You are on page 1of 5

AGRUPAMENTO VERTICAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VDE ESCOLAS DE AMARELEJA DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA SEDE: BSICA ESCOLA INTEGRADA BSICA

INTEGRADA C/JI DE AMARELEJA C/JI DE AMARELEJA Nome: _____________________________________ Cincias Naturais N____ Turma: __ 9. Ano Cincias Naturais Nome: _____________________________________ N____ 9. Ano Turma: __

Ficha de Trabalho Noes Bsicas de Hereditariedade


Hereditariedade No sculo XIX, Gregor Mendel dedicou-se realizao de experincias sobre os factores hereditrios e modo como se processa a transmisso de caractersticas de diversas espcies de plantas durante o processo de reproduo. Atravs dos seus estudos descobriu as leis da hereditariedade que tm ainda hoje o seu nome e so consideradas, os alicerces da gentica. No final do sculo XX, uma equipa de cientistas dirigida por Thomas Morgan descobriu a localizao dos fatores hereditrios. Estes fazem parte de estruturas existentes no ncleo das clulas, visveis durante a sua diviso os cromossomas. Segundo Morgan, os cromossomas so formados por diversas unidades os fatores hereditrios - que determinam as caractersticas do ser vivo. Definies Antes de podermos compreender os mecanismos genticos em si importante conhecer alguns termos. Gene: Segmento da molcula de DNA de um cromossoma que contm a informao sobre uma determinada caracterstica. Gentipo: genes de um indivduo para uma determinada caracterstica. Fentipo: caractersticas observveis que resultam do gentipo. Loci (pl) Locus (sing): Localizao especfica de um gene num cromossoma. Um par de genes (alelos) tem loci iguais. Alelo: cada uma das formas alternativas de um gene, que pode ocupar o respectivo locus. Gene dominante: gene que encobre a presena de outro gene. Gene recessivo: este gene s se manifesta no fentipo quando o gene dominante no est presente, ou seja, numa situao em que os dois genes tm a mesma informao (homozigticos).

Gentipo
- Se os dois genes do gentipo so iguais, ou seja, possuem a mesma informao hereditria (proveniente do dois gmetas), os organismos resultantes, quanto ao carcter considerado, so de linhagem pura ou homozigticos (homo = mesmo; zigo =par). O seu gentipo representado por duas letras iguais. 1

- Se os dois genes so diferentes, no possuindo a mesma informao hereditria os organismos resultantes so hbridos ou heterozigticos (heteros = diferente). O seu gentipo representado por duas letras diferentes. Fatores ligados ao sexo : Caractersticas herdadas atravs dos cromossomas sexuais. Portador: indivduo que embora no o demonstre no seu fentipo transporta genes recessivos ou ligados ao sexo mas que esto escondidos por outro gene, podendo mesmo assim ser transmitidos descendncia. Cruzamentos teste Este cruzamento feito com um indivduo homozigtico recessivo para o fator que se pretende estudar, que facilmente se identifica pelo seu fentipo e um outro de gentipo conhecido ou no. Por exemplo se cruzarmos um macho desconhecido com uma fmea recessiva podemos determinar se o macho portador daquele caracter recessivo ou se puro. Caso este seja puro todos os filhos sero como ele, se for portador 25% sero brancos, etc... Esta explicao muito bsica pois geralmente preciso um pouco mais do que este nico cruzamento. Responde s seguintes questes. 1- Observa com ateno a figura 1.

Figura 1 1.1. Completa a legenda da figura 1. 1 - ______________________ 2 - ______________________ 3 - ______________________ 4 - ______________________ 5 - ______________________ 2 - Refere a localizao do material gentico na clula. 3- Descreve a constituio dos cromossomas. 4- Descreve a constituio da molcula de DNA. 5- Identificar a unidade bsica do DNA. 6 - Define gene. 7- Descreve a constituio de um nucletido. 8 - Define caritipo. 2

9- Distingue caritipo humano masculino de caritipo humano feminino. 10- Indicar a constituio cromossmica dos gmetas. 11- Explica o nmero de cromossomas dos gmetas (compara o seu nmero com o nmero de cromossomas das clulas somticas). 12- Identifica o progenitor responsvel pela definio do sexo.

1. Indica quem descobriu as leis da hereditariedade que tm, ainda hoje, o seu nome. 2. Indica por quantos fatores hereditrios cada caracterstica determinada. 3. Quem foi o cientista que localizou os fatores hereditrios em estruturas celulares. 4. Nas espcies com reproduo sexuada, refere quantos cromossomas fornece cada progenitor para a formao da primeira clula dos seus descendentes. 5. Indica, aps a formao do ovo, que quantidade de cromossomas passa a ter o novo ser, em relao s clulas sexuais que o originaram. 6. Explica por que razo os gmetas tm sempre metade do nmero de cromossomas da espcie. 7.Analisa, atentamente, as figuras 2 e 3 que representam os caritipos da espcie humana .

Figura 2

Figura 3

8.1. Identifica os caritipos representados respetivamente na figura 2 e na figura 3. Justifica a tua resposta 9.Faz a correspondncia entre cada uma das afirmaes enunciadas e os termos da chave. Chave Afirmaes 1 Fentipo ___ Constituio gentica de um individuo. 2 Gentipo ___ Indivduo que para uma dada caracterstica apresenta um 3 Homozigtico par de alelos idnticos. 4 - Heterozigtico ___ Conjunto de caractersticas que resultam da expresso do gentipo. ___ Indivduo que para uma dada caracterstica apresenta um par de alelos diferentes.

10.A figura 4 representa o par de cromossomas n. 9 de um homem e de uma mulher.

Figura 4 10.1. Identifica os genes representados na figura 4. 10.2. Refere qual o gene que se manifesta respetivamente na mulher e no homem. 10.3. Indica a informao gentica que cada um destes indivduos pode transmitir aos descendentes, respetivamente, atravs dos espermatozoides e do vulo. 10.4. Este casal nunca poder ter um filho com um fentipo que manifeste o gene a. Comenta esta afirmao.

11.O diagrama que se segue uma rvore genealgica que se refere a uma famlia, no que diz respeito cor dos olhos; o gene para a cor castanha dominante sobre o gene para a cor azul. Observa-o atentamente e responde s questes.

11.1. Qual o gentipo provvel do casal 1 e 2? ______________________________________________________________________ 11.2. Do cruzamento do casal 5 e 6, nasceu um filho de olhos azuis. O que podes concluir quanto ao gentipo dos progenitores?

11.3. Que probabilidade (em %) teria o indivduo 3 de ter filhos de olhos azuis, se casasse com uma mulher de olhos castanhos homozigtica? Justifica com a xadrez mendeliano.

You might also like