You are on page 1of 8

A MULHER E A REVOLUO FRANCESA

Delacroix, Eugne. La Libert guidant le peuple. Museu do Louvre, Paris. 1830.

INTRODUO

A Revoluo Francesa foi um marco poltico e ideolgico para a civilizao ocidental. Diversos paradigmas estabelecidos pelo Antigo Regime foram quebrados pelas conquistas revolucionrias. Tal movimento se estendeu de 1789 a 1815, com a queda de Napoleo Bonaparte.

A Frana do sculo XVIII era o pas mais populoso da Europa, a populao vivia em constantes crises econmicas e agrrias, onde as idias do Iluminismo ganhavam mais espao. O movimento revolucionrio se estabeleceu para tentar colocar fim a problemas crnicos dos franceses,
Art. 2. A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais Alguns artigos da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado

Art.1. Os homens nascem e so livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem fundamentar-se na utilidade comum.

acabando com os privilgios da nobreza, criando uma uma constituio das mais laica e

e imprescritveis do homem. Esses direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso.

formulando

preciosas

declaraes j feitas: a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Esse documento igualdade, concede fraternidade aos e franceses liberdade.

Art. 3. O princpio de toda a soberania reside, essencialmente, na nao. Nenhum corpo, nenhum que indivduo dela pode no exercer emane

autoridade expressamente.

Entretanto, uns eram mais iguais que outros e logo ficou claro que determinados segmentos da sociedade no possuam tanta liberdade para participar dos assuntos franceses.

Art. 4. A liberdade consiste em poder fazer tudo que no prejudique o prximo: assim, o exerccio dos direitos naturais de cada homem no tem por limites seno aqueles que

Ainda sim, indiscutvel que, a principal herana da Revoluo Francesa seja o estabelecimento dos direitos primordiais dos

homens, ou seja, o direito vida, propriedade e liberdade.

Um

exemplo

de

segmento

excludo foi o das mulheres, que apesar de participarem dos

movimentos revolucionrios de
Representao da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789

1789, tiveram seus direitos de participao poltica vetados pelos

homens revolucionrios. Nesse contexto, as mulheres comearo a reivindicar mais ateno para seus problemas e aparecero para definir seu papel na sociedade. A partir dessas aes revolucionrias, a causa feminina ganhar voz para vir se consolidar no sculo XX. sobre isso que o presente artigo ir tratar, sobre a situao feminina durante a Revoluo Francesa.

A MULHER E A REVOLUO FRANCESA

Ao contrrio do que se pensa, o sculo XIX no um perodo de uma absoluta submisso das mulheres. Este o sculo ao qual nasceu o movimento feminista que obteve tanto sucesso no sculo XX. A mulher busca sair da posio de esposa, de me, de mulher submissa, para almejar um papel de cidad, de trabalhadora, de indivduo perante a sociedade.

Pode-se dizer que essa tentativa de sair de uma posio marginal teve incio j nos fins do sculo XVIII. A posio mais presente das mulheres foi capaz de movimentar a Revoluo Francesa, pois eram elas que estavam por trs dos homens dando-lhes coragem e iniciativa. Segundo Michelet, As mulheres estiveram na vanguarda da nossa Revoluo. No de admirar: elas sofriam mais. 1 Foram elas, que reuniram-se para protestar contra a fome e pedir po no Palcio de Versalhes, e em seguida foram seguidas pela Guarda Nacional.

No perodo que se estende dos fins do sculo XVIII ao incio do sculo XIX, havia uma definio muito bem marcada das tarefas femininas e masculinas. Cada um sabia exatamente qual era seu lugar na sociedade. Para mulher cabia a funo de ser boa esposa, boa me e dos cuidados com a casa. Em alguns lares, devido necessidade, elas trabalhavam em servios temporrios, em tarefas ditas no-qualificadas. J o homem era o responsvel pelo trabalho pesado, estava sempre envolvido em assuntos polticos e econmicos. Esses dois mundos raramente se misturavam.

Entretanto errado pensar que no havia interesse poltico por parte das mulheres. Ao contrrio, apesar dessa segmentao, elas discutiam suas opinies polticas com outras mulheres. Devido ao pensamento machista da sociedade, elas tiveram sua participao poltica na Revoluo vetada. Contudo, arrumaram uma forma de participar: estavam sempre presentes nos tribunas abertas ao pblico.

A partir de 1789, as mulheres buscam ser ouvidas. Fazem isso por meio de textos manuscritos ou impressos e discursos orais visando um pblico mais ou menos extenso. Essa leitura no era apenas feita por mulheres, mas tambm por amigos e familiares.

Michelet, Histoire de La Rvolution Franaise. Ed.Pliade, I, pgina 254.

Um dos eventos que marcaram a participao da mulher na Revoluo ocorreu em maro de 1792, quando Pauline Len, leu na tribuna uma petio assinada por trezentas mulheres, reivindicando o direito de se organizarem em Guarda Nacional. Os revolucionrios no permitiram tal organizao.

Em 24 de julho de 1793 aprovado pela Conveno, o Sufrgio Universal Masculino, que exclua a mulher do direito de voto, ou seja, mulher foi concedido apenas o direito de permanecer atuando indiretamente na poltica, como no-cidads.

A formao de uma Guarda Nacional, a participao na Assemblia e o direito ao voto representavam a condio de igualdade entre os sexos e cidadania. A negao desses direitos traduz claramente a oposio e a diviso entre o sexo feminino e masculino.

Apesar das respostas negativas que obtiveram, as revolucionrias se reuniram para informar a Conveno da sua no aprovao ao Sufrgio Universal, exigindo o direito das mulheres, tambm. Este protesto, perante a deciso da Conveno, acabou transformando um ato de um nico grupo privado do direito poltico, para a ao e contestao de vrios e diferentes indivduos.

Nesse contexto, trs grandes autores escreveram sobre os direitos da mulher: Olympe de Gouges, Condorcet e Mary Wollstonecraft. Para eles, era funo da
Olympe de Gouges
Marry Wollstonecraft

Revoluo tratar da igualdade dos sexos, era um


Condorcet

assunto de extrema urgncia. Segundo Condorcet,

ou nenhum indivduo da espcie humana tem verdadeiros direitos, ou todos tm os mesmos; e aquele que vota contra o direito de outro, quaisquer que sejam a sua religio, a sua cor ou o sexo, abjurou, a partir desse momento, dos seus prprios direitos. 2

Condorcet, Journal de la Socit de 1789, N5. Publicado em 3 de julho de 1790.

No entanto, a mentalidade machista ainda governava a Frana e toda Europa, logo, no seria to simples garantir a igualdade dos sexos. Os homens no aceitavam que as mulheres pudessem se envolver com a vida pblica e postergaram o quanto puderam a igualdade dos sexos.

Apesar disso, a Revoluo Francesa mudou a condio feminina, no s porque mudou a condio de toda a Frana, mas tambm porque a partir desse momento, passa-se a questionar o papel e os direitos da mulher. atravs do perodo revolucionrio, que as mulheres comeam a perceber que no precisavam ser submissas aos homens, comearam a ver que eram seres humanos completos, tais como seus pais e maridos. Tambm conquistaram direitos sobre o estado civil e o divrcio (1792) e se estabeleceu os mesmos direitos de autoridade paternal para o pai e para a me (1793). A conquista desses direitos representa a abertura da viso machista em prol dos direitos feministas. Traduz-se no caminho para a conquista dos direitos civis. CRONOLOGIA

14 de julho de 1789 As mulheres vo a Versalhes reivindicar po e protestar contra a fome. Em julho de 1790, Condorcet publica Sur ladmission des femmes au droit de cit. Em setembro de 1791, Olympe de Goouges escreve a Declarao dos direitos da mulher e da cidad. Em 1792, foi conhecida a tese da inglesa Mary Wollstonecraft: Vindication of the rights of woman. Em 1792 as mulheres conquistaram direitos sobre o estado civil e sobre o divrcio.

Avant-garde des femmes allant Versailles Pintura que retrata a ida das mulheres a Versalhes para reivindicar po e protestar contra a fome e a misria que se instalou na Frana.

6 de maro de 1792 Pauline Len l uma petio assinada pelas mulheres para permitir a organizao da Guarda Nacional. 24 de julho de 1793 aprovado pela Conveno o Sufrgio Universal Masculino, excluindo as mulheres do direito ao voto. Em 1793 se estabeleceu os mesmos direitos de autoridade paternal para o pai e para a me. PARA SABER MAIS...

Procure sobre a histria de Olympe de Gouges, Manon Roland, Charlotte Corday, que foram mulheres ativamente ligadas a Revoluo Francesa. Suas participaes dentro da Revoluo foram de tamanha importncia que marcaram o rumo da Revoluo. Vale a pena conferir!

No existem filmes especficos para o papel da mulher na Revoluo, mas foram criados belos filmes tratando da Revoluo Francesa: Danton - O Processo da Revoluo Ttulo original: (Danton) Lanamento: 1982 (Frana e Polnia) Direo: Andrzej Wajda Atores: Grard Depardieu , Wojciech Pszoniak , Anne Alvaro , Roland Blanche , Patrice Chreau Durao: 130 min Gnero: Drama Casanova e a Revoluo Ttulo original: (La Nuit de Varennes) Lanamento: 1982 (Frana) (Itlia) Direo: Ettore Scola Atores: Jean-Louis Barrault , Marcello Mastroianni , Hanna Schygulla , Harvey Keitel , Jean-Claude Brialy Durao: 150 min Gnero: Drama

BIBLIOGRAFIA

Arendt, Hannah. Da Revoluo. So Paulo: tica e UNB, 1988. Hobsbawm, Eric J. A Era das Revolues: 1789 - 1848. So Paulo: Paz e Terra, 1977. Hobsbawm, Eric J. A Revoluo Francesa. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

Hunt, Lynn. Revoluo Francesa e vida privada. In: Histria da vida privada: da Revoluo Francesa Primeira Guerra, por Michelle Perrot. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. Marques, Adhemar Martins, Flvio Costa Berutti, e Ricardo de Moura Faria. As Revolues Burguesas. In: Histria Contempornea atravs de textos. So Paulo: Contexto, 1994. Pronnet, Michel. Mulheres. In: A Revoluo Francesa em 50 palavras. So Paulo: Brasiliense, 1988. Perrot, Michelle. Mulheres. In: Os excludos da Histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. Perrot, Michelle e George Duby. Histria das Mulheres no Ocidente - Sculo XIX. Porto: Edies Afrontamento, 1991.

Adoro Cinema. 15 de 11 de 2010. http://www.adorocinema.com/.

You might also like