You are on page 1of 14

Fundo de Investimento em Participaes FIP

SUMRIO
1. Aspectos Legais 2. Aprovaes Necessrias 3. Requisitos do Portflio 4. Administrao e Gesto 5. Cdigos de Auto Regulao 6. Aspectos Fiscais

1. ASPECTOS LEGAIS
O FIP, constitudo sob a forma de condomnio fechado, uma comunho de recursos destinados aquisio de aes, debntures, bnus de subscrio, ou outros ttulos e valores mobilirios conversveis ou permutveis em aes de emisso de companhias, abertas ou fechadas, participando do processo decisrio da companhia investida, com efetiva influncia na definio de sua poltica estratgica e na sua gesto, notadamente atravs da indicao de membros do Conselho de Administrao (Companhias da Carteira). A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) o rgo governamental responsvel pela regulamentao dos FIPs e supervisiona suas atividades.* Somente investidores qualificados esto autorizados a investir no FIP.**

* A Instruo Normativa que rege as atividades dos FIPs Instruo CVM n 391, de 16 de julho de 2003, conforme alterada. ** De acordo com a Instruo CVM n 409, Investidores Qualificados so: (i) instituies financeiras; (ii) companhias seguradoras e sociedades de capitalizao; (iii) entidades abertas e fechadas de previdncia complementar; (iv) pessoas fsicas ou jurdicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condio de investidor qualificado; (v) fundos de investimento destinados exclusivamente a investidores qualificados; (vi) administradores de carteira e consultores de valores mobilirios autorizados pela CVM, em relao a seus recursos prprios; (vii) regimes prprios de previdncia social institudos pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou por Municpios.

1. ASPECTOS LEGAIS
Um FIP deve participar do processo de tomada de decises da Companhias da Carteira, com efetiva influncia na definio das polticas estratgicas e de gesto das mesmas, que pode ocorrer: pela nomeao de membros do conselho de administrao das Companhias da Carteira; pela deteno de aes que integrem o bloco de controle das Companhia da Carteira; pela celebrao de acordo de acionistas ou dispositivo semelhante das Companhias da Carteira. A Assemblia Geral de Quotistas (AGQ) o rgo deliberativo mais importante do FIP. A AGQ deve reunir-se ao menos anualmente para aprovao das demonstraes financeiras do FIP, e sempre que os interesses da FIP assim o exigirem. Qualquer alterao do regulamento do FIP dever ser submetido aprovao da AGQ.

2. APROVAES NECESSRIAS

A estruturao de um FIP est sujeita ao registro prvio do FIP na CVM (Registro do FIP), que concedido automaticamente mediante a apresentao da documentao exigida (regulamento, prospecto, entre outros documentos). Oferta Pblica: Exige a apresentao de determinados documentos relativos oferta, tais como anncios de oferta e prospecto. Na Oferta Pblica um nmero ilimitado de investidores ofertado e havero custos referentes publicao dos anncios de oferta e pagamento de uma taxa de inscrio. Adicionalmente, a CVM pode demorar at 3 meses para conceder o registro da oferta. Oferta Pblica com Esforos Restritos: Se no mais de 50 investidores so ofertados e, no mximo, 20 investidores qualificados efetivamente comprem cotas do FIP, nenhum registro de oferta pblica na CVM necessrio e, portanto, no h taxa de inscrio devida CVM, bem como no h necessidade de prospecto ou publicao de anncios de oferta.

3. REQUISITOS DO PORTFLIO
90% dos ativos do FIP devero ser investidos em aes, debntures, bnus de subscrio, ou outros ttulos conversveis ou permutveis em aes de companhias abertas ou fechadas. FIPs devem consumar investimentos sujeitos chamadas de capital at o ltimo dia do segundo ms subseqente data de integralizao das quotas. Requisitos de governana corporativa para investimentos em Companhias da Carteira de capital fechado:
- proibio de emisso de partes beneficirias e inexistncia desses ttulos em circulao; - estabelecimento de um mandato unificado de 1 (um) ano para todo o Conselho de Administrao; - disponibilizao de contratos com partes relacionadas, acordos de acionistas e programas de opes de aquisio de aes ou de outros ttulos ou valores mobilirios de emisso da companhia; - adeso a cmara de arbitragem para resoluo de conflitos societrios; - no caso de abertura de seu capital, obrigar-se, perante o fundo, a aderir a segmento especial de bolsa de valores ou de entidade mantenedora de mercado de balco organizado que assegure, no mnimo, nveis diferenciados de prticas de governana corporativa previstos nos incisos anteriores; e - auditoria anual de suas demonstraes contbeis por auditores independentes registrados na CVM.

4. ADMINISTRAO E GESTO

O FIP e a sua carteira devem ser administrados e geridos por pessoas jurdicas devidamente autorizadas pela CVM para realizar atividades de gesto de ativos. A administrao do FIP e as suas atividades de gesto de carteira podem ser conduzidas pela mesma pessoa jurdica ou por entidades distintas. O administrador do FIP o principal responsvel por todas as atividades do FIP, incluindo a convocao de reunies de quotistas, a distribuio de rendimentos para os investidores, o pagamento das despesas, a divulgao aos investidores e CVM de informaes exigidas por lei e/ou pelo regulamento, a custdia dos ttulos da carteira, servios de tesouraria, entre outros deveres fiducirios.

4. ADMINISTRAO E GESTO
A gesto da carteira do FIP engloba a gesto efetiva de todos os investimentos do FIP. O gestor normalmente responsvel pela negociao dos termos e condies de cada investimento ou desinvestimento do FIP com as companhias-alvo e/ou Companhias da Carteira e seus respectivos acionistas e para o exerccio de todos os direitos da FIP. A gesto da carteira do FIP pode ser compartilhado pelo administrador/gestor com um Comit de Investimentos, cujas atribuies, composio e processo de tomada de decises deve ser estabelecido no Regulamento FIP. * Comits tcnicos ou comits consultivos tambm podem fazer parte dos mecanismos de gesto do FIP, devendo o Regulamento indicar claramente os deveres, direitos e a composio de cada um deles.

* Alguns regulamentos de FIP estabelecem que nenhuma deciso do gestor poder ser tomada sem a aprovao prvia do Comit de Investimentos.

5. CDIGOS DE AUTO REGULAO


A Associao Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) emitiram um Cdigo de Regulao e Melhores Prticas de Governana Corporativa para Fundos de FIP e FIEE (Cdigo) A adeso e cumprimento do Cdigo obrigatrio para qualquer associado/membro da ABVCAP ou ANBIMA. Os FIPs devem adotar uma das seguintes classificaes:
(a) (a) (b) (c) restrita; diversificado tipo 1 - membros do Comit de Investimentos eleito pelos scios; diversificado tipo 2 - membros do Comit de Investimentos indicados pelo gestor; ou diversificado tipo 3 - Comit de Investimento no precisa observar as regras especficas sobre sua composio e funcionamento.

6. ASPECTOS FISCAIS
O FIP no uma pessoa jurdica e, portanto, sua carteira no est sujeita aos tributos normalmente cobrados das pessoas jurdicas constitudas no Brasil, tais como: IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurdica CSLL - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido PIS Contribuio para o Programa de Integrao Social COFINS - Contribuio para Financiamento da Seguridade Social Conseqentemente, a renda proveniente da venda, liquidao ou cesso de ttulos, aplicaes financeiras e participaes societrias que fazem parte da carteira do FIP, bem como qualquer receita financeira delas decorrente, no est sujeita a tais tributos no nvel do FIP. Tributao dos investidores locais: os rendimentos provenientes de resgate ou amortizao de cotas do FIP esto sujeitos ao (i) Imposto de renda retido na fonte alquota de 15% (IRRF), como tributao definitiva, para quotistas pessoas fsicas; e (ii) IRRF alquota de 15%, como antecipao do IRPJ, para quotistas pessoas jurdicas (cabe destacar que referidos rendimentos devero ser includos na base de clculo do IRPJ e da CSLL do quotista pessoa jurdica, podendo o IRRF ser compensado com o IRPJ/CSLL devidos sobre citados rendimentos). A responsabilidade pela reteno e recolhimento do IRRF recair sobre o administrador do FIP.

6. ASPECTOS FISCAIS
O tratamento fiscal descrito condicionado ao cumprimento dos seguintes requisitos: (i) a carteira do FIP dever ser composta por pelo menos 90% das aes das companhias, debntures conversveis em aes e bnus de subscrio (em relao aos FIPs criados antes de 11 de maio de 2011 este limite de 67%, desde que no hajam chamadas de capital adicionais); e (ii) limites de diversificao e as regras previstas na regulamentao da CVM devem ser observados. Caso estes dois requisitos no sejam cumpridos, os ganhos e rendimentos reconhecidos pelos quotistas estaro sujeitos ao IRRF com alquotas variando de 15% 22,5%, dependendo do perodo efetivo do investimento no FIP. Os dividendos pagos pelas companhias detidas pelos FIP podem ser pagos direto aos quotistas deste ltimo, sem passarem pela carteira do FIP, sendo esse pagamento isento de tributao. Os juros sobre o capital prprio pagos pelas companhias tambm podem ser entregues diretamente aos quotistas do FIP, sujeitando-se ao IRRF alquota de 15% (essa tributao ser definitiva para quotistas pessoas fsicas e antecipao do IRPJ devido para quotistas pessoas jurdicas). Os ganhos lquidos auferidos por quotistas pessoas fsicas ou jurdicas na alienao de quotas do FIP em bolsa de valores e assemelhados sujeitam-se incidncia do Imposto de Renda alquota de 15%, devendo o quotista efetuar o recolhimento do imposto. Essa tributao ser: (i) definitiva para os quotistas pessoas fsicas e; (ii) antecipao do IRPJ devido para os quotistas pessoas jurdica. Rendimentos e ganhos auferidos por quotistas qualificados como fundos de investimento (ex: FIQFI) em relao s quotas do FIP so isentos de tributao.

6. ASPECTOS FISCAIS
Tributao dos investidores estrangeiros: Em geral, os quotistas domiciliados no exterior esto sujeitos ao mesmo tratamento tributrio aplicvel aos quotistas pessoas fsicas domiciliados no Brasil mencionado acima, i.e., tributao dos rendimentos e ganhos lquidos auferidos quando do resgate, amortizao ou alienao das quotas do FIP pelo IRRF alquota de 15%. No entanto, caso o quotista domiciliado no exterior invista no mercado de capitais brasileiro como um Investidor 2689, e caso tal investidor esteja localizado fora de paraso fiscal, os ganhos e rendimentos auferidos por esse Investidor 2689 em relao s quotas do FIP esto sujeitos imposio do IRRF a uma alquota de 0% (zero por cento). No obstante, essa alquota de IRRF de 0% no aplicvel se: (i) o investidor 2689 detiver (diretamente ou atravs de partes relacionadas), pelo menos, 40% das cotas do FIP ou de cotas que representam o direito de receber mais de 40% dos rendimentos da FIP; (ii) a carteira do FIP possuir, a qualquer tempo, ttulos da dvida correspondentes a mais de 5% do seu patrimnio lquido; ou (iii) o investidor 2689 estiver domiciliado em um Paraso Fiscal. Ganhos lquidos auferidos por Investidores 2689 com a venda das quotas do FIP em bolsa de valores ou assemelhados esto isentos de IRRF, desde que tais investidores 2689 no esto estejam localizados em Parasos Fiscais. H o risco de as autoridades fiscais entenderem que essa iseno no se aplica s vendas efetuadas em mercado de balco organizado, por no serem assemelhados s bolsas de valores.

6. ASPECTOS FISCAIS
Tributao (cont. - investidores estrangeiros)

At dezembro de 2008, sob a legislao tributria brasileira, um Paraso Fiscal era um pas ou localidade que no impe a tributao sobre a renda, ou impe o imposto de renda alquota inferior a 20% ou onde as leis desse pas ou local impor restries divulgao da composio acionria ou a titularidade do investimento. Mais recentemente, alguns alteraes foram executadas em relao com o conceito de Paraso Fiscal, atravs da Lei 11.727/08, a fim de incluir no referido conceito a disposio no sentido de que o pas ou localizao que impe restries sobre a divulgao da composio acionria ou sobre a propriedade do investimento tambm deve ser considerado como um Paraso Fiscal. Alm disso, a Lei 11727/08 tambm criou o conceito de regimes fiscais privilegiados. Em 2010, uma nova lista foi promulgada pela Receita Federal do Brasil, atravs de Instruo Normativa 1037/10 (IN 1037/10), que inclua tanto os pases considerados como Parasos Fiscais e os locais considerados como concedentes de regimes fiscais privilegiados. Em nossa opinio, existem slidas razes jurdicas para sustentar que a lista deve ser interpretada como uma lista taxativa, de modo que apenas os pases e locais listados devem ser vistos como Parasos Fiscais e concedentes de regimes fiscais privilegiados, de acordo com sua qualificao especfica. Alm disso, em nossa opinio, o conceito de regime fiscal privilegiado s se aplica para efeitos das regras de preos de transferncia e regras de subcapitalizao, portanto no atraindo uma tributao IRRF mais onerosa em relao aos ganhos e rendimentos auferidos por investidores estrangeiros. Por fim, as operaes de cmbio cursadas pelos Investidores 2689 para o ingresso de recursos no Brasil para o investimento no FIP esto sujeitas imposio do IOF/Cmbio a uma alquota de 0% (zero por cento). A mesma alquota se aplica para as operaes de cmbio para remessa ao exterior das receitas (rendimentos e ganhos) relacionadas ao FIP, bem como de dividendos e juros sobre o capital prprio pagos pelas companhias detidas pelo FIP.

Muito Obrigado!
Gabriela Falco
gfalcao@mmso.com.br

Leonardo Miranda
lmiranda@mmso.com.br

Tel.:+55 21 3572-3000

You might also like