You are on page 1of 17

5.000 a.C.

- Criao do vidro

A histria da descoberta do vidro bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fencios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sdio ( que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado areia e a o nitrato de sdio, originou, pela primeira vez acredita-se, um lquido transparente, o vidro.

1500 a.C- Descobrimento do ferro

Na sia menor (actual Turquia) que surgiram as provas que indicam os Hititas como os primeiros a descobrir as tcnicas de extrao do ferro. Com esta magnfica descoberta (cerca de 1500 AC) atingiram um extraordinrio poderio poltico e econmico. Os Hititas conseguiram, durante cerca de 300 anos, guardar para si este to importante segredo, apenas libertado pela fora das invases de povos inimigos, despoletando a exploso da idade do ferro.

490 a.C. Empdocles: Ar, terra, fogo e gua

Nos 450 versos de sua obra Sobre a Natureza, o filsofo grego Empdocles (490 a. C 430 a. C) afirma que tudo que existe feito de quatro itens bsicos: terra, gua, fogo e ar. A ideia, no entanto, no totalmente original: ela j havia aparecido sculos antes na mitologia babilnica e em diversas outras civilizaes, dos chineses aos hindus, com pequenas mudanas.

600 Os chineses inventam o explosivo

A plvora, uma mistura formada por salitre, carvo e enxofre, foi o nico explosivo utilizado com eficincia, desde o sculo IX, quando os chineses a inventaram, at o incio do sculo XIX.

1.200- Os alquimistas desenvolvem a arte da destilao.

A destilao foi um dos desenvolvimentos promovidos pelos alquimistas alexandrinos nas tcnicas de se operar sobre a matria. Tal considerao baseia-se nos estudos realizados sobre os textos produzidos na Antiguidade que chegaram at os dias de hoje. Conforme tais estudos, termos como ambix, lopas ou cucurbita e mesmo desenhos de alambiques estariam presentes apenas nos escritos dos alquimistas alexandrinos.

1510-Paracelso

Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim(Paracelso), considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizaes em Qumica e como fundador da Bioqumica. Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas Vesalius, Nicolau Coprnico e Georgius Agricola, e, portanto, visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de mstico e at mesmo obscura reputao de mgico.

Paracelso estudou os minerais e elementos qumicos e foi um pioneiro na idia de que os organismos podiam desenvolver doenas por falta ou desiquilbrio desses elementos. Tambm fez importante contribuio no estudo de elementos txicos tendo divulgado a idia de que alguns elementos txicos podiam ser benignos se usados em pequenas doses e que mesmo elementos no txicos podiam causar danos se usados em doses erradas ou elevadas. Com base em seus escritos muitos qumicos passaram a desenvolver estudos com base nessas idias.

1590-Criao do primeiro microscpio

Zacharias e Hans Janssen combinaram lentes convexas duplas em um tubo, criando assim o primeiro microscpio.

1670- Boyle produz hidrognio mediante a uma reao de metais com acido.

"Sob temperatura constante (condies isotermas), o produto da presso e do volume de uma massa gasosa constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. Qualquer aumento de presso produz uma diminuio de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuio de presso."

1742- Anders Clsius

Ele fundou o Observatrio Astronmico de Uppsala em 1741, e em 1742 ele props os Graus Celsius de temperatura, escala que leva seu nome. A escala foi invertida em 1745 por Carl Linnaeus, um ano aps a morte de Celsius de tuberculose.

1777- Lavoisier prope a ideia de que os compostos qumicos so formados por elementos.

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Foi o primeiro cientista a enunciar o princpio da conservao da matria. Alm disso, identificou e batizou o oxignio, refutou a teoria flogstica e participou na reforma da nomenclatura qumica. Clebre por seus estudos sobre a conservao da matria.

1811-Abreviaturas de Jns Jacob Berzelius

O para oxignio, C para carbono, Co para o Cobalto, H para hidrognio, He para o hlio. O responsvel pela abreviao do nome dos elementos (baseada no original em latim) foi o qumico sueco Jns Jacob Berzelius, que tambm definiu a combinao dessas letras para descrever as frmulas qumicas, como a gua H2O. Ele ainda descobriu quatro elementos: trio, crio, silcio e selnio.

1869 -A criao da tabela peridica

A tabela peridica apareceu pela primeira vez no formato que perduraria quase intacto at hoje no livro Princpios da Qumica, do russo Dimitri Mendeleev (1834-1907). Essa primeira tabela tinha apenas 63 elementos hoje so 118. Dividida em colunas verticais (onde esto os grupos, elementos com propriedades qumicas semelhantes, como os gases nobres) e horizontais (os perodos, nos quais os elementos tm o mesmo nmero de camadas eletrnicas), a tabela de Mendeleev foi recebida a princpio com certo ceticismo, mas provou funcionar na prtica quando, em 1875, Paul Emile Lecoq anunciou a descoberta de um elemento depois batizado de glio, parecido com o alumnio. A massa atmica do glio correspondia exatamente ao espao vazio abaixo do alumnio na tabela de Mendeleyev. Nos anos seguintes, outros elementos descobertos preencheriam os vazios restantes, confirmando a teoria do russo.

1895- Rentgen descobre a radiao X

Wilhelm Conrad Rntgen, fsico alemo que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiao eletromagntica nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X.

1911- Marie Curie Descobriu os elementos qumicos rdio e polnio.

Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prmio Nobel, de Fsica, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenmeno pouco conhecido) e com o Nobel de Qumica de 1911 pela descoberta dos elementos qumicos rdio e polnio.

1926-Schrdinger publica o seu modelo da estrutura do tomo, modelo que se utiliza hoje.

1954 Linus Pauling

Pauling amplamente reconhecido como um dos principais qumicos do sculo XX. Foi pioneiro na aplicao da Mecnica Quntica em Qumica e, em 1954, foi galardoado com o Nobel de Qumica pelo seu trabalho relativo natureza das ligaes qumicas.

2006 - Galxia peridica

O professor Philip Stewart, da Universidade de Oxford, cria um novo modelo de tabela peridica, no formato espiral, que considera mais natural que as linhas e colunas da tabela Mendeleev. Fez tanto sucesso que a Sociedade Real de Qumica da Inglaterra enviou cpias a todas as escolas secundrias do pas.

You might also like