You are on page 1of 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF.

GRACIANO ROCHA

AULA 04

Saudaes, caro aluno! Hoje trataremos de um dos principais contedos relativos a oramento pblico, a despesa. Na primeira parte, trataremos das classificaes a ela aplicveis, entre as quais se destaca a classificao pela natureza da despesa. Posteriormente, estudaremos as fases da execuo da despesa. Porm, inicialmente, veremos alguns conceitos preliminares, que serviro de subsdio para questionamentos mais bsicos e para o prprio entendimento progressivo do contedo. Ento, vamos em frente. Boa aula!

GRACIANO ROCHA

DESPESA PBLICA Despesa oramentria e extraoramentria Como princpio, a despesa pblica deve ser aplicada numa finalidade pblica. Isso pode envolver tanto atendimento direto a necessidades de segmentos da populao quanto a necessidades de estruturas do prprio governo. Tambm necessrio que a execuo da despesa se d por ordem de pessoal responsvel, com legitimidade estabelecida por atos normativos para manejo dos recursos pblicos. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico (MCASP) traz dois conceitos complementares a respeito da despesa, com os quais iniciaremos nosso estudo:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 1 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

[despesas oramentrias] dependem de autorizao legislativa para sua efetivao. As despesas de carter oramentrio necessitam de recurso pblico para sua realizao e constituem instrumento para alcanar os fins dos programas governamentais. despesa oramentria fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial.
Esses conceitos nos permitem separar, inicialmente, oramentrias das despesas extraoramentrias. as despesas

Como os trechos do MCASP acima permitem antever, a despesa oramentria depende de autorizao legislativa para sua execuo. Essa autorizao ocorre ora por meio dos crditos iniciais, veiculados na LOA, ora por meio dos crditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinrios). As despesas autorizadas na LOA ou nos crditos adicionais refletem a aplicao de recursos pretendida pelo governo, nos programas escolhidos no mbito de seu planejamento e de suas prioridades. Como resta evidente, para a execuo da despesa oramentria, necessria a existncia de recursos pblicos para suport-la. Portanto, para realizar a despesa, preciso que haja tanto o crdito oramentrio (que representa a permisso para o gasto) quanto o respaldo financeiro correspondente.

Crdito X recurso Vale a pena deixar bem diferenciadas essas palavras, que tm uma relao muito prxima. A palavra crdito, na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra recurso corresponde ao aspecto financeiro do oramento, ou seja, ao dinheiro cuja utilizao foi autorizada mediante o crdito.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 2 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Assim, no estudo da matria oramentria, verificamos fatos ligados ao oramento que envolvem reflexos financeiros e outros que implicam apenas lanamentos contbeis (fatos estritamente oramentrios). No caso da execuo da despesa, inicialmente ocorrem fatos oramentrios, no nascimento e na confirmao da obrigao a pagar, e o impacto financeiro registrado ao final, com a quitao junto ao credor.

Por outro lado, tal qual ocorre com a receita, tambm existem as despesas extraoramentrias. Essas despesas representam a devoluo de recursos que estavam em poder do ente pblico, mas que no pertenciam realmente ao errio, e que, portanto, no podem ser executados em favor de aes governamentais. Para essa devoluo de recursos que caracteriza as despesas extraoramentrias, no necessria qualquer autorizao legislativa. Basta a liberao financeira ao favorecido. As despesas extraoramentrias, segundo o MCASP, decorrem de sadas compensatrias no ativo e no passivo financeiro, tais como: devoluo dos valores de terceiros, anteriormente depositados; recolhimento de consignaes/retenes; pagamento das operaes de crdito por antecipao de receita (ARO). Desse modo, as despesas extraoramentrias sero, muitas vezes, a contrapartida de receitas extraoramentrias, cuja devoluo exigida.

Por sua prpria natureza, o foco de nosso estudo repousar sobre as despesas oramentrias, que caracterizam a aplicao de recursos nos programas institudos pelo governo.

Como isso cai na prova?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 3 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

1.

(ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) Constitui requisito para a despesa pblica: a) divulgao da execuo oramentria. b) participao do legislativo. c) realizao de audincias, debates e consultas pblicas. d) controle pelos tribunais de contas. e) licitao.

2.

(FCC/ANALISTA/TRE-PI/2009) caracteriza-se por

Uma

despesa

extraoramentria

(A) provocar uma reduo efetiva na situao lquida patrimonial. (B) modificar, simultaneamente, contas do ativo financeiro e do passivo permanente. (C) modificar, simultaneamente, contas do ativo financeiro e do ativo permanente. (D) provocar uma reduo do supervit financeiro. (E) no precisar de autorizao legislativa para a sua ocorrncia. 3. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) A respeito extraoramentrios, tambm conhecidos extraoramentria, correto afirmar: dos como dispndios despesa

a) toda baixa no patrimnio no prevista na lei oramentria um dispndio extraoramentrio. b) a sada de recursos a ttulo extraoramentrio no se observa nas entidades da administrao direta em razo de estarem submetidas lei oramentria anual. c) os dispndios, quando ocorrem, extraoramentrios do mesmo exerccio. advm de ingressos

d) os dispndios extraoramentrios esto relacionados sempre com as operaes da atividade fim da entidade.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 4 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

e) no alteram a situao patrimonial lquida, visto que so oriundos de fatos contbeis permutativos. 4. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) Enquanto a execuo oramentria se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, a execuo financeira representa a utilizao de crditos financeiros. Na tcnica oramentria, reserva-se o termo recurso para designar o lado oramentrio e crdito para o lado financeiro.

Conforme visto, uma das principais condies para a despesa oramentria ter sido autorizada pelo Legislativo, o que pode se concretizar tanto mediante a LOA quanto por crditos adicionais. Nas demais assertivas, temos aspectos posteriores despesa ou no obrigatrios (no caso das audincias pblicas). Gabarito: B. Na questo 2, devemos observar que despesa extraoramentrias, por serem operaes compensatrias (devolues de recursos de terceiros), no implicam reduo patrimonial, j que o Estado no chega a se apoderar desses recursos, e representam fatos apenas financeiros. Das alternativas, a afirmao correta a de que no necessria autorizao legislativa para a realizao da despesa extraoramentria. Gabarito: E. Na questo 3, temos o seguinte: Letra A: h baixas no patrimnio que decorrem de fatos relativos a bens e direitos, no a recursos; nesses casos, no se fala em despesas, mas em decrscimos patrimoniais. Letra B: no se observa essa condio na administrao pblica. Letra C: no h vinculao entre dispndios extraoramentrios e ingressos extraoramentrios do mesmo exerccio; as sadas podem ocorrer em exerccios distintos. Letra D: no existe relao entre atividades finalsticas ou atividades meio e dispndios extraoramentrios; podem se observar ambos os casos. Letra E: os ingressos extraoramentrios realmente no envolvem alterao quantitativa patrimonial. Gabarito: E.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 5 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

No caso da questo 4, inverteram-se os conceitos: crdito oramentrio e recurso financeiro. Questo ERRADA.

CLASSIFICAO PELA NATUREZA DA DESPESA A classificao por natureza da despesa, ou classificao econmica da despesa, correspondente classificao por natureza da receita, que j estudamos. Tambm agora, todos os entes federados so obrigados a adotar os padres indicados pela Lei 4.320/64. E isso permite que se conhea a dimenso e o perfil do gasto pblico, agregado nacionalmente. A receita, quanto a essa classificao econmica, era desmembrada em categoria econmica, origem, espcie, rubrica, alnea e subalnea, confere? No mbito da despesa, originalmente, a Lei 4.320/64 trouxe a classificao por natureza em categorias econmicas, subcategorias econmicas e elementos de despesa. Detalhe: esse ltimo nvel, o elemento de despesa, devia constar obrigatoriamente da LOA, tornando a despesa muito amarrada (tratamos disso ao falar do princpio da discriminao). Conforme a Lei, elemento de despesa o

desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao pblica para consecuo dos seus fins.
Entretanto, por meio de uma portaria (Portaria Interministerial STN/SOF 163/2001), foi alterada a classificao da despesa da Lei 4.320/64. Nessa Portaria 163/2001, o elemento de despesa deixou de ser obrigatrio na LOA, podendo ser discriminado apenas no momento da execuo oramentria, e acrescentou-se mais um nvel de classificao (a Portaria chamou esse nvel apenas de informao gerencial): a modalidade de aplicao. Portanto, atualmente, a classificao pela natureza da despesa composta por: categoria econmica;

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 6 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

grupo de natureza da despesa; modalidade de aplicao (indicada como informao gerencial); elemento de despesa; desdobramento do elemento (facultativo). Em seguida, vamos conversar mais detalhadamente sobre esses nveis de classificao.

Categoria econmica. Assim como afirmamos ao estudar a receita, a categoria econmica da despesa indica o efeito que ela ter sobre a economia (transferncias de recursos, montante de gastos com custeio consumo do governo, nvel de investimentos etc.). Temos, assim como na receita, as categorias despesas correntes e despesas de capital. As despesas correntes representam gastos de manuteno da mquina estatal. Portanto, as atividades normais, cotidianas, que garantem a prestao dos servios e o funcionamento dos rgos/entidades so custeadas por essa categoria de despesa. Segundo o MCASP, as despesas correntes so aquelas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital . As despesas de capital relacionam-se com a aquisio/modificao do patrimnio pblico. Trata-se da aplicao de recursos em bens/servios que resultaro na expanso, ou, ao menos, na transformao do patrimnio estatal. Novamente conforme o MCASP, despesas de capital so as que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital . Normalmente, associa-se classificao por natureza da despesa a classificao quanto ao resultado primrio, j vista na aula sobre receita. Assim, despesas primrias so aquelas no compostas por itens financeiros, como pagamento de juros e amortizao de dvida. Estas so consideradas despesas financeiras, ou no primrias.

Como isso cai na prova?


Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 7 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

5.

(ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) Quanto ao aspecto legal, a despesa oramentria pode ser estudada de acordo com os enfoques jurdico, econmico e administrativo-legal. Identifique a nica opo falsa no que diz respeito ao enfoque econmico.

a) A despesa oramentria dividida em duas categorias bsicas, que so as despesas correntes e as despesas de capital. b) As despesas de capital so despesas sem as quais a mquina administrativa e de servios do Estado no funcionaria e, neste item, so includas as despesas do governo relacionadas com o pagamento dos encargos da dvida pblica. c) Por meio das despesas por categorias econmicas, possvel apurar a capacidade de poupana do governo e o peso de cada componente na estrutura de gastos. d) As despesas correntes so as que se referem a desembolsos ou aplicaes das quais no resulta compensao patrimonial e, consequentemente, geram diminuio no patrimnio. e) Os gastos governamentais por categorias econmicas so apresentados nos balanos gerais de cada unidade que compe a estrutura governamental. 6. (ESAF/APO/MPOG/2008) Com base no Manual Tcnico do Oramento 2008, a despesa classificada em duas categorias econmicas: despesas correntes e despesas de capital. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito Despesa.

a) Classificam-se em despesas correntes todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. b) Investimentos so despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. c) Agrupam-se em amortizao da dvida as despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna ou externa.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 8 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

d) So includas em inverses financeiras as despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. e) Classificam-se em despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital, incluindo-se as despesas com o pagamento de juros e comisses de operaes de crdito internas. 7. (ESAF/AFC/CGU/2008) Toda despesa corrente uma despesa primria, mas nem toda despesa primria uma despesa corrente.

Na questo 5, o erro est em afirmar que as despesas de capital relacionam-se manuteno da mquina pblica. Esse papel cumprido pelas despesas correntes. Gabarito: B. Na questo 6, o pagamento de juros e comisses classifica-se como despesas correntes. Gabarito: E. A questo 7 est ERRADA. Nem toda despesa corrente primria; o pagamento de juros, que despesa corrente, corresponde a uma despesa financeira.

Grupo de natureza da despesa. Originalmente, na Lei 4.320/64, o nvel de classificao abaixo das categorias econmicas no recebeu denominao especfica, mas a doutrina instituiu a figura das subcategorias econmicas. A partir da Portaria 163/2001, substituiu-se a subcategoria econmica pelo grupo de natureza da despesa. Os grupos de natureza da despesa constituem, conforme a Portaria 163, a agregao de elementos de despesa que apresentam as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto. Nessa classificao econmica, temos os seguintes grupos, distribudos segundo as categorias:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 9 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Dentro de cada grupo relacionado acima, encontram-se os correspondentes elementos de despesa, que traro a dimenso concreta da despesa no momento de sua execuo.

Os grupos de 1 a 3 acima correspondem categoria das despesas correntes, e os de 4 a 6, s despesas de capital.


Vejamos os conceitos trazidos pelo MCASP sobre os grupos de natureza da despesa: Pessoal e encargos sociais: remuneratria, decorrentes de: despesas oramentrias de natureza

efetivo exerccio de cargo, emprego ou funo de confiana no setor pblico; pagamento dos proventos de aposentadorias, reformas e penses; obrigaes trabalhistas de responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de salrios; contribuio a entidades fechadas de previdncia; outros benefcios assistenciais classificveis neste grupo de despesa; outras parcelas de cunho remuneratrio. Juros e encargos da dvida: despesas oramentrias com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas contratadas, bem como da dvida pblica mobiliria (pagamento relativo ao resgate de ttulos pblicos).
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 10 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Outras despesas correntes: Despesas oramentrias com aquisio de material de consumo, pagamento de dirias, contribuies, subvenes, auxlio-alimentao, auxlio-transporte, alm de outras despesas da categoria econmica "Despesas Correntes" no classificveis nos demais grupos de natureza de despesa. Investimentos: despesas oramentrias com softwares e com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. Inverses financeiras: despesas oramentrias com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas. Amortizao da dvida: despesas oramentrias com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna e externa, contratual ou mobiliria.

Quanto aos investimentos e inverses financeiras, a forma mais simples de tentar diferenciar esses grupos de despesas de capital a seguinte: investimentos significam injeo de recursos em bens de capital novos, ou criao de bens de capital, que aumentam o produto interno bruto; inverses financeiras implicam a aquisio de bens de capital j existentes, sem alterao do PIB. Se voc no lembra imediatamente, bens de capital so bens produtivos, por meio dos quais so obtidos novos bens e servios. Ou seja, so bens dos quais decorrem novas atividades econmicas e, por isso mesmo, aumento da riqueza. Eles se opem aos bens de consumo, que atendem diretamente as necessidades e desejos dos consumidores. Na Lei 4.320/64, a conceituao desses grupos a seguinte:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 11 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Classificam-se como investimentos as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e constituio ou aumento do capital de emprsas que no sejam de carter comercial ou financeiro. Classificam-se como Inverses Financeiras as dotaes destinadas a: aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de emprsas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; III - constituio ou aumento do capital de entidades ou emprsas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros. J no MCASP, temos a seguinte distino: Investimentos: Despesas oramentrias com softwares e com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. Inverses financeiras: Despesas oramentrias com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas, alm de outras despesas classificveis neste grupo.

Como isso cai na prova?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 12 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

8.

(FCC/ANALISTA/TJ-SE/2009) O agregador de elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto, denomina-se: (A) Grupo de Elementos da Despesa. (B) Categoria Econmica. (C) Categoria Programtica. (D) Grupo Modalidade Econmica. (E) Grupo de Natureza da Despesa.

9.

(ESAF/AFC/CGU/2008) Os Grupos de Natureza da Despesa podem relacionar-se indistintamente com qualquer Categoria Econmica da Despesa.

10. (ESAF/APO/MPOG/2010) Assinale a opo em que a despesa realizada no pode ser classificada como despesa corrente, segundo dispe as normas de classificao da despesa no mbito federal. a) Amortizao do principal da dvida pblica. b) Aquisio de material de consumo mediante suprimento de fundos. c) Pagamento da remunerao a servidores. d) Aquisio de gneros alimentcios para estoque regulador. e) Pagamento de servios de manuteno predial. 11. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) Considerada a categorizao da despesa pblica, classificam-se como investimentos as despesas com o (a): a) planejamento e a execuo de obras. b) aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. c) aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital. d) constituio ou aumento do capital de empresas. e) pagamento de contribuies e subvenes.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 13 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

12. (ESAF/ACE/TCU/2006) Identifique a opo falsa com relao classificao da despesa pblica segundo a natureza, contida na Portaria Interministerial n. 163, de 4 de maio de 2001, a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de governo. a) Categoria econmica. b) Grupo de natureza da despesa. c) Elemento de despesa. d) Modalidade de aplicao. e) Desdobramento obrigatrio do elemento de despesa. 13. (ESAF/AFC/CGU/2008) So exemplos de despesas de capital aquelas derivadas do pagamento do servio da dvida: Juros e amortizao da dvida. Na questo 8, conforme estabelecido na Portaria 163/2011, o conceito trazido pelo enunciado corresponde ao grupo de natureza da despesa. Gabarito: E. A questo 9 est ERRADA: os grupos de natureza da despesa so vinculados respectiva categoria econmica (grupos 1, 2 e 3 relacionam-se s despesas correntes e os grupos 4, 5 e 6, s despesas de capital). Na questo 10, temos o seguinte: o salrio do professor uma despesa com pessoal (corrente); a aquisio de aes uma despesa de capital, do grupo inverses financeiras; a conservao de ruas envolve gastos com outras despesas correntes; o pagamento de juros e encargos um dos grupos da despesa corrente; e a aquisio de material de consumo tambm se trata de outras despesas correntes. Gabarito: B. Das opes da questo 11, a que indica um investimento trata do planejamento e execuo de obras. Gabarito: A. Na questo 12, a opo que no se relaciona com a classificao econmica da despesa o desdobramento obrigatrio do elemento de despesa. Como vimos, esse desdobramento facultativo. Gabarito: E. A questo 13 est ERRADA: apenas a amortizao da dvida uma despesa de capital. Os juros so despesas correntes.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 14 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Modalidade de aplicao. A modalidade de aplicao indica a forma como a despesa ser executada: ou diretamente pelos rgos e entidades do ente pblico responsvel pela despesa, ou mediante transferncias. A despesa pode ser executada por meio de transferncias a Municpios, a Estados/DF, a entidades privadas, Unio etc. A instituio desse nvel de classificao deu-se com a Portaria Interministerial 163/2001, que tambm instituiu a modalidade de aplicao como ltimo nvel obrigatrio da classificao econmica a constar da LOA (ou seja, demonstrar na LOA o elemento de despesa passou a ser facultativo). A ideia, ao se adotar a modalidade de aplicao, foi eliminar a dupla contagem de recursos e despesas nos casos de transferncia ou descentralizao. Como assim dupla contagem? Por exemplo, na contratao da Imprensa Nacional por rgos e entidades da Administrao Federal, para publicao de seus atos e normas no Dirio Oficial da Unio, h dispndios dos rgos/entidades contratantes e ingressos financeiros em favor da Imprensa. Entretanto, para a Unio como um todo, no h nem receita nem despesa, pelo simples fato de no ter havido entrada ou sada de recursos do Tesouro Nacional apenas uma circulao interna. Se o registro de receitas e despesas, nesse tipo de operao, fosse feito do modo tradicional, seria criado um volume irreal de entradas e sadas financeiras, prejudicando a exatido das informaes sobre a execuo do oramento. Diante disso, para evitar esse risco de desinformao, utilizam-se as receitas intraoramentrias e, em contrapartida, as despesas intraoramentrias, que representam uma modalidade de aplicao especfica (modalidade 91: Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social). Com isso, os rgos e entidades que participam de operaes financeiras recprocas (aquisies de bens/servios, pagamento de tributos etc.)

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 15 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

registram suas respectivas receitas e despesas, mas a Unio, ao agregar as informaes, no considerar tais movimentaes de recursos para fechar seus balanos. Os atuais cdigos de modalidade de aplicao so os seguintes:

Como isso cai na prova?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 16 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

14. (FCC/TCNICO SUPERIOR/PGE-RJ/2009) Para a classificao da despesa quanto sua natureza deve ser analisada a categoria econmica, o grupo ao qual pertence, a modalidade de aplicao e o objeto de gasto. Quanto modalidade de aplicao, pode ser classificada como despesa (A) direta ou por transferncia. (B) corrente ou de capital. (C) com pessoal, encargos sociais ou da dvida. (D) com investimentos, inverses financeiras ou amortizao de dvida. (E) de custeio, transferncias correntes, investimentos ou transferncias de capital. 15. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) O administrador pblico federal, ao elaborar o oramento nas modalidades de aplicao 30, 40, 50 e 90, est sinalizando para a sociedade que a) a estratgia na aplicao dos recursos prioriza a regio onde se localiza a entidade, embora mediante transferncia. b) a estratgia ser entregar os recursos a outra entidade pblica da mesma esfera de governo e que a aplicao ocorrer sob sua superviso. c) a estratgia, na realizao da despesa, ser transferir os recursos a estados, municpios e entidades privadas, bem como aplicar, ela mesma, parte destes. d) a entidade possui projetos e atividades tanto da rea fim quanto da rea meio. e) os bens e servios a serem adquiridos sero utilizados pela prpria entidade no desempenho de suas atividades. 16. (CESPE/AUDITOR/AUGE-MG/2009) A modalidade de aplicao objetiva possibilita a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados. 17. (ESAF/AFC/CGU/2008) Segundo a Portaria Interministerial n. 163/2001, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, dever constar da Lei Oramentria, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicao e elemento da despesa.
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 17 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Na questo 14, considerando que a modalidade de aplicao indica se a execuo da despesa se dar pelo prprio ente pblico ou por agente que receba transferncia, o gabarito A. Na questo 15, a execuo da despesa sob as modalidades de aplicao referidas indica tanto transferncias aos entes subnacionais e entidades sem fins lucrativos quanto execuo direta dos gastos. Gabarito: C. A questo 16 repete a noo utilizada no MCASP, destacando a funo principal da modalidade de aplicao. Questo CERTA. A questo 17 est ERRADA. Quanto classificao econmica, a LOA deve explicitar obrigatoriamente at a modalidade de aplicao.

Elemento de despesa e desdobramento facultativo: relembrando a lio vista acima, atualmente, na lei oramentria, a despesa, quanto classificao pela natureza, classificada no mnimo em categoria econmica, grupo de natureza da despesa e modalidade de aplicao (codificao em 4 dgitos: C.G.MM). O elemento de despesa pode surgir tambm na LOA, mas no obrigatoriamente (codificao em seis dgitos: C.G.MM.EE). Alm disso, se for necessrio, o ente pblico poder desdobrar, facultativamente, o elemento de despesa, para tornar a classificao ainda mais fiel ao gasto a ser realizado. Nessa hiptese, a codificao da despesa ter 8 dgitos, com o acrscimo do desdobramento facultativo (C.G.MM.EE.DD).

Como isso cai na prova? 18. (FCC/ANALISTA/TRF-02/2007) Tratando-se de despesa pblica, na Lei de Oramento a discriminao da despesa oramentria ser feita, no mnimo, por elementos. Entende-se por elementos: (A) a despesa paga margem da Lei Oramentria, independente de autorizao legislativa.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 18 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

(B) ao desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao pblica para a consecuo dos seus fins . (C) o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias. (D) a despesa cuja realizao depende de autorizao legislativa mas pode ser realizada sem crdito oramentrio. (E) a despesa cuja realizao no depende de autorizao legislativa e pode ser realizada sem crdito oramentrio. 19. (FCC/ANALISTA/TRT-24/2006) Tendo em vista o Princpio da Transparncia Pblica, existe a obrigatoriedade do desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades da escriturao contbil e controle da execuo oramentria. 20. (FCC/ANALISTA/MP-PE/2006) No oramento, a classificao econmica da despesa deve ser desdobrada at o nvel de categoria. 21. (CESPE/ANALISTA/ANA/2006) Mesmo que a lei de oramento discrimine a despesa de capital em nvel de elemento, poder a administrao pblica, para sua execuo, utilizar desdobramento que melhor atenda suas necessidades. O conceito de elemento de despesa, como disposto na Lei 4.320/64, o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao pblica para consecuo dos seus fins. Gabarito: B. No h obrigatoriedade de desdobrar os elementos de despesa em nveis inferiores de classificao econmica. Essa uma faculdade posta disposio das unidades executoras do oramento. A questo 19 est ERRADA. A questo 20 est ERRADA: a classificao econmica, no oramento, deve ser desdobrada em categoria, grupo e modalidade de aplicao, conforme disciplinado pela Portaria 163/2001. A questo 21 est CERTA. Como vimos, possvel desdobrar, se necessrio, o elemento de despesa, para enquadrar ainda melhor o gasto a ser realizado.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 19 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

CLASSIFICAO INSTITUCIONAL DA DESPESA A classificao institucional identifica quem so as estruturas responsveis (ou, na linguagem do edital, os agentes responsveis) pela execuo da despesa. Nessa classificao, apontam-se o rgo oramentrio e a unidade oramentria, subordinada quele. Apesar da sugesto do nome, rgo oramentrio no corresponde sempre a rgo no sentido dado pelo Direito Administrativo. Tanto rgos, significando estruturas da administrao direta, quanto entidades da administrao indireta submetem-se a essa categorizao. Na verdade, rgo oramentrio um agrupamento ainda mais aberto. Segundo o Manual Tcnico de Oramento (MTO), editado pela Secretaria de Oramento Federal (SOF/MPOG),

Um rgo ou uma unidade oramentria no corresponde necessariamente a uma estrutura administrativa, como ocorre, por exemplo, com alguns fundos especiais e com os rgos Transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios, Encargos Financeiros da Unio, Operaes Oficiais de Crdito, Refinanciamento da Dvida Pblica Mobiliria Federal e Reserva de Contingncia.
Nesse sentido, s vezes o rgo oramentrio no corresponder a um agente ou estrutura responsvel pela execuo de despesas, mas a agrupamentos de despesas. Assim, geralmente, a classificao institucional aponta quem realiza a despesa.

Ateno: j houve questes que tentaram misturar a classificao institucional com a classificao por esfera oramentria. A classificao por esfera, pouco cobrada em provas, indica qual dos trs oramentos institudos pela CF/88 (fiscal, da seguridade e de investimento das estatais) abrange a despesa a se classificar.
As unidades oramentrias so aquelas indicadas na LOA como titulares das dotaes. Assim, no momento de executar a despesa, os procedimentos pertinentes execuo se daro por agentes dessa unidade oramentria.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 20 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A classificao institucional se utiliza de cinco dgitos, sendo os dois primeiros representantes do rgo e os trs ltimos, da unidade oramentria (OO.UUU). Antes de prosseguir nesse assunto, vamos tratar de diferenciar os tipos de unidades que integram os rgos e entidades da Administrao, conforme os conceitos da STN:

Unidade Oramentria: unidade qual o oramento da Unio consigna dotaes especificas para a realizao de seus programas de trabalho e sobre os quais exerce o poder de disposio. Unidade Administrativa: unidade qual a lei oramentria anual no consigna recursos e que depende de destaques ou provises para executar seus programas de trabalho. Unidade Gestora: Unidade oramentria ou administrativa investida do poder de gerir recursos oramentrios e financeiros, prprios ou sob descentralizao.
Portanto, para diferenciar esses tipos de unidades, vamos repisar que a unidade oramentria aquela que surge na LOA como titular da dotao. As unidades administrativas no so beneficirias diretas de dotaes da LOA. Por isso, para executarem suas atribuies, precisam de transferncias oramentrias e financeiras, com o que podero efetuar os pagamentos das despesas. Por fim, as unidades gestoras podem ser tanto oramentrias (titulares das dotaes na LOA) quanto administrativas. Seu diferencial o poder de gerir (transferir, receber, controlar e executar) dotaes oramentrias e recursos financeiros, ultrapassando a simples execuo dos estgios da despesa. Assim, como a execuo do oramento tambm fica a cargo de unidades administrativas e gestoras sem presena na LOA, frequente a transferncia, por parte das unidades oramentrias, de dotaes e seus recursos correspondentes para essas unidades administrativas e gestoras. Assim, elas so favorecidas indiretamente pela autorizao de gastos da LOA.

Como isso cai na prova?


Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 21 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

22. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A classificao institucional, se for usada predominantemente, permite uma viso global das finalidades dos gastos do governo no sentido de se saber para que est sendo realizada a despesa. 23. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A classificao institucional reflete a estrutura organizacional de execuo dos crditos e est estruturada em trs nveis hierrquicos, a saber: rgo, unidade oramentria e unidade gestora. 24. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A classificao institucional, quando combinada com a classificao funcional e com a estrutura programtica, possibilita identificar a unidade responsvel pela execuo de um determinado programa. 25. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) Toda unidade oramentria tem uma estrutura administrativa correspondente, o que pode ser exemplificado por alguns fundos especiais e pela unidade oramentria denominada transferncias a estados, Distrito Federal e municpios. A classificao institucional apenas permite visualizar a estrutura administrativa responsvel pela execuo da despesa, no chegando a assinalar a finalidade do gasto. Para tanto, utiliza-se a classificao por programas. A questo 22 est ERRADA. A questo 23 tambm est ERRADA: no h o nvel de classificao unidade gestora na classificao institucional. A questo 24 est CERTA. O cruzamento de informaes mencionado permite a verificao da responsabilidade de determinada unidade por um programa. A questo 25 contraria uma das observaes que fizemos sobre a classificao institucional: nem sempre uma unidade oramentria (ou rgo oramentrio) corresponde a uma estrutura administrativa. Questo ERRADA.

CLASSIFICAO FUNCIONAL A classificao funcional da despesa, aplicvel a todos os entes federados, composta de dois nveis: funo e subfuno, formando um cdigo numrico de cinco dgitos (dois para a funo e trs para a subfuno).
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 22 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Nos dizeres da Portaria MOG 42/99, que estabeleceu a atual classificao funcional, entende-se por funo

o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A funo quase sempre se relaciona com a misso institucional do rgo, por exemplo, cultura, educao, sade, defesa, que, na Unio, guarda relao com os respectivos Ministrios.
Assim, funes correspondem aos maiores setores de atuao do governo: educao, transporte, sade, segurana pblica etc. As subfunes so o detalhamento das funes. Segundo a mesma Portaria, a subfuno trata-se de uma partio da funo, visando a agregar determinado subconjunto de despesa do setor pblico. Por exemplo, compreendidas na funo Energia, temos as subfunes Conservao de Energia; Energia Eltrica; Petrleo; e lcool.

Um detalhe interessante, e importante para concursos, que as subfunes podem ser cruzadas com funes diferentes da sua matriz. Por exemplo, a subfuno Desenvolvimento Cientfico, da funo Cincia e Tecnologia, pode se relacionar com a funo Educao, para discriminar uma despesa referente ao apoio concedido a universidades federais, para publicao de pesquisas. Em sentido contrrio a essa possibilidade de cruzamentos, as subfunes pertencentes funo Encargos Especiais s podem ser combinadas com esta ltima. que, diferentemente das outras, a funo Encargos Especiais e suas subfunes dizem respeito a uma atuao genrica do governo, ou, como disse a questo, englobam despesas s quais no se podem associar bens ou servios.
A finalidade da classificao funcional, segundo o professor James Giacomoni, fornecer as bases para a apresentao de dados e estatsticas sobre os gastos pblicos nos principais segmentos em que atuam as organizaes do Estado.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 23 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Como isso cai na prova? 26. (FCC/TCNICO SUPERIOR/PGE-RJ/2009) Se os cidados estiverem interessados em conhecer os dados e estatsticas sobre os gastos pblicos nos principais segmentos em que atuam as organizaes do Estado, ou seja, no maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico devero consultar a classificao da despesa (A) por elementos de despesa. (B) funcional. (C) por programas. (D) institucional. (E) por categorias econmicas. 27. (ESAF/ANALISTA/CVM/2010) Acerca da classificao funcional da despesa, correto afirmar que: a) a subfuno, indicada pelos dois primeiros dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo. b) as subfunes no podem ser combinadas com funes diferentes das quais estejam originariamente relacionadas. c) via de regra, a programao de um rgo classificada em uma nica funo e subfuno. d) no possvel haver matricialidade na relao entre ao e subfuno. e) a funo, indicada pelos trs primeiros dgitos da classificao funcional, representa o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. 28. (CESPE/ANALISTA/MCT/2008) A classificao funcional busca responder, basicamente, indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada, sendo que a funo encargos especiais engloba as despesas s quais no se pode associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. 29. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) A classificao funcional composta por um rol de funes e subfunes prefixadas e padronizadas
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 24 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

para a Unio, os estados, o DF e os municpios, as quais serviro de agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental. 30. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) As subfunes representam as aes desenvolvidas pelo governo, direta ou indiretamente, reunidas em seus grupos maiores, para procurar alcanar os objetivos nacionais, representando o maior nvel de agregao das aes do governo. 31. (CESPE/ANALISTA/TCE-AC/2009) A classificao funcional da despesa tem subfunes que no podem ser combinadas com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas. O enunciado da questo 26, ao tratar das reas que competem ao setor pblico, refere-se classificao funcional da despesa. Gabarito: B. Na questo 27, temos as seguintes observaes: A: a subfuno indicada pelos ltimos trs nveis da classificao funcional; B: possvel a combinao entre funes e subfunes no relacionadas quelas (exceto quanto funo Encargos Especiais e suas subfunes); C: no h vinculao to forte entre as classificaes institucional e funcional; comum a execuo da despesa dos rgos em diversas funes distintas; D: realmente, aes, que pertencem classificao por programas, vista mais frente, vinculam-se exclusivamente a uma s subfuno; entre essas classificaes, h maior identidade (inclusive, at 1999, elas integravam uma s classificao, chamada funcional-programtica); E: a funo, apesar de corresponder ao maior nvel de agregao das reas de atuao do setor pblico (permitindo a agregao dos gastos de todos os entes federados por reas de atuao), representada pelos primeiros dois algarismos da classificao funcional. Gabarito: D. A questo 28 resume apropriadamente o objetivo da classificao funcional da despesa, e destaca bem o carter neutro da funo Encargos Especiais. Questo CERTA. A questo 29 indica os dois nveis da classificao funcional e a obrigao de todos os entes federados adotarem tal classificao. Questo CERTA.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 25 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 30 est ERRADA. O conceito descrito no enunciado refere-se funo. A questo 31 reflete a exceo relativa s subfunes da funo Encargos Especiais, vinculadas necessariamente a esta. Questo CERTA.

CLASSIFICAO POR PROGRAMAS Segundo o MCASP, programa

o instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores institudos no plano, visando soluo de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.
A estrutura programtica do oramento reflete a vinculao entre as atividades de planejamento e de oramentao. Do lado da estratgia, o Plano Plurianual o instrumento em que se concretiza o planejamento do governo, tendo, como resultado, uma lista de programas, com a viso de mdio prazo para a atuao governamental. Do lado operacional, o programa o ponto de partida para a execuo da Lei Oramentria; as classificaes de despesa e de receita que estamos estudando so, na verdade, complementares organizao programtica. Os programas, na forma como est estruturada atualmente a classificao programtica, so compostos por aes. As aes oramentrias se dividem em trs tipos, conforme estabelecido pela Portaria MOG 42/99:

Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo; Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo;
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 26 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Operaes Especiais: as despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.
Perceba, inicialmente, a grande semelhana entre as definies de projeto e de atividade. Vamos distinguir esses conceitos. A primeira diferena reside nos termos expanso e aperfeioamento da ao de governo, no tocante aos projetos, e na manuteno da ao do governo, relativa s atividades. A partir disso, entende-se que os projetos envolvem uma atuao mais intensiva do poder pblico, aumentando o nvel de esforos empreendidos no alcance dos objetivos de governo. J as atividades, como se conclui da redao da Portaria, dizem respeito continuidade dos servios e das atribuies normais do Estado, tambm em direo ao alcance dos objetivos governamentais. A outra diferena entre projetos e atividades est na durao. Os projetos so limitados no tempo; as atividades se realizam de modo contnuo e permanente. Assim, projetos so espordicos: aumentam ou aperfeioam a ao governamental e se extinguem. Por outro lado, as atividades mantm a atuao governamental no nvel e na qualidade executados. A partir desses comentrios, podemos seguir o entendimento de que, normalmente, projetos esto ligados a despesas de capital, sobretudo investimentos, e que atividades esto ligadas a despesas correntes (custeio). As operaes especiais foram conceituadas pela Portaria MOG 42/99 com uma srie de negaes. No contribuem para manuteno das aes de governo, no resultam num produto e no geram contraprestao. Normalmente, operaes especiais so transferncias e pagamentos diversos, sem retorno direto (contraprestao) para o governo, como indenizaes, aposentadorias, benefcios, precatrios, juros etc. Por fim, na codificao da classificao programtica, h mais um nvel a se destacar. Alm dos programas e das aes que os compem, existe o subttulo, ou localizador do gasto.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 27 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

A definio do subttulo depende da localizao geogrfica dos beneficiados pela ao programtica. Assim, quanto mais restrito o pblico beneficirio de uma ao, mais o subttulo refletir essa regionalizao. Nesse sentido, pode haver aes de alcance nacional (subttulo 0001) at aes restritas a municpios (cada municpio tem seu cdigo de subttulo). Conforme o Manual de Elaborao do PPA,

a adequada localizao do gasto permite maior controle governamental e social sobre a implantao das polticas pblicas adotadas, alm de evidenciar a focalizao, os custos e os impactos da ao governamental.
Na codificao oramentria, designou-se a seguinte classificao: programas recebem um cdigo alfanumrico de quatro dgitos; aes tambm recebem um cdigo alfanumrico de quatro dgitos; o cdigo da ao, o primeiro dgito, que sempre numrico, indica seu tipo: caso seja mpar, a ao um projeto; sendo par, a ao uma atividade; sendo 0, uma operao especial; e, sendo 9, uma ao no oramentria (por exemplo, ao a cargo de outro ente governamental, no financiada pelo prprio ente pblico); subttulos tambm recebem codificao de quatro dgitos, nesse caso, numricos.

Como isso cai na prova? 32. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) O projeto um instrumento de organizao da ao governamental que articula um conjunto de aes e concorre para um objetivo comum preestabelecido, visando a solucionar um problema ou a atender uma necessidade ou demanda da sociedade. 33. (ESAF/APO/MPOG/2008) De acordo com a Portaria n. 42, de 14 de abril de 1999, entende-se por Atividade: a) o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 28 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

b) o maior nvel de agregao das diversas reas da despesa que competem ao setor pblico. c) as despesas que no contribuem para a manuteno das aes do governo. d) um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo. e) as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. 34. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) Assinale a opo correta, em relao classificao programtica e econmica da despesa, no mbito da Administrao Federal. a) Os programas so compostos por aes que, articuladas, concorrem para o cumprimento de um objetivo comum, enquanto que a classificao econmica define objeto do gasto. b) Os programas delineiam as reas de atuao e a classificao econmica define a origem dos recursos a serem aplicados. c) A classificao programtica constitui-se na definio das reas de atuao do governo e a classificao econmica define os critrios de pagamentos da despesa. d) A classificao econmica se preocupa com a origem dos recursos, enquanto os programas definem as prioridades do ponto de vista macroeconmico. e) A classificao programtica tal como a classificao econmica pode ser mensurada por indicadores de desempenho. 35. (ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) Assinale a opo verdadeira tendo como base as disposies da Portaria MOG n. 42/1999 a respeito da discriminao da despesa por funo, subfuno e programa. a) A competncia para a definio e estruturao dos programas nas trs esferas de governo da Unio, cabendo aos Estados, Distrito Federal e Municpios uma competncia residual.
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 29 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

b) O uso obrigatrio da estrutura de classificao definida nesse instrumento normativo alcana a Unio, Estados, Distrito Federal, porm, os Municpios esto dispensados de aplic-la. c) Os programas so instrumentos de organizao da ao governamental cujos indicadores so definidos na lei oramentria anual. d) As operaes especiais so aquelas que, embora resulte em um produto, no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. e) Na elaborao da lei oramentria anual, permitida a combinao de subfunes com funes diferentes daquela a que est vinculada. 36. (ESAF/AFC/CGU/2008) A classificao funcional e a estrutura programtica visam ao fornecimento de informaes das realizaes do governo e considerada a mais moderna das classificaes oramentrias da despesa. A juno das duas, quando da execuo da despesa no Siafi, forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura: Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE Com relao ao assunto, indique a opo correta. a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificao CCCC representa o Programa e a codificao EEEE a ao governamental. b) A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codificao BBB, estabelecendo uma relao nica. c) A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, em razo da competncia do rgo responsvel pelo programa. d) Quando o primeiro dgito da codificao DDDD for um nmero mpar significa que a ao uma atividade. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identificadas pelo primeiro dgito da codificao EEEE. A questo 32 est ERRADA: o enunciado tratou do conceito de programa, e no de projeto.
Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 30 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Na questo 33, temos o seguinte: A: o conceito tratado de programa; B: trata-se do conceito de funo; C: o enunciado no aborda um conceito especfico das classificaes da despesa; D: desta vez sim, trata-se do conceito de atividade; E: o texto trata das operaes especiais. Gabarito: D. Analisando as alternativas da questo 34: A: todo o teor da assertiva est de acordo com as classificaes programtica e econmica da despesa; B e C: as reas de atuao do governo so delineadas pela classificao funcional, e a definio dos critrios de pagamento no se d por alguma classificao da despesa, mas pela gesto financeira das prprias unidades; D: as prioridades sob o ponto de vista macroeconmico no so estabelecidas por classificaes da despesa; isso ocorre mediante a definio da viso estratgica do governo; E: podem-se estabelecer indicadores quanto classificao programtica; quanto classificao econmica, no h desempenho a avaliar. Gabarito: A. Sobre as opes da questo 35: A e B: a definio e a estruturao dos programas so de responsabilidade exclusiva de cada ente federado. A estrutura da classificao por programas (programa ao subttulo) obrigatria para todos os entes. C: os indicadores dos programas, conforme a Portaria 42/99, so estabelecidos pelo PPA; D: as operaes especiais no resultam num produto da ao governamental; E: trata-se da matricialidade entre funes e subfunes, que j estudamos.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 31 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Gabarito: E. Na questo 36, as sequncias de codificaes alfabticas representam, respectivamente, a funo, a subfuno, o programa, a ao e o subttulo. Com base nisso, j afastamos a alternativa A. Analisando o restante: B: realmente, a ao, que pertence classificao programtica, estabelece uma relao exclusiva com a subfuno, prpria da classificao funcional. C: nem todas as funes sujeitam-se matricialidade; como visto, a funo Encargos Especiais no admite esse cruzamento de subfunes; D: o primeiro dgito mpar na codificao da ao significa que esta um projeto; E: as operaes especiais, que so espcies de aes, so identificadas pelo primeiro dgito da codificao DDDD (no caso, o primeiro dgito deve ser um zero). Gabarito: B.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA A partir de agora, vamos tratar da execuo da despesa oramentria. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico indica a existncia de trs etapas referentes despesa oramentria: o planejamento, a execuo em si mesma e o controle/avaliao.

Planejamento A principal fase do planejamento da despesa a fixao. No Manual, a fixao discriminada nos seguintes termos:

A fixao da despesa refere-se aos limites de gastos, includos nas leis oramentrias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades pblicas. A fixao da despesa oramentria insere-se no processo de planejamento e compreende a adoo de medidas em direo a uma

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 32 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

situao idealizada, tendo em vista os recursos disponveis e observando as diretrizes e prioridades traadas pelo governo.
A fixao da despesa ganha corpo nas dotaes da LOA e dos crditos adicionais, e representa o teto mximo que pode ser atingido pelos gastos pblicos durante o exerccio. As provas tratam a fixao como um dos estgios percorridos pela despesa oramentria. Assim, sendo chamada de fase, ou de estgio, considere a fixao como parte do processamento da despesa, ligada ainda etapa de planejamento. O MCASP informa que a fixao finalizada com a autorizao dada pelo Legislativo ao aprovar o projeto de lei oramentria ou de crditos adicionais. A etapa de planejamento da despesa compreende ainda os seguintes passos: descentralizao de crditos: nem sempre a despesa ser executada diretamente pela unidade beneficiada pelo crdito oramentrio (detalharemos isso mais adiante, nesta aula). Antes da execuo da despesa, pode haver movimentaes de crditos entre unidades do mesmo rgo/entidade ou de rgos/entidades diferentes , por razes quaisquer. Isso no altera a finalidade ou o objeto do gasto; como diz o MCASP, a nica diferena que a execuo da despesa oramentria ser realizada por outro rgo ou entidade; programao oramentria e financeira: consiste na compatibilizao do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada s novas projees de resultados e da arrecadao; processo de licitao e contratao: como regra, os entes pblicos devero realizar procedimentos licitatrios para a aquisio de bens e servios, por ordem constitucional (art. 37, inc. XXI). Assim, a partir de uma licitao, ou de um processo de dispensa/inexigibilidade de licitao, define-se o profissional ou empresa a se contratar, junto a quem sero obtidos os bens/servios de necessidade do ente pblico. Entretanto, deve-se considerar que nem toda despesa ser executada a partir de um procedimento licitatrio: nesse ponto, pode-se citar, por exemplo,

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 33 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

o pagamento de pessoal e de encargos sociais, ou a amortizao da dvida.

Como isso cai na prova? 37. (FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) A fixao da despesa caracterizada pela Lei do Oramento. A questo 37 est CERTA. Como visto, a fixao da despesa um processo plural, realizado a partir de diretrizes e prioridades fixadas pelo governo, e que se finaliza com a autorizao do Legislativo, com a aprovao do projeto de LOA.

Execuo da despesa Desde a Lei 4.320/64, a execuo da despesa subdividida em trs estgios, que so fregueses frequentes em provas de concursos: o empenho, a liquidao e o pagamento. Vamos estud-los com calma. Primeiro estgio: empenho. Como j falamos, a despesa deve ser executada a partir das deliberaes de um agente legitimado para tanto. A legislao d a esse agente a denominao de ordenador de despesas. O empenho foi conceituado pela lei como uma obrigao pendente para o Estado. As pendncias que transformaro o empenho numa despesa efetiva sero resolvidas no prximo estgio, a liquidao. Vejamos o que a Lei 4.320/64 fala sobre o estgio do empenho:

Art. 58. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. (...)

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 34 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Art. 60. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. Art. 61. Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho" que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria.
O limite dos crditos concedidos, citado no art. 59, significa o total autorizado para o tipo de despesas executado. Se a autorizao destinada a um rgo, para compra de material de expediente, por exemplo, foi de R$ 10 milhes, os empenhos no podero ultrapassar esse valor.

Atualmente, com a utilizao do SIAFI, h suficiente controle contbil/eletrnico sobre o total autorizado para os diferentes tipos de despesa, de forma que essa preocupao da lei, expedida em 1964, encontra-se suprida.
A nota de empenho o documento que comprova a emisso do empenho, e que atesta a reserva de dotao para atender a despesa. um comprovante de fundos oramentrios. Entretanto, h situaes em que, por permisso legal, a nota pode no ser emitida (por exemplo, pagamento da remunerao de servidores pblicos). A nota de empenho, alm de garantia de crdito disponvel para executar a despesa, pode ser utilizada como documento substituto de termos de contratos da Administrao com particulares. Essa uma possibilidade prevista no art. 62 da Lei 8.666/93:

Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 35 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio.

ATENO! J uma questo manjada em provas misturar a possibilidade de no emisso da nota de empenho com a no emisso do empenho. No h despesa sem prvio empenho, sem excees. No perca esse ponto fcil.

Vamos tecer tambm alguns comentrios sobre os tipos de empenho: ordinrio, global e por estimativa. Empenho ordinrio. O empenho ordinrio, como faz pensar seu nome, entendido como o empenho normal, comum. Mas, nesse mbito, o que normal ou comum? Vamos pensar em despesas as mais simples: h uma contratao, cujo valor j est determinado, e sua quitao se dar por meio de um s pagamento. A Administrao contrata o fornecedor, este entrega o bem ou servio e recebe por ele. P-pum. Assim, empenhos ordinrios se referem a despesas de valor determinado, para pronto pagamento. Empenho por estimativa. Por sua vez, os empenhos por estimativa so empregados para processamento de despesas sem valor conhecido previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone, gua e luz. Nesses casos, o empenho por estimativa registrado e vai sendo executado aos poucos, para cobrir as faturas que vo chegando. Pelo fato de conter apenas uma estimativa de gasto, o empenho por estimativa implica ajustes sua execuo. Se, ao final, para cobrir a despesa, for necessrio um montante maior que o saldo do empenho por estimativa, ser necessrio reforar o empenho; se, aps a finalizao da despesa,

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 36 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

restar um saldo do empenho por estimativa, procede-se anulao desse saldo. Empenho global. No empenho global, temos acumuladas caractersticas dos dois outros, j vistos: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. O empenho global utilizado para execuo de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, como prestao de servios contnuos ou realizao de obras, que tiveram a fixao de seu valor no instrumento contratual assinado entre a Administrao e o fornecedor.

Como isso cai na prova? 38. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 39. (ESAF/AFC/CGU/2008) vedada a realizao da despesa sem prvio empenho, mas em casos especiais, previstos na legislao especfica, poder ser dispensada a emisso da nota de empenho. 40. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) No permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. 41. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008) Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. A questo 38 reproduziu o teor do art. 61 da Lei 4.320/64. Questo CERTA. A questo 39 est CERTA: praticamente a literalidade do art. 60, caput, e 1 da Lei 4.320/64. O empenho global destinado justamente a atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. A questo 40 tambm est ERRADA. A questo 41 indicou a previso correta para a utilizao do empenho por estimativa. Questo CERTA.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 37 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Segundo estgio: liquidao. Vejamos os dispositivos legais aplicveis liquidao:

Lei 4.320/64, Art. 62. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. 1 Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.
Como visto nas disposies acima, na liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa: um servio foi prestado, um produto foi entregue, uma obra foi construda etc. necessrio, para tanto, que sejam verificados pela unidade responsvel os documentos fiscais, atestados de recebimento, comprovantes de prestao de servio, nota de empenho etc., conforme o caso.

Como isso cai na prova?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 38 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

42. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) Assinale a opo que indica a finalidade da liquidao da despesa pblica, segundo disposio da Lei n. 4.320/64. a) Determinar o momento da contabilizao da despesa. b) Verificar a origem do objeto a pagar, a importncia a pagar e a quem se deve pagar a importncia. c) Levantar o valor a ser pago e determinar a classificao oramentria da despesa a ser realizada. d) Identificar o credor da nota de empenho, o montante a ser pago e a unidade gestora responsvel pelo pagamento. e) Proporcionar a contabilizao da despesa antes que seja feito o devido pagamento. 43. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) O pagamento de despesas poder existir sem a apresentao de documentos processados pela contabilidade. Nesse caso, a autoridade competente apresentar, ao ordenador de despesas, posteriormente, sua justificativa e autorizao da unidade gestora para tal atitude. Na questo 42, a finalidade da liquidao da despesa est expressa pela verificao da origem do objeto a pagar, da importncia e do beneficirio do pagamento. Gabarito: B. A questo 43 peca ao assumir a possibilidade de pagamento de despesas sem certificao documental (feita na liquidao). Questo ERRADA.

Terceiro estgio: pagamento. Novamente, vamos comear pela legislao:

Art. 64. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Art. 65. O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 39 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Nesse estgio, novamente, temos a autoridade competente (o ordenador de despesas) determinando a execuo dos atos relativos despesa oramentria. No caso da efetivao do pagamento, a redao do art. 65 da Lei est meio atrasada; tesourarias e pagadorias funcionando junto aos rgos pblicos no correspondem mais realidade. Hoje em dia, maciamente, os pagamentos se do por via bancria.

Como isso cai na prova? 44. (FCC/PROCURADOR/TCE-MG/2007) O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. 45. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente. A questo 44 reproduz corretamente o esprito da lei, que no permite sequncia diferente na execuo da despesa. Questo CERTA. A questo 45 est ERRADA: pulou-se o estgio da liquidao para se realizar o pagamento, o que vedado pela legislao.

DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA No caso da execuo da despesa, inicialmente ocorrem fatos

oramentrios, no nascimento e na confirmao da obrigao a pagar, e o impacto financeiro registrado ao final, com a quitao junto ao credor. Pois bem, antes de se chegar execuo da despesa em termos de estgios, ou seja, antes do empenho, pode haver algumas transaes entre rgos e entidades, com o emprego dos crditos autorizados e os recursos correspondentes. Como vimos anteriormente, na etapa de planejamento da despesa est compreendida a fase de descentralizao de crditos. Isso significa que

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 40 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

certo

rgo

ou

entidade,

por

alguma

razo,

decide

no

executar

diretamente a despesa, mas transferir esse encargo a outro rgo/entidade. A descentralizao de crditos e a posterior descentralizao de recursos so os processos por trs dos nomes citados no edital dotao, repasse, destaque etc., que estudaremos a seguir. importante ressaltar uma informao que vimos nos estudos sobre as etapas da despesa pblica. A descentralizao de crditos de uma unidade para outra no altera nada na classificao da despesa. Apenas o responsvel pela execuo que muda. A ideia que a autorizao dada pelo Legislativo, ao aprovar o projeto de LOA, continue sendo respeitada, embora a unidade responsvel pela aplicao dos recursos no seja mais a indicada inicialmente. Bom, agora que temos o alicerce pronto, vamos ao miolo. A primeira descentralizao de crditos, digamos assim, ocorre logo que a LOA aprovada. A partir desse momento, com a certeza de quantas e quais dotaes sero atribudas a quais unidades oramentrias, a Secretaria de Oramento Federal transfere os dados relativos ao oramento para o SIAFI, sistema em que se dar a execuo oramentria. Assim, as unidades titulares dos crditos oramentrios recebem dotaes, espcie que estou chamando de primeira descentralizao de crditos. Como j est assentado, isso representa a autorizao para a realizao de despesas. A partir da, as descentralizaes de crditos oramentrios podem se dar entre rgos/entidades ou entre de estruturas de um diferentes mesmo (descentralizao rgo/entidade externa) unidades

(descentralizao interna). A descentralizao externa, entre estruturas diferentes, chamada de destaque. A descentralizao interna denomina-se proviso. Portanto, em termos oramentrios, temos, inicialmente, a dotao, liberada pela SOF para as unidades titulares dos crditos; e depois temos o destaque e a proviso, referindo-se respectivamente a descentralizaes externas e internas.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 41 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Muito bem, j que falamos do lado oramentrio, vamos ao financeiro. Traando um paralelo com o esquema oramentrio que vimos acima, tambm h uma centralizao inicial dos recursos para utilizao pelas unidades gestoras e administrativas. Isso ocorre no mbito da Secretaria do Tesouro Nacional. Durante o exerccio financeiro, a STN vai liberando recursos para as unidades, proporcionalmente ao ritmo de execuo oramentria. Essas liberaes da STN para as unidades chamam-se cotas. Mais uma vez, da mesma forma que existem descentralizaes oramentrias externas e internas, tambm existem movimentaes financeiras externas e internas. As movimentaes financeiras entre rgos/entidades de estruturas

diferentes so chamadas de repasses (movimentaes externas), e as movimentaes entre unidades de uma mesma estrutura denominam-se sub-repasses (movimentaes internas). Creio que j tenha ficado evidente: o processo que ocorre no lado financeiro, com as movimentaes de recursos, um espelho do que ocorre com as descentralizaes de crditos oramentrios. E no para ser diferente; o recurso deve acompanhar o crdito, dando-lhe suporte financeiro, ou, como dizemos no dia a dia, dando fundos ao crdito. Portanto, podemos traar um paralelo entre as figuras que acabamos de conhecer: as dotaes oramentrias transferidas pela SOF sero suportadas financeiramente pelas cotas financeiras liberadas pela STN; os destaques oramentrios de um rgo/entidade para uma unidade de estrutura diferente (externa) correspondero, posteriormente, liberao de repasses financeiros s mesmas unidades beneficirias; as provises oramentrias entre unidades de uma mesma estrutura (internas) correspondero, posteriormente, liberao de sub-repasses financeiros. No site da STN, existe um diagrama interessante sobre o assunto:
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 42 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Acima, vemos os universos oramentrio e financeiro espelhados: a SOF liberando dotaes (apesar de no ter surgido o nome), e a STN, cotas; o Ministrio A descentralizando crditos para o Ministrio B (destaque); a unidade central do Ministrio B descentralizando proviso para uma unidade do

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 43 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

mesmo rgo, e por a afora, exatamente como descrevemos nos comentrios acima.

Como isso cai na prova? 46. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) A movimentao de recursos do oramento entre rgos e entre unidades de um mesmo rgo uma necessidade intrnseca execuo do oramento. Assinale a opo falsa a respeito da descentralizao de crditos e descentralizao financeira. a) A movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo independe da programao financeira. b) A movimentao financeira entre o Tesouro Nacional e as setoriais financeiras dos rgos no est vinculada movimentao de crdito. c) A movimentao financeira entre rgos necessita de prvia e expressa autorizao do Tesouro Nacional, em razo de restries impostas pela Constituio Federal. d) Os sub-repasses esto relacionados descentralizao interna de crdito. e) As cotas financeiras so movimentaes financeiras entre o Tesouro Nacional e as setoriais financeiras. 47. (ESAF/AFC/STN/2008) Assinale a opo correta em relao s operaes de descentralizao de crditos e descentralizao financeira, no mbito federal. a) A movimentao financeira entre rgos, em razo de prvia movimentao oramentria, denomina-se cota de movimentao de limites recebidos. b) A transferncia financeira entre a Secretaria do Tesouro Nacional e os rgos da administrao pblica federal obedece a programao definida na Lei Oramentria Anual. c) As transferncias financeiras no modificam a situao patrimonial na unidade recebedora dos recursos, por constituir movimentao dentro da mesma entidade contbil.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 44 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

d) Os recursos destinados ao pagamento de Restos a Pagar no Processados so previamente transferidos unidade gestora e devem ser recebidos nesta antes da inscrio. e) A movimentao de crditos entre as Unidades Gestoras do mesmo rgo denominada proviso ou descentralizao interna de crdito. Analisando as alternativas da questo 46: A e B: realmente, no necessria a transferncia de recursos para que se proceda movimentao de crditos; C: no necessria a autorizao do Tesouro para a movimentao financeira entre rgos, nem disposio constitucional sobre o assunto; a descentralizao oramentria e financeira de deciso dos rgos e unidades oramentrias; D: o sub-repasse o correspondente financeiro da descentralizao interna de crdito a proviso; E: est corretamente indicado o conceito de cota. Gabarito: C. Na questo 47, temos o seguinte: A: a movimentao financeira entre rgos distintos o repasse; B: a programao das transferncias financeiras da STN para os rgos e entidades da administrao obedece ao disposto no decreto de programao financeira, publicado at um ms depois da promulgao da LOA; C: observando-se o patrimnio especfico das unidades, aquelas que recebem transferncias financeiras tm seu patrimnio aumentado; apenas no nvel agregado, o patrimnio do ente pblico no se altera; D: como os restos a pagar no processados no so despesa confirmada, a transferncia financeira que servir a seu pagamento s necessita ser efetivada depois da liquidao da despesa. E: trata-se corretamente do conceito de proviso. Gabarito: E.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 45 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

Muito bem, caro aluno, chegamos ao fim desta primeira parte. Muita informao importante foi vista hoje! Aguardo voc na aula que vem. Um abrao, bons estudos!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 46 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

RESUMO DA AULA 1. Na contabilidade geral, a despesa representa uma baixa no patrimnio, que pode envolver ou no a sada de recursos do caixa. No setor pblico, ao se falar de despesa, consideraremos fluxos de recursos saindo do caixa (embora o registro da despesa seja anterior sada financeira). No caso da despesa oramentria, diferentemente da receita, o regime contbil de competncia, sempre. A palavra crdito, na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra recurso corresponde ao aspecto financeiro do oramento. A categoria econmica da despesa indica o efeito que ela ter sobre a economia. Assim, existem as categorias despesa corrente e despesa de capital. Os grupos de natureza da despesa constituem, conforme a Portaria 163, a agregao de elementos de despesa que apresentam as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto. A modalidade de aplicao indica a forma como a despesa ser executada: ou diretamente pelos rgos e entidades do ente pblico responsvel pela despesa, ou mediante transferncias. Atualmente, na lei oramentria, a despesa, quanto classificao econmica, classificada no mnimo em categoria econmica, grupo de natureza da despesa e modalidade de aplicao. O elemento de despesa pode surgir tambm na LOA, mas no obrigatoriamente. Alm disso, se for necessrio, a unidade executora da despesa poder desdobrar, facultativamente, o elemento de despesa, para tornar a classificao ainda mais fiel ao gasto realizado. As despesas correntes representam gastos de manuteno da mquina estatal. J as despesas de capital envolvem a aplicao de recursos em bens/servios que resultaro na expanso, ou, ao menos, na transformao do patrimnio estatal. As despesas correntes so, via de regra, efetivas; despesas de custeio normalmente resultam em baixas patrimoniais. Por outro lado, despesas de capital envolvem permutao de elementos patrimoniais, como regra.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 47 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

10. Simplificadamente, investimentos significam injeo de recursos em bens de capital novos, ou criao de bens de capital, que aumentam o produto interno bruto; inverses financeiras implicam a aquisio de bens de capital j existentes, sem alterao do PIB. 11. A classificao por esfera indica qual dos trs oramentos institudos pela CF/88 (fiscal, da seguridade e de investimento das estatais) abrange a despesa a se classificar. 12. A classificao institucional identifica quem so as estruturas responsveis pela execuo da despesa. Nessa classificao, apontam-se o rgo oramentrio e a unidade oramentria, subordinada quele. Entretanto, rgo oramentrio no corresponde sempre a rgo no sentido dado pelo Direito Administrativo. 13. A classificao funcional, obrigatria para todos os entes, composta de dois nveis: funes e subfunes. 14. Entende-se por funo o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A subfuno uma partio da funo, visando a agregar determinado subconjunto de despesa do setor pblico. 15. Subfunes podem ser cruzadas com funes diferentes da sua funo matriz. A exceo ocorre quanto s subfunes pertencentes funo Encargos Especiais, que s podem ser combinadas com esta ltima. 16. Os programas, na forma como est estruturada atualmente a classificao programtica, so compostos por aes. As aes oramentrias se dividem em trs tipos: projetos, atividades e operaes especiais. 17. Projetos, que constituem aes limitadas no tempo, envolvem uma atuao mais intensiva do poder pblico, aumentando o nvel de esforos empreendidos no alcance dos objetivos de governo. 18. Atividades, que se realizam de modo contnuo e permanente, dizem respeito continuidade dos servios e das atribuies normais do Estado, tambm em direo ao alcance dos objetivos governamentais. 19. Normalmente, operaes especiais so transferncias e pagamentos diversos, sem retorno (contraprestao) ao governo, como indenizaes, aposentadorias, benefcios, precatrios, juros etc.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 48 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

20. Na codificao da classificao programtica, alm dos programas e das aes que os compem, existe o subttulo, ou localizador do gasto. A definio do subttulo depende da localizao geogrfica dos beneficiados pela ao programtica. 21. A Lei 4.320/64 estabelece trs estgios percorridos pela receita oramentria em sua execuo, mas a doutrina e as provas entendem existir mais um, que antecede todos eles: a previso, que se caracteriza como um estgio de planejamento. 22. Segundo o art. 53 da Lei 4.320/64, O lanamento da receita o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta. Nem todas as receitas percorrem o estgio do lanamento. 23. A arrecadao envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou s instituies financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem chegada conta do Tesouro. Segundo a Lei 4.320/64, a arrecadao o estgio em que se registra o pertencimento da receita ao exerccio financeiro. 24. O estgio do recolhimento consiste na entrega, pelos agentes arrecadadores e pela rede bancria autorizada, do produto da arrecadao ao caixa do Tesouro, correspondendo efetiva disponibilizao de recursos ao ente pblico. 25. Os estgios da despesa relacionados na Lei 4.320/64 so o empenho, a liquidao e o pagamento, mas pacfica a existncia do estgio da fixao, anterior a todos eles. 26. A fixao da despesa, com a publicao da lei oramentria, representa a definio das aes para serem executadas durante o exerccio, com a quantificao dos recursos necessrios para atender s realizaes programadas. 27. O empenho das despesas o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 28. No h despesa sem prvio empenho, mas, em casos especiais, previstos na legislao especfica, ser dispensada a emisso da nota de empenho.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 49 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

29. O empenho ordinrio se destina a despesas de valor determinado, para pronto pagamento. 30. O empenho por estimativa empregado para processamento de despesas sem valor conhecido previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone, gua e luz. 31. O empenho global tem caractersticas dos dois outros: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. 32. No estgio da liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa. 33. A ordem de pagamento o documento exarado competente, determinando que a despesa seja paga. por autoridade

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 50 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) Constitui requisito para a despesa pblica: a) divulgao da execuo oramentria. b) participao do legislativo. c) realizao de audincias, debates e consultas pblicas. d) controle pelos tribunais de contas. e) licitao. 2. (FCC/ANALISTA/TRE-PI/2009) caracteriza-se por Uma despesa extraoramentria

(A) provocar uma reduo efetiva na situao lquida patrimonial. (B) modificar, simultaneamente, contas do ativo financeiro e do passivo permanente. (C) modificar, simultaneamente, contas do ativo financeiro e do ativo permanente. (D) provocar uma reduo do supervit financeiro. (E) no precisar de autorizao legislativa para a sua ocorrncia. 3. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) A respeito extraoramentrios, tambm conhecidos extraoramentria, correto afirmar: dos como dispndios despesa

a) toda baixa no patrimnio no prevista na lei oramentria um dispndio extraoramentrio. b) a sada de recursos a ttulo extraoramentrio no se observa nas entidades da administrao direta em razo de estarem submetidas lei oramentria anual. c) os dispndios, quando ocorrem, extraoramentrios do mesmo exerccio. advm de ingressos

d) os dispndios extraoramentrios esto relacionados sempre com as operaes da atividade fim da entidade.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 51 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

e) no alteram a situao patrimonial lquida, visto que so oriundos de fatos contbeis permutativos. 4. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) Enquanto a execuo oramentria se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, a execuo financeira representa a utilizao de crditos financeiros. Na tcnica oramentria, reserva-se o termo recurso para designar o lado oramentrio e crdito para o lado financeiro. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) Quanto ao aspecto legal, a despesa oramentria pode ser estudada de acordo com os enfoques jurdico, econmico e administrativo-legal. Identifique a nica opo falsa no que diz respeito ao enfoque econmico. a) A despesa oramentria dividida em duas categorias bsicas, que so as despesas correntes e as despesas de capital. b) As despesas de capital so despesas sem as quais a mquina administrativa e de servios do Estado no funcionaria e, neste item, so includas as despesas do governo relacionadas com o pagamento dos encargos da dvida pblica. c) Por meio das despesas por categorias econmicas, possvel apurar a capacidade de poupana do governo e o peso de cada componente na estrutura de gastos. d) As despesas correntes so as que se referem a desembolsos ou aplicaes das quais no resulta compensao patrimonial e, consequentemente, geram diminuio no patrimnio. e) Os gastos governamentais por categorias econmicas so apresentados nos balanos gerais de cada unidade que compe a estrutura governamental. 6. (ESAF/APO/MPOG/2008) Com base no Manual Tcnico do Oramento 2008, a despesa classificada em duas categorias econmicas: despesas correntes e despesas de capital. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito Despesa. a) Classificam-se em despesas correntes todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

5.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 52 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

b) Investimentos so despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente. c) Agrupam-se em amortizao da dvida as despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna ou externa. d) So includas em inverses financeiras as despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. e) Classificam-se em despesas de capital aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital, incluindo-se as despesas com o pagamento de juros e comisses de operaes de crdito internas. 7. (ESAF/AFC/CGU/2008) Toda despesa corrente uma despesa primria, mas nem toda despesa primria uma despesa corrente. (FCC/ANALISTA/TJ-SE/2009) O agregador de elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto, denomina-se: (A) Grupo de Elementos da Despesa. (B) Categoria Econmica. (C) Categoria Programtica. (D) Grupo Modalidade Econmica. (E) Grupo de Natureza da Despesa. 9. (ESAF/AFC/CGU/2008) Os Grupos de Natureza da Despesa podem relacionar-se indistintamente com qualquer Categoria Econmica da Despesa.

8.

10. (ESAF/APO/MPOG/2010) Assinale a opo em que a despesa realizada no pode ser classificada como despesa corrente, segundo dispe as normas de classificao da despesa no mbito federal. a) Amortizao do principal da dvida pblica. b) Aquisio de material de consumo mediante suprimento de fundos.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 53 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

c) Pagamento da remunerao a servidores. d) Aquisio de gneros alimentcios para estoque regulador. e) Pagamento de servios de manuteno predial. 11. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) Considerada a categorizao da despesa pblica, classificam-se como investimentos as despesas com o (a): a) planejamento e a execuo de obras. b) aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao. c) aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital. d) constituio ou aumento do capital de empresas. e) pagamento de contribuies e subvenes. 12. (ESAF/ACE/TCU/2006) Identifique a opo falsa com relao classificao da despesa pblica segundo a natureza, contida na Portaria Interministerial n. 163, de 4 de maio de 2001, a ser observada na execuo oramentria de todas as esferas de governo. a) Categoria econmica. b) Grupo de natureza da despesa. c) Elemento de despesa. d) Modalidade de aplicao. e) Desdobramento obrigatrio do elemento de despesa. 13. (ESAF/AFC/CGU/2008) So exemplos de despesas de capital aquelas derivadas do pagamento do servio da dvida: Juros e amortizao da dvida. 14. (FCC/TCNICO SUPERIOR/PGE-RJ/2009) Para a classificao da despesa quanto sua natureza deve ser analisada a categoria econmica, o grupo ao qual pertence, a modalidade de aplicao e o objeto de gasto. Quanto modalidade de aplicao, pode ser classificada como despesa

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 54 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

(A) direta ou por transferncia. (B) corrente ou de capital. (C) com pessoal, encargos sociais ou da dvida. (D) com investimentos, inverses financeiras ou amortizao de dvida. (E) de custeio, transferncias correntes, investimentos ou transferncias de capital. 15. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) O administrador pblico federal, ao elaborar o oramento nas modalidades de aplicao 30, 40, 50 e 90, est sinalizando para a sociedade que a) a estratgia na aplicao dos recursos prioriza a regio onde se localiza a entidade, embora mediante transferncia. b) a estratgia ser entregar os recursos a outra entidade pblica da mesma esfera de governo e que a aplicao ocorrer sob sua superviso. c) a estratgia, na realizao da despesa, ser transferir os recursos a estados, municpios e entidades privadas, bem como aplicar, ela mesma, parte destes. d) a entidade possui projetos e atividades tanto da rea fim quanto da rea meio. e) os bens e servios a serem adquiridos sero utilizados pela prpria entidade no desempenho de suas atividades. 16. (CESPE/AUDITOR/AUGE-MG/2009) A modalidade de aplicao objetiva possibilita a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados. 17. (ESAF/AFC/CGU/2008) Segundo a Portaria Interministerial n. 163/2001, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, dever constar da Lei Oramentria, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicao e elemento da despesa. 18. (FCC/ANALISTA/TRF-02/2007) Tratando-se de despesa pblica, na Lei de Oramento a discriminao da despesa oramentria ser feita, no mnimo, por elementos. Entende-se por elementos:

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 55 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

(A) a despesa paga margem da Lei Oramentria, independente de autorizao legislativa. (B) ao desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao pblica para a consecuo dos seus fins . (C) o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias. (D) a despesa cuja realizao depende de autorizao legislativa mas pode ser realizada sem crdito oramentrio. (E) a despesa cuja realizao no depende de autorizao legislativa e pode ser realizada sem crdito oramentrio. 19. (FCC/ANALISTA/TRT-24/2006) Tendo em vista o Princpio da Transparncia Pblica, existe a obrigatoriedade do desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades da escriturao contbil e controle da execuo oramentria. 20. (FCC/ANALISTA/MP-PE/2006) No oramento, a classificao econmica da despesa deve ser desdobrada at o nvel de categoria. 21. (CESPE/ANALISTA/ANA/2006) Mesmo que a lei de oramento discrimine a despesa de capital em nvel de elemento, poder a administrao pblica, para sua execuo, utilizar desdobramento que melhor atenda suas necessidades. 22. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A classificao institucional, se for usada predominantemente, permite uma viso global das finalidades dos gastos do governo no sentido de se saber para que est sendo realizada a despesa. 23. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A classificao institucional reflete a estrutura organizacional de execuo dos crditos e est estruturada em trs nveis hierrquicos, a saber: rgo, unidade oramentria e unidade gestora. 24. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A classificao institucional, quando combinada com a classificao funcional e com a estrutura programtica,

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 56 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

possibilita identificar a unidade responsvel pela execuo de um determinado programa. 25. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) Toda unidade oramentria tem uma estrutura administrativa correspondente, o que pode ser exemplificado por alguns fundos especiais e pela unidade oramentria denominada transferncias a estados, Distrito Federal e municpios. 26. (FCC/TCNICO SUPERIOR/PGE-RJ/2009) Se os cidados estiverem interessados em conhecer os dados e estatsticas sobre os gastos pblicos nos principais segmentos em que atuam as organizaes do Estado, ou seja, no maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico devero consultar a classificao da despesa (A) por elementos de despesa. (B) funcional. (C) por programas. (D) institucional. (E) por categorias econmicas. 27. (ESAF/ANALISTA/CVM/2010) Acerca da classificao funcional da despesa, correto afirmar que: a) a subfuno, indicada pelos dois primeiros dgitos da classificao funcional, representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo. b) as subfunes no podem ser combinadas com funes diferentes das quais estejam originariamente relacionadas. c) via de regra, a programao de um rgo classificada em uma nica funo e subfuno. d) no possvel haver matricialidade na relao entre ao e subfuno. e) a funo, indicada pelos trs primeiros dgitos da classificao funcional, representa o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 57 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

28. (CESPE/ANALISTA/MCT/2008) A classificao funcional busca responder, basicamente, indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada, sendo que a funo encargos especiais engloba as despesas s quais no se pode associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. 29. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) A classificao funcional composta por um rol de funes e subfunes prefixadas e padronizadas para a Unio, os estados, o DF e os municpios, as quais serviro de agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental. 30. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) As subfunes representam as aes desenvolvidas pelo governo, direta ou indiretamente, reunidas em seus grupos maiores, para procurar alcanar os objetivos nacionais, representando o maior nvel de agregao das aes do governo. 31. (CESPE/ANALISTA/TCE-AC/2009) A classificao funcional da despesa tem subfunes que no podem ser combinadas com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas. 32. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) O projeto um instrumento de organizao da ao governamental que articula um conjunto de aes e concorre para um objetivo comum preestabelecido, visando a solucionar um problema ou a atender uma necessidade ou demanda da sociedade. 33. (ESAF/APO/MPOG/2008) De acordo com a Portaria n. 42, de 14 de abril de 1999, entende-se por Atividade: a) o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos. b) o maior nvel de agregao das diversas reas da despesa que competem ao setor pblico. c) as despesas que no contribuem para a manuteno das aes do governo. d) um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 58 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

e) as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente. 34. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) Assinale a opo correta, em relao classificao programtica e econmica da despesa, no mbito da Administrao Federal. a) Os programas so compostos por aes que, articuladas, concorrem para o cumprimento de um objetivo comum, enquanto que a classificao econmica define objeto do gasto. b) Os programas delineiam as reas de atuao e a classificao econmica define a origem dos recursos a serem aplicados. c) A classificao programtica constitui-se na definio das reas de atuao do governo e a classificao econmica define os critrios de pagamentos da despesa. d) A classificao econmica se preocupa com a origem dos recursos, enquanto os programas definem as prioridades do ponto de vista macroeconmico. e) A classificao programtica tal como a classificao econmica pode ser mensurada por indicadores de desempenho. 35. (ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) Assinale a opo verdadeira tendo como base as disposies da Portaria MOG n. 42/1999 a respeito da discriminao da despesa por funo, subfuno e programa. a) A competncia para a definio e estruturao dos programas nas trs esferas de governo da Unio, cabendo aos Estados, Distrito Federal e Municpios uma competncia residual. b) O uso obrigatrio da estrutura de classificao definida nesse instrumento normativo alcana a Unio, Estados, Distrito Federal, porm, os Municpios esto dispensados de aplic-la. c) Os programas so instrumentos de organizao da ao governamental cujos indicadores so definidos na lei oramentria anual. d) As operaes especiais so aquelas que, embora resulte em um produto, no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 59 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

e) Na elaborao da lei oramentria anual, permitida a combinao de subfunes com funes diferentes daquela a que est vinculada. 36. (ESAF/AFC/CGU/2008) A classificao funcional e a estrutura programtica visam ao fornecimento de informaes das realizaes do governo e considerada a mais moderna das classificaes oramentrias da despesa. A juno das duas, quando da execuo da despesa no Siafi, forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura: Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE Com relao ao assunto, indique a opo correta. a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codificao CCCC representa o Programa e a codificao EEEE a ao governamental. b) A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codificao BBB, estabelecendo uma relao nica. c) A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, em razo da competncia do rgo responsvel pelo programa. d) Quando o primeiro dgito da codificao DDDD for um nmero mpar significa que a ao uma atividade. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identificadas pelo primeiro dgito da codificao EEEE. 37. (FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) A fixao da despesa caracterizada pela Lei do Oramento. 38. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 39. (ESAF/AFC/CGU/2008) vedada a realizao da despesa sem prvio empenho, mas em casos especiais, previstos na legislao especfica, poder ser dispensada a emisso da nota de empenho.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 60 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

40. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) No permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. 41. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008) Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 42. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) Assinale a opo que indica a finalidade da liquidao da despesa pblica, segundo disposio da Lei n. 4.320/64. a) Determinar o momento da contabilizao da despesa. b) Verificar a origem do objeto a pagar, a importncia a pagar e a quem se deve pagar a importncia. c) Levantar o valor a ser pago e determinar a classificao oramentria da despesa a ser realizada. d) Identificar o credor da nota de empenho, o montante a ser pago e a unidade gestora responsvel pelo pagamento. e) Proporcionar a contabilizao da despesa antes que seja feito o devido pagamento. 43. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) O pagamento de despesas poder existir sem a apresentao de documentos processados pela contabilidade. Nesse caso, a autoridade competente apresentar, ao ordenador de despesas, posteriormente, sua justificativa e autorizao da unidade gestora para tal atitude. 44. (FCC/PROCURADOR/TCE-MG/2007) O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. 45. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente. 46. (ESAF/ANALISTA/RFB/2009) A movimentao de recursos do oramento entre rgos e entre unidades de um mesmo rgo uma necessidade intrnseca execuo do oramento. Assinale a opo falsa a respeito da descentralizao de crditos e descentralizao financeira. a) A movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo independe da programao financeira.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 61 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

b) A movimentao financeira entre o Tesouro Nacional e as setoriais financeiras dos rgos no est vinculada movimentao de crdito. c) A movimentao financeira entre rgos necessita de prvia e expressa autorizao do Tesouro Nacional, em razo de restries impostas pela Constituio Federal. d) Os sub-repasses esto relacionados descentralizao interna de crdito. e) As cotas financeiras so movimentaes financeiras entre o Tesouro Nacional e as setoriais financeiras. 47. (ESAF/AFC/STN/2008) Assinale a opo correta em relao s operaes de descentralizao de crditos e descentralizao financeira, no mbito federal. a) A movimentao financeira entre rgos, em razo de prvia movimentao oramentria, denomina-se cota de movimentao de limites recebidos. b) A transferncia financeira entre a Secretaria do Tesouro Nacional e os rgos da administrao pblica federal obedece a programao definida na Lei Oramentria Anual. c) As transferncias financeiras no modificam a situao patrimonial na unidade recebedora dos recursos, por constituir movimentao dentro da mesma entidade contbil. d) Os recursos destinados ao pagamento de Restos a Pagar no Processados so previamente transferidos unidade gestora e devem ser recebidos nesta antes da inscrio. e) A movimentao de crditos entre as Unidades Gestoras do mesmo rgo denominada proviso ou descentralizao interna de crdito.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 62 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

QUESTES ADICIONAIS 48. (CESPE/ANALISTA/ANCINE/2006) A despesa pblica dever conter pelo menos trs elementos essenciais: consistir no emprego de numerrio, correr conta de um patrimnio pblico movimentado por autoridade competente e destinar-se satisfao de uma necessidade pblica ou de um fim a cargo do governo. 49. (CESPE/ANALISTA/ANA/2006) correto definir execuo oramentria como a utilizao dos crditos consignados no oramento; j a execuo financeira representa a utilizao dos recursos financeiros, visando atender realizao das aes oramentrias atribudas a cada unidade. 50. (FCC/ANALISTA/TJ-PI/2009) uma despesa extraoramentria: (A) amortizao da dvida pblica. (B) subveno social de interesse pblico. (C) resgate de emprstimos por antecipao de receita. (D) concesso de emprstimos a outro ente pblico. (E) construo de obras pblicas. 51. (FCC/ANALISTA/TRE-RN/2005) A despesa extraoramentria (A) paga margem da lei oramentria e, portanto, dependente de autorizao judiciria. (B) est prevista margem da lei oramentria, de acordo com o princpio da competncia. (C) deve ser paga fora da determinao da lei oramentria e depende de autorizao legislativa. (D) aquela a ser paga, de acordo com o princpio da competncia, fora da determinao da lei oramentria e, depende de autorizao legislativa. (E) paga margem da lei oramentria e, independente de autorizao legislativa. 52. (FCC/ANALISTA/TRF-05/2008) Quanto s operaes de crdito por antecipao da receita oramentria correto afirmar que a amortizao
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 63 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

do principal uma despesa extraoramentria e os encargos financeiros representam uma despesa oramentria. 53. (ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) Assinale a opo falsa a respeito da conceituao e classificao da despesa oramentria brasileira. a) A despesa oramentria nem sempre uma despesa de carter econmico, ou seja, no afeta a situao patrimonial lquida. b) A devoluo de depsitos feitos em garantia uma despesa que transita pelo oramento, embora sem afetar a situao patrimonial lquida. c) O consumo de um ativo do ente pblico pode no decorrer de uma despesa oramentria. d) Na classificao econmica da despesa, utiliza-se complementarmente a modalidade de aplicao para determinar se os recursos foram aplicados pela mesma esfera de governo ou se foram transferidos. e) Na classificao econmica, os grupos de despesa tm a finalidade de agrupar as despesas que apresentam as mesmas caractersticas em relao ao objeto do gasto. 54. (FCC/ANALISTA/TRF-02/2007) Segundo sua natureza, a despesa pblica classifica-se em: (A) rgo de oramento, funo, categoria econmica. (B) funo, subfuno, programa, atividade ou projeto. (C) rgo de oramento, unidade de oramento, unidade de despesa. (D) funo, subfuno, categoria econmica. (E) categoria econmica, grupo de natureza, elemento de despesa. 55. (FCC/ANALISTA/MP-SE/2009) A classificao da despesa por categorias econmicas tem por finalidade indicar os efeitos que o gasto pblico tem sobre a economia. Como exemplo de despesa de capital, tem-se (A) os salrios dos professores da rede pblica. (B) o pagamento de juros e encargos da dvida pblica.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 64 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

(C) os dispndios relacionados com a conservao de praas. (D) a aquisio de aes de empresas em funcionamento. (E) a aquisio de material de consumo. 56. (FCC/ANALISTA/TCE-GO/2009) De acordo com a Lei n 4.320/64, as despesas classificam-se nas categorias econmicas Despesas Correntes e Despesas de Capital. As Despesas de Capital compreendem as despesas com concesso de emprstimos, (A) obras pblicas, aquisio de equipamentos e instalaes e aquisio de material permanente. (B) obras pblicas, aquisio de equipamentos e instalaes e servio da dvida pblica. (C) obras pblicas, servios da dvida pblica e reforma e manuteno de prdios pblicos. (D) aquisio de equipamentos e instalaes, aquisio de material permanente e servios da dvida pblica. (E) aquisio de equipamentos e instalaes, aquisio de material permanente e reforma e manuteno de prdios pblicos. 57. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A classificao econmica da despesa, em obedincia aos arts. 12 e 13 da Lei n. 4.320/64, feita por categoria econmica, elementos de despesas e subitem. 58. (CESPE/TEFC/TCU/2009) A Lei 4.320/64 distinguiu as aplicaes em imveis ora como investimentos ora como inverses financeiras. Da a diferena entre a construo e a simples aquisio para uso de imveis j concludos e em utilizao. No primeiro caso, gera-se um incremento no PIB; no segundo, mera transferncia da propriedade de bens j produzidos. 59. (FCC/ANALISTA/TCE-GO/2009) As despesas pblicas so classificadas por categorias econmicas em despesas correntes e despesas de capital. Uma das finalidades desta classificao indicar os efeitos que o gasto pblico tem sobre a economia de um pas. So classificados como despesas correntes os dispndios relacionados

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 65 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

(A) conservao de praas. (B) construo de rodovias. (C) amortizao de dvidas. (D) aquisio de material de uso permanente. (E) construo de prdios pblicos. 60. (ESAF/APO/MPOG/2010) A respeito da estruturao do oramento no Brasil, correto afirmar, exceto: a) a classificao por funo e subfuno demonstra em que rea de governo a despesa est sendo realizada. b) a estratgia de realizao da despesa definida pela modalidade de aplicao. c) o insumo que se pretende utilizar ou adquirir definido pela classificao econmica da despesa. d) a classificao institucional definida em dois nveis hierrquicos, a saber: rgo e unidade oramentria. e) o efeito econmico da realizao da despesa definido pelo grupo de natureza da despesa. 61. (FCC/ANALISTA/TRT-24/2006) Com fundamento na Lei Federal n 4.320/64, a despesa oramentria na Lei do Oramento dever ser discriminada, segundo a sua natureza, at a categoria econmica. 62. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/ 2009) As transferncias de capital efetuadas pela Unio aos demais entes, ainda que destinadas realizao de investimentos e inverses financeiras pelos beneficirios, constituem despesas oramentrias efetivas. 63. (ESAF/APO/MPOG/2010) luz da disciplina constitucional e legal das despesas pblicas e do oramento, correto afirmar: a) as dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, inclusive para contribuies e subvenes destinadas a atender manifestao de outras entidades de direito pblico ou privado, so classificadas como transferncias de capital.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 66 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

b) a aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital, classificada como investimento. c) as dotaes destinadas constituio de entidades ou empresas que visem objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias, classificam-se como investimento. d) consideram-se subvenes sociais as destinadas a atender despesas de investimentos de instituies pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa. e) as leis oramentrias so de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, mesmo em relao ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblico. 64. (CESPE/ANALISTA/IBRAM-DF/2009) De acordo com a classificao da despesa oramentria segundo a sua natureza, os elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto do gasto sero agregados no nvel grupo de despesa. 65. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) A classificao institucional da despesa indica, por meio do rgo e da unidade oramentria, qual instituio responsvel pela aplicao dos recursos. 66. (ESAF/AFC/CGU/2008) A Modalidade de Aplicao permite a identificao das despesas intraoramentrias. 67. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) No permitido o desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades de escriturao contbil e controle da execuo oramentria. 68. (ESAF/ANALISTA/CVM/2010) A classificao institucional do oramento a de menor relevncia, haja vista importar mais a destinao do gasto que o responsvel por sua execuo. 69. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A classificao institucional, se for usada predominantemente, permite uma viso global das finalidades dos gastos do governo no sentido de se saber para que est sendo realizada a despesa. 70. (CESPE/ANALISTA/ANTAQ/2008) A classificao por esfera aponta em qual oramento ser alocada a despesa, ao passo que a classificao
Prof. Graciano Rocha
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 67 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

institucional aponta em que rea da despesa a ao governamental ser realizada. 71. (ESAF/ANALISTA/ANA/2009) A classificao programtica reflete a alocao dos recursos segundo o critrio de prioridade do governo e os rgos executores. 72. (ESAF/ANALISTA/SUSEP/2010) A classificao da despesa por funo indica em que rea de atuao do governo os recursos sero aplicados. 73. (CESPE/ANALISTA/TCE-AC/2009) A classificao funcional da despesa serve como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental nas trs esferas de governo. 74. (ESAF/AFC/STN/2008) Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente, so classificadas como inverses financeiras. 75. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) O projeto um instrumento de organizao da ao governamental que articula um conjunto de aes e concorre para um objetivo comum preestabelecido, visando a solucionar um problema ou a atender uma necessidade ou demanda da sociedade. 76. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A atividade um instrumento de programao para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes limitadas no tempo, das quais resulta um produto final que concorre para a expanso ou para o aperfeioamento da ao do governo. 77. (ESAF/APOFP/SEFAZ-SP/2009) A classificao programtica considerada a mais moderna classificao oramentria de despesa pblica. A portaria n. 42/99, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, props um elenco de funes e subfunes padronizadas para a Unio, Estados e Municpios. Assim, de acordo com a referida Portaria, a despesa que no se inclui na nova classificao a despesa por: a) Funo. b) Projeto. c) Subprograma.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 68 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

d) Atividade. e) Subfuno. 78. (FCC/TCNICO/MPU/2007) Os estgios da receita pblica so, em ordem cronolgica, (A) lanamento, previso, recolhimento e arrecadao. (B) lanamento, previso, arrecadao e recolhimento. (C) previso, lanamento, recolhimento e arrecadao. (D) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. (E) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. 79. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) Os estgios da receita oramentria so previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. Entretanto, o lanamento, que tem origem fiscal, no se aplica a todas as receitas oramentrias, mas basicamente s receitas tributrias, conforme dispe o Cdigo Tributrio Nacional. 80. (FCC/TCNICO/CMARA/2007) O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio, (A) a fixao da despesa no oramento pblico. (B) o empenho da despesa. (C) a liquidao da despesa. (D) o desembolso feito na conta nica do Tesouro. (E) a inscrio na dvida pblica. 81. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo. 82. (ESAF/AFC/STN/2008) O cancelamento da liquidao da despesa corrente, relativa prestao de servios, traz efeitos na situao patrimonial da entidade.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 69 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

83. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) permitida a realizao de despesa sem prvio empenho e, em casos especiais, justificados pela autoridade competente, ser dispensada a emisso da nota de empenho. 84. (FCC/ANALISTA/TJ-PI/2009) O empenho da despesa cujo montante no se possa determinar denominado empenho global. 85. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) A liquidao o estgio da despesa pblica em que (A) ocorre um ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento. (B) o credor pago pelo ente pblico. (C) escolhido o fornecedor que apresenta proposta mais vantajosa para contratao de obras. (D) h verificao do direito lquido e certo do credor do ente pblico em funo dos servios prestados. (E) estabelecido um cronograma de dispndio para os crditos oramentrios. 86. (ESAF/AFC/CGU/2008) A unidade gestora que recebe crditos oramentrios por descentralizao sob a forma de destaque, receber os recursos financeiros sob a forma de repasse. 87. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) A liquidao consiste no despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. 88. (ESAF/AFC/STN/2008) A liquidao constitui o segundo estgio na realizao da despesa pblica e os efeitos no patrimnio ocorrem e so registrados nesse momento. 89. (ESAF/PROCURADOR/TCE-GO/2007) A respeito dos procedimentos de execuo da despesa pblica, assinale a opo incorreta. a) Nenhuma despesa pode ser realizada sem prvio empenho. b) As despesas decorrentes de ordem judicial no necessitam de nota de empenho. c) O empenho no pode exceder os limites do crdito.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 70 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

d) Liquidao consiste no ato da autoridade competente que determina o pagamento e extingue a obrigao do Estado. e) A anulao do empenho faz-se por nota de empenho. 90. (ESAF/APO/MPOG/2008) Quando da transferncia de recursos (cota, repasse e sub-repasse) entre unidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social, para pagamento de despesas oramentrias, no h registro de receita oramentria na unidade beneficiria.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 71 de 72

CURSO ONLINE - AFO PARA ANALISTA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROF. GRACIANO ROCHA

GABARITO 1 B 11 A 21 C 31 C 41 C 51 E 61 E 71 E 81 E 2 E 12 E 22 E 32 E 42 B 52 C 62 C 72 C 82 C 3 E 13 E 23 E 33 D 43 E 53 B 63 E 73 C 83 E 4 E 14 C 24 C 34 A 44 C 54 E 64 C 74 E 84 E 5 B 15 C 25 E 35 E 45 E 55 D 65 C 75 E 85 D 6 E 16 E 26 B 36 B 46 C 56 A 66 C 76 E 86 C 7 E 17 B 27 D 37 C 47 E 57 E 67 E 77 C 87 E 8 E 18 E 28 C 38 C 48 C 58 C 68 E 78 D 88 C 9 E 19 E 29 C 39 C 49 C 59 A 69 E 79 C 89 A 10 B 20 C 30 E 40 E 50 C 60 E 70 E 80 B 90 C

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 72 de 72

You might also like