You are on page 1of 45

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Aula O4 Caro(a) aluno(a), Tudo bem?

Nesta aula, conforme previsto em nosso programa, estudaremos os seguintes assuntos: Princpios da Contabilidade Demonstraes Financeiras aspectos gerais. Alm do contedo previsto, aproveitaremos a aula de hoje para revisar o que j foi estudado, por meio da resoluo de alguns exerccios relativos a assuntos abordados em aulas anteriores. Antes de iniciarmos o estudo do contedo que ser trabalhado, gostaria de relembrar alguns tpicos importantes que foram vistos no nosso ltimo encontro (aula 03).

Vamos l... O termo Apropriar, em contabilidade, significa, de forma simplificada: reconhecer a ocorrncia do fato gerador (de uma receita ou de uma despesa). Em qualquer operao de venda, devemos dar, no mnimo, DOIS PASSOS: 1 - O reconhecimento da venda; e 2 - o reconhecimento do custo. A utilizao da expresso diversas visa a indicar que houve MAIS DE UMA conta debitada e/ou creditada no registro contbil. O Balancete de Verificao a relao de todas as contas da contabilidade de uma empresa com os seus respectivos saldos, extrados do livro Razo, num determinado momento. Para a apurao do Resultado do Exerccio (Lucro ou Prejuzo), as contas de resultado (receitas e despesas) so encerradas (zeradas), por meio da
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho transferncia dos seus respectivos saldos para uma conta transitria chamada Resultado do Exerccio ou Apurao do Resultado do Exerccio (ARE) ou diretamente para a conta Lucros (ou Prejuzos) Acumulados. Regime de Competncia: as despesas e as receitas so reconhecidas (registradas) no momento da ocorrncia dos seus fatos geradores, independentemente das sadas ou entradas de dinheiro. Regime de Caixa: as despesas e as receitas so registradas levando-se em considerao o desembolso ou recebimento do numerrio (sada ou entrada de dinheiro).

Agora, vamos continuar a nossa conversa e iniciar a aula... 01Princpios da Contabilidade

De forma geral, PRINCPIO toda proposio direcionadora, qual toda norma subsequente deve estar subordinada. Desse modo, os Princpios da Contabilidade so enunciados bsicos que submetem todas as normas contbeis supervenientes s suas observncias. Atualmente, de acordo com a Resoluo n 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, atualizada pela Resoluo CFC n 1.282/10, os Princpios da Contabilidade so seis: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competncia; Prudncia.

Os Princpios de Contabilidade constituem as premissas bsicas acerca de como essa cincia trata e reflete os eventos que alteram o patrimnio das entidades. Em tese, nenhuma norma expedida (pelo Banco Central do Brasil, Receita Federal do Brasil, Comit de Pronunciamentos Contbeis, etc.) que trate de matria contbil pode contradizer os Princpios de Contabilidade. De acordo com a Resoluo CFC n 750/03, a observncia dos Princpios de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso do contabilista e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Recentemente, quase 20 anos aps sua emisso, essa resoluo foi alterada pela Resoluo CFC n 1.282/10, em conformidade com o processo de convergncia s normas internacionais de Contabilidade. Com a emisso da nova resoluo, a denominao Princpios Fundamentais de Contabilidade foi alterada para Princpios de Contabilidade. Antes eram sete os princpios, agora os Princpios de Contabilidade so seis foi eliminado o Princpio da Atualizao Monetria. De forma geral, a nova resoluo simplificou a redao dos Princpios, exceto a do Princpio do Registro pelo Valor Original. Uma boa forma de estudar o Princpio do Registro pelo Valor Original l-lo juntamente com os artigos n 183 e 184 da Lei n 6.404/76, que tratam dos critrios de avaliao do ativo e do passivo. Ento vamos Resoluo CFC n750/93, que dispe acerca desses Princpios... RESOLUO CFC N 750/93 ATUALIZADA PELA RESOLUO CFC N 1.282/10 Dispe sobre os Princpios de Contabilidade (PC). O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO a necessidade de prover fundamentao apropriada para interpretao e aplicao das Normas Brasileiras de Contabilidade, RESOLVE: Capitulo I Dos Princpios e de sua observncia Art. 1 Constituem PRINCPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resoluo. 1 A observncia dos Princpios de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 2 Na aplicao dos Princpios de Contabilidade h situaes concretas e a essncia das transaes deve prevalecer sobre seus aspectos formais. Capitulo II Da conceituao, da amplitude e da enumerao Art. 2 Os Princpios de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientfico e profissional de nosso Pas. Concernem, pois, Contabilidade no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o patrimnio das entidades. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10)

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Art. 3 So Princpios de Contabilidade: (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) I - o da ENTIDADE; II - o da CONTINUIDADE; III - o da OPORTUNIDADE; IV- o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V- (Revogado pela Resoluo CFC n. 1.282/10) VI - o da COMPETNCIA; e VII - o da PRUDNCIA. SEO I O PRINCPIO DA ENTIDADE Art. 4 O Princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o Patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. Pargrafo nico O PATRIMNIO pertence ENTIDADE, mas a recproca no verdadeira. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econmicocontbil. SEO II O PRINCPIO DA CONTINUIDADE Art. 5 O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) SEO III O PRINCPIO DA OPORTUNIDADE Art. 6 O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas. Pargrafo nico. A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10)
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho SEO IV O PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL Art. 7 O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. 1 As seguintes bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: I Custo histrico. Os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio. Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais sero necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes; e II Variao do custo histrico. Uma vez integrado ao patrimnio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variaes decorrentes dos seguintes fatores: a) Custo corrente. Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis; b) Valor realizvel. Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos so mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da Entidade; c) Valor presente. Os ativos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada lquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operaes da Entidade. Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da Entidade; d) Valor justo. o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimentos; e
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

e) Atualizao monetria. Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais. 2 So resultantes da adoo da atualizao monetria: I a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, no representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; II para que a avaliao do patrimnio possa manter os valores das transaes originais, necessrio atualizar sua expresso formal em moeda nacional, a fim de que permaneam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequncia, o do Patrimnio Lquido; e III a atualizao monetria no representa nova avaliao, mas to somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicao de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variao do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado perodo. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) O PRINCPIO DA ATUALIZAO MONETRIA (Revogado pela Resoluo CFC n. 1.282/10) Art. 8 (Revogado pela Resoluo CFC n. 1.282/10) SEO VI O PRINCPIO DA COMPETNCIA Art. 9 O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pargrafo nico. O Princpio da Competncia pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) SEO VII O PRINCPIO DA PRUDNCIA Art. 10. O Princpio da PRUDNCIA determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Pargrafo nico. O Princpio da Prudncia pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) Art. 11. A inobservncia dos Princpios de Contabilidade constitui infrao nas alneas c, d e e do art. 27 do Decreto-Lei n. 9.295, de 27 de maio de 1946 e, quando aplicvel, ao Cdigo de tica Profissional do Contabilista. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10) Art. 12. Revogada a Resoluo CFC n. 530/81, esta Resoluo entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 1994. Braslia, 29 de dezembro de 1993. Contador IVAN CARLOS GATTI Presidente

Agora, vamos fazer alguns comentrios relativos a esses Princpios, de modo que voc consiga perceber a que aspecto contbil cada um se refere. Voc perceber que os seis Princpios so complementares entre si; vez ou outra, um se manifesta com maior veemncia, mas isso no quer dizer que os demais estejam sendo negligenciados; o importante sabermos os aspectos abordados por cada um deles... Vamos l... 1. 1 Princpio da Entidade O Princpio da Entidade ganha importncia por reconhecer formalmente o patrimnio como objeto da contabilidade. E o outro ponto que merece comentrio com relao ao fato de que esse Princpio que diz: PATRIMNIO PATRIMNIO, EMPRESA EMPRESA E SCIO SCIO. O patrimnio pertence empresa e a empresa pertence aos scios, mas essas trs figuras no podem se confundir! Segue o texto do Princpio da Entidade:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Art. 4 O Princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o Patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. Pargrafo nico O PATRIMNIO pertence ENTIDADE, mas a recproca no verdadeira. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econmicocontbil.

1. 2 Princpio da Continuidade O Princpio da Continuidade, como o prprio nome j diz, pressupe que a entidade continuar existindo e funcionando. Caso haja evidncias em contrrio (se a entidade estiver prestes encerrar suas atividades), tal fato ir afetar a mensurao e a avaliao dos seus componentes patrimoniais. E, se pensarmos bem, faz sentido, no mesmo? Pense, por exemplo, numa empresa que esteja em fase pr-falimentar. Ela conseguiria obter emprstimos em instituies financeiras com os mesmos prazos e taxas praticados usualmente? Ela conseguiria vender seus ativos pelo que realmente valeriam no mercado caso no houvesse pressa nessa venda? A ideia essa! Segue o texto do Princpio da Continuidade: Art. 5 O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho 1. 3 Princpio da Oportunidade O Princpio da Oportunidade diz respeito evidenciao das informaes contbeis. Essa evidenciao (por meio de demonstraes contbeis, na maioria dos casos) deve ser NTEGRA (completa) e TEMPESTIVA (no momento certo). Vale aqui um comentrio acerca tambm dos registros contbeis, no mesmo? Se pensarmos bem, de onde partem as informaes que sero evidenciadas? A resposta a essa pergunta seria: dos registros contbeis. Dessa forma, os registros tambm tm de ser efetuados com integridade e tempestividade, de modo que proporcionem confiabilidade para a produo de informaes fidedignas. Segue o texto do Princpio da Oportunidade: Art. 6 O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas. Pargrafo nico. A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao.

1. 4 Princpio do Registro pelo Valor Original O Princpio do Registro pelo Valor Original refere-se aos valores relativos aos componentes patrimoniais. Um fator importante a ser destacado a necessidade de homogeneizao quantitativa desses componentes; para tanto, utilizada a moeda nacional para traduzir esses valores. Outro ponto que merece comentrio a questo do valor de entrada de um item patrimonial. Esse valor dever ser o original da transao. Assim, por exemplo, se uma empresa adquire um veculo por R$30.000,00 e seu valor de mercado, na data da compra, de R$35.000,00, com a observncia desse Princpio, o valor a ser registrado no ativo da empresa adquirente de R$30.000,00, por representar o valor original da transao.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Vou tambm chamar a sua ateno para as bases de mensurao dos componentes patrimoniais. Isso quer dizer, de forma bem simplificada, que o texto est prevendo os valores aceitveis para a avaliao dos componentes patrimoniais. H, aqui, a previso de que um determinado item, ao ser integrado ao patrimnio pelo seu custo histrico (valor de entrada), pode vir a sofrer alteraes (variao do custo histrico) em decorrncia de alguns fatores. Uma boa forma de se estudar o Princpio do Registro pelo Valor Original l-lo juntamente com os artigos n 183 e 184 da Lei n 6.404/76, que tratam dos critrios de avaliao do ativo e do passivo. No entanto, no aconselho esta leitura agora, se voc estiver iniciando seus estudos. Alis, gostaria de frisar que alguns termos e expresses utilizados pelo texto desse Princpio podem confundi-lo um pouco. Minha dica : no esquente a cabea com isso por enquanto! Teremos, num outro momento, quando estivermos mais avanados com o contedo, oportunidade de comentar e exemplificar a aplicao prtica desse Princpio. Agora, s pra finalizar, ressalto que a atualizao monetria, que hoje tratada como um dos fatores de variao do custo histrico, deixou o status de Princpio com o advento da Resoluo CFC n1.282/2010. No entanto, seu texto permanece praticamente inalterado, s que, agora, integrando o Princpio do Registro pelo valor Original e no mais como Princpio da Atualizao Monetria. Segue o texto do Princpio do Registro pelo Valor Original: Art. 7 O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. 1 As seguintes bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: I Custo histrico. Os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio. Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais sero necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes; e II Variao do custo histrico. Uma vez integrado ao patrimnio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variaes decorrentes dos seguintes fatores:
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

10

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho a) Custo corrente. Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis; b) Valor realizvel. Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos so mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da Entidade; c) Valor presente. Os ativos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada lquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operaes da Entidade. Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da Entidade; d) Valor justo. o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimentos; e e) Atualizao monetria. Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais. 2 So resultantes da adoo da atualizao monetria: I a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, no representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; II para que a avaliao do patrimnio possa manter os valores das transaes originais, necessrio atualizar sua expresso formal em moeda nacional, a fim de que permaneam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequncia, o do Patrimnio Lquido; e III a atualizao monetria no representa nova avaliao, mas to somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicao de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variao do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado perodo.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

11

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho 1. 5 Princpio da Competncia O Princpio da Competncia j nosso velho conhecido, no mesmo? Esse Princpio disciplina o momento do reconhecimento das receitas e das despesas, ou seja, quando as receitas e as despesas devem ser reconhecidas contabilmente como tais. J vimos que o Princpio da Competncia preceitua que as receitas e as despesas devem ser reconhecidas no momento da ocorrncia do seu fato gerador, INDEPENDENTEMENTE de recebimento ou de pagamento. Segue o texto do Princpio da Competncia: Art. 9 O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pargrafo nico. O Princpio da Competncia pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas. 1. 6 Princpio da Prudncia O Princpio da Prudncia, como o prprio nome j diz, preceitua que a entidade mantenha um comportamento prudente face aos acontecimentos. Antes de fazer qualquer comentrio, eu pergunto: tem jeito de algum ser prudente em relao a algo que j aconteceu? Resposta: No! A pessoa (fsica ou jurdica) prudente em relao a algo que ainda no aconteceu, ou seja, a um fato ainda no concretizado, a um evento futuro! E, se o fato ainda no se concretizou, estamos diante de INCERTEZAS que envolvem estimativas, no mesmo? A vem mais uma pergunta: a pessoa prudente parte da ideia de que as coisas esto melhores ou piores do que poderiam ser? Resposta: piores, no mesmo? A pessoa prudente precavida, previdente e, s vezes, at um pouquinho pessimista, rsss
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

12

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Dessa forma, partindo dessa linha de raciocnio, esse Princpio preceitua que, desde que se apresentem alternativas igualmente vlidas e aceitveis diante dos demais Princpios, devem ser adotados os menores valores para os componentes do ativo e os maiores para os do passivo, de modo que resulte, sempre, menor PL. Vamos exemplificar: suponha que determinado ex-funcionrio, demitido, acionou judicialmente a empresa, pleiteando horas-extras trabalhadas e no recebidas. O contador da empresa, ao questionar o advogado qual seria a situao a ser registrada, o advogado informa que perder a empresa j perdeu, agora vamos partir para a negociao. Chegou-se concluso de que a empresa, nessa causa, poderia perder de R$40.000,00 a R$60.000,00. Para obedecer ao Princpio da Prudncia, a empresa contabilizaria, ento, uma Proviso para Causas Trabalhistas no valor de R$60.000,00. Caso o valor final seja menor, ao final do processo o contador reverter parte do valor provisionado. Segue o texto do Princpio da Prudncia: Art. 10. O Princpio da PRUDNCIA determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido. Pargrafo nico. O Princpio da Prudncia pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais.

Agora, vamos ver como esse contedo abordado em concursos...

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

13

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/AFRE-MG/2005) Assinale a opo que contm afirmativa correta sobre princpios de contabilidade. a) Quando se apresentarem opes igualmente aceitveis, o princpio da competncia impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido. b) Diante de alternativas igualmente vlidas, o princpio da competncia impe a adoo do menor valor para o ativo e do maior valor para o passivo. c) As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, segundo afirma o princpio da prudncia. d) O reconhecimento simultneo das receitas e despesas correlatas conseqncia natural do respeito ao perodo em que ocorrer sua gerao, mas no atende ao princpio da continuidade. e) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial diferenciando o patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. Comentrio: Vamos analisar caso a caso... a) Quando se apresentarem opes igualmente aceitveis, o princpio da competncia impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido. J vimos que o princpio que impe a escolha do menor PL o da PRUDNCIA. A alternativa est incorreta! b) Diante de alternativas igualmente vlidas, o princpio da competncia impe a adoo do menor valor para o ativo e do maior valor para o passivo. Sabemos tambm que o princpio que impe a escolha do menor valor para o ativo e do maior para o passivo o da PRUDNCIA. A alternativa est incorreta! c) As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, segundo afirma o princpio da prudncia. Vimos que o princpio que normatiza questes relativas apurao do resultado o da COMPETNCIA. A alternativa est incorreta!
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

14

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) O reconhecimento simultneo das receitas e despesas correlatas conseqncia natural do respeito ao perodo em que ocorrer sua gerao, mas no atende ao princpio da continuidade. Sabemos que os princpios so complementares entre si, e no se contradizem! Dessa forma, para que se d a correta aplicao do princpio da competncia, a continuidade ou no da entidade deve ser levada em considerao. A alternativa est incorreta! e) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial diferenciando o patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. Alternativa CORRETA! Segue parte do texto relativo ao Princpio da Entidade: (...) Art. 4 O Princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, (...) Gabarito: E (ESAF/GEFAZ-MG/2005) A Padaria Pilo Ltda. - ME utiliza um sistema de controle de seus negcios bastante simplificado: as receitas correspondem aos ingressos ocorridos em seu caixa e as despesas correspondem s sadas de caixa, como salrios pagos, pagamento de contas de gua, luz, aluguel, impostos e compras efetuadas, quase sempre, a vista ou a prazos curtssimos. A implantao de um sistema to simples de controle em uma indstria de mdio porte no poderia ser aceita por no atender ao Princpio Contbil a) da Competncia de Exerccios. b) do Custo como Base de Valor. c) da Continuidade. d) do Conservadorismo. e) da Prudncia. Comentrio: Pelo enunciado da questo, percebe-se claramente que a Padaria Pilo Ltda. ME se utiliza da sistemtica do REGIME DE CAIXA para a apurao de seu resultado, contabilizando as receitas e as despesas levando em considerao as entradas e sadas de recursos, independentemente da ocorrncia ou no do seu fato gerador.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

15

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Uma indstria de mdio porte, que obrigada a apurar seu resultado se utilizando do REGIME DE COMPETNCIA, no poderia implantar esse tipo de controle. Gabarito: A (ESAF/Pref. de Fortaleza/2003 - adaptada) Assinale o princpio da contabilidade que reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a necessidade de diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. a) Entidade b) Registro pelo Valor Original c) Prudncia d) Continuidade e) Atualizao Monetria Comentrio: J vimos que o princpio da contabilidade que reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a necessidade de diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes o PRINCPIO DA ENTIDADE. Gabarito: A luz da lei n. 6.404/1976, da Resoluo CFC n. 750, de 29/12/1993, e das demais normas pertinentes, julgue os itens a seguir. ( ) (UnB/INSS/2003 - adaptada) Diante de opes igualmente aceitveis em relao aos princpios de contabilidade, o princpio da prudncia impe a escolha da hiptese de que resulte maior patrimnio lquido. Comentrio: J sabemos que o princpio da Prudncia impe a escolha da hiptese que resulta MENOR patrimnio lquido. Gabarito: ERRADO ( ) (UnB/INSS/2003) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

16

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho existentes. O patrimnio pertence entidade e a recproca verdadeira. Da soma ou agregao contbil de patrimnio autnomo resulta nova entidade. Comentrio: Segundo o disposto no texto da Resoluo CFC n750/93, o patrimnio pertence entidade, mas a recproca NO verdadeira e a soma ou agregao contbil de patrimnio autnomo NO resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econmico-contbil. s pensar... Voc j viu por a um patrimnio andando na rua? Espero que no! Muito menos um patrimnio que seja DONO de uma empresa, kkk Ento, meu caro, o patrimnio pertence empresa (entidade), mas a empresa no pertence ao patrimnio. Outro ponto: a soma ou agregao contbil de patrimnio autnomo NO resulta em nova entidade... O que isso quer dizer? Imagine que a Empresa A acaba de adquirir 20% das aes do capital social da Empresa B. Pergunto: nasceu outra empresa (outra entidade) na Empresa A? No, no mesmo? A Empresa A registrou a operao da seguinte maneira: D- Investimento Participao na Empresa B C- Caixa Dessa forma, a soma ou agregao contbil de patrimnio autnomo no resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econmicocontbil (nesse caso, a conta Investimento Participao na Empresa B, no ativo da empresa A). Gabarito: ERRADO

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

17

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho 02 Demonstraes Financeiras Aspectos Gerais, segundo o disposto na Lei n6.404/76 Antes de iniciarmos o estudo do Balano Patrimonial, que ser o primeiro demonstrativo contbil a ser estudado durante nosso curso (estudaremos tambm a Demonstrao do Resultado do Exerccio), vale a pena falarmos um pouco acerca dos aspectos gerais das demonstraes financeiras, previstos pela Lei n6.404/76. Vale ressaltar que, em princpio, cabe referida lei disciplinar o contedo e a estrutura de todos os demonstrativos. No entanto, antes de detalhar cada um deles, feito um apanhado geral, nos artigos 175, 176 e 177, evidenciando suas caractersticas comuns. Vamos l... A tcnica contbil denominada Demonstraes Financeiras, conforme j vimos na aula 00 (demonstrativa), consiste na organizao e na evidenciao dos dados provenientes da escriturao contbil e tem como objetivo a consolidao das informaes contidas nos livros contbeis em relatrios e quadros concisos, de fcil leitura e interpretao. De acordo com a Lei n 6.404/76 (Lei das S.A.), as demonstraes financeiras devero ser publicadas pela empresa, ao final de cada exerccio social, devendo evidenciar, com clareza, a situao da companhia e as mutaes patrimoniais ocorridas durante um determinado perodo. vlido ressaltar que o exerccio social ter a durao de 1 ano (podendo ser diferente de 1 ano na constituio da companhia e nos casos de alterao estatutria) e sua data de trmino ser fixada no estatuto da empresa. Desse modo, percebe-se que no h obrigatoriedade de o exerccio social seguir o ano-calendrio. A lei prev a obrigatoriedade da publicao de 5 (cinco) demonstraes Balano Patrimonial, Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao dos Fluxos de Caixa e, para as companhias abertas, a Demonstrao do Valor Adicionado-, que sero assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente habilitados. Cada uma delas objetiva evidenciar informaes referentes a determinado aspecto da empresa (situao, performance, distribuio dos lucros, etc.). Essas demonstraes sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes daquelas do exerccio anterior e evidenciaro a destinao dos lucros segundo a proposta da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela Assemblia Geral. Suas contas semelhantes podero ser agrupadas (at o limite de 10% do grupo a que pertencem, sendo proibida a utilizao de designaes genricas) e sero complementadas por notas explicativas e outros quadros analticos ou demonstraes contbeis
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

18

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho necessrios para o esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio. As Notas Explicativas tm por objetivo fornecer as informaes necessrias para esclarecimento da situao patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transao, ou de valores relativos aos resultados do exerccio, ou para meno de fatos que podem alterar futuramente tal situao patrimonial. O 5 do art. 176 da Lei das S/A menciona, sem esgotar o assunto, as bases gerais e as normas a serem inclusas nas demonstraes financeiras, as quais devero: I apresentar informaes sobre a base de preparao das demonstraes financeiras e das prticas contbeis especficas selecionadas e aplicadas para negcios e eventos significativos; II divulgar as informaes exigidas pelas prticas contbeis adotadas no Brasil que no estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstraes financeiras; III fornecer informaes adicionais no indicadas nas prprias demonstraes financeiras e consideradas necessrias para uma apresentao adequada; e IV indicar: a) os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos clculos de depreciao, amortizao e exausto, de constituio de provises para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo; b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes; c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliaes; d) os nus reais constitudos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes; e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes a longo prazo; f) o nmero, espcies e classes das aes do capital social; g) as opes de compra de aes outorgadas e exercidas no exerccio; h) os ajustes de exerccios anteriores; e

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

19

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho i) os eventos subsequentes data de encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da companhia. A Lei n6.404/76 estabeleceu os casos que devero ser mencionados em Notas Explicativas; no entanto, essa meno representa o conceito bsico a ser seguido pelas empresas, podendo haver situaes em que sejam necessrias Notas Explicativas adicionais, alm das j previstas pela referida Lei. importante ressaltar que, caso a empresa opte pela preparao e publicao da Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL), no haver a necessidade da publicao da Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA) e a companhia fechada (aquela que no admite a negociao das aes de sua emisso no mercado de valores mobilirios) cujo Patrimnio Lquido (PL) seja inferior a R$ 2.000.000 (dois milhes de reais) est dispensada da preparao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa. A escriturao da companhia (base das demonstraes financeiras) ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos preceitos da legislao comercial, da Lei n 6.404/76 e dos princpios contbeis geralmente aceitos, devendo as mutaes patrimoniais serem registradas segundo o regime de competncia. Agora, vamos ver como a Lei trata desse assunto... Captulo XV Exerccio Social e Demonstraes Financeiras Seo I Exerccio Social Art. 175. O exerccio social ter durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. Pargrafo nico. Na constituio da companhia e nos casos de alterao estatutria o exerccio social poder ter durao diversa. Seo II Demonstraes Financeiras Disposies Gerais Art. 176. Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

20

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: I - balano patrimonial; II - demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; III - demonstrao do resultado do exerccio; e IV demonstrao dos fluxos de caixa; e (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007) V se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. (Includo pela Lei n 11.638,de 2007) 1 As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. 2 Nas demonstraes, as contas semelhantes podero ser agrupadas; os pequenos saldos podero ser agregados, desde que indicada a sua natureza e no ultrapassem 0,1 (um dcimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas vedada a utilizao de designaes genricas, como diversas contas ou contas-correntes. 3 As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assemblia-geral. 4 As demonstraes sero complementadas por notas explicativas e outros quadros analticos ou demonstraes contbeis necessrios para esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio. 5 As notas explicativas devem: (Redao dada pela Lei n 11.941 de 2009) I - apresentar informaes sobre a base de preparao das demonstraes financeiras e das prticas contbeis especficas selecionadas e aplicadas para negcios e eventos significativos; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) II - divulgar as informaes exigidas pelas prticas contbeis adotadas no Brasil que no estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstraes financeiras; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) III - fornecer informaes adicionais no indicadas nas prprias demonstraes financeiras e consideradas necessrias para uma apresentao adequada; e (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) IV- indicar: (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) a) os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos clculos de depreciao, amortizao e
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

21

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho exausto, de constituio de provises para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas provveis na realizao de elementos do ativo; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, pargrafo nico); (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliaes (art. 182, 3); (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) d) os nus reais constitudos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes a longo prazo; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) f) o nmero, espcies e classes das aes do capital social; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) g) as opes de compra de aes outorgadas e exercidas no exerccio; (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) h) os ajustes de exerccios anteriores (art. 186, 1); e (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) i) os eventos subsequentes data de encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da companhia. (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) 6 A companhia fechada com patrimnio lquido, na data do balano, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais) no ser obrigada elaborao e publicao da demonstrao dos fluxos de caixa. (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007) 7 A Comisso de Valores Mobilirios poder, a seu critrio, disciplinar de forma diversa o registro de que trata o 3 deste artigo. (Includo pela Lei n 11.941 de 2009) Escriturao Art. 177. A escriturao da companhia ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos preceitos da legislao comercial e desta Lei e aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar mtodos ou critrios contbeis uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

22

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho 1 As demonstraes financeiras do exerccio em que houver modificao de mtodos ou critrios contbeis, de efeitos relevantes, devero indic-la em nota e ressaltar esses efeitos. 2 A companhia observar exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificao da escriturao mercantil e das demonstraes reguladas nesta Lei, as disposies da lei tributria, ou de legislao especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilizao de mtodos ou critrios contbeis diferentes ou determinem registros, lanamentos ou ajustes ou a elaborao de outras demonstraes financeiras. (Redao dada pela Lei n 11.941 de 2009) 3 As demonstraes financeiras das companhias abertas observaro, ainda, as normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios e sero obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes nela registrados. (Redao dada pela Lei n 11.941 de 2009) financeiras sero 4 As demonstraes administradores e por contabilistas legalmente habilitados. assinadas pelos

5 As normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios a que se refere o 3 deste artigo devero ser elaboradas em consonncia com os padres internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobilirios. (Includo pela Lei n 11.638,de 2007) 6 As companhias fechadas podero optar por observar as normas sobre demonstraes financeiras expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios para as companhias abertas. (Includo pela Lei n 11.638,de 2007)

Vamos partir para a parte prtica e ver como esse contedo pode ser cobrado... (ESAF/AFRFB/09) A Lei n. 6.404/76, com suas diversas atualizaes, determina que, ao fim de cada exerccio social, com base na escriturao mercantil da companhia, exprimindo com clareza a situao do patrimnio e as mutaes ocorridas no exerccio, a diretoria far elaborar as seguintes demonstraes financeiras: a) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; demonstrao dos fluxos de caixa; e, se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. www.pontodosconcursos.com.br 23

Professora Ivana Agostinho

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho b) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao dos fluxos de caixa; e demonstrao do valor adicionado. c) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. d) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e, se companhia aberta, demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. e) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao dos fluxos de caixa; e, se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. Comentrio: Segundo o disposto no art. 176 da Lei n6.404/76, ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: I - balano patrimonial; II - demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; III - demonstrao do resultado do exerccio; e IV demonstrao dos fluxos de caixa; e V se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. Gabarito: E

(ESAF/TRF/2002.2) A seguir so apresentadas cinco assertivas relacionadas s sociedades por aes. Quatro delas so verdadeiras. Assinale a opo que contm a afirmativa incorreta. a) O exerccio social tem a durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. b) As demonstraes de que trata o item anterior so balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

24

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho c) Ao fim de cada exerccio social, a Diretoria far elaborar demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio. d) As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. e) As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assemblia geral. Comentrio: Vamos analisar caso a caso... a) O exerccio social tem a durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. Correto, conforme o disposto no art.175 da Lei n 6.404/76. b) As demonstraes de que trata o item anterior so balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. INCORRETO, pois as demonstraes previstas no art.176 da Lei n6.404/76 so balano patrimonial, demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados, demonstrao do resultado do exerccio, demonstrao dos fluxos de caixa e, se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. Obs.: houve um deslize do examinador ao preparar essa questo. A alternativa b faz referncia ao item anterior (alternativa a); no entanto, a alternativa a dispe acerca do exerccio social, e no se refere s demonstraes. Acredito que, no formato original, a alternativa b estava disposta aps as alternativas c, d ou e, que, de fato, fazem referncia s demonstraes financeiras.

c)

Ao fim de cada exerccio social, a Diretoria far elaborar demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio.

Correto, conforme o disposto no caput art.176 da Lei n6.404/76.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

25

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. Correto, conforme o disposto no 1 do art.176 da Lei n6.404/76. e) As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assemblia geral. Correto, conforme o disposto no 3 do art.176 da Lei n6.404/76. Gabarito: B 03 Exerccios relativos a assuntos anteriores Para que possamos revisar o que j foi estudado, selecionei alguns exerccios para comentar... (ESAF/ATE/MS/2001) As contas e saldos listados a seguir foram extrados, entre outras contas, do Livro Razo da Cia. Comercindstria, no ltimo dia do exerccio social: Contas (em ordem alfabtica) Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer saldos (R$) 100,00 150,00 200,00 250,00 300,00 950,00 900,00 850,00 800,00 750,00 700,00 650,00 600,00 550,00 500,00 450,00 400,00 350,00 300,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

26

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Considerando, exclusivamente, as contas acima listadas, podemos verificar que os saldos devedores e os crditos da empresa esto nelas evidenciados, respectivamente, pelos valores de: a) R$ 5.650,00 e R$ 4.100,00 b) R$ 2.700,00 e R$ 3.800,00 c) R$ 2.900,00 e R$ 4.200,00 d) R$ 5.300,00 e R$ 4.450,00 e) R$ 5.650,00 e R$ 3.000,00 Comentrio: O primeiro passo a ser dado verificar o que o examinador est nos pedindo. A questo solicita o somatrio dos SALDOS DEVEDORES e dos CRDITOS da empresa, no mesmo? Ento, meu caro, muita ateno aqui! O que so crditos da empresa? Resposta: So os DIREITOS da empresa! Portanto, no confunda crdito da empresa com conta de saldo credor, mesmo porque, se um crdito, um direito, sabemos que essa conta possui natureza DEVEDORA! Dessa forma... Crdito da empresa: direito da empresa Dbito da empresa: obrigao da empresa Outra coisa: todo crdito da empresa (direito) possui saldo devedor, mas nem toda conta que possui saldo devedor representa para a empresa um crdito! Existem outras contas que possuem natureza devedora e no representam direitos para a empresa. So as contas representativas de bens, de despesas e retificadoras do passivo. Agora, vamos classificao dessas contas...

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

27

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Contas (em ordem alfabtica) Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer Saldo Devedor Sim No Sim Sim Sim No Sim No Sim No No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim No Crdito da empresa No (bem) No Sim No (bem) Sim No Sim No Sim No No No (despesa) No (bem) No (bem) No (bem) Sim No Sim No saldos (R$) 100,00 150,00 200,00 250,00 300,00 950,00 900,00 850,00 800,00 750,00 700,00 650,00 600,00 550,00 500,00 450,00 400,00 350,00 300,00

Agora, vamos tecer algumas observaes acerca dessas classificaes. 1- Aes de Coligadas: aes de outras companhias investimento da empresa bem de renda ativo saldo devedor 2- Aluguis a Pagar: obrigao passivo dbito da empresa saldo credor 3- Alugueis a receber: direito crdito da empresa - ativo saldo devedor 4- Caixa: bem numerrio ativo saldo devedor 5- Capital a Integralizar: direito que a empresa tem de receber dos scios a parcela subscrita (registrada), mas ainda no honrada PL retificadora crdito da empresa com os scios saldo devedor 6- Capital Social: PL saldo credor 7- Clientes: Direito crdito da empresa - ativo saldo devedor 8- Duplicatas aceitas: se a empresa aceitou, obrigao dbito da empresa passivo saldo credor (lembre-se: quem emite a duplicata o credor e quem emite a nota promissria o devedor aula 00) 9- Duplicatas emitidas: Direito crdito da empresa - ativo saldo devedor 10- Fornecedores: obrigao passivo dbito da empresa saldo credor 11- Juros ativos: receita saldo credor 12- Juros passivos: despesa saldo devedor 13- Mquinas e equipamentos: bem de uso ativo saldo devedor 14- Materiais: bem de uso ativo saldo devedor 15- Mercadorias: bem de venda ativo saldo devedor

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

28

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

16- Notas promissrias aceitas: direito crdito da empresa - ativo saldo devedor 17- Notas promissrias emitidas: obrigao dbito da empresa passivo saldo credor 18- Receitas a receber: direito crdito da empresa - ativo saldo devedor 19- Receitas a vencer: receita recebida antecipadamente passivo saldo credor

Agora, vamos selecionar apenas aquelas com saldos devedores...

Contas (em ordem alfabtica) Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer

Saldo saldos Devedor (R$) Sim No Sim Sim Sim No Sim No Sim No No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim No 100,00 200,00 250,00 300,00 900,00 800,00

650,00 600,00 550,00 500,00 450,00 350,00

Total dos saldos devedores: R$5.650,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

29

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho E os crditos da empresa... Contas (em ordem alfabtica) Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer Total dos crditos: R$3.000,00 Gabarito: E Crdito da empresa No (bem) No Sim No (bem) Sim No Sim No Sim No No No (despesa) No (bem) No (bem) No (bem) Sim No Sim No saldos (R$)

200,00 300,00 900,00 800,00

450,00 350,00

(ESAF/TRF-2002.2 - Adaptada) Os itens abaixo contm agrupamentos de trs contas cada um. Assinale aquele que s contm contas com o mesmo tipo de saldo. a) Reservas Estaturias, Proviso para Ajuste de Estoque e Despesas Provisionadas. b) Duplicatas a Pagar, Duplicatas Protestadas e Duplicatas Descontadas. c) ICMS Sobre Vendas, ICMS a Recuperar e ICMS a Recolher. d) Proviso para Frias, Proviso para Imposto de Renda e Crditos de Liquidao Duvidosa. e) Aes de Coligadas, Aes de Controladas e Aes em Tesouraria. ]
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

30

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Vamos l, classificando cada conta... a) Reservas estatutrias PL saldo credor Proviso para ajuste de estoque retificadora do ativo perdas estimadas (ver aula 01) saldo credor Despesas provisionadas despesa saldo devedor b) Duplicatas a pagar passivo saldo credor Duplicatas protestadas ativo (continuam a receber, mas esto em fase de protesto) saldo devedor Duplicatas descontadas passivo saldo credor (responsabilidade que a empresa possui pela quitao do ttulo junto ao banco veremos esse assunto adiante com maior detalhamento) c) ICMS sobre vendas despesa saldo devedor ICMS a recuperar direito ativo saldo devedor ICMS a recolher obrigao passivo saldo credor d) Proviso para frias obrigao passivo saldo credor Proviso para Imposto de Renda obrigao passivo saldo credor Crditos de liquidao duvidosa despesa gerada com a constituio da proviso para crditos de liquidao duvidosa (ou perdas estimadas em crditos de liquidao duvidosa) saldo devedor e) Aes de coligadas ativo saldo devedor Aes de controladas ativo saldo devedor Aes em tesouraria retificadora do PL ( a conta que identifica as aes emitidas pela empresa e que esto em seu poder, ou seja, a empresa emitiu tais aes e as trouxe de volta) saldo devedor Gabarito: E

(ESAF/TRF/2002) Estudiosos notveis da Contabilidade tm-na contemplado com diversas teorias e proposies. Trs dessas teorias sobrevivem e, hoje, so consideradas principais. Uma delas, conhecida como Teoria Personalista ou Personalstica, classifica todas as contas em: a) contas patrimoniais e contas diferenciais. b) contas integrais e contas diferenciais. c) contas patrimoniais e contas de resultado. d) contas de agentes consignatrios e contas de proprietrio. e) contas de agentes e contas de proprietrio.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

31

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Vimos, na aula 01, que, de acordo com a teoria personalista, as contas so associadas a pessoas. Assim, so classificadas de acordo com o que representam em relao entidade, da seguinte maneira: - Contas de Agentes Consignatrios: so aquelas que representam os bens da empresa. Exemplos: Estoques, Caixa, Veculos, etc. - Contas de Agentes Correspondentes: so aquelas que representam os direitos e obrigaes da empresa para com terceiros. Exemplos: Duplicatas a receber, Ttulos a pagar, Impostos a Recuperar, etc. - Contas do Proprietrio: so as contas que representam o Patrimnio Lquido e suas variaes (receitas e despesas). Exemplos: Capital, Reservas, Lanches, Rendimentos Financeiros, etc.

Gabarito: E

(ESAF/MPOG/2000) Caracteriza fato contbil misto diminutivo a operao representada pelo lanamento a) D - Fornecedores C - Banco - Conta Movimento C - Abatimentos sobre Compras b) D - Caixa C - Duplicatas a Receber C - Receitas Financeiras c) D C C C Veculos - novos Caixa Ttulos a Pagar Veculos antigos

d) D - Emprstimos de Scios C - Capital a Integralizar e) D - Emprstimos Bancrios D - Encargos Financeiros sobre Dvidas Repactuadas C - Ttulos a Pagar

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

32

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Vamos analisar o impacto de cada registro no patrimnio... a) D - Fornecedores (-P) C - Banco - Conta Movimento (-A) C - Abatimentos sobre Compras (+PL) Trata-se de um pagamento de ttulo com desconto (abatimento) fato misto aumentativo (-A-P+PL) b) D - Caixa (+A) C - Duplicatas a Receber (-A) C - Receitas Financeiras (+PL) Trata-se de um recebimento de duplicata com juros fato misto aumentativo (+A-A+PL) c) D C C C Veculos - novos (+A) Caixa (-A) Ttulos a Pagar (+P) Veculos antigos (-A)

Trata-se da compra de um veculo novo, com entrada em dinheiro e com a entrega do veculo antigo e o restante a prazo fato permutativo (+A-A+P) d) D - Emprstimos de Scios (-P) C - Capital a Integralizar (+PL) Trata-se de integralizao de capital mediante utilizao de dvidas (a empresa devia aos scios determinada quantia; em vez de pagar aos scios o que devia, o valor foi utilizado para integralizao de capital, j que os scios tambm estavam em dbito com a empresa) fato modificativo aumentativo (-P+PL) e) D - Emprstimos Bancrios (-P) D - Encargos Financeiros sobre Dvidas Repactuadas (-PL) C - Ttulos a Pagar (+P) Trata-se de repactuao de dvida com incidncia de encargos financeiros, ou seja, a empresa trocou uma dvida por outra, arcando com os encargos incidentes fato misto diminutivo (-P+P-PL) Gabarito: E

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

33

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/ Analista Contbil-Financeiro CE/07) Assinale abaixo a assertiva verdadeira. Na equao geral do sistema contbil, tambm so considerados como aplicao de recursos: a) os aumentos de ativo, os aumentos de despesas e as diminuies passivo. b) os aumentos de patrimnio lquido, os aumentos de resultado e diminuies de passivo. c) os aumentos de ativo, os aumentos de patrimnio lquido e diminuies de passivo. d) os aumentos de ativo, os aumentos de resultado e as diminuies passivo. e) os aumentos de passivo, os aumentos de patrimnio lquido e diminuies de ativo. Comentrio: As origens e aplicaes, na contabilidade, podem ser abordadas sob dois aspectos: esttico e dinmico. Se formos pensar na estrutura patrimonial, como estudamos na aula 00 (demonstrativa), podemos perceber que tudo (todos os recursos de uma entidade) possui uma Origem (prpria ou de terceiros) e uma Aplicao (Ativo). Desse modo, chegamos concluso de que, em contabilidade, tudo vem de algum lugar e vai para algum lugar, isto , no existe aplicao sem origem correspondente, e vice-versa. Logo, o total das origens (Passivo + PL) deve sempre corresponder ao total das aplicaes (Ativo); da decorre a equao fundamental do patrimnio (A=P+PL). Essa ideia se aplica tambm s movimentaes no patrimnio. Estudamos na aula 02 que, em qualquer transao contbil, teremos sempre o envolvimento de, no mnimo, duas contas: no mnimo uma conta para identificar a origem e no mnimo uma conta para identificar a aplicao do valor que estiver sendo movimentado naquele momento; no mnimo uma conta DEBITADA e, no mnimo, uma conta CREDITADA. E o registro a dbito representa a aplicao do valor movimentado e o registro a crdito representa a sua origem. Assim, para resolvermos essa questo, basta que pensemos na operao contbil que provoca os efeitos descritos; se o efeito for provocado por um dbito, trata-se de uma aplicao; se for provocado por um crdito, trata-se de uma origem! de as as de as

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

34

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Devemos verificar os fatos que so considerados aplicaes de recursos. a) os aumentos de ativo dbito - aplicao os aumentos de despesas dbito - aplicao e as diminuies de passivo dbito - aplicao b) os aumentos de patrimnio lquido crdito - origem os aumentos de resultado crdito - origem e as diminuies de passivo dbito - aplicao c) os aumentos de ativo dbito - aplicao os aumentos de patrimnio lquido crdito - origem e as diminuies de passivo dbito - aplicao d) os aumentos de ativo dbito - aplicao os aumentos de resultado crdito - origem e as diminuies de passivo dbito - aplicao e) os aumentos de passivo crdito - origem os aumentos de patrimnio lquido crdito - origem e as diminuies de ativo crdito - origem Gabarito: A

(ESAF/AFRF/2002) A empresa Livre Comrcio Ltda. seguintes operaes ao longo do ms de setembro de 2001:

realizou

as

I. venda vista de mercadorias por R$ 300,00, com lucro de 20% sobre as vendas; II. pagamento de duplicatas de R$ 100,00, com juros de 15%; III. prestao de servios por R$ 400,00, recebendo, no ato, apenas 40%; e IV. pagamento de ttulos vencidos no valor de R$ 200,00, com desconto de 10%. Analisando as operaes acima listadas podemos afirmar que, em decorrncia delas, a) o ativo recebeu dbitos de R$ 460,00. b) o ativo aumentou em R$ 165,00. c) o patrimnio lquido aumentou em R$ 460,00. d) o passivo recebeu crditos de R$ 300,00. e) o passivo diminuiu em R$ 335,00.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

35

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: O primeiro ponto que merece nossa ateno : o que o examinador est pedindo?. Note que no est sendo questionado qual o saldo do ativo, do passivo, do PL ou do resultado do perodo e, SIM, o que aconteceu com o ativo, com o passivo e com o PL da empresa em decorrncia do registro das transaes. Dessa forma, vamos promover os registros, abrindo razonetes para os grupos pertinentes. Ativo Passivo PL

Fato I - venda vista de mercadorias por R$ 300,00, com lucro de 20% sobre as vendas. Vamos aos valores envolvidos: Se houve um lucro de 20% calculado sobre as vendas, esse lucro foi de R$60,00; logo, o custo da venda (CMV) foi de R$240,00 (lembre-se da explicao acerca das operaes de venda, na aula 03) Ento vamos l... Para o reconhecimento da venda... D Caixa $300,00 C- Vendas Brutas $300,00 (receita, que aumenta o PL) Agora, para o reconhecimento do custo... D- CMV C- Estoque $240,00 (despesa, que diminui o PL) $240,00

Ento, vamos aos registros em razonetes... Ativo I - 300 240 I Passivo PL I - 240 300 - I

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

36

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Fato II - pagamento de duplicatas de R$ 100,00, com juros de 15%. Se houve um pagamento, -A Se houve a baixa de uma obrigao, -P E, se o valor pago foi superior ao valor da obrigao que foi baixada, -PL Logo, -A-P-PL. Fato misto diminutivo. Para diminuir o ativo, que possui natureza devedora, devemos CREDITAR ativo; para diminuir o passivo, que possui natureza credora, devemos DEBITAR passivo; e, para reconhecer uma despesa, que possui natureza devedora e provoca diminuio no valor do PL, devemos DEBITAR despesa. Ento... Ativo 240 I I - 300 115 - II Passivo II - 100 PL I - 240 300 - I II - 15

Fato III - prestao de servios por R$ 400,00, recebendo, no ato, apenas 40%; Se houve a prestao do servio, o fato gerador da receita de servios ocorreu, no mesmo? Dessa forma, devemos reconhecer a receita de servios contrapartida do aumento de ativo (caixa e clientes), assim... D- caixa $160,00 D- Clientes $240,00 C Receita de servios Logo, +A+PL. Fato modificativo aumentativo. (+PL) em

$400,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

37

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Em razonetes... Ativo I - 300 240 I 115 - II III - 400 Passivo II - 100 PL I - 240 300 - I II - 15 400 - III

Fato IV - pagamento de ttulos vencidos no valor de R$ 200,00, com desconto de 10%. Se houve um pagamento, -A Se houve a baixa de uma obrigao, -P E, se o valor pago foi inferior ao valor da obrigao que foi baixada, +PL Logo, -A-P+PL. Fato misto aumentativo. Para diminuir o ativo, que possui natureza devedora, devemos CREDITAR ativo; para diminuir o passivo, que possui natureza credora, devemos DEBITAR passivo; e, para reconhecer uma receita, que possui natureza credora e provoca aumento no valor do PL, devemos CREDITAR receita. Ento... Ativo I - 300 240 I 115 - II III - 400 180 - IV Passivo II - 100 IV - 200 PL I - 240 300 - I II - 15 400 - III 20 - IV

Agora, vamos apurar os valores registrados a dbito e a crdito nos respectivos grupos e verificar o impacto que tais transaes provocaram no patrimnio da empresa em tela...

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

38

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Ativo 240 I 115 - II III - 400 180 - IV 700 535 165 Passivo II - 100 IV - 200 300 300 I - 240 II - 15 255 PL 300 - I 400 - III 20 - IV 720 465

I - 300

Em decorrncia do registro das quatro transaes, chegamos s seguintes concluses: O ativo foi debitado em $700,00 e creditado em R$535,00; logo, foi AUMENTADO em R$165,00. O passivo foi debitado em $300,00; logo, foi DIMINUDO em R$300,00. Quanto ao PL, houve o registro de R$255,00 de despesas e de R$720,00 de receitas; portanto, o PL foi AUMENTADO em R$465,00.

Gabarito: B

Reviso e Fixao Agora, para verificar se o contedo foi realmente absorvido, tente responder mentalmente as perguntas que seguem. 1) Quantos e quais so os Princpios da Contabilidade? 2) Explique, com suas palavras, os preceitos de cada um dos Princpios Contbeis. 3) Quais so as demonstraes financeiras obrigatrias pela Lei n 6.404/76? 4) O que so notas explicativas? 5) Qual a durao do exerccio social? Poder ter durao diferente? coincidente com o ano civil? 6) A Demonstrao de Fluxos de Caixa obrigatria para todas as companhias? E a Demonstrao do valor Adicionado? Explique.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

39

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Bom, por hoje s! Continuaremos fixando o contedo nos prximos encontros... Aguardo voc na prxima aula! At l! Um grande abrao,

Ivana Agostinho

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

40

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Exerccios resolvidos durante a aula de hoje... (ESAF/AFRE-MG/2005) Assinale a opo que contm afirmativa correta sobre princpios de contabilidade. a) Quando se apresentarem opes igualmente aceitveis, o princpio da competncia impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido. b) Diante de alternativas igualmente vlidas, o princpio da competncia impe a adoo do menor valor para o ativo e do maior valor para o passivo. c) As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, segundo afirma o princpio da prudncia. d) O reconhecimento simultneo das receitas e despesas correlatas conseqncia natural do respeito ao perodo em que ocorrer sua gerao, mas no atende ao princpio da continuidade. e) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial diferenciando o patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. (ESAF/GEFAZ-MG/2005) A Padaria Pilo Ltda. - ME utiliza um sistema de controle de seus negcios bastante simplificado: as receitas correspondem aos ingressos ocorridos em seu caixa e as despesas correspondem s sadas de caixa, como salrios pagos, pagamento de contas de gua, luz, aluguel, impostos e compras efetuadas, quase sempre, a vista ou a prazos curtssimos. A implantao de um sistema to simples de controle em uma indstria de mdio porte no poderia ser aceita por no atender ao Princpio Contbil a) da Competncia de Exerccios. b) do Custo como Base de Valor. c) da Continuidade. d) do Conservadorismo. e) da Prudncia. (ESAF/Pref. de Fortaleza/2003 - adaptada) Assinale o princpio da contabilidade que reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a necessidade de diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. a) Entidade b) Registro pelo Valor Original c) Prudncia
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

41

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) Continuidade e) Atualizao Monetria luz da lei n. 6.404/1976, da Resoluo CFC n. 750, de 29/12/1993, e das demais normas pertinentes, julgue os itens a seguir. ( ) (UnB/INSS/2003 - adaptada) Diante de opes igualmente aceitveis em relao aos princpios de contabilidade, o princpio da prudncia impe a escolha da hiptese de que resulte maior patrimnio lquido. ( ) (UnB/INSS/2003) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. O patrimnio pertence entidade e a recproca verdadeira. Da soma ou agregao contbil de patrimnio autnomo resulta nova entidade. (ESAF/AFRFB/09) A Lei n. 6.404/76, com suas diversas atualizaes, determina que, ao fim de cada exerccio social, com base na escriturao mercantil da companhia, exprimindo com clareza a situao do patrimnio e as mutaes ocorridas no exerccio, a diretoria far elaborar as seguintes demonstraes financeiras: a) balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; demonstrao dos fluxos de caixa; e, se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao dos fluxos de caixa; e demonstrao do valor adicionado. balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do execcio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e, se companhia aberta, demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao dos fluxos de caixa; e, se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado.

b) c)

d)

e)

(ESAF/TRF/2002.2) A seguir so apresentadas cinco assertivas relacionadas s sociedades por aes. Quatro delas so verdadeiras. Assinale a opo que contm a afirmativa incorreta.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

42

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho a) O exerccio social tem a durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. b) As demonstraes de que trata o item anterior so balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido. c) Ao fim de cada exerccio social, a Diretoria far elaborar demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio. d) As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. e) As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assemblia geral. (ESAF/ATE/MS/2001) As contas e saldos listados a seguir foram extrados, entre outras contas, do Livro Razo da Cia. Comercindstria, no ltimo dia do exerccio social: Contas (em ordem alfabtica) Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer saldos (R$) 100,00 150,00 200,00 250,00 300,00 950,00 900,00 850,00 800,00 750,00 700,00 650,00 600,00 550,00 500,00 450,00 400,00 350,00 300,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

43

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Considerando, exclusivamente, as contas acima listadas, podemos verificar que os saldos devedores e os crditos da empresa esto nelas evidenciados, respectivamente, pelos valores de: a) R$ 5.650,00 e R$ 4.100,00 b) R$ 2.700,00 e R$ 3.800,00 c) R$ 2.900,00 e R$ 4.200,00 d) R$ 5.300,00 e R$ 4.450,00 e) R$ 5.650,00 e R$ 3.000,00 (ESAF/TRF-2002.2 - Adaptada) Os itens abaixo contm agrupamentos de trs contas cada um. Assinale aquele que s contm contas com o mesmo tipo de saldo. a) Reservas Estaturias, Proviso para Ajuste de Estoque e Despesas Provisionadas. b) Duplicatas a Pagar, Duplicatas Protestadas e Duplicatas Descontadas. c) ICMS Sobre Vendas, ICMS a Recuperar e ICMS a Recolher. d) Proviso para Frias, Proviso para Imposto de Renda e Crditos de Liquidao Duvidosa. e) Aes de Coligadas, Aes de Controladas e Aes em Tesouraria. (ESAF/TRF/2002) Estudiosos notveis da Contabilidade tm-na contemplado com diversas teorias e proposies. Trs dessas teorias sobrevivem e, hoje, so consideradas principais. Uma delas, conhecida como Teoria Personalista ou Personalstica, classifica todas as contas em: a) contas patrimoniais e contas diferenciais. b) contas integrais e contas diferenciais. c) contas patrimoniais e contas de resultado. d) contas de agentes consignatrios e contas de proprietrio. e) contas de agentes e contas de proprietrio. (ESAF/MPOG/2000) Caracteriza fato contbil misto diminutivo a operao representada pelo lanamento a) D - Fornecedores C - Banco - Conta Movimento C - Abatimentos sobre Compras b) D - Caixa C - Duplicatas a Receber C - Receitas Financeiras c) D C C C Veculos - novos Caixa Ttulos a Pagar Veculos antigos www.pontodosconcursos.com.br 44

Professora Ivana Agostinho

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) D - Emprstimos de Scios C - Capital a Integralizar e) D - Emprstimos Bancrios D - Encargos Financeiros sobre Dvidas Repactuadas C - Ttulos a Pagar (ESAF/ Analista Contbil-Financeiro CE/07) Assinale abaixo a assertiva verdadeira. Na equao geral do sistema contbil, tambm so considerados como aplicao de recursos: a) os aumentos de ativo, os aumentos de despesas e as diminuies passivo. b) os aumentos de patrimnio lquido, os aumentos de resultado e diminuies de passivo. c) os aumentos de ativo, os aumentos de patrimnio lquido e diminuies de passivo. d) os aumentos de ativo, os aumentos de resultado e as diminuies passivo. e) os aumentos de passivo, os aumentos de patrimnio lquido e diminuies de ativo. (ESAF/AFRF/2002) A empresa Livre Comrcio Ltda. seguintes operaes ao longo do ms de setembro de 2001: realizou de as as de as as

I. venda vista de mercadorias por R$ 300,00, com lucro de 20% sobre as vendas; II. pagamento de duplicatas de R$ 100,00, com juros de 15%; III. prestao de servios por R$ 400,00, recebendo, no ato, apenas 40%; e IV. pagamento de ttulos vencidos no valor de R$ 200,00, com desconto de 10%. Analisando as operaes acima listadas podemos afirmar que, em decorrncia delas, a) o ativo recebeu dbitos de R$ 460,00. b) o ativo aumentou em R$ 165,00. c) o patrimnio lquido aumentou em R$ 460,00. d) o passivo recebeu crditos de R$ 300,00. e) o passivo diminuiu em R$ 335,00. At a prxima! Abraos, Ivana.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

45

You might also like