You are on page 1of 7

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

CLASSIFICAO CLIMTICA DO PAR (Mtodo de Kppen)


A classificao climtica expressa, na verdade as condies mdia da atmosfera terrestre. Estas condies apesar de variaes dirias, mensais e sazionais, so representadas por faixas climticas que se mantm razoavelmente uniforme, dentro de um padro mdio de oscilao. Utilizando a classificao de Koppen, foram identificadas os trs sub-tipos climticos para o Estado do Par: Af, Am, Aw. Tais sub-tipos pertencentes ao clima tropical chuvoso, caracterizando-se por apenas apresentar temperaturas mdias mensal sempre superior a 18 C e se diferenciam pela quantidade de precipitao pluviomtrica mdia mensal e anual. SUB- TIPO CLIMTICO Af Este sub-tipos no apresenta estao seca e a precipitao do ms menos chuvoso igual ou superior a 60 mm. De acordo com a variao da precipitao pluviomtrica mdia anual apresenta as seguintes diviso climticas: Af1 - Representa a faixa de maior precipitao pluviomtrica do Estado do Par, com uma mdia anual superior a 3000 mm. Ocorrer em duas reas, sendo uma Noroeste da Ilha do Maraj e a outra na regio de Santa Izabel do Par, as quais abrangem aproximadamente 4.485 km2 ou 0.4 % do Estado. Af2 Apresenta precipitao pluviomtrica mdia anual, variando entre 2.500mm e 3000mm.As reas sob a influncia deste sub-tipo localizando-se, basicamente Nordeste e a Oeste do Estado, ficando uma pequena Oeste da Ilha do Maraj. Essas reas totalizam 34.441 km2 , correspondendo a 2.7 % do Par. Af3 Este sub-tipo apresenta precipitao pluviomtrica mdia anual, variando entre 2000 mm e 2500 mm. Est representado por trs reas, sendo uma em So Domingos do Capim a outra em Breves, e a ultima em forma de arco localizada a Oeste do Estado do Par, no limite com Estado do Amazonas. A superfcie abrangida por esse subtipo de 14.804 km2 ou 1.2 % do Territrio Paraense.

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

SUB-TIPO CLIMTICO Am Apresenta caracterstica de clima de mono, com moderada estao seca e ocorrncia de precipitao mdia mensal inferior a 60 mm. considerado um clima intermedirio entre Af e o Aw. No Estado do Par este sub-tipos subdivide-se em: Am1 Este sub- tipo caracterizado por apresentar precipitao pluviomtrica mdia anual superior a 3000 mm. Ocorre em trs reas; uma na parte Norte, Nordeste da Ilha do Maraj, outra na regio de Soure e a ltima no litoral de onde se prolonga at Santa Izabel do Par. Essas reas somam 7.530 km2 e corresponde a 0.6 % do Estado. Am2 - Representa condies climticas, onde a precipitao pluviomtrica mdia anual variando entre 2500 mm e 3000 mm. Ocorre basicamente, na faixa litornea Paraense, com penetrao para o continente. Tambm verifica-se a ocorrncia de uma pequena reas, localizada nas mediaes da confluncia dos rios Tapajs e Juruena. Essas reas correspondem a 66.399 km2, ou 5.3 % do Estado do Par. Am3 Este sub-tipos climtico, acha-se caracterizado por uma faixa, onde a precipitao pluviomtrica mdia anual varia de 2000 mm 2500 mm. Est representado por duas reas que totalizam 492.720 km2 ou 39.5%, sendo a maior rea de abrangncia no Estado. Elas esto assim localizadas: uma na parte Sul Sudeste do Par que se prolonga por quase toda a rea limtrofe com os Estados do Amazonas e Roraima, alm das Guianas, enquanto que a outra encontra-se mais ou menos centrada na parte Norte, com ramificao mais pronunciada nas direes Nordeste e Noroeste, onde chegam a fazer limites com os Estados do Maranho e Amap, respectivamente. Am4 o sub tipo climtico caracterizado por apresentar total Pluviomtrico, mdio anual, variando entre 1500 mm e 2000 mm. Est representando por uma faixa irregular, que ocorre predominantemente na direo Noroeste Sudoeste do Estado. Em termos de extenso a segundo maior rea correspondendo a 331.415 km2 ou 26.6 %.

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

SUB-TIPO CLIMTICO Aw Caracteriza-se por apresentar inverno seco bem definido e ocorrncia de precipitao mdia mensal inferior a 60 mm. Apresenta se no Estado em trs divises. Aw3 Este sub-tipos climtico est condicionado a valores de precipitao pluviomtrica mdia anual, que variam de 2000 mm a 2500 mm. Est representado por uma nica rea que se acha localizada no extremo Sul do Par, limite com o Estado do Mato Grosso. Quando a sua superfcie, abrange 105.328 km2 ou 8.4 % do territrio Paraense. Aw4 As condies climticas deste sub-tipo, esto regidas por totais pluviomtrico mdia anual , que vo de 1500 mm a 2000 mm. So encontradas quatro reas com essas caractersticas. Destas trs so de pequena extenso e se acham localizadas uma na Ilha do Maraj ( Ponta de Pedra); outra no mdio Amazonas ( Abrangendo Monte Alegre, Prainha, Cercanias); e a terceira na parte central do Estado . A quantidade de rea de maior extenso, representada por uma faixa que abrange a parte Leste, Sudeste do Par, fazendo limite com os Estados do Maranho e Tocantins. Elas somam 170.391 km2, o que corresponde a 13.7 % da superfcie estadual. Aw5 Neste sub-tipo climtico, ocorrendo o menor ndice Pluviomtrico mdio anual do Estado, compreendendo valores que esto entre 1000 mm a 1500 mm. Acha-se representado por duas pequenas reas, estando uma localizada no municpio de Alenquer e suas cercanias, enquanto que a outra, situa-se na fronteira do Par com o Estado do Tocantins, nas mediaes do Bico do Papagaio. Estas reas totalizam 20.529 km2 correspondendo a 1.6 % do Estado do Par.

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

PRECIPITAO PLUVIOMTRICA DO ESTADO DO PAR


Na regio tropical a precipitao pluviomtrica o elemento meteorolgico de maior variabilidade sendo o principal fator utilizado na subdiviso dos climas. Nesta regio ocorrem altos valores pluviomtricos e as precipitaes so predominantemente do tipo convectivas, em forma de pancadas e de curta durao, estando assim associadas s nuvens cumulus e cumulunimbus. Foi observado que as linhas de instabilidade e a Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT), so responsveis pela distribuio mdia mensal da precipitao pluviomtrica na Amazonia. Neste sentido, para o Estado do Par foi verificado que aproximadamente 45% das chuvas que caem na sua parte Leste so reguladas por essas linhas de instabilidade. Por outro lado, com base nos dados de mais de 100(cem) estaes pluviomtrica, foi feito a caracterizao do regime Pluviomtrico para o Estado do Par, encontrando se valores de precipitao mdia anual, variando desde aproximadamente 1.000 mm at cerca de 4.500 mm. Estes valores esto representadas por intervalos de precipitao pluviomtricas que englobam a referida variao, conforme podem ser visualizado no cartograma de isoietas anual. Desse modo, verifica-se que os maiores valores mdias anuais, ou seja superiores a 3.000 mm, encontram-se em sua maioria, Nordeste da Ilha do Maraj e uma pequena parte, Leste da referida Ilha. Esses valores evidenciam as reas de maior pluviosidade no Estado do Par. Estas reas totalizam 13.496 km2 ou 1.1 % da superfcie estadual. No que se refere as reas de menor queda pluviomtrica mdia anual, estas so caracterizadas por valores de precipitao que variam entre 1.000 mm a 2.000 mm. Acham-se representadas dominantemente por uma faixa que se encontra disposta na direo Nordeste Sudeste do estado, constitudo uma espcie de corredor seco alm de uma pequena clula na Ilha de Maraj, mais precisamente na regio de Ponta de Pedras. Estas reas somam 516.334 km2 , correspondendo a 41.3 % do Par . Deve-se destacar ainda que no referido corredor seco possvel observar a ocorrncia de duas pequenas reas localizadas: uma na regio de Alenquer (Baixo Amazonas) , e a outra me Eldorado dos Carajs ( Imediao do Bico do Papagaio ) as quais apresenta pluviomtrica mdia anual inferior a 1500 mm e caracterizam as pores mais secas ou menos chuvosa do Estado.

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

Em relao aos valores pluviomtricos intermedirios, isto variando entre 2.000 mm e 2.500 mm, foi observada a existncia de duas grandes reas que somadas, totalizam a maior superfcie do Estado, com 608.545 km2 ou 48.8% do territrio Paraense. Estas reas esto localizadas: uma na parte Sul -Sudeste do Par , prolongando-se basicamente parte limtrofe com o estado do Amazonas e a outra na poro Norte Nordeste do Estado, est separada da primeira pela faixa correspondente ao corredor seco. As reas que apresentam valores pluviomtricos mdios anuais entre 2.500 mm a 3.000 mm, ocorrem predominantemente na costa litornea paraense, com penetraes para o continente, no eixo Belm Tailndia e tambm na direo Nordeste - Sudeste da Ilha do Maraj. Alm disso foram encontradas ainda, duas reas na parte ocidental do Estado, sendo uma na confluncia do rio Tapajs com o rio Juruena e, a outra abrangendo as partes mdias e baixa dos rios Trombetas e Nhamud, respectivamente. Essas reas totalizam 109.667 Km2 , o que correspondendo a 8.8 % do Estado. Em se tratando de mdias mensais, a precipitao pluviomtrica, no Estado do Par, tambm bastante variada. No perodo mais chuvoso foi encontrado um total de 755.9 mm no ms de maro, em Afu, enquanto que no perodo menos chuvoso, o valor foi de 0.0 mm verificado no ms de julho em Eldorado do Carajs. Nas reas situadas no Hemisfrio Sul , a poca mais chuvosa ocorrem no vero e outono ( Dezembro a Maio), enquanto que a poca menos chuvosa ocorre no inverno e primavera ( Junho a Novembro). Para o acaso das reas situadas no Hemisfrio Norte, a estao mais chuvosa ocorre na primavera e vero ( Maro a Agosto) ao passo que a estao menos chuvosa, acontece no outono e inverno ( Setembro a Fevereiro).

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

DEFICINCIA HDRICA DO ESTADO DO PAR (Thornthwaite, Mather, 1995)


A elevada taxa de evaporao e as caractersticas da chuvas na regio dos trpicos, merecem ateno especial. Nessa regio a sazonalidade das precipitaes pluviomtricas concorrem para que haja, em uma poca do ano, concentrao de grande parte da quantidade de gua precipitada, provocando assim excedncia hdrica. J na outra poca ocorre uma sensvel diminuio da chuvas que associada a elevada disponibilidade de energia que atua no processo evaporativo, limita a oferta de gua no solo, influenciando de certo modo, as atividades humanas bem como o crescimento e o desenvolvimento, da fauna e da flora. Portanto o regime hdrico anual de uma regio caracterizado sazonal. O estudo do balano de gua no solo caracterizado, permitindo estimar a umidade disponvel ao longo do ano, atravs da precipitao pluviomtrica e evapotranpirao potencial, os quais representam o ganho e a perda de umidade do solo. Verifica-se que a deficincia hdrica anual, no Estado do Par, abrange desde reas onde praticamente no ocorre dficit, com valores variando no intervalo de zero a 100 mm, at reas onde a deficincia hdrica encontra-se na faixa de 400 mm a 500 mm. As reas de menor dficit hdrico encontra-se na faixa de 400 mm a 500 mm. As reas menor dficit hdrico so encontradas: Uma na regio da grande Belm que se prolonga at a parte Sul da Ilha do Maraj e, a outra na poro Sudoeste do Estado na confluncia do rios Tapajs e Juruena. Estas reas compreendem dficit, por apresentarem em geral dois a trs meses com deficincia hdrica. Em termos de extenso essas reas totalizam 37.552 km2 ou 3.0 % do Par. A seguir, com valores de deficincia hdrica variando entre 100 mm e 200 mm, concentrando em um perodo de trs a cinco meses encontrada uma rea que circunda grande parte do Estado. Esta rea abrange uma faixa contnua que, em sentido anti-horrio vai de Norte a Sul, passando pela parte Oeste do Par. Em termo de extenso a rea de maior representatividade, com 525.950 km2 , o que corresponde a 42.1 % do territrios Paraense. As reas com deficincia hdricas variando de 200 mm a 300 mm e de 300 mm a 400 mm, apresentam esses valores concentrados nos perodos que so de quatro a seis meses e de cinco a sete, respectivamente. Essas reas encontram-se basicamente ocupando a parte central do Estado, com prolongamento mais ou menos orientados, nas direes Nordeste e Sudeste. Ocorre tambm em menos extenses, na poro Nordeste da Ilha do Maraj e no meio Amazonas, englobando as regies de Prainha e bidos. Em termo de superfcie, essas reas totalizam conjuntamente cerca de 606.201 km2 representando 48.6 % do Estado.
6

SISTEMA DE INFORMAES HIDROMETEREOLGICAS DO ESTADO DO PAR NCLEO DE HIDROMETEREOLOGIA - SECTAM

Quanto as reas de maior deficincia hdrica no Estado, estas so encontradas na fronteira do Par com o Estado do Tocantins, nas imediaes do Bico do Papagaio e no municpio de Monte Alegre e suas cercanias. Apresentam, como caracterstica principal, valores de dficit hdrico variando de 400 mm a 500 mm, concentrados em um perodo de seis a sete meses. Essas reas totalizam 78.339 km2 , correspondendo a 6.3% da superfcie do Estado do Par. Em termos de sazonalidade oportuno destacar que no Par a deficincia hdrica ocorre basicamente no inverno e primavera, do hemisfrio Sul, estando as maiores deficincias concentradas nos meses de Agosto a Novembro, perodo este que corresponde a poca menos chuvosa na regio. De outro modo, foi observado que no perodo de Janeiro a Abril, no houve deficincia ao nvel de reteno hdrica considerado.

You might also like