You are on page 1of 8

Pergunta 1

Considerando a atividade docente como processo de construo de saberes, pode-se afirmar que: I. O trabalho docente uma prtica social que, fundamentada no saber pedaggico, acontece no contexto escolar, em uma instituio social e historicamente construda. II. O saber pedaggico possibilita ao professor interagir com seus alunos, na sala de aula, no contexto da escola onde atua. III. A fragmentao dos saberes da docncia possibilita novas formas do ato de ensinar. IV. A experincia e o conhecimento especfico so saberes suficientes no ato didticopedaggico da sala de aula. V. Os professores produzem saberes no seu cotidiano, em um processo permanente de reflexo sobre sua prtica e na interao com os outros.

Assinale a alternativa correta:

a. II, III e IV b. I, II e V c. III e IV d. I e IV e. II e V

2 pontos

Pergunta 2
Em uma conversa informal com uma professora do 3 ano do Ensino Fundamental, ela explicitou sua crena sobre a avaliao e apontou o texto de Chueiri (2008) como referncia da sua prtica. Nessa conversa, ela lembrou que a autora coloca como pressuposto da prtica avaliativa:

a. A relao pedaggica intencional que envolve ao objetivada em condutas e


atitudes dos atores. b. A relao pedaggica que envolve atitudes dos pais com a escola.

c. A relao da diretora com seus professores. d. A inteno de analisar se o aluno est apto a seguir no seu processo de
ensino e aprendizagem. e. A inteno do professor em ensinar seus alunos uma quantidade necessria para eles exercerem conscientes a cidadania.

2 pontos

Pergunta 3
O texto Concepes sobre a Avaliao Escolar, Chueiri nos apresenta o conceito de avaliao qualitativa de Saul (1988). Para a autora, necessrio compreender as caractersticas que envolvem essa modalidade. Assinale a alternativa correta sobre a teoria de Saul (1988).

a. A avaliao qualitativa se preocupa em analisar a quantidade de conceitos


apreendidos pelo aluno. b. H uma preocupao em compreender o significado de produtos mais simples a curto e longo prazo. c. A avaliao qualitativa incorpora um conjunto de tcnicas, orientaes e pressupostos do mtodo de investigao. d. um modelo que j foi muito estudado e aplicado em escolas experimentais e est comprovada a sua eficincia. e. um modelo que tem objetivo de analisar o sujeito como todo, no processo final do ensino e da aprendizagem.

2 pontos

Pergunta 4
Maria Luiza, professora da 4 srie do Ensino Fundamental, acredita que a escola o espao avaliativo da vida do ser humano e o professor o profissional preparado para dar o aviso final sobre o comportamento e o resultado alcanado pelo aluno. Voc, como futuro(a) diretor(a) dessa escola, pode tentar mostrar a Maria Luiza que a avaliao: I. um meio e no um fim. II. Est delimitada por teoria pedaggica. III. Est dimensionada por um modelo de sociedade, homem e educao. IV. uma atividade neutra e destituda de inteno. Assinale a alternativa correta:

a. I, II, III e IV. b. I e III. c. II e IV. d. I, II e III. e. Apenas a I.

2 pontos

Pergunta 5
Luckesi (2003) apud Chueiri (2008) reconhece a utilidade e a necessidade dos exames em quais situaes? I. Em situaes classificatrias. II. Em concurso. III. Em situao que requer certificado de conhecimento. Assinale a alternativa correta.

a. Apenas a I. b. Apenas a II.

c. Apenas a III. d. I e II. e. I, II e III.

Salvar e Enviar

Pergunta 1
A concepo de que o importante alcanar e manter -se no poder, seja a que custo for, se coaduna com o pensamento de:

a. Rousseau. b. Nicolau Maquiavel. c. Immanuel Kant. d. Thomas Hobbes. e. Lyotard.

Pergunta 2
Essa prtica recorre as estratgias dos boatos e a divulgao de pesquisa manipuladas. Manipular pesquisas para que deem o resultado que se deseja muito fcil. Qualquer bom profissional da rea sabe que o uso premeditado de uma metodologia incorreta leva a resultados completamente deturpados mas que podem muito bem ser apresentados como a expresso da realidade eleitoral, quando na realidade so a expresso de uma parte desta realidade, muito diferente de seu todo (NAHRA, 2009). A citao refere-se prtica do(a):

a. Coronelismo. b. Corrupo. c. Corporativismo. d. Construo de realidades inexistentes. e.


Controle e manipulao da informao.

Pergunta 3
Segundo Hobbes, no estado de natureza, os homens viviam: I. II. De forma harmnica, uma vez que possuam uma bondade natural. II. Sem leis civis, portanto, o roubo era uma ocupao legtima.

III. Sem paz, nem segurana, uma vez que cada um representava uma ameaa para o outro. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmao(es) correta(s):

a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas III. d. Apenas II e III. e.


Apenas I e II.

1 pontos

Pergunta 4
Segundo o texto de Cnara Nahra (2009), na poltica brasileira predomina o modelo dos 6 C. Esse modelo significa que: I. Alguns polticos defendem que o mandato presidencial deve passar para 6 anos consecutivos. II. Existem seis prticas dominantes, utilizadas pela classe poltica dirigente brasileira interessada em manter-se no poder a qualquer preo. III. Os 6 C referem -se a: controle e manipulao da informao, clientelismo, coronelismo, corporativismo, corrupo e construo de realidades inexistentes.

Assinale a alternativa que possui a(s) afirmao(es) correta(s):

a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas II e III. d. Apenas III. e.


I, II e III.

1 pontos

Pergunta 5
Leia a citao do texto de Cnara Nahra e depois responda ao que se pede: Com estratgias de marketing controla-se o modo como o poltico deve se apresentar ao seu eleitor, informado o que interessa que seja dito e so escondidas as informaes que no interessa serem repassadas. O poltico diz que fez o que no fez, que no fez o que fez, e tudo montado de modo a que parea absolutamente verossmil. Manipula-se e controla-se a mdia, manipula-se e controla-se nmeros, manipula-se e controla-se rgos, instituies , e com isso manipula-se a controla-se a populao e seu voto, para que tudo permanea como est, sem alteraes de essncia (NAHRA, 2009). A citao refere-se prtica do(a):

a. Coronelismo. b. Corrupo. c. Corporativismo. d. Construo de realidades inexistentes. e.


Controle e manipulao da informao.

1 pontos

Pergunta 6
O princpio moral enunciado: Age de tal modo que o princpio subjetivo da tua ao possa servir ao mesmo tempo como princpio de uma legislao universal, pertence a qual pensador?

a. Rousseau. b. Nicolau Maquiavel. c. Immanuel Kant. d. Thomas Hobbes. e. Lyotard.

1 pontos

Pergunta 7
De acordo com o texto de Cnara Nahra (2009), ao pensarmos sobre o Estado contemporneo, que tambm podemos chamar de Estado ps-moderno, podemos afirmar que ele: I. Est a servio no de todos, mas de interesses de grupos, pessoas e determinados setores. II. Est a servio da minoria e no da maioria das pessoas. III. Est a servio dos interesses da maioria dos cidados. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmao(es) correta(s):

a. Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas II. d. Apenas II e III. e.


I, II e III.

1 pontos

Pergunta 8
Leia a citao do texto de Cnara Nahra e depois responda ao que se pede: Pode-se dizer que a mais descarada de todas estas prticas. No processo eleitoral [...] significa a fraude sob as mais diversas formas. a compra de votos, o suborno, a falsificao de ttulos, a violao de urnas etc. Trata-se do uso da fora no seu estado puro (NAHRA, 2009). A citao refere-se prtica do(a):

a. Coronelismo. b. Corrupo. c. Corporativismo. d. Clientelismo. e.


Controle e manipulao da informao.

1 pontos

Pergunta 9
Leia a citao do texto de Cnara Nahra e depois responda ao que se pede: Seja qual for a finalidade da ao poltica, os agentes polticos no esto autorizados a usar todos os meios que esto a sua disposio para atingir estes fins, em outras palavras, os meios usados para atingir qualquer fim devem ser meios morais. De novo, o critrio para determinar quais meios so moralmente admissveis deve ser o critrio da possibilidade da universalizao. Meios que

ns no podemos querer que sejam utilizveis por todos, se desqualificam para ser usados por qualquer agente poltico, seja ele um indivduo, um grupo, um partido, um governo ou mesmo um Estado (NAHRA, 2009). De acordo com a citao, pode-se afirmar que na esfera poltica: I. Os fins devem justificar os meios. II. Os fins no devem justificar os meios. III. A poltica deve se subordinar moral. IV. A poltica no deve se subordinar moral. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmao(es) correta(s):

a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas II e III. d. Apenas IV. e.


Apenas I e IV.

1 pontos

Pergunta 10
Leia a citao do texto de Cnara Nahra e depois responda ao que se pede: A prtica de parlamentares ou partidos receberem dinheiro para votar em determinados projetos dentro do parlamento, se universalizada, faz com que o parlamento no represente mais os interesses pblicos que ele deveria representar, e sim os interesses particulares ou de grupos, o que coloca em cheque a prpria ideia de um sistema poltico representativo, e em ltima instncia, a prpria ideia de democracia. [...] Mesmo que a inteno e a finalidade da ao seja a melhor possvel, como por exemplo, salvar o Estado da falncia administrativo-econmica, o ato em si mesmo lesivo o que pode ser verificado pelo fato de que no podemos querer a universalizao da prtica (NAHRA, 2009). Sobre essa prtica de parlamentares ou partidos receberem dinheiro para votar em determinados projetos, pode-se afirmar: I. Deve ser universalizada para dar maior dinamismo ao Estado. II. Deve ser aceita somente quando a finalidade da ao for a melhor possvel. III. uma prtica errada, condenvel e no deve ser aceita nem universalizada. IV. Se essa prtica for universalizada, faz com que o parlamento no represente mais os interesses pblicos. Assinale a alternativa que possui a(s) afirmao(es) correta(s):

a. Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas III. d. Apenas IV. e.


Apenas III e IV.

You might also like