You are on page 1of 2

Boletim Operrio 224

eps

Caxias do Sul, 01 de maio de 2013.

Ano IV 01/05/2013 Quarta-feira

Lisboa Portugal Incio do Sculo XX


No dia 1 de maio de 1886 houve greve nacional pela jornada de oito horas de trabalho nos Estados Unidos. A greve foi convocada pela Federao dos Grmios e Sindicatos operrios reagindo situao de salrios miserveis, jornadas insuportveis e explorao do trabalho infantil que caracterizavam a vida nas fbricas estadunidenses em meados do sculo 19. As jornadas de trabalho eram superiores a 12 horas dirias. A palavra de ordem do movimento era: A partir de hoje, nenhum operrio deve trabalhar mais de oito horas por dia. Oito horas de trabalho! Oito horas de repouso! Oito horas de educao!. Em Chicago e em outras cidades dos USA milhares de operrios paralisaram os trabalhos e manifestaram-se nas ruas. A violncia da polcia em todo o pas matou nove operrios. No dia 3 de maio, os pinkertons (polcia privada) mataram seis operrios e feriram outros cinqenta em Chicago. No dia 4, no final de uma jornada de protesto, autorizada pelo Prefeito de Chicago, a polcia lanou-se sobre os grevistas na praa, abrindo fogo e ferindo duzentos deles.

Em 1 de maio de 1531, os aprendizes de artesos da cidade de Luca, na Itlia, realizam manifestao reivindicando salrio mnimo e diminuio da jornada de trabalho.

1887 - Rio Grande do Sul Um ano aps o Massacre de Chicago a Unio Operria promove a montagem da pea O 1 de Maio.

Em 1848, o 1 de maio marca a data que o operariado ingls consegue a fixao pelo parlamento do limite de dez horas dirias de trabalho para os adultos, aps dcadas de protestos, assim como est ligada ao que nos Estados Unidos, nos Estados de Nova York e Pensilvnia, se convencionou chamar de moving day, data da celebrao de contratos de trabalho.

Boletim Operrio http://boletimoperario.yolasite.com operario.boletim@gmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year IV ------ N 224 ----- Wednesday ------- 05/01/2013 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Cidade do Rio 3460 Rio de Janeiro, 11 de abril de 1893. Capa Edio 95 Desastre e morte Ontem as 4 horas da tarde na Pedreira que fica prximo ao tnel da Estao Martima da Gamboa, uma carroa de conduzir pedras passou por cima do carroceiro que a conduzia, amassando-a instantaneamente. Aos apitos de socorro, acudiram muitas pessoas que retiraram o cadver de sob as rodas da carroa. Ignorava-se na ocasio o nome do infeliz carroceiro.

Cidade do Rio 3472 Rio de Janeiro, 14 de abril de 1893. Capa Edio 98 A propsito da greve dos carroceiros em So Paulo, em artigo editorial o Comrcio de So Paulo, depois de comentar todas as ocorrncias destes ltimos dias, diz o seguinte: Soubemos a ultima hora que os fiscais Braga e Olegrio percorreram todos os distritos da cidade e conseguiram que os carroceiros voltassem pacificamente ao trabalho. A greve esta, portanto, terminada o que no atenua o procedimento das estradas de ferro cobrando armazenagem pelas cargas retidas anteontem, e nos dias anteriores, em seus armazns. Cidade do Rio 3476 Rio de Janeiro, 15 de abril de 1893. Capa Edio 99 Os operrios da Fbrica Industrial de Tecido declararam-se em greve. O Senhor Delegado da 15 circunscrio tem envidado todos os esforos para faz-los voltar ao trabalho.

Cidade do Rio 3477 Rio de Janeiro, 15 de abril de 1893. Pgina 2 Edio 99 Telegramas Agencia Havas Paris, 14 O Tribunal Criminal acaba de pronunciar o seu veredicto no processo instaurado contra o anarquista Francis, que conclui pela sua absolvio. O seu cmplice, reconhecido como o mais culpado, foi condenado a vinte anos de gals.

Cidade do Rio 3477 Rio de Janeiro, 15 de abril de 1893. Pgina 2 Edio 99 Bruxelas, 14 A situao de uma gravidade excepcional em toda a Blgica. O nmero de grevistas aumenta cada vez mais; os nimos exageradssimos do lugar a desordens sangrentas e encontros contnuos com a fora pblica.

Informativo Semanal Anarquista Weekly Anarchist Newsletter

You might also like