You are on page 1of 5

MINISTRIO DA SADE - Conselho Nacional de Sade - Comisso Nacional de tica em Pesquisa CONEP GLOSSRIO

A
Aguardando apreciao do colegiado Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso o projeto de pesquisa j passou pela relatoria e o parecer foi liberado e fica no aguardo da sinalizao para elaborao parecer do colegiado

Aguardando confirmao de indicao de relatoria Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso a secretria indicou o relator e o coordenador do CEP deve confirmar esta indicao para ento o projeto de pesquisa ser encaminhado um membro do CEP para relatoria. Aguardando indicao de relatoria Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso a secretria aceitou o projeto de pesquisa e o mesmo fica aguardando a secretria indicar um membro do CEP para relatoria. Aguardando liberao do parecer do colegiado Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso o projeto de pesquisa j passou pela apreciao do colegiado e parecer do colegiado foi liberado e fica no aguardo do aceite ou recusa do coordenador do CEP. Aguardando parecer do colegiado Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso o projeto de pesquisa j est com o parecer do relator e foi sinalizado ao colegiado a emisso do parecer. Aguardando reviso do parecer do colegiado Situao do projeto visvel apenas para os membros do CEP, neste caso o parecer do colegiado do projeto de pesquisa foi recusado pelo coordenador e volta ao colegiado para reviso.

B C
CAAE Certificado de apresentao para Apreciao tica CEP Comit de tica em Pesquisa Cincia do Documento Documento sem a necessidade de apreciao pelo CEP, somente incorporado ao PP. Cincia do Pesquisador DEFINIR CNS Conselho Nacional de Sade CONEP Comisso Nacional de tica em Pesquisa Consideraes do Revisor DEFINIR

Coordenador Pessoa fsica, membro do CEP, que coordena as atividades dentro do CEP, assina pareceres e responde legalmente pelo CEP.

D
Desenho do Estudo DEFINIR Desenho do Estudo Interveno/Experimental DEFINIR

E
Em Recepo e Validao pelo CEP Estado do Protocolo de Pesquisa / Gesto de Pesquisa / Recurso no qual o mesmo ainda no passou pela triagem da Secretria e no se encontra distribudo dentro do CEP para os tramites de apreciao. Em Relatoria DEFINIR

F
FAQ Perguntas Frequentes

G
Gestor de Segurana do CEP Pessoa fsica, membro do CEP, investida institucionalmente do poder de autorizao para nomeao e exonerao de perfis de acesso ao mdulo CEP. Gesto de Pesquisa Documentos enviados para o CEP aps a aprovao do PP, os documentos conforme suas caractersticas, sero analisados pelo CEP ou somente indicados para Cincia do Documento. GP Ver Gesto de Pesquisa.

H I
Impedimento tico Motivo pelo qual membros do CEP devero se isentar de tomada de deciso, quando diretamente envolvidos na pesquisa em anlise. (CNS, 1996) Instituio Proponente DEFINIR

J K

L M
Membro do CEP Perfil que participa do mbito do CEP, designado pelo Gestor de Segurana do CEP. Mdulo CEP Ferramenta que auxilia os CEPs no recebimento, anlise, gesto e emisso de pareceres sob o vis da pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil.

N
Notificao Um pesquisador pode enviar ao CEP uma notificao que permite-o anexar um arquivo ao projeto de pesquisa quando ela est com a situao de Aprovado. A secretria recepciona o arquivo anexado e d cincia sobre o mesmo, neste momento o arquivo aceito pelo CEP e agrega ao contedo do projeto de pesquisa.

O P
Parecer Opinio expressa em resposta a uma consulta. / Juzo tcnico sobre questo jurdica ou administrativa, emitido em processo por jurista, rgo do ministrio pblico, ou funcionrio especializado Parecer do CEP Emitido DEFINIR Parecer do Colegiado Parecer emitido pelos membros do CEP em consenso aps uma reunio para apreciao de um Protocolo de Pesquisa / Gesto de Pesquisa / Recurso. Parecer do Relator Parecer emitido por um relator aps analise de um Protocolo de Pesquisa / Gesto de Pesquisa / Recurso. Este parecer posteriormente ser apreciado pelos membros do CEP em reunio prpria para emisso em consenso do parecer do colegiado. Pesquisa Classe de atividades cujo objetivo desenvolver, ou contribuir para, o conhecimento generalizvel. O conhecimento generalizvel consiste em teorias, relaes ou princpios, ou no acmulo de informaes sobre as quais esto baseadas, que possam ser corroborados por mtodos cientficos aceitos de observao e inferncia (CNS, 1996) Pesquisa Envolvendo Seres Humanos Pesquisa que, individual ou coletivamente, envolve o ser humano na forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informaes ou materiais (CNS, 1996) Pesquisa Multicntrica DEFINIR Pesquisador Pessoa Fsica que participa de uma pesquisa. Existem as seguintes classificaes: Pesquisador Associado, Pesquisador Principal, Pesquisador Responsvel. Pesquisador Associado Pesquisador que participa de uma pesquisa liderada por um pesquisador responsvel.

Pesquisador Principal Codinome adicionalmente conferido ao pesquisador responsvel quando este apresenta o projeto de pesquisa por um centro qualquer (coordenador ou no) em uma pesquisa multicntrica. Pesquisador Responsvel Pesquisador responsvel pela proposio da pesquisa no mbito da instituio proponente, coordenao geral e realizao global da pesquisa, bem como pela integridade e bem-estar dos sujeitos da pesquisa. PLATBR Plataforma Brasil. PP Ver Projeto de Pesquisa. Projeto de Pesquisa Documento contemplando a descrio da pesquisa em seus aspectos fundamentais, informaes relativas ao sujeito da pesquisa, a qualificao dos pesquisadores e a todas as instancias responsveis (CONEP, 1996), visando sua apreciao tica e cujos resultados so expressos na forma de um parecer. a composio do projeto de pesquisa, TCLE e documentos anexos.

Q R
REBRAC Registro Brasileiro de Ensaios Clnicos Recepo Recusada DEFINIR Recurso Ocorre quando existe uma no concordncia do pesquisador com o parecer dado a apreciao de um projeto de pesquisa, justificando e solicitando reviso do parecer emitido. Relator Membro do CEP que analisa projeto de pesquisa e documentos da gesto da pesquisa emitindo um parecer sobre a conformidade tica. Relatoria Recusada DEFINIR Revisor Membro do CEP que analisa o parecer do relator, e expressa sua opinio.

S
Secretria Membro do CEP que atua no papel de secretariado do CEP Sujeito da Pesquisa Participante pesquisado (a), individual ou coletivamente, de carter voluntrio, vedada qualquer forma de remunerao (CNS, 1996)

TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento escrito em uma linguagem acessvel ao leigo sobre os objetivos e os mtodos da pesquisa.

U V W X Y Z

You might also like