You are on page 1of 8

Impacto do paralelismo na proteo diferencial de transformadores de potncia

Atitude Editorial

Edio 49, Fevereiro de 2010 Por Daniel Barbosa, Ulisses Chemin Netto, Hermes M. G. C. Branco, Denis V. Coury, Mrio Oleskovicz A operao de transformadores de potncia em paralelo corriqueira no sistema eltrico de potncia brasileiro, bem como o uso da funo diferencial de corrente. Dessa forma, um estudo do comportamento desta funo para essa condio operativa se faz necessrio. Para tanto, um sistema eltrico foi modelado utilizando o software ATP, do ingls Alternative Transients Program, a fim de caracterizar as diversas situaes de operao, bem como as faltas internas, externas e de energizaes solidrias dos transformadores envolvidos. A partir dessas situaes, dois rels digitais disponveis comercialmente, com a referida funo, foram avaliados. Os resultados mostram que, para determinadas situaes, pode haver uma operao indevida de certos equipamentos de proteo no que tange funo avaliada e que tanto os fabricantes quanto os usurios devem estar cientes e atentos a isso.

Introdu o Os transformadores de potncia so equipamentos que necessitam de um constante e especial monitoramento devido sua importante funo perante o sistema eltrico associado. Desse modo, a proteo empregada nestes dispositivos deve ser rpida, confivel e capaz de detectar as ocorrncias de faltas ou condies anormais, que, por ventura, venham a comprometer o seu adequado funcionamento ou a continuidade no fornecimento da energia eltrica.

Dentre as diversas protees de natureza eltrica aplicveis aos transformadores de potncia, a funo diferencial de corrente (ANSI 87T) considerada como primria. Esta afirmao significa que, do ponto de vista dos defeitos de origem eltrica, compete a esta funo de proteo a deteco de uma falta ou condio anormal de operao do transformador e a tomada de deciso de abertura de um disjuntor ou disjuntores associados.

A utilizao de rels diferenciais comumente observada em transformadores que possuem potncia nominal prxima de 10 MVA ou superior. Tomando como exemplo um transformador com apenas dois enrolamentos, esse mecanismo de proteo se baseia no princpio da comparao entre as correntes primrias e secundrias, que fluem pelo transformador, para a criao de um ponto de monitoramento (corrente de restrio versus corrente diferencial) sobre uma caracterstica de discernimento entre falta e operao sadia pr-definida. Logo, se esse ponto de operao migrar da regio de no operao para a regio de operao da curva ajustada ser gerado um sinal de desligamento para o disjuntor ou disjuntores associados, retirando, portanto, o transformador de operao. Todavia, tal procedimento influenciado por uma srie de adversidades.

As correntes de energizao (inrush), a sobre-excitao, as situaes de faltas externas combinadas com a saturao dos transformadores de corrente (TCs) e o erro, provocado pela relao de transformao do equipamento protegido, so alguns dos

fenmenos que provocam um considervel desbalanceamento entre as correntes primrias e secundrias, podendo causar uma atuao incorreta do rel. Logo, a distino das faltas internas das demais situaes anteriormente mencionadas uma das principais dificuldades encontradas na proteo diferencial em transformadores.

Neste sentido, certos critrios so utilizados pelos rels diferenciais para mitigar esses problemas, como a caracterstica diferencial percentual com restries harmnicas. Contudo, esses dispositivos podem apresentar problemas no momento em que o transformador protegido est operando em paralelo com outro, uma vez que o fenmeno de energizao solidria altera significativamente a durao e a amplitude das correntes de inrush.

Neste contexto, este trabalho apresenta uma anlise sobre os efeitos da operao em paralelo de transformadores de potncia sobre rels diferenciais comerciais aplicados proteo primria daqueles equipamentos. Para tanto, foi estabelecido um arranjo experimental em laboratrio composto por dois rels digitais comerciais, um simulador de sistemas de potncia, um relgio GPS, do ingls Global Positioning System, e um microcomputador do tipo IBM PC.

Algumas situaes de operao e de defeito foram criadas a partir da modelagem computacional, por meio do software ATP, de um sistema composto por um gerador sncrono com controle de tenso e velocidade, transformadores de 25 MVA com curva de saturao, linhas de transmisso, transdutores de tenso e corrente e um motor trifsico de mdia tenso. Esse sistema foi modelado considerando os parmetros reais de seus elementos constituintes.

Corrente de magnetiza o (inrush) A corrente de magnetizao um fenmeno que tem influncia significativa nos ajustes das protees do transformador e tambm no sistema ao qual este est associado. A corrente de magnetizao ocorre no transformador quando a polaridade e a amplitude do fluxo residual no concordam com a polaridade e com a amplitude do valor instantneo do fluxo. Ou seja, se a forma de onda da tenso correspondesse exatamente ao fluxo no ncleo do equipamento, no instante do chaveamento, no haveria transientes.

Embora a energizao do transformador seja a causa tpica das correntes de magnetizao, quaisquer transientes no circuito do transformador de potncia podem gerar essas correntes. Assim, podem-se citar algumas outras causas, como a recuperao de tenso aps a eliminao de uma falta externa ou aps a energizao de um transformador operando em paralelo com outro em servio.

Diversos fatores influenciam a amplitude, a forma e a durao das correntes de magnetizao, o que torna praticamente impossvel a sua predio. Mas alguns desses fatores podem ser listados, por exemplo: do ngulo de chaveamento, da densidade do fluxo residual, do nvel de tenso da rede, da resistncia srie, do nvel de saturao do ncleo, do modo de energizao do transformador e da energizao sob carga.

Energiza o solidria A situao de energizao solidria, ou sympathetic inrush, geralmente tratada pela literatura tcnica, que assume que os transformadores esto isolados do sistema, ou seja, sem que outros tipos de mquinas eltricas estejam presentes no mesmo circuito. Na prtica, porm, os equipamentos so energizados em paralelo com os demais dispositivos, o que pode provocar transientes e sobretenses apreciveis nos transformadores prximos, mesmo que estes estejam em operao normal.

Cabe dizer ainda que as correntes de inrush evidenciadas na energizao solidria possuem amplitudes superiores quelas observadas quando ocorre a energizao de um transformador que no opera em paralelo. A fim de melhor compreender como a energizao de um transformador afeta as condies de funcionamento dos demais transformadores ligados mesma barra, considera-se o sistema apresentado pela Figura 1. Ao conectar o transformador T2 rede que j alimenta outros transformadores, como o transformador T1, a corrente de energizao produzida nesta conexo flui para os demais equipamentos e produz um fluxo CC, que se sobrepe ao fluxo CA normal de magnetizao. Tal condio de operao aumenta a densidade de fluxo e proporciona altas correntes de magnetizao no transformador vizinho T1, embora esta corrente solidria seja menor que a prpria corrente de energizao. Dependendo da amplitude do amortecimento da componente CC, o fenmeno de energizao solidria pode elevar o nvel de rudo emitido pelos transformadores, devido ao aumento da densidade do fluxo no ncleo durante o perodo transitrio. importante enfatizar que esta condio operativa pode provocar um mau funcionamento da proteo associada a este equipamento, j que correntes diferenciais indesejadas podem ser geradas.

Para ilustrar os comentrios anteriores, apresentamos na Figura 2 as envoltrias das correntes simuladas computacionalmente da energizao solidria do transformador TR3A, bem como a corrente de energizao do transformador TR2A. Estes transformadores fazem parte do sistema eltrico simulado e sero posteriormente apresentados e justificados (Figura 4). Apenas para efeito comparativo, a corrente de energizao do transformador TR2A, sem considerarmos a existncia de outros transformadores conectados ao barramento, apresentada. Desta forma, observa-se que h um atraso considervel no decaimento da corrente de energizao quando mais transformadores so conectados em paralelo.

A Figura 3 mostra o contedo harmnico das correntes de energizao solidria do transformador TR3A e a corrente de energizao do transformador TR2A no momento da conexo deste ltimo ao barramento. Na figura possvel observar o surgimento de uma alta componente CC no transformador TR3A, contrria a componente CC do transformador TR2A, o que mostra a oposio entre a corrente solidria e a corrente de energizao conforme citado.

Sistema eltric o simulado A Figura 4 ilustra o sistema eltrico utilizado nas simulaes de condies operativas para avaliar o comportamento da proteo diferencial aplicada a transformadores quando esses operam em paralelo.

O sistema eltrico composto por um gerador sncrono de 13,8 kV e potncia aparente de 90 MVA; um motor de induo trifsico de 4,0 kV e potncia de 1.582 HP; transformadores elevadores com relaes de 13,8 kV/138 kV e potncia aparente de 25 MVA, considerando sua curva de saturao; linhas de transmisso com extenses variando entre 80 km e 150 km; uma linha de distribuio de 10 km; um religador; transformadores abaixadores similares aos elevadores; e cargas caracterizadas por fator de potncia de 0,92 indutivo e potncia aparente variando entre 5 e 25 MVA.

Cabe salientar que, embora os transformadores de corrente (TCs) e os transformadores de potencial (TPs) no sejam representados na Figura 4, estes foram modelados, levando em conta suas curvas de saturao, e esto sendo utilizados para a obteno dos sinais de tenso e corrente. As Tabelas 1, 2, 3 e 4 apresentam os valores utilizados para caracterizar os diversos componentes por simulaes computacionais dispondo do software ATP.

Tabela 1 Dados do gerador snc rono utilizado na simula o Na Tabela 1, S a potncia nominal; Np o nmero de polos; VL a tenso nominal de linha; f a frequncia; IFD a corrente de campo; Ra a resistncia de armadura; Xl a reatncia de disperso no saturada; Xo a reatncia de sequncia zero no saturada; Xd a reatncia sncrona de eixo direto no saturada; Xq a reatncia sncrona de eixo em quadratura no saturada; Xd a reatncia transitria de eixo direto no saturada; Xd a reatncia subtransitria de eixo direto no saturada; Xq a reatncia subtransitria de eixo em quadratura no saturada; Xdo a constante de tempo transitria em vazio de eixo direto; Xdo a constante de tempo subtransitria em vazio de eixo direto; e Xqo a constante de tempo subtransitria em vazio de eixo em quadratura.

Alm do gerador, foi aplicado o controle de velocidade dinmico para sistemas hidrulicos e o controle automtico de tenso (AVR) que permitem uma melhor anlise dos resultados. A Equao 1 mostra a funo de transferncia do regulador de velocidade utilizado. Nesta, ?(s) a posio do servo motor que aciona a turbina; ?F(s) o desvio de frequncia; R o estatismo permanente; r o estatismo transitrio; Tg a constante de tempo do regulador de velocidade; e Tr a constante associada ao estatismo transitrio. A Tabela 2 apresenta os valores dos parmetros utilizados no regulador de velocidade.

Tabela 2 Parmetro do regulador de veloc idade A Figura 5 ilustra o diagrama de blocos do controle de tenso utilizado. Utilizando o modelo de mquina universal do ATP, o motor de induo trifsico foi modelado com parmetros reais, no qual diversas caractersticas eltricas e mecnicas foram consideradas, conforme as apresentadas na Tabela 3. A Tabela 4 ilustra os dados do compressor conectado ao motor de induo utilizado. Tabela 3 Dados do motor utilizado Tabela 4 Dados do c ompressor Esquema laboratorial realizado Aps a realizao da etapa de modelagem e gerao das situaes de operao e de defeito considerando o sistema apresentado (Figura 4), foi estabelecido um arranjo experimental em laboratrio para verificar o comportamento operativo da funo 87T, implementada em dois rels digitais comerciais, em relao operao de transformadores em paralelo. A Figura 6 ilustra o esquema laboratorial utilizado para o desenvolvimento dos ensaios.

A metodologia de trabalho aplicada sobre o esquema laboratorial proposto pode ser vista na Figura 7. Essa composta, basicamente, por quatro etapas distintas, a saber:

Modelagem e gerao dos casos de interesse por aplicao do software ATP; Formatao das situaes de interesse por meio do Comtrade, do ingls Common Format for Transient Data Exchange for Power Systems; Importao das situaes de interesse pelo dispositivo simulador de sistemas de potncia (caixa de teste); e Aplicao dessas situaes ao equipamento sob ensaio e sua avaliao da resposta.

Cabe colocar que, a partir do sistema modelado, foram efetuadas aproximadamente 2.700 situaes distintas de operao e de defeito, nas quais esto includas as situaes de energizaes, sobre-excitaes, faltas internas e externas, dentre outras. Desta forma, em virtude do grande nmero de casos, apenas algumas das condies operativas sero apresentadas neste trabalho, sendo estas listadas abaixo:

Caso 1 Energizao do TR2E a 330o com relao fase A, com o TR3E j em operao; Caso 2 Energizao de TR2E a 45o com relao fase A, seguida de falta interna no enrolamento delta, envolvendo 50% do comprimento da fase A a terra, com um ngulo de incidncia de 60; Caso 3 Falta interna entre espiras no enrolamento em delta envolvendo 80% e 50% do enrolamento considerado, aplicada a 0 com relao fase A; Caso 4 Falta interna entre fases no secundrio do transformador TR2E em delta, envolvendo 10% da fase A e 10% da fase B, aplicada a 330o com relao fase A.

A seguir sero apresentados os resultados para cada um dos casos evidenciados. Ressalta-se que esses foram aplicados de forma independente a dois distintos rels digitais de proteo comerciais, ou seja, fabricados pelas empresas A e B, respectivamente.

Resultados obtidos para os c asos 1 e 2 Nas duas situaes de energizao, com e sem defeito, consideradas nesse trabalho, ambos os rels ensaiados no apresentaram nenhuma dificuldade na identificao do problema como sendo externo regio protegida, proporcionando uma atuao conforme o esperado para essas situaes. Ou seja, nenhum dos elementos de sua curva caracterstica foi sensibilizado. Porm, por meio da anlise do registro sequencial de eventos de cada equipamento considerado, observou-se que os bloqueios para as componentes harmnicas de 2a e 5a ordem foram sensibilizados.

Resultados obtidos para o c aso 3 A Figura 8 ilustra a oscilografia obtida por um dos rels comerciais ensaiados. Este protegia o transformador TR3E quando ocorreu a aplicao de uma falta interna entre espiras no enrolamento em delta do transformador TR2E, que envolvia 80% e 50% do enrolamento considerado, sendo aplicada a 0 com relao fase A. Observam-se no grfico as correntes primrias e secundrias do equipamento registradas pelo rel, bem como os canais digitais com os sinais de operao (DIFF OP e DIFF OP A) e o sinal de pick-up na fase A (DIFF PKP A). Figura 8

Resposta indevida da fun o 87T ao c aso 3

Desta forma, verificou-se que o rel 2, fabricado por B, atuou de forma indevida, uma vez que a falta estava localizada fora de sua rea de proteo. Todavia, cabe salientar que o outro rel comercial ensaiado, quando ocorreu a atuao da proteo de TR3E, no foi sensibilizado por esta condio operativa, demonstrando maior robustez e confiabilidade nesta situao.

Resultados obtidos para o caso 4 Pela Figura 9, observa-se a sensibilizao dos bloqueios para as componentes harmnicas de 2a e 5a ordem e da ativao do pick-up da curva caracterstica da funo diferencial para a situao de falta interna aplicada entre espiras, quando aplicada ao rel comercial designado pelo nmero 2. Figura 9 Ativa o da fun o 87T ao c aso 4

Cabe salientar, que embora o rel 1, fabricado por A, no tenha ativado o pick-up da funo 87T, este tambm teve seus bloqueios harmnicos sensibilizados, sendo estes verificados por seu registro sequencial de eventos.

Conc luses A operao de transformadores de potncia em paralelo corriqueira no SEP brasileiro, bem como o uso da funo diferencial percentual de corrente como proteo primria, de origem eltrica, para esse equipamento. Dessa forma, um estudo do comportamento da funo de proteo 87T para a condio operativa citada se fez necessrio.

Todavia, cabe salientar que cada situao operativa deve ser analisada individualmente, j que a intensidade do fenmeno funo das caractersticas intrnsecas do sistema eltrico, em que se observa a condio de paralelismo, tornando difcil quaisquer generalizaes sobre o assunto.

Outro aspecto a ser considerado nesse trabalho reside no fato de seus resultados indicarem a possibilidade da operao indevida dos rels digitais em condies de paralelismo. Assim, a utilizao de uma metodologia e ferramentas de simulao computacional justificada e indicada.

Tal abordagem vivel economicamente e permite caracterizar adequadamente o comportamento do referido equipamento de proteo, decorrendo em minorar provveis atuaes indevidas, o que, por si s, tem impacto direto na disponibilidade da mquina, nos ndices de satisfao dos clientes e na qualidade da energia eltrica.

factvel verificar que, mediante aos experimentos realizados e aos dados obtidos, no se obteve subsdios para a determinao das provveis causas que provocaram os diferentes comportamentos. Os nicos indcios encontrados foram as diferenas entre o tratamento das correntes de entrada e o modo pelo qual cada fabricante seleciona as componentes harmnicas para aplicao das restries, porm no se pode concluir que estas so as causas efetivas do problema.

Refernc ias bibliogrfic as * IEEE Std C37.91 (2008). IEEE guide for protecting power transformers. * Kasztenny, B.; Rosolowski, E.; Saha, M.; Hillstrom, B. (1997). A self-organizing fuzzy logic based protective relay an application to power transformer protection, IEEE Transactions on Power Delivery 12(3): 11191127. * Bronzeado, H. S.; Brogan, P. B.; Yacamini, R. (1996). Harmonic analysis of transient currents during sympathetic interaction, IEEE Transactions on Power Systems 11: 2051 2056. * Wang, Y.; Yin, X.; You, D.; Xu, T. (2008). Analysis on the influencing factors of transformer sympathetic inrush current, Proc. IEEE Power and Energy Society General Meeting Conversion and Delivery of Electrical Energy in the 21st Century, p. 18. * Harlow, J. H. (ed.) (2007). Electric Power Transformer Engineering, 2 ed., CRC Press, Boca Raton. * Kulkarni, S. V.; Khaparde, S. A. (2005). Transformer Engineering: Design and Practice, Marcel Dekker, Inc., New York. ISBN: 0-82475653-3. * Ribeiro, C. F. (1982). Correntes Transitrias de Energizao dos Transformadores, Curso Especial de Distribuio de Energia Eltrica, Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Recife. * Sengl, M.; Alboyaci, B.; ztrk, S.; Cetinkaya, H. (2005). Case study of sympathetic interaction between transformers caused by inrush transients, International Conference on Power Systems Transients, number IPST05 125, Montreal. * Bronzeado, H.; Yacamini, R. (1995). Phenomenon of sympathetic interaction between transformers caused by inrush transients, I EE Proceedings on Science, Measurement and Technology, 142(4): 323329. * ATP (1987). Alternative Transients Program Rule Book, Leuven EMTP Center (LEC). * Vieira Filho, X. (1984). Operao de Sistemas de Potncia com Controle Automtico de Gerao. Rio de Janeiro: Campus. * Lee, D. C. (ed.) (1992). IEEE Recommended Practice for Excitation System Models for Power System Stability Studies (IEEE Std 421.51992), Energy Development and Power Generating Committee of the Power Engineering Society. * Boldea, I. (2006). Synchronous Generators, CRC Press, Boca Raton. ISBN: 084935725X. * Kundur, P. (1994). Power system stability and control, The EPRI power system engineering series, McGraw-Hill, New York. ISBN: 007035958X. * Bernardes, A. P. (2006). Esquema Completo de Proteo Diferencial de Transformadores para Testes em um Rel Digital, Dissertao de Mestrado, Escola de Engenharia de So Carlos USP, So Carlos. * IEEE Std C37.111 (1999). IEEE standard common format for transient data exchange (COMTRADE) for power systems.DANIEL BARBOSA engenheiro eletricista, mestre e doutorando em engenharia eltrica. Tem experincia no trabalho com proteo diferencial, filtro adaptativo, qualidade da energia eltrica e sistemas eltricos de potncia.

ULISSES CHEMIN NETTO graduado em engenharia industrial eltrica, mestre e doutorando em engenharia eltrica. Tem experincia no trabalho com proteo de sistemas eltricos de potncia, qualidade da energia eltrica e processos de ensino e aprendizagem.

HERMES MANOEL GALVO CASTELO BRANCO graduado em cincias da computao e em tecnologia em redes de comunicao, mestre e doutorando em engenharia eltrica. Atua na rea de qualidade da energia eltrica e proteo de sistemas eltricos de potncia.

DENIS VINCIUS COURY engenheiro eletricista, mestre e doutor em engenharia eltrica. Atualmente professor titular da Universidade de So Paulo na Escola de Engenharia de So Carlos. Suas reas de interesse e atuao profissional passam pela proteo digital de sistemas eltricos de potncia, qualidade da energia eltrica, tcnicas de processamento e sistemas inteligentes aplicados a sistemas eltricos de potncia.

MRIO OLESKOVICZ engenheiro eletricista, mestre e doutor em engenharia eltrica. Atualmente professor doutor da Universidade de So Paulo na Escola de Engenharia de So Carlos. Suas reas de interesse e atuao profissional incluem a proteo digital de sistemas eltricos de potncia, qualidade da energia eltrica e tcnicas de processamento e sistemas inteligentes aplicados a sistemas eltricos de potncia.

You might also like