafo nico do art. 24 da IN/SRF 327/2003, se o importador no dispuser das informaes para o rateio, dever realiz-lo com base no valor das mercadorias idnticas ou similares. d) (Correta) Toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita ao controle de valor aduaneiro. Se a importao ser selecionada ou no para valorao, j um outro detalhe. e) (Errada) Tio, tia, sobrinho e sobrinha so considerados da mesma famlia, conforme o art. 17, IV da IN/SRF 327/2003. Resposta correta letra d.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

11

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

107) Assinale a opo correta em relao aos preceitos do Acordo de Valorao Aduaneira. a) O valor aduaneiro deve basear-se em critrios complexos e condizentes com as prticas comerciais e os procedimentos de valorao devem ser de aplicao restrita pela autoridade aduaneira, sem exceo. b) Os Membros da OMC, tendo em vista as negociaes comerciais Unilaterais e desejando promover a consecuo dos objetivos do GATT e assegurar vantagens adicionais para o comrcio internacional dos pases desenvolvidos, acordaram na implementao das regras de valorao aduaneira. c) Os procedimentos de valorao aduaneira se constituem em excelente ferramenta para combater o dumping. d) A base de valorao de mercadorias para fins aduaneiros deve ser tanto quanto possvel o valor de transao das mercadorias a serem valoradas. e) Os Membros da OMC, reconhecendo a necessidade de um sistema quantitativo, uniforme e neutro para a valorao de mercadorias para fins aduaneiros, que implique a utilizao de valores aduaneiros arbitrrios ou fictcios, acordaram na implementao das regras de valorao aduaneira. Resoluo: Consta no prembulo acordo do AVA que:
Os membros, Tendo em vista as Negociaes Comerciais Multilaterais; Desejando promover a consecuo dos objetivos do GATT 1994 e assegurar vantagens adicionais para o comrcio internacional dos pases em desenvolvimento; Reconhecendo a importncia das disposies do Artigo VII do GATT 1994 e desejando elaborar normas para sua aplicao com vistas a assegurar maior uniformidade e preciso na sua implementao; Reconhecendo a necessidade de um sistema equitativo, uniforme e neutro para a valorao de mercadorias para fins aduaneiros, que exclua a utilizao de valores aduaneiros arbitrrios ou fictcios; Reconhecendo que a base de valorao de mercadorias para fins aduaneiros deve ser, tanto quanto possvel, o valor de transao das mercadorias a serem valoradas; Reconhecendo que o valor aduaneiro deve basear-se em critrios simples e equitativos, condizentes com as prticas comerciais e que os procedimentos de valorao devem ser de aplicao geral, sem distino entre fontes de suprimento; Reconhecendo que os procedimentos de valorao no devem ser utilizados para combater o dumping; Acordam o seguinte:

a) (Errada) Os critrios devem ser simples e equitativos


Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

12

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) (Errada) Os membros desejam assegurar vantagens adicionais para o comrcio internacional dos pases em desenvolvimento. c) (Errada) Os procedimentos de valorao no devem ser utilizados para combater o dumping. d) (Correta) Sendo possvel, aplica-se o Mtodo 1 (Valor de Transao). No sendo possvel aplicar o mtodo 1, aplicam-se, na sequencia, os mtodos seguintes (2, 3, 4, 5 e 6). e) (Errada) A utilizao de valores arbitrrios ou fictcios deve ser excluda. Conclui-se pela leitura do dispositivo que as alternativas a), b), c) e e) esto erradas. Resposta correta letra d. 108) Sobre o segundo mtodo de valorao aduaneira, assinale a opo correta. a) Se na aplicao deste mtodo for encontrado mais de um valor de transao de mercadorias idnticas, o mais alto deles ser o utilizado na determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas. b) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado pelo valor da transao, ser ele o valor de transao de mercadorias similares vendidas para exportao para o mesmo pas de exportao e importados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao, ou em tempo aproximado. c) Na aplicao deste mtodo ser utilizado, para estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transao de mercadorias idnticas numa venda no mesmo nvel comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valorao. d) Para fins de estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idntica, os custos de transporte, seguro, comisses e outros custos devem ser desconsiderados. e) Na aplicao deste mtodo, a partir do preo de revenda da mercadoria no territrio aduaneiro, sero deduzidos os custos incidentes aps a importao. Resoluo: a) (Errada) Nesta situao deve-se adotar o valor mais baixo para valorao (art. 2, pargrafo 3 do AVA). b) (Errada) O Artigo 2 do Ava, no item (a) versa que: Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado segundo as disposies do Artigo 1, ser ele o valor de transao de mercadorias idnticas vendidas para exportao para o mesmo pas de importao e
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

13

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

exportadas ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao ou em tempo aproximado. c) Alternativa correta (art. 2 do AVA). d) (Errada) O fato de se estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idntica no elide a considerao dos custos de transporte, seguro, comisses e outros custos que devem ser objeto de acrscimo. e) (Errada) O Artigo 2 do Ava, no item (a) versa que: Na aplicao deste artigo ser utilizado, para se estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transao de mercadorias idnticas, numa venda no mesmo nvel comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valorao. Valor obtido a partir do preo de revenda o mtodo 4. Resposta correta letra c. 109) Assinale a opo INCORRETA em relao ao Terceiro Mtodo de Valorao Aduaneira. a) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado pelo preo da transao ou pelo valor de mercadoria idntica, o valor ser o de transao de mercadorias similares vendidas para exportao para o mesmo pas de importao e exportados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao ou em tempo aproximado. b) Na aplicao da similaridade ser utilizado para estabelecer o valor o valor de transao de mercadorias similares numa venda no mesmo nvel comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valorao. Inexistindo tal venda, ser utilizado o valor de transao de mercadorias similares vendidas em um nvel comercial diferente e/ou em quantidade diferente, ajustado para se levar em conta diferenas atribuveis aos nveis comerciais e/ou s quantidades, desde que tais ajustes possam ser efetuados com base em evidncia comprovada que claramente demonstre que os ajustes so razoveis e exatos, quer estes conduzam a um aumento quer a uma diminuio no valor. c) Se na aplicao da similaridade for encontrado mais de um valor de transao de mercadorias similares, o mais baixo deles ser utilizado na determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas. d) Quando estiverem presentes custos de transporte internacional e seguro referente a esse transporte no valor de transao, este valor dever ser ajustado para se levar em conta diferenas significativas de tais custos e encargos entre as mercadorias importadas e as similares s importadas resultantes de diferenas nas distncias e nos meios de transporte. e) Caso o importador solicite e a aduana concorde, o mtodo 3 (valor de transao de mercadorias idnticas) poder ser utilizado antes do mtodo 2, o das mercadorias similares. Resoluo:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

14

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) (Correta) O artigo 3 do AVA dispe:


Artigo 3 1.(a) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado segundo as disposies dos Artigos 1 e 2, ser ele o valor de transao de mercadorias similares vendidas para exportao para o mesmo pas de importao e exportadas ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao, ou em tempo aproximado;

b) (Correta) Literal da alnea 1-b do art. 3 do AVA. c) (Correta) Mesmo mandamento do mtodo 2. Se encontrado mais de um valor, aplica-se o mais baixo. d) (Correta) Se utilizar o valor de transao de mercadorias similares, h de se ajustar o valor para que, ao comparar com o valor da mercadoria que est sendo importada, os custos de transporte e seguro internacional estejam computados da mesma forma em ambos os casos. e) (Errada) A previso de inverso de ordem de aplicao de mtodos do 5 na frente do 4, e no do 3 na frente do 2. Resposta correta letra e. 110) Com relao aplicao dos mtodos substitutivos de Valorao, assinale a alternativa correta. a) A aplicao dos mtodos substitutivos de valorao fica a critrio da autoridade aduaneira, porm observando-se as cautelas necessrias para preservao do sigilo fiscal. b) A inverso da ordem de aplicao dos mtodos previstos nos artigos 5 e 6 do Acordo de Valorao Aduaneira somente poder ser aplicada quando houver a aquiescncia da autoridade aduaneira. c) Se nem as mercadorias importadas, nem as mercadorias idnticas ou similares importadas so vendidas ao tempo ou aproximadamente ao tempo da importao das mercadorias objeto de valorao, o valor aduaneiro ser baseado no preo unitrio pelo qual as mercadorias importadas, ou as mercadorias idnticas ou similares importadas, so vendidas no pas de importao, mesmo que submetidas a beneficiamento, na data mais prxima posterior importao das mercadorias objeto de valorao, mas antes de completados noventa dias aps tal importao. d) A apurao do valor aduaneiro, de acordo com os mtodos previstos nos artigos 2 e 3 do Acordo de Valorao Aduaneira, ser realizada com base em valor de transao de mercadoria idntica ou similar indicado pelo importador. e) A determinao do valor aduaneiro, mediante a aplicao do ltimo mtodo previsto na sequncia do AVA, poder ser realizada com base em
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

15

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

avaliao pericial, desde que fundamentada em quantificveis e observado o princpio da generalidade. Resoluo:

dados

objetivos

a) (Errada) A aplicao dos mtodos substitutivos est previstos no AVA, conforme a sequncia, e dependem da ocorrncia das situaes previstas, e no do bom humor da autoridade aduaneira. b) (Correta) o nico caso de inverso de ordem previsto. Est l no item 3 da Introduo Geral do Acordo. c) (Errada) Est quase tudo certo, menos um detalhe. Conforme o art. 5, 1-b, no caso em questo, o valor aduaneiro ser baseado no preo unitrio pelo qual as mercadorias importadas, ou as mercadorias idnticas ou similares importadas, so vendidas no pas de importao, no estado em que foram importadas, na data mais prxima ... d) (Errada) A apurao do valor aduaneiro, de acordo com os mtodos previstos nos artigos 2 e 3 do Acordo de Valorao Aduaneira, ser realizada com base em valor de transao de mercadoria idntica ou similar ratificado pela autoridade aduaneira, e no indicado pelo importador. e) (Errada) A determinao do valor aduaneiro, mediante a aplicao do mtodo previsto no artigo 7 do Acordo de Valorao Aduaneira, poder ser realizada com base em avaliao pericial, desde que fundamentada em dados objetivos e quantificveis e observado o princpio da razoabilidade. Resposta correta letra b. 111) Avalie a correo das afirmaes abaixo em relao aos procedimentos fiscais adotados no Brasil. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. () O importador dever comprovar o valor declarado mediante a prestao das informaes necessrias e a apresentao da respectiva documentao justificativa. () Para fins de comprovao do valor aduaneiro declarado, o importador dever apresentar, segundo as circunstncias da correspondente operao comercial, e quando exigido pela fiscalizao aduaneira, apenas os documentos para instruo da DI. () As informaes para comprovao do valor aduaneiro incluem, entre outras, a identificao das pessoas envolvidas na transao, seus papis de atuao na operao, a correspondncia comercial e a descrio completa do processo de negociao e de determinao do preo das mercadorias face s circunstncias econmicas do mercado internacional. () Os procedimentos fiscais para verificao da conformidade do valor aduaneiro declarado s regras e disposies estabelecidas na legislao
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

16

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

brasileira sero realizados aps o despacho aduaneiro de importao, sob a responsabilidade da unidade da RFB com jurisdio sobre o domiclio fiscal do importador e que possua atribuio regimental para executar a fiscalizao aduaneira. () Quando as informaes prestadas forem insuficientes para comprovar o valor declarado e a fiscalizao aduaneira tiver motivos para duvidar da veracidade ou exatido das informaes ou dos documentos apresentados para justificar essa declarao, a autoridade dever proceder apreenso dos bens e ao lanamento do crdito tributrio, ocasio na qual o importador ter o contraditrio e a ampla defesa a seu dispor. a) b) c) d) e) V, V, F, V, F F, V, V, F, V V, F, V, V, F F, F, V, V, F V, F, V, F, F

Resoluo: A resposta correta a letra c. Para fins de comprovao do valor aduaneiro declarado, o importador dever apresentar, segundo as circunstncias da correspondente operao comercial, e quando exigido pela fiscalizao aduaneira, documentos justificativos e informaes adicionais queles exigidos, em carter geral, para instruo da DI. Assim, a primeira verdadeira (art. 29 da IN/SRF 327/2003) e a segunda falsa, porque fala em apenas documentos de instruo da DI. A terceira verdadeira. Repararam na expresso entre outras? exatamente assim que est no art. 30, 1 da IN/SRF 327/2003. Todos os documentos que se refiram transao podem ser utilizados para comprovao do valor declarado, e devem ser apresentados pelo importador, sempre que solicitados pela fiscalizao. A quarta est correta, mas tem um detalhe. Hoje, conforme o art. 31 da IN/SRF 327/2003, os procedimentos de controle de valor aduaneiro so realizados aps o despacho (Valorao Aduaneira no Brasil). A Deciso CMC 13/2007 (Valorao Aduaneira no Mercosul) prev que a seleo para o controle do valor declarado poder ser realizada no curso do despacho. A quinta est errada. Conforme o art. 32 da IN/SRF 327/2003, quando as informaes prestadas no forem suficientes para comprovar o valor declarado e a fiscalizao aduaneira tiver motivos para duvidar da veracidade ou exatido das informaes ou dos documentos apresentados para justificar essa declarao, poder solicitar ao importador o fornecimento de explicaes, documentos ou outras provas, de que o valor declarado representa o montante efetivamente pago ou a pagar pelas
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

17

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

mercadorias importadas, ajustado em conformidade com as disposies do Artigo 8, e a apresentar, conforme o caso, elementos para proceder valorao com base em mtodo substitutivo. Resposta correta letra c. 112) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. () O valor aduaneiro de mercadoria admitida em regime aduaneiro especial, cuja importao no tenha como fundamento uma venda para exportao para o Pas, dever ser declarado com base nos documentos da operao comercial, conformes prtica do tipo de negcio. () Havendo descumprimento das regras de permanncia da mercadoria no regime aduaneiro especial ou no caso de despacho para consumo, a valorao da mercadoria para fins de exigncia tributria se limita pelo valor declarado por ocasio de sua admisso no regime. () Em caso de descumprimento das regras de permanncia da mercadoria no regime aduaneiro especial, a execuo do termo de responsabilidade no prejudica a apurao e a exigncia de eventual diferena de tributos, em decorrncia da determinao do correto valor aduaneiro, que dever ser objeto de lanamento. () O despacho aduaneiro de bens, caracterizados como bagagem, trazidos por viajante procedente do exterior no ter a apurao do valor aduaneiro realizada de conformidade com o AVA. a) b) c) d) e) V, F, F, V F, F, V, F F, V, V, F V, F, V, V V, V, F, F

Resoluo: (V) Mesmo que a mercadoria seja submetida a regime aduaneiro especial, ser objeto de valorao aduaneira (art. 34 da IN/SRF 327/2003). (F) Na hiptese de descumprimento das regras de permanncia da mercadoria no regime ou no caso de despacho para consumo, a valorao da mercadoria para fins de exigncia tributria no se limita pelo valor declarado por ocasio de sua admisso no regime (art. 35 da IN/SRF 327/2003). Isto assim porque no momento em que a mercadoria for admitida em regime especial ex: admisso temporria h um valor aduaneiro calculado. Porm, em momento posterior, quando da nacionalizao da mercadoria, por

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

18

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

exemplo, esse valor pode vir a ser novamente determinado em face do conhecimento de fatos novos. (V) Em um regime aduaneiro especial, os tributos suspensos so consignados em termo de responsabilidade. Porm, em caso de descumprimento das condies do regime, o valor aduaneiro poder ser revisto e as diferenas de tributos lanadas em auto de infrao (art. 35 da IN/SRF 327/2003). (V) Bagagem tem tratamento de valorao especfico (art. 37 da IN/SRF 327/2003). E no art. 87 do RA, que toma como base a Norma de Bagagem do Mercosul, fica definido que, para fins de determinao do valor de bens que integram a bagagem, ser considerado o valor de sua aquisio, vista da fatura ou documento de efeito equivalente. Na falta desse documento, a autoridade aduaneira determinar o valor aduaneiro. Resposta correta letra d. 113) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Independentemente do mtodo de valorao utilizado integram o valor aduaneiro o custo de transporte da mercadoria importada at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. ( ) os gastos relativos carga, descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, at o porto ou o aeroporto de embarque no exterior no integram o valor aduaneiro. ( ) o custo do seguro da mercadoria durante as operaes de carga, transporte, descarga e ao manuseio devem ser dissociadas do valor aduaneiro, e lanados em campo prprio na declarao de importao, de forma a no serem computados na base de clculo do II. ( ) Quando a declarao de importao se referir a mercadorias classificadas em mais de um cdigo da Nomenclatura Comum do Mercosul o custo do transporte de cada mercadoria ser obtido mediante a diviso do valor total do transporte proporcionalmente aos pesos lquidos das mercadorias e o custo do seguro de cada mercadoria ser obtido mediante a diviso do valor total do seguro proporcionalmente aos valores das mercadorias, carregadas, no local de embarque. ( ) Na apurao do valor tributvel da mercadoria importada por trfego postal, no se poder considerar, como subsdio, o valor indicado pelo remetente na declarao prevista na legislao postal, para entrega unidade aduaneira, devendo ser utilizado como base somente o valor constante em base de dados da RFB para o tipo de mercadoria.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

19

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) b) c) d) e)

V, F, F, V, V V, F, F, V, F F, V, V, F, F V, F, V, V, V V, F, F, F, F

Resoluo: (V) Isso j deve ter cansado vocs, no mesmo? Mas sempre cai. Os custos de transporte internacional, alm de seguro e manuseio associados ao transporte, integram o VA (art. 4 da IN/SRF 327/2003). (F) Reparem. Os gastos para levar a mercadoria at o local de embarque no exterior so custos no pas de exportao, e compem o valor da mercadoria importada, portanto entram no VA. (F) Integram o valor aduaneiro, independentemente do mtodo de valorao utilizado: I - o custo de transporte da mercadoria importada at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro; II - os gastos relativos carga, descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, at a chegada aos locais referidos no inciso I; e III - o custo do seguro da mercadoria durante as operaes referidas nos incisos I e II. (V) Gravem isso. No caso de mercadorias classificadas em mais de um cdigo NCM, o custo de transporte rateado pelos pesos lquidos e o custo do seguro rateado pelo valor das mercadorias, carregadas, no local de embarque (art. 78 do RA). (F) Na apurao do valor tributvel da mercadoria importada por trfego postal, ser tambm considerado, como subsdio, o valor indicado pelo remetente na declarao prevista na legislao postal, para entrega unidade aduaneira (art. 88 do RA). Resposta correta letra b. 114) correta. Acerca da valorao aduaneira, assinale a alternativa

a) Os encargos relativos construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica, relacionados com a mercadoria importada, executados aps a importao no integram o valor aduaneiro,
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

20

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

segundo o mtodo do valor de transao, desde que sejam executados por empresa sediada no pas de importao. b) Os custos de transporte e seguro, bem como os gastos associados ao transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir do porto ou do aeroporto alfandegado de descarga ou do ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro fazem parte do valor aduaneiro se executados por empresa estabelecida no pas de exportao. c) O valor aduaneiro ser apurado com base em mtodo substitutivo ao valor de transao, no caso de descumprimento de manuteno de boa guarda e ordem de documentos comprobatrios da relao comercial ou aos respectivos registros contbeis, quando houver dvida sobre o valor aduaneiro declarado. d) A autoridade aduaneira poder decidir, mediante sua discricionariedade, pela impossibilidade da aplicao do mtodo do valor de transao quando houver desconfiana sobre a veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova de uma declarao de valor. e) As explicaes, documentos ou provas complementares apresentados pelo importador autoridade aduaneira, para justificar o valor declarado, afastam a hiptese de solicitao, pela aduana, de informaes administrao aduaneira do pas exportador, inclusive o fornecimento do valor declarado na exportao da mercadoria. Resoluo: a) e b) - A IN/SRF 327/2003 determina os seguintes casos de parcelas excludas do valor aduaneiro:
Art. 5 No valor aduaneiro no sero includos os seguintes encargos ou custos, desde que estejam destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas, na respectiva documentao comprobatria: I - custos de transporte e seguro, bem assim os gastos associados a esse transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir dos locais referidos no inciso I do artigo anterior; e II - encargos relativos a construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica da mercadoria importada, executadas aps a importao.

a) (Errada) Mesmo que executado por empresa estrangeira, mas aps a importao, esses gastos com montagem no entram no VA. b) (Errada) o frete interno, no pas de importao. No entra no VA. c) Resposta correta (art. 84, II do RA). Reparem, isso no consta explicitamente nos procedimentos de valorao institudos pelo AVA. previso de nossa legislao. d) e e) (Erradas) A autoridade aduaneira poder decidir, com base em parecer fundamentado, pela impossibilidade da aplicao do mtodo do valor de transao quando:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

21

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

I - houver motivos para duvidar da veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova de uma declarao de valor; e II - as explicaes, documentos ou provas complementares apresentados pelo importador, para justificar o valor declarado, no forem suficientes para esclarecer a dvida existente. Nos casos acima, a autoridade aduaneira poder solicitar informaes administrao aduaneira do pas exportador, inclusive o fornecimento do valor declarado na exportao da mercadoria. Resposta correta letra c. 115) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Na aplicao do mtodo do valor obtido a partir do custo sero somados ao custo de fabricao os lucros e despesas gerais, usualmente encontrados em vendas de mercadorias da mesma classe ou espcie que as mercadorias objeto de valorao. ( ) Na apurao do valor aduaneiro, presume-se a vinculao entre as partes na transao comercial quando, em razo de legislao do pas do vendedor ou da prtica de artifcio tendente a ocultar informaes, no for possvel conhecer ou confirmar a composio societria do vendedor, de seus responsveis ou dirigentes, ou no for possvel verificar a existncia, de fato, do vendedor. ( ) A base de clculo dos tributos e demais direitos incidentes ser determinada mediante arbitramento do preo da mercadoria quando houver fraude, sonegao ou conluio, quando no for possvel a apurao do preo efetivamente praticado na importao ou quando houver descumprimento de obrigao, se relativo aos documentos obrigatrios de instruo das declaraes aduaneiras, quando existir dvida sobre o preo efetivamente praticado. ( ) Para fins de determinao do valor dos bens que integram a bagagem, ser considerado o valor de sua aquisio, vista da fatura ou documento de efeito equivalente e na falta do valor dos bens, por inexistncia ou por inexatido da fatura ou documento de efeito equivalente, ser considerado o valor que, em carter geral, estabelecer a autoridade aduaneira. ( ) Na ocorrncia de dano casual ou de acidente, o valor aduaneiro da mercadoria ser reduzido proporcionalmente ao prejuzo, para efeito de clculo do imposto. ( ) Quando necessrio o arbitramento, ele ser realizado com base em um dos seguintes critrios, observada a ordem sequencial (I) preo de exportao para o Pas, de mercadoria idntica ou similar ou (II) preo no mercado internacional, apurado (a) em cotao de bolsa de mercadoria ou em
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

22

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

publicao especializada; (b) mediante mtodo substitutivo ao do valor de transao, observado ainda o princpio da razoabilidade; ou (c) mediante laudo expedido por entidade ou tcnico especializado. a) b) c) d) e) V, F, F, F, F, V V, V, F, F, F, V F, V, V, F, F, F F, F, V, V, V, F V, V, V, V, V, V

Resoluo: Todas as afirmaes so verdadeiras. 1) o mtodo 5. A previso est no Artigo 6, pargrafo 1 do AVA. 2) Isso muito bom para cair em prova, pois foi inventado pela nossa legislao interna (art. 85 do RA). No est no AVA. 3) Mais uma previso da nossa legislao, que no est no AVA. Como fala em arbitramento, pode confundir e vocs acharem que no cabe, mas est l no art. 86 do RA. 4) J comentado em questo anterior. Bagagem tem valorao especfica (art. 87 do RA). 5) Essa at j caiu em prova (art. 89 do RA). Ocorrendo dano casual ou acidente, reduz-se o VA proporcionalmente ao prejuzo. Certamente que no pode ser dano provocado pelo importador. 6) Conforme o pargrafo nico do art. 86, mesmo no caso do arbitramento institudo por nossa legislao, h critrios a serem observados, e uma ordem de preferncia a ser seguida, mas cuidado para no confundir com os mtodos e sequncia do AVA. Resposta correta letra e. 116) Com relao a valorao aduaneira do MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta. a) A base de clculo do Imposto de Importao ser o valor aduaneiro das mercadorias importadas, determinado conforme as normas do Acordo sobre a implementao do Artigo VII do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio 1994 (GATT), assim como as demais disposies relacionadas com o mesmo e procedentes do ordenamento jurdico do MERCOSUL. b) O valor aduaneiro das mercadorias importadas ser a base para a aplicao da Tarifa Externa Comum e se aplica a todas as mercadorias importadas pelos Estados Partes, introduzidas a qualquer ttulo no territrio aduaneiro do MERCOSUL. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 23

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) O MERCOSUL criou uma declarao do valor aduaneiro, que dever integrar a declarao do despacho aduaneiro, quando for o caso. d) No mbito do MERCOSUL sero includos no VA os gastos de transporte das mercadorias importadas at o porto ou lugar de importao e o custo do seguro das mercadorias, mas no os gastos com manuseio, carga e descarga. e) No integram o valor aduaneiro da mercadoria importada, sempre que se destaquem do preo efetivamente pago ou a pagar os gastos de construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica realizados aps a importao, relacionados com as mercadorias importadas, tais como uma instalao, maquinaria ou equipamento industrial, o custo do transporte aps a importao e os direitos e impostos aplicveis no pas de importao. Resoluo: A normatizao, em nvel regional, da valorao aduaneira, ocorre por meio da Deciso CMC 13/2007, e est vigente em todos os pases do bloco por ter sido concluda a internalizao por todos os membros em 2012. A internalizao no Brasil ocorreu por disposio do Decreto 6.870/2009. Assim: a) (Correta) o art. 1 da Norma. Basicamente, diz que o Mercosul recepcionou o AVA para valorar as mercadorias importadas e definir a base de clculo do II. b) (Correta) Artigos 2 e 3 da Norma. A TEC contm as alquotas do II. Cuidado para no confundir. O mecanismo de valorao do Mercosul se aplica a todas as importaes dos Estados Partes, no somente quelas que tenham origem em um pas membro. c) (Correta) Isso muito interessante para cair. Essa DVA (Declarao de Valor Aduaneiro), instituda pela Norma, deve integrar a declarao de despacho aduaneiro (a nossa DI), quando exigida. d) (Errada) Conforme o artigo 5 da Dec. CMC 13/2007, ao valor aduaneiro sero includos os seguintes elementos: i. ii. os gastos de transporte das mercadorias importadas at o porto ou lugar de importao; os gastos com carga, descarga e manuseio, ocasionados pelo transporte das mercadorias importadas at o porto ou lugar de importao; o custo do seguro das mercadorias.

iii.

Perceba que, em relao aos acrscimos a serem includos no valor aduaneiro, no h nenhuma novidade na norma do Mercosul, pois se reproduziram as disposies do AVA. e) (Correta) Conforme o artigo 7 da Norma:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

24

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

No integram o valor aduaneiro da mercadoria importada, sempre que se destaquem do preo efetivamente pago ou a pagar: i. os gastos de construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica realizados aps a importao, relacionados com as mercadorias importadas, tais como uma instalao, maquinaria ou equipamento industrial; o custo do transporte aps a importao; os direitos e impostos aplicveis no pas de importao.

ii. iii.

Da mesma forma que o AVA, em relao aos gastos de montagem realizados aps a importao, transporte interno e tributos internos, o Mercosul determina a sua no integrao ao VA, quando destacados do preo. Resposta correta letra d. 117) Avalie a correo das afirmaes abaixo com relao a valorao aduaneira do MERCOSUL. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra das mercadorias importadas sero considerados como parte do valor aduaneiro, quando estiverem destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias. ( ) Quando seja necessria a converso de valores expressos em moeda estrangeira, a taxa de cmbio aplicvel ser a taxa diria estabelecida pelo FMI, tomando-se a taxa vigente no fechamento do dia da numerao do despacho de importao. ( ) O controle do valor declarado da mercadoria importada ser sempre aleatrio. A seleo para o controle do valor declarado poder ser realizada no curso do despacho de importao, segundo critrios estabelecidos aleatoriamente pelas autoridades competentes dos Estados Partes. ( ) Os Estados Partes que efetuem controle do valor declarado no momento do despacho das mercadorias devero realizar exame preliminar ou anlise sumria do mesmo. Durante o exame preliminar devero ser adotadas as medidas que assegurem deciso definitiva acerca da valorao. ( ) Se no curso da determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas for necessrio retardar a determinao definitiva desse valor, o importador das mercadorias poder retir-las da Aduana desde que, quando exigido, recolha o valor dos gravames determinados pela autoridade aduaneira. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 25

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) As administraes aduaneiras no podero exigir a posteriori crditos surgidos como consequncia de fiscalizao em relao ao valor aduaneiro, se este for determinado durante o despacho. a) b) c) d) e) V, F, F, F, F, V F, F, F, F, F, F F, V, V, F, F, F F, F, V, V, V, F V, V, F, V, F, V

Resoluo: Todas as afirmativas esto incorretas. Vejamos: (F) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra das mercadorias importadas no sero considerados ... . O tratamento do Mercosul para os juros o mesmo do Brasil e da AVA, ou seja, no entram no VA, mas o financiamento deve ser concedido por escrito e a taxa de juros no pode exceder o nvel normalmente praticado para o tipo de transao (art. 8 da Dec. CMC 13/2007). (F) De acordo com o disposto no artigo 9 do Acordo de Valorao do GATT de 1994, quando seja necessria a converso de valores expressos em moeda estrangeira, a taxa de cmbio aplicvel ser a taxa diria estabelecida pelo banco central ou autoridade monetria central de cada Estado Parte, tomando-se a taxa vigente no fechamento do dia anterior ao da data da numerao do despacho de importao (art. 9 da Dec. CMC 13/2007) . (F) O controle do valor declarado da mercadoria importada poder ser seletivo e/ou aleatrio. A seleo para o controle do valor declarado poder ser realizada no curso do despacho de importao, segundo critrios estabelecidos pelas autoridades competentes dos Estados Partes (arts. 12 e 13 da Dec. CMC 13/2007). (F) Os Estados Partes que efetuem controle do valor declarado no momento do despacho das mercadorias podero realizar exame preliminar ou anlise sumria do mesmo. Durante o exame preliminar podero ser adotadas as medidas que assegurem os meios de prova necessrios para a correta determinao a posteriori do valor aduaneiro, tais como a retirada de amostras ou consultas periciais (art. 14 da Dec. CMC 13/2007). (F) Se no curso da determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas for necessrio retardar a determinao definitiva desse valor, o importador das mercadorias poder retir-las da Aduana se, quando exigido, preste garantia suficiente na forma de fiana, depsito ou outro meio apropriado que cubra o pagamento dos direitos e/ou impostos aduaneiros a que possam estar sujeitas as importaes para consumo (art. 16 da Dec CMC 13/2007).
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

26

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

(F) As administraes aduaneiras tero direito a exigir os crditos tributrios que surjam como consequncia da fiscalizao do valor aduaneiro, dentro dos prazos de prescrio previstos na legislao de cada Estado Parte (art. 21 da Dec CMC 13/2007). Resposta correta letra b. 118) Assinale a alternativa correta em relao as normas do MERCOSUL sobre valorao aduaneira. a) Quando tenha sido apresentada uma declarao do valor aduaneiro e a administrao aduaneira tenha motivos para duvidar da veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova dessa declarao, a administrao aduaneira poder determinar de ofcio o valor aduaneiro. b) A mercadoria importada que no for selecionada para o controle do valor declarado no curso do despacho aduaneiro dever ser submetida a controle de valor na forma e nos prazos previstos na legislao do pas exportador. c) Qualquer deciso sobre o valor aduaneiro da mercadoria importada poder ser revisada pela administrao aduaneira, de acordo com a legislao interna de cada Estado Parte. d) Uma vez aprovado no Mercosul o modelo comum de Declarao do Valor Aduaneiro (DVA), todos os Estados Parte devero exigir a sua apresentao no momento do registro da DI. e) A apresentao da Declarao do Valor Aduaneiro exime o importador de apresentar informao ou documentos adicionais para o controle do valor declarado da mercadoria. Resoluo: a) (Errada) Quando tenha sido apresentada uma declarao do valor aduaneiro e a administrao aduaneira tenha motivos para duvidar da veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova dessa declarao, a administrao aduaneira poder pedir ao importador que proporcione uma explicao complementar, assim como documentos, ou outras provas, de que o valor declarado representa a quantidade total efetivamente paga ou a pagar pelas mercadorias importadas, ajustada de acordo com as disposies do Artigo 8 do Acordo de Valorao do GATT de 1994. b) (Errada) A mercadoria importada que no for selecionada para o controle do valor declarado no curso do despacho aduaneiro poder ser submetida a controle de valor na forma e nos prazos previstos na legislao interna de cada Estado Parte. c) Correto (art. 21 da Dec CMC 13/2007).
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

27

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Errada) As administraes aduaneiras dos Estados Partes podero aprovar norma especfica para incorporar o modelo comum de Declarao do Valor Aduaneiro, sendo que cada Estado Parte poder determinar em que casos, ou em que momento dever-se- exigir a Declarao do Valor Aduaneiro, alm de decidir sobre a obrigatoriedade da incluso no despacho aduaneiro do mencionado documento (art. 23 da Dec. CMC 13/2007). e) (Errada) A apresentao da Declarao do Valor Aduaneiro no exclui a obrigatoriedade do importador apresentar informao ou documentos adicionais, necessrios para o controle do valor declarado da mercadoria (art. 24 da Dec. CMC 13/2007). Resposta correta letra c. 119) No mbito do MERCOSUL, a determinao do valor aduaneiro ficar sujeita ao que estabeleam as normas especficas comunitrias para os seguintes casos, exceto: a) mercadorias importadas por viajantes dentro do conceito de bagagem. b) mercadorias destinadas a misses diplomticas ou reparties consulares de carter permanente, e de seus integrantes. c) mercadorias destinadas a representaes de organismos internacionais de carter permanente de que o Estado Parte seja membro, e de seus funcionrios, peritos, tcnicos e consultores. d) mercadorias contidas em remessas postais internacionais encomendas areas, no sujeitas ao regime geral de importao. e) importaes desprovidas de carter importaes para o Ativo Imobilizado das empresas. Resoluo: Esses casos, por serem muito peculiares, e por conterem normas especficas que os regulam em carter geral, esto previstos no art. 25 da Dec. CMC 13/2007 para que a valorao seja tratada tambm nessas normas prprias. As alternativas a), b), c) e d) esto corretas. Na alternativa e) as importaes para o Ativo Imobilizado das empresas possuem carter comercial. A norma versa apenas importaes desprovidas de carter comercial. Ademais, j existem diversas normas especficas que tratam de diversos assuntos no Mercosul, como, por exemplo, a norma que trata sobre bagagem. Resposta correta letra e. comercial como e as

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

28

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

120) Assinale a alternativa correta com relao s normas do MERCOSUL sobre valor aduaneiro. a) Quando se trate de mercadorias submetidas a regime suspensivo, o valor aduaneiro ser determinado mediante a adoo das regras e dos procedimentos estabelecidos para esse fim pelos Estados Parte. b) At que seja aprovado o Cdigo Aduaneiro do MERCOSUL, o porto ou lugar de importao o ponto de introduo das mercadorias nos respectivos territrios aduaneiros dos Estados Partes do MERCOSUL. c) Para os casos no previstos nas normas do MERCOSUL, ser aplicvel a legislao vigente na ALADI, at que seja aprovada a correspondente norma MERCOSUL. d) Enquanto no sejam acordadas disposies especiais, a norma sobre valorao aduaneira do MERCOSUL se aplicar somente para as operaes comerciais realizadas entre os Estados Partes. e) A legislao dos Estados Partes sobre valorao aduaneira dever ser revogada em prazo no superior a 90 dias da vigncia da Norma comunitria. Resoluo: a) (Errada) Quando se trate de mercadorias submetidas a regime suspensivo, o valor aduaneiro ser determinado mediante a adoo das regras e dos procedimentos estabelecidos na norma do Mercosul, sem prejuzo da determinao do valor aduaneiro que se efetue em caso de eventual descumprimento do regime ou de seu despacho para consumo (art. 26 da Dec. CMC 13/2007). b) Resposta correta (art. 27 da Dec. CMC 13/2007). c) (Errada) Para os casos no previstos nas normas do MERCOSUL, ser aplicvel a legislao vigente em cada Estado Parte, at que seja aprovada a correspondente norma MERCOSUL (art. 28 da Dec. CMC 13/2007). d) (Errada) Enquanto no sejam acordadas disposies especiais, a norma sobre valorao aduaneira do MERCOSUL aplicar-se- tambm para as operaes comerciais realizadas entre os Estados Partes. e) (Errada) A legislao dos Estados Partes ser de aplicao suplementar, na medida em que no se oponha norma do Mercosul. Resposta correta letra b. 121) Sobre o Cdigo alternativa incorreta. Aduaneiro do MERCOSUL, assinale a

a) O Cdigo Aduaneiro do Mercosul (CAM) foi aprovado no Mercosul pela Deciso CMC 27/2010, mas ainda no foi internalizado por nenhum dos quatro membros do bloco.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

29

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) Trata-se de Norma Regional que institui a Legislao Aduaneira Aplicvel ao Mercosul, conforme necessidade de harmonizao das legislaes aduaneiras dos Estados-Parte de um mercado comum. c) Conforme o CAM, enclave a parte do territrio de um Estado no integrante do MERCOSUL na qual se permite a aplicao da legislao aduaneira do MERCOSUL, nos termos do acordo internacional que assim o estabelea. Exclave a parte do territrio de um Estado Parte do MERCOSUL na qual se permite a aplicao da legislao aduaneira de um terceiro Estado, nos termos do acordo internacional que assim o estabelea. d) O imposto de importao ad valorem ser determinado aplicando-se as alquotas previstas na Tarifa Externa Comum, estruturada com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL, sobre o valor aduaneiro da mercadoria, determinado em conformidade com as normas do Acordo Relativo Aplicao de Artigo VII do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio de 1994 (GATT). e) No valor aduaneiro da mercadoria sero includos os gastos de transporte da mercadoria importada no pas de importao. Resoluo: a) (Correta) O CAM somente entrar em vigor quando internalizado por todos os membros. b) (Correta) Um mercado comum deve ter sua legislao aduaneira harmonizada. E o Mercosul somente atingir esse ponto com a internalizao do CAM. c) (Correta) so definies interessantes, trazidas pelo art. 3 do CAM. d) (Correta) Isso est previsto no art. 163, pargrafo 1 do CAM, e no traz novidades para a legislao brasileira. A alquota do II aquela prevista na TEC, que ser aplicada sobre uma base de clculo que o valor aduaneiro, apurado conforme as normas do AVA-GATT. e) (Errada) Sobre o tema, o Cdigo Aduaneiro do Mercosul dispe no Artigo 164 que:
Artigo 164 - Elementos de valorao No valor aduaneiro da mercadoria sero includos os seguintes elementos: a) os gastos de transporte da mercadoria importada at o local de sua entrada no territrio aduaneiro; b) os gastos de carga, descarga e manuseio, relativos ao transporte da mercadoria importada at o local de sua entrada no territrio aduaneiro; e c) o custo do seguro da mercadoria.

Reparem. O frete (custo de transporte) que entra no VA, assim como previsto no AVA e determinado na legislao brasileira, o frete at o local de entrada no Pas, ou seja, o frete internacional. O frete no pas de importao (interno) no entra no VA. Resposta correta letra e.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

30

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

PROCEDIMENTOS GERAIS programas AFRFB e ATRFB)

DE

IMPORTAO

(Ponto

dos

122) Em relao ao despacho aduaneiro de importao, assinale a opo correta. a) Despacho de importao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao mercadoria importada, aos documentos apresentados e legislao especfica. b) O despacho de importao poder ser efetuado em porto seco. c) Em todo despacho, a cada conhecimento de carga s poder ser associada uma nica declarao de importao. d) Equipara-se fatura comercial, para todos os efeitos, o conhecimento de transporte terrestre, desde que nele constem as indicaes de quantidade, espcie e valor das mercadorias que lhe correspondam. e) A conferncia aduaneira na importao tem por finalidade identificar a correo das informaes relativas ao importador, classificao fiscal das mercadorias, aos preos de transferncia, e ao valor aduaneiro. Resoluo: a) (Errada) Despacho de importao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo importador em relao mercadoria importada, aos documentos apresentados e legislao especfica (art. 542 do RA). b) (Correta) O despacho de importao poder ser efetuado em zona primria ou zona secundria, e porto seco fica em zona secundria (art. 544 do RA). c) (Errada) A cada conhecimento de carga dever corresponder uma nica declarao de importao, salvo excees estabelecidas pela RFB (art. 555). d) (Errada) Equipara-se fatura comercial, para todos os efeitos, o conhecimento de carga areo, desde que nele constem as indicaes de quantidade, espcie e valor das mercadorias que lhe correspondam (art. 560). e) (Errada) A conferncia aduaneira na importao tem por finalidade identificar o importador, verificar a mercadoria e a correo das informaes relativas a sua natureza, classificao fiscal, quantificao e valor, e confirmar o cumprimento de todas as obrigaes, fiscais e outras, exigveis em razo da importao (art. 564). OBS: Preos de Transferncia no so (necessariamente) verificados no despacho. A Receita utiliza esse termo para controlar as operaes comerciais ou financeiras realizadas entre partes relacionadas (matriz e filial), sediadas
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

31

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

em diferentes jurisdies tributrias, ou quando uma das partes est sediada em paraso fiscal, j que, nesses casos, esse preo pode ser artificialmente estipulado, com vistas e reduzir o imposto sobre a renda das empresas onde a carga tributria for mais elevada. Vocs devem ver isso na matria Legislao Tributria. Resposta letra b. 123) Analise as alternativas a seguir em relao ao despacho de importao e assinale a letra que contenha a opo correta. a) Toda mercadoria procedente do exterior, importada a ttulo definitivo, desde que sujeita ao pagamento do imposto de importao, dever ser submetida a despacho de importao, que ser realizado com base em declarao apresentada unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria. b) Submetem-se a despacho de importao inclusive as mercadorias reimportadas, desde que oriundas do mesmo pas para o qual foram enviadas. c) No sero submetidas ao despacho de importao as mercadorias enviadas em consignao e no vendida no prazo autorizado. d) A mercadoria devolvida por motivo de defeito tcnico para reparo ou para substituio no se submete a despacho de importao. e) Submetem-se a despacho de importao as mercadorias devolvidas por motivo de modificaes na sistemtica de importao por parte do pas importador. Resoluo: O Art. 543 do Regulamento Aduaneiro RA dispe:
Art. 543. Toda mercadoria procedente do exterior, importada a ttulo definitivo ou no, sujeita ou no ao pagamento do imposto de importao, dever ser submetida a despacho de importao, que ser realizado com base em declarao apresentada unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria (Decreto-Lei no 37, de 1966, art. 44, com a redao dada pelo Decreto-Lei no 2.472, de 1988, art. 2o). Pargrafo nico. O disposto no caput aplica-se inclusive s mercadorias reimportadas e s referidas nos incisos I a V do art. 70.

Com relao ao citado Art. 70, tambm do RA, o mesmo dispe:


Art. 70. Considera-se estrangeira, para fins de incidncia do imposto, a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada, que retorne ao Pas, salvo se (Decreto-Lei no 37, de 1966, art. 1o, 1o, com a redao dada pelo Decreto-Lei no 2.472, de 1988, art. 1o): I - enviada em consignao e no vendida no prazo autorizado; II - devolvida por motivo de defeito tcnico, para reparo ou para substituio; III - por motivo de modificaes na sistemtica de importao por parte do pas importador; IV - por motivo de guerra ou de calamidade pblica; ou

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

32

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

V - por outros fatores alheios vontade do exportador. Pargrafo nico. Sero ainda considerados estrangeiros, para os fins previstos no caput, os equipamentos, as mquinas, os veculos, os aparelhos e os instrumentos, bem como as partes, as peas, os acessrios e os componentes, de fabricao nacional, adquiridos no mercado interno pelas empresas nacionais de engenharia, e exportados para a execuo de obras contratadas no exterior, na hiptese de retornarem ao Pas (DecretoLei no 1.418, de 3 de setembro de 1975, art. 2o, caput e 2o).

a) (Errada) Mesmo as mercadorias no sujeitas ao pagamento do II devem ser submetidas a despacho de importao (art. 543). b) (Errada) As mercadorias reimportadas tambm esto sujeitas a despacho, qualquer que seja a procedncia (art. 543, pargrafo nico). As letras c), d) e e) referem-se a mercadorias que tenham sido exportadas e retornem ao Pas por fatores alheios vontade do exportador (art. 70 do RA). Todas devem ser submetidas a despacho de importao quando voltarem ao Pas. Por isso as letras d) e c) esto erradas e a letra E a resposta. Resposta letra e. 124) Sobre o despacho aduaneiro de importao, analise as assertivas em verdadeira (V) ou falsas (F) e assinale a opo que contenha a sequencia correta. I - O despacho de importao de urna funerria ser realizado em carter prioritrio e mediante rito sumrio, logo aps a sua descarga, com base no respectivo conhecimento de carga ou em documento de efeito equivalente. II - O desembarao aduaneiro da urna funerria ser efetuado independentemente da manifestao da autoridade sanitria competente. III - As declaraes do importador subsistem para quaisquer efeitos fiscais, ainda que o despacho de importao seja interrompido e a mercadoria abandonada. IV - O conhecimento de carga original, ou documento de efeito equivalente, constitui prova de posse ou de propriedade da mercadoria. V Conforme normas da Secretaria da Receita Federal do Brasil a declarao de importao no poder ser registrada sem a apresentao do conhecimento de carga original. a) F, F, V, V, V b) V, F, F, V, V c) V, F, V, V, F d) F, V, F, F, F e) V, V, F, V, V Resoluo:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

33

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

As assertivas I (art. 548), III (art. 549) e IV (art. 554) esto corretas. II - (Errada) - O desembarao aduaneiro da urna somente ser efetuado aps a manifestao da autoridade sanitria competente (art. 548, pargrafo nico). V - (Errada) - A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder dispor sobre hipteses de no-exigncia do conhecimento de carga para instruo da declarao de importao (art. 554, pargrafo nico). Resposta letra c. 125) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - Tem-se por iniciado o despacho de importao na data do registro da licena de importao no Siscomex. II - O registro da declarao de importao consiste em sua numerao pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio do SISCOMEX. III O despacho de importao pode ser realizado com ou sem registro no Siscomex. IV - A importao de mercadoria est sujeita a licenciamento (que em regra dispensado), por meio do SISCOMEX. A manifestao de outros rgos, a cujo controle a mercadoria importada estiver sujeita, tambm ocorrer por meio do SISCOMEX, exceto quando o despacho de importao seja realizado sem registro de declarao no SISCOMEX, ocasio em que tal manifestao ocorrer em campo especfico da declarao ou em documento prprio. a) F, V, V, V b) F, V, F, V c) V, F, F, V d) F, F, V, F e) V, V, F, F Resoluo: a) (Errada) O despacho se inicia com o registro da DI (art. 545). b) (Correta) Art. 545, 1 - mas lembrem-se de que possvel o despacho sem registro no Siscomex. c) (Correta) Art. 545, 2 - Lembrem-se dos casos de DSI papel, e outras declaraes fora do Siscomex.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

34

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Correta) A regra que a anuncia seja deferida no Siscomex, por meio do licenciamento. Mas se o despacho for realizado fora do Siscomex? A a manifestao do rgo anuente dada em separado (art. 550 e pargrafos). Resposta letra a. 126) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - Os requisitos formais e intrnsecos, a transmissibilidade e outros aspectos atinentes aos conhecimentos de carga devem regular-se pelos dispositivos da legislao penal e civil, sem prejuzo da aplicao das normas tributrias quanto aos respectivos efeitos fiscais. II - No caso de mercadoria que goze de tratamento tributrio favorecido em razo de sua procedncia, a comprovao desta ser feita sempre pela fatura comercial ou pelo conhecimento de carga. III O pas de origem da mercadoria informao obrigatria na fatura comercial, como tal entendido aquele onde houver sido produzida ou onde houver ocorrido a ltima transformao substancial. IV - O despacho de importao dever ser iniciado em at quarenta e cinco dias aps esgotar-se o prazo de permanncia da mercadoria em recinto alfandegado de zona primria. V - A mala diplomtica ou mala consular dever conter sinais exteriores visveis que indiquem seu carter e ser entregue a pessoa formalmente credenciada pela aduana. a) F, F, V, V, F b) V, V, F, V, V c) V, F, V, F, V d) F, F, V, F, F e) F, V, F, V, V Resoluo: I (Errada) O Art. 556, do RA dispe: intrnsecos, a transmissibilidade e outros conhecimentos de carga devem regular-se pelos comercial e civil, sem prejuzo da aplicao das aos respectivos efeitos fiscais. Os requisitos formais e aspectos atinentes aos dispositivos da legislao normas tributrias quanto

II (errado) Conforme disposio do Art. 563, do RA, No caso de mercadoria que goze de tratamento tributrio favorecido em razo de sua origem, a comprovao desta ser feita por qualquer meio julgado idneo, em conformidade com o estabelecido no correspondente acordo internacional. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 35

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

III (correto). Art. 557, VIII do RA. Cuidado para no confundir pases de origem, de aquisio e de procedncia. IV (errado) O inciso I do Art. 546, do RA, dispe: O despacho de importao dever ser iniciado em at quarenta e cinco dias aps esgotarse o prazo de permanncia da mercadoria em recinto alfandegado de zona secundria. V (errado) Conforme o 1 do Art. 547, do RA. A mala diplomtica ou mala consular dever conter sinais exteriores visveis que indiquem seu carter e ser entregue a pessoa formalmente credenciada pela Misso Diplomtica. o correio diplomtico. Resposta letra d. 127) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - A declarao de importao dever conter a identificao do importador, incluindo os scios da respectiva empresa. II - A retificao da declarao de importao, mediante alterao das informaes prestadas, ou incluso de outras, ser feita sempre o importador, para anlise posterior da autoridade aduaneira. III A fatura comercial no poder conter emendas, ressalvas ou escritos nas entrelinhas. IV - A conferncia aduaneira na importao tem por finalidade identificar o importador, verificar a mercadoria e a correo das informaes relativas a sua natureza, classificao fiscal, quantificao e valor, e confirmar o cumprimento de todas as obrigaes, fiscais e outras, exigveis em razo da importao. V Os gneros alimentcios que tenham sofrido avaria, constatada aps o incio do despacho, e que tenham sido considerados nocivos sade humana pelos rgos competentes, devem ter seu valor proporcionalmente reduzido para efeito de despacho aduaneiro de importao. a) F, V, F, V, F b) V, F, V, F, V c) F, F, F, V, F d) V, V, F, V, V e) F, V, V, V, F

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

36

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Resoluo: I (falso) - A declarao de importao dever conter a identificao do importador, da mercadoria, a classificao, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria (art. 551, 1 do RA e art. 4 da IN/SRF 680/2006). Outros elementos so definidos pela IN/SRF 680/2006, mas no consta como informao obrigatria na declarao a identificao dos scios da empresa importadora. II (falso) - A retificao da declarao de importao, mediante alterao das informaes prestadas, ou incluso de outras, ser feita pelo importador ou pela autoridade aduaneira, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (art. 552). III (falso) - As emendas, ressalvas ou entrelinhas feitas na fatura comercial devero ser autenticadas pelo exportador (art. 557, pargrafo nico). Portanto esto previstas. IV (correta) art. 564. V (falso) - No sero desembaraados gneros alimentcios ou outras mercadorias que, em consequncia de avaria, constatada aps o incio do despacho aduaneiro, venham a ser considerados, pelos rgos competentes, nocivos sade pblica, devendo ser, obrigatoriamente, destrudos ou inutilizados (art. 574). Resposta letra c. 128) A fatura comercial dever conter as seguintes indicaes, exceto. a) nome e endereo, completos, do exportador. b) especificao das mercadorias em portugus ou em idioma oficial do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio, ou, se em outro idioma, acompanhada de traduo em lngua portuguesa, a critrio da autoridade aduaneira, contendo as denominaes prprias e comerciais, com a indicao dos elementos indispensveis a sua perfeita identificao. c) pas de aquisio, assim considerado aquele do qual a mercadoria foi adquirida para ser exportada para o Brasil, independentemente do pas de origem da mercadoria ou de seus insumos. d) o custo de transporte da mercadoria importada at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. e) identificao do veculo transportador da mercadoria. Resoluo: As alternativas a), b), c) e d) esto corretas, conforme o art. 557 do RA, e art. 77, I.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

37

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

O disposto na alternativa e) refere-se a uma informao que deve constar no conhecimento de carga (veculo transportador), e no na fatura comercial. Resposta letra e. 129) Assinale a alternativa incorreta em relao ao despacho de importao. a) A declarao de importao o documento base do despacho de importao, sendo que a Secretaria da Receita Federal do Brasil poder exigir informaes destinadas a estatsticas de comrcio exterior e estabelecer diferentes tipos de apresentao da declarao de importao, apropriados natureza dos despachos, ou a situaes especficas em relao mercadoria ou a seu tratamento tributrio. b) A fatura comercial dever conter, entre outras informaes, a indicao do preo unitrio e total de cada espcie de mercadoria e, se houver, o montante e a natureza das redues e dos descontos concedidos. c) O despacho de importao dever ser iniciado em at noventa dias da descarga, se a mercadoria estiver em recinto alfandegado de zona primria. d) Est dispensada de despacho de importao a entrada, no Pas, de mala diplomtica e mala consular, independentemente de seu contedo, desde que entregue a pessoa formalmente credenciada pela Misso Diplomtica. e) O despacho de importao dever ser iniciado em at noventa dias, contados do recebimento do aviso de chegada da remessa postal. Resoluo: a) (Correta) art. 551. A RFB estabeleceu diferentes tipos de declarao, tais como: DI e DSI no Siscomex; DSI papel; Declarao para a Aduana. b) (Correta) conforme art. 557, XI. c) (Correta) um dos prazos previstos no art. 546, para que a carga no seja considerada abandonada. d) (Errada) Conforme a Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas, est dispensada de despacho de importao a entrada, no Pas, de mala diplomtica e mala consular, assim considerada a que contenha tosomente documentos diplomticos e objetos destinados a uso oficial (art. 547). e) (Correta) Idem letra C. Resposta letra d. 130) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

38

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) - A fatura comercial ser instruda com a via original do conhecimento de carga ou documento de efeito equivalente. ( ) - A declarao de importao ser instruda com a via original da fatura comercial, assinada pelo exportador. ( ) - A declarao de importao ser instruda com o comprovante de pagamento das mercadorias. ( ) - A fatura comercial dever conter o nome e endereo, completos, do importador e, se for caso, do adquirente ou do encomendante predeterminado. ( ) - A fatura comercial dever conter o pas de procedncia, como tal entendido aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a ltima transformao substancial. a) F, V, F, V, F b) V, V, V, F, F c) F, F, F, V, F d) F, V, F, V, V e) V, F, V, F, V Resoluo: A declarao de importao ser instruda com a via original do conhecimento de carga ou documento de efeito equivalente; com a via original da fatura comercial, assinada pelo exportador; com o comprovante de pagamento dos tributos, se exigvel (e no comprovante de pagamento das mercadorias); entre outros documentos. A fatura comercial dever conter o nome e endereo, completos, do importador e, se for caso, do adquirente ou do encomendante predeterminado; o pas de origem, como tal entendido aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a ltima transformao substancial; entre outros documentos. (artigos 553 e 557). Resposta letra a. 131) Acerca dos procedimentos gerais para importao, e do sistema de controle do fluxo das importaes, assinale a alternativa incorreta. a) O Siscomex o sistema que concentra os registros de dados relativos s importaes brasileiras, eliminando a coexistncia de controles paralelos ao adotar fluxo nico de informaes pela via eletrnica. Seus rgos gestores, RFB, BACEN e Camex, controlam os mdulos e as melhorias implementadas no mesmo. b) Na importao por conta e ordem, a operao cambial pode ser efetivada pelo importador ou pelo adquirente. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 39

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) Em uma importao por encomenda, a mercadoria importada revendida pelo importador ao encomendante pr-determinado. d) Nas modalidades de importao por conta e ordem ou por encomenda, importador e adquirente, no caso de conta e ordem, e importador e encomendante, no caso de importao por encomenda, devem estar previamente habilitados no Siscomex para realizao das referidas operaes. e) dispensado de habilitao no Siscomex o depositrio, quando atue em sua atividade-fim no comrcio exterior. Resoluo: a) (Errada) Camex no rgo gestor do Siscomex. RFB, Bacen e Secex so os rgos gestores. b) (Correta) Na importao por encomenda, a operao cambial deve ser realizada por conta do importador, mas na operao por conta e ordem pode ser o importador ou o adquirente. c) (Correta) Esse o princpio da importao por encomenda. A operao de importao deve ser efetuada com recursos do importador, que compra a mercadoria do exterior e depois a revende ao encomendante. d) (Correto) A habilitao pr-requisito para atuao no comrcio exterior pelo Siscomex, incluindo encomendante e adquirente. e) (Correto) A IN/SRF 650/2006 prev alguns casos de dispensa de habilitao no Siscomex, como por exemplo, o depositrio, o agente martimo, a empresa de transporte expresso internacional, a ECT (Correios), o transportador, o consolidador e o desconsolidador de carga, quando atuem em suas atividades-fim. Resposta letra a. 132) A fatura comercial dever conter as seguintes indicaes, exceto: a) marca, numerao e, se houver, nmero de referncia dos volumes; b) peso bruto dos volumes, entendendo-se, como tal, o da mercadoria com todos os seus recipientes, embalagens e demais envoltrios; c) peso lquido, assim considerado o da mercadoria livre de todo e qualquer envoltrio; d) pas de origem, assim considerado aquele onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisio; e) condies e moeda de pagamento e termo da condio de venda. Resoluo: Os requisitos da fatura esto no art. 557. O que est errado a definio do pas de origem.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

40

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Pas de procedncia considerado aquele onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisio. Pas de origem aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a ltima transformao substancial. A distino entre pas de origem e pas de procedncia pode ser muito importante para a aplicao de certas regras no despacho. Resposta letra d. 133) Acerca de fatura comercial na instruo do despacho de importao, assinale a alternativa incorreta. a) Poder ser estabelecida, por ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil, vista de solicitao da Cmara de Comrcio Exterior, a exigncia de visto consular em fatura comercial. b) O visto consular, quando normatizado, poder ser substitudo por declarao de rgo pblico ou de entidade representativa de exportadores, no pas de procedncia ou na comunidade econmica a que pertencerem. c) A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder dispor sobre casos de no exigncia da fatura comercial. d) Poder ser dispensada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil a apresentao da fatura comercial para fins de desembarao aduaneiro, hiptese em que dever o importador conservar o documento em seu poder, pelo prazo decadencial, disposio da fiscalizao aduaneira. e) No caso de mercadoria importada com amparo de reduo tributria decorrente de acordo comercial, o visto consular emitido pelo pas de origem ser obrigatrio. Resoluo: Os artigos 561 e 562, do RA disciplinam o assunto do seguinte modo:
Art. 561. Poder ser estabelecida, por ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil, vista de solicitao da Cmara de Comrcio Exterior, a exigncia de visto consular em fatura comercial. Pargrafo nico. O visto a que se refere o caput poder ser substitudo por declarao de rgo pblico ou de entidade representativa de exportadores, no pas de procedncia ou na comunidade econmica a que pertencerem. Art. 562. A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder dispor, em relao fatura comercial, sobre: I - casos de no-exigncia; II - casos de dispensa de sua apresentao para fins de desembarao aduaneiro, hiptese em que dever o importador conservar o documento em seu poder, pelo prazo decadencial, disposio da fiscalizao aduaneira; III - quantidade de vias em que dever ser emitida e sua destinao;

e 41

...
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Portanto as alternativas a), b), c) e d) esto corretas. Na letra E eu inventei. No existe essa obrigatoriedade. Resposta letra e. 134) Sobre a conferncia aduaneira na importao, assinale a alternativa correta. a) A Secretaria de Comrcio Exterior estabelecer termos e condies para a realizao da conferncia aduaneira em recinto no-alfandegado de zona secundria. b) A conferncia aduaneira, quando realizada em recinto alfandegado, dispensa a presena do depositrio. c) A conferncia aduaneira, quando realizada na zona secundria, poder ser feita no estabelecimento do importador em ato de fiscalizao. d) A conferncia aduaneira, quando realizada na zona primria, poder ser feita no estabelecimento do importador como complementao da iniciada na zona secundria. e) A conferncia aduaneira somente poder ser realizada nos portos, aeroportos, pontos de fronteira alfandegados ou portos secos. Resoluo: O assunto est disciplinado pelo artigo 565 do RA do seguinte modo:
Art. 565. A conferncia aduaneira poder ser realizada na zona primria ou na zona secundria. 1 A conferncia aduaneira, quando realizada na zona secundria, poder ser feita: I - em recintos alfandegados; II - no estabelecimento do importador: a) em ato de fiscalizao; ou b) como complementao da iniciada na zona primria; ou III - excepcionalmente, em outros locais, mediante prvia anuncia da autoridade aduaneira. 2 A Secretaria da Receita Federal do Brasil estabelecer termos e condies para a realizao da conferncia aduaneira em recinto no-alfandegado de zona secundria, na forma do inciso III do 1.

a) (Errada) a RFB quem estabelecer os requisitos, e no a Secex. b) (Errada) Em recinto alfandegado, a presena do importador dispensvel para acompanhar a verificao, mas a presena do depositrio obrigatria (art. 566, 1). c) (Correta) Conforme o artigo 565 acima. d) (Errada) A no faz sentido. Se a conferncia em zona primria, no no estabelecimento do importador.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

42

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

e) (Errada) Vimos que h previso de conferncia no estabelecimento do importador. Resposta letra c. 135) Acerca da verificao da mercadoria, avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) A verificao da mercadoria, no curso da conferncia aduaneira ou em qualquer outra ocasio, ser realizada por AFRFB ou, por outro servidor da Receita Federal do Brasil, que supervisionar o AFRFB, na presena do viajante, do importador ou de seus representantes. ( ) Na hiptese de mercadoria depositada em recinto alfandegado, a verificao poder ser realizada na presena do depositrio ou de seus prepostos, dispensada a exigncia da presena do importador. ( ) A verificao de bagagem ou de outra mercadoria que esteja sob a responsabilidade do transportador poder ser realizada pela aduana, independentemente da presena deste ou de seus prepostos. ( ) A bagagem dos integrantes de misses diplomticas e de reparties consulares de carter permanente no est sujeita a verificao, salvo se existirem fundadas razes para se supor que contenha bens destinados a consumo do viajante. ( ) A verificao da bagagem dos integrantes de misses diplomticas e de reparties consulares de carter permanente, conforme previsto na Convenes de Viena sobre Relaes Diplomticas e Consulares, esto proibidas. a) F, V, F, F, F b) V, V, F, V, F c) F, F, V, F, V d) V, F, V, V, V e) V, V, F, F, F Resoluo: O assunto est regulamentado pelos artigos 566 e 567 do Regulamento Aduaneiro, conforme segue:
Art. 566. A verificao da mercadoria, no curso da conferncia aduaneira ou em qualquer outra ocasio, ser realizada por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, ou sob a sua superviso, por servidor integrante da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil, na presena do viajante, do importador ou de seus representantes.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

43

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

1 Na hiptese de mercadoria depositada em recinto alfandegado, a verificao poder ser realizada na presena do depositrio ou de seus prepostos, dispensada a exigncia da presena do importador. 2o A verificao de bagagem ou de outra mercadoria que esteja sob a responsabilidade do transportador poder ser realizada na presena deste ou de seus prepostos, dispensada a exigncia da presena do viajante ou do importador. 3 Nas hipteses dos 1o e 2o, o depositrio e o transportador, ou seus prepostos, representam o viajante ou o importador, para efeitos de identificao, quantificao e descrio da mercadoria verificada. Art. 567. A bagagem dos integrantes de misses diplomticas e de reparties consulares de carter permanente no est sujeita a verificao, salvo se existirem fundadas razes para se supor que contenha bens (Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas, Artigo 36, pargrafo 2, promulgada pelo Decreto no 56.435, de 1965, e Conveno de Viena sobre Relaes Consulares, Artigo 50, pargrafo 3, promulgada pelo Decreto no 61.078, de 1967): I - destinados a uso diverso do previsto nas respectivas Convenes de Viena sobre Relaes Diplomticas e Consulares; ou II - de importao proibida. Pargrafo nico. A verificao da bagagem, havendo as fundadas razes a que se refere o caput, dever ser realizada na presena do interessado ou de seu representante formalmente autorizado.

1) (Falsa) se a verificao for realizada por outro servidor, o AFRFB o supervisionar. 2) (Verdadeira) a mercadoria depositada em recinto alfandegado est sob custdia de um fiel depositrio, por isso a legislao dispensa a presena do importador em verificao realizada nesse local (art. 566, 1). 3) (Falsa) A dispensa da presena do importador ou do viajante, se for bagagem, mas o transportador, nesse caso, tem que estar presente (art. 566, 1). 4) (Falsa) Ora, a bagagem do diplomata no pode conter bens para seu consumo? O que no pode conter bens de importao proibida, por exemplo. A nesse caso, teria que fazer uma verificao para apurar. 5) (Falsa) A verificao no est terminantemente proibida. Se houver indcios de importao de mercadoria proibida, por exemplo, a bagagem do diplomata deve ser verificada. Resposta letra a. 136) Em relao quantificao ou identificao da mercadoria no despacho de importao, assinale a alternativa incorreta. a) A fiscalizao poder solicitar percia, e indicar um perito de uma empresa privada, desde que previamente credenciado pela RFB. b) A percia para identificao e quantificao de mercadoria importada ou a exportar, bem como a avaliao de equipamentos de segurana e sistemas
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

44

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

informatizados, e a emisso de laudos periciais sobre o estado e o valor residual de bens pode ser proporcionada por rgos ou entidades da administrao pblica. c) Alm da percia, podero ser utilizados para auxiliar a identificao e quantificao de mercadoria submetida a despacho de importao o termo de verificao lavrado pela autoridade aduaneira do Pas exportador. d) A Secretaria de Comrcio Exterior expedir ato normativo em que estabelecer o responsvel, o valor e a forma de retribuio pelos servios prestados. e) Os registros de imagens das mercadorias obtidas por cmeras somente podero ser utilizados como subsdio verificao quando solicitados pelo importador. Resoluo: A identificao e a quantificao das mercadorias nem sempre fcil de ser realizada em face das particularidades das mercadorias. Neste caso, podese recorrer aos peritos. Sobre a percia dispe o Art. 569 e 813 do RA:
Art. 569. Na quantificao ou identificao da mercadoria, a fiscalizao aduaneira poder solicitar percia, observado o disposto no art. 813 e na legislao especfica . Art. 813. A percia para identificao e quantificao de mercadoria importada ou a exportar, bem como a avaliao de equipamentos de segurana e sistemas informatizados, e a emisso de laudos periciais sobre o estado e o valor residual de bens, ser proporcionada: I - pelos laboratrios da Secretaria da Receita Federal do Brasil; II - por rgos ou entidades da administrao pblica; ou III - por entidades privadas e tcnicos, especializados, previamente credenciados. Pargrafo nico. A Secretaria da Receita Federal do Brasil expedir ato normativo em que: I - regular o processo de credenciamento dos rgos, das entidades e dos tcnicos a que se referem os incisos II e III do caput; e II - estabelecer o responsvel, o valor e a forma de retribuio pelos servios prestados.

a) (Correta) art. 813, III. b) (Correta) art. 813, II. c) (Correta) Conforme o art. 29, 3, I da IN/SRF 680/2006, para auxiliar a verificao fsica poder ser utilizado, entre outros, o relatrio ou termo de verificao lavrado pela autoridade aduaneira do Pas exportador. d) (Errada) o responsvel, o valor e a forma de retribuio pelos servios de percia prestados sero estabelecidos pela RFB (art. 813, pargrafo nico, II).

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

45

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

e) (Errada) o AFRFB responsvel pelo despacho que decide os elementos que utilizar como subsdio para identificar ou quantificar as mercadorias. Resposta letra d. 137) Durante a conferncia aduaneira na importao podem ocorrer situaes que impedem o prosseguimento do despacho, quando este ter de ser interrompido mediante registro da exigncia correspondente, pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil responsvel pelo despacho. Acerca desse assunto assinale a alternativa incorreta. a) Um despacho de importao de mercadoria sujeita a anuncia do VIGIAGRO, instrudo sem a devida manifestao do rgo, deve ser interrompido pelo AFRFB para que a pendncia seja sanada. b) Na hiptese de a exigncia referir-se a crdito tributrio, o importador poder efetuar o pagamento correspondente, independentemente de processo. c) Quando exigvel o depsito ou o pagamento de quaisquer nus financeiros ou cambiais ou o cumprimento de obrigaes semelhantes, o despacho ser interrompido at a satisfao da exigncia. d) Havendo manifestao de inconformidade, por parte do importador, em relao exigncia de crdito tributrio, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil dever efetuar o respectivo lanamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de maro de 1972, e prosseguir no despacho. e) Caracterizam a interrupo do curso do despacho, entre outras ocorrncias o no-comparecimento do importador para assistir verificao da mercadoria, quando sua presena for obrigatria. Resoluo: a) (Correta) Caracterizam a interrupo do curso do despacho, entre outras ocorrncias a no apresentao de documentos exigidos pela autoridade aduaneira, desde que indispensveis ao prosseguimento do despacho (art. 570, 1, I). b) (Correta) Se o fiscal exigir e o importador pagar o crdito, no h necessidade de processo (art. 570, 2). c) (Correta) literal do (art. 570, 4). d) (Errada) O 3 do Art. 570 determina que o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil dever efetuar o respectivo lanamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de maro de 1972, que trata do Processo Administrativo Fiscal PAF, mas o despacho continuar interrompido at deciso em contrrio. Isto torna a letra d) incorreta. e) (Correta) (art. 570, 1, II).
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

46

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Resposta letra d. 138) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Desembarao aduaneiro na importao o ato da entrega da mercadoria ao importador. ( ) Quando se tratar de mercadoria sujeita a controle especial, a depsito ou a pagamento de qualquer nus financeiro ou cambial, o desembarao aduaneiro depender do prvio cumprimento dessas exigncias. ( ) A autoridade aduaneira poder cancelar declarao de importao j registrada, de ofcio ou a pedido do importador, desde que a conferncia aduaneira no tenha sido iniciada. a) V, V, F b) F, V, F c) F, F, V d) F, F, F e) V, F, V Resoluo: 1) Falsa - Desembarao aduaneiro na importao o ato pelo qual registrada a concluso da conferncia aduaneira. Desembarao e entrega so atos distintos. O desembarao o ato final do despacho de importao. A entrega posterior ao desembarao, portanto posterior ao despacho. Aps o desembarao, ser autorizada a entrega da mercadoria ao importador, mediante a comprovao do pagamento do ICMS, salvo disposio em contrrio (art. 576). 2) Verdadeira havendo pendncia para desembarao, o despacho deve ser interrompido para que a exigncia seja cumprida (art. 572). 3) Falsa - A autoridade aduaneira poder cancelar declarao de importao j registrada, de ofcio ou a pedido do importador, observadas as condies estabelecidas em ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil. As incorrees no registro, quando sanveis, devem ser retificadas. O cancelamento da declarao no exime o importador da responsabilidade por eventuais infraes (art. 577). No h esse impedimento para cancelar DI cuja conferncia j tenha sido iniciada, nem mesmo no art. 63 da IN/SRF 680/2006. Resposta letra b.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

47

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

139) Em relao ao desembarao aduaneiro e entrega da mercadoria ao importador, aassinale a alternativa incorreta. a) O eventual desembarao de mercadoria objeto de apreenso anulada por deciso judicial no transitada em julgado depender, sempre, da prestao prvia de garantia, na forma de depsito ou fiana idnea, do valor das multas e das despesas de regularizao cambial emitidas pela autoridade aduaneira, alm do pagamento dos tributos devidos. b) Se houver uma exigncia de crdito durante o despacho, a mercadoria no ser desembaraada enquanto no resolvida essa pendncia, que pode se dar mediante pagamento ou prestao de garantia, nas hipteses autorizadas pelo Ministro da Fazenda. c) condio para o desembarao de mercadoria transportada pela via aquaviria a informao do pagamento do AFRMM, ou de sua iseno, pelo Ministrio dos Transportes. d) A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder, em ato normativo, autorizar a entrega da mercadoria antes de iniciado o despacho. e) O desembarao aduaneiro somente efetivado, no Siscomex, aps a informao da entrega da carga ao importador, pelo depositrio. Resoluo: a) (Correta) art. 573. b) (Correta) No ser desembaraada a mercadoria cuja exigncia de crdito tributrio no curso da conferncia aduaneira esteja pendente de atendimento, salvo nas hipteses autorizadas pelo Ministro de Estado da Fazenda, mediante a prestao de garantia (art. 571, 1). c) (Correta) O desembarao aduaneiro fica condicionado ainda informao do pagamento do adicional ao frete para renovao da marinha mercante, ou de sua iseno, pelo Ministrio dos Transportes, mesmo na hiptese de entrega de mercadoria antes do desembarao aduaneiro (art. 575). d) (Correta) A IN/SRF 680/2006 prev, no art. 47, casos de entrega da mercadoria antes de totalmente realizada a conferncia aduaneira (entrega antecipada). e) (Errada) O desembarao aduaneiro que autoriza a entrega da mercadoria (art. 576). Resposta letra e. 140) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

48

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) O ICMS, por ser imposto estadual, no exigido na importao para que a mercadoria seja entregue ao importador. ( ) Se a mercadoria for entregue antes do desembarao, a comprovao do pagamento do ICMS pode ocorrer aps o desembarao. ( ) A comprovao do pagamento do ICMS, para viabilizar a entrega da mercadoria, poder ser efetuada eletronicamente. ( ) A RFB poder autorizar a adoo de faixas diferenciadas de procedimentos, em que a mercadoria possa ser entregue inclusive antes da conferncia aduaneira. ( ) Aps o desembarao aduaneiro de mercadoria cuja declarao tenha sido registrada no SISCOMEX, ser emitido eletronicamente o documento comprobatrio da importao, que requisito a ser apresentado pelo importador para retirada da carga no recinto alfandegado. a) V, V, V, V, V b) F, F, V, V, F c) V, F, V, F, V d) F, V, F, V, F e) V, V, F, V, F Resoluo: 1) (Errada) Aps o desembarao aduaneiro, ser autorizada a entrega da mercadoria ao importador, mediante a comprovao do pagamento do ICMS, salvo disposio em contrrio (art. 576). 2) (Errada) Dever ser comprovado o pagamento do ICMS, na hiptese de entrega de mercadoria antes do desembarao aduaneiro, salvo disposio em contrrio (art. 576, 1). 3) (Correta) (art. 576, 2). 4) (Correta) H previso para que a RFB autorize, mediante ato normativo, a entrega da mercadoria antes, durante ou aps a conferncia da carga (art. 576, 2). 5) (Errada) o comprovante de importao no mais documento obrigatrio para retirada da carga pelo importador. Resposta letra b. 141) Sujeitam-se a despacho de importao, exceto a) A mercadoria que ingresse no para admisso em regime especial de entreposto aduaneiro.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

49

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) Mercadoria submetida a despacho aduaneiro de exportao que posteriormente seja embarcada para o exterior. c) Mercadoria admitida em regime posteriormente despachada para consumo. aduaneiro especial que seja

d) Mercadoria que ingresse no Pas com destino Zona Franca de Manaus, mas que no usufrua dos benefcios do regime. e) Mercadoria reimportada. Resoluo: Conforme o art 1 da IN/SRF 680/2006, a mercadoria que ingresse no Pas, importada a ttulo definitivo ou no, sujeita-se a despacho aduaneiro de importao. Submete-se a despacho, ainda, a mercadoria que, aps ter sido submetida a despacho aduaneiro de exportao, retorne ao Pas ou permanea no Pas, em carter definitivo ou temporrio. Mas ateno! A letra B uma pegadinha! Essa mercadoria est sendo exportada, e no importada. Resposta letra b. 142) Caso o importador necessite identificar a mercadoria com vistas classificao fiscal e descrio detalhada, a) dever solicitar fiscalizao que realize o exame documental e a verificao da mercadoria mercadoria, antes do registro da DI. b) poder solicitar a dispensa da verificao fsica pela autoridade aduaneira, que ser autorizada desde que realizada a verificao anterior ao registro da DI. c) poder requerer, previamente ao registro da DI, a verificao das mercadorias efetivamente recebidas do exterior, com base em requerimento dirigido ao chefe do setor responsvel pelo despacho aduaneiro, o qual dever indicar um servidor para acompanhar o ato. d) poder solicitar verificao prvia das mercadorias, com base em requerimento acompanhado do pagamento de tributos incidentes na importao. e) dever solicitar mercadorias importadas. Resoluo: A verificao da mercadoria pelo importador est prevista no art. 10 da IN/SRF 680/2006. Deve ser feito requerimento, acompanhado do conhecimento de carga. O chefe do setor de despacho indicar um servidor para acompanhar.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

percia

para

identificao

quantificao

das

50

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Essa verificao prvia no dispensa a verificao pela aduana. No h previso de pagamento antecipado de tributos, que so recolhidos somente no momento do registro da DI. Quem solicita percia a aduana, e no o importador. Resposta letra c. 143) Relativamente a seleo para conferncia aduaneira na importao, avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Canal verde o que o sistema registrar o desembarao automtico da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificao da mercadoria. ( ) Pelo canal amarelo ser realizada a verificao da mercadoria, e, no sendo constatada irregularidade, efetuado o desembarao aduaneiro. ( ) A parametrizao no canal vermelho sujeita a DI ao exame documental e a verificao da mercadoria, sendo que a mercadoria somente ser desembaraada aps a realizao destes procedimentos. ( ) A parametrizao no canal cinza implica a realizao do exame documental, a verificao da mercadoria e a aplicao de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar elementos indicirios de classificao incorreta. ( ) A seleo para conferncia aduaneira ser efetuada por intermdio do Siscomex, com base em anlise fiscal que levar em considerao, entre outros, a capacidade operacional e econmico-financeira do importador. a) V, V, V, V, V b) F, F, V, V, F c) V, F, V, F, V d) F, V, F, V, F e) V, V, F, V, F Resoluo: Todas as afirmativas correspondem aos dizeres do Art. 21 da IN/SRF 680/2006. 1) Verdadeira 2) Falsa Canal amarelo exige somente exame documental. 3) Verdadeira. 4) Falsa No procedimento especial apuram-se elementos indicirios de fraude. Classificao fiscal incorreta pode ser apurada no exame documental ou fsico.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

51

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

5) Verdadeira a seleo efetuada pelo siscomex, mas quem alimenta o sistema com dados para a parametrizao a fiscalizao. Resposta letra c. 144) Assinale a alternativa correta em relao ao despacho de importao. a) A verificao fsica dever ser objeto de lavratura de Auto de Infrao, quando realizada por servidor que no seja o AFRFB responsvel pela etapa de verificao da mercadoria ou quando realizada por amostragem. b) A lavratura de Relatrio de Verificao Fsica (RVF), quando esta for realizada por amostragem, presume a verificao fsica total da mercadoria, inclusive para os efeitos de apurao de irregularidade em processo administrativo disciplinar. c) As exigncias formalizadas pela fiscalizao aduaneira e o seu atendimento pelo importador, no curso do despacho aduaneiro, devero ser registradas no Relatrio de Verificao Fsica (RVF). d) A retificao de informaes prestadas na declarao de importao registradas no Siscomex, ou a incluso de outras, no curso do despacho aduaneiro, ainda que por exigncia da fiscalizao aduaneira, ser feita, pelo importador, no balco de atendimento, e somente ser efetivada no Siscomex aps o seu recebimento pelo atendente, procedimento esse conhecido como recepo. e) A mercadoria cuja DI tenha sido parametrizada para o canal amarelo poder vir a ser verificada, se o AFRFB condicionar a concluso da etapa de exame documental execuo desse procedimento (verificao da mercadoria). Resoluo: A alternativa correta impropriedade, a saber: a letra e). As demais possuem alguma

a) (Errada) A verificao fsica dever ser objeto de lavratura de Relatrio de Verificao Fsica (RVF), quando realizada por servidor que no seja o AFRFB responsvel pela etapa de verificao da mercadoria ou quando realizada por amostragem (art. 39 da IN/SRF 680/2006). b) (Errada) A no lavratura de Relatrio de Verificao Fsica (RVF), quando esta for realizada por amostragem, presume a verificao fsica total da mercadoria, inclusive para os efeitos de apurao de irregularidade em processo administrativo disciplinar (art. 39, pargrafo nico da IN/SRF 680/2006). c) (Errada) As exigncias formalizadas pela fiscalizao aduaneira e o seu atendimento pelo importador, no curso do despacho aduaneiro, devero ser registrados no Siscomex.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

52

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) (Errada) A retificao de informaes prestadas na declarao, ou a incluso de outras, no curso do despacho aduaneiro, ainda que por exigncia da fiscalizao aduaneira, ser feita, pelo importador, no Siscomex e somente ser efetivada aps a sua aceitao, no Siscomex, pela fiscalizao aduaneira, exceto no que se refere aos dados relativos operao cambial. e) (Correta) Na hiptese de descrio incompleta da mercadoria na DI, que exija verificao fsica para sua perfeita identificao, com vistas a confirmar a correo da classificao fiscal ou da origem declarada, o AFRF responsvel pelo exame poder condicionar a concluso da etapa verificao da mercadoria (art. 25, pargrafo nico da IN/SRF 680/2006). Resposta letra e. 145) O auditor JOO RIGOROSO DA SILVA teve distribuda para si uma declarao de importao parametrizada para o canal amarelo no Siscomex que acobertava a importao de 2.000 unidades de cadeados. Considerando que a descrio da mercadoria no estava completa, e que havia vigente poca do fato gerador uma alquota antidumping aplicvel sobre a importao de cadeados oriundos da China, ele determinou ao analista JOS CERTINHO que fosse ao armazm para colher elementos para confirmao da origem da mercadoria. Considerando a legislao aplicvel, pode-se afirmar que A) No havia previso em norma para proceder verificao da mercadoria, uma vez que a DI foi parametrizada no canal amarelo. B) A atitude do auditor foi correta, e o analista deve, ao final da verificao, emitir RVF (Relatrio de Verificao Fsica) C) O analista tributrio no poderia proceder verificao da mercadoria, pois a DI estava distribuda para o auditor no Siscomex. D) O auditor deveria ter encaminhado a declarao ao chefe para determinao do procedimento a ser adotado. E) A atitude do fiscal no procede, pois a DI somente poderia ser objeto de verificao no caso de dvida quanto classificao fiscal. Comentrio a) (Errada) Conforme o pargrafo nico do art. 25 da IN/SRF 680/2006, durante o exame documental, na hiptese de descrio incompleta da mercadoria na DI de canal, que exija verificao fsica para sua perfeita identificao, com vistas a confirmar a correo da classificao fiscal ou da
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

53

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

origem declarada, o AFRF responsvel pelo exame (documental) poder condicionar a concluso da etapa verificao da mercadoria. b) (Correta) um detalhe do detalhe, mas.... No art. 39 da IN/SRF 680/2006, se a verificao fsica for por amostragem ou realizada por servidor que no o auditor, deve ser lavrado Relatrio de Verificao Fsica (RVF). c) (Errada) O art. 566 do RA prev que a verificao da mercadoria pode ser realizada por auditor ou, sob sua superviso, por integrante da carreira auditoria da Receita Federal. d) (Errada) O chefe do setor de despacho pode determinar a ao fiscal a qualquer tempo, para qualquer DI. Mas nesse caso, no havia necessidade de autorizao do chefe. O prprio AFRFB poderia realizar a verificao (art. 25, pargrafo nico da IN/SRF 680/2006). e) (Errada) Pela explicao da letra A, vimos que para confirmar a origem pode ser realizada verificao da mercadoria. Resposta: Letra B 146) Em conferncia aduaneira de uma declarao de importao de pranchas de surfe, o auditor BOA PRAA solicitou verificao da mercadoria pelo analista JOS MANOEL, que emitiu Relatrio de Verificao Fsica (RVF), onde constavam divergncias em relao descrio do produto. Essas divergncias levaram a uma nova classificao fiscal, que gerou um crdito tributrio no valor de R$ 150.000,00. O auditor registrou exigncia no Siscomex contemplando apenas essa situao. Nesse caso, A) A DI poderia ser desembaraada aps a aceitao, pela aduana, da retificao da DI efetivada pelo importador, ocasio em que haveria o recolhimento dos tributos exigidos mediante dbito automtico. B) O analista deveria lavrar auto de infrao para constituio do crdito, caso houvesse manifestao de inconformidade por parte do importador em relao exigncia. C) Considerando o valor do crdito acima de R$ 100.000,00 havia obrigatoriedade de lavratura de auto de infrao. D) Caso no fosse efetuado o pagamento em at 60 dias da cincia da exigncia, manifestando o importador sua no concordncia com a exigncia por escrito, a mercadoria deveria ser considerada abandonada e submetida a processo de perdimento. E) Para registrar exigncia relativa classificao fiscal do produto, o auditor deveria, obrigatoriamente, ter solicitado percia tcnica no decorrer do despacho. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 54

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Comentrio: a) (Correta) Conforme o art. 570, 2, se for o caso de exigncia de crdito tributrio, o importador pode efetuar o pagamento correspondente, independentemente de processo. b) (Errada) lanamento atividade privativa da autoridade administrativa (art. 142 do CTN), no caso o auditor-fiscal da Receita Federal. c) (Errada) No h esse patamar de valor na legislao. d) (Errada) Se a exigncia no se referisse a crdito tributrio, de fato em 60 dias da exigncia, sem ao do importador, a mercadoria seria considerada abandonada. e) (Errada) A solicitao de percia para auxiliar a verificao no obrigatria. Resposta: Letra A 147) Durante o despacho de importao, nos casos onde h comprovada impossibilidade de armazenagem da carga em local alfandegado a) O importador poder requerer a verificao prvia (antes do registro da DI) da mercadoria. b) A mercadoria ter que ser removida, via trnsito aduaneiro, para um recinto alfandegado de zona secundria c) A mercadoria ser desembaraada para entrega ao importador, desde que prestada garantia na forma de fiana, depsito ou seguro aduaneiro. d) A entrega da mercadoria ao importador poder ser autorizada pelo AFRFB responsvel pelo despacho, mesmo antes de totalmente realizada a conferncia aduaneira. e) Poder ser realizado o procedimento de entrega antecipada, com obrigao de assinatura, pelo importador, de termo de fiel depositrio, no qual se comprometer, ainda, a no utilizar a mercadoria at o seu desembarao aduaneiro. Resoluo: A questo trata de situao onde h previso para entrega antecipada da mercadoria (antes do desembarao) a) (Errada) Verificao prvia outra coisa. antes do registro da DI, portanto antes do despacho (art. 10).
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

55

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) (Errada) No h essa determinao. Inventei. c) (Errada) A mercadoria no ser desembaraada. Ela poder ser entregue ao importador, mas o desembarao fica condicionado concluso da conferncia, pela fiscalizao, que pode vir a ser concluda no estabelecimento do importador. d) (Correta) Conforme previsto no art. 47 da IN/SRF 680/2006. o que se chama de entrega antecipada. e) (Errada) O 1 do art. 47 da IN/SRF 680/2006 diz que a autorizao para entrega antecipada da mercadoria poder ser condicionada : I - sua verificao total ou parcial; e II - assinatura, pelo importador, de termo de fiel depositrio, no qual se comprometer, ainda, a no utilizar a mercadoria at o seu desembarao aduaneiro. Resposta letra d.

QUESTES TRATADAS NA AULA 97) Sobre a base de calculo do imposto de importao, o valor aduaneiro, assinale a alternativa correta. a) O imposto de importao deve ser calculado com base no valor da mercadoria importada. Este valor consiste no valor constante na fatura comercial que deve ser de observncia obrigatria pela autoridade fiscal desde que haja garantia do importador da sua autenticidade. b) Na impossibilidade de obteno da fatura, o importador deve providenciar documento assinado por ele com firma reconhecida em que seja informado o valor que ele desembolsou ou desembolsar pela mercadoria adquirida. c) Toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro. d) O controle do valor aduaneiro consiste no procedimento fiscal de verificao da mercadoria a vista da documentao apresentada pelo transportador. e) Valor aduaneiro o valor declarado pelo importador Receita Federal, mesmo que a aduana o rejeite. 98) Compem o valor aduaneiro, exceto a) o custo de transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

56

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

b) o custo do seguro sobre o transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro c) os gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte das mercadorias importadas, at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. d) o custo de transporte das mercadorias importadas at o porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro, quando o transporte for gratuito ou executado pelo prprio importador, tomando-se por base os custos normalmente incorridos, na modalidade de transporte utilizada, para o mesmo percurso. e) o valor total da tarifa postal at o local de destino no exterior, no caso de mercadoria objeto de remessa postal internacional. 99) Sobre a valorao aduaneira, assinale a alternativa correta. a) No valor aduaneiro sero includos os custos de transporte e seguro, bem assim os gastos associados a esse transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir do porto ou aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro, quando estejam destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas, na respectiva documentao comprobatria. b) No valor aduaneiro no sero includos os encargos relativos a construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica da mercadoria importada, executadas aps a importao. c) Os juros destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias compem o valor aduaneiro, desde que a taxa de juros estabelecida no exceda o nvel usualmente praticado nesse tipo de transao no momento e no pas em que tenha sido concedido o financiamento. d) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra de mercadorias importadas no sero considerados como parte do valor aduaneiro, a menos que o financiamento seja concedido pelo vendedor, por entidade bancria ou outra pessoa fsica ou jurdica e, quando couber, nos casos em que as mercadorias sejam valoradas por mtodo distinto daquele baseado no valor de transao. e) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra de mercadorias importadas no sero considerados como parte do valor aduaneiro, desde que o acordo de financiamento tenha sido firmado por escrito, independentemente da taxa praticada no pas em que tenha sido concedido o financiamento.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

57

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

100) Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos dispositivos normativos da valorao aduaneira. a) A base primeira para a valorao aduaneira, em conformidade com o Acordo sobre a implementao do artigo VII do acordo geral sobre tarifas e comrcio 1994, o valor de transao, tal como definido no Artigo 1 do Acordo. Este Artigo deve ser considerado em conjunto com o Artigo 8, que estabelece ajustes ao preo efetivamente pago ou a pagar nos casos em que determinados elementos, considerados como fazendo parte do valor para fins aduaneiros, corram a cargo do comprador, mas no estejam includos no preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas. b) Esto previstos no AVA alguns elementos a serem includos no valor de preo efetivamente pago ou a pagar, como certas prestaes do comprador a favor do vendedor, sob a forma de bens ou servios. c) O AVA prev formas para determinao do valor aduaneiro mesmo quando houver impedimento para aplicao do valor de transao das mercadorias importadas, das idnticas e das similares. d) O valor aduaneiro de suporte informtico que contenha dados ou instrues (software) para equipamento de processamento de dados ser determinado considerando unicamente o custo ou o valor do suporte propriamente dito, desde que o custo ou o valor dos dados ou instrues esteja destacado no documento de aquisio. e) O valor aduaneiro de suporte informtico que contenha dados ou instrues e gravaes de som, cinema ou vdeo ser determinado considerando unicamente o custo ou o valor do suporte propriamente dito, desde que o custo ou o valor dos dados ou instrues esteja destacado no documento de aquisio. 101) Sobre o mtodo do Valor da Transao, analise as assertivas e assinale a opo que contenha as assertivas corretas. I O mtodo do valor da transao dever ser utilizado, preferencialmente, na importao de operaes internacionais, independentemente de haver ou no a transferncia de propriedade das mercadorias. II - O preo efetivamente pago ou a pagar compreende todos os pagamentos efetuados ou a efetuar, como condio de venda das mercadorias objeto de valorao, pelo comprador ao vendedor, ou pelo comprador a terceiro, para satisfazer uma obrigao do vendedor. III - Constituem parcelas integrantes do preo efetivamente pago ou a pagar os custos relativos ao fornecimento de bens ou prestao de servios a terceiro, pelo comprador, por conta do vendedor, como condio de venda da mercadoria importada.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

58

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

IV - O valor de transao o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportao para o pas de importao, ajustado de acordo com as disposies estabelecidas no contrato internacional de compra e venda de mercadorias, desde que homologado pelo GATT. V Para efeito do valor de transao, se considera comprador, a pessoa que adquire a mercadoria e se compromete a pagar ao vendedor o preo negociado, mesmo que se utilize de terceiro, nos casos admitidos pela legislao de regncia, para honrar essa obrigao ou promover o despacho aduaneiro de importao. a) I, II, III, IV e V b) II, III, IV e V c) II, IV e V d) I, II e IV e) II, III e V 102) Sobre o mtodo do Valor da Transao, analise as assertivas e assinale a opo que contenha as assertivas corretas. I vendedor a pessoa que, em decorrncia da transao comercial, transfere ao comprador a propriedade da mercadoria que lhe pertence e se compromete a entreg-la no pas de importao conforme termos e condies acordados entre as partes e promova o despacho aduaneiro de exportao. II - Para fins de apurao do valor aduaneiro os custos dos projetos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, trabalhos de arte e de design, e planos e esboos, realizados no exterior devem ser acrescentados ao preo efetivamente pagos ou a pagar, desde que fornecidos, direta ou indiretamente, pelo comprador, gratuitamente ou a preos reduzidos, para serem utilizados na produo da mercadoria importada. III - Constituem parcelas integrantes do preo efetivamente pago ou a pagar os custos relativos ao fornecimento de bens ou prestao de servios a terceiro, pelo vendedor, por conta do comprador, como condio de venda da mercadoria importada. a) I, II e III b) II c) I d) I e II e) II e III

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

59

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

103) Na determinao do valor aduaneiro com base no mtodo do valor de transao devero ser acrescentados ao preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria importada, EXCETO: a) o valor de qualquer parcela do resultado de qualquer revenda, cesso ou utilizao subsequente da mercadoria importada, que reverta direta ou indiretamente ao vendedor. b) o custo de recipientes e embalagens consideradas, aduaneiros, integradas mercadoria e no inclusas no preo. para fins

c) as comisses e corretagens, excetuadas as comisses de compra, que no estejam includas no preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria. d) os royalties e os direitos de licena relacionados com a mercadoria objeto de valorao, que o comprador deva pagar, direta ou indiretamente, como condio de venda dessa mercadoria, na medida em que tais valores no estejam includos no preo efetivamente pago ou a pagar. e) O custo de instalao no estabelecimento do importador, desde que realizado aps a importao por empresa sediada no Pas do importador e suportado por este. 104) Assinale a alternativa correta sobre o Primeiro Mtodo de Valorao Aduaneira. a) A utilizao do mtodo do valor de transao nas operaes comerciais entre pessoas vinculadas ser permitida mesmo que a vinculao tiver influenciado o preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias importadas. b) Entende-se por vinculao a relao comercial existente entre o comprador e o vendedor na transao comercial de compra e venda das mercadorias. c) Considera-se que h vinculao quando uma transao comercial for realizada entre ascendente e descendente em primeiro e segundo graus, em linha direta e colateral. d) Presume-se a vinculao entre as partes na transao comercial quando, em razo da legislao do pas do vendedor ou da prtica de artifcio tendente a ocultar informaes, no for possvel verificar a existncia de fato do vendedor. e) H a vinculao entre as partes na transao comercial quando no for possvel conhecer ou confirmar a composio societria do comprador, de seus responsveis ou dirigentes no exterior. 105) Quando o valor aduaneiro no for definitivo na data do registro da Declarao de Importao (DI), em virtude de o preo a pagar ou das informaes necessrias utilizao do mtodo do valor Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 60

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

de transao dependerem de fatores a serem implementados aps a importao, devidamente comprovados, a) o primeiro mtodo dever ser rejeitado, aplicado-se, na sequncia, o valor de transao de mercadorias idnticas. b) O pagamento da diferena de impostos (se houver) devida em razo da retificao da DI quando da informao do valor definitivo, ser efetuado sem os acrscimos legais previstos para recolhimento espontneo. c) o importador dever informar essa situao no campo Informaes Complementares da DI e declarar valor estimado. d) O valor estimado pelo importador deve ser utilizado como base para a valorao aduaneira para esse tipo de importao. e) O valor definitivo deve ser indicado no momento do registro da DI, para efeito de base de clculo do imposto de importao. 106) Sobre a valorao aduaneira, assinale a alternativa correta. a) Na importao de mercadorias que se classifiquem em cdigos tarifrios distintos, por fora da aplicao das Regras Gerais para a Interpretao do Sistema Harmonizado de Designao e de Codificao de Mercadorias, a base de clculo do II ser o valor da mercadoria classificada em ltimo lugar na NCM. b) Para fins de apurao do valor aduaneiro, com base no mtodo do valor de transao, somente ser admitido desconto relativo a transaes anteriores se houver o seu destaque na fatura comercial. c) Na importao de mercadorias que se classifiquem em cdigos tarifrios distintos, no caso de o importador no dispor das informaes necessrias ao rateio a ser efetuado, dever realiz-lo com base no valor de revenda das mercadorias importadas ou mediante outros critrios razoveis, condizentes com os princpios e as regras estabelecidas na legislao relativa valorao aduaneira. d) Pela legislao brasileira, toda mercadoria submetida a despacho de importao est sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro, inclusive as importaes para pessoas fsicas, sem fins comerciais. e) Na anlise de vinculao entre pessoas para aplicao do Primeiro Mtodo de Valorao, no so consideradas como membros da mesma famlia tio, tia, sobrinho e sobrinha.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

61

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

107) Assinale a opo correta em relao aos preceitos do Acordo de Valorao Aduaneira. a) O valor aduaneiro deve basear-se em critrios complexos e condizentes com as prticas comerciais e os procedimentos de valorao devem ser de aplicao restrita pela autoridade aduaneira, sem exceo. b) Os Membros da OMC, tendo em vista as negociaes comerciais Unilaterais e desejando promover a consecuo dos objetivos do GATT e assegurar vantagens adicionais para o comrcio internacional dos pases desenvolvidos, acordaram na implementao das regras de valorao aduaneira. c) Os procedimentos de valorao aduaneira se constituem em excelente ferramenta para combater o dumping. d) A base de valorao de mercadorias para fins aduaneiros deve ser tanto quanto possvel o valor de transao das mercadorias a serem valoradas. e) Os Membros da OMC, reconhecendo a necessidade de um sistema quantitativo, uniforme e neutro para a valorao de mercadorias para fins aduaneiros, que implique a utilizao de valores aduaneiros arbitrrios ou fictcios, acordaram na implementao das regras de valorao aduaneira. 108) Sobre o segundo mtodo de valorao aduaneira, assinale a opo correta. a) Se na aplicao deste mtodo for encontrado mais de um valor de transao de mercadorias idnticas, o mais alto deles ser o utilizado na determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas. b) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado pelo valor da transao, ser ele o valor de transao de mercadorias similares vendidas para exportao para o mesmo pas de exportao e importados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao, ou em tempo aproximado. c) Na aplicao deste mtodo ser utilizado, para estabelecer o valor aduaneiro, o valor de transao de mercadorias idnticas numa venda no mesmo nvel comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valorao. d) Para fins de estabelecer o valor aduaneiro com base em mercadoria idntica, os custos de transporte, seguro, comisses e outros custos devem ser desconsiderados. e) Na aplicao deste mtodo, a partir do preo de revenda da mercadoria no territrio aduaneiro, sero deduzidos os custos incidentes aps a importao.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

62

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

109) Assinale a opo INCORRETA em relao ao Terceiro Mtodo de Valorao Aduaneira. a) Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas no puder ser determinado pelo preo da transao ou pelo valor de mercadoria idntica, o valor ser o de transao de mercadorias similares vendidas para exportao para o mesmo pas de importao e exportados ao mesmo tempo que as mercadorias objeto de valorao ou em tempo aproximado. b) Na aplicao da similaridade ser utilizado para estabelecer o valor o valor de transao de mercadorias similares numa venda no mesmo nvel comercial e substancialmente na mesma quantidade das mercadorias objeto de valorao. Inexistindo tal venda, ser utilizado o valor de transao de mercadorias similares vendidas em um nvel comercial diferente e/ou em quantidade diferente, ajustado para se levar em conta diferenas atribuveis aos nveis comerciais e/ou s quantidades, desde que tais ajustes possam ser efetuados com base em evidncia comprovada que claramente demonstre que os ajustes so razoveis e exatos, quer estes conduzam a um aumento quer a uma diminuio no valor. c) Se na aplicao da similaridade for encontrado mais de um valor de transao de mercadorias similares, o mais baixo deles ser utilizado na determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas. d) Quando estiverem presentes custos de transporte internacional e seguro referente a esse transporte no valor de transao, este valor dever ser ajustado para se levar em conta diferenas significativas de tais custos e encargos entre as mercadorias importadas e as similares s importadas resultantes de diferenas nas distncias e nos meios de transporte. e) Caso o importador solicite e a aduana concorde, o mtodo 3 (valor de transao de mercadorias idnticas) poder ser utilizado antes do mtodo 2, o das mercadorias similares. 110) Com relao aplicao dos mtodos substitutivos de Valorao, assinale a alternativa correta. a) A aplicao dos mtodos substitutivos de valorao fica a critrio da autoridade aduaneira, porm observando-se as cautelas necessrias para preservao do sigilo fiscal. b) A inverso da ordem de aplicao dos mtodos previstos nos artigos 5 e 6 do Acordo de Valorao Aduaneira somente poder ser aplicada quando houver a aquiescncia da autoridade aduaneira. c) Se nem as mercadorias importadas, nem as mercadorias idnticas ou similares importadas so vendidas ao tempo ou aproximadamente ao tempo da importao das mercadorias objeto de valorao, o valor aduaneiro ser baseado no preo unitrio pelo qual as mercadorias importadas, ou as mercadorias idnticas ou similares importadas, so vendidas no pas de
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

63

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

importao, mesmo que submetidas a beneficiamento, na data mais prxima posterior importao das mercadorias objeto de valorao, mas antes de completados noventa dias aps tal importao. d) A apurao do valor aduaneiro, de acordo com os mtodos previstos nos artigos 2 e 3 do Acordo de Valorao Aduaneira, ser realizada com base em valor de transao de mercadoria idntica ou similar indicado pelo importador. e) A determinao do valor aduaneiro, mediante a aplicao do ltimo mtodo previsto na sequncia do AVA, poder ser realizada com base em avaliao pericial, desde que fundamentada em dados objetivos e quantificveis e observado o princpio da generalidade. 111) Avalie a correo das afirmaes abaixo em relao aos procedimentos fiscais adotados no Brasil. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. () O importador dever comprovar o valor declarado mediante a prestao das informaes necessrias e a apresentao da respectiva documentao justificativa. () Para fins de comprovao do valor aduaneiro declarado, o importador dever apresentar, segundo as circunstncias da correspondente operao comercial, e quando exigido pela fiscalizao aduaneira, apenas os documentos para instruo da DI. () As informaes para comprovao do valor aduaneiro incluem, entre outras, a identificao das pessoas envolvidas na transao, seus papis de atuao na operao, a correspondncia comercial e a descrio completa do processo de negociao e de determinao do preo das mercadorias face s circunstncias econmicas do mercado internacional. () Os procedimentos fiscais para verificao da conformidade do valor aduaneiro declarado s regras e disposies estabelecidas na legislao brasileira sero realizados aps o despacho aduaneiro de importao, sob a responsabilidade da unidade da RFB com jurisdio sobre o domiclio fiscal do importador e que possua atribuio regimental para executar a fiscalizao aduaneira. () Quando as informaes prestadas forem insuficientes para comprovar o valor declarado e a fiscalizao aduaneira tiver motivos para duvidar da veracidade ou exatido das informaes ou dos documentos apresentados para justificar essa declarao, a autoridade dever proceder apreenso dos bens e ao lanamento do crdito tributrio, ocasio na qual o importador ter o contraditrio e a ampla defesa a seu dispor. a) b) V, V, F, V, F F, V, V, F, V
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Luiz Missagia

64

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) d) e)

V, F, V, V, F F, F, V, V, F V, F, V, F, F

112) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. () O valor aduaneiro de mercadoria admitida em regime aduaneiro especial, cuja importao no tenha como fundamento uma venda para exportao para o Pas, dever ser declarado com base nos documentos da operao comercial, conformes prtica do tipo de negcio. () Havendo descumprimento das regras de permanncia da mercadoria no regime aduaneiro especial ou no caso de despacho para consumo, a valorao da mercadoria para fins de exigncia tributria se limita pelo valor declarado por ocasio de sua admisso no regime. () Em caso de descumprimento das regras de permanncia da mercadoria no regime aduaneiro especial, a execuo do termo de responsabilidade no prejudica a apurao e a exigncia de eventual diferena de tributos, em decorrncia da determinao do correto valor aduaneiro, que dever ser objeto de lanamento. () O despacho aduaneiro de bens, caracterizados como bagagem, trazidos por viajante procedente do exterior no ter a apurao do valor aduaneiro realizada de conformidade com o AVA. a) b) c) d) e) V, F, F, V F, F, V, F F, V, V, F V, F, V, V V, V, F, F

113) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Independentemente do mtodo de valorao utilizado integram o valor aduaneiro o custo de transporte da mercadoria importada at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. ( ) os gastos relativos carga, descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, at o porto ou o aeroporto de embarque no exterior no integram o valor aduaneiro.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

65

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) o custo do seguro da mercadoria durante as operaes de carga, transporte, descarga e ao manuseio devem ser dissociadas do valor aduaneiro, e lanados em campo prprio na declarao de importao, de forma a no serem computados na base de clculo do II. ( ) Quando a declarao de importao se referir a mercadorias classificadas em mais de um cdigo da Nomenclatura Comum do Mercosul o custo do transporte de cada mercadoria ser obtido mediante a diviso do valor total do transporte proporcionalmente aos pesos lquidos das mercadorias e o custo do seguro de cada mercadoria ser obtido mediante a diviso do valor total do seguro proporcionalmente aos valores das mercadorias, carregadas, no local de embarque. ( ) Na apurao do valor tributvel da mercadoria importada por trfego postal, no se poder considerar, como subsdio, o valor indicado pelo remetente na declarao prevista na legislao postal, para entrega unidade aduaneira, devendo ser utilizado como base somente o valor constante em base de dados da RFB para o tipo de mercadoria. a) b) c) d) e) 114) correta. V, F, F, V, V V, F, F, V, F F, V, V, F, F V, F, V, V, V V, F, F, F, F Acerca da valorao aduaneira, assinale a alternativa

a) Os encargos relativos construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica, relacionados com a mercadoria importada, executados aps a importao no integram o valor aduaneiro, segundo o mtodo do valor de transao, desde que sejam executados por empresa sediada no pas de importao. b) Os custos de transporte e seguro, bem como os gastos associados ao transporte, incorridos no territrio aduaneiro, a partir do porto ou do aeroporto alfandegado de descarga ou do ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro fazem parte do valor aduaneiro se executados por empresa estabelecida no pas de exportao. c) O valor aduaneiro ser apurado com base em mtodo substitutivo ao valor de transao, no caso de descumprimento de manuteno de boa guarda e ordem de documentos comprobatrios da relao comercial ou aos respectivos registros contbeis, quando houver dvida sobre o valor aduaneiro declarado.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

66

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) A autoridade aduaneira poder decidir, mediante sua discricionariedade, pela impossibilidade da aplicao do mtodo do valor de transao quando houver desconfiana sobre a veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova de uma declarao de valor. e) As explicaes, documentos ou provas complementares apresentados pelo importador autoridade aduaneira, para justificar o valor declarado, afastam a hiptese de solicitao, pela aduana, de informaes administrao aduaneira do pas exportador, inclusive o fornecimento do valor declarado na exportao da mercadoria. 115) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Na aplicao do mtodo do valor obtido a partir do custo sero somados ao custo de fabricao os lucros e despesas gerais, usualmente encontrados em vendas de mercadorias da mesma classe ou espcie que as mercadorias objeto de valorao. ( ) Na apurao do valor aduaneiro, presume-se a vinculao entre as partes na transao comercial quando, em razo de legislao do pas do vendedor ou da prtica de artifcio tendente a ocultar informaes, no for possvel conhecer ou confirmar a composio societria do vendedor, de seus responsveis ou dirigentes, ou no for possvel verificar a existncia, de fato, do vendedor. ( ) A base de clculo dos tributos e demais direitos incidentes ser determinada mediante arbitramento do preo da mercadoria quando houver fraude, sonegao ou conluio, quando no for possvel a apurao do preo efetivamente praticado na importao ou quando houver descumprimento de obrigao, se relativo aos documentos obrigatrios de instruo das declaraes aduaneiras, quando existir dvida sobre o preo efetivamente praticado. ( ) Para fins de determinao do valor dos bens que integram a bagagem, ser considerado o valor de sua aquisio, vista da fatura ou documento de efeito equivalente e na falta do valor dos bens, por inexistncia ou por inexatido da fatura ou documento de efeito equivalente, ser considerado o valor que, em carter geral, estabelecer a autoridade aduaneira. ( ) Na ocorrncia de dano casual ou de acidente, o valor aduaneiro da mercadoria ser reduzido proporcionalmente ao prejuzo, para efeito de clculo do imposto. ( ) Quando necessrio o arbitramento, ele ser realizado com base em um dos seguintes critrios, observada a ordem sequencial (I) preo de exportao para o Pas, de mercadoria idntica ou similar ou (II) preo no mercado internacional, apurado (a) em cotao de bolsa de mercadoria ou em publicao especializada; (b) mediante mtodo substitutivo ao do valor de
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

67

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

transao, observado ainda o princpio da razoabilidade; ou (c) mediante laudo expedido por entidade ou tcnico especializado. a) b) c) d) e) V, F, F, F, F, V V, V, F, F, F, V F, V, V, F, F, F F, F, V, V, V, F V, V, V, V, V, V

116) Com relao a valorao aduaneira do MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta. a) A base de clculo do Imposto de Importao ser o valor aduaneiro das mercadorias importadas, determinado conforme as normas do Acordo sobre a implementao do Artigo VII do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio 1994 (GATT), assim como as demais disposies relacionadas com o mesmo e procedentes do ordenamento jurdico do MERCOSUL. b) O valor aduaneiro das mercadorias importadas ser a base para a aplicao da Tarifa Externa Comum e se aplica a todas as mercadorias importadas pelos Estados Partes, introduzidas a qualquer ttulo no territrio aduaneiro do MERCOSUL. c) O MERCOSUL criou uma declarao do valor aduaneiro, que dever integrar a declarao do despacho aduaneiro, quando for o caso. d) No mbito do MERCOSUL sero includos no VA os gastos de transporte das mercadorias importadas at o porto ou lugar de importao e o custo do seguro das mercadorias, mas no os gastos com manuseio, carga e descarga. e) No integram o valor aduaneiro da mercadoria importada, sempre que se destaquem do preo efetivamente pago ou a pagar os gastos de construo, instalao, montagem, manuteno ou assistncia tcnica realizados aps a importao, relacionados com as mercadorias importadas, tais como uma instalao, maquinaria ou equipamento industrial, o custo do transporte aps a importao e os direitos e impostos aplicveis no pas de importao. 117) Avalie a correo das afirmaes abaixo com relao a valorao aduaneira do MERCOSUL. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Os juros devidos em virtude de acordo de financiamento contratado pelo comprador e relativo compra das mercadorias importadas sero considerados como parte do valor aduaneiro, quando estiverem destacados do preo efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

68

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) Quando seja necessria a converso de valores expressos em moeda estrangeira, a taxa de cmbio aplicvel ser a taxa diria estabelecida pelo FMI, tomando-se a taxa vigente no fechamento do dia da numerao do despacho de importao. ( ) O controle do valor declarado da mercadoria importada ser sempre aleatrio. A seleo para o controle do valor declarado poder ser realizada no curso do despacho de importao, segundo critrios estabelecidos aleatoriamente pelas autoridades competentes dos Estados Partes. ( ) Os Estados Partes que efetuem controle do valor declarado no momento do despacho das mercadorias devero realizar exame preliminar ou anlise sumria do mesmo. Durante o exame preliminar devero ser adotadas as medidas que assegurem deciso definitiva acerca da valorao. ( ) Se no curso da determinao do valor aduaneiro das mercadorias importadas for necessrio retardar a determinao definitiva desse valor, o importador das mercadorias poder retir-las da Aduana desde que, quando exigido, recolha o valor dos gravames determinados pela autoridade aduaneira. ( ) As administraes aduaneiras no podero exigir a posteriori crditos surgidos como consequncia de fiscalizao em relao ao valor aduaneiro, se este for determinado durante o despacho. a) b) c) d) e) V, F, F, F, F, V F, F, F, F, F, F F, V, V, F, F, F F, F, V, V, V, F V, V, F, V, F, V

118) Assinale a alternativa correta em relao as normas do MERCOSUL sobre valorao aduaneira. a) Quando tenha sido apresentada uma declarao do valor aduaneiro e a administrao aduaneira tenha motivos para duvidar da veracidade ou exatido dos dados ou documentos apresentados como prova dessa declarao, a administrao aduaneira poder determinar de ofcio o valor aduaneiro. b) A mercadoria importada que no for selecionada para o controle do valor declarado no curso do despacho aduaneiro dever ser submetida a controle de valor na forma e nos prazos previstos na legislao do pas exportador.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

69

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) Qualquer deciso sobre o valor aduaneiro da mercadoria importada poder ser revisada pela administrao aduaneira, de acordo com a legislao interna de cada Estado Parte. d) Uma vez aprovado no Mercosul o modelo comum de Declarao do Valor Aduaneiro (DVA), todos os Estados Parte devero exigir a sua apresentao no momento do registro da DI. e) A apresentao da Declarao do Valor Aduaneiro exime o importador de apresentar informao ou documentos adicionais para o controle do valor declarado da mercadoria. 119) No mbito do MERCOSUL, a determinao do valor aduaneiro ficar sujeita ao que estabeleam as normas especficas comunitrias para os seguintes casos, exceto: a) mercadorias importadas por viajantes dentro do conceito de bagagem. b) mercadorias destinadas a misses diplomticas ou reparties consulares de carter permanente, e de seus integrantes. c) mercadorias destinadas a representaes de organismos internacionais de carter permanente de que o Estado Parte seja membro, e de seus funcionrios, peritos, tcnicos e consultores. d) mercadorias contidas em remessas postais internacionais encomendas areas, no sujeitas ao regime geral de importao. e) importaes desprovidas de carter importaes para o Ativo Imobilizado das empresas. comercial como e as

120) Assinale a alternativa correta com relao s normas do MERCOSUL sobre valor aduaneiro. a) Quando se trate de mercadorias submetidas a regime suspensivo, o valor aduaneiro ser determinado mediante a adoo das regras e dos procedimentos estabelecidos para esse fim pelos Estados Parte. b) At que seja aprovado o Cdigo Aduaneiro do MERCOSUL, o porto ou lugar de importao o ponto de introduo das mercadorias nos respectivos territrios aduaneiros dos Estados Partes do MERCOSUL. c) Para os casos no previstos nas normas do MERCOSUL, ser aplicvel a legislao vigente na ALADI, at que seja aprovada a correspondente norma MERCOSUL. d) Enquanto no sejam acordadas disposies especiais, a norma sobre valorao aduaneira do MERCOSUL se aplicar somente para as operaes comerciais realizadas entre os Estados Partes.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

70

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

e) A legislao dos Estados Partes sobre valorao aduaneira dever ser revogada em prazo no superior a 90 dias da vigncia da Norma comunitria. 121) Sobre o Cdigo alternativa incorreta. Aduaneiro do MERCOSUL, assinale a

a) O Cdigo Aduaneiro do Mercosul (CAM) foi aprovado no Mercosul pela Deciso CMC 27/2010, mas ainda no foi internalizado por nenhum dos quatro membros do bloco. b) Trata-se de Norma Regional que institui a Legislao Aduaneira Aplicvel ao Mercosul, conforme necessidade de harmonizao das legislaes aduaneiras dos Estados-Parte de um mercado comum. c) Conforme o CAM, enclave a parte do territrio de um Estado no integrante do MERCOSUL na qual se permite a aplicao da legislao aduaneira do MERCOSUL, nos termos do acordo internacional que assim o estabelea. Exclave a parte do territrio de um Estado Parte do MERCOSUL na qual se permite a aplicao da legislao aduaneira de um terceiro Estado, nos termos do acordo internacional que assim o estabelea. d) O imposto de importao ad valorem ser determinado aplicando-se as alquotas previstas na Tarifa Externa Comum, estruturada com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL, sobre o valor aduaneiro da mercadoria, determinado em conformidade com as normas do Acordo Relativo Aplicao de Artigo VII do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio de 1994 (GATT). e) No valor aduaneiro da mercadoria sero includos os gastos de transporte da mercadoria importada no pas de importao. PROCEDIMENTOS GERAIS programas AFRFB e ATRFB) DE IMPORTAO (Ponto 9 dos

122) Em relao ao despacho aduaneiro de importao, assinale a opo correta. a) Despacho de importao o procedimento mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao mercadoria importada, aos documentos apresentados e legislao especfica. b) O despacho de importao poder ser efetuado em porto seco. c) Em todo despacho, a cada conhecimento de carga s poder ser associada uma nica declarao de importao. d) Equipara-se fatura comercial, para todos os efeitos, o conhecimento de transporte terrestre, desde que nele constem as indicaes de quantidade, espcie e valor das mercadorias que lhe correspondam.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

71

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

e) A conferncia aduaneira na importao tem por finalidade identificar a correo das informaes relativas ao importador, classificao fiscal das mercadorias, aos preos de transferncia, e ao valor aduaneiro. 123) Analise as alternativas a seguir em relao ao despacho de importao e assinale a letra que contenha a opo correta. a) Toda mercadoria procedente do exterior, importada a ttulo definitivo, desde que sujeita ao pagamento do imposto de importao, dever ser submetida a despacho de importao, que ser realizado com base em declarao apresentada unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria. b) Submetem-se a despacho de importao inclusive as mercadorias reimportadas, desde que oriundas do mesmo pas para o qual foram enviadas. c) No sero submetidas ao despacho de importao as mercadorias enviadas em consignao e no vendida no prazo autorizado. d) A mercadoria devolvida por motivo de defeito tcnico para reparo ou para substituio no se submete a despacho de importao. e) Submetem-se a despacho de importao as mercadorias devolvidas por motivo de modificaes na sistemtica de importao por parte do pas importador. 124) Sobre o despacho aduaneiro de importao, analise as assertivas em verdadeira (V) ou falsas (F) e assinale a opo que contenha a sequencia correta. I - O despacho de importao de urna funerria ser realizado em carter prioritrio e mediante rito sumrio, logo aps a sua descarga, com base no respectivo conhecimento de carga ou em documento de efeito equivalente. II - O desembarao aduaneiro da urna funerria ser efetuado independentemente da manifestao da autoridade sanitria competente. III - As declaraes do importador subsistem para quaisquer efeitos fiscais, ainda que o despacho de importao seja interrompido e a mercadoria abandonada. IV - O conhecimento de carga original, ou documento de efeito equivalente, constitui prova de posse ou de propriedade da mercadoria. V Conforme normas da Secretaria da Receita Federal do Brasil a declarao de importao no poder ser registrada sem a apresentao do conhecimento de carga original. a) F, F, V, V, V b) V, F, F, V, V c) V, F, V, V, F
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

72

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) F, V, F, F, F e) V, V, F, V, V 125) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - Tem-se por iniciado o despacho de importao na data do registro da licena de importao no Siscomex. II - O registro da declarao de importao consiste em sua numerao pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio do SISCOMEX. III O despacho de importao pode ser realizado com ou sem registro no Siscomex. IV - A importao de mercadoria est sujeita a licenciamento (que em regra dispensado), por meio do SISCOMEX. A manifestao de outros rgos, a cujo controle a mercadoria importada estiver sujeita, tambm ocorrer por meio do SISCOMEX, exceto quando o despacho de importao seja realizado sem registro de declarao no SISCOMEX, ocasio em que tal manifestao ocorrer em campo especfico da declarao ou em documento prprio. a) F, V, V, V b) F, V, F, V c) V, F, F, V d) F, F, V, F e) V, V, F, F 126) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - Os requisitos formais e intrnsecos, a transmissibilidade e outros aspectos atinentes aos conhecimentos de carga devem regular-se pelos dispositivos da legislao penal e civil, sem prejuzo da aplicao das normas tributrias quanto aos respectivos efeitos fiscais. II - No caso de mercadoria que goze de tratamento tributrio favorecido em razo de sua procedncia, a comprovao desta ser feita sempre pela fatura comercial ou pelo conhecimento de carga. III O pas de origem da mercadoria informao obrigatria na fatura comercial, como tal entendido aquele onde houver sido produzida ou onde houver ocorrido a ltima transformao substancial.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

73

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

IV - O despacho de importao dever ser iniciado em at quarenta e cinco dias aps esgotar-se o prazo de permanncia da mercadoria em recinto alfandegado de zona primria. V - A mala diplomtica ou mala consular dever conter sinais exteriores visveis que indiquem seu carter e ser entregue a pessoa formalmente credenciada pela aduana. a) F, F, V, V, F b) V, V, F, V, V c) V, F, V, F, V d) F, F, V, F, F e) F, V, F, V, V 127) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. I - A declarao de importao dever conter a identificao do importador, incluindo os scios da respectiva empresa. II - A retificao da declarao de importao, mediante alterao das informaes prestadas, ou incluso de outras, ser feita sempre o importador, para anlise posterior da autoridade aduaneira. III A fatura comercial no poder conter emendas, ressalvas ou escritos nas entrelinhas. IV - A conferncia aduaneira na importao tem por finalidade identificar o importador, verificar a mercadoria e a correo das informaes relativas a sua natureza, classificao fiscal, quantificao e valor, e confirmar o cumprimento de todas as obrigaes, fiscais e outras, exigveis em razo da importao. V Os gneros alimentcios que tenham sofrido avaria, constatada aps o incio do despacho, e que tenham sido considerados nocivos sade humana pelos rgos competentes, devem ter seu valor proporcionalmente reduzido para efeito de despacho aduaneiro de importao. a) F, V, F, V, F b) V, F, V, F, V c) F, F, F, V, F d) V, V, F, V, V e) F, V, V, V, F

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

74

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

128) A fatura comercial dever conter as seguintes indicaes, exceto. a) nome e endereo, completos, do exportador. b) especificao das mercadorias em portugus ou em idioma oficial do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio, ou, se em outro idioma, acompanhada de traduo em lngua portuguesa, a critrio da autoridade aduaneira, contendo as denominaes prprias e comerciais, com a indicao dos elementos indispensveis a sua perfeita identificao. c) pas de aquisio, assim considerado aquele do qual a mercadoria foi adquirida para ser exportada para o Brasil, independentemente do pas de origem da mercadoria ou de seus insumos. d) o custo de transporte da mercadoria importada at o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no territrio aduaneiro. e) identificao do veculo transportador da mercadoria. 129) Assinale a alternativa incorreta em relao ao despacho de importao. a) A declarao de importao o documento base do despacho de importao, sendo que a Secretaria da Receita Federal do Brasil poder exigir informaes destinadas a estatsticas de comrcio exterior e estabelecer diferentes tipos de apresentao da declarao de importao, apropriados natureza dos despachos, ou a situaes especficas em relao mercadoria ou a seu tratamento tributrio. b) A fatura comercial dever conter, entre outras informaes, a indicao do preo unitrio e total de cada espcie de mercadoria e, se houver, o montante e a natureza das redues e dos descontos concedidos. c) O despacho de importao dever ser iniciado em at noventa dias da descarga, se a mercadoria estiver em recinto alfandegado de zona primria. d) Est dispensada de despacho de importao a entrada, no Pas, de mala diplomtica e mala consular, independentemente de seu contedo, desde que entregue a pessoa formalmente credenciada pela Misso Diplomtica. e) O despacho de importao dever ser iniciado em at noventa dias, contados do recebimento do aviso de chegada da remessa postal. 130) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

75

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) - A fatura comercial ser instruda com a via original do conhecimento de carga ou documento de efeito equivalente. ( ) - A declarao de importao ser instruda com a via original da fatura comercial, assinada pelo exportador. ( ) - A declarao de importao ser instruda com o comprovante de pagamento das mercadorias. ( ) - A fatura comercial dever conter o nome e endereo, completos, do importador e, se for caso, do adquirente ou do encomendante predeterminado. ( ) - A fatura comercial dever conter o pas de procedncia, como tal entendido aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a ltima transformao substancial. a) F, V, F, V, F b) V, V, V, F, F c) F, F, F, V, F d) F, V, F, V, V e) V, F, V, F, V 131) Acerca dos procedimentos gerais para importao, e do sistema de controle do fluxo das importaes, assinale a alternativa incorreta. a) O Siscomex o sistema que concentra os registros de dados relativos s importaes brasileiras, eliminando a coexistncia de controles paralelos ao adotar fluxo nico de informaes pela via eletrnica. Seus rgos gestores, RFB, BACEN e Camex, controlam os mdulos e as melhorias implementadas no mesmo. b) Na importao por conta e ordem, a operao cambial pode ser efetivada pelo importador ou pelo adquirente. c) Em uma importao por encomenda, a mercadoria importada revendida pelo importador ao encomendante pr-determinado. d) Nas modalidades de importao por conta e ordem ou por encomenda, importador e adquirente, no caso de conta e ordem, e importador e encomendante, no caso de importao por encomenda, devem estar previamente habilitados no Siscomex para realizao das referidas operaes. e) dispensado de habilitao no Siscomex o depositrio, quando atue em sua atividade-fim no comrcio exterior. 132) A fatura comercial dever conter as seguintes indicaes, exceto:
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

76

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

a) marca, numerao e, se houver, nmero de referncia dos volumes; b) peso bruto dos volumes, entendendo-se, como tal, o da mercadoria com todos os seus recipientes, embalagens e demais envoltrios; c) peso lquido, assim considerado o da mercadoria livre de todo e qualquer envoltrio; d) pas de origem, assim considerado aquele onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisio; e) condies e moeda de pagamento e termo da condio de venda. 133) Acerca de fatura comercial na instruo do despacho de importao, assinale a alternativa incorreta. a) Poder ser estabelecida, por ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil, vista de solicitao da Cmara de Comrcio Exterior, a exigncia de visto consular em fatura comercial. b) O visto consular, quando normatizado, poder ser substitudo por declarao de rgo pblico ou de entidade representativa de exportadores, no pas de procedncia ou na comunidade econmica a que pertencerem. c) A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder dispor sobre casos de no exigncia da fatura comercial. d) Poder ser dispensada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil a apresentao da fatura comercial para fins de desembarao aduaneiro, hiptese em que dever o importador conservar o documento em seu poder, pelo prazo decadencial, disposio da fiscalizao aduaneira. e) No caso de mercadoria importada com amparo de reduo tributria decorrente de acordo comercial, o visto consular emitido pelo pas de origem ser obrigatrio. 134) Sobre a conferncia aduaneira na importao, assinale a alternativa correta. a) A Secretaria de Comrcio Exterior estabelecer termos e condies para a realizao da conferncia aduaneira em recinto no-alfandegado de zona secundria. b) A conferncia aduaneira, quando realizada em recinto alfandegado, dispensa a presena do depositrio. c) A conferncia aduaneira, quando realizada na zona secundria, poder ser feita no estabelecimento do importador em ato de fiscalizao. d) A conferncia aduaneira, quando realizada na zona primria, poder ser feita no estabelecimento do importador como complementao da iniciada na zona secundria.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

77

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

e) A conferncia aduaneira somente poder ser realizada nos portos, aeroportos, pontos de fronteira alfandegados ou portos secos.

135) Acerca da verificao da mercadoria, avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) A verificao da mercadoria, no curso da conferncia aduaneira ou em qualquer outra ocasio, ser realizada por AFRFB ou, por outro servidor da Receita Federal do Brasil, que supervisionar o AFRFB, na presena do viajante, do importador ou de seus representantes. ( ) Na hiptese de mercadoria depositada em recinto alfandegado, a verificao poder ser realizada na presena do depositrio ou de seus prepostos, dispensada a exigncia da presena do importador. ( ) A verificao de bagagem ou de outra mercadoria que esteja sob a responsabilidade do transportador poder ser realizada pela aduana, independentemente da presena deste ou de seus prepostos. ( ) A bagagem dos integrantes de misses diplomticas e de reparties consulares de carter permanente no est sujeita a verificao, salvo se existirem fundadas razes para se supor que contenha bens destinados a consumo do viajante. ( ) A verificao da bagagem dos integrantes de misses diplomticas e de reparties consulares de carter permanente, conforme previsto na Convenes de Viena sobre Relaes Diplomticas e Consulares, esto proibidas. a) F, V, F, F, F b) V, V, F, V, F c) F, F, V, F, V d) V, F, V, V, V e) V, V, F, F, F 136) Em relao quantificao ou identificao da mercadoria no despacho de importao, assinale a alternativa incorreta. a) A fiscalizao poder solicitar percia, e indicar um perito de uma empresa privada, desde que previamente credenciado pela RFB. b) A percia para identificao e quantificao de mercadoria importada ou a exportar, bem como a avaliao de equipamentos de segurana e sistemas informatizados, e a emisso de laudos periciais sobre o estado e o valor residual de bens pode ser proporcionada por rgos ou entidades da administrao pblica. Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br 78

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) Alm da percia, podero ser utilizados para auxiliar a identificao e quantificao de mercadoria submetida a despacho de importao o termo de verificao lavrado pela autoridade aduaneira do Pas exportador. d) A Secretaria de Comrcio Exterior expedir ato normativo em que estabelecer o responsvel, o valor e a forma de retribuio pelos servios prestados. e) Os registros de imagens das mercadorias obtidas por cmeras somente podero ser utilizados como subsdio verificao quando solicitados pelo importador. 137) Durante a conferncia aduaneira na importao podem ocorrer situaes que impedem o prosseguimento do despacho, quando este ter de ser interrompido mediante registro da exigncia correspondente, pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil responsvel pelo despacho. Acerca desse assunto assinale a alternativa incorreta. a) Um despacho de importao de mercadoria sujeita a anuncia do VIGIAGRO, instrudo sem a devida manifestao do rgo, deve ser interrompido pelo AFRFB para que a pendncia seja sanada. b) Na hiptese de a exigncia referir-se a crdito tributrio, o importador poder efetuar o pagamento correspondente, independentemente de processo. c) Quando exigvel o depsito ou o pagamento de quaisquer nus financeiros ou cambiais ou o cumprimento de obrigaes semelhantes, o despacho ser interrompido at a satisfao da exigncia. d) Havendo manifestao de inconformidade, por parte do importador, em relao exigncia de crdito tributrio, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil dever efetuar o respectivo lanamento, na forma prevista no Decreto no 70.235, de 6 de maro de 1972, e prosseguir no despacho. e) Caracterizam a interrupo do curso do despacho, entre outras ocorrncias o no-comparecimento do importador para assistir verificao da mercadoria, quando sua presena for obrigatria. 138) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Desembarao aduaneiro na importao o ato da entrega da mercadoria ao importador. ( ) Quando se tratar de mercadoria sujeita a controle especial, a depsito ou a pagamento de qualquer nus financeiro ou cambial, o desembarao aduaneiro depender do prvio cumprimento dessas exigncias.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

79

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) A autoridade aduaneira poder cancelar declarao de importao j registrada, de ofcio ou a pedido do importador, desde que a conferncia aduaneira no tenha sido iniciada. a) V, V, F b) F, V, F c) F, F, V d) F, F, F e) V, F, V 139) Em relao ao desembarao aduaneiro e entrega da mercadoria ao importador, aassinale a alternativa incorreta . a) O eventual desembarao de mercadoria objeto de apreenso anulada por deciso judicial no transitada em julgado depender, sempre, da prestao prvia de garantia, na forma de depsito ou fiana idnea, do valor das multas e das despesas de regularizao cambial emitidas pela autoridade aduaneira, alm do pagamento dos tributos devidos. b) Se houver uma exigncia de crdito durante o despacho, a mercadoria no ser desembaraada enquanto no resolvida essa pendncia, que pode se dar mediante pagamento ou prestao de garantia, nas hipteses autorizadas pelo Ministro da Fazenda. c) condio para o desembarao de mercadoria transportada pela via aquaviria a informao do pagamento do AFRMM, ou de sua iseno, pelo Ministrio dos Transportes. d) A Secretaria da Receita Federal do Brasil poder, em ato normativo, autorizar a entrega da mercadoria antes de iniciado o despacho. e) O desembarao aduaneiro somente efetivado, no Siscomex, aps a informao da entrega da carga ao importador, pelo depositrio. 140) Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) O ICMS, por ser imposto estadual, no exigido na importao para que a mercadoria seja entregue ao importador. ( ) Se a mercadoria for entregue antes do desembarao, a comprovao do pagamento do ICMS pode ocorrer aps o desembarao. ( ) A comprovao do pagamento do ICMS, para viabilizar a entrega da mercadoria, poder ser efetuada eletronicamente.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

80

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

( ) A RFB poder autorizar a adoo de faixas diferenciadas de procedimentos, em que a mercadoria possa ser entregue inclusive antes da conferncia aduaneira. ( ) Aps o desembarao aduaneiro de mercadoria cuja declarao tenha sido registrada no SISCOMEX, ser emitido eletronicamente o documento comprobatrio da importao, que requisito a ser apresentado pelo importador para retirada da carga no recinto alfandegado. a) V, V, V, V, V b) F, F, V, V, F c) V, F, V, F, V d) F, V, F, V, F e) V, V, F, V, F 141) Sujeitam-se a despacho de importao, exceto a) A mercadoria que ingresse no para admisso em regime especial de entreposto aduaneiro. b) Mercadoria submetida a despacho aduaneiro de exportao que posteriormente seja embarcada para o exterior. c) Mercadoria admitida em regime posteriormente despachada para consumo. aduaneiro especial que seja

d) Mercadoria que ingresse no Pas com destino Zona Franca de Manaus, mas que no usufrua dos benefcios do regime. e) Mercadoria reimportada. 142) Caso o importador necessite identificar a mercadoria com vistas classificao fiscal e descrio detalhada, a) dever solicitar fiscalizao que realize o exame documental e a verificao da mercadoria mercadoria, antes do registro da DI. b) poder solicitar a dispensa da verificao fsica pela autoridade aduaneira, que ser autorizada desde que realizada a verificao anterior ao registro da DI. c) poder requerer, previamente ao registro da DI, a verificao das mercadorias efetivamente recebidas do exterior, com base em requerimento dirigido ao chefe do setor responsvel pelo despacho aduaneiro, o qual dever indicar um servidor para acompanhar o ato.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

81

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

d) poder solicitar verificao prvia das mercadorias, com base em requerimento acompanhado do pagamento de tributos incidentes na importao. e) dever solicitar mercadorias importadas. percia para identificao e quantificao das

143) Relativamente a seleo para conferncia aduaneira na importao, avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Canal verde o que o sistema registrar o desembarao automtico da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificao da mercadoria. ( ) Pelo canal amarelo ser realizada a verificao da mercadoria, e, no sendo constatada irregularidade, efetuado o desembarao aduaneiro. ( ) A parametrizao no canal vermelho sujeita a DI ao exame documental e a verificao da mercadoria, sendo que a mercadoria somente ser desembaraada aps a realizao destes procedimentos. ( ) A parametrizao no canal cinza implica a realizao do exame documental, a verificao da mercadoria e a aplicao de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar elementos indicirios de classificao incorreta. ( ) A seleo para conferncia aduaneira ser efetuada por intermdio do Siscomex, com base em anlise fiscal que levar em considerao, entre outros, a capacidade operacional e econmico-financeira do importador. a) V, V, V, V, V b) F, F, V, V, F c) V, F, V, F, V d) F, V, F, V, F e) V, V, F, V, F 144) Assinale a alternativa correta em relao ao despacho de importao. a) A verificao fsica dever ser objeto de lavratura de Auto de Infrao, quando realizada por servidor que no seja o AFRFB responsvel pela etapa de verificao da mercadoria ou quando realizada por amostragem. b) A lavratura de Relatrio de Verificao Fsica (RVF), quando esta for realizada por amostragem, presume a verificao fsica total da mercadoria, inclusive para os efeitos de apurao de irregularidade em processo administrativo disciplinar.
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

82

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

c) As exigncias formalizadas pela fiscalizao aduaneira e o seu atendimento pelo importador, no curso do despacho aduaneiro, devero ser registradas no Relatrio de Verificao Fsica (RVF). d) A retificao de informaes prestadas na declarao de importao registradas no Siscomex, ou a incluso de outras, no curso do despacho aduaneiro, ainda que por exigncia da fiscalizao aduaneira, ser feita, pelo importador, no balco de atendimento, e somente ser efetivada no Siscomex aps o seu recebimento pelo atendente, procedimento esse conhecido como recepo. e) A mercadoria cuja DI tenha sido parametrizada para o canal amarelo poder vir a ser verificada, se o AFRFB condicionar a concluso da etapa de exame documental execuo desse procedimento (verificao da mercadoria). 145) O auditor JOO RIGOROSO DA SILVA teve distribuda para si uma declarao de importao parametrizada para o canal amarelo no Siscomex que acobertava a importao de 2.000 unidades de cadeados. Considerando que a descrio da mercadoria no estava completa, e que havia vigente poca do fato gerador uma alquota antidumping aplicvel sobre a importao de cadeados oriundos da China, ele determinou ao analista JOS CERTINHO que fosse ao armazm para colher elementos para confirmao da origem da mercadoria. Considerando a legislao aplicvel, pode-se afirmar que A) No havia previso em norma para proceder verificao da mercadoria, uma vez que a DI foi parametrizada no canal amarelo. B) A atitude do auditor foi correta, e o analista deve, ao final da verificao, emitir RVF (Relatrio de Verificao Fsica) C) O analista tributrio no poderia proceder verificao da mercadoria, pois a DI estava distribuda para o auditor no Siscomex. D) O auditor deveria ter encaminhado a declarao ao chefe para determinao do procedimento a ser adotado. E) A atitude do fiscal no procede, pois a DI somente poderia ser objeto de verificao no caso de dvida quanto classificao fiscal.

146) Em conferncia aduaneira de uma declarao de importao de pranchas de surfe, o auditor BOA PRAA solicitou verificao da mercadoria pelo analista JOS MANOEL, que emitiu Relatrio de Verificao Fsica (RVF), onde constavam divergncias em relao descrio do produto. Essas divergncias levaram a uma nova
Prof. Luiz Missagia www.pontodosconcursos.com.br

83

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

classificao fiscal, que gerou um crdito tributrio no valor de R$ 150.000,00. O auditor registrou exigncia no Siscomex contemplando apenas essa situao. Nesse caso, A) A DI poderia ser desembaraada aps a aceitao, pela aduana, da retificao da DI efetivada pelo importador, ocasio em que haveria o recolhimento dos tributos exigidos mediante dbito automtico. B) O analista deveria lavrar auto de infrao para constituio do crdito, caso houvesse manifestao de inconformidade por parte do importador em relao exigncia. C) Considerando o valor do crdito acima de R$ 100.000,00 havia obrigatoriedade de lavratura de auto de infrao. D) Caso no fosse efetuado o pagamento em at 60 dias da cincia da exigncia, manifestando o importador sua no concordncia com a exigncia por escrito, a mercadoria deveria ser considerada abandonada e submetida a processo de perdimento. E) Para registrar exigncia relativa classificao fiscal do produto, o auditor deveria, obrigatoriamente, ter solicitado percia tcnica no decorrer do despacho.

147) Durante o despacho de importao, nos casos onde h comprovada impossibilidade de armazenagem da carga em local alfandegado a) O importador poder requerer a verificao prvia (antes do registro da DI) da mercadoria. b) A mercadoria ter que ser removida, via trnsito aduaneiro, para um recinto alfandegado de zona secundria c) A mercadoria ser desembaraada para entrega ao importador, desde que prestada garantia na forma de fiana, depsito ou seguro aduaneiro. d) A entrega da mercadoria ao importador poder ser autorizada pelo AFRFB responsvel pelo despacho, mesmo antes de totalmente realizada a conferncia aduaneira. e) Poder ser realizado o procedimento de entrega antecipada, com obrigao de assinatura, pelo importador, de termo de fiel depositrio, no qual se comprometer, ainda, a no utilizar a mercadoria at o seu desembarao aduaneiro.

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

84

LEGISLAO ADUANEIRA EXERCCIOS - RFB 2012 PROFESSORES: LUIZ MISSAGIA E RODRIGO LUZ

Gabarito 97) C 98) E 99) B 100)E 101)E 102)B 103)E 104)D 105)C 106)D 107)D 108)C 109)E 110)B 111)C 112)D 113)B 114)C 115)E 116)D 117)B 118)C 119)E 120)B 121)E 122)B 123)E 124)C 125)A 126)D 127)C 128)E 129)D 130)A 131)A 132)D 133)E 134)C 135)A 136)D 137)D 138)B 139)E 140)B 141)B 142)C 143)C 144)E 145)B 146)A 147)D

Um abrao. Missagia

Prof. Luiz Missagia

www.pontodosconcursos.com.br

85

You might also like