You are on page 1of 14

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

LNGUA PORTUGUESA PROVA 2 BIMESTRE 9 ANO

2010

Texto I

http://www.telaquente.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=542&Itemid=54

QUESTO 1 O humor do texto est centrado no fato de o menino (A) estar escrevendo uma carta para um amigo de correspondncia. (B) afirmar que tem perdido muito tempo vendo programas de TV. (C) pedir desculpas ao amigo por no escrever seguidamente. (D) concluir a carta porque vai ver seu programa de TV favorito.

Texto II Aquecimento global Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. [...] A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o nmero de desertos aumenta a cada dia, fortes furaces causam mortes [...]. O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel etc.), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor.
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm

QUESTO 2 Segundo o texto, uma consequncia do aquecimento global (A) o aumento do nmero de desertos a cada dia. (B) a emisso de gases poluentes, como o oznio. (C) o efeito estufa que dificulta a disperso do calor. (D) a formao de uma camada de gases poluentes.

Texto III

Carta aberta
Do Lopes

A carta que eu te escrevi, magrinha Voc no me respondeu Ser que eu no te convenci Ser que voc no entendeu Ser que eu no te convenci, magrinha Ou ser que voc nem leu Passo em frente sua casa, voc entra e fecha a porta Meio-dia o sol em brasa, voc finge que est morta Faz assim uma cara torta, tentando dissimular Depois fica na beira da linha Esperando o trem que vai passar... As palavras so palavras, quando escritas num papel Ficam ditas duas vezes, deixam tinta no pincel Do pincel voc pode lavar, do papel voc pode queimar Mas se voc leu a carta, magrinha voc vai me procurar...
http://letras.terra.com.br/trem-da-viracao/1222720/

QUESTO 3 O uso de -inha na palavra magrinha refora no texto o sentimento de (A) carinho pela menina amada. (B) tristeza pela separao da amada. (C) esperana de reconciliao. (D) raiva poque a amada no leu a carta.

Texto IV Saudade do televizinho Houve tempo em que havia o televizinho. Ser que sobra algum televizinho? Ser que sobra, at mesmo, quem saiba o que televizinho? Televizinho era a pessoa que, no tendo televiso em casa, se aproveitava da do vizinho. O jovem leitor duvida? [...] Pois corra aos dicionrios. [...] A palavra ali est [...] Quem viveu os primeiros anos da televiso sabe que o fenmeno da televizinhana no foi desprezvel. Poucos tinham televisores em casa. Os prprios apresentadores davam boa-noite aos televizinhos. Depois ele desapareceu. [...] A era do televizinho coincidiu com os anos de inocncia da televiso. Basicamente, tal inocncia consistia na crena de que a televiso era uma coisa, e a vida era outra. [...] Hoje se conhece todo seu alcance. No que a televiso tenha ocupado todos os cantos da vida. Essa tambm no deixa de ser uma viso ingnua. outra coisa: a televiso tomou o lugar da vida. Substituiu-a [...].
TOLEDO, Roberto Pompeu de. Ensaio. Revista Veja, 27 de fevereiro de 2002.

QUESTO 4 Televizinho era a pessoa que (A) participava ativamente dos programas de TV. (B) acreditava na substituio da vida real nos programas de TV. (C) assistia aos programas de TV na casa do vizinho. (D) emprestava a TV aos vizinhos.

Texto V A disciplina do amor Foi na Frana, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esper-lo voltar do trabalho. [...]Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. [...] Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esper-lo? Continuou a ir diariamente at a esquina, fixo o olhar ansioso naquele nico ponto, a orelha em p, atenta ao menor rudo que pudesse indicar a presena do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro at chegar o dia seguinte. Ento, disciplinadamente, como se tivesse um relgio preso pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno corao do cachorro no morreu a esperana. [...] Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos anos (a memria dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que no voltou.[...]. S o cachorro j velhssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esper-lo na sua esquina.[...]
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

QUESTO 5 O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a histria (A) Foi na Frana, durante a segunda grande guerra. (B) [...] as pessoas foram se esquecendo do jovem [...] (C) Um jovem tinha um cachorro [...] (D) [...] Continuou a ir diariamente at a esquina[...]

Texto VI
'Pulseirinhas do sexo' so proibidas em escolas Vereadores de Navegantes, em Santa Catarina, aprovaram, no incio da noite desta segunda-feira, um projeto de lei que probe o uso das polmicas "pulseirinhas do sexo" nas escolas do municpio. [...] A novidade deixou os educadores em alerta, depois que uma menina tentou beijar a colega em uma escola de Itaja. [...] O importante, na viso do especialista em sexualidade Jos Claudio Diniz, orientar os jovens que as pulseiras so apenas uma manifestao das relaes de amizade. E a questo da sexualidade no deve ser tratada por meio de pulseiras coloridas. Pais e professores no devem associar o sexo a algo ruim. E, sim, explicar que o sexo algo bom, mas no nessa idade - argumentou Diniz. Marialva Spengler, professora de Psicologia da Educao da Univali, orienta que os pais boicotem a pulseira, caso a brincadeira entre em um contexto malicioso. Eu tambm sou me. Comprei algumas dessas pulseiras e mostrei para o meu filho de 14 anos. Expliquei os significados a ele e nos entendemos. O importante conversar e proibir o uso, em caso de excessos - apontou Marialva.
Adaptado de http://180graus.brasilportais.com.br/geral/

Texto VII
Sou a favor da proibio das pulseirinhas do sexo. Sexo uma parte importante da vida adulta e deve ser encarado com respeito, que comea pelo respeito ao prprio corpo. A maturidade emocional certamente far as adolescentes entenderem que a proibio do uso e venda foi para proteg-las. A palavra sexo no tabu, mas no brincadeira. Por que no ensinamos a educao afetiva junto com a educao sexual? O amor seja ele filial, fraternal ou com interesse sexual, orienta para uma vida melhor.
Y. P. P,Coluna do Leitor, in: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/

QUESTO 6 O trecho do texto VI que refora a viso expressa no texto VII sobre o uso das pulseirinhas do sexo (A) A novidade deixou os educadores em alerta depois que uma menina tentou beijar a colega em uma escola de Itaja. (B) E a questo da sexualidade no deve ser tratada por meio de pulseiras coloridas. (C) [...] no incio da noite [...] um projeto de lei que probe o uso das polmicas "pulseirinhas do sexo" nas escolas do municpio. [...] (D) O importante conversar e proibir o uso, em caso de excessos [...]

Texto VIII Caro estudante: Este livro foi escrito para voc. Para voc que curioso, gosta de aprender, de realizar coisas, de trocar ideias com as turmas sobre os mais variados assuntos, que no se intimida ao dar uma opinio... porque tem opinio. Para voc que gosta de trabalhar s vezes individualmente, s vezes em grupo; para voc que leva a srio os estudos, mas gosta de se descontrair, porque, afinal, ningum de ferro. [...] Para voc que transita livremente entre linguagens e que usa, como um dos seus donos, a lngua portuguesa para emitir opinies, para expressar dvidas, desejos, emoes, idias e para receber mensagens. Para voc que gosta de ler, de criar, de falar, de rir, de criticar, de participar, de argumentar, de debater, de escrever. Enfim, este livro foi escrito para voc que deseja aprimorar sua capacidade de interao com as pessoas e com o mundo em que vive.
CEREJA, William R. e MAGALHES, Thereza. Portugus: linguagens. So Paulo: Atual, 2006.

QUESTO 7 A finalidade do texto (A) fazer propaganda de um livro interessante. (B) elogiar o comportamento dos alunos. (C) apresentar um livro de linguagem aos alunos. (D) informar como feito um livro didtico.

Texto IX

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/search?updated-max=2010-04-15T07%3A05%3A00-03%3A00&max-results=7

QUESTO 8 A tirinha apresenta cenas entre Jon e seu gato, Garfield. Da leitura da sequncia em quadrinhos, pode-se entender que (A) Garfield piorou a manh de Jon. (B) Jon estava tendo um bom dia. (C) Jon fica mal humorado de manh. (D) Garfield acordou bem humorado.

Texto X

O GLOBO, 16 de maro de 2010.

QUESTO 9 Alm das falas do segundo casal Helga e Hagar , os elementos que confirmam que os personagens esto com sono so (A) a vela e a onomatopeia UA. (B) a posio das poltronas do segundo casal. (C) as reticncias e a posio da cabea de Helga. (D) a expresso de espanto do homem do primeiro casal.

Texto XI Prazer obrigatrio


Lauro Neto

Foi o jornalista e escritor Zuenir Ventura que levantou o debate em sua coluna do GLOBO: a leitura obrigatria de clssicos, como Iracema ou Senhora, capaz de incentivar um aluno a ler ou vai afast-lo da literatura? [...] F de Cdigo Da Vinci, Anjos e demnios e Harry Porter, Luiz Fernando Magalhes, de 16 anos, leu a coletnea Os cem melhores do sculo organizada por talo Moriconi, para um teste de literatura. [...] Os poemas so mais difceis de entender que a prosa, por isso no despertam tanto interesse. [...] Com a autoridade de quem adorada pelas adolescentes com a srie Fala srio, Thalita Rebouas acredita que escritores como Luis Fernando Verssimo, Fernando Sabino e Joo Ubaldo Ribeiro deveriam figurar na lista de livros das escolas. Esses trs, sim, deveriam ser leitura obrigatria! De histrias curtas, os alunos passariam para os romances. No d para empurrar tantos clssicos, sem dar aos adolescentes uma contrapartida, um livro com o qual eles se identifiquem. [...]
O Globo, Megazine, 23 de maro de 2010.

QUESTO 10 O trecho do texto que revela um fato (A) Esses trs, sim, deveriam ser leitura obrigatria! De histrias curtas, os alunos passariam para os romances. (B) Os poemas so mais difceis de entender que a prosa, por isso no despertam tanto interesse. (C) No d para empurrar tantos clssicos sem dar aos adolescentes uma contrapartida[...] (D) Foi o jornalista e escritor Zuenir Ventura que levantou o debate em sua coluna do GLOBO [...]

Texto XII A indstria de pele A indstria de pele uma das indstrias mais cruis do mundo, sendo a China a fonte mundial da maioria dos produtos de pele. Na ausncia de qualquer legislao ou controle governamental, animais, na indstria de pele chinesa, so sujeitos s mais extremistas formas de crueldade. Investigaes feitas em fazendas de pele na China expuseram mtodos chocantes de colocao de armadilhas, transporte, confinamento e matana. Entre as espcies sendo usadas esto includas no apenas as tradicionais fornecedoras de pele, como os coelhos, as raposas, os minks e os raccons, mas tambm ces e gatos domsticos - cuja pele chamada de propsito de outros nomes e exportada como pele de outras espcies. Mais de 40 milhes de animais so mortos cada ano para o uso de suas peles.
http://www.tribunaanimal.com/eventos_made_in_china_RJ.htm

Texto XIII

http://eco-geracao.blogspot.com/2009/01/mercadodas-peles.html

QUESTO 11 Sobre os textos XII e XIII, podemos dizer que (A) O texto XII relata a crueldade da indstria de pele na China e o texto XIII critica o uso de casacos de pele de animais. (B) O texto XII critica o uso de casacos de pele e o texto XIII questiona o leitor sobre a proteo dos animais. (C) O texto XII trata da crueldade da indstria de pele na China e o texto XIII apoia o uso de casacos de pele de animais. (D) O texto XII incentiva uma nova legislao para a indstria de pele e o texto XIII condena o uso de peles de animais.

Texto XIV

Dirija-se ao Cartrio Eleitoral da sua cidade at o dia 07 de maio, portando: - Um documento oficial (certido de nascimento, RG, passaporte ou carteira de trabalho). - Um comprovante de residncia.

QUESTO 12 A expresso Vai ficar em cima do muro? tem o sentido de (A) Vai ficar se equilibrando? (B) Vai querer desistir? (C) Vai ficar sem se decidir? (D) Vai escolher seu candidato?

QUESTO 13 O fragmento do cartaz que indica a quem se dirige, claramente, a mensagem (A) Vai ficar em cima do muro? (B) Se liga 16 Tire seu ttulo. (C) [...] portando um documento oficial. (D) [...] um comprovante de residncia.

Texto XV Invejoso
Arnaldo Antunes e Liminha

O carro do vizinho muito mais possante E aquela mulher dele to interessante Por isso ele parece muito mais potente Sua casa foi pintada recentemente E quando encontra o seu colega de trabalho S pensa em quanto deve ser o seu salrio Queria ter a secretria do patro Mas sua conta bancria j chegou no cho [...] Invejoso Querer o que dos outros o seu gozo E fica remoendo at o osso Mas sua fruta s lhe d caroo Invejoso O bem alheio o seu desgosto Queria um palcio suntuoso mas acabou no fundo desse poo [...]
http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/1547286/

QUESTO 14 A expresso Mas sua fruta s lhe d caroo refora a seguinte viso do eu potico (A) faltam-lhe boas oportunidades na vida. (B) proporcionam-lhe situaes de vida limitadas. (C) determinaram-lhe as atitudes inadequadas. (D) interessa-lhe o que menos problemtico.

Texto XVI

Infeliz coincidncia em Haiti e Chile Nada foi mais destruidor este ano do que os terremotos das Amricas. Os sismos do Haiti, em janeiro, e o do Chile, no ms seguinte, deixaram mais de 230 mil mortos quase todos no primeiro pas e grandes dvidas. Muita gente se perguntou se os dois eventos teriam relao e se os sismos estariam mais frequentes. Resposta para ambas as perguntas: no. Foi uma coincidncia resume Joo Willy Rosa, professor do Instituto de Geocincias da Universidade de Braslia. Cada um desses eventos tem sua explicao. O sismo do Haiti envolveu as placas tectnicas caribenha e da Amrica do Norte. No Chile, as responsveis foram as placas sul-americana e de Nazca.
O Globo, Planeta Terra, maro, 2010.

QUESTO 15 No fragmento - Cada um desses eventos tem sua explicao, a expresso em destaque se refere (A) a todos no primeiro pas - e grandes dvidas. (B) aos sismos do Haiti e o do Chile. (C) s placas tectnicas caribenha e da Amrica do Norte. (D) s placas sul-americanas e de Nazca.

You might also like