You are on page 1of 55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO

DRO IVO

AULA 03 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA


Ol, Pessoal. Nesta aula continuaremos a tratar dos crimes contra Administrao Pblica, assunto este importantssimo para sua PROVA. Vamos comear! Bons estudos! *************************************************************

CRIMES CONTRA A ADMININISTRAO PBLICA - PARTE 02

1. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) Quem se ope execuo de ato legal, mediante ameaa a quem esteja prestando auxlio ao funcionrio pblico competente para execut-lo,

a) comete crime de desacato. b) comete crime de desobedincia. c) comete crime de resistncia. d) comete crime de trfico de influncia. e) no comete crime contra a Administrao Pblica.

COMENTRIOS: Caracteriza o delito de resistncia, nos termos do art. 329, do Cdigo Penal, a conduta de opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. Cabe ressaltar que o tipo exige que haja violncia ou ameaa ao funcionrio ou ao terceiro que presta o auxlio. O tipo penal protege o terceiro que est colaborando com o servio pblico ajudando o servidor na execuo do ato.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Gabarito: "C"

2. (Analista ministerial - MPE-PE / 2012) Considere:

I. Solicitar o funcionrio pblico para si, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida.

II. Deixar o funcionrio pblico de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer sentimento pessoal.

Essas condutas tipificam, respectivamente, os delitos de:

a) corrupo ativa e prevaricao. b) corrupo ativa e condescendncia criminosa. c) prevaricao e condescendncia criminosa. d) corrupo ativa e corrupo passiva. e) corrupo passiva e prevaricao.

COMENTRIOS: Na corrupo passiva a conduta tpica vem expressa pelos verbos: SOLICITAR, RECEBER E ACEITAR. Diferentemente, na corrupo ativa, os verbos so: OFERECER ou RECEBER. No que tange prevaricao a conduta tpica vem expressa de 03 formas diferentes. So elas:

A) RETARDAR ATO DE OFCIO B) DEIXAR DE PRATICAR ATO DE OFCIO C) PRATICAR ATO DE OFCIO CONTRA DISPOSIA EXPRESSA DE LEI.

Gabarito: "E"

3. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) O tipo do art. 320 do Cdigo Penal (Condescendncia criminosa) est assim redigido: Deixar o Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no no exerccio o fato do ao cargo ou, quando da lhe falte

competncia,

levar

conhecimento

autoridade

competente. No que concerne ao fato tpico, a expresso por indulgncia corresponde

a) ao resultado. b) ao. c) ao elemento subjetivo do tipo. d) ao nexo de causalidade. e) omisso.

COMENTRIOS:

expresso

"por

indulgncia",

citada

no

enunciado

apresentado pela banca, remete ao elemento subjetivo do tipo, ou seja, o animus de agir. Alm do dolo existe uma finalidade especfica de agir que, no caso em tela, refere-se a indulgncia.

Gabarito: "C"

4. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) O funcionrio pblico que, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe

proporciona a qualidade de funcionrio:

a) comete crime de prevaricao. b) no comete crime contra a Administrao Pblica. c) comete crime de peculato culposo. d) comete crime de peculato doloso. e) comete crime de excesso de exao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: A questo exige do candidato o conhecimento do pargrafo 1, do art. 312, que dispe sobre o Peculato DOLOSO. Relembre este dispositivo, to importante para sua futura PROVA:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio:

Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa.

1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

Gabarito: "D"

5. (Juiz - TJ-PI / 2012) A respeito do peculato, assinale a opo correta.

a) A consumao do peculato-apropriao no ocorre no momento em que o funcionrio pblico, em virtude do cargo, comea a dispor do bem mvel apropriado, como se seu proprietrio fosse, exigindo-se que o agente ou terceiro obtenha vantagem com a prtica do delito. b) A incidncia da agravante genrica relativa prtica de delito com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso incompatvel com o peculato, pois este pressupe abuso de poder ou violao de dever inerente ao cargo. c) Segundo a jurisprudncia do STJ, aplicvel o princpio da insignificncia ao peculato, desde que o prejuzo causado ao errio no ultrapasse um salrio mnimo e o agente seja primrio. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO d) Nas hipteses de peculato-desvio e peculato-apropriao, a reparao do dano pelo agente pblico, se precedente a sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; sendo-lhe posterior, reduz de metade a pena. e) No comete peculato, mas o delito de emprego irregular de verbas pblicas, em continuidade delitiva, o servidor pblico que se utiliza ilegalmente de passagens e dirias pagas pelos cofres pblicos.

COMENTRIOS:

Alternativa A

Incorreta

A consumao do peculato-apropriao

ocorre no momento em que o agente passa a agir como se fosse dono do dinheiro, valor ou coisa mvel, transformando a posse ou deteno em domnio. Ele efetivamente passa a dispor do objeto material como se fosse seu. Trata-se de um crime material.

Alternativa B

Correta

O STF e o STJ tm se posicionado desta forma.

Veja um julgado que elucida a questo:

"Nos termos do artigo 61, caput, do Cdigo Penal, somente se admite o reconhecimento das agravantes previstas em um de seus incisos quando elas no constituem ou qualificam o crime: da a jurisprudncia deste Superior Tribunal de Justia, firme no sentido de que a incidncia da agravante prevista no artigo 61, II, g, do Cdigo Penal se mostra incompatvel com o delito de peculato (Cdigo Penal, artigo 312), pois a prtica deste pressupe, sempre, o abuso de poder ou a violao de dever inerente ao cargo (HC 57.473/PI, DJ 12/03/2007).

Alternativa C

Incorreta

dominante na jurisprudncia que o

Princpio da Insignificncia NO prevalece nos crimes contra a Administrao Pblica, porque o cometimento destes crimes fere o princpio da moralidade administrativa.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Alternativa D Incorreta Aplica-se tal regra ao peculato culposo,

previsto no 3, do art. 312. O peculato-desvio e o peculato-apropriao esto no caput do art. 312.

Alternativa E

Incorreta

O delito de emprego irregular de verbas

pblicas encontra-se tipificano no art. 315, do CP, nos seguintes termos:

Art. 315- Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei.

O que caracteriza o crime o fato de a verba ou renda pblica ser aplicada em favor da prpria Administrao, porm de forma diversa daquela prevista na lei.

Gabarito: "B"

6. (Analista - TRE-SP / 2012) Jos aprovado em concurso pblico para exercer o cargo de Investigador de Polcia, sendo devidamente nomeado pela Autoridade Pblica competente. Antes de ser

empossado no cargo, Jos, ciente de que na rua que reside existe um estabelecimento comercial do tipo bar, onde h comrcio de

substncias entorpecentes, aborda o proprietrio do estabelecimento e, declarando-se Policial Civil, exige o pagamento da quantia de R$ 5.000,00 no prazo de 48 horas para no fazer a denncia e desencadear uma operao policial naquele local. Neste caso, Jos comete crime de

a) concusso b) prevaricao. c) corrupo passiva. d) exerccio Funcional Ilegalmente Antecipado. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO e) extorso, pois ainda no havia tomado posse no cargo de Investigador de Polcia.

COMENTRIOS: Em sua PROVA, sempre procure o verbo para definir o crime em questo. No caso, temos o verbo EXIGIR e, portanto, caracterizada est a concusso. O delito de concusso se consuma com a simples exigncia da vantagem. , pois, crime formal. Alm disso, o agente no precisa estar devidamente investido na funo pblica, podendo valer-se dela para praticar o delito. Observe o disposto no Cdigo Penal:

Art.

316

Exigir,

para

si

ou

para

outrem,

direta

ou

indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida.

Gabarito: "A"

7. (Analista - TRF / 2012) Tcio, funcionrio pblico federal, em fiscalizao de rotina, constatou que Paulus, proprietrio de uma mercearia, estava devendo tributos ao Fisco. Em vista disso, concedeulhe o prazo de quarenta e oito horas para efetivar o pagamento e mandou colocar uma faixa na porta do estabelecimento, dizendo: Este comerciante deve ao Fisco e dever pagar o tributo devido em quarenta e oito horas. A conduta de Tcio caracterizou o crime de

a) prevaricao. b) calnia. c) concusso. d) corrupo passiva. e) excesso de exao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: No caso em tela est caracterizado o crime de excesso de exao. Vamos relembrar:

Sobre o excesso de exao h para Nelson Hungria dois tipos:

A forma simples, prevista no art. 316, 1, do CP e disposta no art. 316, 2, do CP.

a forma qualificada,

O EXCESSO DE EXAO simples, por sua vez, tem duas modalidades:

Exigncia indevida

Aqui a exigncia do tributo ou contribuio social

indevida (elemento normativo do tipo), isto , no h autorizao legal para sua cobrana, ou seu valor j foi quitado pela vtima, ou ento se refere a quantia excedente fixada por lei.

Cobrana vexatria ou gravosa no autorizada em lei

tambm

chamada, por alguns doutrinadore, de excesso no modo de exao ou exao fiscal vexatria. Segundo Hungria, ao contrrio da exigncia indevida, aqui a exigncia de tributo ou contribuio social devida, mas a cobrana se faz com o emprego de meio gravoso ou vexatrio para o devedor, o qual no autorizado por lei.

Gabarito: "E"

8. (Tcnico - TJ-PE / 2012) Tecius, funcionrio pblico municipal, apropriou-se de remdios doados por um laboratrio farmacutico ao Posto de Sade do qual era mdico chefe, e os levou ao seu consultrio particular, vendendo-os a seus clientes. Tecius, alm de outras infraes legais,

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO a) responder por crime de peculato, porque tinha a posse dos medicamentos em razo do seu cargo. b) no responder por crime de peculato, porque o objeto desse delito s pode ser dinheiro. c) s responder por crime de peculato se a doao dos remdios tiver sido regularmente formalizada e aceita pela Administrao Pblica Municipal. d) no responder por crime de peculato porque os remdios foram recebidos em doao e no foram adquiridos pela Administrao Pblica Municipal. e) responder apenas pelo crime de prevaricao, por ter praticado

indevidamente ato de ofcio.

COMENTRIOS: O peculato se verificou, uma vez que houve apropriao, por parte do mdico, funcionrio pblico, de bens (medicamentos) dos quais tinha posse em razo do cargo que exercia. Perceba que a conduta se enquadra perfeitamente no art. 312 do CP:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

Gabarito: "A"

9.

(Polcia

Militar-BA de

2009)

Paulo,

policial um

no

exerccio

de

fiscalizao

trnsito,

surpreendeu

motorista

dirigindo

alcoolizado e pela contramo de direo. Em seguida, exigiu do

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO infrator a quantia de R$ 200,00 para deix-lo prosseguir livremente. Nesse caso, Paulo responder pelo crime de:

A) corrupo ativa. B) concusso. C) corrupo passiva. D) prevaricao. E) peculato.

COMENTRIOS: No caso apresentado, Paulo EXIGE vantagem indevida e, portanto, fica caracterizado o crime de concusso (Alternativa B). importante ressaltar que, para efeito de PROVA, indiferente a diferenciao prtica entre uma solicitao e uma exigncia. O importante verificar qual verbo est sendo utilizado pela banca. Se for EXIGIR concusso.

Gabarito: B

10. (OAB-SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de:

A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A.

COMENTRIOS: Essa questo poderia deixar dvidas, pois a banca no cita que o superior deixou de responsabilizar o funcionrio por indulgncia. Sendo assim, poderiamos pensar tambm no delito de prevaricao. Esse tipo de questo j apareceu mais de uma vez em provas da ESAF e o entendimento sempre foi o mesmo, ou seja, a banca considerou como resposta correta a condescendncia criminosa, alternativa C. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Sendo assim, se o examinador tratar de maneira genrica a expresso DEIXA DE RESPONSABILIZAR SUBORDINADO, considere que caso de

condescendncia criminosa e no prevaricao.

Gabarito: C

11. (Procurador do Municpio de SP / 2008) A concusso e a corrupo ativa so crimes:

A) permanentes. B) formal e material, respectivamente. C) materiais. D) formais. E) material e formal, respectivamente.

COMENTRIOS: Crime formal aquele que, embora possa ter um resultado, independe dele para a consumao. Diferentemente, no delito material, o resultado imprescindvel. Na concusso, a consumao ocorre com a simples exigncia enquanto na corrupo ativa, consuma-se no momento em que o funcionrio pblico toma conhecimento da oferta ou promessa. Diante do exposto, por no haver dependncia de qualquer resultado para a caracterizao dos supracitados delitos, pode-se afirmar que estamos diante de dois crimes FORMAIS.

Gabarito: D

12. (MPE-RS / 2008) Paulo, policial de trnsito, encontrava-se em gozo de frias e observou um veculo parado em local proibido. Abordou o motorista, de quem, declinando sua funo, solicitou a quantia de R$ 50,00 para no lavrar a multa relativa infrao cometida. Nesse caso, Paulo:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO A) responder pelo delito de concusso. B) responder pelo delito de corrupo ativa. C) responder pelo delito de corrupo passiva. D) no responder por nenhum delito porque estava de frias. E) responder pelo delito de prevaricao.

COMENTRIOS: No caso em tela, o policial de trnsito, valendo-se de sua funo, SOLICITA determinada quantia. Neste caso, h caracterizao da CORRUPO PASSIVA, delito que encontra previso no art. 317, do Cdigo Penal:

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

Trata-se de crime formal e o delito se consuma no momento em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro ou quando o funcionrio recebe a vantagem ou aceita a promessa de sua entrega. A alternativa correta, portanto, a C.

Gabarito: C

13. (Auditor TCE-AL / 2008) Admite a modalidade culposa o crime de:

A) advocacia administrativa. B) usurpao de funo pblica. C) concusso. D) prevaricao. E) peculato.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: Dos crimes contra a Administrao Pblica, o nico que admite a modalidade CULPOSA o PECULATO. Correta, portanto, a alternativa E. O Peculato culposo est descrito no Cdigo Penal, no 2, do art. 312. Nesta forma tpica, o funcionrio, por impercia, imprudncia ou negligncia, concorre para a prtica de crime de outrem. Assim, em face da ausncia de cautela que estava obrigado na preservao de bens do poder pblico que lhe so confiados, o sujeito facilita a outrem a subtrao, apropriao ou desvio dos mesmos. O crime se aperfeioa com a conduta dolosa de outrem, havendo necessidade da existncia de nexo causal entre os delitos, de maneira que o primeiro (peculato-culposo) tenha permitido a prtica do segundo. Seria o caso, por exemplo, do chefe de determinado setor que, negligentemente, esquece o armrio com peas de computador aberto e estas so furtadas.

Gabarito: E

14. (TCE-AL / 2008) Pratica o crime de condescendncia criminosa:

A) o funcionrio pblico que, para satisfazer interesse pessoal, deixa de praticar ato de ofcio. B) o funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. C) a pessoa que presta a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime. D) a pessoa que solicita vantagem para si, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. E) o funcionrio que, valendo-se de sua condio, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica.

COMENTRIOS: Questo que exige do candidato o conhecimento da tipificao do delito de condescendncia criminosa previsto no art. 320, do Cdigo Penal: Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Art. 320 Deixar o funcionrio, por indulgncia, de

responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

Com base na tipificao acima apresentada, conclui-se que est correta a alternativa B que, praticamente, reproduz o texto legal. Observaes:

1. A expresso por indulgncia significa que o superior hierrquico deixa de agir por tolerncia, clemncia, brandura, etc. 2. Se a razo da conduta o atendimento de sentimento ou interesse pessoal, o fato constitui prevaricao. 3. Se h pretenso de obter vantagem indevida, caso de corrupo passiva.

Exemplo prtico do crime de condescendncia criminosa: Tcio ingressa no cargo de Auditor Fiscal. Logo no primeiro ms de trabalho, apaixona-se por Mvia, tambm recm aprovada. Aps um ano e vrias tentativas sem sucesso de aproximao, Tcio nomeado CHEFE de subdiviso e Mvia passa a ser sua subordinada. Algum tempo depois, Tcio flagra Mvia recebendo dinheiro para retardar ato de ofcio, mas resolve tolerar tal atitude, pois, alm de seu grande amor, sabe que Mvia vem de uma famlia muito pobre. Neste caso, comete Tcio condescendncia criminosa, pois, POR INDULGNCIA, deixa de responsabilizar subordinada.

Gabarito: B

15. (Procurador TCE-AL / 2008) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida para si, sem, contudo, chegar a receb-la, caracteriza, em tese, Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO A) tentativa de concusso. B) corrupo passiva consumada. C) concusso consumada. D) tentativa de corrupo passiva. E) corrupo ativa consumada.

COMENTRIOS: A questo diz que o funcionrio SOLICITOU vantagem indevida, logo, caracterizada est a corrupo passiva. Trata-se de crime formal e o delito se consuma no momento em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro, ou quando o funcionrio recebe a vantagem ou aceita a promessa de sua entrega. O fato de o funcionrio no ter chegado a receber, neste caso, irrelevante e no caracteriza a forma tentada.

Gabarito: B

16. (Juiz Substituto TJ-RR / 2008) No crime de concusso, a circunstncia de ser um dos agentes funcionrio pblico:

A) no elementar, no se comunicando, portanto, ao concorrente particular. B) elementar, comunicando-se ao concorrente particular, ainda que este desconhea a condio daquele. C) elementar, mas no se comunica ao concorrente particular. D) elementar, comunicando-se ao concorrente particular, se este conhecia a condio daquele. E) no elementar, comunicando-se, em qualquer situao, ao concorrente particular.

COMENTRIOS: O art. 30, do Cdigo Penal, determina a comunicao das circunstncias de carter pessoal, quando elementares do crime, a todas as pessoas que dele participarem.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Apesar de a concusso ser classificada como delito prprio, exigindo que o agente ostente a condio de funcionrio pblico, a circunstncia, como elementar do tipo, comunica-se ao co-autor ou partcipe que a conhea. Ento, a elementar funcionrio pblico comunica-se aos demais que no possuem essa qualidade, desde que tenham praticado o crime juntamente com funcionrio pblico e que tenham conhecimento de sua presena na figura do autor principal. O co-autor ou partcipe deve ter dolo, ou seja, vontade e conscincia para agir com o funcionrio pblico. Correta, portanto, a alternativa D.

Gabarito: D

17. (METRO-SP / 2008) Durante um julgamento perante o Tribunal do Jri, um jurado, que em sua vida normal exerce a funo de vendedor, solicitou R$ 10000,00 (dez mil reais) ao advogado do ru para votar pela absolvio deste. O jurado:

A) cometeu crime de corrupo ativa. B) cometeu crime de corrupo passiva. C) cometeu crime de concusso. D) cometeu crime de prevaricao. E) no cometeu nenhum crime, pois no era funcionrio pblico.

COMENTRIOS: O Cdigo Penal, ao definir o conceito de funcionrio pblico para fins penais, dispe que se considera funcionrio pblico quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. O jurado exerce funo pblica, transitria e sem remunerao, enquadrandose no grupo dos chamados agentes honorficos. Deste modo, podemos afirmar que o jurado considerado funcionrio pblico para fins penais e, no caso em questo, como SOLICITA vantagem indevida, comete corrupo passiva, delito apresentado pela banca na alternativa B.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Gabarito: B

18. (Analista Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Antes de assumir o cargo pblico municipal para o qual foi nomeado, invocando a sua condio funcional, Joo exige ingresso dos organizadores de evento cuja realizao depende de autorizao do Poder Pblico. Assim agindo, Joo:

A) comete crime de concusso. B) comete crime de corrupo ativa. C) comete crime de corrupo passiva. D) no comete crime algum porque pedido de ingresso para evento mero ilcito civil. E) no comete crime algum porque ainda no assumiu o cargo.

COMENTRIOS: O art. 317, do Cdigo Penal, ao tratar da concusso, define o delito como a conduta de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Percebemos que o fato de o agente no haver assumido a funo no influencia na consumao do crime, desde que ele aja em razo dela.

Gabarito: A

19. (Analista Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Joo, tesoureiro de rgo pblico, agindo em concurso com Jos e em proveito deste, que no funcionrio pblico mas que sabe que Joo o , desvia certa quantia em dinheiro, de que tem a posse em razo do cargo. Por essa conduta:

A) Jos no responde por crime nenhum, j que foi Joo quem desviou o dinheiro. B) Joo responde por peculato e Jos por apropriao indbita. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO C) Joo e Jos respondem pelo crime de peculato. D) Joo no responde por crime porque o dinheiro foi todo entregue para Jos, que quem deve ser processado. E) Joo e Jos respondem pelo crime de peculato, mas este tem a pena reduzida pela metade, porque foi Joo quem desviou o dinheiro.

COMENTRIOS: Na situao apresentada, Joo comete o PECULATO-DESVIO. Como Jos tem conhecimento de que Joo funcionrio pblico e como esta qualidade especial elementar do crime de PECULATO, com base no art. 30, do Cdigo Penal, responder tambm Jos pelo crime de peculato.

Gabarito: C

20.

(Analista

Judicirio

TRF-3

Regio

2007)

Agindo

com

negligncia, Joo esquece sobre o balco da repartio onde exerce cargo pblico documento que contm segredo, de forma que terceira pessoa tem acesso a ele. Assim agindo, Joo:

A) pratica crime de violao de sigilo funcional porque o dolo presumido. B) s pratica crime se o terceiro que teve conhecimento do segredo revel-lo para outras pessoas. C) no pratica crime, porque o Cdigo Penal no prev a modalidade culposa de violao de sigilo funcional. D) pratica crime de violao de sigilo funcional porque presente o dolo eventual. E) pratica crime de condescendncia criminosa.

COMENTRIOS: J foi tratado anteriormente que o nico crime contra a Administrao Pblica que punvel a ttulo de culpa o PECULATO. No caso em questo, a banca trata do crime de violao de sigilo funcional, que consiste em revelar fato de que tem cincia em razo do cargo, e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Como o funcionrio age com negligncia (culpa) e, para a caracterizao do crime, exige-se o DOLO, no responder o agente por nenhum CRIME, o que torna correta a alternativa C. Cabe ressaltar que o funcionrio poder ser responsabilizado nas esferas CIVIL e ADMINISTRATIVA.

Gabarito: C

21. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Sobre o crime de PECULATO, considere:

I. crime que exige a qualidade de funcionrio pblico do autor, ressalvada a hiptese de co-autoria. II. a apropriao ou o desvio pode ter como objeto bem imvel. III. caracteriza-se pela apropriao ou desvio de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel. IV. configura-se somente se a apropriao for de bem pblico. V. no se caracteriza se a apropriao ou o desvio for de bem particular.

Est correto o que se afirma APENAS em:

A) I e II. B) I e III. C) III e IV. D) III, IV e V. E) IV e V.

COMENTRIOS: Analisando as assertivas: Assertiva I No peculato, a qualidade de funcionrio pblico elementar do

tipo, ou seja, necessria para a configurao do delito. Est correta a assertiva. Caso no haja esta qualificao, o delito ser o de apropriao indbita.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Do exposto, conclui-se que se trata de um crime FUNCIONAL imprprio. Explicando: Os crimes funcionais pertencem categoria dos crimes prprios, pois s podem ser cometidos por determinada classe de pessoas. Neste tipo de delito, a lei exige do indivduo uma condio ou situao especfica. Os crimes funcionais classificam-se em: Crimes funcionais prprios: So aqueles cuja ausncia da qualidade de funcionrio pblico torna o fato atpico. Exemplo claro de crime funcional prprio o delito de prevaricao, previsto no art. 319, do Cdigo Penal. Se ficar comprovado que na poca do fato o indivduo no era funcionrio pblico, desaparece a prevaricao e no surge nenhum outro crime. Percebese que a qualidade do sujeito ativo aparece como elemento da tipicidade penal. Crimes funcionais imprprios ou mistos: A ausncia da qualidade

especial faz com que o fato seja enquadrado em outro tipo penal. Exemplo: Alm do peculato, pode-se citar a concusso art. 316. Se o sujeito ativo no for funcionrio pblico, o crime de extorso art. 158.

Assertiva II

Como deixa claro o art. 312 do Cdigo Penal, o peculato s

pode recair sobre bens mveis. Esse o entendimento da doutrina majoritria e o da ESAF. Assertiva incorreta.

Assertiva III

Esta assertiva est correta, pois resume o art. 312 que

define o crime de peculato. Observe:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Assertivas IV e V Caracteriza o peculato a apropriao de bem pblico ou particular. Logo, incorretas as assertivas.

Como somente as assertivas I e III esto corretas, pode-se afirmar que a resposta da questo a alternativa B.

Gabarito: B

22. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) "A" entrou no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais. Sua conduta:

A) configura crime de concusso. B) configura crime de peculato. C) configura o crime de exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. D) no caracteriza infrao penal. E) no caracteriza infrao penal, mas ele no receber o salrio at que satisfaa as exigncias legais.

COMENTRIOS: Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso, caracteriza o crime de exerccio ilegalmente antecipado ou prolongado, definido no art. 324, do Cdigo Penal. Correta, portanto, a alternativa C.

Gabarito: C

23. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Na hiptese de peculato culposo, a reparao do dano depois da sentena irrecorrvel implica na:

A) suspenso da pena. Prof. Pedro Ivo


www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO B) reduo de trs quintos da pena imposta. C) excluso da antijuricidade. D) extino da punibilidade. E) reduo de metade da pena imposta.

COMENTRIOS: O peculato culposo, nos termos do 3, do art. 312, do Cdigo Penal, apresenta uma espcie anmala de arrependimento posterior, definida da seguinte forma:

3 - [...] a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta.

Normalmente, o arrependimento posterior, que s pode ser argido em crimes praticados sem violncia ou grave ameaa, funciona como atenuante e deve acontecer at o momento do recebimento da denuncia ou da queixa por parte do magistrado. No caso do peculato culposo, este arrependimento funcionar como

excludente, caso ocorra at a sentena transitar em julgado, ou como atenuante, manifestando-se depois do trnsito em julgado da sentena penal, situao em que reduzir a pena pela metade. Como a questo apresentada afirma que a reparao do dano ocorreu aps a sentena irrecorrvel, est correta a alternativa E, pois a pena ser reduzida pela metade.

Gabarito: E

24. (Auditor TCE-AM

/ 2007) A respeito dos crimes contra a

Administrao Pblica, considere:

I. No exclui a responsabilidade penal o fato de ter sido o agente, acusado da prtica de crime de peculato, inocentado pelo rgo

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO administrativo quando do procedimento necessrio ao afastamento do cargo. II. Comete crime de concusso o funcionrio pblico que, mediante grave ameaa de morte com emprego de arma de fogo, exige vantagem indevida de particular. III. No comete crime de peculato o funcionrio pblico que se apropria de bem particular, de que tem a posse em razo do cargo. IV. S o ocupante de cargo pblico, criado por lei, com denominao prpria, nmero certo e pago pelos cofres pblicos, ainda que em entidades paraestatais, pode cometer o crime de abandono de funo.

Est correto o que se afirma SOMENTE em:

A) I, II e III. B) I, II e IV. C) I e IV. D) II e III, E) II, III e IV.

COMENTRIOS: Analisando as assertivas: Assertiva I Est correta, pois a esfera penal independente da esfera

administrativa. O fato do agente ter sido inocentado na esfera administrativa no impede o processo penal do qual pode advir uma condenao. Assertiva II A concusso uma forma especial de extorso, praticada por

funcionrio pblico com abuso de autoridade. Deve, assim, haver um nexo entre a represlia prometida, a exigncia feita e a funo exercida pelo funcionrio pblico. Por isso, se o funcionrio pblico empregar violncia ou grave ameaa referente a situao estranha funo pblica, haver crime de extorso ou roubo. Exemplo: Um policial aponta um revlver para a vtima e, mediante ameaa de morte, pede que ela lhe entregue o carro. Neste caso, no haver concusso, e sim extorso. Assertiva incorreta. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Assertiva III O peculato apropriao cabvel tanto para bem pblico quanto para bem privado. Portanto, incorreta a assertiva. Assertiva IV O Cdigo Penal, ao tratar do crime de abandono de funo em

seu art. 323, dispe:

Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei.

Percebe-se que, embora o prprio Cdigo Penal atribua o nome abandono de funo ao crime, a tipificao do delito utiliza a palavra CARGO, que representa um conceito mais restrito que o termo funo pblica. Desta forma, o nome correto do crime deveria ser ABANDONO DE CARGO e est correto afirmar que s o ocupante de cargo pblico, criado por lei, com denominao prpria, nmero certo e pago pelos cofres pblicos, ainda que em entidades paraestatais, pode cometer o crime de abandono de funo.

Do exposto, conclui-se que a resposta da questo a alternativa C, pois somente as assertivas I e IV esto corretas.

Gabarito: C

25. (Analista Judicirio TRF- 2 Regio / 2007) Funcionrio pblico encarregado do Centro de Processamento de Dados - CPD modifica o sistema de informaes do rgo sem autorizao ou solicitao da autoridade competente. Assim agindo, ele:

A) no comete crime porque encarregado do CPD. B) comete crime de modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes. C) comete crime de abuso de autoridade. D) comete crime de adulterao de dados digitados. E) comete crime de insero de dados falsos em sistema de informao.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: Constitui crime modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. No caso em tela, o fato de ele ser o encarregado do CPD no influencia em absolutamente nada e o funcionrio responder pelo crime de modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes.

Gabarito: B

26. (Oficial de Justia TJ-PE / 2007) Em relao aos crimes contra a administrao pblica, correto afirmar que:

A) no crime de resistncia, o dolo a vontade de se opor execuo do ato, mediante violncia ou ameaa, mas dispensvel que o agente tenha conscincia de que est resistindo a ato legal do funcionrio, sendo que o erro quanto legalidade do ato, ainda que culposo, no exclui o dolo. B) no peculato o sujeito ativo o funcionrio pblico, como tambm o particular que no se reveste dessa qualidade e que concorre para o crime, conhecendo ou no a condio do agente. C) na concusso, o agente solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida ou aceita promessa de tal vantagem. D) para os efeitos penais, equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. E) para a caracterizao do crime de desacato irrelevante que o fato ocorra na presena do funcionrio pblico, configurando o ilcito ainda quando a ofensa lhe dirigida em documento, por telefone, por e.mail ou outro meio.

COMENTRIOS: Analisando as alternativas: Alternativa A O crime de resistncia encontra-se tipificado no art. 329,

do Cdigo Penal, com a seguinte redao: Prof. Pedro Ivo


www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio.

Observa-se aqui que necessrio que a oposio do sujeito se manifeste por meio de ameaa ou violncia fsica, em face do funcionrio ou da pessoa que o auxilia, no exato momento em que o ato esteja sendo praticado, de modo que se a oposio for exercida em momento anterior ou posterior prtica do ato pelo funcionrio pblico, no constitui crime de resistncia. Para que o sujeito seja enquadrado no crime em tela, necessria a caracterizaao do dolo, ou seja, a vontade livre e consciente de executar a ao. Caso haja erro quanto legalidade do ato, haver tambm a excluso do dolo e, portanto, est incorreta a alternativa. Alternativa B Para que o particular tambm responda por peculato em

concurso de pessoas, imprescindvel que ele tenha conhecimento da qualidade de funcionrio pblico do outro agente. Alternativa incorreta. Alternativa C A alternativa est errada, pois a banca tenta confundir o

candidato associando a definio da corrupo passiva ao crime de concusso. Neste ltimo, o funcionrio EXIGE; no primeiro, SOLICITA. Alternativa D Reproduz exatamente o pargrafo 1, do art. 327, do

Cdigo Penal que trata da figura do funcionrio pblico por equiparao. a resposta da questo. Alternativa E O Cdigo Penal tipifica como crime no art. 331 o fato de

desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela. O desacato pode ser por gestos, gritos, agresses, etc. indispensvel, entretanto, que o fato seja cometido na presena do sujeito passivo. No h desacato na ofensa por carta, telefone, televiso, etc., podendo ocorrer o delito de injria. Alternativa incorreta.

Gabarito: D

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 27. (TCE-MG / 2007) No peculato culposo, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel,

A) causa de diminuio da pena. B) exclui o crime. C) no tem qualquer repercusso. D) extingue a punibilidade. E) circunstncia atenuante.

COMENTRIOS: Conforme o 3, do art. 312, do Cdigo Penal, no peculato, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Correta, portanto, a alternativa D.

PECULATO REPARAO DO DANO

EXTINO DA PUNIBILIDADE

REDUO DA PENA

SENTENA IRRECORRVEL

Gabarito: D

28. (Analista Judicirio TRE-PB / 2007) Mrio, valendo-se da condio de funcionrio de pblico, do cogita Estado em que subtrair se cinco na

computadores

propriedade

localizam

repartio pblica que trabalha. Para ajud-lo na subtrao convida Douglas, advogado da empresa particular GIGA e seu amigo intimo. Neste caso, considerando que Mrio e Douglas subtraram somente dois computadores,

A) apenas Mrio responder pela prtica de peculato tentado, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO B) apenas Mrio responder pela prtica de peculato consumado, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal. C) eles respondero pela prtica de crime de peculato tentado em concurso de pessoas. D) eles respondero pela prtica de crime de peculato consumado em concurso de pessoas. E) apenas Mrio responder pela prtica de concusso consumada, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal.

COMENTRIOS: Inicialmente, analisando a conduta de Mrio, fica claro que ele cometeu o crime de PECULATO, no importando aqui a quantidade de computadores que foram subtrados. Douglas, amigo NTIMO de Mrio e, portanto, conhecedor da qualidade de funcionrio pblico deste, comete o crime em concurso de pessoas. Como a qualidade de funcionrio pblico elementar do crime de Peculato e Douglas tem conhecimento da funo de Mrio, nos termos do art. 30, do Cdigo Penal, responder Douglas tambm pelo Peculato.

Gabarito: D

29. (Tcnico Judicirio TRE-MS / 2007) O ressarcimento do dano, no crime de peculato doloso,

A) extingue a punibilidade do agente se for anterior ao recebimento da denncia. B) extingue a punibilidade do agente se for anterior denncia. C) no extingue a punibilidade do agente. D) extingue a punibilidade do agente se for anterior sentena. E) extingue a punibilidade do agente se for anterior ao trnsito em julgado da sentena.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: Essa questo tenta confundir o candidato aplicando caracterstica particular do peculato culposo ao peculado doloso. Quando h este ltimo, a reparao do dano NO extingue a punibilidade. Portanto, correta a alternativa C.

Gabarito: C

30. (Analista Judicirio TRE-MS / 2007) Considere:

I. Exigir diretamente para si, em razo de funo pblica, vantagem indevida. II. Aceitar promessa de vantagem indevida para si, ainda que fora da funo pblica, mas em razo dela. III. Desviar o funcionrio pblico em proveito alheio, bem mvel particular de que tem a posse em razo do cargo. IV. Desviar o funcionrio pblico, em proveito prprio, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos.

Tais condutas configuram, respectivamente, os crimes de: A) corrupo passiva, peculato, excesso de exao e prevaricao. B) concusso, corrupo passiva, peculato e excesso de exao. C) prevaricao, excesso de exao, concusso e peculato. D) peculato, concusso, corrupo passiva e prevaricao. E) excesso de exao, corrupo passiva, peculato e concusso.

COMENTRIOS: Analisando as assertivas e definindo os delitos: Assertiva I O verbo utilizado pela banca o EXIGIR e est palavra deve

ser associada ao crime de CONCUSSO. Assertiva II Verbos ACEITAR, SOLICITAR ou RECEBER caracterizam a

corrupo passiva. Assertiva III Verbo DESVIAR, relacionado a bem pblico ou particular que

o funcionrio tem a posse em razo do cargo, caracteriza o PECULATO.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Assertiva IV O excesso de exao encontra a previso de sua forma simples no 1, do art. 316, do Cdigo Penal. Segundo o dispositivo legal, se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza, fica sujeito a uma penalizao. Ocorre, porm, que no 2 h previso da forma qualificada do excesso de exao e muitas vezes os candidatos esquecem desta tipificao. Nos termos do citado dispositivo legal, se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos, tambm responder pelo delito. Perceba que exatamente o texto que aparece na assertiva IV.

Gabarito: B

31. (Analista Judicirio TRE-MS / 2007) Dentre outros considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, o:

A) inventariante judicial. B) tutor dativo. C) perito judicial. D) curador dativo. E) sndico falimentar.

COMENTRIOS: O tutor, curador, inventariante judicial, sndico, liquidatrio, testamenteiro ou depositrio judicial nomeado pelo juiz no so considerados funcionrios pblicos para fins penais. Eles, na realidade, exercem mnus pblico (encargo pblico), o qual no se confunde, por terem fins privados, com funo pblica. Diferentemente, o perito judicial, que nada mais do que o tcnico ou especialista que opina sobre questes que lhe so submetidas pelas partes ou pelo juiz a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar sua convico, considerado funcionrio pblico para fins penais, pois exerce FUNO PBLICA. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Gabarito: C

32. (Analista Judicirio TRF-4 Regio / 2007) Dar s verbas ou s rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei:

A) no constitui crime, sendo somente irregularidade administrativa. B) constitui crime contra a Administrao Pblica praticado por funcionrio pblico. C) configura crime de peculato-furto. D) caracteriza crime de peculato mediante erro de outrem. E) constitui crime de prevaricao.

COMENTRIOS: A fim de proteger a regularidade da atividade administrativa no que diz respeito aplicao de verbas e rendas pblicas, o legislador fez constar no Cdigo Penal, mais precisamente em seu art. 315, o crime de desvio de verbas, que consiste em dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei. Tal delito encontra-se tipificado no captulo referente aos crimes contra a Administrao Pblica e, assim, correta est a alternativa B.

Gabarito: B

33. (Analista Judicirio TRF-4 Regio / 2007) Tlio assumiu o exerccio de funo pblica sem ser nomeado ou designado,

executando ilegitimamente ato de ofcio. Tal conduta caracteriza o crime de:

A) desobedincia. B) trfico de influncia. C) exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. D) advocacia administrativa. E) usurpao de funo pblica. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO COMENTRIOS: A conduta apresentada se enquadra na tipificao do crime de usurpao de funo pblica. Correta a alternativa E. Vamos aproveitar e esquematizar os crimes praticados por Particulares contra a Administrao:
CRIME CONDUTA CONSUMAO TENTATIVA

USURPAO DE FUNO PBLICA

O crime consumado com Usurpar o exerccio de funo a prtica do primeiro ato pblica. de ofcio, independente do Se do fato o agente aufere resultado, ou seja, no vantagem Tipo qualificado. importando se o exerccio da funo usurpada gratuito ou oneroso.

RESISTNCIA

delito formal, Opor-se execuo de ato consumando-se no legal mediante violncia ou momento da violncia ou ameaa funcionrio ameaa. competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. Se o ato, em razo da resistncia, no se executa Tipo qualificado. O crime consumado com Desobedecer ordem legal a ao ou omisso de funcionrio pblico. (omissivo prprio) do desobediente.

DESOBEDINCIA

DESACATO

O crime consumado com Desacatar funcionrio pblico o ato ofensivo. no exerccio da funo ou em razo dela.

TRFICO DE INFLUNCIA

Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo.

No verbo obter, trata-se de CRIME MATERIAL e a consumao ocorre no momento em que o sujeito obtm a vantagem (ou a promessa). Nos verbos solicitar, exigir e cobrar, temos o CRIME

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO
A pena aumentada da FORMAL e a consumao metade se o agente alega ou opera-se com a simples insinua que a vantagem ao do sujeito. tambm destinada ao funcionrio. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio. A pena aumentada de um tero se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria. Se a mercadoria deu entrada ou sada pela alfndega, a consumao ocorre no momento em que a mercadoria liberada. Se a conduta interrompida e no ocorre a liberao, h tentativa. Se a mercadoria entra por outro local que no pela aduana, consuma-se o delito no momento da entrada em territrio nacional. Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico para identificar ou cerrar qualquer objeto. de CRIME Trata-se MATERIAL. Consuma-se o delito com o ato de rasgar, inutilizar, conspurcar ou violar. O crime FORMAL e consuma-se no momento em que o funcionrio pblico toma conhecimento da oferta ou promessa.

CORRUPO ATIVA

CONTRABANDO OU DESCAMINHO

INUTILIZAO DE EDITAL OU DE SINAL

SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO

O crime consumado com Subtrair ou inutilizar, total ou a subtrao ou efetivao parcialmente, livro oficial, da inutilizao. processo ou documento confiado custdia de funcionrio em razo de ofcio ou de particular em www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Pedro Ivo

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO
servio pblico.

Prosseguindo na questo: Usurpar derivado do latim usurpare, que significa apossar-se sem ter direito. Usurpar a funo pblica , portanto, exercer ou praticar ato de uma funo que no lhe devida. Encontra previso no Cdigo Penal, nos seguintes termos:

Art. 328 - Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa.

Gabarito: E

34. (MPU / 2007) A respeito dos crimes contra a Administrao Pblica, correto afirmar:

A) No configura o crime de contrabando a exportao de mercadoria proibida. B) Constitui crime de desobedincia o no atendimento por funcionrio pblico de ordem legal de outro funcionrio pblico. C) Comete crime de corrupo ativa quem oferece vantagem indevida a funcionrio pblico para determin-lo a deixar de praticar medida ilegal. D) Pratica crime de resistncia quem se ope, mediante violncia, ao cumprimento de mandado de priso decorrente de sentena condenatria supostamente contrria prova dos autos. E) Para a caracterizao do crime de desacato no necessrio que o funcionrio pblico esteja no exerccio da funo ou, no estando, que a ofensa se verifique em funo dela.

COMENTRIOS: Analisando as alternativas: Alternativa A O art. 334, do Cdigo Penal, define o crime de

contrabando e descaminho nos seguintes termos:

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria.

Do texto legal, conclui-se que o delito ocorre tanto na importao quanto na exportao da mercadoria proibida, o que torna a alternativa incorreta.
OBSERVAO: CONTRABANDO A ENTRADA OU SADA DE PRODUTO PROIBIDO OU QUE ATENTE CONTRA A SADE OU A MORALIDADE. DESCAMINHO A ENTRADA OU SADA DE PRODUTOS PERMITIDOS, MAS SEM PASSAR PELOS TRMITES BUROCRTICOS-TRIBUTRIOS DEVIDOS.

Alternativa B

O crime de desobedincia, previsto no art. 330, do Cdigo

Penal, crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por funcionrio pblico, desde que o objeto da ordem no esteja relacionado com suas funes. No caso apresentado na alternativa, como uma ordem legal de um funcionrio para outro, no h que se falar em desobedincia, podendo ocorrer, por exemplo, o delito de prevaricao. Alternativa C Segundo a jurisprudncia dominante, se o particular

oferece vantagem a fim de impedir ato ILEGAL ou fora das competncias do agente pblico, no h a caracterizao do delito de corrupo ativa. Incorreta a alternativa. Alternativa D O crime de resistncia caracterizado pela conduta de

opor-se execuo de ato legal mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. No caso apresentado na alternativa, que est correta, a contrariedade das provas nos autos no justificativa para a oposio e restar caracterizado o delito de resistncia. Alternativa E Diferente do apresentado na alternativa, no crime de

desacato, o funcionrio pblico deve estar no exerccio da funo ou, ainda que fora do exerccio, a ofensa deve ser feita em razo da funo. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO o caso, por exemplo, do particular que encontra um juiz em um supermercado e diz: Juiz tudo ladro, inclusive voc.

Gabarito: D

35. (Auditor Fiscal Tributrio / 2007) Para efeitos penais,

A) no se considera funcionrio pblico quem exerce cargo pblico transitrio, embora remunerado. B) considera-se funcionrio pblico quem trabalha para empresa prestadora de servios contratada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica. C) considera-se funcionrio pblico apenas quem exerce cargo em entidade parestatal. D) no se considera funcionrio pblico quem exerce funo pblica no remunerada. E) no se considera funcionrio pblico quem exerce emprego pblico transitrio e no remunerado.

COMENTRIOS: Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica ou a ela conveniada. O fato de o cargo ser transitrio ou no, remunerado ou sem remunerao no influencia na definio de funcionrio pblico para fins penais. Portanto, a alternativa correta a B.

Gabarito: B

36. (Analista de Controle - TCE-PR / 2011) Na corrupo passiva, crime cometido contra a administrao pblica, o agente

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO a) patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. b) exige vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela c) apropria-se, com violncia, de dinheiro ou valor, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo. d) retarda, ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou o pratica contra disposio expressa da lei e) solicita ou recebe vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela.

COMENTRIOS: Analisando:

Alternativa A pblica, valendo-se

Patrocina interesse privado perante a administrao da qualidade de funcionrio ADVOCACIA

ADMINISTRATIVA, ART. 321, CP.

Alternativa B em razo dela

Exige vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas CONCUSSO, ART. 316, CP.

Alternativa C

Apropria-se, com violncia, de dinheiro ou valor, pblico PECULATO, ART.

ou particular, de que tem a posse em razo do cargo 312, CP.

Alternativa D

Retarda, ou deixa de praticar, indevidamente, ato de PREVARICAO,

ofcio, ou o pratica contra disposio expressa da lei ART. 319, CP.

Alternativa E

Solicita ou recebe vantagem indevida, ainda que fora da CORRUPO PASSIVA, ART. 319, CP.

funo, mas em razo dela

Gabarito: "E"

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 37. (Analista Judicirio - TRE-PE / 2011) A conduta de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria tipifica o crime de

a) contrabando. b) descaminho. c) peculato. d) prevaricao. e) excesso de exao.

COMENTRIOS: A questo, inicialmente, exige do candidato o conhecimento do art. 334, do CP, que dispe sobre o delito de contrabando e descaminho. Veja:

Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria.

Posteriormente, a banca verifica se o candidato conhece a diferenciao entre o contrabando e o descaminho:

O CONTRABANDO o ato de transportar e comercializar ilegalmente, produtos proibidos por lei no pas. Um exemplo claro de contrabando so as armas e drogas que atravessam as fronteiras do pas, muitas vezes junto com produtos piratas no seu carregamento. Pode acontecer tambm o caso de contrabando de animais silvestres. Neste caso, a retirada dos animais de seu habitat natural e sua comercializao so proibidos e o transporte feito de maneira ilegal.

O DESCAMINHO corresponde, muitas vezes, ao crime de sonegao fiscal. Ocorre quando h a entrada ou sada de produtos permitidos no pas sem que os mesmos recolham impostos ou sejam submetidos aos trmites burocrticos Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO necessrios nessas operaes. Diferentemente do contrabando, o crime de descaminho pode ser sanado com o devido pagamento dos impostos pelas mercadorias importadas ou exportadas, enquanto que no contrabando, no h fiana".

Gabarito: "B"

***************************************************************

isso a, pessoal!

Acabamos de finalizar mais um importante ponto de nosso curso.

Siga com fora e mantenha sempre a motivao em busca da aprovao. Sem dvida, ela vir!

Abraos e bons estudos,

Pedro Ivo

Reclamar sem fazer, coisa de quem no tem prioridades definidas! Porque todo mundo faz o impossvel quando quer por que quer mais que tudo! Erlan Ribeiro
***************************************************************

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

1. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) Quem se ope execuo de ato legal, mediante ameaa a quem esteja prestando auxlio ao funcionrio pblico competente para execut-lo,

a) comete crime de desacato. b) comete crime de desobedincia. c) comete crime de resistncia. d) comete crime de trfico de influncia. e) no comete crime contra a Administrao Pblica.

2. (Analista ministerial - MPE-PE / 2012) Considere:

I. Solicitar o funcionrio pblico para si, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida.

II. Deixar o funcionrio pblico de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer sentimento pessoal.

Essas condutas tipificam, respectivamente, os delitos de:

a) corrupo ativa e prevaricao. b) corrupo ativa e condescendncia criminosa. c) prevaricao e condescendncia criminosa. d) corrupo ativa e corrupo passiva. e) corrupo passiva e prevaricao.

3. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) O tipo do art. 320 do Cdigo Penal (Condescendncia criminosa) est assim redigido: Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no no exerccio o fato do ao cargo ou, quando da lhe falte

competncia, Prof. Pedro Ivo

levar

conhecimento

autoridade 40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO competente. No que concerne ao fato tpico, a expresso por indulgncia corresponde

a) ao resultado. b) ao. c) ao elemento subjetivo do tipo. d) ao nexo de causalidade. e) omisso.

4. (Tcnico Ministerial - MPE-PE / 2012) O funcionrio pblico que, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe

proporciona a qualidade de funcionrio:

a) comete crime de prevaricao. b) no comete crime contra a Administrao Pblica. c) comete crime de peculato culposo. d) comete crime de peculato doloso. e) comete crime de excesso de exao.

5. (Juiz - TJ-PI / 2012) A respeito do peculato, assinale a opo correta.

a) A consumao do peculato-apropriao no ocorre no momento em que o funcionrio pblico, em virtude do cargo, comea a dispor do bem mvel apropriado, como se seu proprietrio fosse, exigindo-se que o agente ou terceiro obtenha vantagem com a prtica do delito. b) A incidncia da agravante genrica relativa prtica de delito com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso incompatvel com o peculato, pois este pressupe abuso de poder ou violao de dever inerente ao cargo.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO c) Segundo a jurisprudncia do STJ, aplicvel o princpio da insignificncia ao peculato, desde que o prejuzo causado ao errio no ultrapasse um salrio mnimo e o agente seja primrio. d) Nas hipteses de peculato-desvio e peculato-apropriao, a reparao do dano pelo agente pblico, se precedente a sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; sendo-lhe posterior, reduz de metade a pena. e) No comete peculato, mas o delito de emprego irregular de verbas pblicas, em continuidade delitiva, o servidor pblico que se utiliza ilegalmente de passagens e dirias pagas pelos cofres pblicos.

6. (Analista - TRE-SP / 2012) Jos aprovado em concurso pblico para exercer o cargo de Investigador de Polcia, sendo devidamente nomeado pela Autoridade Pblica competente. Antes de ser

empossado no cargo, Jos, ciente de que na rua que reside existe um estabelecimento comercial do tipo bar, onde h comrcio de

substncias entorpecentes, aborda o proprietrio do estabelecimento e, declarando-se Policial Civil, exige o pagamento da quantia de R$ 5.000,00 no prazo de 48 horas para no fazer a denncia e desencadear uma operao policial naquele local. Neste caso, Jos comete crime de

a) concusso b) prevaricao. c) corrupo passiva. d) exerccio Funcional Ilegalmente Antecipado. e) extorso, pois ainda no havia tomado posse no cargo de Investigador de Polcia.

7. (Analista - TRF / 2012) Tcio, funcionrio pblico federal, em fiscalizao de rotina, constatou que Paulus, proprietrio de uma mercearia, estava devendo tributos ao Fisco. Em vista disso, concedeulhe o prazo de quarenta e oito horas para efetivar o pagamento e mandou colocar uma faixa na porta do estabelecimento, dizendo: Este Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO comerciante deve ao Fisco e dever pagar o tributo devido em quarenta e oito horas. A conduta de Tcio caracterizou o crime de

a) prevaricao. b) calnia. c) concusso. d) corrupo passiva. e) excesso de exao.

8. (Tcnico - TJ-PE / 2012) Tecius, funcionrio pblico municipal, apropriou-se de remdios doados por um laboratrio farmacutico ao Posto de Sade do qual era mdico chefe, e os levou ao seu consultrio particular, vendendo-os a seus clientes. Tecius, alm de outras infraes legais,

a) responder por crime de peculato, porque tinha a posse dos medicamentos em razo do seu cargo. b) no responder por crime de peculato, porque o objeto desse delito s pode ser dinheiro. c) s responder por crime de peculato se a doao dos remdios tiver sido regularmente formalizada e aceita pela Administrao Pblica Municipal. d) no responder por crime de peculato porque os remdios foram recebidos em doao e no foram adquiridos pela Administrao Pblica Municipal. e) responder apenas pelo crime de prevaricao, por ter praticado

indevidamente ato de ofcio.

9.

(Polcia

Militar-BA de

2009)

Paulo,

policial um

no

exerccio

de

fiscalizao

trnsito,

surpreendeu

motorista

dirigindo

alcoolizado e pela contramo de direo. Em seguida, exigiu do infrator a quantia de R$ 200,00 para deix-lo prosseguir livremente. Nesse caso, Paulo responder pelo crime de:

A) corrupo ativa. Prof. Pedro Ivo


www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO B) concusso. C) corrupo passiva. D) prevaricao. E) peculato.

10. (OAB-SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de:

A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A.

11. (Procurador do Municpio de SP / 2008) A concusso e a corrupo ativa so crimes:

A) permanentes. B) formal e material, respectivamente. C) materiais. D) formais. E) material e formal, respectivamente.

12. (MPE-RS / 2008) Paulo, policial de trnsito, encontrava-se em gozo de frias e observou um veculo parado em local proibido. Abordou o motorista, de quem, declinando sua funo, solicitou a quantia de R$ 50,00 para no lavrar a multa relativa infrao cometida. Nesse caso, Paulo:

A) responder pelo delito de concusso. B) responder pelo delito de corrupo ativa. C) responder pelo delito de corrupo passiva. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO D) no responder por nenhum delito porque estava de frias. E) responder pelo delito de prevaricao.

13. (Auditor TCE-AL / 2008) Admite a modalidade culposa o crime de:

A) advocacia administrativa. B) usurpao de funo pblica. C) concusso. D) prevaricao. E) peculato.

14. (TCE-AL / 2008) Pratica o crime de condescendncia criminosa:

A) o funcionrio pblico que, para satisfazer interesse pessoal, deixa de praticar ato de ofcio. B) o funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. C) a pessoa que presta a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime. D) a pessoa que solicita vantagem para si, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. E) o funcionrio que, valendo-se de sua condio, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica.

15. (Procurador TCE-AL / 2008) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida para si, sem, contudo, chegar a receb-la, caracteriza, em tese,

A) tentativa de concusso. B) corrupo passiva consumada. C) concusso consumada. D) tentativa de corrupo passiva. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO E) corrupo ativa consumada.

16. (Juiz Substituto TJ-RR / 2008) No crime de concusso, a circunstncia de ser um dos agentes funcionrio pblico:

A) no elementar, no se comunicando, portanto, ao concorrente particular. B) elementar, comunicando-se ao concorrente particular, ainda que este desconhea a condio daquele. C) elementar, mas no se comunica ao concorrente particular. D) elementar, comunicando-se ao concorrente particular, se este conhecia a condio daquele. E) no elementar, comunicando-se, em qualquer situao, ao concorrente particular.

17. (METRO-SP / 2008) Durante um julgamento perante o Tribunal do Jri, um jurado, que em sua vida normal exerce a funo de vendedor, solicitou R$ 10000,00 (dez mil reais) ao advogado do ru para votar pela absolvio deste. O jurado:

A) cometeu crime de corrupo ativa. B) cometeu crime de corrupo passiva. C) cometeu crime de concusso. D) cometeu crime de prevaricao. E) no cometeu nenhum crime, pois no era funcionrio pblico.

18. (Analista Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Antes de assumir o cargo pblico municipal para o qual foi nomeado, invocando a sua condio funcional, Joo exige ingresso dos organizadores de evento cuja realizao depende de autorizao do Poder Pblico. Assim agindo, Joo:

A) comete crime de concusso. B) comete crime de corrupo ativa. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO C) comete crime de corrupo passiva. D) no comete crime algum porque pedido de ingresso para evento mero ilcito civil. E) no comete crime algum porque ainda no assumiu o cargo.

19. (Analista Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Joo, tesoureiro de rgo pblico, agindo em concurso com Jos e em proveito deste, que no funcionrio pblico mas que sabe que Joo o , desvia certa quantia em dinheiro, de que tem a posse em razo do cargo. Por essa conduta:

A) Jos no responde por crime nenhum, j que foi Joo quem desviou o dinheiro. B) Joo responde por peculato e Jos por apropriao indbita. C) Joo e Jos respondem pelo crime de peculato. D) Joo no responde por crime porque o dinheiro foi todo entregue para Jos, que quem deve ser processado. E) Joo e Jos respondem pelo crime de peculato, mas este tem a pena reduzida pela metade, porque foi Joo quem desviou o dinheiro.

20.

(Analista

Judicirio

TRF-3

Regio

2007)

Agindo

com

negligncia, Joo esquece sobre o balco da repartio onde exerce cargo pblico documento que contm segredo, de forma que terceira pessoa tem acesso a ele. Assim agindo, Joo:

A) pratica crime de violao de sigilo funcional porque o dolo presumido. B) s pratica crime se o terceiro que teve conhecimento do segredo revel-lo para outras pessoas. C) no pratica crime, porque o Cdigo Penal no prev a modalidade culposa de violao de sigilo funcional. D) pratica crime de violao de sigilo funcional porque presente o dolo eventual. E) pratica crime de condescendncia criminosa. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 21. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Sobre o crime de PECULATO, considere:

I. crime que exige a qualidade de funcionrio pblico do autor, ressalvada a hiptese de co-autoria. II. a apropriao ou o desvio pode ter como objeto bem imvel. III. caracteriza-se pela apropriao ou desvio de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel. IV. configura-se somente se a apropriao for de bem pblico. V. no se caracteriza se a apropriao ou o desvio for de bem particular.

Est correto o que se afirma APENAS em:

A) I e II. B) I e III. C) III e IV. D) III, IV e V. E) IV e V.

22. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) "A" entrou no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais. Sua conduta:

A) configura crime de concusso. B) configura crime de peculato. C) configura o crime de exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. D) no caracteriza infrao penal. E) no caracteriza infrao penal, mas ele no receber o salrio at que satisfaa as exigncias legais.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 23. (Tcnico Judicirio TRF-3 Regio / 2007) Na hiptese de peculato culposo, a reparao do dano depois da sentena irrecorrvel implica na:

A) suspenso da pena. B) reduo de trs quintos da pena imposta. C) excluso da antijuricidade. D) extino da punibilidade. E) reduo de metade da pena imposta.

24. (Auditor TCE-AM

/ 2007) A respeito dos crimes contra a

Administrao Pblica, considere:

I. No exclui a responsabilidade penal o fato de ter sido o agente, acusado da prtica de crime de peculato, inocentado pelo rgo administrativo quando do procedimento necessrio ao afastamento do cargo. II. Comete crime de concusso o funcionrio pblico que, mediante grave ameaa de morte com emprego de arma de fogo, exige vantagem indevida de particular. III. No comete crime de peculato o funcionrio pblico que se apropria de bem particular, de que tem a posse em razo do cargo. IV. S o ocupante de cargo pblico, criado por lei, com denominao prpria, nmero certo e pago pelos cofres pblicos, ainda que em entidades paraestatais, pode cometer o crime de abandono de funo.

Est correto o que se afirma SOMENTE em:

A) I, II e III. B) I, II e IV. C) I e IV. D) II e III, E) II, III e IV. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 25. (Analista Judicirio TRF- 2 Regio / 2007) Funcionrio pblico encarregado do Centro de Processamento de Dados - CPD modifica o sistema de informaes do rgo sem autorizao ou solicitao da autoridade competente. Assim agindo, ele:

A) no comete crime porque encarregado do CPD. B) comete crime de modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes. C) comete crime de abuso de autoridade. D) comete crime de adulterao de dados digitados. E) comete crime de insero de dados falsos em sistema de informao.

26. (Oficial de Justia TJ-PE / 2007) Em relao aos crimes contra a administrao pblica, correto afirmar que:

A) no crime de resistncia, o dolo a vontade de se opor execuo do ato, mediante violncia ou ameaa, mas dispensvel que o agente tenha conscincia de que est resistindo a ato legal do funcionrio, sendo que o erro quanto legalidade do ato, ainda que culposo, no exclui o dolo. B) no peculato o sujeito ativo o funcionrio pblico, como tambm o particular que no se reveste dessa qualidade e que concorre para o crime, conhecendo ou no a condio do agente. C) na concusso, o agente solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida ou aceita promessa de tal vantagem. D) para os efeitos penais, equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. E) para a caracterizao do crime de desacato irrelevante que o fato ocorra na presena do funcionrio pblico, configurando o ilcito ainda quando a ofensa lhe dirigida em documento, por telefone, por e.mail ou outro meio. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 27. (TCE-MG / 2007) No peculato culposo, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel,

A) causa de diminuio da pena. B) exclui o crime. C) no tem qualquer repercusso. D) extingue a punibilidade. E) circunstncia atenuante.

28. (Analista Judicirio TRE-PB / 2007) Mrio, valendo-se da condio de funcionrio de pblico, do cogita Estado em que subtrair se cinco na

computadores

propriedade

localizam

repartio pblica que trabalha. Para ajud-lo na subtrao convida Douglas, advogado da empresa particular GIGA e seu amigo intimo. Neste caso, considerando que Mrio e Douglas subtraram somente dois computadores,

A) apenas Mrio responder pela prtica de peculato tentado, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal. B) apenas Mrio responder pela prtica de peculato consumado, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal. C) eles respondero pela prtica de crime de peculato tentado em concurso de pessoas. D) eles respondero pela prtica de crime de peculato consumado em concurso de pessoas. E) apenas Mrio responder pela prtica de concusso consumada, uma vez que Douglas no era funcionrio pblico no se comunicando circunstncia pessoal.

29. (Tcnico Judicirio TRE-MS / 2007) O ressarcimento do dano, no crime de peculato doloso,

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO A) extingue a punibilidade do agente se for anterior ao recebimento da denncia. B) extingue a punibilidade do agente se for anterior denncia. C) no extingue a punibilidade do agente. D) extingue a punibilidade do agente se for anterior sentena. E) extingue a punibilidade do agente se for anterior ao trnsito em julgado da sentena.

30. (Analista Judicirio TRE-MS / 2007) Considere:

I. Exigir diretamente para si, em razo de funo pblica, vantagem indevida. II. Aceitar promessa de vantagem indevida para si, ainda que fora da funo pblica, mas em razo dela. III. Desviar o funcionrio pblico em proveito alheio, bem mvel particular de que tem a posse em razo do cargo. IV. Desviar o funcionrio pblico, em proveito prprio, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos.

Tais condutas configuram, respectivamente, os crimes de: A) corrupo passiva, peculato, excesso de exao e prevaricao. B) concusso, corrupo passiva, peculato e excesso de exao. C) prevaricao, excesso de exao, concusso e peculato. D) peculato, concusso, corrupo passiva e prevaricao. E) excesso de exao, corrupo passiva, peculato e concusso.

31. (Analista Judicirio TRE-MS / 2007) Dentre outros considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, o:

A) inventariante judicial. B) tutor dativo. C) perito judicial. D) curador dativo. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO E) sndico falimentar.

32. (Analista Judicirio TRF-4 Regio / 2007) Dar s verbas ou s rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei:

A) no constitui crime, sendo somente irregularidade administrativa. B) constitui crime contra a Administrao Pblica praticado por funcionrio pblico. C) configura crime de peculato-furto. D) caracteriza crime de peculato mediante erro de outrem. E) constitui crime de prevaricao.

33. (Analista Judicirio TRF-4 Regio / 2007) Tlio assumiu o exerccio de funo pblica sem ser nomeado ou designado,

executando ilegitimamente ato de ofcio. Tal conduta caracteriza o crime de:

A) desobedincia. B) trfico de influncia. C) exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. D) advocacia administrativa. E) usurpao de funo pblica.

34. (MPU / 2007) A respeito dos crimes contra a Administrao Pblica, correto afirmar:

A) No configura o crime de contrabando a exportao de mercadoria proibida. B) Constitui crime de desobedincia o no atendimento por funcionrio pblico de ordem legal de outro funcionrio pblico. C) Comete crime de corrupo ativa quem oferece vantagem indevida a funcionrio pblico para determin-lo a deixar de praticar medida ilegal.

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO D) Pratica crime de resistncia quem se ope, mediante violncia, ao cumprimento de mandado de priso decorrente de sentena condenatria supostamente contrria prova dos autos. E) Para a caracterizao do crime de desacato no necessrio que o funcionrio pblico esteja no exerccio da funo ou, no estando, que a ofensa se verifique em funo dela.

35. (Auditor Fiscal Tributrio / 2007) Para efeitos penais,

A) no se considera funcionrio pblico quem exerce cargo pblico transitrio, embora remunerado. B) considera-se funcionrio pblico quem trabalha para empresa prestadora de servios contratada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica. C) considera-se funcionrio pblico apenas quem exerce cargo em entidade parestatal. D) no se considera funcionrio pblico quem exerce funo pblica no remunerada. E) no se considera funcionrio pblico quem exerce emprego pblico transitrio e no remunerado.

36. (Analista de Controle - TCE-PR / 2011) Na corrupo passiva, crime cometido contra a administrao pblica, o agente

a) patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. b) exige vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela c) apropria-se, com violncia, de dinheiro ou valor, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo. d) retarda, ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou o pratica contra disposio expressa da lei e) solicita ou recebe vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela. Prof. Pedro Ivo
www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS - AFRFB PPCURSO ON-LINE DIREITOPEDRO PROCESSUAL PROFESSOR: IVO PENAL PROFESSOR: PEDRO IVO 37. (Analista Judicirio - TRE-PE / 2011) A conduta de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria tipifica o crime de

a) contrabando. b) descaminho. c) peculato. d) prevaricao. e) excesso de exao.

GABARITO 1-C 6-A 11-D 16-D 21-B 26-D 31-C 36-E 2-E 7-E 12-C 17-B 22-C 27-D 32-B 37-B 3-C 8-A 13-E 18-A 23-E 28-D 33-E ***** 4-D 9-B 14-B 19-C 24-C 29-C 34-D ***** 5-B 10-C 15-B 20-C 25-B 30-B 35-B *****

Prof. Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

55

You might also like