You are on page 1of 4

Lar seguro como evitar acidentes A curiosidade infantil aliada a confiana dos pais a combinao perfeita para situaes

s de risco. A maioria dos acidentes domsticos com crianas ocorre na faixa etria de 1 a 4 anos e envolve situaes como asfixia, afogamentos, quedas e choques eltricos. Muitas vezes o acidente poderia ser evitado com uma superviso mais rgida por parte de um adulto. Logo que comeam a ensaiar os primeiros passos, os bebs tendem a preferir o cho ao colo dos pais. Isso acontece porque a necessidade de conhecer o ambiente que o cerca e explorar novas sensaes praticamente incontrolvel. E, nessa mesma fase, a aparente independncia do beb desperta nos pais a confiana de que o rebento pode passar alguns minutos sozinho, seja na hora em que o adulto vai tomar banho ou atender algum na porta. Este um grande engano. Evitando acidentes As crianas tm uma rapidez surpreendente quando o assunto fazer arte. Em uma frao de segundos tomadas, desinfetantes, objetos cortantes e tudo mais que proibido pelos adultos se transforma em brinquedo quando no h superviso. Ento, a primeira regra para evitar acidentes com os pequeninos no deix-los sozinhos. Se for atender algum na porta, leve o beb no colo; quando no houver outra pessoa para cuidar do beb enquanto voc toma banho, coloque-o no carrinho ou no beb conforto e leve-o para o banheiro com voc. Parece exagero, mas apenas precauo. Alm de no tirar os olhos do rebento necessrio adaptar a casa para a chegada do beb. Redes de proteo nas janelas, travas para portas e protetores de tomada so cuidados bsicos para prevenir acidentes. Se houver escadas na sua casa importante instalar grades nos acessos. Saiba o que fazer para tornar cada rea do seu lar mais seguro: Na cozinha Tampe as tomadas com os protetores de tomada. Este acessrio simples de usar e pode ser retirado para utilizao normal da tomada, depois s coloc-lo novamente no lugar. Essa regra vale para todos os cmodos da casa. Ao cozinhar, d preferncia a utilizao das bocas de trs do fogo e sempre mantenha os cabos das panelas virados para a parte interna ou traseira do fogo, longe das bordas. Isso evita que as crianas se aproximem do fogo e puxem as panelas pelo cabo, entornando o contedo quente, o que pode causar queimaduras graves. Tambm importante repetir continuamente para a criana, desde cedo, que a cozinha no lugar de brincadeira. Fsforos, isqueiros e materiais inflamveis em geral tambm devem ser mantidos fora do alcance das crianas.

Mantenha todos os fios dos eletrodomsticos enrolados e fora do alcance das crianas. Isso evita que o pequeno tente imitar a mame ligando o aparelho na tomada. Para a segurana de toda famlia recomendado que o botijo de gs seja instalado do lado de fora da casa. Todos os produtos de limpeza devem ser guardados em armrios no alto, em suas embalagens originais. Colocar cloro numa garrafa de refrigerante, por exemplo, pode ser um convite para a criana que est habituada a associar o lquido daquele tipo de garrafa com uma bebida agradvel. Sempre tranque os armrios, quando isso no for possvel utilize protetores de armrios, peas plsticas que fixam nas maanetas evitando que as portas sejam abertas. Utenslios de vidro (copos, jarras, etc), talheres (garfo, faca, colher) e demais objetos cortantes como espetos, por exemplo, devem ser armazenados em gavetas ou armrios trancados. No banheiro Banheiros com aquecedor a gs devem estar sempre ventilados. No se esquea tambm de promover a manuteno peridica do aparelho. Cosmticos, remdios, produtos de higiene, lminas e aparelhos eltricos (barbeador, depilador, chapinha, secador de cabelo, etc) devem ser muito bem guardados em armrios trancados, bem distantes da curiosidade infantil. Mantenha a tampa do vaso sanitrio fechada. Todo aparelho eltrico, aps o uso, deve ser desconectado da tomada para evitar acidentes. Utilize tapetes antiderrapantes e confira sempre se o piso esta seco, para evitar escorreges. Nos quartos Aps o trmino da brincadeira, os brinquedos devem ser guardados em local adequado para evitar tropeos e possveis quedas. Beros e grades devem ter espao de 5 a 7 cm para evitar que a cabea fica presa entre as barras. Escolha mveis com cantos arredondados. No utilize a mesma tomada para dois ou mais eletrodomsticos. Os mveis devem ser posicionados longe das janelas para evitar que o pequenino tente escalar.

Para as camas de solteiro existem as grades protetoras com tela, que so fceis de remover e podem ser acopladas apenas quando a criana for dormir. Televisores e demais aparelhos eletrnicos devem ser colocados sobre mveis firmes e estveis. Na sala Caso haja o hbito de ter bebida alcolica em casa as garrafas devem ser bem guardadas, fora do alcance das crianas, em armrios trancados. Mantenha uma lista com os telefones de emergncia (Corpo de Bombeiros, Polcia, Pronto Socorro, Pediatra...) em local de fcil visualizao. No use puxadores nas cortinas, pois existe o risco de enforcamento. Portas de vidro e crianas no combinam. melhor evit-las. No corredor No use tapetes ou posicione mveis no corredor. Deixe a rea livre para circulao, opte por piso antiderrapante e mantenha o corredor sempre bem iluminado. Instale grades de segurana no topo e na base das escadas. Nas reas externas A piscina deve ser mantida coberta com lona apropriada. Tambm recomendado instalar cerca de proteo com porto - que deve permanecer trancado - e alarme para caso de possveis quedas. Evite manter baldes, bacias, tanques ou a mquina de lavar com gua armazenada. Guarde os baldes e bacias em local alto. No jardim, avalie com ateno se existe alguma espcie de planta venenosa e retire-a. Mantenha os produtos (pesticidas, herbicidas, etc) e ferramentas de jardinagem em armrio trancado. Onde mora o perigo? Nem sempre o maior perigo o causador do acidente. comum os pais terem extrema preocupao com a piscina, por exemplo, mas para um beb o risco de afogamento existe mesmo num pequeno balde. Para evitar acidentes imprescindvel redobrar a ateno. Quedas pode ser por um tropeo, por rolar na cama ou um desequilbrio momentneo quando o beb esta aprendendo a sentar. As quedas acontecem nas melhores famlias e nem sempre representam um grave problema, mas por via das

dvidas, sempre bom consultar o pediatra. muito comum, por exemplo, o recm nascido aprender a rolar de uma hora para outra, por isso, no se pode deixar o beb sozinho sobre o trocador ou a cama. Num piscar de olhos o pequenino decide explorar o mundo. Caso ocorra algum acidente indispensvel consultar o pediatra, inform-lo sobre o ocorrido e observar o comportamento da criana nas horas seguintes. Inchao, choro que indica dor e movimentos limitados podem sinalizar algum tipo de problema decorrente do tombo. Afogamento no s na piscina que mora o perigo. Baldes, bacias, vaso sanitrio, cisternas... Onde h gua h risco para os bebs, por isso, no os deixe sem a superviso de um adulto. Choques alm de tampar todas as tomadas e manter fios e aparelhos eletrnicos fora do alcance das crianas, preciso lembrar que empinar pipa e tomar banho de chuva tambm representam risco de choques eltricos. Asfixia embalagens e sacolas plsticas so um grande risco para os pequeninos. Descarte ou guarde os sacos em local seguro.

You might also like