You are on page 1of 4

O Templrio

Abril / 2012 -

Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil

O Templrio
ANO VII NO 60

Distribuio Gratuita

Abril / 2012

A frase acima faz parte de uma narrativa bblica que ficou conhecida como sendo a demonstrao do amor que o Divino Mestre Jesus de Nazareth nutria pelo seu discpulo Joo, que viria a ser reconhecido como o autor do Evangelho mais importante e mais aproximado da parte essencialmente espiritual de todo o Novo Testamento e, principalmente, por ter sido ele o portador das revelaes contidas no livro do Apocalipse. A princpio, e at a, tubo bem, desde que o espiritualista se contentasse, apenas, com aquelas verses que se destinam a todos, sem um aprofundamento maior e uma busca de outros conhecimentos que se encontram implcitos em todas as mensagens que chegam s suas mos. No caso presente, acreditamos que diversas situaes se apresentam, desafiando a nossa imaginao e a nossa insatisfao, levando-nos a buscar formas outras de satisfazer as nossas necessidades espirituais. o que tentaremos fazer, com a pacincia de nossos leitores. Comecemos, ento, pelo ttulo acima: O discpulo a quem Jesus mais amava. Esta frase retrata uma situao de preferncia do Divino Mestre Jesus de Nazareth, ou pelo menos uma dose maior de amor que o mesmo dedicava quele discpulo. Isto contraria a prpria mensagem do Mestre que pregava o amor por todos, sem medidas e at mesmo aos inimigos. Estamos, ento, diante de uma situao que no condiz com o esprito das lies que foram pregadas pelo prprio Mestre. Para que possamos abrir o nosso entendimento, devemos recorrer s iluminaes de diversos Mestres que nos ltimos tempos vm dando aos estudantes uma viso esotrica e cientfica e mais aproximada da mensagem original e muitas vezes cifrada a que temos acesso. E um Mestre que se destaca nesta misso Rudolf Steiner.

O discpulo a quem Jesus mais amava

Segundo este, Joo teria uma importncia fundamental na implantao e consolidao do cristianismo. Seria o mesmo o primeiro iniciado do perodo cristo e portador dos principais fundamentos da nova iniciao que com o mesmo se implantava. At a poca precedente ao Divino Mestre Jesus de Nazareth, devido situao crmica que assolava o povo judeu, e aqueles povos daquela regio, at hoje uma rea de conflito, as dificuldades de se alcanar os planos espirituais mais elevados eram imensas e implicavam na sada do corpo etrico do corpo fsico em direo a outros planos em busca da religao espiritual! Era um processo perigoso e terrvel que se assemelhava morte do corpo fsico! E nesse ambiente que se desenrola a passagem bblica em estudo (Joo 11). Vamos resumidamente relembr-la. Estava enfermo um homem chamado Lzaro, que era da cidade de Bethania, irmo de Maria e Martha (Maria era aquela que ungiu o Divino Mestre Jesus de Nazareth com blsamo e lhe limpou os ps com os seus cabelos). Mandaram suas irms dizer a Jesus: Senhor, est enfermo aquele que tu amas. Ouvindo isto, Jesus respondeu: Esta enfermidade no se encaminha a morte, mas a dar glria a DEUS, para o filho de DEUS ser Glorificado por ela. Ora Jesus amava a Martha, a sua irm Maria e a Lzaro. E mesmo ouvindo isso, deixou-se ficar mais dois dias no mesmo lugar, e s ento decidiu voltar para a Judeia, donde havia sado ameaado de apedrejamento pelos judeus. Contrariando aos seus discpulos, disse-lhes: Nosso amigo Lzaro dorme, mas eu vou despert-lo do sono. Responderam-lhe seus discpulos, apavorados em voltar quele lugar: Senhor, se Lzaro dorme porque est so. Respondeu-lhes Jesus: LZARO MORTO. E eu, por amor de vs, folgo de no me ter achado l, para que creias; mas vamos a ele.

2 - O Templrio

Abril / 2012

Chegou, enfim, Jesus e encontrou Lzaro j sepultado havia quatro dias. Martha assim que ouviu que Jesus tinha vindo, saiu a receb-lo. E disse a Jesus: Senhor, se estivesses aqui, no morreria meu irmo. Mas tambm sei agora que tudo o que pedires a DEUS, Ele te o conceder. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmo h de ressurgir. Disse-lhe Martha: Eu sei que ele h de ressurgir na ressurreio que haver no ltimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida; e o que cr em mim, ainda que esteja morto, viver. E todo o que vive e cr em mim, no morrer eternamente. Retirou-se Martha e foi chamar a sua irm Maria, a quem disse. chegado o Mestre e ele te chama. E Maria foi ao encontro de Jesus e assim que o viu lanou-se aos seus ps e disse-lhe: Senhor, se estivesses aqui, no morreria meu irmo. .....Jesus, porm, tanto que a viu chorar, e os judeus que tinham vindo com ela, bramiu em seu esprito e turbou a si mesmo. E perguntou-lhes: Onde o pusestes vs? Senhor, vem e v, responderam-lhe. .... Chegando ao local onde havia sido sepultado Lzaro, ordenou-lhes que tirassem a campa, ao que lhe responderam: Senhor, ele j cheira mal, pois de quatro dias. Respondeu-lhes Jesus:

voz alta: LZARO, VENHA PARA FORA! E no mesmo instante saiu o que estivera morto, ligados os ps e as mos com ataduras e o seu rosto envolto num lenol. Disse Jesus aos presentes: Desatai-o e deixai-o ir. Muitos judeus que presenciaram este ato passaram a acreditar em Jesus, outros porm relataram o mesmo s autoridades religiosas, que dele se aproveitaram para mais tarde decretarem a sua pena de morte. Encerra-se, ento, o episdio denominado O discpulo a quem Jesus amava. Desaparece a figura de Lzaro. Encerra-se tambm, o perodo da antiga iniciao, na qual o nefito era mantido num esquife, em estado letrgico por trs dias e meio para obter a viso do mundo espiritual em corpo etrico, e inicia-se o perodo da nova iniciao. E surge um personagem que ir marcar vigorosa e espiritualmente a doutrina crist e que Rudolf Steiner afirma, categoricamente, baseado em seus estudos esotricos, tratar-se do prprio Lzaro: Joo Evangelista. Esta viso muito bem explicada no livro O Evangelho segundo Joo, deste Mestre. Deixemos, pois, que os Irmos que desejarem, constatem atravs da leitura do livro acima citado, a beleza das revelaes que nos propiciam as pesquisas efetuadas por Rudolf Steiner.
Jorge Jos Gonalves

Joo em Patmos - Alonso Cano (1601-1667), Wikipdia

No te disse eu que se tu creres, vers a Glria de DEUS? Tiraram, pois, a campa e Jesus, levantando os olhos, disse: Pai, eu te dou graas, por que me tens ouvido, mas s falei assim para atender a este povo que est roda de mim; para que eles creiam que tu me enviaste. Tendo dito estas palavras, bradou em

Ao prepararmos este pequeno escrito, nos veio memria a imagem de um Irmo que, recentemente, nos deixou no plano fsico. Durante quase meio sculo, trabalhou nas hostes templrias com denodo e entusiasmo, pesquisando sempre as literaturas do esoterismo e fazendo questo de compartilhar com os irmos interessados o resultado de suas pesquisas. Atravs da redao do Jornal do Templo redigiu muitas notas de falecimento e exaltou as qualidades daqueles Irmos que se afastavam da nossa convivncia material. Aproveitamos, pois, esta pgina, para prestarmos uma pequena homenagem memria do nosso saudoso Irmo Antnio Paes de Moura e Silva, que nos propiciou o contato com a obra de Rudolf Steiner.

O Templrio

Abril / 2012 - 3

Reunio Mensal da Serenssima Congregao


Sob a direo do Irmo Silvio Lopes Rodrigues, Presidente da Serenssima Congregao, foi realizada a Reunio Mensal da Serenssima Congregao do ms de setembro de 2011, que tem por fito a construo do Templo Espiritual da Humanidade e a regenerao do reinado do Cristo, excelso governador do carma e da Terra. Com vrios membros catequistas da Matriz Nacional e do Captulo de So Luiz e com regular nmero de visitantes foi anotada a presena de 54 irmos. Dando incio aos trabalhos, o Presidente da Serenssima Congregao dirigiu-se inicialmente aos presentes, afirmando que aquele seria um culto especial, pois aconteceria uma filiao, um momento de grande alegria para todos os membros da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil. Aps a leitura da ata da reunio anterior, foi apresentado o processo de admisso do candidato Ricardo Tinoco Falco, que prestou o compromisso espiritual, sob o aspecto material, comprometendo-se a bem-servir s normas e s regras da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil. O novo membro se portou demonstrando firmeza nas respostas e nos compromissos assumidos. J como filiado, Ricardo Tinoco Falco disse que estava conscientemente vivenciando um divisor de guas fundamental nesta passagem pelo plano material. Ele aproveitou o momento e agradeceu aos Mestres e mentores por o iluminarem e conduzirem ao novo caminho que agora estava sendo trilhado. Agradeceu tambm a todos do Universo, que, de alguma forma, colaboraram neste sentido. O novo filiado foi saudado pelo padrinho, Eliazar Santos. Temos absoluta certeza de que no foi por mero acaso que o Irmo veio Nossa Cristianssima Ordem. O Irmo demonstrou possuir qualidades e conhecimento sobre as verdades espirituais. Fiis so os que apenas literalmente creem nas Escrituras. Gnsticos so os que se aprofundam num sentido interior, conhecem a verdade inteira. No s a f que basta, mas sim a f reunida s cincias. Esta condio permite ao nefito discernir sobre a verdadeira doutrina. O Irmo hoje deu um passo decisivo na sua existncia e com grande alegria a Famlia Templria o recebe. Seja bem-vindo! Que a fora do ideal Templrio o contagie, e que o Irmo possa contribuir com o seu to valioso quinho. Lembre-se que as mudanas devem existir primeiramente em ns mesmos, e todos os dias no deixe de se perguntar: Quem poder assistir no monte sagrado? A vossa conscincia que o juiz das vossas aes. A misso do Cavaleiro da Cruz amar o prximo como a si mesmo. Assenhore-se da coragem e mostre o que tem a realizar. Que os Mestres estejam convosco! Logo aps, como no houvesse mais assuntos a tratar, o Irmo dirigente encerrou com a pancada ritual, hora regimental, a Reunio Mensal da Serenssima Congregao de setembro de 2011.
SXC

4 - O Templrio

Abril / 2012

Os Rosacrucianos
Os Rosacrucianos so homens e mulheres que se dedicam ao estudo e aplicao prtica das leis da natureza em suas formas mais elevadas. Descobrem, aos poucos, atravs de um estudo gradual, o potencial que todos os seres humanos possuem e como aplic-lo de maneira eficaz para melhorar a qualidade da vida aqui, agora, e como ajudar os outros da melhor forma possvel. Os Rosacrucianos so pessoas que, atravs de seus estudos, descobrem a harmonia que existe no Universo e em tudo o que a ele pertence. Os mesmos descobrem que o Universo existe com uma finalidade precisa e que cada um de ns tem um papel particular a cumprir no grande cenrio universal. Os Rosacrucianos so Irmos que, atravs dos ensinamentos conferidos pela Ordem, aprendem a viver plenamente no plano fsico, mental e espiritual. Os Rosacrucianos, aprendendo os ensinamentos tradicionais, desmascaram a superstio e os falsos conceitos, j que muito danificaram a
Capa do manifesto Fama Fraternitatis Rosae Crucis, publicado em 1614, na cidade alem de Kassel

humanidade e que at hoje a conduzem principalmente, so seres racionais que se abstm escravido fsica e moral. Tornam-se mais de comportamentos fanticos e irracionais. compreensivos e tolerantes com o prximo e,
Maurizia Greca Orfei

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil uma instituio doutrinria de culto e cultura, fraternal e universal, que se compe de ilimitado nmero de filiados, de ambos os sexos, sem preconceitos de crena, nacionalidade, cor ou posio social. Os seus objetivos so administrados sob as regras disciplinares do Rito Templrio. Diretor - Redator Responsvel David Soares Telles Reviso Horcio R. de Freitas e Deyzi T. Cavanellas Site: www.rosacruzdobrasil.org.br E-mail: frcb@rosacruzdobrasil.org.br
Editorao, Criao, Arte e Impresso Letras e Magia Editora - www.letrasemagia.com.br

Endereos e horrios dos cultos pblicos da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil: Templo de So Joo Rua Afonso Pena, 75 Captulo de So Luiz Rua Anglica (Pa. Afonso Pena), Tijuca, RJ. Tel.: 2569-7625. Mota, 166, Olaria, RJ. Tel.: 2564-7121. Cultos pblicos nas teras-feiras, s 19h45min Cultos pblicos nas quartas-feiras, s 19h45min (Chegar com antecedncia). (Chegar com antecedncia).

You might also like