You are on page 1of 10

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

OSDESAFIOSDAJUVENTUDE
MDULO VII

121

Competncias Bsicas para o Trabalho

122

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Plano de Curso

Competncia:
Os participantes iro refletir sobre o contexto atual e o seu momento de vida.

Contedos Reviso do dia anterior Apresentao do encontro Aquecimento

Tcnicas Exposio dialogada

Recursos

Durao 10min.

Exposio oral

Folha de flip chart

05min.

Dinmica dos bales

Bales, tiras de papel CD com msica Festa

15min.

Adolescncia, uma fase da vida Os desafios da juventude

Leitura de um conto Estudo de texto

Conto: A Cano de Yunus Cartilha

50min. 30min.

Intervalo Vitalizador Como lidar com os desafios Dinmica: Dana dos nmeros Discusso sobre o filme, em subgrupos

15min. CD com msica movimentada Filme: Patch Adams - O amor Contagioso 10min. 90min.

Principais idias do encontro

Atividade individual Registro das idias

Material do participante CD com msica Eu caador de mim

15min.

Filmes e msicas indicados podero ser substitudos por um outro ttulo, desde que respaldem o alcance do objetivo proposto na atividade.

123

Competncias Bsicas para o Trabalho

Carta Descritiva

1. Introduo
1.1. Reviso do Dia Anterior
Perguntar ao grupo o que mais lhe chamou a ateno e qual foi o aprendizado. Falar, de forma objetiva, a importncia de estarmos preparados para lidar com os desafios que so muitos. O mundo muda com tanta velocidade que perdemos nossa individualidade e nosso referencial de vida, portanto, estarmos atentos para vivenciarmos essa poca de forma equilibrada ser o nosso grande desafio.

1.2. Apresentao do Encontro


Evidenciar o assunto Os Desafios da Juventude. Enfatizar o objetivo que ser apresentar ao jovem os desafios prprios da juventude que ele precisa vencer.

2. Aquecimento
Dinmica dos Bales
Objetivo: possibilitar a energizao e descontrao dos participantes. Tempo: 15 minutos. Material: CD com msica Festa - (Ivete Sangalo) Tiras de papel Bales coloridos Procedimentos: Solicitar que o grupo forme um crculo ficando em p. Chamar a ateno para o fato de que no crculo todos esto no mesmo nvel. Distribuir uma tira de papel para cada participante. Solicitar que escreva, nas tiras, um desafio. Colocar a tira dentro do balo e sopr-lo. Jogar o balo para o alto. Ele no pode cair. Ao som da msica, os participantes, devero brincar com os bales. Quando a msica parar, estourar os bales. Cada participante pegar um desafio e dever realiz-lo.

124

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Relato dos Sentimentos e Processamentos Discutir com os participantes como eles se sentiram participando da roda. Solicitar a eles que falem sobre o significado da roda. Levar a turma a fazer a associao da atividade com o dia-a-dia.

Generalizao
A situao vivenciada foi um desafio. O que desafio? uma espcie de conflito, algo que precisa ser resolvido. buscar solucionar alguma coisa para o nosso avano pessoal. Na vida temos grandes desafios. Saber lidar com os desafios nos d condies de crescer e desenvolver. A vida consiste de fases e cada uma tem os seus desafios.

3. Adolescncia, uma Fase da Vida


3.1. Anlise de um conto
As metforas so utilizadas para despertar nos treinandos a fantasia e a capacidade para integr-las realidade atravs das lies.

Objetivos: sensibilizar os participantes para a importncia de construir o futuro e no achar que os resultados devam ser alcanados com rapidez; preparar o grupo para discutir sobre a fase da vida.

Materiais: balas com cinco sabores diferentes; conto A Cano de Yunus (texto complementar)

Procedimento: distribuir as balas e solicitar que guardem o papel; dividir os participantes em subgrupos que tenham as balas com os mesmos sabores; solicitar que leiam o conto e que aps sua leitura, representem-no ou comentem sobre ele.

125

Competncias Bsicas para o Trabalho

Generalizao
O Terceiro Setnio (a vida se desenvolve atravs de fases que duram sete anos) corresponde fase da vida humana que vai dos 14 aos 21 anos. Neste perodo, o jovem comea a desenvolver a sua ao no mundo e vai deixando de ter o p fincado em casa. A me e o professor cedem lugar para a turma. Ele se torna adepto a modismos e grifes para se sentir seguro externamente. Os professores, pais e dolos precisam viver o que pregam. O jovem s aceita autoridades autnticas, por isso de importncia vital ele sentir que o mundo verdadeiro. Ao longo do setnio, presenciamos a aproximao entre os sexos e uma estreita relao com o corpo. A aparncia muito importante. Por outro lado, observa-se uma forte crise existencial e busca de profisso: Quem sou eu? Como posso transformar o mundo? O jovem vive entre o pensar lgico e crtico que contrasta com um forte idealismo. Para ajud-lo nessa difcil transio, necessrio abertura para o dilogo, respeitando sua individualidade que est nascendo, alm do ensino da conquista da liberdade com responsabilidade, isto : como arcar com as conseqncias de seus prprios atos. A adolescncia no pode ser vista como fim em si mesma, e sim como uma etapa de transio. o momento de construir a nossa vida futura. Portanto, preciso ter pacincia e humildade para aguardar o momento. s vezes, pensamos que ningum est nos vendo, mas estamos sendo vistos, com certeza. Reflitam sobre isto.

4. Os Desafios da Juventude
4.1. Exposio Dialogada
No quadro, deve-se escrever: Quais os maiores desafios da Juventude?. Em seguida, o instrutor dever formar um crculo com os participantes para uma conversa. Anotar, em uma folha de flip chart, as colocaes dos participantes, medida que elas forem sendo feitas. Aps o registro, perguntar como devemos lidar com os desafios?

Generalizao
Reforar a importncia da identidade e de aprender a fazer boas escolhas. Intervalo (15 min.)

126

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

5. Vitalizador
Dinmica: Dana dos Nmeros
Objetivo: descontrair o grupo Material: CD com msica mais movimentada Procedimentos: ao som da msica, solicitar que os participantes faam, com o corpo, movimentos que representem os nmeros 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

6. Como Lidar com os Desafios


6.1. Anlise de Situao Retratada no Filme
Objetivo: sensibilizar para a importncia de definir uma viso (meta) e agir para concretiz-la. Material: TV e vdeo; trecho do filme: Patch Adams - O amor contagioso (20 min. iniciais) Durao total da atividade: 90 min. Dividir a turma em subgrupos e solicitar que respondam s seguintes perguntas (30 min.): Por que o personagem foi internado em um hospital psiquitrico? O que se descobriu com o segundo episdio dos esquilos? O que significa a simbologia dos quatro dedos? Como se efetuou a mudana na vida do personagem?

Apresentao dos grupos (5 min. por grupo). O instrutor/facilitador dever pontuar a importncia de definir uma viso e ter aes para concretiz-la.

Generalizao
Todos ns temos desafios. A nossa histria de vida, a nossa famlia, mudanas fsicas, preguia de mudar, sexualidade...Voltar a falar sobre auto-estima. Efetuar exposio dialogada (pgina 06 a 22 da Cartilha Os desafios da Juventude). Solicitar que abram a cartilha e que cada participante leia um tpico e faa comentrios, podendo ser auxiliado pelo grupo.

127

Competncias Bsicas para o Trabalho

Encerramento do Encontro (5min.)


Solicitar que os participantes registrem as principais idias do encontro, em seu material. Perguntar ao grupo: Como perceberam o encontro? Sensibiliz-los para o prximo mdulo. Anunciar o tema do dia seguinte Voc: Condutor do seu prprio destino e convoc-los a comparecer no horrio estabelecido. Solicitar que se preparem, observando como se comunicam, como se relacionam com as pessoas. Agradecer e despedir-se. Encerrar com a msica: Amanh Guilherme Arantes.

Texto Complementar

A Cano de Yunus
Elemento Pacincia Ditado: O futuro pertence quele que sabe esperar

Esta histria aconteceu h muito tempo, em um pas do Oriente com um rapaz que se chamava Yunus. Ele vivia na zona rural, trabalhando em um stio e era analfabeto, pobre e muito simples. Mas Yunus tinha um desejo imenso de conhecimento, de saber das coisas do esprito e das coisas do mundo. Quando fez vinte e um anos, deixou a sua terra natal e comeou a perambular de um lugar para outro, sempre muito curioso, procurando aprender tudo que lhe parecia de bom proveito. Depois de uns trs anos nessa peregrinao, ele ainda no se sentia satisfeito. Faltava-lhe saber mais das coisas do esprito das coisas que elevam o corao e a alma. Um dia, algum lhe falou de um mestre de grande sabedoria que vivia em um monastrio no alto de uma montanha, perto do deserto. Yunus se animou pensou: Com toda certeza este Mestre vai me ensinar aquilo que tanto desejo, ele vai iluminar o meu caminho. Assim, dirigiu-se para o local muito longe e de difcil acesso. Foi bem recebido pelo Mestre era um homem que transmitia sabedoria e bondade, era realmente um iluminado. Chamava-se Taptuc e era cego. O mestre passou sua mo pelo rosto e pelos ombros de Yunus e lhe disse: Meu jovem, o que voc tanto procura vir aos poucos. O aprendizado longo e para iniciar vou lhe dar uma funo: todo o dia varrer o ptio inteiro do monastrio, no deixando nenhum gro de poeira. Yunus ficou muito entusiasmado e imediatamente comeou a varrer o ptio, uma, duas, trs vezes, com todo o cuidado.

128

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

No dia seguinte, Yunus observou que o mestre saia de seus aposentos e atravessava o ptio com a ajuda de uma bengala. Yunus cumprimentou-o: Bom dia Mestre! A manh est muito agradvel, no mesmo? Mas o Mestre nada respondeu, como se no tivesse ouvido e nem parou. Yunus estranhou, mas achou que era norma do monastrio. Nos dias seguintes, a mesma coisa aconteceu... e ningum parecia ver Yunus, ningum conversava com ele. O tempo passou... Um, dois, trs anos, sem que nada mudasse. Yunus se sentia muito sozinho e, ao fim da tarde, subia parte mais alta do monastrio e comeava a cantar, canes simples como ele mesmo, mas que vinham de seu corao. Seu cantar, conforme soprasse o vento, alcanava as montanhas e voltava para ele em forma de eco, dando-lhe o prazer de ouvir a voz humana. Mas, na maioria das vezes, o vento levava o seu canto que no retornava. Uma noite, Yunus comeou a pensar sobre o que fazia ali, naquele lugar onde parecia passar despercebido, onde ningum falava com ele. O Mestre no o chamava para o pavilho onde ministrava ensinamentos para diversos discpulos. Talvez este silncio deva significar alguma coisa, alguma lio, pensava. De repente compreendeu Ah! O Mestre quer me ensinar a virtude da pacincia! Seu corao ficou radiante e de manh pegou a vassoura, com todo entusiasmo e foi varrer o ptio. Mas nada mudou... Um, dois, trs anos, a mesma rotina. O mesmo silncio. Novas canes brotavam de seu corao e ele as cantava para as montanhas ou para o vento. Foi ficando angustiado, desesperado Meu Deus, por que tanta indiferena? Acho que o Mestre me esqueceu ou deve me achar um idiota e que nunca aprenderei nada. Deve achar que s sirvo mesmo para varrer o ptio. Amargurado, uma noite, pensando sobre tudo isso, ele teve uma revelao: Ah! O Mestre quer me ensinar a ser humilde, s pode ser isso! Ele quer me ensinar a virtude da humildade! Sorriu e dormiu em paz. Mais cinco anos se passaram, e ele varrendo e cantando. Ningum com ele conversava. O Mestre mal o cumprimentava, e, novamente, aquela terrvel sensao de se sentir um idiota, um intil...Vou embora daqui, ningum vai dar pela minha falta... eu devo ser mesmo sem nenhum valor!.... Saiu no meio da noite, amargurado. Caminhou toda a noite, todo o dia seguinte, e mais uma noite, pelo deserto, desnorteado, sem nada ter para comer ou beber. Achou que o melhor seria morrer. Estava to fraco, exausto... Deitou-se na areia escaldante e nada mais viu. Quando voltou a si, percebeu que estava em um quarto, deitado e agasalhado. Um casal cuidava dele. O homem lhe untava as queimaduras do sol com um ungento e a mulher, pacientemente, tentava lhe dar um caldo, s colheradas. Falavam-lhe com carinho. Dois dias depois, j mais refeito, pediu para sair um pouco do quarto e se espantou com o que viu. Era uma vila muito limpa, fontes de gua jorravam, as pessoas conversavam umas com as outras amigavelmente. As crianas riam e brincavam alegres. Viu, ao redor, plantaes bem cuidadas e rebanhos de ovelhas.

129

Competncias Bsicas para o Trabalho

A atmosfera era de paz e tranqilidade. Ficou maravilhado. Perguntou, ento, ao casal, como que todos ali conseguiram aquela qualidade de vida, bem no meio do deserto. O homem, sorrindo, lhe respondeu: Nem sempre fomos assim no. Vivamos tensos, preocupados, achando que cada um queria tirar vantagens do outro. Assim, no trabalhvamos, todos se sentiam explorados. As plantaes e as ovelhas foram morrendo, nossas crianas adoeciam, comeou a faltar alimento para todos. ramos infelizes. Mas, o vento comeou a nos trazer uma voz que cantava coisas simples, mas repletas de verdades, de sentimentos puros. Canes singelas, fceis de aprender, e passamos a repetir esses cantos. Tudo comeou a se modificar. Transformamos-nos em amigos, trabalhando agora com satisfao, repartindo as tarefas e ningum se sentindo explorado. Logo a vila se transformou e se tornou este lugar que voc est admirando. Yunus ficou impressionado e quis saber que canes eram essas, pois tambm queria ouvi-las e mudar a sua prpria vida. O homem chamou um grupo de crianas que brincava ali perto e pediu a elas que cantassem uma das canes e elas, alegremente, comearam a cantar. Yunus levou um grande susto... Aquela cano era uma das que cantava, l no monastrio, para espantar a solido! Meu Deus!, pensou Eu no sou um intil! Eu tenho valor! Transformei a vida desta vila! Ah! Eu preciso correr de volta ao monastrio e dizer ao Mestre Taptuc que ele me ensinou sem me dizer uma nica palavra. Agradecido, despediu-se daquela gente to feliz e, com o corao transbordando de alegria, fez o caminho de volta quase voando. Mas uma dvida surgiu em sua mente. E se o Mestre no o quisesse de volta? Afinal, ele tinha sado sem se despedir.... Aflito, chegou noite e bateu porta. A mulher de Taptuc abriu o porto e mostrou-se surpresa: __ Ah! voc meu bom Yunus? O Mestre sentiu tanto a sua ausncia. No sei qual ser a reao dele com a sua volta! Entre e deite-se bem no caminho em que o Mestre costuma passar com sua bengala, toda manh. Se ele esbarrar no seu corpo e disser: quem este homem? Voc saber que deve ir embora para sempre. Yunus deitou-se, mas no conseguiu fechar os olhos. Ele precisava contar tudo para aquele abenoado e iluminado Mestre. E se ele no me reconhecer? Pensava, ansioso. Pela manh, ouviu o barulho do mestre que se aproximava e logo a bengala atingiu seu corpo. Abaixando-se, o Mestre passou a mo pelo rosto do aflito Yunus e, finalmente, exclamou, com um doce sorriso: Oh! Yunus! O meu discpulo mais amado voltou!

130

You might also like