You are on page 1of 6

ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DA FICHA DE ANLISE CRTICA

1. SOBRE O TEXTO: QUAL A IDIA CENTRAL? Mensagem que o autor busca transmitir, comunicar, convencer, apresentar. Expresso numa frase.

QUAIS OS ARGUMENTOS? (TPICOS) Fatos, articulao de idias (terico) que permitem aceitar a idia central como possvel, correta.

2.

ANLISE DO TEXTO:

De carter pessoal e individual acerca do texto. ASPECTOS POSITIVOS OU DE DESTAQUE: Consideraes acerca dos aspectos tericos, prticos, assim como, do grau de inovao das idias e argumentos apresentados; da atualidade da discusso; do modo de construo do texto; da articulao com outras idias ou campos do conhecimento.

ASPECTOS NEGATIVOS OU LIMITADORES: Consideraes acerca das limitaes tericas e prticas, ou seja, da construo do texto. Deve-se apontar elementos que faltaram no texto. Aspectos afeitos redao, objetividade, cumprimento dos objetivos apontados, justificativa para sua elaborao. Aplicabilidade para diferentes contextos.

3. ARTICULAO DE IDIAS: ARTICULAO DO TEXTO COM A HISTRIA DA PSICOLOGIA MODERNA A expectativa induzir o aluno a buscar pontos de conexo entre o CAPTULO LIDO e o CONTEXTO HISTRICO DA PSICOLOGIA NA POCA DO NASCIMENTO DE TAL ESCOLA OU CORRENTE PSICOLGICA.

5. UM COMENTRIO: Qualquer elemento ou informao que o aluno considere pertinente dirigida turma e/ou ao professor.

Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

FICHA DE ANLISE CRTICA DE TEXTO 1. 1.1 1.2 IDENTIFICAO:

1.3

ALUNOS: Camila, Jaineide Silva, Leonice Souza, Mnica Xavier, Vernica Andrade AULA N: ____ TEXTO (Ttulo): Psicanlise: aps a fundao. ( SCHULTZ, Duane; SCHULTZ , Sydney

Ellen. Psicanlise: aps a fundao. In: Histria da psicologia moderna. 8.ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.)
2. 2.1 QUAL A IDEIA CENTRAL? SOBRE O TEXTO:

Apresentar os tericos mais importantes aps a psicanlise e antes da psicologia cognitiva, apresentando suas ideias a partir do trabalho de Freud aperfeioando-o ou opondo-se sua teoria.

2.2

QUAIS OS ARGUMENTOS? (SOB FORMA DE TPICOS)

Os tericos ps-psicanlise de Freud se dividiram, de forma didtica, em trs grupos: 1. Os analistas que discordavam parcialmente das idias de Freud: sua filha Anna Freud e os tericos do objeto Melanie Klein e Heinz Kohut. De modo geral eles defendiam que: O ego dotado de energia prpria, no um mero servidor do id. Menor influncia das foras biolgicas sobre a personalidade o desenvolvimento da personalidade determinado principalmente pelas foras psicossociais. Tinham interesse em transformar a psicanlise em uma parte aceita da psicologia cientfica. Defendiam a teoria das relaes entre os objetos: o Questes mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criana de libertar-se do objeto primrio (me) a fim de estabelecer uma firme noo de si mesma desenvolvendo relaes com outros objetos. o A ligao entre o beb e a me em termos sociais e cognitivos e no em termos sexuais. O seio materno o primeiro objeto parcial para o beb, julga-o como bom ou no, dependendo da satisfao do instinto do id. o O self nuclear se desenvolve a partir das relaes formadas entre a criana e os chamados objetos do self no ambiente. Todos os aspectos do self adulto so formados pelas relaes iniciais da criana com o objeto self primrio.

2. Os principais dissidentes que desenvolveram teorias prprias ao longo da vida de Freud: Carl Jung, Alfred Adler e Karen Horney. Mesmo assim tiveram pontos de convergncia: discordavam de Freud no que diz respeito ao desenvolvimento da personalidade depende de foras biolgicas imutveis; a predominncia dos fatores sexuais; Complexo de dipo; conceitos de libido; a diviso da personalidade e a inveja do pnis. Jung e a Psicologia Analtica

Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

o Inconsciente pessoal pouco abaixo da conscincia lembranas, impulsos, desejos, percepes indistintas e outras experincias da vida do indivduo suprimidas ou esquecidas. o Inconsciente coletivo desconhecido para o indivduo armazena as experincias acumuladas das geraes anteriores. o Os Arqutipos - tendncias herdadas, armazenadas dentro do inconsciente coletivo sua experincia se concretiza na forma de emoes associadas aos acontecimentos importantes da vida: nascimento, adolescncia, casamento e a morte; ou as reaes diante de um perigo extremo. Os arqutipos mais freqentes: persona (mscara usada em contato com outra pessoa), anima e animus (caracterstica do sexo oposto), sombra (parte animalesca da personalidade a parte primitiva da natureza do indivduo) e self (proporciona unidade e estabilidade personalidade). o A Introverso e a Extroverso - O extrovertido libera a libido dentro dele, direcionando-s aos acontecimentos e s pessoas do mundo exterior. O introvertido direciona a libido para o seu interior. o Os Tipos Psicolgicos: funes e atitudes Racionais: Pensamento processo conceitual que proporciona o significado e a compreenso. E sentimento processo subjetivo de ponderao e de avaliao. Irracionais: Sensao percepo consciente dos objetos fsicos. E intuio percepo de maneira inconsciente. Adler e a Psicologia Individual o Interesse social potencial inato de cooperao com os indivduos para atingir metas pessoais e sociais. Desenvolve-se na infncia por meio das experincias aprendidas. A Busca das metas ou antecipao dos acontecimentos futuros influenciam o comportamento presente. o A personalidade uma unidade. o Sentimento de Inferioridade poderia se transformar numa restrio e ou uma impulso para a superao. Complexo de inferioridade: condio que o indivduo desenvolve quando incapaz de compensar os sentimentos normais de inferioridade. o O estilo de vida - consolida-se entre os 4 e 5 anos. Cada um desenvolve seu prprio estilo de vida. o O poder criativo do self O indivduo capaz de determinar sua prpria personalidade. FORA ATIVA E CRIATIVA semelhante a ALMA. o Ordem de Nascimento diferenas de personalidade entre o filho mais velho (inseguro, autoritrio, conservador), o 2 filho (ambicioso, rebelde e ciumento), o caula (predisposio a problemas de comportamento na infncia e vida adulta) e o filho nico (dificuldade de se ajustar ao universo fora da famlia). Karen Horney o Ansiedade Bsica - Sentimento de isolamento e de desamparo da criana em um mundo potencialmente hostil. Resultante das foras sociais e das interaes existentes no ambiente infantil. o As necessidades neurticas personalidade agressiva. personalidade condescendente; personalidade independente;

o A auto-imagem idealizada Mscara nega existncia dos seus conflitos internos.

Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

3. E os analistas da psicologia humanista (1960 aps a morte de Freud): Abraham Maslow e Carl Rogers. Eles tentavam substituir a psicanlise e o behaviorismo pela viso da natureza humana. Abraham Maslow - Pai espiritual da psicologia humanista.

Desenvolveu o trabalho sobre as caractersticas das pessoas auto-realizadoras e psicologicamente saudveis. A auto-realizao e a hierarquia das necessidades Desenvolvimento pleno das habilidades de um indivduo e a realizao de seu potencial.

Necessidade de autorealizao Necessidade de estima (de si e dos outros)

Necessidade de pertinncia e amor

Necessidade de segurana: ordem e estabilidade

Necessidades fisiolgicas: comida, gua e sexo

Carl Rogers Terapia centrada na pessoa As pessoas so capazes, consciente e racionalmente de mudar os prprios pensamentos e comportamentos do indesejvel para o desejvel. o A auto-realizao A maior fora motivadora da personalidade o impulso para a realizao do self. Mais elevado nvel da sade psicolgica. Ateno positiva: amor incondicional da me pelo beb. o Caractersticas: Mente aberta para aceitar qualquer tipo de experincia e de novidades; Tendncia a viver plenamente cada momento; Capacidade para se orientar pelos prprios instintos e no pelas opinies ou razes de outras pessoas; Senso de liberdade em pensamento e ao; Alto grau de criatividade; Necessidade contnua de maximizar o seu potencial; A evoluo do self est em constante andamento.

Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

3.

ANLISE DO TEXTO:

De carter pessoal e individual acerca do texto. ASPECTOS POSITIVOS OU DE DESTAQUE: Consideraes acerca dos aspectos tericos, prticos, assim como, do grau de inovao das idias e argumentos apresentados; da atualidade da discusso; do modo de construo do texto; da articulao com outras idias ou campos do conhecimento. Os tericos romperam com as idias de Freud e que predominavam na poca. Alguns foram discpulos dele, mas no tiveram medo em transmitir seus pensamentos, mesmo que isso significasse receber crticas suas. Buscaram entender o homem como um ser inteiro e complexo, saram do reducionismo que acreditava na predominncia da influncia das foras biolgicas sobre a personalidade. O texto de fcil entendimento, trazendo aspectos da vida dos tericos, que assim como Freud, partiram da sua vida pessoal e experincias da clnica para desenvolver suas teorias, assim o que eles defendiam estava cada vez mais prximo de qualquer ser humano com virtudes e defeitos, disseminando a psicologia que ainda uma cincia nova. A discusso atual, pois aconteceu no sculo XX. Suas idias so discutidas at hoje, deixando um legado que muito utilizado em vrias reas como medicina, psicoterapia, servio social etc. ASPECTOS NEGATIVOS OU LIMITADORES: Consideraes acerca das limitaes tericas e prticas, ou seja, da construo do texto. Deve-se apontar elementos que faltaram no texto. Aspectos afeitos redao, objetividade, cumprimento dos objetivos apontados, justificativa para sua elaborao. Aplicabilidade para diferentes contextos. Dois pontos chamaram mais a ateno: o tempo todo havia a preocupao em comparar as idias dos tericos com as de Freud, como se ele fosse um Deus e que tudo sabia e afirmava, detentor do saber; e todas as teorias foram desenvolvidas partindo de experincias individuais com a pretenso em generalizar, nesse ponto eles se aproximaram de Freud que tanto tentavam se afastar, cometeram o mesmo erro e por isso foram criticados da mesma forma. 4. ARTICULAO DE IDIAS: Qual relao entre o captulo lido e o Contexto histrico que constituiu o nascimento de tal abordagem psicolgica: Skinner desenvolvendo seus experimentos; a psicanlise ainda dominava muito, o behaviorismo tambm estava em discusso; a Gestalt em guerra com o Behaviorismo. As grandes universidades em desenvolvimento. No existia psicologia s na Europa, Alemanha, a Amrica tambm j tinha seus grandes pensadores.As abordagens surgiram ainda muito prximo da fundao da psicologia, as idias ainda estavam muito frescas e pouco sedimentadas. Em paralelo duas guerras iniciaram e terminaram, os tericos tinham muita gente afetada pelas grandes guerras, um celeiro de experincias e desenvolvimento de neuroses disponveis para o estudo. Grandes acontecimentos: primeiro filme falado, naufrgio do Titanic, crise de 1929, primeiro computador eletrnico. O mundo estava fervilhando com novas idias, novo sculo j em meia idade e os padres de famlia, governo, direitos civis tambm se modificavam. Cada vez mais a nfase no ser humano, suas vontades e realizaes estavam em voga. O homem no est mais fadado a ser o que o pai ou a me foi. Ele pode mudar sua personalidade, suas realizaes de acordo com sua vontade e desenvolvimento durante sua jornada de vida. Criaram-se novas possibilidades e variveis que s
Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

dependem dele colocar em prtica. O desenvolvimento na infncia tem influncia no adulto? Tem, mas no mais algo imutvel. 5. UM COMENTRIO: Tendncia da psicologia positiva.

DATA: 03/12/2009.

ASSINATURA:

Disciplina: Histria da Psicologia Prof. Clrisson Torres

You might also like