You are on page 1of 7

BASES TERICAS DAS TCNICAS COGNITIVAS

As distores cognitivas podem ser um fator importante no surgimento dos transtornos psicolgicos. As cognies refletem a forma particular do indivduo fazer avaliaes. Elas so desenvolvidas a partir de experincias prvias. ESQUEMAS CRENAS PENSAMENTOS AUTOMTICOS

BASES TERICAS DAS TCNICAS COGNITIVAS


A forma como a pessoa, sistematicamente, constri suas cognies tende a se cristalizar e repetir-se freqentemente, criando um padro cognitivo caracterstico. Este, por sua vez, tende a se apoiar em mecanismos de processamento de informaes, que geram formas peculiares de percepo da experincia da pessoa. Entre estes mecanismos, podemos citar:

BASES TERICAS DAS TCNICAS COGNITIVAS


A inferncia arbitrria: processo de chegar a uma concluso com base em um conjunto restrito de informaes. (ex.:se algum discorda da minha opinio, ento esta pessoa no gosta de mim.) A abstrao seletiva: processo de focalizar um aspecto da situao, ignorando as outras informaes. A hipergeneralizao: processo de se chegar a uma regra geral com base em acontecimentos isolados. (ex.:as mulheres so muito emocionais) A maximizao e a minimizao: avaliao do significado ou magnitude de um evento.

BASES TERICAS DAS TCNICAS COGNITIVAS


A personalizao: estabelecimento de uma correlao entre acontecimentos externos e a prpria pessoa. O pensamento dicotmico: tendncia a categorizar as experincias em plos opostos. A responsabilidade excessiva: pressuposio de que existe uma causalidade pessoal para os eventos, sem avaliar outras possibilidades. A pressuposio de causalidade temporal: idia de que se algo foi verdadeiro no passado, ento ser verdadeiro no presente.

A REESTRUTURAO COGNITIVA
Passos: 1) Monitoramento e Identificao dos Pensamentos automticos. 2) Reconhecimentos das relaes cognio, afeto, comportamento e estados fisiolgicos 3) Testagem da validade dos pensamentos (em termos cognitivos e da realidade objetiva) 4) Formulao de pensamentos menos distorcidos. 5) Substituio de pensamentos distorcidos por outros mais adaptativos e realistas. 6) Nova testagem em termos da realidade objetiva. 7) Avaliao

RESOLUO DE PROBLEMAS
A habilidade para solucionar problemas envolve os seguintes passos: 1) Orientao para o problema: sensibilidade, reao emocional e motivacional ao problema, expectativas gerais sobre os problemas da vida e sobre a prpria capacidade geral de solucionar problemas, atribuio de causas do problema, percepo de controle sobre o problema, esforo em direo busca de solues. 2) Definio do problema: busca de informao, organizao da informao para a compreenso, estabelecimento de objetivos. 3) Levantamento de alternativas: princpio da quantidade, adiamento do julgamento, princpio da variedade. 4) Tomada de deciso: antecipao dos resultados da soluo, preparao para a soluo. 5) Prtica da soluo e verificao: auto-observao, auto-avaliao do bem-estar emocional e da razo custo/benefcio, auto-reforamento, generalizao.

RESOLUO DE PROBLEMAS
Objetivos do treinamento em soluo de problemas: Ajudar os indivduos a identificar as situaes estressantes da vida. Maximizar as habilidades futuras de enfrentamento de situaes problemticas. Aumentar a eficcia das tentativas de soluo de problemas.

You might also like