You are on page 1of 10

146

ANAIS
III FRUM DE PESQUISA CIENTFICA EM ARTE
Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Curitiba, 2005

EDUCANDO PARA A PERCEPO VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE POR MEIO DO USO DAS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL DA DCADA DE 1920
Silmara Simone Takazaki Egg*

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi pesquisar o histrico do ensino da arte no ensino fundamental no Brasil, apresentar alguns estudos da percepo visual e sugerir, para o professor, maneiras de usar a arte do pas mais especificamente, obras de Tarsila do Amaral (1886-1973) a fim de estimular a habilidade do olhar artstico das crianas. A primeira parte do trabalho trata do Ensino de Artes e da Percepo Visual no Ensino Fundamental. Inclui consideraes sobre os Parmetros Curriculares Nacionais e algumas pesquisas que justificam o incentivo da percepo visual nesta fase educativa. Em seguida, so apresentados alguns elementos bsicos da percepo visual. A terceira seo apresenta as obras selecionadas da artista modernista brasileira Tarsila do Amaral e algumas sugestes de anlise (considerando os elementos visuais mostrados na seo anterior) especficas para o uso didtico nos primeiros ou ltimos ciclos do Ensino Fundamental. Por fim, esse trabalho apresenta uma breve argumentao em prol do uso didtico de exemplos das artes plsticas brasileiras, para contribuir com as discusses sobre a valorizao e o reconhecimento da cultura nacional. Enfatiza-se, enfim, a importncia do incentivo ao trabalho com a arte do Brasil, pela valorizao da identidade brasileira e o conhecimento da cultura nacional.

INTRODUO So objetivos deste estudo pesquisar brevemente o histrico do ensino da Arte1 no Brasil, apresentar alguns estudos da percepo visual e sugerir maneiras de usar a arte brasileira a fim de estimular a percepo visual.
*

Formada no curso tcnico em Desenho Industrial pelo CEFET-PR, graduada em Gravura na EMBAP (1998) e Especialista em Ensino da Arte pela FAP. Foi professora (1998-2003) em cursos de computao grfica e cursos tcnicos e superiores de Comunicao Social (ESEEI). scia de um escritrio de design e comunicao. 1 A grafia Arte representa a rea curricular. Nos demais casos, grafa-se arte.

147 Como a inteno desse estudo demonstrar a importncia do ensino da percepo visual e do uso didtico da arte brasileira, esse limita-se, para melhor explicar os conceitos que se pretende explorar, ao ensino da arte no Ensino Fundamental (1 ao 4 ciclos), ao sistema de estudo da percepo visual da escola Gestalt de objetos estticos (sem movimento aparente), e anlise de algumas obras de Tarsila do Amaral, do perodo entre 1920 e 1930. A arte brasileira foi usada pelo incentivo brasilidade na disciplina de Artes, que muitas vezes se restringe arte europia. Dentro da nossa arte, Tarsila do Amaral foi escolhida por sua notoriedade, por pertencer a um importante movimento da arte no Brasil (Modernismo), pela importncia do momento histrico deste perodo (a Semana da Arte Moderna de 1922) e por oferecer obras que contm elementos bsicos de percepo figuras geomtricas, cores fundamentais, linhas de contorno, simetria e outros.

O ENSINO DAS ARTES PLSTICAS E DA PERCEPO VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL importante considerar dois aspectos que baseiam e justificam esta pesquisa: os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN)2 da rea de arte e suas consideraes a respeito da arte brasileira e do incentivo percepo visual; e o desenvolvimento das habilidades visuais inerentes faixa etria das crianas do ensino fundamental. Arte Brasileira e Percepo Visual nos PCNs Na sua introduo, encontram-se as idias gerais referentes ao ensino fundamental. Percebe-se a importncia do conhecimento e valorizao do produto nacional por isso, a escolha da artista Tarsila do Amaral nesta pesquisa. Os Parmetros Curriculares Nacionais indicam, como objetivos do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de conhecer as caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses culturais, como meio para construir a identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinncia ao Pas.3 Utilizar a arte brasileira na disciplina de Arte, portanto, uma maneira de promover o conhecimento da cultura do pas aos alunos do ensino fundamental, construindo nas crianas os valores pertinentes identidade nacional. A caracterizao da rea de Arte nos PCNs (livro 6) e seus objetivos na educao fundamental mostram a importncia da percepo visual do aluno:
A educao em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artstico e da percepo esttica, que caracterizam um modo prprio de ordenar e dar sentido experincia humana: o aluno desenvolve
2 3

BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte. Braslia: MEC/SEF, 1997. BRASIL. PCNs. Op. cit., p. 7-8.

148
sua sensibilidade, percepo e imaginao, tanto ao realizar formas artsticas quanto na ao de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.4

E continua:
O ensino de Arte dever organizar-se de modo que [...] os alunos sejam capazes de expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepo, a imaginao, a emoo, a sensibilidade e a reflexo ao realizar e fruir produes artsticas.5

Nos Parmetros Curriculares Nacionais encontram-se, portanto, as referncias norteadoras do ensino da Arte no Brasil e, conseqentemente, desta pesquisa, considerando as citaes sobre o incentivo Percepo Visual dentro da disciplina de Arte. Por qu incentivar a percepo visual no ensino fundamental David L. Gallahue e John C. Ozmum6 citam vrias caractersticas do desenvolvimento fsico das crianas da faixa etria do ensino fundamental. Segundo suas pesquisas, as habilidades perceptivas-visuais desenvolvem-se muito rpido nas crianas pr-escolares, vindo a amadurecer em sua totalidade somente aos dez ou doze anos:
Aos dois anos de idade, o aparato visual est maduro. A pupila est prxima do seu peso e tamanho adultos. Todos os aspectos anatmicos e fisiolgicos do olho esto completos, porm, as habilidades perceptivas das crianas ainda esto incompletas. Embora sejam capazes de fixar os olhos em objetos [...], e fazer avaliaes precisas de tamanho e forma, numerosos refinamentos ainda precisam ser feitos. [...] A percepo da criana deficientemente desenvolvida [...] em nvel de plano e percepo de distncia.

A acuidade visual (habilidade de distinguir pormenores) em objetos estticos desenvolve-se rapidamente nas crianas entre 5 e 10 anos, e amadurece aos 10-11 anos de idade. A percepo em nvel plano (separando as figuras do fundo) difcil para crianas prescolares. Cenrios complexos e outras distraes em imagens podem ser confusos nessa idade. Porm, esta habilidade desenvolve-se rapidamente aos 7-8 anos, e amadurece at os 12 anos de idade. A percepo de profundidade, por meio de diferenas de tamanho, gradao de cores, alterao de textura, convergncia, sobreposio, proporcionalidade e perspectiva desenvolve-se a partir dos 7 anos de idade, e tem sua maturidade completa aos 12 anos. Da mesma forma que a qualidade e a quantidade de experincias visuais relacionamse com o desenvolvimento das habilidades perceptivas-visuais, a restrio das experincias visuais artsticas atrasa e inibe o seu desenvolvimento. PERCEPO VISUAL
4

BRASIL. PCNs. Op. cit., p. 19. BRASIL. PCNs. Op. cit., p. 39. 6 GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Comprendendo o desenvolvimento motor: bebs crianas, adolescentes e adultos. So Paulo: Phorte, 2001. p. 358.
5

149 Entende-se por percepo visual o ato de conhecer algo atravs do sentido da viso. O olho humano reconhece infinitas diferenas de formas e cores, porm esta habilidade pode ser melhorada e estimulada.7 Rudolf Arnheim8 justifica seus estudos de percepo visual afirmando que simplesmente mostrar as obras de arte para crianas nas aulas de Artes no gera resultados proveitosos, a menos que o aluno seja incentivado e estimulado a perceber visualmente todo o trabalho, para, enfim, entend-lo e apreci-lo integralmente. As relaes entre os elementos compositivos das obras artsticas (por exemplo, linhas e planos, cor, luz etc.) podem ser trabalhadas nas aulas de Artes desde a Educao Infantil. O modo como cada artista rene estas formas pode ser analisada, e o seu reconhecimento leva o aluno a recriar seus trabalhos a partir desta percepo, alm de fazer a ligao com o que ele j conhece separadamente. Percepo da forma Conforme Donis A. Dondis,9 a forma pode ser definida como a figura ou a imagem visvel do contedo. De um modo mais prtico, ela nos informa sobre a natureza da aparncia externa de alguma coisa. Tudo que se v possui forma. Esta mesma autora define como formas bsicas os elementos ponto, linha e plano. Por meio deles, todo o tipo de forma pode ser construdo. Estes elementos podem ser encontrados em vrias imagens e so de fcil percepo para alunos do Ensino Fundamental. Percepo da cor Sintetizar algo sobre cores na arte no uma tarefa fcil. O assunto vasto e abrangente, indo alm da simples combinao esttica de tons. Sendo um dos elementos mais simblicos do processo visual, a cor pode ser usada para expressar muitas coisas diferentes. O modo de combinar as cores tambm traz significados diversos, bem como a ausncia de cor tem seu significado prprio. Culturalmente, cores tm diferentes significados. Por exemplo, o branco, que no Ocidente tem o sentido de pureza e paz, no Oriente representao de morte, luto, fim. Cores de bandeiras tambm so adotadas com alto grau de representatividade o caso do verdeamarelo do Brasil, o rubro-negro de alguns times esportivos etc.

Percepo do espao pictrico

O mesmo ocorre com a percepo atravs de outros sentidos, como a audio (no caso da msica) ou o tato (com o mtodo Braille). 8 ARNHEIM, R. Arte e percepo visual: uma psicologia da viso criadora. 3. ed. So Paulo: Pioneira, 1986. 9 DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

150 O modo de compor o espao no suporte fundamental para a expresso do artista. Determinar que elementos iro fazer parte da obra, como e onde eles se apresentaro e como estaro relacionados, significa determinar qual a mensagem que se pretende comunicar ao observador. Percepo da simetria Conforme Dondis,10 toda forma visual parte de planos justapostos e sobrepostos. A simetria um tipo de composio em que a imagem composta por formas semelhantes, justapostas e espelhadas. A simetria normalmente agradvel aos olhos. Imagens simtricas so de fcil assimilao e rapidamente percebidas pelos alunos do Ensino Fundamental.

O USO DAS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL Com base no exposto, pretende-se apresentar uma sugesto de uso das obras da dcada de 1920 de Tarsila do Amaral nas aulas de Artes, a fim de estimular a percepo visual em alunos do ensino fundamental. Escolheu-se a artista Tarsila do Amaral porque suas obras da dcada de 20 possuem os elementos bsicos de percepo e anlise, que podem ser indicados para os alunos desta faixa etria. Alm desse fator, o estudo de suas obras foi selecionado para incentivar o (re)conhecimento da arte brasileira pelas crianas e para destacar a importncia do movimento modernista ao qual a artista pertenceu. Anlise de algumas obras do perodo Do perodo destacado, quatro obras de Tarsila do Amaral foram escolhidas para anlise, por apresentarem elementos de fcil percepo visual para crianas da faixa etria abordada nesta pesquisa. Os ideais do Modernismo tambm esto presentes: retratao do cotidiano brasileiro, exaltao do nacionalismo, ruptura com o academicismo etc. Sero expostas, pois, reprodues desses trabalhos em ordem cronolgica, seguidas da anlise perceptiva das relaes visuais encontradas. Foram feitas, ainda, sugestes a respeito do uso das imagens para os diferentes ciclos do Ensino Fundamental.

A Cuca (1924)
10

DONDIS. Op. cit.

151

A Cuca uma tela do incio do ano de 1924. A artista referiu-se a ela dizendo que pretendia pintar quadros bem brasileiros. A Cuca foi descrita por Tarsila do Amaral (em carta pessoal) como um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu e outro bicho inventado. Ao utilizar esta obra em aulas para alunos dos 1 e 2 ciclos do Ensino Fundamental, pode-se levar a criana a encontrar os bichos presentes, a perceber a direo do olhar deles e as diferenas entre as folhagens. Nos 3 e 4 ciclos, as crianas podem perceber os esquemas figura-fundo, distncias relativas, representao de perspectiva e, conforme a maturidade dos alunos, as relaes de cores complementares, noes de volume nos objetos e o esquema construtivo da imagem o bicho Cuca, elemento principal da obra, est exatamente sobre a linha da seo urea de um retngulo, como se percebe na figura abaixo. Figura 1 A Cuca

Fonte: Tarsila Anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997.

Anjos (1924)

152 Na tela Anjos, alunos dos 1 e 2 ciclos podem perceber as semelhanas e as diferenas entre as figuras dos anjos (rostos e cabelos parecidos, cores de asas diferentes) e a presena de detalhes (cintos, ramo de flores etc). Figura 2 Anjos

Fonte: Tarsila Anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997.

Nos 3 e 4 ciclos, pode-se aprofundar a percepo de outros elementos. Esta obra, por exemplo, quase simtrica. Pelo esquema da pgina anterior, percebe-se a colocao das figuras de modo similar no lado direito e esquerdo da imagem. As cores azul e amarela das asas de dois anjos se sobressaem e percebe-se a valorizao do povo brasileiro no tom de pele moreno dos anjos. As cabeas dos anjos esto dispostas em uma elipse cujo centro so as mos da figura central. Vendedor de Frutas (1925)

153 No Vendedor de Frutas, alunos dos 1 e 2 ciclos percebem as figuras geomtricas que compem a imagem: crculos nas frutas, semicrculos nas ilhas, tringulos e quadrados nas construes ao fundo, linhas nas rvores. Alunos dos 3 e 4 ciclos podem perceber o uso de diferentes tons nas cores, a fim de representar profundidade e volume nas figuras. Podem ainda observar esquemas de construo como o fato de esta imagem estar construda sobre um tringulo eqiltero, no qual est inserida a figura em primeiro plano. O elemento humano permanece exatamente no centro. O cu ocupa somente um quarto da rea da tela, enquanto o rio ocupa os trs quartos restantes. Uma elipse comporta o barco com frutas. Tambm pode-se trabalhar, nestes ltimos ciclos, a simbologia das cores (tipicamente brasileiras) e o uso das cores bsicas e complementares que unem todos os elementos. Figura 3 - Vendedor de Frutas

FONTE: Tarsila Anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: Sesi, 1997.

Manac (1927)

154 Alunos dos 1 e 2 ciclos do Ensino Fundamental podem ser questionados a respeito de vrios elementos desta obra, como por exemplo: Quantas flores abertas h no quadro? E quantas flores ainda esto em boto? Que cores foram usadas neste quadro? Quem conhece a flor manac? parecida com a flor representada no quadro? A flor do quadro poderia ser a representao de outra flor? Qual? Figura 4 Manac

Fonte: Tarsila Anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997.

Nos 3 e 4 ciclos, os alunos podem perceber as representaes de volume, figura e fundo, alm do esquema de composio dos elementos, fortemente simtrico e triangular. So usadas poucas cores, que podem ser estudadas em relao ao peso: a metade superior visualmente mais leve em relao metade inferior, seja pelo uso das cores claras em cima, seja pelo excesso de elementos escuros embaixo. CONCLUSO

155 Nesse trabalho foram abordados alguns aspectos da educao artstica no ensino fundamental no Brasil e foram apresentados alguns estudos da percepo visual. Com base no fato de que a faixa etria em que a criana desenvolve as habilidades de percepo e acuidade visual de objetos estticos a em que cursa o 1 Ciclo do Ensino Fundamental, sugere-se a sua aplicao na disciplina de Arte, utilizando obras de Tarsila do Amaral da dcada de 1920. Com anlises formais de quatro obras de Tarsila selecionadas, demonstrou-se a presena de vrios elementos bsicos de percepo, como figuras geomtricas, cores fundamentais, linhas de contorno, simetria etc. Desta maneira, concluiu-se que os trabalhos artsticos selecionados, como muitos outros que vm sendo utilizados, podem ser usados em aulas de artes que visem ao desenvolvimento da acuidade visual dos alunos, alm de incentivar o conhecimento da arte brasileira.

Referncias de obras de arte AMARAL, T. Abaporu. 1928. leo sobre tela 85 x 73cm. Coleo particular. Reprod.: color; 10 x 12 cm em mdia eletrnica. In: Tarsila do Amaral. Obras, Biografia, Histria. Disponvel em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br> Acesso em 6 set. 2002. _____. A Cuca. 1924. leo sobre tela. 73 x 100cm. Museu de Grenoble, Frana. Reprod.: color; 16 x 13 cm em papel. In: Tarsila anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997. _____. Anjos (1886-1973). 1924. leo sobre tela. 85 x 74cm. Coleo particular. Reprod.: color; 12 x 14 cm em papel. In: Tarsila anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997. _____. Manac. 1927. leo sobre tela. 76 x 63,5cm. Coleo particular. Reprod.: color; 13 x 16 cm em papel. In: Tarsila anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997. _____. Vendedor de Frutas. 1925. leo sobre tela. 108 x 84cm. Coleo particular. Reprod.: color; 13 x 15 cm em papel. In: Tarsila anos 20. Curadoria e pesquisa: Snia Salzstein. So Paulo: SESI, 1997. Referncias bibliogrficas ARNHEIM, R. Arte e percepo visual: uma psicologia da viso criadora . 3. ed. So Paulo: Pioneira, 1986. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte. Braslia: MEC/SEF, 1997. DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. So Paulo: Martins Fontes, 2000. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Comprendendo o desenvolvimento motor: bebs crianas, adolescentes e adultos. So Paulo: Phorte, 2001.

You might also like