You are on page 1of 7

COLGIO CAMPO DE FLORES

A fora do meu ser


Concurso Jovens Autores de Histrias Ilustradas
Mariana Martins e Rita Pereira Professora Cludia Barros

Imagina. No h carros, no h avies, no h barcos. O cu est vazio, as estradas cheias de nada e os rios com nada a vaguear sobre eles. Uma cidade cheia de coisa alguma. Sem uma simbiose de pessoas, veculos e natureza. O que se passa? No h rudo. No h manchas brancas a marcar o cu ou nuvens pretas a marcar os caminhos. O que aconteceu? As pessoas parecem estranhas. No mais estranhas do que a normal estranheza matinal onde tudo ainda est a tentar perceber se esto a viver um sonho ou um pesadelo. Muitas vezes um pesadelo. A maior parte das vezes um pesadelo. Atrevo-me a dizer que para mim sempre um pesadelo. As pessoas parecem estranhas. Olho-as nos olhos mas no parecem ver-me, o olhar delas passa por mim como se eu fosse transparente, ultrapassa-me. Onde esto os carros? As caixas que todos os dias deixam para trs uma nuvem preta que, passo a passo, invisivelmente, vo deteriorando o ambiente? As buzinas? Onde esto? Os avies? Onde andam as rotas do cu? Os transeuntes celestes? Onde esto as nuvens compridas e brancas que esto sempre sobre ns? O rudo que nos assola diariamente? Os barcos? Onde esto os que ligam as pessoas de c s pessoas de l? Onde est o apito inicial que marca a viagem? Onde esto eles? Onde est tudo? Isto nada sem os carros, os autocarros, os barcos e os avies! O que que nos liga agora? O que aconteceu para desaparecerem? Sei que para todos os atos, h uma consequncia. Sei que todos os veculos que nos do conforto e mobilidade tm um custo, presente e futuro. Se ao menos a minha perceo das consequncias viesse antes Se a palavra que uso quando percebo que me devia ter apercebido antes de algo. Se pudesse voltar atrs, se pudesse mudar o mundo, se pudesse reverter a situao. Se, se, se, se. Se o se resultasse, seramos perfeitos, teramos uma sociedade ideal? Se ao menos soubssemos

Eu queria mudar o mundo, mas em vez disso apenas olho minha volta. Quero acreditar em mais que a minha realidade, mas em vez disso fico parada no fluxo inconstante do universo. Se ao menos ele parasse e me deixasse pensar no que eu podia fazer. Se ao menos eu conseguisse mudar o mundo, se ao menos eu tivesse a vontade indomvel de o fazer.

Mas eu tenho de mudar o mundo. Eu tenho. Est nas minhas mos faz-lo. Est nas minhas mos, entre os meus dedos sinto a ambio e o medo. Eu posso faz-lo. Eu tenho o dever de o fazer. Sou capaz? No sou capaz? Onde esto as respostas a todas as minhas perguntas?

Afinal de contas, ns, as pessoas, somos os sonhadores, os criadores, os pecadores, os errantes, mas somos os que movem e mexem o mundo. Sempre ao que parece. Temos mais ideias que tempo, mas no sabemos o que o tempo e temos demasiadas ideias e ses. A minha ideia mudar. O mundo, as pessoas, a vida. Mudo? No Mudo? Por onde comeo? As pessoas mudam? Serei eu capaz de mudar? Fisicamente, creso e mudo visualmente, mas o corpo o mesmo. E psicologicamente? O meu crebro o mesmo, os meus rgos so os mesmos apesar das renovaes celulares. Ser que a mentalidade de uma pessoa pode mudar? Mudar mesmo, no ter uma corrente de pensamento durante um perodo de tempo finito. Estou a falar de uma mudana drstica. Portanto, para reverter esta situao, ser que comeo por mudar as pessoas e elas mudam a situao envolvente ou, devo mudar o panorama em que vivem para elas tambm mudarem? certo que tudo finito, que no sou, no somos infinito. E isso incomoda-me. Mudo, no mudo? Mudam, no mudam? Consigo, no consigo? Perguntas? Respostas? Primeiro, o que causou isto? Por que que aconteceu? Como chegou a este extremo? esta a consequncia de usar o carro todos os dias? E o barco? E o avio? E se, de repente, existissem carros, barcos e avies que no tivessem consequncias negativas? E se, de repente todos comessemos a pensar nisto? E se, de repente, mudssemos? Ser que isto acabava se tudo aquilo que eu disse acontecesse? Imagine-se que existia um carro que, andava tanto ou mais que os outros, que era to bom ou melhor que os outros, que no polua e que no deixava, a cada centmetro de estrada uma nuvem de ps e gases poluentes. Imagine. Agora concretize-se isto. Agora vem a notcia chocante. Este carro, este panorama que parecia utpico, existe. Existe um carro, existem vrios carros que fazem isto. Que no so
4

poluentes, que, a cada minuto que passa, no degradam o ter. Que, em cada metro que percorrem, nos salvam aos poucos. E, se estes carros existem, por que no os usamos? Por que que continuamos a poluir? Se todos sabemos as consequncias dos nossos atos, por que os perpetuamos? Se podemos escolher o bem ao invs do mal, por que escolhemos o mal? Ser o caminho mais fcil? O futuro o lugar onde vamos passar o resto das nossas vidas por isso, porque o ignoramos? Porque no nos preocupamos com ele? Porque continuamos a fazer estas escolhas que o prejudicam? Tenho mesmo de mudar o mundo. Tenho de mudar o futuro, o meu futuro, o teu futuro, o nosso futuro. Tenho de mudar. Inovar. Diversificar. Tenho de fazer com que todos andem em carros que protegem o ambiente, tenho de fazer com que andem em barcos que no deixam na gua a sua marca, que no prejudiquem os animais marinhos. Em avies que no deixem a sua impresso nos cus. Diz-se que para mudar o mundo, tenho primeiro de deixar que ele me mude. Diz-se que tenho de ser a mudana que quero ver no mundo. Diz-se que tenho em mim todos os sonhos do mundo. Diz-se que cada segundo tempo para mudar tudo para sempre. Algum disse que a mudana criada por aqueles cujas imaginaes so maiores que as suas circunstncias. Comecei a falar com as pessoas e a dizer-lhes que tudo aconteceu porque ningum teve discernimento, porque ningum se preocupou com o futuro. Aos poucos e poucos, as pessoas foram percebendo a gravidade dos atos presentes e das reaes futuras. Foram-se apercebendo que o tempo de mudar o agora, o presente, o imediato porque o amanh, o depois, pode ser tarde demais. As pessoas no mudavam, as pessoas no pensavam de forma diferente. Durante todo este tempo, elas apenas no pensavam. Agora, tm o conhecimento que leva ao discernimento.
5

Comearam a mover-se. Comearam a defender o stio onde viviam. Aquilo que lhes parecia normal, agora j no o . Deixaram os valores velhos e usaram os novos. Deixaram os carros velhos, e compraram os novos. Foram garagem velha, e tiraram a bicicleta nova. Foram s memrias e criaram novas. As memrias de um mundo poludo, de um mundo fragilizado, de um mundo abatido por ns e criaram memrias de um mundo reabilitado por ns, de um mundo que se tornou claro, por ns, para ns e para todos os que vierem.

Os barcos recomearam a ligar os de c, e os de l. Os avies continuaram a levar uns e a trazer outros. Mas tudo com uma diferena. que agora, os nossos filhos, os nossos netos, vo poder viver num mundo bom, livre de problemas porque ns mudmos. Ns, a gerao do agora e do imediato, desligou-se do que a tirava da seriedade do mundo e concentrou-se na mudana. Porque ns, a gerao do agora e do imediato mudou o mundo.

Porque eu, tu, porque ns podemos mudar o mundo se apenas nos mudarmos a ns prprios e acreditarmos que podemos mudar tudo nossa volta. Porque agora, a gerao presente vai ser a gerao futura, e vai ser a gerao geradora da mudana. Porque eu acreditei, e mudei.

You might also like