You are on page 1of 6

A Contabilidade Nacional

Amortizao: O mesmo que Consumo de Capital Fixo. Auto-consumo: Actividade produtiva que consiste na produo de bens para consumo prprio. Os bens destinados ao auto-consumo no so vendidos a terceiros ao processo produtivo e no so considerados na Contabilidade Nacional. Consumo de Capital Fixo (CCF): Preo de substituio do equipamento, repartido pela sua vida econmica. Este valor calculado atravs do quociente do valor de aquisio do equipamento pelo nmero de anos de utilizao. Consumo Intermdio: Consumo realizado durante o processo produtivo pelas unidades institucionais intervenientes de forma a obter novos bens e servios. Consumo Privado: Aquisio de bens e servios por parte das famlias para satisfao das suas necessidades. Consumo Pblico: Utilizaes do Estado para fornecimento de servios no mercantis que sejam teis para as famlias. Despesa Interna (DI): Gastos realizados por unidades institucionais no seu territrio econmico em relao produo interna deduzida do valor das importaes. Despesa Interna = Consumo Total + Investimento Bruto + Exportaes lquidas Exportaes lquidas = Exportaes - Importaes DI = DN - SRRM

Despesa Nacional (DN): Gastos efectuados por todas as unidades residentes no pas em questo em bens e servios, avaliados a preos de mercado, durante um determinado perodo. igual ao valor do PNBpm. DN = DI + SRRM = PNBpm.

Economia Subterrnea: Conjunto de actividades econmicas de carcter ilcito. A Contabilidade Nacional no as considera, pois no so registadas, o que causa um valor do PIBpm inferior ao real. Excedente Bruto de Explorao (EBE): Somatrio dos rendimentos do capital(lucros, rendas e juros) e outros rendimentos de propriedade pagos pelas empresas produtoras. Exportaes (Exp): Vendas de bens e servios ao Exterior. Exportaes lquidas (de importaes): Exportaes Importaes. Externalidade: Impacto de um processo produtivo no bem-estar da sociedade. As externalidades so: - Positivas, quando benficas;

- Negativas, quando as consequncias so negativas (poluio).


Formao Bruta de Capital (FBC): O mesmo que Investimento Bruto. Formao Bruta de Capital Fixo (FBCF): Despesas efectuadas pelas empresas e pelo Estado na aquisio de meios de trabalho para serem utilizados durante os vrios processos produtivos. Importaes (Imp): Aquisio de bens e servios ao Exterior por parte de unidades residentes. Impostos alfandegrios: Impostos aplicados entrada de produtos num pas provenientes do Exterior. No se aplicam a produtos vindos dos estados-membros da UE, devido livre circulao. Impostos Indirectos: Impostos que incidem sobre o consumo. o caso do IVA e do IT, por exemplo. Investimento Bruto (IB): Investimento Bruto = Formao Bruta de Capital Fixo + Variao de Existncias. IB = FBCF + VE.

Mtodos de clculo do valor do Produto: Para evitar o problema da mltipla contagem no clculo do valor do Produto, utiliza-se um dos dois mtodos seguintes: - Mtodo dos valores acrescentados O valor do Produto calcula-se a partir dosomatrio dos valores acrescentados de cada uma das unidades de produo; - Mtodo dos produtos finais Determina-se o valor do Produto atravs do valor das vendas de bens e servios de consumo final, isto , no se consideram os consumos intermdios.

pticas de clculo do valor da produo ( PN = RN = DN ): A Contabilidade Nacional calcula o valor de produo a partir de trs pticas diferentes. So elas: - A ptica do Produto permite calcular o Produto Nacional (PN). Os produtos so classificados consoante a sua natureza e origem. Produto Nacional = Produto Interno (PI) + Saldo dos Rendimentos do trabalho, da propriedade e da empresa do Resto do Mundo (SRRM). PN = PI + SRRM; - A ptica do Rendimento permite calcular o Rendimento Nacional (RN). No se tem em conta a produo propriamente dita, mas sim os rendimentos obtidos atravs da venda dos produtos e a forma como so repartidos. Rendimento Nacional = Remuneraes do trabalho + Excedente Bruto de Explorao (EBE, tambm designado por rendimentos da propriedade e resultados da explorao).

RN = Remuneraes do trabalho + EBE; - A ptica da Despesa permite calcular a Despesa Nacional (DN). Indica odestino da produo: consumo, investimento ou exportao. Despesa Nacional = Consumo Pblico + Consumo Privado + Formao Bruta de Capital Fixo (FBCB) + Variao de Existncias (VE) + Exportaes Importaes + SRRM DN = Consumo Total (CT) + IB + Exportaes lquidas (de importaes) + SRRM. DI = Procura Interna + Exportaes lquidas. DI = Procura Global Importaes. Produto Nacional = Rendimento Nacional = Despesa Nacional.

Problema da mltipla contagem: O problema da mltipla contagem consiste em registar vrias vezes o valor do consumo intermdio realizado pelas unidades produtivas intervenientes no processo produtivo em questo. Procura Global (PG): Despesa em bens e servios realizadas por residentes e no residentes na aquisio de bens e servios produzidos no nosso territrio econmico. Procura Global = Consumo Total + Investimento Bruto + Exportaes. PG = CT + IB + Exp. PG = Proc. I + Exp.

Procura Interna (Proc. I): Despesa realizada por residentes em relao produo efectuada nesse territrio econmico. Procura Interna = Consumo Total + Investimento Bruto. Proc. I = CT + IB.

Produto: O Produto calculado como sendo: - Interno (PI) ou Nacional (PN). Fala-se em PI quando o valor do produto tem por base a riqueza produzida dentro do territrio econmico do pas, em PN quando o valor do produto tem por base a riqueza obtida pelas unidades residentes independentemente do territrio econmico onde foi gerada essa riqueza. PN = PI + SRRM;

- Lquido (PL) ou Bruto (PB). O produto em termos brutos equivale diferena entre o valor das vendas e o consumo intermdio. Este usado quando se considera o CCF, caso contrrio, utiliza-se o produto lquido para calcular o valor da produo. PB = Valor das Vendas Consumo Intermdio. PL = PB CCF; - a preos de mercado (Ppm) ou a custos de factores (Pcf). Produto a preos de mercado = Produto a custos de factores + Impostos Indirectos Subsdios produo. Ppm = Pcf + Impostos Indirectos lquidos de subsdios;

O Produto tambm pode ser calculado a: - a preos constantes ou a preos correntes. Calcula-se o Produto a preos constantes quando os bens e servios so valorizados seguindo os preos praticados num ano considerado como base. utilizado em comparaes com outros anos, pois retira o aumento do valor do produto causado pela inflao.

Por outro lado, calculado a preos correntes quando os bens e servios so valorizados aos preos verificados no ano em causa.

Ramo de actividade: A cada ramo de actividade corresponde um conjunto de unidades de produo homogneas (utilizam processos produtivos semelhantes ou at mesmo iguais). Remuneraes do Capital: O mesmo que Excedente Bruto de Explorao. Remuneraes do trabalho: Somatrio de todas as importncias concedidas aos trabalhadores por conta de outrem como contrapartida do trabalho prestado e contribuies sociais pagas pela entidade patronal. Rendimento Disponvel dos Particulares (RDP): Rendimento de que os particulares dispem depois de pagos os impostos e as contribuies sociais ao Estado. RDP = Remuneraes do trabalho + Rendimentos da empresa e da propriedade + Transferncias Internas + Transferncias Externas Impostos Directos Contribuies para a Segurana Social. RDP = Remuneraes + EBE + TI + TE ID Contribuies para a SS.

Rendimentos da empresa e da propriedade: O mesmo que Excedente Bruto de Explorao.

Saldo dos rendimentos do trabalho, da propriedade e da empresa com o Resto do Mundo (SRRM): Diferena entre os rendimentos recebidos do exterior e os que para l so enviados. SRRM = Rendimentos recebidos Rendimentos enviados.

Sector informal: Conjunto de actividades econmicas que no so consideradas no clculo do valor do produto por terem um carcter informal. o caso de algum que confecciona pastelaria em casa para vender num caf, ou oferece servios de manicura em casa, por exemplo.

Sectores institucionais: Um sector institucional define-se como um grupo de unidades institucionais cuja funo principal seja idntica. Essas unidades institucionais so: - Famlias, que se subdividem em: - Empresas individuais, que produzem bens comercializveis (mercantis) no financeiros; e servios

- Famlias e celibatrios, cuja funo principal consumir; - Instituies Sem Fins Lucrativos ao Servio das Famlias (ISFLSF), as quais produzem servios com intuito no lucrativo no comercializveis; - Sociedades e Quase Sociedades No Financeiras, compostas por empresas pblicas e privadas, tm como funo produzir bens e servios comercializveis no financeiros; - Instituies Financeiras, as quais so: - Instituies de Crdito, que financiam e concedem crditos; - Empresas de Seguros, garantem o pagamento em caso de risco; - Administraes Pblicas (Estado) - tm como funo a produo de servios no comercializveis e o cumprimento da redistribuio dos rendimentos pelo pas; - Resto do Mundo (Exterior), composto pelos no residentes, a sua funo principal efectuar um registo de todas as operaes realizadas entre a economia nacional e o estrangeiro.

Territrio Econmico: O territrio econmico de um pas inclui o seu territrio geogrfico, espao areo, Zona Econmica Exclusiva (ZEE), plataformas e aeronaves exploradas por unidades econmicas

residentes, independentemente de onde estas se situam, e outras instituies ultramarinas que o pas possui ou gere. Transferncias Externas (TE): Recebimentos ou pagamentos efectuados pelas famlias ao Resto do Mundo. Transferncias Internas (TI): Subsdios auferidos por parte do Estado durante o processo de redistribuio. Unidade institucional: As unidades institucionais de um territrio classificam-se em residentes entidades que exercem actividades econmicas nesse territrioh, pelo menos, um ano e no residentes no praticam qualquer actividade econmica nesse territrio ou praticam h menos de um ano. Valor Acrescentado Bruto (VAB): O VAB constitudo pelo valor acrescentado por cada unidade produtiva no processo produtivo, obtido pela diferena entre o valor das vendas (VV) e o valor das compras (VC) por elas efectuadas para realizar a produo. Valor Acrescentado Bruto = Valor das Vendas Valor das Compras. VAB = VV VC.

Variao de Existncias (VE): Utilizaes das empresas em matriasprimas que ainda no tenham sido incorporadas em produtos at ao final do perodo e produtos acabados ainda no vendidos ou em fabricao. VE = Valor no final do perodo Valor no incio do perodo.

You might also like