You are on page 1of 16

II Seminrio Brasileiro Livro e Histria Editorial

O processo de circulao de manuais escolares e suas implicaes na histria do ensino primrio mineiro (1930 a 1945) Ktia Gardnia Henrique da Rocha Campelo1 Francisca Izabel Pereira Maciel2 Universidade Federal de Minas Gerais Ceale/FaE/UFMG Resumo Este texto apresenta algumas reflexes acerca do processo de circulao de manuais escolares destinados ao ensino primrio em Minas Gerais no perodo de 1930 a 1945. O trabalho desenvolvido teve como objetivo inventariar os livros escolares que circularam em Minas Gerais no perodo de 1930 a 1945. Foram adotados como arcabouo terico conceitual os estudos e as pesquisas sobre: cultura escolar (Julia, 2001; Viao Frago, 1995; Faria Filho, 2004; Vidal 2005); forma ou gramtica escolar (Cuban, 1999); e materialidade do impresso (Chartier, 1999; Frade, 2003). Em consonncia com esse referencial terico conceitual, vrios documentos foram tomados como fontes e analisados. As fontes utilizadas na pesquisa foram agrupadas em trs grandes categorias: textos legais e documentos oficiais, documentos de arquivos escolares e relatos orais. O cruzamento dos dados coletados forneceu indcios da afinao existente entre os manuais escolares que eram prescritos pelo governo e os adotados em escolas pblicas mineiras. A pesquisa permitiu no apenas conhecer os ttulos de manuais escolares que circularam em Minas Gerais, mas tambm compreender aspectos da histria do ensino primrio mineiro. Palavras-chave: cultura escolar, forma escolar, histria do ensino primrio, manual escolar.

- Doutoranda na Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viosa (1997). Mestre em Educao pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professora efetivada na Faculdade de Educao da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Orientao Sobre Os Espaos de Atuao do Pedagogo e Alfabetizao, atuando principalmente nos seguintes temas: histria da alfabetizao, polticas pblicas, avaliao, prtica pedaggica e projetos de trabalho. Email: kagardenia@yahoo.com.br
2

- Professora adjunta da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (Ceale). Possui graduao em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Educao pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Educao pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e ps-doutorado pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (2006). Atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizao de crianas, jovens e adultos; histria da alfabetizao e letramento. Email: franciscamaciel@ufmg.br

Introduo O presente trabalho est circunscrito pelo conjunto das preocupaes acerca do processo de circulao dos manuais escolares e suas implicaes no ensino primrio mineiro no perodo de 1930 a 1945. A partir de estudos preliminares, percebeu-se a existncia de lacunas no conhecimento sobre os manuais escolares que circularam nos grupos escolares mineiros e suas possveis implicaes no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, principalmente no que diz respeito a sua abordagem historiogrfica. Com o objetivo de diminuir essas lacunas, props-se desenvolver um trabalho sobre os manuais escolares que circularam em Minas Gerais. O recorte histrico da pesquisa de 1930 a 1945 se justifica pela efervescncia das polticas pblicas que contemplaram o ensino nesse perodo, demonstrando claramente o grau de importncia da Educao naquele contexto de mudanas econmicas, sociais e polticas. Foi tomado como arcabouo terico, principal, os estudos sobre a cultura escolar, forma ou gramtica escolar e materialidade do impresso. Conhecendo e compreendendo aspectos do universo escolar No Brasil, a cultura escolar passa a ser vista como categoria de anlise e como campo de investigao da Histria da Educao a partir da dcada de 1980. Essa nova tendncia da pesquisa em Histria da Educao se deve ao alargamento temtico iniciado em 1960, na Europa, sob a influncia da Sociologia, Antropologia, Teoria Literria e Lingstica. Esse alargamento temtico do objeto de estudo est articulado percepo dos processos educativos como parte de processos culturais mais amplos. Destarte, a ampliao desse campo de pesquisa com a incorporao de novos objetos e novas temticas, conseqentemente, produziram novas fontes de estudos que possibilitam uma maior compreenso dos fenmenos educacionais. No que diz respeito a essas fontes, XAVIER (2000, p.229), esclarece que:
novos mananciais de apreenso do especfico educacional esto permitindo o deslocamento do olhar do pesquisador para a amplitude de processos individuais e coletivos, racionais e subjetivos, ao incluir no repertrio da pesquisa novas fontes como a fotografia, a iconografia, as plantas arquitetnicas, o material escolar, o resgate da memria por meio de fontes orais, sermes, relatos de viajantes e correspondncias, os dirios ntimos e as escritas autobiogrficas, ao lado de outros produtos culturais como a literatura e a imprensa pedaggica.

Vrias possibilidades de estudos se descortinam ao adotar a cultura escolar como referencial terico. Dentre elas, a de analisar os objetos materiais, como a moblia escolar, a lousa, os cadernos, os livros. Sabe-se que o livro sempre foi considerado objeto muito importante, principalmente no sistema de ensino, como veculo de disseminao de saberes a serem reafirmados ou apropriados pela sociedade. O livro didtico devido s suas especificidades e complexidade pode ser tomado como objeto de estudo ou como fonte de pesquisa, capaz de contribuir no entendimento de questes relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, em um determinado perodo que se proponha investigar. Em relao cultura escolar, vrios autores dialogam entre si e acabam por demonstrar a polissemia que envolve tal conceito. Como exemplo, observa-se como esse conceito vem sendo utilizado por alguns autores, como Dominique Julia e Antonio Viao Frago. JULIA (2001, p.10) descreve cultura escolar
como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de prticas que permitem a transmisso desses conhecimentos e a incorporao desses comportamentos; normas e prticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as pocas (finalidades religiosas, sciopolticas ou simplesmente de socializao).

Em um primeiro momento, esse autor concebe o conceito de forma a perceb-lo como um conjunto de normas e um conjunto de prticas ligadas diretamente aos professores e indiretamente aos alunos. Logo em seguida, chama-nos a ateno para a amplitude do conceito, que envolve, at mesmo, a construo de uma nova cultura pelos atores educacionais, a partir das suas vivncias e convivncias nos diversos espaos da escola. Segundo JULIA (2001, p.11):
por cultura escolar conveniente compreender tambm, quando isso possvel, as culturas infantis (no sentido antropolgico do termo), que se desenvolvem nos ptios de recreio e o afastamento que apresentam em relao s culturas familiares.

Dessa forma, o conceito apresentado abrange todo o cotidiano escolar e os sujeitos nele inseridos, permitindo uma anlise voltada para o funcionamento interno da escola, no desconsiderando as implicaes das relaes externas a essa instituio. Nesta investigao ao utilizar documentos de escolas distintas, teve-se a sensibilidade aguada no sentido de compreender a cultura gestada nesses

estabelecimentos de ensino, o que contribuiu para um melhor entendimento da constituio e representao da escola na sociedade em que se encontra inserida. Em relao ao conceito de cultura escolar, VIAO FRAGO (1995, p.69) afirma que:
...la cultura escolar es toda la vida escolar: hechos e ideas, mentes y cuerpos, objetos y conductas, modos de pensar, decir y hacer. Lo que sucede es que en este conjunto hay algumas aspectos que son ms relevantes que otros, en el sentido de que son elementos organizadores que la conforman y definem.

Dada a complexidade da instituio escolar, da sua diversidade de dimenses e os desdobramentos na sociedade, esse autor prefere utilizar o conceito cultura escolar no plural culturas escolares reconhecendo a singularidade presente em cada instituio e a capacidade dessa instituio de produzir a sua cultura. interessante observar que a cultura escolar no a divergncia, mas a convergncia, embora a divergncia esteja presente. Na perspectiva da cultura escolar, a escola deixa de ser pensada somente como instituio e passa a ser pensada tambm na dinmica dos seus fazeres. De acordo com FARIA FILHO & VIDAL (2003 p.36):
Tais estudos tm permitido, segundo os analistas, no apenas adentrar a caixa preta da sala de aula, mas tambm desnaturalizar a instituio escolar, historicizando a prpria institucionalizao da educao escolar e discutindo de forma articulada os tempos, espaos, sujeitos, materiais e conhecimentos envolvidos naquilo que alguns tm chamado de processo de escolarizao da sociedade.

Esses estudos vm permitindo aos pesquisadores focar o olhar para o interior da escola. Adotando esse vis, vrios estudiosos desenvolvem seus trabalhos, explorando a diversidade dos aspectos relacionados s prticas e aos saberes veiculados na escola, buscando compreender o passado que autoriza esse presente. FARIA FILHO et. al. (2004, P.149) afirmam, ainda, que:
...as diferentes acepes de cultura escolar tm propiciado a produo de vrios trabalhos em histria da educao no Brasil, demarcando apropriaes que se concentram em torno de trs perspectivas, provisoriamente definidas, como saberes, conhecimentos e currculos; espaos, tempos e instituies escolares e materialidade escolar e mtodos de ensino. Nelas esto compreendidos objetos de interesse os mais diversos, como livros e leituras, uniformes escolares, materiais didticos entre outros.

Em relao ao livro, CHARTIER (1999, p.8) assegura que ele sempre visou instaurar uma ordem, fosse a ordem de sua decifrao, a ordem no interior da qual ele deve ser compreendido ou, ainda, a ordem desejada pela autoridade que o encomendou ou permitiu a sua publicao. Assim, compreende-se o que FRADE (2003, p.3) aponta ao asseverar que: conforme estudos sobre a histria do livro e da leitura, sabemos que possvel, partindo da presena de um livro, sair para dimenses de fora dele. Desta forma, percebe-se a complexidade de um trabalho que envolva a anlise de livros como objetos multifacetados, capazes de disseminar saberes a serem reafirmados ou apropriados pela sociedade, o que permite vrias pesquisas nas diversas dimenses da sua materialidade. Ancorados no referencial terico da cultura escolar, adotou-se como objeto de pesquisa, nesta investigao, os manuais escolares utilizados no ensino primrio mineiro. Por possibilitar a compreenso de fatos da dimenso histrica educacional do ensino primrio, o manual escolar deve ser tomado como instrumento multifacetado, como objeto capaz de fornecer indcios sobre a constituio das prticas no processo ensino-aprendizagem ao longo dos anos. Para alm do espao escolar, ele permite pensar o lugar que a escola vem ocupando na sociedade, uma vez que o processo de produo, circulao e apropriao dos livros escolares encontra-se implicado nas condies sociais, culturais e temporais especficas. Como exemplo da complexidade dos saberes veiculado nos livros escolares tem-se a cartilha3 que segundo MORTATTI (2000, p.50):
(...) institui e perpetua certo modo de pensar, sentir, querer e agir, que, embora aparentemente restrito aos limites da situao escolar, tende a silenciosamente acompanhar esses sujeitos em outras esferas de sua vida pessoal e social (...)

Na tentativa de compreender algumas questes relacionadas ao processo de produo e circulao de livros didticos, em determinado perodo histrico, algumas pesquisas vm apontando dados sobre o mapeamento dessa produo e a circulao. Um estudo significativo realizado sobre essa temtica no pas foi desenvolvido por PFROMM NETO et.al. (1974). Nesse trabalho, os autores apresentam os livros didticos de maior projeo no Estado de So Paulo.

A concepo de cartilha apresentada a mesma utilizada por BOTO (2004, p.495): poder-se-ia dizer que o termo cartilha constitui um desdobramento da palavra cartinha que, por sua vez, era usada em lngua portuguesa desde o princpio da Idade Moderna, para identificar aqueles textos impressos cujo propsito explcito seria o de ensinar a ler, escrever e contar.

Outra categoria de anlise constituda a partir de 1980 a forma escolar4, cunhada por Guy Vincent. Segundo esse autor, a forma escolar est diretamente ligada aos aspectos pouco variveis da estrutura escolar. Para CUBAN & TYACK (1999, p.3), a gramtica escolar
um produto da histria e no uma criao existente desde os primrdios dos tempos. Ela resulta dos esforos de grupos que se mobilizam para que tanto os problemas definidos por eles quanto suas solues propostas correspondentes sejam respaldadas. Quanto mais poder e prestgio tm os grupos, tanto mais provvel que eles sejam capazes de sustentar suas reformas com leis, regulamentos e exigncias de autorizaes burocrticas. A escolha do momento certo para fazer inovaes tambm tem muito a ver com a eficincia da sua implementao.

Compreende-se que existe uma forma e gramtica escolar, especfica, instituda no ensino primrio, que foi constituindo-se ao longo dos anos e vem, aos poucos, de maneira pouco perceptvel, sendo (re)adaptada s necessidades da sociedade. A forma e a gramtica escolar esto relacionadas, nesse caso, estruturao da organizao do processo de ensino-aprendizagem nesse nvel de ensino e abrange todo o conjunto das prticas e dos materiais de apoio utilizados. necessrio esclarecer que os elementos constitutivos de uma forma escolar demandam um maior ou menor grau de conformao para a manuteno da estrutura. A base estrutural encontra-se to cristalizada que no so todos os elementos escolares que detm a condio de alter-la.

Alguns apontamentos sobre os procedimentos metodolgicos adotados A pulverizao de documentos histricos que contemplam a educao pode ser considerada um entrave para os pesquisadores que trabalham com uma perspectiva histrica. A naturalizao da rotina do cotidiano escolar, a falta e a inadequao de espaos nas instituies que possibilitem o arquivamento de documentos que representem sua memria institucional, so fatores que contribuem para o descarte de importantes fontes de pesquisa. O procedimento metodolgico adotado nesta pesquisa teve como base o paradigma indicirio. A escolha se justifica no somente pela tradio com que esse procedimento embasa os registros histricos, mas pelo que apresenta de fecundidade
4

- Para maior aprofundamento sobre forma e gramtica escolar, ver VIDAL (2005).

na leitura do material levantado para anlise. Ou melhor, a busca dos dados j prev os seguimentos metodolgicos que, indubitavelmente, abriro as portas da realidade investigada. Esse modelo epistemolgico emergiu na esfera das cincias humanas, no final do sculo XIX, tornando-se amplamente operante como sada para o debate que ope racionalismo e irracionalismo. Apesar da existncia de pouca teorizao a respeito, o ensaio de GINZBURG (1989) traz importantes esclarecimentos sobre tal dispositivo de pesquisa. Segundo GINZBURG (1989, p.47):
O paradigma indicirio consiste em realizar um trabalho de investigao minuciosa, buscando pistas, indcios, detalhes quase imperceptveis, mas que podem contribuir de maneira fundamental para a compreenso de eventos e fenmenos investigativos. Assim como o caador busca rastros, pegadas, pulsaes, o historiador precisa estar atento aos detalhes, s lacunas, s mincias das fontes histricas pesquisadas.

Com o objetivo de compreender como se dava o processo de circulao e de conhecer a bibliografia dos livros didticos que circularam em Minas Gerais, no perodo de 1930 a 1945, alguns documentos que contemplaram o ensino primrio foram tomados como fontes, dentre os quais destacamos: a legislao federal e mineira, que referendou o livro didtico; o livro de inventrio de escola; o livro de correspondncia recebida e expedida nas escolas; o livro da caixa escolar; os programas de ensino; a Revista do Ensino; os jornais Dirio Oficial da Unio e de Minas Gerais e os relatos orais de pessoas que ministraram aulas no ensino primrio ou estudaram nesse nvel de ensino no perodo de 1930 a 1945. Tais fontes foram relevantes na tentativa de descortinar um cenrio histrico sobre a circulao desse material nas escolas. A anlise e o entrecruzamento dessas diversas fontes permitiram o mapeamento dos manuais escolares circulados no perodo pesquisado. A anlise da legislao do livro didtico foi realizada em consonncia com a perspectiva de anlise proposta por Faria Filho (1998). Segundo este autor, a anlise da legislao isoladamente no suficiente. Ou seja, a abordagem que proponho somente possvel se se realiza um intenso trabalho de cruzamento de fontes (FARIA FILHO, 1998 p.123). Esse entrecruzamento das fontes nos forneceu indcios e nos permitiu uma maior compreenso do perodo pesquisado. Na pesquisa de campo, a procura por indcios relacionados ao objeto de pesquisa se deu em vrios locais. Na cidade de Belo Horizonte, investigamos os acervos do Arquivo Pblico Mineiro; do Arquivo da Imprensa Oficial de Minas

Gerais; da seo de Peridicos na Biblioteca Pblica Luiz de Bessa; do Centro de Referncia do Professor5; da biblioteca da Faculdade de Educao da UFMG. Buscamos, tambm, as bibliotecas e os arquivos de escolas pblicas. No interior do Estado, a pesquisa foi realizada em escolas estaduais. O critrio utilizado para a escolha das escolas a serem pesquisadas foi, inicialmente, a idade da instituio mnimo de 75 anos. As cidades em que foi desenvolvida a pesquisa de campo foram: Cabo Verde, Espinosa, Maravilhas, Monte Azul, Papagaios, Pequi, Pitangui, Porteirinha, Riacho dos Machados, Sabar, Sete Lagoas e Uberlndia. Nas escolas, foi realizado um trabalho de garimpagem; tiveram-se acesso a stos, quartinhos e bibliotecas, em busca de indcios sobre os manuais escolares utilizados no perodo de 1930 a 1945. A maioria dessas escolas possui em seus arquivos documentos da dcada 1980 em diante. So vrios os argumentos relatados por funcionrios dessas escolas, que justificam a inexistncia de documentos mais antigos. Algumas escolas tiveram seus arquivos, parcialmente ou totalmente, dizimados ou pela gua ou pelo fogo. Alm dessa documentao j especificada anteriormente, utilizou-se relatos orais como fonte de pesquisa. Coletou-se o relato de oito pessoas que, no perodo de 1930 a 1945, trabalharam ou estudaram em escolas inseridas no ensino primrio. Essas pessoas recordaram-se de dados interessantes sobre o processo de ensinoaprendizagem: livros utilizados, quem pagava pelo livro, como era solicitado.

A regulamentao dos processos de circulao do livro didtico em Minas Gerais Na Provncia de Minas Gerais, a existncia de uma legislao especfica que contemplava o livro escolar utilizado no ensino primrio gestada desde as ltimas dcadas do sculo XIX e torna-se mais perceptvel no incio do sculo XX, medida que vo sendo estabelecidas novas propostas para o ensino. Essas novas propostas vo ao encontro dos ideais republicanos, que visavam formao do cidado moderno. Para essa formao, era necessrio o investimento em infra-estrutura, ampliao dos cursos de qualificao para o professorado e aquisio de material didtico de qualidade. A preocupao com os livros adotados nas escolas materializada com um controle mais rgido do Estado na aquisio e distribuio desse objeto, controle esse sinalizado com um regulamento, como nos aponta FRADE (2003 p.4) ao afirmar que:
5

- Os acervos investigados no Centro de Referncia do Professor foram os da Biblioteca e do Museu da Escola que se encontram organizados naquela instituio.

Livro didtico tambm era matria de controle e de normatizao. O regulamento de n 100 de 23 de julho de 1883, que estabelece diversas diretrizes para o ensino pblico e particular na provncia de Minas Gerais, possibilita compreender aspectos do controle e mesmo da poltica de livros no perodo.

Nesse regulamento, ficou estabelecido que a responsabilidade pela conservao dos materiais escolares (dentre esses, os livros, inclusive, os fornecidos gratuitamente aos alunos pobres) era do professor. Este profissional deveria prestar contas sobre esse material, por meio de inventrio, quando necessrio, o que poderia ocorrer em eventualidades, como mudana de cadeira6. Ao professor eram delegadas essas responsabilidades, mas ele no dispunha de uma total liberdade na escolha dos livros que iria utilizar em suas aulas, como esclarece MACIEL (2004. p.10):
Na aparente autonomia do professor na indicao dos livros escolares que deseja usar, no podemos nos esquecer da atuao do Conselho Superior de Instruo Pblica,7 rgo responsvel pela emisso de pareceres tcnicos sobre os livros didticos a serem adotados pelo governo. Cabia a este Conselho aprovar ou reprovar os livros escolares a serem utilizados nas escolas mineiras e que o governo deveria adquirir para distribuir para as crianas pobres.

O domnio sobre os livros escolares, difundidos nas escolas pblicas mineiras, torna-se mais evidente nos relatrios sobre a instruo pblica que mencionam a atuao do Conselho Superior de Instruo Pblica no incio do sculo XX. Com a Reforma do Ensino, em 1906, foi implantado um maior controle e fiscalizao dos livros escolares. Segundo KLINKE (2003, p.111), junto com a implantao do ensino graduado, estava, pois, a proeminncia de uma poltica do livro didtico. Uma das atribuies do Conselho Superior de Instruo Pblica, nesse perodo, foi a de prescrever os livros escolares a serem adotados no ensino pblico. Nas escolas, essas prescries eram reforadas pelos diretores e diretoras dos Grupos, que solicitavam os livros Secretaria do Interior e controlavam, juntamente com os inspetores de ensino, a utilizao dos materiais pelos professores KLINKE (2003, p.111). Essa fiscalizao por parte dos inspetores j estava prevista desde o regulamento n100 de 1883, como nos aponta FRADE (2003, p.4):
6

- Naquela poca, usava-se o termo cadeira para designar a turma em que o professor ministrava as aulas. 7 - Nota da autora - Muitos membros deste Conselho se tornaram posteriormente autores de livros didticos, entre eles podem citar o professor Thomas Brando, membro efetivo do Conselho Superior de Instruo Pblica em 1915, juntamente com Arthur Joviano e Jos Rangel.

uma das atribuies dos inspetores escolares era a de examinar os compndios e livros elementares que existem ou faltam nas escolas, quase os necessrios para os alunos pobres, indagando como se tem feito a distribuio. Art. 2, da seo 2.

Nesse

perodo,

alguns

entraves

dificultavam

implementao

da

regulamentao do livro escolar. Dentre esses, estava o alto custo dos livros e a escassez de livros de autoria nacional (MACIEL, 2003, p.238). O alto custo dos livros se dava devido a uma srie de fatores. A maioria dos livros utilizados, naquele perodo, advinha da Frana ou de Portugal, o que acarretava um custo de importao muito elevado. Os livros produzidos no pas, muitas vezes, eram considerados de qualidade inferior e a seu preo era agregado o valor da matria-prima - o papel - que tambm tinha um custo muito alto, devido importao. De acordo com MACIEL (2003, p.239):
na tentativa de sanar a falta de autores de manuais escolares, o governo institui concursos e distribuio de prmios para autores de livros escolares no Art.61 do Regulamento do Ensino Pblico e Particular - 1883, p.20: so garantidos prmios aos professores que escreverem compndios e livros para uso nas escolas. Esses prmios sero concedidos pelo governo, depois de adotados os livros, a que se referem, e se faro efetivos, logo que a assemblia provincial houver concedido quota para este fim.

Com essa legislao, o professor passa a ocupar tambm um outro lugar no ensino, o de autor de obras didticas. Passa a existir um maior incentivo para a divulgao das prticas pedaggicas consideradas de sucesso. Essa estratgia adotada pelo governo de incentivar professores a produzir obras didticas prevaleceu por muito tempo, tanto em nvel estadual como nacional. Temos indcios de que essa estratgia foi utilizada at meados do sculo XX. Como exemplo, pode ser citado Joo Lcio Brando8, autor da cartilha O Livro de Zez, que teve as obras P P e o Papo9, Na Fazenda10 e Promisso11 premiadas no concurso institudo pelo Ministrio da Agricultura, em 1939, que objetivava o lanamento de novas obras didticas para o ensino nas Escolas Rurais e Aprendizados Agrcolas, alcanando, respectivamente, o primeiro lugar e menes honrosas para as outras obras.

- Esse autor no atuou como professor, mas se destacou no campo educacional mineiro como inspetor de ensino. 9 - Livro didtico destinado ao primeiro ano. 10 - Livro didtico destinado ao segundo ano. 11 - Livro didtico destinado ao terceiro ano.

Fica evidenciado, no final do sculo XIX, que a implantao da legislao educacional demandava para sua implementao muito mais do que somente normas; era necessrio um investimento financeiro altura das propostas. Em relao ao controle dos livros, FRADE (2003, p.5) pontua:
Os dados do arquivo e outras pesquisas vo demonstrar a existncia de listas de livros em perodos posteriores, mas vo mostrar tambm que no basta proibir ou mesmo indicar, se no houver uma produo ou mesmo estoques suficientes para as demandas das escolas. Talvez seja por isso que as correspondncias registradas no Arquivo vo indicar uma certa autonomia do professor, quando este argumenta ou solicita a utilizao de outro material.

Dessa forma, observa-se que a fiscalizao existia, e a falta de condies materiais para que o regulamento fosse implementado comprometeu o efetivo controle dos livros nas escolas pblicas mineiras. No regulamento de 1883, estava previsto, ainda, em seu artigo 60, que nas escolas pblicas no sero admitidos livros que no tenham sido adotados pelo presidente da provncia. Essa normatizao, instituda no final do sculo XIX, em Minas Gerais, reforada na dcada de 1930 com o Decreto 1006/38. A adoo dos livros escolares era realizada pelo governo via aprovao do Conselho12, nomeado pelo Presidente da Provncia, desde as ltimas dcadas do sculo XIX, responsvel pela emisso de pareceres sobre a adoo de mthodos e systemas prticos de ensino e a adoo, reviso, substituio de compndios, livros e objetos do mesmo ensino (FRADE, 2003 p.6). Ao confrontarmos alguns dados dessa legislao estadual de 1883 com o Decreto Federal 1006/38, percebemos muitos pontos comuns, o que nos permite inferir que, em relao normatizao das condies de circulao dos livros didticos, Minas Gerais pode ser considerado um Estado de Vanguarda. Manuais escolares que circularam no Ensino Primrio Mineiro Na educao, as transformaes acontecem paulatinamente. Muitas vezes, as mudanas nos discursos legais impulsionam a implantao de novos paradigmas e a implementao desses paradigmas demanda tempo para serem apropriados pelos atores educacionais. Essa apropriao sempre envolve tenses e conflitos, o que pode
12

- At o momento, no temos uma data precisa de quando foi institudo esse Conselho, com atribuies voltadas para a anlise dos livros escolares utilizados na provncia. Acredita-se que, ao longo dos anos, a organizao e at mesmo a nomenclatura desse Conselho foi sendo alterada.

ocorrer em maior ou menor grau, dependendo dos valores e conhecimentos envolvidos no processo. Com a Reforma de 1927, teve-se implantada, em Minas Gerais, uma significativa mudana no Ensino Primrio. As finalidades previstas desse nvel de ensino eram:
(...) preparar para a vida social, fazendo com que a creana assimile e interiorize a sua ordem moral e intellectual, indispensavel que procure cultivar, desenvolver e orientar na creana o instinto social, (...) Regulamento do Ensino Primrio, 1927, p.6. (...) certo, porm, que a escola se destina, egualmente, a instruir. Nella que se tem de operar o milagre do aprendizado da leitura, o maior de todos, porque a chave dos demais. Regulamento do Ensino Primrio, 1927, p.9.

Naquele momento, a preocupao com a socializao das crianas era evidente. Alm de constituir uma premissa da Escola Nova, esse cuidado pode sinalizar o deslocamento de uma responsabilidade tipicamente familiar para a escola, que, aos poucos, foi se legitimando como instituio social formadora de prticas educacionais. A funo de instruir no era menos importante. O domnio da alfabetizao como processo que envolvia a aprendizagem das tcnicas de (de)codificar smbolos alfabticos era considerado o objetivo principal do primeiro ano de escolaridade. Alm de passaporte para o mundo da cultura escrita, a condio de alfabetizado que possibilitava aos alunos galgar os anos seguintes de escolarizao. O manual escolar era percebido, naquele contexto, como um importante material didtico, facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Em relao aquisio dos manuais escolares, relatos como o de D. Dejanira13 e D. Iracema14, fornecem indcios:
Todo mundo tinha livro. Os livros eram nossos. De primeiro no tinha esse negcio de governo dar livro. Era tudo comprado. Vinha carimbado do governo. Mas era a gente que comprava. O professor, o Z Vicente que mandava a gente comprar. (Dejanira) Os livros eram todos comprados. O governo enviava para os alunos carentes. Isso quando a Editora era a Imprensa Oficial. Depois, ns fizemos muitas festas para comprar livros para os alunos carentes. Tinha
13 14

- Concluiu o ensino primrio na dcada de 1930. - Diretora de Grupo Escolar no final da dcada de 1930 at o incio da dcada de1950.

tambm o dinheirinho das matrculas. Como diretora, eu fazia o controle desse dinheiro no Livro da Caixa Escolar. (Iracema)

Com o intuito de garantir o fornecimento de livros didticos s crianas necessitadas, o Decreto-lei 1006/38 previa em seu art. 8:
Constitue uma das principais funes das caixas escolares, a serem organizadas em todas as escolas primrias do pas com observncia do disposto no art. 130 da Constituio, dar as crianas necessitadas, nessas escolas matriculadas, os livros didticos indispensveis ao seu estudo. (Dirio Oficial 30/12/1938)

No livro da Caixa Escolar da Escola Estadual Bueno Brando, em Uberlndia, encontra-se, na pgina 53, a seguinte informao sobre os gastos efetuados: Gastos com aquisio de cinco exemplares do Livro de Lili, para crianas carentes. Uberlndia, 1943. Dessa forma, o governo reconhecia a importncia do livro para o aluno. No entanto, o poder pblico no se responsabilizava pela aquisio das obras didticas a serem utilizadas pelas crianas desfavorecidas economicamente, ficando a cargo de a sociedade prover os menos favorecidos com os livros necessrios sua instruo. O entrecruzamento das diversas fontes permitiu a elaborao de uma lista com ttulos de livros, destinados ao ensino primrio, que circularam em escolas pblicas mineiras no perodo de 1930 a 1945.

Livros que circularam no ensino primrio em Minas Gerais (1930-1945) 1 1 livro de Leituras Moraes e Instructivas 58 1 livro de Kophe 2 livro de leitura de Tomas Galhardo 2 59 2 livro de Francisco Viana 3 2 Livro de Leituras Moraes e Instructivas 60 2 livro de Kophe 4 2 Livro de Tomaz Galhardo 61 3 livro de Kophe 3 Livro de Francisco Viana 5 62 A ortografia Simplificada 6 3 Livro de Leituras Moraes e Instructivas 63 A ptria brasileira 7 5 Livro de Francisco Viana 64 A poesia no curso primrio A juventude no E. Novo 8 65 As minhas frias 9 Atravs do Brasil 66 Aspectos do Brasil 10 Bandeira de minha terra 67 Bonequinha Preta Bandeira, linda bandeira 11 68 Bonequinho Doce 12 Brasil, minha terra 69 Cartilha da infncia Brasileirinho 13 70 Cartilha meninice 14 Cartilha Analtica 71 Cazuza 15 Cartilha das mes 72 Cirandinha Contos Ptrios 16 73 Constituio de 10 de Novembro 17 Defesa Nacional 74 Educao das Crianas Retardadas 18 Educao das crianas 75 Em casa da vov

19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57

Entre o lar e a escola Eu j sei ler Floriano Geografia da Criana Histria da Terra Mineira Histrias da Nossa Terra Histrias de Meninos na Rua e na Escola Ilha do Sol Leitura escolar Leitura Manuscripta Leitura Preliminares de M.R.C. Leitura Preparatria de Francisco Viana Leituras Escolares (1 ano) Leituras Escolares (preliminar) Lies de Ana Cintra Livro de Elza Livro de Violeta Livro de Zez Msica Escolar Nossa Aritmtica Nossa Ptria Nova cartilha O Brasil e suas riquezas O Brasil, Minha Terra O dia da Ptria O tesouro escondido O Tiradentes Pginas Infantis Ptria Ptria Brasileira Perfil do estudante Getlio Vargas Poemas para escolas Santos Dumont Saudade Trabalho Valle das Maravilhas Vamos contar a histria de Belo Horizonte Viagem Vida Escolar

76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114

Ensinar a Ler Ensino Cartogrfico Ensino Intuitivo Gatinho Minau Histria Singela do Caf Histrias de Belo Horizonte Histrias de crianas e animais Histrias Mineiras Histrias que a mame contava Leitura Complementar Leitura intermediria Leituras da Srie Braga Leituras Infantis Leituras Morais e instrutivas Livro de Ildeu Livro de Lili Livro de Tomaz Galhardo Livro do ensino completo de leitura Livros de leitura de Bilac e Bonfim Livros de leitura do curso complementar Manual de Lili Na Fazenda Nossas Lendas O bom colegial O Bom Semeador O Brasil dos meus avs O tapete Mgico Brasil Ortografia Oficial Os nossos amigos Os trs amigos Pituchinha Poema de Ontem e de Hoje Quero aprender a ler Segredos de Z Toquinho Sei ler Tudo fcil Uma lio de histria Vamos ler Vamos representar

Consideraes finais Conhecer e compreender o processo de circulao dos manuais escolares em escolas mineiras no foi uma tarefa simples, seja pela complexidade do objeto de estudo, seja pelo recorte temporal escolhido, seja pelas circunstncias das fontes

dispersas e distintas. O desafio do trabalho de investigao que contemplou uma abordagem historiogrfica do ensino primrio consistiu em descobrir indcios e utiliz-los para criar um discurso que poderia contribuir no preenchimento de lacunas existentes. O livro didtico era um material considerado caro. Em relao aquisio desse material, no perodo pesquisado, temos indcios que nos permitem inferir que tanto o professor quanto os alunos compravam os livros a serem utilizados, salvo em algumas situaes, como previsto na legislao, em que, alunos considerados pobres recebiam os livros adquiridos pela caixa escolar. A legislao do livro didtico, os jornais oficiais, o regulamento de ensino de 1927, os programas de ensino, o livro de registro de material enviado s escolas, os documentos do arquivo escolar (livros de correspondncia expedida e recebida, livro de inventrio), tudo isso serviu de peas para a composio deste mosaico. Este, sem dvida, contribui para a compreenso da histria do ensino primrio em Minas Gerais.

Referncias Bibliogrficas CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Traduo Mary del Priore. Braslia: Universidade, 1999. CUBAN, Larry; TYACK, David. Razes da persistncia da gramtica escolar. Texto correspondente a traduo do Captulo 4. Tinkering toward Utopia. A century of public school reform. Boston: Harvard University Press, 1999. FARIA FILHO, Luciano M. Modos de ler formas de escrever: 2 : estudos de histria da leitura e da escrita no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 1998. FARIA FILHO, Luciano M.; GONALVES, Irlen A.; VIDAL, Diana G.; PAULILO, Andr L. A cultura escolar como categoria de anlise e como campo de investigao na histria da educao brasileira. Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.1, p. 139159, jan./abr. 2004. FRADE, Isabel C. A. S. Um passeio pelo arquivo pblico mineiro, estado, autores, editoras e usurios, entre pedidos e remessas de cartilhas em Minas Gerais, no incio do sculo XX. Anais do 26. Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, Belo Horizonte-MG, setembro de 2003. So Paulo: Intercom, 2003. [cd-rom] GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histrico. Revista Brasileira de Histria da Educao, Campinas, n.1, p.9-44, 2001.

KLINKE, Karina. Escolarizao da leitura no ensino graduado em Minas Gerais (1906 1930). Tese de Doutorado. FaE/UFMG. Belo Horizonte, 2003. MACIEL, Francisca. I. P. Histria da alfabetizao: perspectivas de anlise. In: VEIGA, Cynthia G.; FONSECA, Thais N. (Orgs.). Histria e Historiografia da Educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2003. p. 227-252. MACIEL, Francisca I. P. Livraria Francisco Alves em Minas Gerais - 1893-1930. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 27., 2004. Porto Alegre. Anais... So Paulo: Intercom, 2004. CD-ROM MORTATTI, Maria R. L. Cartilha de alfabetizao e cultura escolar: um pacto secular. Cadernos Cedes, ano XX, novembro, 2000, n52, pp.41-54. PFROMM NETO, Samuel; ROSAMILHA, Nelson e DIB, Cludia Z. O livro na educao. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974. VIDAL, Diana G. Culturas escolares: estudo sobre prticas de leitura e escrita na escola pblica primria (Brasil e Frana, final do sculo XIX). Campinas, SP: Autores Associados, 2005. VIAO FRAGO, Antonio. Historia de la educacin e historia cultural. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n.0, p.63-82, set./dez. 1995. XAVIER, Libnia N, Particularidades de um campo disciplinar em consolidao: balano do I Congresso Brasileiro de Histria da Educao (RJ/2000). Educao no Brasil Histria e Historiografia. Campinas: SBHE & Autores Associados, p.214-234, 2001.

You might also like