You are on page 1of 21

A memria como desafio para a histria do tempo presente: notas sobre narrativas e traumas Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranho

Filho1

Resumo: Ao abrir sua caixa de ferramentas, o historiador do tempo presente tem ao seu dispor rico instrumental, com especial relevo para a identificao e a anlise das questes da memria e da narrativa. Proponho aqui um dilogo sinttico entre autores que se debruaram sobre a memria e a histria, bem como sobre a experincia traumtica, procurando proporcionar apontamentos iniciais em relao importncia do lembrar e do narrar ao historiador do presente e do imediato e tangenciando a questo da memria como um desafio a este historiador. Palavras-chave: Histria do Tempo Presente - memria narrativa

The memory as a challenge to the present times history: notes on narrative and trauma Abstract: Opening his toolbox, the historian of present time has at its disposal a rich instrumental, with particular emphasis on the identification and analysis of issues of memory and narrative. I propose here a synthetic dialogue between authors that focused on memory and history, as well as the traumatic experience, seeking to provide initial notes about the importance of remembering and narrating to the historian of the present and the immediate and touching the question of memory as a challenge to this historian. Keywords: Present Times History memory narrative

Doutorando em Histria Social USP, mestre em Histria do Tempo Presente UDESC, especialista em Marketing e Comunicao Social - Csper Lbero, bacharel e licenciado em Histria USP. Pesquisador do Ncleo de Estudos em Histria Oral - USP. Contato: edumeinberg@gmail.com.

De volta para o passado. Talvez esta expresso defina um pouco o tempo permeado por esta memorymania, este momento de potente valorizao da memria em que vivemos. Como sugeriu Andreas Huyssen, nossas prticas atuais sobre a memria circulam pela restaurao historicizante dos centros urbanos, cidades-museus, exploso das modas retr e objetos repr, comrcio da nostalgia e automusealizao atravs das vdeo-cams. Este transbordamento da memria se justificaria pelo desejo de nos ancorar em um mundo caracterizado por uma crescente instabilidade do tempo e pelo fraturamento do espao vivido (HUYSSEN, 2000, p. 20).2 A linha de fora em se identificar estas prticas da memria est em possibilitar que entendamos melhor a ns mesmos como pessoas inseridas numa espessura de tempo que demanda este enraizamento.

Mas o historiador do presente e do imediato, por ser agente contemporneo destas temporalidades, tem desafio importante pela frente: como relatar o que observa, v e escuta sem se contaminar com as fontes e comprometer irremediavelmente seu trabalho? Antes de apontar para possveis respostas, gostaria de sublinhar algumas das discusses sobre a memria e a histria, tangenciando a questo das narrativas histrica e de memria e a questo do trauma.

A memria como mecanismo capaz de ancorar o indivduo psiquica e socialmente pode ser identificada quando Ecla Bosi narra:

Outro dia, caminhando pelo Viaduto do Ch, observava como tudo havia mudado em volta, ou quase tudo. O Teatro Municipal, repintado de cores vivas, ostentava sua qualidade de vestgio destacado do conjunto urbano. Nesse momento descobri, sob meus ps, as pedras do calamento, as mesmas que pisei na infncia. Senti um grande conforto. Percebi com satisfao a relao familiar dos colegiais, dos namorados, dos vendedores ambulantes com as esculturas trgicas dapera que habitam o jardim do teatro (BOSI, 2009, p. 444).

Ecla oferece aqui um mapeamento da subjetividade e afetividade transbordantes da memria, onde lembrar funciona como mecanismo de amparo e estabilidade.
2

Publiquei na edio 7 (2009) de Histria Agora Revista de Histria do Tempo Presente uma resenha intitulada Passados presentes. Da seduo pela memria anlise de ns mesmos , onde esboo algumas das ideias contidas em Seduzidos pela memria: arquitetura, monumentos, mdia; de Andreas Huyssen.

Muitos autores fizeram mergulhos nos estudos da memria, dentre eles o filsofo Henri Bergson, para quem atravs da memria, como lembra Bosi,
o passado no s vem tona das guas presentes, misturando-se com as percepes imediatas, como tambm empurra, desloca estas ltimas, ocupando o espao todo da conscincia. A memria aparece como fora subjetiva ao mesmo tempo profunda e ativa, latente e penetrante, oculta e invasora (BOSI, 2009, p. 47).

A rica fenomenologia da lembrana, ou do souvenir (de sous-venir: trazer tona o submerso) de Bergson sugere que o afloramento do passado combina-se com o processo corporal e presente da percepo, o que para Bosi atribuira memria uma funo decisiva no processo psicolgico total: a memria permite a relao do corpo presente com o passado e, ao mesmo tempo, interfere no processo atual das representaes. Deste modo, as lembranas estariam na cola das percepes atuais, como a sombra junto ao corpo. A memria seria o lado subjetivo de nosso conhecimento das coisas. (BOSI, 2009, p. 46).

Para Bergson, o passado aflora na conscincia na forma de imagens-lembrana, tendo sua forma pura na imagem presente em sonhos e devaneios: o que fez Bergson foi dar memria estatuto espiritual diverso da percepo. Para este, defrontam-se a subjetividade pura (o esprito), onde se situa a memria, e a pura exterioridade (a matria), onde reside a percepo. Como contempla Bosi, no h em Bergson a tematizao dos sujeitos -quelembram, nem das relaes entre os sujeitos e as coisas lembradas; como esto ausentes os nexos interpessoais, falta, a rigor, um tratamento da memria como fenmeno social (BOSI, 2009, p. 54).

Mas esta lacuna de algum modo preenchida pela teoria psicossocial de Maurice Halbwachs, que se prope a estudar no a memria, mas os quadros sociais da memria, onde as relaes no se adstringem ao cosmo individual (com seu esprito e matria), mas dependncia da pessoa com seu meio e grupos de referncia, como a famlia, classe social, religio, escola e profisso. Para Halbwachs, se o indivduo recorda, porque no tempo presente seus pares o fazem lembrar: o maior nmero de nossas lembranas nos vem

quando nossos pais, nossos amigos, ou outros homens, no-las provocam (HALBWACHS, 1990, introduo). Para Halbwachs, a memria individual tem como lastro a coletiva, que por sua vez se amarra tradio popular, memria coletiva de cada sociedade. Como conhecido,

nossas lembranas permanecem coletivas, e elas nos so lembradas pelos outros, mesmo que se trate de acontecimentos nos quais s ns estivemos envolvidos, e com objetos que s ns vimos. porque, em realidade, nunca estamos ss. No necessrio que outros homens estejam l, que se distinguam materialmente de ns: porque temos sempre conosco e em ns uma quantidade de pessoas que no se confundem (HALBWACHS, 1990, p. 34)

Para ele, a memria individual se condiciona coletiva, aos quadros sociais que o indivduo compartilha no presente, e o esquecimento s ocorre quando a pessoa se desvincula de determinada comunidade. Para Halbwachs, a memria algo natural, espontneo e desinteressado, guardando do passado apenas o que pode ser til enquanto elo entre este e o presente, enquanto a Histria processo interessado, laicizante, racional e poltico, levando manipulao da narrao desta memria. A memria coletiva no se confunde com a Histria, termos opostos inclusive na criao da expresso memria histrica, e para ele, quando cessa a tradio, quando a memria social e coletiva se decompe, que se inicia a Histria. A Histria narrativa de fatos mortos, evocada s quando no h mais tradio nem memria.

Para ele a memria, revelador do presente, sempre anacrnica, tal como para Beatriz Sarlo, para quem inscrita na confluncia de temporalidades de sua escrita e de seu objeto, a disciplina histrica no se instala comodamente no anacronismo, enquanto para as narraes testemunhais o presente da enunciao a prpria condio da rememorao sentem-se confortveis no presente porque a atualidade que possibilita sua difuso (SARLO, 2007, pp. 57-59).

Sobre a discusso entre memria e Histria, Sarlo contempla que enquanto a primeira no confia numa matriz que no coloca em primeiro plano a rememorao, subjetividade e narrativa, a Histria desconfia da memria pois esta no se baliza nos supostos

metodolgicos historiogrficos e no contextualiza o rememorado na espessura da durao. Como ela conta, nem sempre a histria consegue acreditar na memria, e a memria desconfia de uma reconstituio que no coloque em seu centro os direitos da lembrana (direitos de vida, de justia, de subjetividade) (SARLO, 2007, p. 9).

J para Pierre Nora, a memria coloca a lembrana em um plano sagrado, possuindo lado afetivo, conduzida por grupos vivos, em permanente evoluo, aberta dialtica da lembrana e do esquecimento, inconsciente de suas deformaes sucessivas, e tambm vulnervel a todos os usos e manipulaes, susceptvel de longas latncias e de repentinas revitalizaes (NORA, 1993, p. 9). Para ele, os grupos de memria povoam suas lembranas e reverberam as tradies, enquanto a Histria dessacraliza a memria por ser uma atividade crtica e problematizadora:
A histria reconstruo sempre problemtica e incompleta do que no existe mais. A memria um fenmeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente; a histria, uma representao do passado. Porque afetiva e mgica, a memria no se acomoda a detalhes que a confortam; ela se alimenta de lembranas vagas, telescpicas, globais ou flutuantes, particulares ou simblicas, sensvel a todas as transferncias, cenas, censura ou projees. A histria, porque operao intelectual e laicizante, demanda anlise e discurso crtico. A memria instala a lembrana no sagrado, a histria liberta, e a torna sempre prosaica. A memria emerge de um grupo que ela une, o que quer dizer, como Halbwachs o fez, que h tantas memrias quantos grupos existem; que ela , por natureza, mltipla e desacelerada, coletiva, plural e individualizada. A histria, ao contrrio, pertence a todos e a ningum, o que lhe d uma vocao para o universal. A memria se enraza no concreto, no espao, no gesto, na imagem, no objeto. A histria s se liga s continuidades temporais, s evolues e s relaes das coisas. A memria um absoluto e a histria s conhece o relativo (NORA, 1993, p. 9).

Nora aponta que a memria se reveste da aura sagrada da verdade narrativa, enquanto a Histria dessacralizaria a memria. Mas pode-se avaliar isto: at que ponto a Histria contada e apropriada no adquire sentido de sacralidade? De toda maneira, importante que o plano afetivo (e at criativo) da memria seja levado em conta pelo que anota as narrativas de memria, devidamente acompanhado do exerccio crtico historiogrfico. Um caminho o de afastar-se do dilema paralisante sobre o carter coletivo ou individual da memria, ou como diria Paul Ricoeur, alternar a anlise entre a mirada interior, centrada na subjetividade e afetividade do que lembra e narra e a mirada exterior, que ao

exemplo de Halbwachs, percorreria as alamedas dos quadros sociais da memria perscrutando nelas suas (re)construes. O que existe para Ricoeur a atribuio mltipla da fenomenologia da memria com um compartilhamento: a memria tem um carter individual que pode se associar ao da coletividade.

Para Halbwachs, recordar no reviver o acontecido, mas sim reconstruir, repensar, refazer as experincias do vivido com as imagens e ideias do presente. Como considera Bosi, para Halbwachs a memria no sonho, trabalho, devendo-se duvidar da sobrevivncia do passado tal como foi: a lembrana uma imagem que se constri pelos materiais disponveis na atualidade, no conjunto de representaes que povoam nossa conscincia presente. Desta maneira, no se valida a inferncia bergsoniana de uma memria intacta e total: esta s existiria caso a pessoa tivesse intacto todo um sistema de representaes, imaginrios, hbitos e relaes com suas experincias anteriores.3

Assim, por mais ntida que parea uma memria sobre a infncia ou adolescncia, ela no tem mais o mesmo sentido ou imagem que experimentamos anteriormente, pois no somos os mesmos daquela poca: temos novas percepes sobre o mundo e novos juzos de valor.

E a (re)construo do passado no se opera somente atravs dos quadros sociais da memria: ela tambm se identifica na narrativa que o indivduo faz sobre suas experincias. Para Sarlo, h no discurso uma hegemonia do presente sobre o passado, com a formao de dois tipos de inteligibilidade (narrativa e explicativa ou causal), fomentada pela subjetividade e memria. Ela cita Paul Ricoeur, para quem seria inevitvel a marca do presente no ato de narrar o passado, contemplando que os tempos verbais do passado no

Para Bosi, at a lembrana do sonho, que parece ser a mais distante possvel do coletivo (e assim a mais prxima da memria pura de Bergson) no fugiria s determinaes do tempo presente. Ela ilustra com o sonho em que um ente falecido aparece vivo: se o sonho tivesse borrado completamente a dimenso do tempo histrico (dimenso social); se o sonho tivesse imergido mente do sonhador em um coral simultneo de vozes, passadas e presentes, como entender a surpresa, que comporta sempre um momento de separao, de estranhamento, de percepo do novo? (BOSI, 2009, p. 56). Para Bosi, se em Bergson o sonho ilustrado como exemplo da liberdade pura da memria, em Halbwachs mostra a evanescncia das categorias diurnas que as secundam.

ficam livres de uma experincia fenomenolgica do tempo presente da enunciao (SARLO, 2007, p. 49).4

A (re)construo do vivido tambm imerge da narrativa do prprio historiador. Carlo Ginzburg lembra do comentrio de Michel de Certeau, para quem o historiador escreve, produz um espao e um tempo, embora estando ele prprio inserido num espao e num tempo (GINZBURG, 2007, p. 216). Certeau notou que havia um discurso sobre cmaras de gs, que tudo devia passar por diz-lo, mas que alm ou, melhor dizendo, aqum disso, havia algo de irredutvel, que na falta de melhor, continuarei a chamar de realidade. Para o autor, sem essa realidade, como se faz para distinguir entre romance e histria? (GINZBURG, 2007, p. 217).

A elaborao da narrativa histrica tambm notada por Georges Gusdorf, para quem
Los otros, por muy bien intencionados que sean, se equivocan siempre; describen el personaje exterior, la apariencia que ellos ven, y no la persona, la qual se les escapa. Nadie mejor que el propio interesado puede hace justicia a s mismo, y es precisamente para aclarar los malentendidos, para restablecer una verdad incompleta o deformada, por lo que el autor de la autobiografa se impone la tarea de presentar el msmo su historia (GUSDORF, 1991, p. 12).

A pessoa que conta a histria de outra provavelmente no saiba do ocorrido to bem quanto a que narra, muitas vezes reformulando ou dando novos significados quilo que escuta. Mas da podemos pensar duas coisas: no caso da entrevista de histria oral, desejvel que os escritos retornem ao entrevistado para sua correo e autorizao de uso, possibilitando maior proximidade com o narrado e o ocorrido; outra coisa que a verdade deste entrevistado, ou mesmo dum autobigrafo, tambm no tem suporte no acontecido com todos seus detalhes: ele mesmo faz suas selees e recortes de acordo com o carter involuntrio, descontnuo, fragmentrio e criativo da memria. Sua prpria narrao assim deformada e incompleta.
4

Expus anteriormente algumas das ideias de Sarlo (e de outros autores utilizados aqui) em Grandezas metodolgicas para uma Histria do Tempo Presente a partir de Beatriz Sarlo e seu Tempo Passado, publicado em 2009 na Revista Intellctus, da UERJ, ano 8, vol. I. Aproveito e aprofundo algumas destas discusses, lembrando que ainda h muito a ser pensado sobre as relaes entre memria e Histria, especialmente a do Presente, bem como sobre possveis metodologias para a Histria do Tempo Presente.

E Robert Frank lembra a contemplao de Jacques Ozouf: a narrativa fonte provocada pelo historiador oral que, ao interrogar a testemunha constri sua fonte, notando tambm que a memria no somente construo mas reconstruo, atravs da durao que separa o momento rememorado do momento do relato (FRANK, 1999, p. 109). Como ilustra Ginzburg, Croce havia mencionado a distncia, sublinhada por Tolsti em Guerra e Paz, entre um acontecimento real uma batalha, por exemplo e as lembranas fragmentrias e distorcidas deste, que servem de base para os relatos dos historiadores (GINZBURG, 2007, p. 228). Croce recorda que um documento um fato. A batalha, um outro fato (uma infinidade de outros fatos) e que o homem que age um fato e o homem que conta outro fato. Todo depoimento d testemunho de si mesmo, do seu momento, da sua origem, do seu fim, e de nada mais (GINZBURG, 2007, p. 229), mirando para a distino entre acontecimento real, memria sobre o acontecido e narrativa sobre o mesmo. Para Croce, o fato e o discurso sobre este se associam mas no so a mesma coisa.

J Neil Postman aponta para a potncia do discurso na construo da narrativa histrica sobre o passado. Para ele, a linguagem, atravs do uso de definies, perguntas e metforas, cria cosmovises e fabrica mundos, sendo narrativa de poder, durabilidade e inspirao e o relato de como tornamos o mundo conhecido de ns mesmos e como nos tornamos conhecidos do mundo (POSTMAN, 2002, p. 170). Sarlo identifica como construo do passado o que ela chama de imposio da memria, ilustrando com o filme Shoah, de Claude Lanzmann, que pressiona psicologicamente sobreviventes dos campos e aldees poloneses a lembrarem de suas experincias traumticas. Um processo de rememorao e narrativa mais espontneo e supostamente mais prximo do vivido teria de desencadeado atravs da presso exercida por Lanzmann, trazendo superfcie memrias e narrativas que provavelmente teriam esbarrado nos crivos do tabu, do trauma e do interdito. Por estarem vivas, estas pessoas se situam no presente, bem como seus processos de rememorao (e esquecimento) e narrativa. Mais que isto: por residirem em tempo imediato s entrevistas, possuem novo arcabouo de informaes sobre

os acontecimentos, contaminado pelos dados veiculados pelas mdias e conhecendo mais sobre os fatos ocorridos do que no tempo vivido. Aqui percebe-se a aplicao da reconstruo do passado atravs dos quadros sociais da memria, como propusera Halbwachs. E ao mesmo tempo, possvel pensar que estas imagens do passado, transmitidas e aprendidas, podem auxiliar a trazer de volta o acontecido, como na proposio do deo-motor de Bergson.

O interesse contemporneo pelas narrativas de sobreviventes de campos de concentrao sublinha uma questo que se mostra rica e relevante: a importncia em se rememorar e se narrar os traumas do tempo presente. Sarlo se vale de Primo Levi ao entender a memria como matria-prima dos sentimentos humanos e da indignao: as narrativas de Levi mostram o lado oculto e imoral da guerra e a completitude do desastre blico atravs da figura do afogado na zona cinzenta, que para sobreviver, se via forado a competir com os seus, tornando-se espcie de cmplice destas mortes. Aqui se aponta para o interdito: at que ponto o que sobrevive se constrange a contar uma experincia traumtica como esta?

Ultrapassando a experincia traumtica em seus trs eixos (acontecido, rememorado e narrado), Levi se v, como sobrevivente dos campos, na necessidade de narrar como dever para com todos aqueles que conheceram a funo ltima do campo de concentrao: a morte. Para Levi, por estarem mortos, o testemunho dos sobreviventes seria sempre incompleto, estes assumindo a primeira pessoa dos que seriam os verdadeiros testemunhos: os mortos (SARLO, 2007, p. 35). Ginzburg sublinha que a memria e a destruio da memria so elementos recorrentes na histria e que para Levi a necessidade de contar e de fazer os outros participarem havia adquirido antes da libertao e depois, o carter de um impulso imediato e violento, a ponto de rivalizar com as outras necessidades elementares, tambm anotando a urgncia que o sobrevivente tem em narrar, o que se corrobora no prprio sentido da palavra testemunha em latim (superstes): sobrevivente (GINZBURG, 2007, p. 230). Sobre o indizvel da zona cinzenta, Annette Wieviorka entende que as pessoas no teriam dimenso da extenso da tragdia, no havendo indizvel do lado da emisso da

mensagem, mas antes m recepo da parte da sociedade do momento. Esta sociedade, para a autora, no estava pronta em 1945 para entender, porque no compreendia o inimaginvel. Os instrumentos conceptuais que permitiriam a apreenso do fenmeno do genocdio no existiam (FRANK, 1999, p. 114). Para ela, o smbolo do horror seria Buchenwald e no Auschwitz. Frank relata que quando surgia numa conversa uma pessoa muito magra, se perguntava: como est magro, voc esteve em Buchenwald?. A escolha em se inquirir sobre Buchenwald e no Auschwitz, para ela, revelaria a incompreenso da populao em relao ao que ocorria em Auschwitz. Para Frank, essa face oculta, indizvel ou no, mas no revelada nos documentos escritos s pode ser identificada nos depoimentos orais, cujo relevo estaria em permitir a identificao destas possveis falhas na recepo da mensagem.

Sarlo salienta que a memria social, pessoal ou nacional, alm de representar demandas sociais por respostas, tambm se identificam como mecanismo de healing social ou cura identitria, espcie de catarse de traumas e libertao contra a alienao e massificao miditica que encobririam a verdade. Mas ao se exercer as escolhas tpicas do lembrar, o narrador pode tambm redimir ou retirar de si possveis culpas, dando a si mesmo aspecto mais inocente. Como nota Frank, em seu mecanismo de reconstruo, a memria assume uma funo de desculpabilizao e, portanto, de mitificao, e mesmo de mistificao. Para ele, o trabalho crtico do historiador no se faz, pois, da mesma maneira segundo as diferentes questes de memria (FRANK, 1999, p.112).

Pesquisadores de reas como a psicologia podem ajudar a pensar na importncia das informaes do presente na rememorao, apontando aos quadros sociais da memria, sugeridos por Halbwachs. Elizabeth Loftus conduziu experincias feitas com pacientes sugeridos a crer em lembranas de supostos maus-tratos na infncia e comentou que, ao fornecer s testemunhas de um acontecimento informaes novas, porm fictcias, suas lembranas com freqncia se transformavam. Loftus argumenta ser difcil estabelecer a veracidade de lembranas traumticas justamente pela dificuldade de se dissociar lembranas verdadeiras de falsas. Para a mesma, a falsidade s comprovada quando os fatos contradizem as lembranas. Entretanto, recorrendo a anlises estatsticas

comparativas, a pesquisadora diz que, de modo geral, as lembranas verdadeiras diferem das falsas pois os participantes usam de um nmero de palavras superior para descrever as lembranas quando verdadeiras, alm de consider-las mais ntidas. Ainda segundo ela, pode se criar um efeito de inflao da imaginao, onde se misturaria a proposio de determinado evento a acontecimentos reais. Nesse caso, o fato de imaginar um acontecimento o tornaria mais familiar, e a familiaridade ento falsamente associada s lembranas de infncia. Assim, as falsas lembranas so elaboradas pela combinao de lembranas verdadeiras e de sugestes vindas de outras pessoas (LOFTUS, 2007, p. 92). A autora ainda indaga:

no se conhecem ainda os mecanismos exatos da elaborao das falsas memrias. Quais so as caractersticas das lembranas induzidas? Essas falsas recordaes seriam durveis? Todos somos sugestionveis ou existem predisposies fsicas ou emocionais? Os estudos alertam: os profissionais precisam saber que correm o risco de influenciar seus pacientes e deveriam limitar o uso da imaginao no ressurgimento de lembranas supostamente perdidas (LOFTUS, 2007, p. 92).

Michel Topaloff contempla a polmica a respeito do uso das narrativas de memria pelos psiclogos estadunidenses. H uma oposio de ideias entre os proponentes do Movimento das Lembranas Recuperadas (Recovery Movement) e os da Fundao da Sndrome das Lembranas Falsas (False Memory Syndrome Foundation):
os primeiros se apiam na ocorrncia, nas psicoterapias, de lembranas traumticas at ento recalcadas. J a fundao criada em 1992 denuncia os excessos dos psicoterapeutas que erram ao ver a produo da memria pstraumtica como representao autntica da verdade histrica (TOPALOFF, 2007, p. 93).

Aqui se aponta para a questo da verdade que encobre a narrativa da memria, sublinhando desafio ao historiador da proximidade. Como identificar, fazer juzo de valor e criticar a construo da memria e da narrativa do trauma? Uma possvel alternativa est em conhecer melhor os mecanismos psquicos de processamento da memria e da narrativa, e tanto a psicologia como a psicanlise podem dotar o historiador de espinha terica mais consistente neste sentido.

A experincia de rememorar e contar pode ser relevante ao que sofreu diretamente o trauma, tanto por sua emergncia em narrar quanto em um possvel processo de superao deste, mas h tambm o aspecto coletivo do trauma: h uma sociedade vida em compreender a extenso do inimaginvel. Como possvel que seres humanos imputem tanta dor a outros?

A questo da demanda social em obter esclarecimentos a respeito de traumas coletivos provavelmente o maior fator de emergncia da Histria do Tempo Presente, e neste sentido, Agns Chaveau e Philippe Ttart explicam que essa produo histrica tem como razes o aumento e a acelerao da comunicao, a renovao progressiva da imprensa e da edio, a elevao do nvel de estudo e a fora dos engajamentos ideolgicos, morais, dos anos 5060 (CHAVEAU, TTART, 1999, p.17). Assim, no desabrochar da Histria do Presente estariam o impacto de gerao e o fenmeno da demanda social. De modo assemelhado, Sarlo alerta para que as operaes com a histria entraram no mercado simblico do capitalismo tardio (SARLO, 2007, p. 10), onde de um lado, a histria social e cultural deslocou seu estudo para as margens das sociedades modernas, modificando a noo de sujeito e a hierarquia dos fatos, destacando os pormenores cotidianos articulados numa potica do detalhe e do concreto. Por outro lado, uma linha de histria para o mercado no se limitaria apenas narrao de uma gesta que os historiadores teriam ocultado ou ignorado, mas tambm adota um foco prximo dos atores e acredita descobrir uma verdade na reconstituio de suas vidas (SARLO, 2007, pp. 1112).

Para Sarlo, a memria tem o dever de reconstituir o passado recente com seus traumas, especialmente em relao aos regimes autoritrios vividos a partir dos 1960 na Amrica Latina e a partir dos nazi-fascismos. E mais que um dever de estado, fenmenos como o holocausto so vistos tambm como necessidade jurdica: evidente que o campo da memria um campo de conflitos entre os que mantm a lembrana dos crimes de Estado e os que propem passar para a outra etapa, encerrando o caso mais monstruoso de nossa histria. Alm disto, a memria seria

um campo de conflitos para os que afirmam ser o terrorismo de Estado um captulo que deve permanecer juridicamente aberto, e que o que aconteceu durante a ditadura militar deve ser ensinado, divulgado, discutido, a comear pela escola. um campo de conflitos tambm para os que sustentam que o nunca mais no uma concluso que deixa para trs o passado, mas uma deciso de evitar, relembrando-as, as repeties (SARLO, 2007, p. 20).

A memria como caso de estado e conquista social polmica, envolvendo interesses dos que querem saber e reivindicar justia e dos que a querem esconder ou deformar, sendo campo de conflitos e relembrando as memrias em confronto do socilogo austraco Michel Pollack. Ele d ateno s memrias subterrneas ou dissidentes, as que recebem a opresso uniformizadora e destruidora das memrias oficiais e anseiam por adentrar no espao pblico: as memrias em conflito. Para Pollack, quando a pessoa silencia ou se esquece (ao contrrio da ideia de Halbwachs de que o esquecimento desapego comunidade), ela est procurando gestionar o dizvel e o indizvel, e lembrar e esquecer emergem de lugares de disputas, de processos de resistncia dominao, se articulam e rearticulam atravs de sujeitos individuais e coletivos, havendo assim um enquadramento social da memria.

Ao comentar sobre a censura do lado da opresso, o sentido dado por Eni Orlandi que as palavras so proibidas para interditarem a inscrio do sujeito em formaes discursivas determinadas, determinando o que, do dizvel, no se pode nem se deve dizer. Para ela, a censura afeta a identidade do sujeito, pois este s pode se ocupar do que lhe permitido, produzindo sentidos que no lhe so proibidos, interditos (ORLANDI, 2007, pp. 76-79).

Mas a mesma linguagem cria possibilidades do interdito encontrado submerso vir tona, como nos casos de recusa censura promovidos pelo samba-duplex de Chico Buarque. Este samba, caracterizado pela bifurcao de sentidos e deslocamento da interdio, faz outros sentidos significarem, dizendo o que proibido atravs da simulao do senso comum, do consenso e do esteretipo. Assim, a palavra silenciada (no-dita) e interditada substituda fazendo com que o silncio signifique. Analisando canes de Chico e de Paulinho da Viola, Orlandi identificou que h modos diferentes de fazer significar os sentidos interditos.

Dentre estas maneiras, est cantar o amor para cantar outra coisa, com o discurso romntico encobrindo a crtica poltica; a metfora se referindo a fatos histricos; cantar lendas nacionais como em Cobra de Vidro (73); cantar mulheres com seus sentidos polticos (Ana de Amsterdam, Brbara); usar formas discursivas como a carta, indicando o exlio quando vinda de fora (Meu Caro Amigo) e a represso quando de dentro; cantar em lnguas estrangeiras como espanhol para falar de Cuba, francs e italiano sugerindo o exlio ou em portugus luso (como em Revoluo de Abril). Estes deslocamentos de sentido so apontados por construes lingusticas como a substituio, em que boi significa subversivo: fora da lei/ fora do ar/segura esse boi/ proibido voar; repetio de expresses, como preste ateno, em Cobra de Vidro; jogo com o significante atravs da rima (ura/ditadura, ela/Mandela), onde silenciando um dos termos (o segundo) se encaminharia ao no-dito; jogo com o significante atravs da construo de anagramas, como em diz que t dura, que sugere ditadura; metforas; construes com uso de proparoxtonas, como em Clice (74/78), que remete ao cale-se; relao intertextual, onde se relaciona os sentidos histria da censura de uma msica outra, como em Fantasia (Canta mais/preparando a tinta/enfeitando a praa) e em Chorinho (A praa fica cada dia mais vazia); a resistncia operria, como em Linha de Montagem (Samba samba So Bernardo/Sanca So Caetano/Santa Santo Andr? Dia-a-dia Diadema/Quando for, me chame/Pra tomar um m); referncias fauna ou flora do Brasil, como em Passaredo com sua referncia ao bico calado; e ainda a referncia a autores que falavam sobre revolues, como Orwell e Brecht. E estes sentidos so significados para alm do alcance do compositor e intrprete, como anuncia Orlandi ao comentar que a frase Voc no gosta de mim mas sua filha gosta, no foi oferecida por Chico filha de Geisel, mas sim aos policiais e suas filhas, que ao prend-lo, pediam autgrafos para suas filhas. Para ela, Chico j no decide: ele mesmo faz parte dos sentidos que inaugurou (ORLANDI, 2007, p. 123). Assim, por mais que haja uma inteno em significar, h mltiplas possibilidades de recepo que resignificam o que o portador do discurso imaginou transmitir.

Retornando aos testemunhos do Holocausto e regimes totalitrios, cuja memria se constitui em bem e direito comum, dever do estado e necessidade jurdica, poltica e moral, Sarlo entende que no se deve questionar nem o ncleo de verdade do

acontecimento vivido, nem o seu discurso, fazendo com que tanto a narrativa quanto o narrador sejam protegidos de indagaes e questionamentos. Ela entende que

o testemunho, por sua auto-representao como verdade de um sujeito que relata sua experincia, exige no ser submetido s regras que se aplicam a outros discursos de inteno referencial, alegando a verdade da experincia, quando no a do sofrimento, que justamente a que deve ser examinada (SARLO, 2007, p. 38).

Sarlo advoga que se deve acreditar em sua verdade referencial como sinal de respeito ao que atravessa traumas como o da experincia nos campos de concentrao:

o testemunho exige que seus leitores ou ouvintes contemporneos aceitem sua veracidade referencial, pondo em primeiro plano argumentos morais apoiados no respeito ao sujeito que suportou os fatos sobre os quais fala (SARLO, 2007, p. 38).

Para ela, importante crer nestes testemunhos como forma de implantao e confirmao do exerccio democrtico e para a preservao dos direitos sociais. Em outros casos, porm, ela recomenda que se proceda de acordo com os critrios usuais historiografia. Para Sarlo, todo testemunho quer ser acreditado, mas nem sempre traz em si mesmo as provas pelas quais se pode comprovar sua veracidade; elas devem vir de fora. Assim, a crtica do sujeito e de sua verdade, a crtica da verdade da voz e de sua ligao com uma verdade da experincia que afloraria no testemunho necessria, sendo preciso submeter os testemunhos s regras que se aplicam a outros discursos a crtica das fontes (SARLO, 2007, p. 38).

De modo similar, Ginzburg alerta que a anlise de testemunhos deve ser feita atravs da prtica historiogrfica convencional, em que o valor dos mesmos seja estabelecido atravs de uma srie de cotejos, ou de uma srie que inclua pelo menos dois documentos (GINZBURG, 2007, p. 214).

A importncia de comparar as narrativas com outras fontes e documentos sublinhada por Sarlo, para quem deve haver um equilbrio entre fontes vivas, massa documental escrita abrangente e materiais como os udio-visuais. Para ela, fontes sonoras como discursos e

fonogramas, visuais como quadros e fotos e mistas como filmes e documentrios so ricas e podem dizer mais que as memrias e narrativas testemunhais, dando indcios da manipulao da memria e do discurso narrativo. Para ela, identificar atravs de documentos escritos no um vetor reificante da subjetividade, e sim uma forma de se chegar mais prximo de uma verdade, que no resulta da submisso a uma perspectiva memorialstica oral limitada.

Frank demonstra certa desconfiana em relao memria como fonte para a Histria. Para este, a memria insubstituvel em muitos casos, mas ela tambm geradora de erros, de mitos, de mitologia e, evidentemente, o historiador tem muito o que fazer para corrigir e desmistificar (FRANK, 1999, p. 107), ainda que seja uma grande sorte para o historiador do presente, graas s testemunhas que interroga, poder fazer a arqueologia da memria coletiva (FRANK, 2007, p. 112).5 Frank aconselha a passar a memria no crivo da crtica, assinalando suas fraquezas, analisando os erros e mitos veiculados por ela, colocando-os em perspectiva histrica.

A anlise do historiador deve identificar no discurso falhas, embargos, ausncias, falseamentos, selecionando e hierarquizando as informaes e as colocando no horizonte histrico. Convm tambm reconhecer possveis causas do embargo ou falseamento, entre traumas, tabus, atos falhos, vontades conscientes e inconscientes, lembrando da involuntariedade da memria, como demonstrou Marcel Proust:

est numa brisa chuvosa, num cheiro de quarto fechado, ou no de um primeiro fogaru, em toda parte onde encontramos de ns mesmos o que nossa inteligncia rejeitara, por julg-lo intil, a ltima reserva do passado, a melhor, aquela que, quando todas as nossas lgrimas parecem ter secado, sabe ainda fazer-nos chorar. Fora de ns? Em ns, para melhor dizer, mas escondida a nossos prprios olhares, num esquecimento mais ou menos prolongado. graas a tal esquecimento que podemos, de vez em quando, reencontrar o ser que j fomos, colocar-nos face a face s coisas como o era
5

Tendo a memria como objeto, Frank aconselha que se estude os silncios, esquecimentos e ocultaes, diferenciando os mesmos: no silncio, a pessoa escolhe no falar sobre algo perguntado, sobre fragmento da memria. No esquecimento, devese perceber que o mesmo pode ocorrer por esforo consciente, mas tambm inconsciente. Na ocultao, h o claro e consciente desejo de ocultar, esconder algo, cobrir a fonte de luz e esclarecimento. A ocultao pode ser feita pela memria individual, coletiva ou oficial. Os motivos que operariam o silncio, a ocultao e o esquecimento costumam ser os mesmos: trauma, tabu social, medo, insegurana e indizvel.

essa criatura, sofrer de novo, porque no somos mais ns mas ele, ele quem amava a pessoa que agora nos indiferente (PROUST, 2002, p. 493).

Para Proust, para quem a memria desorganizada, descontnua e fragmentria, a melhor parte de nossa memria est em ns, e submerge no presente. Assim, no presente se tm as lembranas colocadas em narrativa. E no caso de um trabalho com histria oral, pertencem ao presente todas suas possveis etapas: elaborao do projeto, entrevista, transcrio, textualizao e transcriao, anlise, interpretao e colocao na espessura da durao temporal, retorno ao entrevistado e publicao.

Para Frank, a memria pode servir ao pesquisador no apenas como fonte, mas como objeto de anlise, estudada a partir de suas pausas, certezas e contradies: a memria tambm, para o historiador, tomada globalmente, com suas verdades e mentiras, suas luzes e suas sombras, seus problemas e suas certezas, um objeto de estudo (FRANK, 2007, p. 112).

Outra forma de construo da narrativa histrica est na fora dos interesses polticos no presente e como o passado recente pode ser utilizado para fins polticos. A ideologia fornece uma grade de anlise de mundo que se ampara num principio de inteligibilidade, e segundo Jean-Franois Sirinelli num sentido de histria, e deste modo, ao ser confrontado com essa questo da existncia ou no de um tal sentido da histria, o historiador deve forosamente fazer a interferncia para recus-las ou faz-las suas entre as ideologias que impregnam uma sociedade e as suas preocupaes cientficas (SIRINELLI, 1999, p. 84).6

Isto aponta para outro dos desafios que se impem ao historiador do hodierno que trabalha com memria e narrativa: identificar nos discursos coletados a reverberao destes
6

Essas ideologias construiriam ento memrias, histrias e subjetividades. A este respeito tambm se refere Felix Guattari, que comenta que os sistemas poltico-econmicos, principalmente o capitalismo, armam tipos de maquinarias para construir subjetividades. Essa subjetividade, para Guattari, no o que o indivduo tem de mais seu, ao contrrio, essa subjetividade de natureza industrial, maqunica, essencialmente fabricada, modelada, recebida e consumida. Para o autor, a subjetividade movida e construda pela mdia e inserida no capitalismo, a partir da criao do desejo e do instinto de compra, de uma necessidade de consumo. Mas haveria a alternativa de se lutar contra esse processo de criao de idias e modismos, de difuso e de recepo atravs da contra-cultura. Para Guattari, as subjetividades que lutam contra essas modelizaes que devem ser percebidas e estimuladas, pois, segundo ele, esto num processo de singularizao.

interesses. Ainda um pouco mais: necessrio que o pesquisador admita sua subjetividade e se perceba como indivduo interessado e muitas vezes coadjuvante do acontecimento estudado: isto pode auxiliar a adquirir o recuo necessrio em relao ao seu objeto de pesquisa.7

Consideraes finais

A memria construto importante para a metodologia da Histria do Tempo Presente, no como verdade a ser posta e imposta, mas como fundante no equacionamento de indagaes sobre fatos que procuramos compreender. Em seu estudo, devemos atentar resignificao e reconstruo da lembrana e da narrativa, a interesses polticos e ideolgicos (nossos e do narrador), aos traumas e inquietaes, ao indizvel e ao silenciamento. Atravs das conversas com os narradores, alguns destes aspectos transbordam e outros emergem, trazendo riquezas inesperadas.

Quando o narrador esbarra em memrias que no atravessam as fronteiras do silncio, do embargo, do trauma, como devemos agir? Como tratar a vida privada do que colabora com sua experincia? Deslizar entre o autorizado e o no-autorizado desafio ao estabelecimento de uma conduta tica ao pesquisador do presente.

Dar voz s memrias e narrativas de experincias traumticas desafia o investigador do recente ao requisitar dele sensibilidade e exerccio crtico: saber escutar e respeitar os relatos da maneira como so contados, atentos s leituras descontnuas, fragmentrias e afetivas e aceitando nelas a veracidade que alaga a subjetividade da memria e da narrativa. Mas no somos nem memorialistas nem cronistas: somos analistas crticos das fontes e das
7

Muito h a se falar sobre as possveis metodologias para uma Histria do Tempo Presente. Publiquei artigo na 28. edio do Boletim do Tempo Presente (UFRJ), intitulado Anotaes sobre uma Histria do Tempo Presente, onde trago algumas ideias sobre a questo, principalmente inspiradas pelas aulas de Teoria e Metodologia da Histria do Tempo Presente assistidas durante o mestrado em Histria do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Estas aulas foram ministradas com generosidade pela professora Maria Tereza Santos Cunha, a quem dediquei aquele artigo e dedico tambm este.

memrias. Devemos lembrar aos outros o que a nvoa do tempo esfumaou, mas tambm duvidar do que lembrado e narrado. atentar para as zonas cinzentas: o indizvel dos que sofreram traumas, tendo em mente que a interdio do discurso tambm inunda o silncio dos perpetradores do trauma. relevante que se identifique as vozes silenciosas dos violentadores.

O ofcio do pesquisador deve-se pautar no exerccio crtico de constituio da memria e da narrativa, mas por mais que abramos nossa caixa de ferramentas e nos utilizemos com consistncia do que dispomos - anlise, seleo, recorte, hierarquizao, interpretao e crtica -, nossa pesquisa atravessada por nossas escolhas e interesses, o que nos constitui como espcies de disciplinadores de memrias e narrativas alheias, expressas nas perguntas que fazemos.

Ao dar voz a estas memrias fragmentrias, seletivas e interessadas em (re)contar, o historiador do hodierno deve atentar ao tracejamento do contorno das narrativas e identificar continuidades e rupturas, mas admitir sua prpria subjetividade, o que pode legar um tipo de recuo: este distanciamento se d no em relao fonte viva e proteiforme que enseja diferentes graus de interao, mas ao que j imaginamos saber antes de perguntar: preciso assim, no induzir respostas, deixar falar, e escutar para se surpreender.

Uma pesquisa de histria oral, na qual relembrar, esquecer e narrar so fundadores, por excelncia imbricada com o presente: o tempo da lembrana e da contao o do agora, como o tempo da anlise do pesquisador, e os interesses deste se moldam a partir de suas inquietaes e curiosidades, que nascidas em qualquer tempo reverberam no hoje.

A ateno narrativa fundamental: ao evocar a memria e contar, organizam-se os sentimentos, processando reaprendizado em relao ao vivido e reconfigurando o passado atravs das novas informaes que possui e da experincia de vida adquirida at o momento da contao. Ao relatar, o contador o faz no presente, incitando reinterpretaes sobre o acontecido. Como se diz, quem conta um conto, aumenta um ponto, o que aponta para a

reinveno do acontecido pelo narrador, mas tambm pelo condutor da entrevista: boa parcela da histria se conserva, mas outra parte reinterpretao da narrativa.

bem possvel que experincias traumticas sejam melhor elaboradas na psiqu atravs das narrativas de memria e que reas fronteirias como a psicologia e a psicanlise dotem o historiador de maior grade de inteligibilidade em relao ao que escuta. Alm disto, estas reas apontam para o efeito teraputico que tem no narrar, e s vezes no escutar. Ainda que lembrar seja importante e o saber no ocupe espao, o esquecimento e o segredo contribuem para um amparo psquico e emocional, e da o exerccio da sensibilidade ao silncio e ao segredo: atentar a eles aprender sobre o outro, e apreender o que as lacunas significam faz da memria a dialtica do indizvel, cujo vazio cheio de significados matria-prima ao que estuda a histria viva. Para preencher estes espaos, novas conversas, contextualizaes e o auxlio de fontes escritas e audiovisuais podem se fazer mister.

Referncias bibliogrficas

BERGSON, Henri. Matria e memria. Ensaio sobre a relao do corpo com o esprito. So Paulo: Martins Fontes, 1990. BOSI, Ecla. Memria e sociedade. Lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. 15 edio. FRANK, Robert. Questes para as Fontes do Presente. In: CHAVEAU, A.; TTART, P. (Orgs.). Questes para a histria do presente. Bauru/SP: EDUSC, 1999. GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictcio. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. Traduo: Rosa Freire DAguiar e Eduardo Brando. GUATTARI, Felix; ROLNIK, S. Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 2005.

GUSDORF, Georges. Condiciones y lmites de la autobiografia. In: La autobiografa y sus problemas tericos. Suplementos Anthropos 29. Madrid, diciembre, 1991. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, Editora Revista dos Tribunais, 1990. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memria: arquitetura, monumentos, mdia. Traduo de Sergio Alcides. Seleo de Heloisa Buarque de Hollanda. 2. Ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. LOFTUS, Elizabeth. As falsas lembranas. Revista Viver Mente e Crebro. Edio Especial Memria. So Paulo, Duetto Editorial , p. 90-92, 2007. NORA, Pierre. Entre memria e Histria: a problemtica dos lugares. In: Projeto Histria. So Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993. ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silncio. No movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Vol. 2. A sombra das raparigas em flor. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. POSTMAN, Neil. O fim da educao. Redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro, Graphia, 2002. Traduo: Jos Laurenio de Melo. SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memria e guinada subjetiva. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. SIRINELLI, Jean-Franois. Ideologia, tempo e Histria. In: CHAVEAU, A.; TTART, P. (Orgs.). Questes para a histria do presente. Bauru/SP: EDUSC, 1999. P. 84. TOPALOFF, Michel. Fantasia e realidade. Revista Viver Mente e Crebro. Edio Especial Memria. So Paulo, Duetto Editorial, p. 93-94, 2007.

You might also like