You are on page 1of 24

Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica*

David Tripp
Universidade de Murdoch

Resumo

Como resultado do grande aumento de sua popularidade e da amplitude de sua aplicao, a pesquisa-ao tornou-se atualmente um termo aplicado de maneira vaga a qualquer tipo de tentativa de melhora ou de investigao da prtica. Tendo em vista a confuso que da advm freqentemente, o principal objetivo deste autor esclarecer o termo. Aps breve histria do mtodo, ele defende que se encare a pesquisa-ao como uma das muitas diferentes formas de investigao-ao, a qual por ele sucintamente definida como toda tentativa continuada, sistemtica e empiricamente fundamentada de aprimorar a prtica. A seguir, o autor discute o papel da teoria na pesquisa-ao antes de descrever o que considera caractersticas distintivas do processo. Segue-se um exame mais detalhado do ciclo da pesquisa-ao precedido por um relato do modo pelo qual esse tipo de pesquisa se situa entre a prtica rotineira e a pesquisa acadmica. O autor passa ento a discutir algumas questes comuns relativas ao mtodo, tais como a participao, o papel da reflexo, a necessidade de administrao do conhecimento e a tica do processo. O artigo, em sua parte final, trata de cinco diferentes modalidades de pesquisa-ao e conclui com um esboo da estrutura de uma dissertao a partir de pesquisaao.
Palavras-chave

Pesquisa-ao Participao Investigao-ao Metodologia de pesquisa.

Correspondncia: David Tripp e-mail: d.tripp@murdoch.edu.au

* Traduo de Llio Loureno de Oliveira.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

443

Action research: a methodological introduction*


David Tripp
Murdoch University

Abstract

As a result of its greatly increased in popularity and range of application, action research has now become a loosely applied term for any kind of attempt to improve or investigate practice. In view of the confusion that frequently arises from this, the main aim of this author is to clarify the term. After a brief history of the method, the makes a case for regarding action research as one of a number of different forms of action inquiry which he briefly defines as any ongoing, systematic, empirically based attempt to improve practice. The author them discusses the role of theory in action research before describing what he sees as the distinguishing characteristics of the process. Next, a more detailed examination of the action research cycle is prefaced by an account of the way in which action research stands between routine practice and academic research. The author then moves on to discuss some common issues with the method, such participation, the role of reflection, the need for knowledge management, and the ethics of the process. The last part of the paper covers five different modes of action research, and it concludes with an outline of the structure of an action research dissertation.
Keywords

Research-action - Participation - Inquiry-action - Methodology of research.

Contact: David Tripp e-mail: d.tripp@murdoch.edu.au

* Translated of the Llio Loureno de Oliveira.

444

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

Breve histria

No h certeza sobre quem inventou a pesquisa-ao. Muitas vezes, atribui-se a criao do processo a Lewin (1946). Embora parea ter sido ele o primeiro a publicar um trabalho empregando o termo, pode t-lo encontrado anteriormente na Alemanha, num trabalho realizado em Viena, em 1913 (Altrichter, Gestettner, 1992). Verso alternativa a de Deshler e Ewart (1995) que sugerem que a pesquisa-ao foi utilizada pela primeira vez por John Collier para melhorar as relaes inter-raciais, em nvel comunitrio, quando era comissrio para Assuntos Indianos, antes e durante a Segunda Guerra Mundial e Cooke (s.d.) parece oferecer vigoroso apoio a isso. A seguir, Selener (1997) assinala que o livro de Buckingham (1926), Research for teachers [Pesquisa para professores], defende um processo reconhecvel como de pesquisa-ao. Assim sendo, pouco provvel que algum dia venhamos a saber quando ou onde teve origem esse mtodo, simplesmente porque as pessoas sempre investigaram a prpria prtica com a finalidade de melhor-la. O relato de Rogers (2002), sobre o conceito de reflexo utilizado por John Dewey (1933), por exemplo, mostra muita semelhana com o conceito de pesquisa-ao e tambm se poderia realar que os antigos empiristas gregos usavam um ciclo de pesquisa-ao. difcil de definir a pesquisa-ao por duas razes interligadas: primeiro, um processo to natural que se apresenta, sob muitos aspectos, diferentes; e segundo, ela se desenvolveu de maneira diferente para diferentes aplicaes. Quase imediatamente depois de Lewin haver cunhado o termo na literatura, a pesquisa-ao foi considerada um termo geral para quatro processos diferentes: pesquisa-diagnstico, pesquisa participante, pesquisa emprica e pesquisa experimental (Chein; Cook; Harding, 1948). Pelo final do sculo XX, Deshler e Ewart (1995) conseguiram identificar seis principais tipos de pesquisa-ao desenvol-

vidos em diferentes campos de aplicao. No final da dcada de 1940 e incio da dcada de 1950, utilizava-se em administrao (Collier), desenvolvimento comunitrio (Lewin, 1946), mudana organizacional (Lippitt, Watson; Westley, 1958) e ensino (Corey, 1949, 1953). Na dcada de 1970, incorpora-se (com finalidades de) mudana poltica, conscientizao e outorga de poder [empowerment] (Freire, 1972, 1982), pouco depois, em desenvolvimento nacional na agricultura (Fals-Borda, 1985, 1991) e, mais recentemente, em negcios bancrios, sade e gerao de tecnologia, via Banco Mundial e outros (Hart; Bond, 1997). A pesquisa-ao educacional principalmente uma estratgia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrncia, o aprendizado de seus alunos, mas mesmo no interior da pesquisa-ao educacional surgiram variedades distintas. Stephen Corey defendia, nos EUA, uma forma vigorosamente tcnica e duas outras tendncias principais so uma forma britnica, mais orientada para o desenvolvimento do julgamento profissional do professor (Elliott; Adleman, 1976; Elliott, 1991) e uma variedade na Austrlia (Carr; Kemmis, 1986) de orientao emancipatria e de crtica social. Outras variedades correlatas acrescentaram-se desde ento e, talvez mais recentemente, a noo de Sachs (2003) de profissional ativista. Foi esse tipo de diversidade que levou a pesquisa-ao educacional a ser descrita como uma famlia de atividades (Grundy; Kemmis, 1982), pois, como concluram Heikkinen, Kakkori e Huttunen (2001, p. 22), parece existir uma situao multi-paradigmtica entre os que fazem pesquisa-ao.
O ciclo da investigao-ao

importante que se reconhea a pesquisa-ao como um dos inmeros tipos de investigao-ao, que um termo genrico para qualquer processo que siga um ciclo no

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

445

qual se aprimora a prtica pela oscilao sistemtica entre agir no campo da prtica e investigar a respeito dela. Planeja-se, implementase, descreve-se e avalia-se uma mudana para a melhora de sua prtica, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prtica quanto da prpria investigao.
Dia g rama 1 Diag 1: Representao em quatro fases do ciclo bsico da investigao-ao.

A maioria dos processos de melhora segue o mesmo ciclo. A soluo de problemas, por exemplo, comea com a identificao do problema, o planejamento de uma soluo, sua implementao, seu monitoramento e a avaliao de sua eficcia. Analogamente, o tratamento mdico tambm segue o ciclo: monitoramento de sintomas, diagnstico da doena, prescrio do remdio, tratamento, monitoramento e avaliao dos resultados. A maioria dos processos de desenvolvimento tambm segue o mesmo ciclo, seja ele pessoal ou profissional ou de um produto tal como uma ratoeira melhor, um currculo ou uma poltica. evidente, porm, que aplicaes e desenvolvimentos diferentes do ciclo bsico da investigao-ao exigiro aes diferentes em cada fase e comearo em diferentes lugares. Entre alguns dos diversos desenvolvimentos do processo bsico de investigao-ao, esto a pesquisa-ao (Lewin, 1946), a aprendizagem-ao (Revons, 1971), a prtica reflexiva (Schn, 1983), o projeto-ao (Argyris, 1985), a

aprendizagem experimental (Kolb, 1984), o ciclo PDCA (Deming, 1986), PLA, PAR, PAD, PALM, PRA 1 etc. (Chambers, 1983), a prtica deliberativa (McCutcheon, 1988), a pesquisa prxis (Whyte, 1964; 1991), a investigao apreciativa (Cooperrider; Shrevasteva, 1987), a prtica diagnstica (genrica em medicina, ensino corretivo etc.), a avaliao-ao (Rothman, 1999) 2 , a metodologia de sistemas flexveis (Checkland; Holwell, 1998) e a aprendizagem transformacional (Marquardt, 1999). H vrias razes para a produo desses muitos tipos diferentes de investigao-ao, porque algumas pessoas reconheceram e conceptualizaram o ciclo sem conhecimento das demais verses j existentes e denominaram o mesmo ciclo e suas etapas de muitos modos diferentes. Houve tambm quem desenvolvesse verses sob medida para utilizaes e situaes particulares, porque h muitos modos diferentes de utilizar o ciclo e executar cada uma das suas quatro atividades. Assim, tipos diversos de investigao-ao tendem a utilizar processos diferentes em cada etapa e obter resultados diferentes que provavelmente sero relatados de modos diferentes para pblicos diferentes. Qual tipo de processo se utiliza e como ele utilizado depende dos objetivos e circunstncias. At com os mesmos objetivos e circunstncias, pessoas diferentes podem ter diferentes habilidades, intenes, cronogramas, nveis de apoio, modos de colaborao e assim por diante. Tudo isso afetar os processos e os resultados. O ponto importante que o tipo de investigao-ao utilizado seja adequado aos objetivos, prticas, participantes, situao (e seus facilitadores e restries).
As caractersticas da pesquisaao

Faz algum sentido diferenciar a pesquisa-ao de outros tipos de investigao-ao,


1. PLA: Participatory Learning and Action; PAR: Participatory Action Research; PAD: Participatory Action Development; PALM: Participatory Learning Methods; PRA: Participatory Rural Appraisal

446

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

definindo-a pelo uso que faz de tcnicas de pesquisa consagradas para produzir a descrio dos efeitos das mudanas da prtica no ciclo da investigao-ao. A principal razo para se empregar o termo investigao-ao como um processo superordenado que inclui a pesquisaao que esse termo vem sendo aplicado de maneira to ampla e vaga que est se tornando sem sentido. Uma definio tal como: pesquisa-ao um termo que se aplica a projetos em que os prticos buscam efetuar transformaes em suas prprias prticas... (Brown; Dowling, 2001, p. 152), por exemplo, sob certos aspectos, precisa, mas utiliza o termo pesquisa no sentido muito amplo de todo tipo de estudo meticuloso e, utilizando-o desse modo, priva os acadmicos de utiliz-lo para distinguir a forma de investigao-ao que emprega o sentido mais especfico ligado pesquisa na academia. Isso importante porque se qualquer tipo de reflexo sobre a ao chamada de pesquisa-ao, arriscamo-nos a sofrer a rejeio exatamente por parte das pessoas com as quais a maioria de ns conta para aprovao ou financiamento do trabalho universitrio. Assim como aconteceu com a pesquisa qualitativa h duas dcadas, sou procurado agora regularmente por estudantes graduados aos quais no se permite usarem pesquisa-ao para suas teses. Seus orientadores de pesquisa, ainda que considerando que ela pesquisa (e no, por exemplo, desenvolvimento profissional), no consideram o que vem ser chamado de pesquisa-ao metodologicamente, rigorosa o bastante para produ-

zir uma tese de pesquisa de grau superior. Em vez de aceitar uma definio mais aberta de pesquisa-ao, tal como identificao de estratgias de ao planejada que so implementadas e, a seguir, sistematicamente submetidas a observao, reflexo e mudana (Grundy; Kemmis, 1982), passei a preferir uma definio mais estrita: pesquisa-ao uma forma de investigao-ao que utiliza tcnicas de pesquisa consagradas para informar a ao que se decide tomar para melhorar a prtica, e eu acrescentaria que as tcnicas de pesquisa devem atender aos critrios comuns a outros tipos de pesquisa acadmica (isto , enfrentar a reviso pelos pares quanto a procedimentos, significncia, originalidade, validade etc.). Isso posto, embora a pesquisa-ao tenda a ser pragmtica, ela se distingue claramente da prtica e, embora seja pesquisa, tambm se distingue claramente da pesquisa cientfica tradicional, principalmente porque a pesquisaao ao mesmo tempo altera o que est sendo pesquisado e limitada pelo contexto e pela tica da prtica. A questo que a pesquisa-ao requer ao tanto nas reas da prtica quanto da pesquisa, de modo que, em maior ou menor medida, ter caractersticas tanto da prtica rotineira quanto da pesquisa cientfica. A tabela a seguir mostra como fica a pesquisa-ao em relao a algumas das diferenas entre as duas. Deve-se observar que embora a prtica rotineira e a investigao cientfica sejam apresentadas como os plos do continuum, elas tm tendncias contra-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

447

ditrias, de modo que no so categorias puras, mas oposies mistas. Por exemplo, na Linha 1, a prtica rotineira apresentada como habitual, embora o que se tornou hbito foi anteriormente tanto inovador quanto original sob certos aspectos. Analogamente, h muita coisa na pesquisa cientfica que rotineira, particularmente num perodo daquilo a que Kuhn (1970) se refere como cincia normal. Alguns outros pontos ilustrados na tabela so: Linha 2 A pesquisa-ao deve ser contnua e no repetida ou ocasional, porque no se pode repetidamente realizar pesquisas-ao sobre a prtica de algum, mas deve-se regularmente trabalhar para melhorar um aspecto dela, de modo que deva ser mais freqente do que ocasional. Linha 3 A prtica tende a ser uma questo de reagir eficaz e imediatamente a eventos na medida que ocorram e a pesquisa cientfica tende a operar de acordo com protocolos metodolgicos determinados. A pesquisaao fica entre os dois, porque pr-ativa com respeito mudana, e sua mudana estratgica no sentido de que ao baseada na compreenso alcanada por meio da anlise de informaes de pesquisa. A ao estratgica (Grundy; Kemmis, 1982), ou ao ttica (Jacques, 1992), contrapese ao que imediata, resultado de rotina ou hbito, embora ela seja informada pelo saber da experincia aplicada a boas informaes que s podem ser produzidas por processos de pesquisa bem fundamentados. Contrape-se tambm ao, que limitada por protocolos de pesquisa: metodologia sempre preeminente na pesquisa cientfica, mas na pesquisa-ao, a metodologia de pesquisa deve sempre ser subserviente prtica, de modo que no se decida deixar de tentar avaliar a mudana por no se dispor de uma boa medida ou dados bsicos adequados. Antes, procura-se fazer julgamentos baseados na melhor evidncia que se possa produzir.

Linha 4 Enquanto a prtica rotineira tende a ser a nica responsabilidade do prtico, e atualmente a maioria das pesquisas realizada em equipe, a pesquisa-ao participativa na medida em que inclui todos os que, de um modo ou outro, esto envolvidos nela e colaborativa em seu modo de trabalhar. Linha 5 A prtica rotineira naturalista na medida em que no pesquisada, de modo que no h manipulao da situao. Tanto a pesquisa-ao quanto a pesquisa cientfica so experimentais no sentido de que fazem as coisas acontecerem para ver o que realmente acontece. Porm, como a pesquisaao ocorre em cenrios sociais no manipulados, ela no segue os cnones de variveis controladas comuns pesquisa cientfica, de modo que pode ser chamada mais geralmente de intervencionista do que mais estritamente experimental. Linha 6 A prtica rotineira normalmente no considera muito o exame de seus procedimentos, valores e eficcia, mas como processo de aprimoramento, a pesquisa-ao sempre comea a partir de algum tipo de problema e muitas vezes se aplica o termo problema-tizar, porque esse tipo de pesquisa, em comum com a idia de Argyris e Schn (1974) de aprendizagem de dupla mo na prtica reflexiva, trata o problema como um problema em si mesmo. Na verdade, a pesquisa-ao socialmente crtica comea muitas vezes com um exame sobre a quem cabe o problema, o que uma forma de problematizao. A pesquisa cientfica, segundo Kuhn (1970), geralmente uma questo de proceder com uma dada agenda e isso, juntamente com a necessidade de financiamento, significa que, em geral, ela comprometida com o governo ou com interesses comerciais ou com a reviso pelos pares. A pesquisa-ao, claro, muitas vezes tambm comprometida, mas mesmo nesse caso isso a limita muito menos do que a pesquisa cientfica. Linha 7 A prtica rotineira corrente geralmente s vivenciada pelos participantes, embora quando se torna necessrio algum

448

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

julgamento profissional importante, a deliberao ocorra e o processo se desloque mais na direo da investigao-ao, uma vez que o prtico comumente seguir os resultados do julgamento a fim de aprender com ele. A pesquisa-ao sempre deliberativa porque, quando se intervm na prtica rotineira, est se aventurando no desconhecido, de modo que preciso fazer julgamentos competentes a respeito como, por exemplo, daquilo que mais provavelmente aperfeioar a situao de maneira mais eficaz. A pesquisa cientfica, o mais das vezes, discutida no sentido formal de teorizao indutiva e dedutiva. Esses processos so por certo utilizados na pesquisa-ao, no porm para produzir concluses e previses positivistas, que so muito diferentes de bons julgamentos profissionais. Linha 8 Mais uma vez, a pesquisa-ao fica em algum ponto entre o no-registro da maior parte do que acontece na prtica rotineira e a rigorosa reviso, pelos pares, do mtodo, dos dados e das concluses da pesquisa cientfica. A pesquisa-ao tende a documentar seu progresso, muitas vezes por meio da compilao de um portfolio, do tipo de informaes regularmente produzidas pela prtica rotineira, tais como resultados de testes em educao ou ndices de satisfao dos clientes com as organizaes de servio ou as atas de reunies de equipes de produo nas empresas. Linha 9 O critrio principal para a prtica rotineira que ela funcione bem. Preocupaes sobre como e por que ela funciona s surgem quando h problemas ou quando se pode fazer melhoras, condies essas sob as quais o prtico tender a uma investigaoao, mas no para uma modalidade de pesquisa-ao, em que compreender o problema e saber por que ele ocorre so essenciais para projetar mudanas que melhorem a situao. As teorias so sistemas conceptuais construdos para explicar conhecimentos novos e constituem preocupao primordial da pesquisa cientfica. Na pesquisa-ao, o necessrio

explicar os fenmenos, no seu objetivo construir o tipo de rede de explicaes implicadas na teoria cientfica. Linha 10 No h necessidade de explicao: contexto, processos e resultados da prtica rotineira limitam-se aos do prtico envolvido, enquanto a pesquisa cientfica visa a uma generalizao mais ampla possvel. Linha 11 Isso tem a ver com administrao do conhecimento: o conhecimento obtido na prtica rotineira tende a permanecer com o prtico individual e o obtido na pesquisaao destina-se, o mais das vezes, a ser compartilhado com outros na mesma organizao ou profisso; e tende a ser disseminado por meio de rede e ensino e no de publicaes como acontece com a pesquisa cientfica. O fato de a pesquisa-ao tender para a finalidade do prtico algo que merece ateno se para dar uma contribuio pondervel ao conhecimento do prtico na esfera mais ampla, por exemplo, das estratgias de prticos qualificados por toda uma ocupao. Retornando ao tema de que essas caractersticas so uma tenso entre ao nos campos da prtica e da pesquisa, essencial no perder de vista a pesquisa-ao como um processo no qual os prticos coletam evidncias a respeito de suas prticas e pressupostos crticos, crenas e valores subjacentes a elas (Elliott, 2000, p. 209). Analogamente, McNiff (2002) diz que a pesquisa-ao implica em tomar conscincia dos princpios que nos conduzem em nosso trabalho: temos de ter clareza a respeito, tanto do que estamos fazendo, quanto do porqu o estamos fazendo. Embora a maior parte das pessoas concorde que essa orientao essencial para a pesquisa-ao, ela tambm fundamental para outros tipos de investigao-ao, especialmente a prtica reflexiva, e no fosse a distino quanto ao papel dos mtodos de pesquisa no correr do processo, pareceria que as duas so idnticas. Separar uma da outra, porm, mais uma

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

449

questo de nfase do que de espcie. Por exemplo, uma educadora infantil, minha aluna, demonstrou essa abordagem ao refletir sobre o que queria alcanar com seu projeto de pesquisaao: para mim, isto significa que no apenas estarei fundamentada em minha abordagem da educao, mas tambm irei compreender por que estarei. Como orientador de sua pesquisaao, em contraposio prtica reflexiva, por exemplo, eu me sentiria obrigado a garantir que ela reorientasse sua prtica e aprofundasse a compreenso que tem de si mesma de um modo to metodologicamente slido quanto possvel (em vez de meramente pragmaticamente eficaz). Outra caracterstica do relacionamento recproco entre pesquisa e prtica aprimorada que no apenas se compreende a prtica de modo a melhor-la na pesquisa-ao, mas tambm se ganhe uma melhor compreenso da prtica rotineira por meio de sua melhora, de modo que a melhora o contexto, o meio e a finalidade principal da compreenso: Contexto: como a pesquisa-ao um processo de aprimoramento, no se pode fazer uma sobre a prtica rotineira: a pesquisa-ao cria um alvo de pesquisa mvel ao romper com a prtica rotineira e deixa muitas pontas soltas em sua esteira (veja, por exemplo, o caso da teorizao-ao mais adiante). Meios: como as mudanas so reativas, monitorar o que muda e como leva no s compreenso da prpria prtica, mas tambm compreenso mais profunda de aspectos da situao, das pessoas e das prprias prticas que no se havia pensado em mudar. Por exemplo, muitos professores aprendem muita coisa a respeito de como seus alunos percebem o bom ensino, quando mudam da transmisso pelo professor para a construo colaborativa do conhecimento (Ker, 1999). Finalidade: a disseminao e publicao da compreenso da prtica obtida com sua melhora pode tornar-se tambm importante desencadeador da pesquisa-ao. Por exem-

plo, uma aluna, que pensara ter comeado seu projeto de pesquisa-ao a partir de onde esto os alunos, escreveu ao final do primeiro ciclo:
Dei-me conta agora de que devia ter conseguido mais informaes sobre os alunos antes de fazer meus planos de projeto iniciais. Descobri que praticamente todas as estratgias de ensino que planejei utilizar para levar a mim e aos alunos a uma abordagem mais centrada no aluno mostraram-se confrontantes demais com os alunos para permitir que se engajassem com xito nessas estratgias.

Trata-se de uma coisa que ela no teria aprendido a respeito de seus alunos se no tivesse tentado melhorar seu ensino e o aprendizado deles. Esse tipo de experincia bastante comum: s descobrimos a natureza de algumas coisas quando tentamos mud-las. A fim de mudar sua abordagem de ensino, essa professora teve de deslocar a interveno de suas estratgias de ensino para lidar com as atitudes e experincias de seus alunos. Desse modo, novos estudos, no apenas novos ciclos, nasceram a partir de estudos preexistentes (Tillotson, 2000).
Teoria em pesquisa-ao

Como processo de melhora da prtica, considera-se s vezes que a pesquisa-ao aterica, mas embora seja verdade que a teoria disciplinar tradicional no prioridade principal, contudo importante recorrer a ela para compreender as situaes, planejar melhoras eficazes e explicar resultados. Elliott (1994) afirma isso (que os tericos acadmicos fornecem recursos para a reflexo e desenvolvimento da prtica na pesquisa-ao), mas tambm sugere que os prticos no adotam simplesmente uma teoria j pronta, mas que a problematizam pela aplicao. Em sua excelente sntese sobre a teoria na pesquisa-ao, Somekh (2003, p. 260) interpreta isso como significando que o prtico se apropria pessoalmen-

450

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

te de teorias de outros. Porm, nem Elliott nem Somekh constatam em que medida os professores primrios se utilizam de teoria j pronta desse modo ou como contribuem com sua experincia para ulteriores desenvolvimentos da teoria. Na verdade, minha experincia de que apenas quando os professores primrios trabalham em parceria com acadmicos da universidade que se envolvem com teorias j prontas e, escrevi em outro lugar (Tripp, 1993), como podemos trabalhar com isso na prtica. Recorrendo mais uma vez minha experincia, descobri que o que se faz em pesquisa-ao muitas vezes levado a efeito pelo tipo de teorizao indutiva que podia ser chamada de teorizao-ao, processo que mais bem descrito por meio de um exemplo.
Registro de dados

Solicitei a um grupo de professores, em processo de formao em servio, que trocassem os trabalhos e cada um lesse silenciosamente o trabalho do outro. Observei que os dois primeiros no o fizeram, mas que cada um lia o prprio trabalho em voz alta para o parceiro. Dentro de alguns minutos, todos eles, exceto uma das duplas, estavam lendo seus prprios trabalhos em voz alta para o outro. Problema de pesquisa: Por que no estavam fazendo o que lhes fora solicitado? Hiptese 1: a - no haviam ouvido minhas instrues; ou b - no haviam compreendido qual era a atividade. Verificao da Hiptese 1: Repito as instrues e observo os resultados, mas eles ignoram de novo minhas instrues e continuam a ler em voz alta um para o outro, de modo que descarto a Hiptese 1. Hiptese 2: Eles esto muito tmidos em mostrar seu texto para o outro porque:

a - so anotaes incompletas/rascunho, que seriam ininteligveis para o parceiro; ou b - haviam escrito coisas particulares (muito pessoais?, subversivas?) para serem partilhadas. Verificao da Hiptese 2: Chamo a ateno deles sobre seus comportamentos e indago se um ou outro desses problemas. Eles concordam que o primeiro deles, de modo que aceito a Hiptese 2. Implicao para o planejamento da ao: Fiz uma anotao para apresentar a atividade de modo diferente da prxima vez. Dados adicionais: Recolhi os trabalhos e observei que absolutamente nenhum deles estava ininteligvel, de modo que descartei com atraso a Hiptese 2. Hiptese 3: Os alunos no querem mostrar uns aos outros seus trabalhos escritos porque esto recorrendo sua experincia escolar (asitica) na qual o trabalho escrito competitivo e s trocado entre eles para fins de nota. Verificao da Hiptese 3: Impossvel de realizar uma vez que no vejo esse grupo outra vez. Um novo problema Por que esses estudantes me enganaram quanto s suas motivaes? Embora esteja claro que estou envolvido em alguns processos de teorizao indutiva, estes no passam de meios para o fim de melhorar a prtica, mas no um fim em si mesmo, o que explica por que os prticos no desenvolvem sua teorizao sob a forma de uma teoria disiciplinar: esto muito ocupados com suas prticas para perseguirem questes puras de pesquisa.
Pesquisa-ao e prtica pesquisada

Como assinalei anteriormente, muito difcil traar limites definitivos entre pesquisaao e outros tipos de investigao-ao, mas uma outra incompreenso importante quanto a definies que ocorre nesse campo a distino

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

451

entre pesquisa-ao e ao pesquisada. J em 1945, Lippitt escreveu sobre pesquisa-ao para Collier: No se trata de pesquisa-a-ser-seguidapor-ao, ou pesquisa-em-ao, mas pesquisacomo-ao (Cooke, s.d., p. 7). Como revisor de artigos de pesquisa-ao submetidos publicao em diversas revistas, no raro que eu encontre pessoas que fizeram um estudo de caso de um processo de desenvolvimento ou de mudana, tal como a produo de um programa inovador de ensino e aprendizagem, chamando seu trabalho de pesquisa-ao, embora no tenham realizado ao nenhuma e o desenvolvimento tenha caminhado sem qualquer pesquisa. Utilizo dois critrios para distinguir entre eles: o processo de mudana est sendo conduzido por meio da anlise e interpretao de dados adequados, vlidos e confiveis? O alvo principal da atividade a criao de conhecimento terico ou o aprimoramento da prtica? Isso quer dizer que um estudo de caso de um processo de pesquisa-ao no uma pesquisa-ao, embora possa ser aceito para publicao numa revista de pesquisa-ao como uma pesquisa sobre a pesquisa-ao. Para ilustrar essa diferena, voltemos ao exemplo do tipo de teorizao que ocorre na pesquisa-ao para ilustrar a diferena: se eu estivesse empenhado em pesquisar sobre aquela situao, deveria ter continuado na verificao de minha terceira hiptese e mapear a extenso e a natureza do fenmeno, realizando a mesma tarefa como interveno experimental com uma amostra intencional de outros grupos. Fazer isso seria envolver-me num processo de ao pesquisada e no de pesquisa-ao, porque eu teria priorizado o conhecimento obtido mais do que o aprimoramento da prtica. No entanto, embora ao procurar explicar o comportamento dos alunos empregasse elementos do processo de construo de teoria, eu fazia isso apenas a fim de aprimorar o que funciona em minha atividade docente. E foi como prtico que no prossegui na verificao da Hiptese 3, mas fiz um julgamento profissional prtico de que os participantes do seminrio sentiam-se mais vontade cada

um lendo em voz alta para o outro. Na prxima vez, eu lhes concederia o tempo necessrio para faz-lo. Na pesquisa-ao, tendemos a nos engajar em teorizao indutiva apenas quando no h uma explicao preexistente ou uma teoria que explique satisfatoriamente o que quer que tenhamos observado ou estejamos tentando observar, de modo que os pesquisadores de pesquisa-ao freqentemente operam dedutivamente, especialmente nos estgios iniciais. Porm, como acontece freqentemente de no haver teorias prontas que se ajustem a nossos dados ou intenes, nesse caso trabalhamos indutivamente, teorizando nossos dados mediante a criao de novas categorias. No entanto, quando o fazemos, nosso propsito inteiramente pragmtico: no fazemos isso porque apenas queremos conhecer (isso pesquisa pura), indagamos por que alguma coisa como apenas para podermos saber melhor como aprimorar a prtica. possvel, contudo, combinar teorizao indutiva empreendida seriamente como base para melhoria por meio de pesquisa-ao, embora isso seja raro. Bom exemplo disso Stead et al. (2001) que desenvolveu uma teoria de excluso num servio municipal de sade mental, no qual identificou quatro identidades excludas (ausente, difcil, mediada e evasiva) que, a seguir, serviram de base para aperfeioar o atendimento queles pacientes. Observe que, no exemplo acima, eu diria estar empenhado em prtica reflexiva e no em pesquisa-ao, uma vez que ela atende a muito poucos critrios de pesquisa. Contudo, na ocasio, eu pensei que se fosse verdade que aqueles professores continuavam presos a seu modo de comportamento de aprendizagem na escola, melhoraria sua aprendizagem se eles pudessem avanar para uma cultura educacional mais adulta. Tivesse eu trabalhado com o grupo por um perodo mais longo, poderia ter escolhido a pesquisa-ao como uma forma melhor de fazer aquilo, provavelmente comeando por uma anlise situacional bem planejada para identificar outras manifestaes de sua adeso aos comportamentos de ensino da escola.

452

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

O processo de pesquisa-ao
O ciclo da pesquisa-ao

O ciclo da pesquisa-ao inclui todas as atividades do ciclo bsico de investigao-ao e freqentemente representado do mesmo modo (Kemmis; McTaggart, 1990), mas embora parea de incio suficientemente claro, no inteiramente preciso em sua distino e em seu seqenciamento da ao e do monitoramento das fases. Na maioria dos tipos de investigao-ao, freqentemente se monitoram os efeitos de sua prpria ao durante a fase de ao e, na pesquisa-ao, freqentemente se produziro dados sobre os efeitos de uma mudana da prtica durante a implementao (mediante observao, por exemplo) e ambos antes e depois da implementao (como quando se utiliza um mtodo pr/ps para monitorar os efeitos de uma mudana). A nomenclatura tambm constitui problema porque planejamento, monitoramento e avaliao so, todos eles, formas diferentes de ao, de modo que a implementao mais adequada para o que chamado muitas vezes de fase de ao. Fica mais claro representar o ciclo da pesquisa-ao como uma seqncia de trs fases de ao nos dois diferentes campos da prtica e da investigao sobre a prtica. Essa tabela torna claros dois outros aspectos. Primeiro, mostra que, embora a seqncia bsica permanea a mesma em ambos os campos, ocorrero neles aes diferentes. Segundo, tambm torna explcito que se deve planejar tanto

para a mudana na prtica quanto para a avaliao dos efeitos da mudana na prtica. Isso importante na pesquisa-ao, porque o planejamento de como avaliar os efeitos da mudana na prtica em geral muito mais rigoroso do que em muitos outros tipos de investigao-ao.
A pesquisa-ao comea com um reconhecimento

O reconhecimento uma anlise situacional que produz ampla viso do contexto da pesquisa-ao, prticas atuais, dos participantes e envolvidos. Paralelamente a projetar e implementar a mudana para melhora da prtica, o reconhecimento segue exatamente o mesmo ciclo da pesquisa-ao, planejando como monitorar e avaliar a situao atual, fazendo isso e, a seguir, interpretando e avaliando os resultados a fim de planejar uma mudana adequada da prtica no primeiro ciclo de pesquisa-ao de melhora.
Pesquisa-ao num ciclo iterativo

A natureza iterativa do processo de investigao-ao talvez seja sua caracterstica isolada mais distintiva. Muito embora todos os processos de melhora e desenvolvimento tendam a incluir todas as fases do ciclo bsico de investigao-ao, nem todos o fazem na mesma seqncia nem repetem o ciclo de uma maneira corrente para realizar melhoras de modo incremental. A maioria das solues de problemas, por exemplo o desenvolvimento organizacional ou a pesquisa experimental, no in-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

453

vestigao-ao segundo esse critrio. A pesquisa-ao, como uma forma de investigao-ao, um processo corrente, repetitivo, no qual o que se alcana em cada ciclo fornece o ponto de partida para mais melhora no seguinte.
Investigao-ao utilizada em cada fase

Chamo esses ciclos de investigao-ao de epiciclos de pesquisa-ao porque se procede mediante, talvez, muitos ciclos de investigaoao quando se atua em cada uma das fases do ciclo de pesquisa-ao. Por exemplo, ao planejar, planeja-se o que planejar, comea-se a planejar, monitora-se o progresso do plano e avalia-se o plano antes de ir adiante para implement-lo.
A reflexo essencial para o processo de pesquisa-ao

Uma das razes para no se colocar a reflexo como uma fase distinta no ciclo da investigao-ao que ela deve ocorrer durante todo o ciclo. O processo comea com reflexo sobre a prtica comum a fim de identificar o que melhorar. A reflexo tambm essencial para o planejamento eficaz, implementao e monito-ramento, e o ciclo termina com uma reflexo sobre o que sucedeu. Isso se perde quando o processo reduzido a planeje, faa, reflita, como acontece muitas vezes em educao (ver Earthlink, s.d., por exemplo).
A pesquisa-ao tende a ser participativa

coletivo de conseqncias polticas (Carr e Kemmis, 1986). De uma perspectiva puramente prtica, a pesquisa-ao funciona melhor com cooperao e colaborao porque os efeitos da prtica de um indivduo isolado sobre uma organizao jamais se limitam quele indivduo. A pesquisa-ao praticada individualmente pode criar um problema que Senge (1990, p. 23) identifica com o dilema nuclear da aprendizagem: aprendemos melhor com a experincia, mas no podemos faz-lo se no vivenciamos as conseqncias de muitas de nossas decises mais importantes nem podemos nos introduzir nas experincias dos que o fazem. Isso quer dizer que no se trata de envolver ou no outras pessoas, mas sim do modo como elas so envolvidas e como elas podem participar melhor do processo. Infelizmente, no possvel, de sada, dizer como as pessoas participam de um projeto, porque isso depender de seus interesses e capacidades, relativamente a diferentes aspectos de um projeto, em diferentes pocas e lugares. Em vista disso, considero til mencionar quatro diferentes modos pelos quais as pessoas podem participar num projeto de pesquisa-ao: Obrigao: quando um participante no tem opo quanto ao assunto, em geral por haver algum tipo de coao ou diretriz de parte de um superior. Cooptao : quando um pesquisador persuade algum a (a optar por) ajud-lo em sua pesquisa e a pessoa cooptada de fato concorda em prestar um servio ao pesquisador. Cooperao: quando um pesquisador consegue que algum concorde em participar de seu projeto, a pessoa que coopera trabalha como parceiro sob muitos aspectos (uma vez que regularmente consultado), mas num projeto que sempre pertence ao pesquisador (o dono do projeto). A maioria das pesquisas para dissertao desse tipo. Colaborao : quando as pessoas trabalham juntas como co-pesquisadores em um projeto no qual tm igual participao.

claro que a pesquisa-ao tem sido um mtodo participativo desde sua origem, mas h muitas vises e utilizaes do termo participao. Por um lado, existe extensa literatura dedicada pesquisa-ao participativa, como se fosse possvel ela no ser participativa, quando todo o mundo atingido pela mudana assim realizada participa dela, enquanto, por outro lado, outros a vem como um processo

454

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

Freqentemente trabalho com professores em pesquisa-ao para desenvolvimento profissional, por exemplo, e surpreendente quo poucos deles cogitam em permitir que seus alunos participem de seu trabalho, de modo que a participao encarada inicialmente como uma questo de obrigao: o professor decide o que vai acontecer e seus alunos no so sequer consultados. Contudo, os alunos podem ser envolvidos pelo menos no nvel de cooptao. Por exemplo, podem auxiliar como informantes, podem ajudar a colher dados por observao e entrevista de outros participantes e auxiliar no planejamento e imple-mentao das mudanas na prtica. A participao apresenta srias ramificaes ticas, porque dependendo do modo como se a define pode resultar que alguns participantes sejam afetados prejudicialmente pela participao. O Banco Mundial, por exemplo, leva isso muito seriamente (Tikare et al., 2001), mas inclui um fluxo de informao de um sentido s: do projeto para aqueles por ele afetados como forma de participao, enquanto os que recebem a informao podem, na verdade, simplesmente ser comunicados de que perdero suas casas e seus meios de vida mediante realocao para abrir espao para um desenvolvimento industrial. Analogamente, a consulta, como fluxo de informao nos dois sentidos, tambm vista como uma forma de participao, muito embora seja freqentemente utilizada como um meio de espionagem, visando discutir um projeto com os afetados por ele, a fim de descobrir como superar suas objees a um plano de ao predeterminado de um projeto. Por essas razes ticas, necessrio examinar a participao no s na etapa de proposta, mas tambm durante toda sua durao. Como medida preventiva, deve-se verificar freqentemente quais medidas o pesquisador tomou para assegurar que os atingidos no estejam sendo enganados, manipulados ou explorados. Como promoo positiva no projeto como um todo, deve-se ter como meta que um projeto de pesquisa-ao:

1 - trate de tpicos de interesse mtuo; 2 - baseie-se num compromisso compartilhado de realizao da pesquisa; 3 - permita que todos os envolvidos participem ativamente do modo que desejarem; 4 - partilhe o controle sobre os processos de pesquisa o quanto possvel de maneira igualitria; 5 - produza uma relao de custo-benefcio igualmente benfica para todos os participantes; 6 - estabelea procedimentos de incluso para a deciso sobre questes de justia entre os participantes.
A pesquisa-ao beneficia-se da administrao do conhecimento

Primeiro, em termos de desenvolvimento profissional e organizacional, a pesquisaao mais eficiente quando ela se expande como uma rede (vertical e horizontalmente) por toda a organizao, embora minha experincia indique que isso poucas vezes se consegue. Segundo, a pesquisa-ao produz muito conhecimento baseado na prtica, que devia ser incorporado ao contedo acadmico de disciplinas vocacionais tais como ensino, negcios e jornalismo, porm muito pouco do conhecimento gerado pela pesquisa-ao realmente teorizado e publicado em peridicos acadmicos de prestgio. A pesquisa-ao deveria ser capaz de fazer a ligao tanto da teoria para a transio da prtica quanto da prtica para a transformao da teoria, embora haja poucos sinais de que o faa, talvez por orientar-se em grande medida para a melhora da prtica.
A tica na pesquisa-ao

A tica j foi mencionada com relao participao, porque sempre surgem questes quando se fazem mudanas que afetam outras pessoas. Problema fundamental para os que fazem pesquisa-ao na universidade que

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

455

poucas vezes eles obedecem aos padres de pesquisa mdica comumente aplicados. Minha universidade, por exemplo, considerou os alunos de um professor como sujeitos de pesquisa e, a seguir, insistiu em que lhes fosse dado o direito de desistir, coisa simplesmente impossvel num cenrio escolar. Encontrou-se um meio de contornar essas dificuldades (Tripp, 2002) porque os princpios ticos devem sustentar (e assim legitimar) os procedimentos e regras fundamentais de toda pesquisa. Minha posio que a diretriz tica geral deve ser incorporada a qualquer projeto de pesquisa-ao desde o incio e que nenhum pesquisador ou outro participante jamais empreenda uma atividade que prejudique outro participante sem que este tenha conhecimento e d seu consentimento. Isso em geral conduz os experimentos com grupo de controle, por exemplo, porque desvantajoso para esse grupo no se beneficiar das mudanas que o pesquisador em ao considera que sejam melhorias para sua prtica. Isso tambm conduz a continuao pelo pesquisador de uma mudana que o grupo no percebe que esteja produzindo melhoras sobre a prtica. Isso pode ser um problema para mestrandos que no podem completar um pr e um ps-modelo de pesquisa, embora tenham trabalhosamente produzido dados diagnsticos. A razo para permitir prejuzos ao conhecimento que os participantes muitas vezes esto inclinados a fazer sacrifcios pessoais, em termos de seu tempo e esforo, para com isso melhorar sua prtica. Ligado a essa ressalva, contudo, est o princpio de que o valor dos resultados para todos os participantes deve estar vinculado contribuio que deram. Isso no significa que os resultados devam ser de tipo semelhante para todos os participantes: quando acadmicos da universidade trabalham com professores primrios, por exemplo, os resultados valiosos para o professor tendem a ser em termos de melhora da prtica e, para o acadmico, em termos de remunerao de consultoria e publicaes. Um

dos maiores problemas com as formas mais tradicionais de pesquisa em educao que, com muita freqncia, a experincia profissional dos professores e o conhecimento que possuem da prpria prtica tm sido apropriados pelo pesquisador sem nenhum benefcio correspondente para os professores envolvidos (Tripp,1993). Como difcil estimar esses valores, os pesquisadores muitas vezes fazem publicaes em colaborao com participantes que tenham contribudo de maneira importante para o projeto (ver, por exemplo, Berge; Ve, 2002, ou Tripp; Wilson, 2001).
Cinco modalidades de pesquisaao

A participao no o nico determinante do tipo de projeto de pesquisa-ao que se est executando: existe uma dialtica entre escolha do tpico e participao, variaes que do origem a diferentes modalidades de pesquisa-ao, termo cunhado por Grundy (1983). Por exemplo, um professor que est simplesmente implementando um novo modo de ensinar adio ou ortografia, a cujo respeito leu num livro ou aprendeu num curso, est fazendo algo completamente diferente de um professor que est tentando inventar maneiras de lidar com uma questo de justia social em sua escola. O primeiro tcnico, no sentido de que o professor est tentando fazer que uma idia tirada da estante funcione na sua situao. O segundo socialmente crtico, no sentido de que o professor est tentando encontrar maneiras de mudar a cultura poltica de sua instituio. Esses exemplos ilustram trs importantes diferenas na natureza do tpico, as quais podem ser expostas sob a forma de perguntas: a - o projeto trata da melhora da eficincia e da eficcia de prticas comuns ou da introduo de novas? b - o projeto est introduzindo uma prtica nova para a situao, ou seja, o pesquisador est implementando, adaptando ou adotan-

456

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

do uma idia ou prtica extrada de algum outro lugar ou est utilizando o projeto para desenvolver idias ou prticas prprias inteiramente novas e originais? c - o projeto est preocupado em trabalhar dentro da cultura institucional existente e das limitaes sobre a prtica, criadas por essa cultura, ou o projeto trata da mudana dessa cultura e de suas limitaes? As respostas a essas perguntas permitemnos identificar algumas modalidades diferentes de pesquisa-ao. Por exemplo, Grundy (1983) sugere que as perguntas (a) e (b) fazem a distino entre a pesquisa-ao tcnica e a pesquisa-ao prtica. Considero til empregar as seguintes cinco modalidades ao se pensar sobre a natureza de um projeto de pesquisa-ao: 1 - Pesquisa-ao tcnica A pesquisa-ao tcnica constitui uma abordagem pontual na qual o pesquisador toma uma prtica existente de algum outro lugar e a implementa em sua prpria esfera de prtica para realizar uma melhora. Ela tcnica porque o pesquisador est agindo de modo inteiramente mecnico: de fato, est seguindo o manual. Um bom exemplo de pesquisa-ao tcnica a difuso de um projeto ou abordagem desenvolvida centralizadamente, tal como o programa Reading Recovery [Recuperao da leitura]. Nesse caso, a base racional, os objetivos, os materiais e os procedimentos so todos dados aos professores que encontram modos de usar o projeto em seu trabalho docente, embora se mantendo fiel aos objetivos e resultados originais tanto quanto possvel. 2 - Pesquisa-ao prtica Recorrendo mais uma vez a Grundy (1983), a pesquisa-ao prtica diferente da tcnica pelo fato de que o pesquisador escolhe ou projeta as mudanas feitas. Nesse caso, as duas caractersticas distintivas so: primeiro, mais como a prtica de um ofcio o artfice pode receber uma ordem, mas o modo como

alcana o resultado desejado fica mais por sua conta de sua experincia e de suas idias ; e segundo, porque o tipo de decises que ele toma sobre o qu, como e quando fazer so informadas pelas concepes profissionais que tem sobre o que ser melhor para seu grupo. Os artfices estabelecem seus prprios critrios para qualidade, beleza, eficcia, durabilidade e assim por diante. Assim, em educao, o pesquisador tem em mira contribuir para o desenvolvimento das crianas, o que significa que sero feitas mudanas para melhorar a aprendizagem e a auto-estima de seus alunos, para aumentar interesse, autonomia ou cooperao e assim por diante. 3 - Pesquisa-ao poltica A terceira pergunta (c) refere-se mudana da cultura institucional e/ou de suas limitaes. Quando se comea tentar mudar ou analisar as limitaes dessa cultura sobre a ao, preciso engajar-se na poltica, porque isso significa trabalhar com ou contra outros para mudar o sistema. S se pode fazer isso pelo exerccio do poder e, assim, tal ao torna-se poltica. Naturalmente, h muitos tipos de poder e muitos modos de exerc-lo. Por exemplo, h o poder de conseguir fazer as pessoas trabalharem juntas, o poder de fazer coisas quando os outros no esto olhando, o poder de superar as objees dos outros e assim por diante. Algumas das limitaes para cuja mudana tenho visto professores trabalharem so o tamanho das classes, as diferenas de gnero, a ausncia dos pais, a organizao da equipe e do tempo docente por assunto. Embora haja sempre grande nmero de limitaes reais (como a limitao/extenso do tempo em cada dia, o programa de exames ou os antecedentes familiares das crianas), o que se percebe que, como muitas limitaes reais, acabam s vezes por tornar-se mitos. Na verdade, nenhuma das idias acima acabou sendo uma limitao real sempre era possvel contorn-las de um modo ou outro.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

457

Tripp (1992) descreve o seguinte: uma aluna minha queria desenvolver uma prtica de alfabetizao na perspectiva terica da linguagem real/linguagem total e, para faz-lo, percebeu que precisaria ter mais e melhor ajuda de mais pais do que os poucos que estavam vindo ouvir as crianas lerem. Quando essa aluna levou a idia a seu diretor, este disse que ela no poderia faz-lo porque os pais sequer vo entender do que se trata, no querero participar nem vo querer isso para seus filhos. Ela pensava diferente e sua estratgia foi trabalhar de incio com uns poucos pais. Com alguma surpresa, viu que eles a apoiaram com entusiasmo desde o comeo e quando, mais tarde, utilizou uma reunio de pais para expor a abordagem que desenvolvia, descobriu que a maioria deles tambm apoiava a idia. Nesse caso, a percepo inicial de que os pais seriam necessariamente uma limitao para sua ao estava de fato completamente errada e, com o vigoroso apoio dos pais, o diretor passou a encoraj-la a tentar sua abordagem. As limitaes vistas pelo diretor eram na verdade imaginrias, mas ela teve de se utilizar de outras pessoas para ajud-la a convencer seu chefe de que as coisas eram assim. Portanto, o que ela fez foi poltico.
Pesquisa-ao socialmente crtica

dades das pessoas, tolerncia e compreenso para com os outros, cooperao maior e mais eficiente, maior valorizao das pessoas (de si mesmo e dos outros) e assim por diante. Essas so as grandes idias de uma sociedade democrtica. A pesquisa-ao socialmente crtica passa a existir quando se acredita que o modo de ver e agir dominante do sistema, dado como certo relativamente a tais coisas, realmente injusto de vrias maneiras e precisa ser mudado. Pode-se tomar um exemplo da lista de limitaes acima. A idia de que ensinar meninos e meninas juntos em todas as matrias a melhor prtica normal dentro do sistema e pode limitar a ao. Assim tambm a idia de que o sistema deve dar a meninos e meninas oportunidades iguais de xito em todas as matrias e esferas da vida. Porm, pode-se contestar que tais pressupostos e prticas, com base nas interaes de gnero, de fato no do a meninos e meninas oportunidades iguais de xito e, ao contestar essa prtica, est-se criticando a maneira pela qual o sistema opera injustamente.
Pesquisa-ao emancipatria

Essa , realmente, uma modalidade particular de pesquisa-ao poltica e ambas se sobrepem porque, quando se trabalha para mudar ou para contornar as limitaes quilo que voc pode fazer, isso comumente resultado de uma mudana em seu modo de pensar a respeito do valor ltimo e da poltica das limitaes. Voc no est buscando como fazer melhor alguma coisa que voc j faz, mas como tornar o seu pedao do mundo um lugar melhor em termos de mais justia social. Geralmente, isso definido na literatura por mudanas tais como: aumento de igualdade e oportunidade, melhor atendimento s necessi-

Essa uma outra variao da pesquisaao poltica, que tem como meta explcita mudar o status quo no s para si mesmo e para seus companheiros mais prximos, mas de mud-lo numa escala mais ampla, do grupo social como um todo. As sufragistas, por exemplo, no queriam simplesmente obter para elas mesmas o direito de votar, mas sim garantir que todas as mulheres tivessem esse direito. Assim tambm a pesquisa-ao emancipatria uma modalidade poltica que opera numa escala mais ampla e constitui assim, necessariamente, um esforo participativo e colaborativo, o que socialmente crtico pela prpria natureza. No preciso dizer que a pesquisa-ao emancipatria ocorre muito raramente. As diferenas acima expostas so caractersticas de diferentes modalidades de fazer

458

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

pesquisa-ao, mais do que de diferentes tipos de projeto de pesquisa-ao, porque os projetos desse tipo de pesquisa poucas vezes utilizam apenas uma modalidade, mas passam continuamente de um para outro tipo de ao. Por exemplo, um professor pode comear numa modalidade tcnica, implementando um projeto publicado que seu diretor considera ser um modo melhor de ensinar ortografia. Ao fazer isso, o professor se v diante da limitao de tempo e decide conseguir mais ajuda em classe. Para isso, tem que agir politicamente e, tendo alcanado o que queria, retornar atividade tcnica de fazer o projeto funcionar em sua classe. Ao planejar sua aula seguinte, tem subitamente uma idia prpria. Ao projetar, experimentar e avaliar sua aplicao, verifica que est engajado numa modalidade prtica de pesquisa-ao. Nesse ciclo, considera que seria bom incluir os alunos no projeto e na imple-mentao das mudanas. Assim, ela se torna participativa, mais democrtica e, portanto, socialmente crtica. Dessa forma, um projeto no em geral uma modalidade particular, mas ciclos diferentes tendem a ter modalidades diferentes. A identificao dessas diferentes modalidades pode parecer uma atividade peculiar da academia, mas h duas razes pelas quais ela til para que se tome conscincia das diversas maneiras e dos nveis de participao e modalidades de pesquisa-ao: primeiro, ela apresenta uma escolha de diversas maneiras de operar, que poderiam no ser consideradas se no tivessem sido identificadas e explicadas; e segundo, sabendo como se est (ou se precisa estar) operando com respeito a isso, possibilita que se garanta um bom processo, particularmente em termos de comparar resultados pretendidos com tcnicas apropriadas de monitoramento.
A dissertao de pesquisa-ao

Uma proposta de pesquisa, que se concentra no prprio processo de pesquisa-ao, tem notria dificuldade de ser aprovada por um comit de pesquisa da universidade simplesmen-

te porque no possvel especificar com antecedncia qual conhecimento ser obtido nem quais resultados prticos sero alcanados. Isso porque os resultados de cada ciclo determinaro o que acontecer a seguir e no h como dizer de sada aonde o processo levar. Pode-se esboar a situao do trabalho de campo, mas como a anlise (ou reconhecimento) inicial faz parte deste, raramente ela pode ser realizada anteriormente aceitao da proposta. Alm disso, ao se facilitar um projeto de pesquisaao, no se pode especificar os tpicos sobre os quais se trabalhar, pois esses surgiro da anlise da situao e sero selecionados pelos participantes. Por essas razes, justifica-se utilizar o termo declarao de intenes de Heron (1987) em vez de proposta de pesquisa e muito embora a produo disso seja til no incio de um projeto, no atende exigncia da maioria das universidades para uma proposta de pesquisa mais tradicional. Pode-se no conseguir uma dissertao mediante a realizao de uma pesquisa-ao, mas sim completar um estudo de caso da pesquisa-ao realizada. Isso significa que h na verdade duas metodologias a serem descritas e justificadas numa proposta de pesquisa-ao: os processos de pesquisa-ao a serem utilizados em campo e o mtodo de estudo de caso (narrativo) que ser empregado para contar a histria do projeto e de seus resultados. Uma proposta de pesquisa-ao , pois, diferente de outros tipos de proposta na medida em que uma proporo muito maior dela mais metodolgica do que substantiva, o que o contrrio de uma proposta de pesquisa tradicional. Uma proposta de pesquisa geralmente se concentra numa questo muitas vezes derivada dedutivamente de uma teoria, mas quando possvel pr-especificar o objetivo da pesquisa-ao, ele sempre ser do tipo como posso/ podemos melhorar essa prtica? surpreendente quo freqentemente estudantes que tiveram uma formao tradicional tentam comear seu trabalho com uma questo descritiva ou avaliativa. Por exemplo, trabalhei recente-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

459

mente com um grupo de consultores de currculo num sistema escolar asitico e sua questo de pesquisa-ao foi de incio esboada como nosso projeto de trabalho de campo oferece oportunidades para os alunos conseguirem uma compreenso mais profunda do mundo sua volta? Para planejar o que fazer no primeiro ciclo da pesquisa-ao, necessitavam ento descobrir mais sobre a situao atual, de modo que propusemos uma questo de planejamento de reconhecimento ou anlise (pesquisa) situacional: qual a situao atual em termos de objetivos, recursos e caractersticas do aluno? As respostas a essa questo definiriam a primeira questo de planejamento de ao de seu primeiro ciclo de pesquisa-ao que estava informada e especfica: fazer _ (isso)...._____ em nosso projeto de trabalho de campo possibilitar que os alunos consigam uma compreenso mais profunda do mundo sua volta? A outra questo de planejamento da pesquisa-ao que precisaria ser proposta : como monitorar melhor os resultados. Nesse caso: como saberemos que, ao se fazer isso em nosso projeto de trabalho de campo, isso possibilitar que os alunos consigam uma compreenso mais profunda do mundo sua volta? A resposta deles a isso ser o projeto de pesquisa para esse ciclo. Entrevistas de grupo e anlise das tarefas dos alunos so duas bvias estratgias para esse ciclo. A produo de conhecimento profissional deve tambm ser um desencadeador de pesquisa-ao e, ao projetar e implementar atividades de trabalho de campo para aprofundar a compreenso de seus alunos do mundo volta deles, a equipe aprender muito a respeito da situao de trabalho de campo, de sua atividade docente e da aprendizagem de seus alunos. Esse conhecimento permaneceria privado, emprico e inarticulado, a menos que eles tambm planejassem colaborar na codificao desse conhecimento respondendo a uma pergunta do tipo como (ou por que) os estudantes conseguiram (ou no conseguiram) uma compreenso mais profunda do mundo sua volta por fazer _essa

interveno___ em nosso projeto de trabalho de campo? E pensando no processo de administrao do conhecimento, podamos tambm acrescentar o que outros poderiam aprender com nossa experincia? Deve-se observar que, embora parea uma questo de pesquisa mais tradicional, as respostas deles seriam muito teis para o planejamento do ciclo seguinte, quer para aprimorar o que fizeram no primeiro ciclo, quer para encontrar outras maneiras de possibilitar que seus alunos consigam uma compreenso mais profunda do mundo sua volta. Os pesquisadores devem recorrer literatura publicada sobre pesquisa para ajudar na resposta a essa questo e tambm disseminar suas concluses. assim que os prticos podem usar a pesquisa-ao para cobrir a distncia teoria-prtica em ambos os sentidos: pelo uso e contribuio para a literatura, ambos aspectos importantes do trabalho de dissertao universitria. Ao facilitar a pesquisa-ao, importante que o facilitador tambm faa uma pesquisaao sobre sua facilitao, no s para melhorla, mas tambm para demonstrar excelente prtica em pesquisa-ao para os facilitados (Tripp, 1996). Isso significa que os dois projetos de pesquisa-ao, mencionados por Elliott (1991, p. 30) como pesquisa ao de primeira e de segunda ordem, podem operar sinergeticamente. Cada uma delas levando a uma melhor compreenso e a uma melhora da prtica da outra. Quando esse o processo de uma dissertao de pesquisa-ao, as histrias de ambos os projetos podem ser contadas simultaneamente, produzindo aquilo que Wildman e Cundy (2002) chamaram de a tese esotrica.
O relatrio da pesquisa-ao

O que se segue um esquema de um tpico relatrio de estudo de caso de pesquisaao, o qual pode ser utilizado para qualquer projeto e tambm adequado para dissertaes. 1 Introduo: intenes do pesquisador e benefcios previstos

460

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

2 Reconhecimento (investigao de trabalho de campo e reviso da literatura) 2.1 da situao 2.2 dos participantes (o prprio e outros) 2.3 das prticas profissionais atuais 2.4 da intencionalidade e do foco temtico inicial 3 Cada ciclo 3.1 Planejamento: da preocupao tem-tica (ou ciclo anterior) ao primeiro passo de ao 3.2 Implementao: relato discursivo sobre quem fez o qu, quando, onde, como e por qu. 3.3 Relatrio de pesquisa sobre os resultados da melhora planejada: 3.3a resumo e base racional do(s) mtodo(s) de produo de dados 3.3b apresentao e anlise dos dados 3.3c discusso dos resultados: explicaes e implicaes 3.4 Avaliao 3.4a da mudana na prtica: o que funcionou ou no funcionou e por qu 3.4b da pesquisa: em que medida foi til e adequada 4 Concluso: 4.1 Sumrio de quais foram as melhorias prticas alcanadas, suas implicaes e recomendaes para a prtica profissional do prprio pesquisador e de outros 4.2 Sumrio do que foi aprendido a respeito do processo de pesquisa-ao, suas implicaes e recomendaes para fazer o mesmo tipo de trabalho no futuro.
Quo eficaz a pesquisa-ao?

Em vrias ocasies, perguntaram-me se eu podia indicar alguma avaliao completa, objetiva e bem reputada da eficcia da pesquisa-ao como mtodo de melhoria das prticas. No pude. E sentindo que precisava de uma resposta mais adequada para a prxima vez, fiz essa pergunta para a lista de discusso do email de pesquisa-ao presidido por Bob Dick da Southern Cross University.

Houve uma notria falta de resposta, a no ser por Jack Whitehead (2002) da University of Bath que, como eu prprio, s podia indicar como prova todos os relatrios de projetos de pesquisa-ao bem sucedidos disponveis em seu site 3 e alhures como, por exemplo, OISE 4 (2005), McNiff (2002). Porm, no era isso que eu esperava encontrar. Com todas as pesquisasao que tm sido feitas nos ltimos 50 anos, eu pensei que certamente algum teria feito algum tipo de meta-anlise da eficcia da pesquisa-ao, avaliando sua capacidade de atingir seus objetivos (tais como a melhoria da prtica e a produo de conhecimento). Afinal de contas, at mesmo os defensores da ioga ou da meditao transcendental haviam se dado ao trabalho de demonstrar que elas realmente reduzem a presso arterial e que as pessoas ficam mais felizes com elas. Devido minha preocupao para dar pesquisa-ao uma posio academicamente bem vista como estratgia de pesquisa, consumi um dia inteiro na internet e examinei publicaes recentes na biblioteca. Embora houvesse literalmente milhares de relatrios positivos de pesquisas-ao bem sucedidas, no pude encontrar nada que avaliasse o processo em termos mais amplos do que sua utilizao num programa ou projeto particular. Minha hiptese inicial era a de o que acaba sendo descrito so as experincias das pessoas que realizaram pesquisas-ao bem sucedidas e, uma vez que a literatura est cheia de histrias de xito, isso no torna a pesquisa sobre sua eficcia parecer algo de valor, uma vez que parece que j temos a resposta (anteriormente determinada). Pode ser que seja assim, mas tambm h projetos de pesquisa-ao que fracassaram, meus inclusive, embora sempre que examinei tais casos, verifiquei que isso nunca aconteceu devido falta de fundamento do processo bsico (isto , o ciclo de pesquisa-ao), mas
3. http://actionresearch.net 4. http://leo.oise.utoronto.cal/~lbencze/Action_Research_Help.thml

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

461

sempre se deveu ao uso insuficiente do ciclo (por exemplo, no se realizou o reconhecimento prvio da situao ou o planejamento foi inadequado) ou devido a fatores contextuais (por exemplo, as pessoas no tiveram tempo para completar o projeto ou a situao mudou e o grupo extinguiu-se). Isso me parece semelhante aos automveis: ningum contesta o fato de que eles so uma modalidade razoavelmente confivel de transporte pessoal, mas isso no quer dizer que so sempre adequados, que no colidem, que no quebram, que no so mal dirigidos e assim por diante. Quando ocorrem essas falhas, isso no significa fracasso do automvel como tal, mas sim de um determinado automvel, usado para um determinado propsito, dirigido por uma determinada pessoa e assim por diante. Penso que o mesmo acontece com a pesquisa-ao. Ademais, tanta gente a utiliza com xito que, se algum quisesse contest-la, teria de enfrentar o poder da prova da experincia pessoal. Lippitt descobriu algo muito parecido em 1945: .... projetos [participativos] podem contar-se pelos dedos da mo e mais da metade deles fracassou. Os outros foram extraordinariamente bem sucedidos. Muitos outros iro fracassar at que se reconhea que isso no um simples processo (Cooke, s.d., p. 7). Os pesquisadores que trabalham com pesquisaao podem estar interessados na amplitude e variedade de seu uso, mas no esto muito interessados em qualquer tipo de avaliao externa de seu xito global. Eu sou assim: gosto de saber quem a est utilizando, onde, com quem, para que e assim por diante, mas minha resposta para as pessoas que me dizem que a pesquisa-ao no funciona (com s vezes fazem) : bem, para mim ela funciona eficazmente; se no funciona para voc isso talvez queira dizer que voc no est fazendo direito. Alm disso, penso que a falta de pesquisas sobre a eficcia da pesquisa-ao tem a ver com o fato de que ela to familiar que no faz sentido contestar sua eficcia. Como poderia algum discutir seriamente contra o seguinte:

importante no encarar a pesquisa-ao como uma estratgia totalmente nova para fazer algo inteiramente diferente, mas como mais um recurso para turbinar, acelerar nosso modo habitual de aprender com a experincia. Gosto dessa metfora porque todos ns aprendemos com a experincia, de modo que se trata de fazer algo que vem naturalmente [...] mas a pesquisa-ao um modo de faz-lo melhor:

todos ns planejamos nossas aes, mas


podemos faz-lo mais deliberadamente, imaginativamente, e com uma compreenso melhor da situao; todos ns agimos, mas podemos experimentar mais, confiar menos em hbitos estabelecidos, e agir mais responsavelmente; todos ns observamos o que acontece, mas podemos obter mais dados e de melhor qualidade, podemos obter mais feedback de outras pessoas diferentes, e podemos fazer isso de maneira mais sistemtica; todos ns pensamos sobre o que aconteceu, mas tambm podemos melhorar nossa reflexo, questionar nossas idias sobre o que importante e ir mais fundo e mais criticamente nas coisas; todos ns aprendemos com a experincia, mas podemos tambm registrar o que aprendemos a fim de esclarec-lo, dissemin-lo entre os colegas e acrescent-lo ao estoque de conhecimento profissional sobre a docncia. (Tripp, 1996) Quando fizermos melhor todas essas cinco coisas, realizaremos verdadeiras melhoras em nossa prtica profissional e aprenderemos muito mais a respeito dela. Em suma, acabei por perceber que no cabe muito fazer a pergunta geral: quo eficaz a pesquisa ao? Uma vez que a resposta seria: ela to eficaz quanto as pessoas que a realizam Para os praticantes da pesquisa-ao, a questo pertinente seria: o que tornar mais efetiva a minha pesquisa-ao? Essa uma questo para a qual no h resposta definitiva, de modo que devemos trabalhar para respond-

462

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

la sempre que nos comprometermos com um projeto de pesquisa-ao.


Concluso

Neste artigo, expus o que considero as caractersticas-chave do processo de pesquisaao e defendi a idia de utilizar o termo pesquisa-ao na academia para referir-se a uma verso da investigao-ao que atende claramente aos critrios da pesquisa acadmica. Isso parece estar de acordo com antigos trabalhos sobre pesquisa-ao e, de fato, com definies recentes tais como a de Elliott (1991, p. 69): o estudo de uma situao social com vistas a melhorar a qualidade da ao dentro dela. As definies so um instrumento de poder e, ao argumentar em favor de um determinado significado a ser associado ao mtodo, reconheo o risco de parecer estar fazendo uma tentativa de passar por cima do atual multiparadigmatismo com uma nova ideologia dominante que criaria outra hierarquia de qualidade na pesquisa-ao (Heikkinen, Kakkori e Huttunen, 2001). Ao contrrio, este artigo visa promover uma discusso aberta e esclarecida a respeito do

que constitui a pesquisa-ao, com vistas a melhorar o mtodo e ampliar sua utilizao mediante sua legitimao, como forma de pesquisa feita pelo prtico, adaptada s exigncias (formais) de trabalhos acadmicos na academia. Assim, embora a proposta no deixe de ter suas crticas, eu no deixo de ver a pesquisa-ao como uma variedade de investigaoao, na qual se empregam tcnicas de pesquisa, de qualidade suficiente para enfrentar a crtica dos pares na universidade, para informar o planejamento e a avaliao das melhoras obtidas. Por isso, talvez o que temos diante de ns seja encontrar outro termo para o tipo de pesquisa-ao aqui exposta, do mesmo modo que se usa o termo pesquisa-ao participativa. Boomer (1985) distinguiu claramente entre o tipo de pesquisa empreendida pelos acadmicos da universidade e o uso habitual do termo como pesquisa com P maisculo e pesquisa com p minsculo. Talvez pudssemos referir-nos pesquisa-ao com P maisculo, ou pesquisaao de dissertao, para distingui-la do tipo de reflexo habitual sobre a prtica que, nos dias de hoje, muita gente freqentemente se refere como pesquisa-ao.

Referncias bibliogrficas te their work ALTRICHTER, H.; POSCH, P.; SOMEKH, B. Teachers investiga investigate work. Londres: Routledge, 1993. ARGYRIS, C.; PUTNAM, R.; SMITH, D. M. Action science science: concepts, methods and skills for research and intervention. Nova York: Jossey Bass (http://www.actiondesign.com/action_science), 1985. y in practice ARGYRIS, C.; SCHN, D. Theor Theory practice. So Francisco: Jossey Bass, 1974. or gender equity BERGE, B.-M.; VE, H. Action research f for equity. Buckingham: Open University Press, 2000. BOOMER, G. Addressing the problem of elsewhereness: a case for action research in schools. In: _____. Fair dinkum teaching and learning learning: reflections on literature and power. Nova Jersey: Boynton/Cook, 1985. p. 121-129. BROWN, A.; DOWLING, P. Doing research/reading research research: a mode of interrogation for teaching. Londres: Routledge Falmer, 2001. or teachers BUCKINGHAM, B. R. Research f for teachers. Nova York: Silver, Burdett and Co., 1926. CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical critical: knowing through action research. Londres: Falmer Press, 1986. CHAMBERS, R. Rural development development: putting the last first. Londres: Longman Press, 1983.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

463

orma tion, systems, and inf orma tion systems CHECKLAND, P.; HOLWELL, S. Inf Informa ormation, informa ormation systems: making sense of the field. Chichester: Wiley, 1988. ist CHEIN, A.; COOK, S. W.; HARDING, J. The field of action research. American Psycholog Psychologist ist, Washington, n. 3, p. 43-50, 1948. ounda tion correspondence on action research COOKE, W. A f founda oundation research: Ronald Lippit and John Collier. The University of Manchester, Manchester. Disponvel em: <http://www.sed.manchester.ac.uk/idpm/publications/wp/mid/mid_wp06.htm>. Acesso em: jun. 2005. COOPERRIDER, D. L.; SRIVASTVA, S. Appreciative inquiry in organisational life. In: WOODMAN, R.; PASMORE, W. Research in organisa tional change and development organisational development. Greenwich: JAI Press, 1987. COREY, S. M. Action research to improve school practices practices. Nova York: Teachers College Press, 1953. _____. Action research, fundamental research and educational practice. Teachers College Record Record, Nova York, n. 50, p. 509-514, 1949. DEMING, W. E. Out of the crisis crisis. Massachusetts: MIT Press, 1986. tor y action research DESHLER, D.; EWERT, M. Participa Participator tory research: tradition and major assumptions. <http://www.PARnet.org/parchive/ doc/deshler_95/>. Acesso em: 28 maio 1995. DEWEY, J. How we think think. Buffalo: Prometheous Books, 1933. or educa tional change ELLIOT, J. Action research f for educational change. Filadlfia: Open University Press, 1991. tional Action Research _____. Research on teachers knowledge and action research. Educa Educational Research, Oxford, v. 2, n. 1, p. 133-137, 1994. ges _____. Towards a synoptic vision of educational change in advanced industrial societies. In: ALTRICHER, H.; ELLIOT, J. Ima Images of educa tional change educational change. Buckingham: Open University Press, 2000. ELLIOT, J.; ADELMAN, C. The Ford teaching project project. Cambridge: Cambridge Institute of Education, 1976. s power FALS-BORDA, O. Knowledge and people peoples power. Nova Delhi: Indian Social Institute, 1985. FALS-BORDA, O.; RAHMAN, M. A. (Orgs.). Action and knowledge knowledge: breaking the monopoly with participatory action research. Londres: Intermediate Technology, 1991. ting knowledge FREIRE, P. Crea Creating knowledge: a monopoly. Nova York: Harper, 1982. _____. Peda gog y of the oppressed . Harmondsworth: Penguin, 1972. Pedagog gogy oppressed. GRUNDY, S. J. Three modes of action research. Curriculum Perspectives Perspectives, Geelong, v. 2, n. 3, p. 23-34, 1982. tional action research in Australia GRUNDY, S. J.; Kemmis, S. Educa Educational Australia: the state of the art. Geelong: Deakin University Press, 1982. or health and social care HART, E.; BOND, M. Action research f for care: a guide to practice. Buckingham: Open University Press, 1997. HEIKKINEN, H.; KAKKORI, L. T. L.; HUTTUNEN, R. This is my truth, tell me yours: some aspects of action research quality in the light tional Action Research of truth theories. Educa Educational Research, Oxford, v. 9, n. 1, p. 9-24, 2001. tive inquir y . Londres: Sage, 1987. HERON, J. Co-opera Co-operative inquiry roups JACQUES, D. Learning in g groups roups. Londres: Kogan Page, 1992. . Geelong: Deakin University Press, 1990. KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. The action researcher planner planner.

464

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

KER, P. Appraisal and teacher development development: it aint broke it just wont work. Melbourne. Acessvel em: <http:// www.herdsa.org.au/branches/vic/Cornerstones/pdf/Ker.PDF>. Acesso em: out. 2001. KOLB, D. Experiential learning learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984. KUHN, T. S. The structure of scientific revolutions revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970. LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues Issues, n. 2, p. 34-36, 1946. LIPPITT, R.; WATSON, J.; WESTLEY, B. The dynamics of planned change change. Nova York: Harcourt Brace, 1958. MARQUARDT, M. J. Action learning in action action: transforming problems and people for word-class organizational learning. Palo Alto: Davies-Black, 1999. MCCUTCHEON, G. Curriculum and the work of teachers. In: APPLE, M. W.; BEYER, L. The curriculum curriculum: problems, politics, and possibilities. Nova York: Suny Press, 1988. or professional development MCNIFF, J. (2002) Action research f for development: concise advice for new action researchers. Acessvel em: <http://www.jeanmcniff.com/booklet1.html>. Acesso em: jan. 2004. REVONS, R. W. Action learning learning: new techniques for managers. Londres: Blond & Briggs, 1971. ROGERS, C. Definig reflection: Another look at John Dewey and reflective thinking. Teachers College Record Record, Nova York, v.104, n. 4, p. 842-866, 2002. SACHS, J. The activist teaching profession profession. Buckingham: Open University Press, 2003. lective practitioner SCHN, D. The ref reflective practitioner: how professionals think in action. Nova York: Basic Books, 1983. tor y action research and social change SELENER, D. Participa Participator tory change: approaches and critique. Nova York: Cornell University, 1992. SENGE, P. The fifth discipline discipline: the art and practice of the learning organization. Nova York: Doubleday-Currency, 1990. tional Action Research SOMEKH, D. Theory and passion in action research. Educa Educational Research, Oxford, v. 11, n. 2, p. 247-264, 2003. tional Action STEAD, V.; MORT, M.; DAVIES, J. Theory generation and practice improvement: a mental health perspective. Educa Educational Research Research, Oxford, v. 9, n. 1, p. 61-77, 2001. tor y processes TIKARE, S., YOUSSEF, D.; DONNELLY-ROARK, P.; SHAH, P. Organizing participa participator tory processes: in The World Bank Participation Sourcebook. Banco Mundial, 2001. Acessvel em: <http://www.worldbank.org/participation/keyconcepts.html>. Acesso em: 10 jul. 2003. TILLOTSON, J. W. Studying the game: action research in science education. The Clearing House House, v. 74, n. 7, p. 131-135, set./out. 2000. TRIPP, D. Critical incidents in teaching teaching: the development of professional judgement. Londres e Nova York: Routledge, 1993. tional Research _____. Socially critical educational research. Issues in Educa Educational Research, v. 2, n. 1, p. 13-23, 1992. ram (An action inquiry program for supporting professional-practical workplace learning). Perth: Education _____. The SCOPE Prog Program Department of WA, 1996. fective change mana gement TRIPP, D.; WILSON, J. Critical incidents in action research in education. In: SANKARAN, S. et al. Ef Effective management using action research and action learning learning: concepts, frameworks, processes and applications. Lismore: Southern Cross University Press, 2001. p. 121-132.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

465

or mana gement WHYTE, W. F. Action research f for management gement. Homewood: Irwin-Dorsey, 1964. yf or action _____. Social theor theory for action. Beverly Hills: Sage, 1991. WILDMAN, P.; CUNDY, L. The esoteric thesis: making inner sense of the ineffability of knowledge obtained during the exoteric research process. ALAR Journal Journal, n. 7, n. 2, p. 3-21, 2002.

Recebido em 22.06.05 Aprovado em 13.10.05

David Tripp professor associado da Faculdade de Educao da Universidade de Murdoch, na Austrlia. Tem realizado, em diversos pases, trabalhos com a prtica reflexiva e com a pesquisa-ao em programas de educao continuada de docentes. editor associado do Educational Action Research Journal e membro do comit gestor da Action Learning, Action Research, and Process Management Association.

466

David TRIPP. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica.

You might also like