You are on page 1of 3

Passemos em revista os esclarecedores comentrios do Dr. A. Palhinha Machado 1.

A contabilizao dos contratos de swaps- os genunos, entenda-se- hoje regulamentada, no mbito do Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC) pela Norma Contabilstica de Relato Financeiro (NCRF) N 27 a qual remete para as normas internacionais de contabilidade - IAS- International Accounting Standards Ns 32 e 39 e para a norma internacional de relato financeiro IFRSInternational Financial Reporting Standard 7 adotadas pelo Regulamento (CE) da Comisso 1126/2008, de 3 de Novembro. 2. A NCRF N 27 claramente de aplicao obrigatria para todas as empresas pblicas ou sociedades annimas de capitais pblicos que celebraram os famigerados contratos de swaps ou como tal, qui errneamente, caracterizados. 3. Nos termos da NCRF N 27 e das IAS 32 e 39 e da IFRS 7, permitida parte contratante num contrato de swap que pretenda trocar uma taxa fixa por uma taxa varivel- digamos, assim, grosseira e simplesmente- optar entre considerar um tal swap como um instrumento de cobertura ou como uma mera aplicao financeira. 4. A NCRF 27, na esteira da IAS 39, elenca, certo, alguns requisitos e condies necessrios para que uma parte contratante possa caracterizar um dado swap como um instrumento de cobertura, sendo a principal condio a necessria conexo entre o swap e um dado elemento do ativo ou passivo contra cujo risco financeiro ou de disponibilidade lquida de fundos (cash-flow) a dita parte contratante se pretenda salvaguardar. 5. Cremos que por esta singela razo que o Governo alega que existem alguns contratos de swap que seriam aceitveis por visarem cobrir riscos associados a uma possvel subida da taxa de juro acordada em emprstimos contrados pelas empresas pblicas a taxas variveis indexadas evoluo da taxa de referncia EURIBOR que nos anos de 2005 a 2007 se receava que pudessem continuar a subir e certos contratos de swap que seriam meras aplicaes financeiras, ou seja, contratos, como disse o Governo, de natureza especulativa. 6. Ora, aqui que as observaes feitas pelo Dr. A. Palhinha Machado cobram a sua total pertinncia. Segundo a NCRF 27, os ganhos e perdas em contratos de swap que constituem instrumentos de cobertura de risco, nomeadamente de cash-flow, de que exemplo de escola um swap entre uma taxa varivel e

uma taxa fixa associado diretamente a um dado elemento, neste caso do passivo, das empresas pblicas em causa, um determinado emprstimo que gera fluxos de pagamentos que apresentam um risco de poderem se tornar mais elevados so contabilizados diretamente no capital prprio da entidade contratante. Deste modo, tais ganhos e perdas registados com os contratos de swap caracterizados como instrumentos de cobertura de risco, neste caso concreto, de cash-flow, s so reclassificados indo conta de resultados no exerccio em que o elemento passivo, no caso, o emprstimo, que gerou o risco coberto, desreconhecido contabilisticamente, ou seja, no ano em que o emprstimo, tendo atingido a sua maturidade, saldado ou cancelado, saindo da conta do passivo onde se encontrava registado. Neste ltimo exerccio, porm, como os ganhos e perdas registados com o contrato de swap matematicamente se equivalem e no ltimo exerccio o saldo ou cash-flow ou fluxos financeiros entre as partes contratantes do swap corresponde a uma soma nula, nada haver a registar na conta de resultados e, em consequncia, o impacto deste tipo de swap nulo em termos contabilsticos e, logo, no afeta os ganhos ou perdas das empresas pblicas contratantes, como bem observou o Dr. A. Palhinha Machado. 7. Pelo que s podemos concluir logicamente que o Governo estar preocupado com outro tipo de contratos de swap, que sero, a nosso ver, aqueles que as empresas pblicas que os celebraram decidiram caracterizar como meras aplicaes financeiras ou instrumentos financeiros especulativos. Isto porque, ainda segundo a NCRF 27, os ganhos e perdas decorrentes de todo e qualquer contrato de swap que no tiver a natureza de um instrumento de cobertura devem ser valorados pelo seu justo valor de mercado e levados diretamente conta de resultados. Deste modo, cremos que o Governo poder ter detetado contratos de swaps, qui de natureza extica, como referimos nos nossos comentrios anteriores ou simplesmente no associados a qualquer cobertura de risco de taxa de juro ou de cash-flow que, ao obedecerem a esta contabilizao e assim entrando diretamente na conta de resultados das empresas pblicas contratantes, podero ter implicado o registo de avultados prejuzos financeiros que tero tambm relevncia fiscal, ao abrigo do disposto no artigo 49 n 1 do Cdigo do IRC, como salientmos nos nossos comentrios anteriores. 8. Infelizmente, existem, porm, indcios vindos a pblico muito fortes no sentido de que o Dr. A. Palhinha Machado ter toda a razo ao apontar a estes contratos de swaps a natureza no apenas especulativa, o que j por si seria gravssimo e inslito, como, para cmulo dos cmulos, a natureza de swaptions ou contratos de swaps exticos embutidos com opes.

9. A no existir um intuito especulativo nestes supostos contratos de swaps, na verdade, dificilmente se compreenderia a razo da no incluso de clusulas de limitao de perdas ou mesmo a combinao destes contratos com outro tipo de instrumentos que poderiam ter limitado o risco inerente aos mesmos, como seja, por exemplo, a contratao de collars, um instrumento financeiro que permite ao seu contratante ativo o direito de opo simultnea de compra e venda de posies que lhe asseguram uma taxa de juro mnima e mxima razovel seja qual for a evoluo da taxa de juro de referncia EURIBOR. 10. igualmente escandaloso que esta situao tenha, contrariamente ao que chegou a ser ventilado, sido detetada pelos auditores ou revisores oficiais de contas pelo menos de algumas das empresas pblicas envolvidas j no algo distante ano de 2009 e que tivesse chegado ao conhecimento do atual Governo e em particular do seu Ministro de Estado e das Finanas em 2011 sem que nenhuma providncia tivesse sido tomada. J nem falo da tradicional dormncia do Tribunal de Contas que provavelmente nem sabe o que um contrato de swap e que, ao que se conhece hoje, parece mesmo ter permitido que o anterior Governo tivesse- facto deveras extraordinrio- obrigado os concessionrios de mltiplas PPPs a celebrarem contratos de swap- se que no so tambm falsos contratos de swap- em mltiplas PPPs, sem que nada se lhe oferecesse dizer quanto a este verdadeiro escndalo!

You might also like