You are on page 1of 6

Tipos de lentes

Oftlmicas
Quanto utilizao:
Unifocais (ou monofocais) - Tm s uma graduao (s um centro ptico). Podem ser s para viso longe, s para
viso de perto ou para uso permanente, conforme os casos.

Progressivas A mesma lente tm mltiplas graduaes. A parte superior da lente tem a graduao para viso de
longe, tendo a sua parte inferior a viso para perto. A zona da lente, que fica entre o centros pticos de longe e de perto, tem graduaes que variam, progressivamente, entre as graduaes para longe e para perto. Isto permite que o utilizador de lentes progressivas tenha a possibilidade de ver a todas as distncias (inclusive, as intermdias) com os mesmos culos.

Bifocais - Tm a graduao para longe e, num segmento na parte inferior da lente, a graduao para perto. No permite a viso intermdia. Degressivas Tambm conhecidas como interview, office, work, etc permitem uma viso ao perto com uma
profundidade de campo maior, isto , conforme a escolha, podem permitir uma viso desde 30 cm at 6 metros. No servem para conduzir e no substituem de todo o progressivo. Boas para pessoas que usam muito o computador e que tem muita necessidade de ver, simultaneamente, a diferentes distncias de perto.

Quanto aos materiais:


Minerais (ou vidro) Primeiro material a ser usado no fabrico de lentes. Quando comparado com outros materiais,
tem um peso elevado e uma resistncia quebra muito baixa, podendo o vidro estilhaar quando parte, o que muito perigoso. No recomendvel, excepto em casos muito especiais (por exemplo, graduaes muito elevadas). Os ndices de refraco variam entre 1,52 e 1,9.

Orgnicas (ou acrlicas) Estes materiais so feitos de polmeros orgnicos que tornam as lentes mais leves e mais
resistentes aos impactos. Existem vrios tipos de lentes orgnicas, com diferentes ndice de refraco, e indicados para diferentes situaes. Eis alguns:

CR-39 - ndice 1,49. Excelente qualidade ptica. Bom para baixas graduaes e para armaes com aro fechado. Quatro vezes mais resistente do que o vidro em relao quebra. Orgnica 1,523 Lente exclusiva da Indo. Lente com muito boa qualidade ptica e mais resistente quebra do
que o CR-39.

Trivex - ndice 1,53. Material com as mesmas caractersticas do policarbonato quanto resistncia ao impacto, mas com melhor qualidade ptica. A Hoya chama-lhe PNX.

www.excellentoptica.pt

Tipos de lentes
Oftlmicas
Orgnica 1,56 - Material que era muito usado antes do aparecimento das lentes 1,6. Bom para graduaes mdias.
No aconselhvel para grifes e nylors.

Policarbonato - ndice 1,59. Material muito resistente ao impacto e bastante leve. No entanto, a qualidade ptica
no a melhor. Com o tempo, podem surgir tenses internas que podem provocar fissuras no material, sobretudo em armaes sem aro (tipo grife). A indo desenvolveu um tipo o Resolution que j cria menos tenses internas. So indicadas para lentes em grifes e aros nylor , ou para situaes em que a resistncia ao impacto muito importante desportos radicais, actividades perigosas, etc.

MR-8 ndice 1,6. Boa qualidade ptica e resistente quebra, embora no com a mesma resistncia do policarbonato
e do trivex. Pode ser usado em grifes e nylors e tambm para graduaes mdias.

EYAS - ndice 1,6. Equivalente ao MR-8. Patente exclusiva da Hoya. Muito fcil de trabalhar em oficina. Orgnicas 1,67 Conforme o fabricante podem existir variaes nos materiais, como o MR-10. Por exemplo a Hoya
tem o Eynoa. O ndice 1,67 adequado para graduaes mdias e mdias altas. tambm aconselhvel para nylors e griffes.

Orgnica 1,7 Bom para graduaes altas. No deve ser usado em grifes. Orgnica 1,74 ptimas para graduaes elevadas. No devem ser usadas para griffes e nylors. Orgnica 1,76 A lente orgnica mais fina do mercado. No devem ser usadas nos griffes e nylors.

Quanto aos tratamentos:


Tratamento de endurecimento (s para lentes orgnicas) As lentes orgnicas, sem este tratamento, riscam-se com muita facilidade. O tratamento consiste na aplicao de uma resina em ambas as superfcies da lente de forma a torna-la menos abrasiva. Uma lente com este tratamento risca-se menos 10 vezes do que uma sem ele. Tratamento anti-reflexo Qualquer lente reflecte luz que incida sobre ela. Numa lente orgnica de ndice 1,49, podemos ter uma reflexo de cerca de 12% (metade em cada superfcie). Para tornar a viso mais transparente, logo mais ntida e sem reflexos parasitas, aplicada (numa cmara de vcuo), em ambas as superfcies da lente, uma srie de camadas muito finas de diferentes metais, cuja combinao (por efeitos de difraco da luz na matria), permite anular quase todos os reflexos (na ordem de 99,8%).
Os primeiros anti-reflexos atraam muito p e sujidade, e as manchas de gordura aderiam muito facilmente lente . Actualmente, os melhores tratamentos reduzem j consideravelmente esses efeitos, e so mais fceis de limpar. Normalmente, uma lente com anti-reflexo tambm tem o tratamento de endurecimento.

www.excellentoptica.pt

Tipos de lentes
Oftlmicas
O tratamento anti-reflexo importante para todos os utilizadores que usem os culos em permanncia e mesmo para aqueles que s os usam em determinadas situaes: computador, luzes artificiais, conduo nocturna.

Filtro UV Algumas lentes orgnicas, sobretudo de ndice mais elevado, j tm incorporada a proteco contra os
raios UV. Noutras, possvel aplic-lo como extra.

Quanto cor:
Branca (ou incolor) - So as lentes sem qualquer cor. Coloridas (ou solares) A cor pode ser uniforme, degrade, bi-degrade. Usadas sobretudo Existem vrias intensidades: grau 1, grau 2, grau 3 e grau 4. Podem ter fabrico especial: por exemplo, espelhadas, com curvatura com base 6 ou 8. Podem tambm incluir lentes com filtros especiais: por exemplo para a caa, tiro ao alvo, prtica de outros desportos, determinadas patologias oculares, etc. Fotocromticas - Todas as lentes que reagem variao da intensidade luminosa (do Sol ou de lmpadas ultravioleta) da luz que incide sobre elas. Isso deve-se existncia de pigmentos que so fotossensveis. Existem no mercado vrias marcas, havendo diferenas quanto tonalidade, ao escurecimento mnimo e mximo e rapidez de escurecimento e de aclaramento. Nuns casos, os pigmentos esto misturados na matria, noutros os pigmentos encontram-se numa pelcula que cobre toda a superfcie da lente. As lentes Transitions so deste ltimo tipo.

Polarizadas A polarizao da luz na vertical, permite filtrar uma grande quantidade de luz reflectida por
superfcies horizontais, como o mar, uma estrada recta, ou superfcie coberta de neve na montanha, j que a maior parte da luz nessas situaes est polarizada na horizontal . A utilizao de lentes coloridas polarizadas torna a viso mais confortvel ao diminuir em muito o brilho e os reflexos nessas superfcies, quando comparada com as lentes coloridas tradicionais. Muito importante para conduo, desportos nuticos e de montanha.

Outros aspectos a ter em conta


ndice de refraco Caracterstica prpria de cada material e que tem a ver como a luz refractada quando incide
nele. O ndice de refraco das lentes orgnicas varia entre 1,49 e 1,76. No mineral vai de 1,52 at 1,9. Para os mesmos dimetro e graduao e raios de curvatura, quanto maior for o ndice de refraco mais finas ficam as lentes. Para lentes com ndices a partir de 1,6 aconselhvel que elas tenham anti-reflexo, para evitar aberraes cromticas.

Dimetro Para graduaes negativas quanto maior for o dimetro mais fina a lente. O inverso se passa com as
lentes positivas.

www.excellentoptica.pt

Tipos de lentes
Oftlmicas
Pr-calibragem em lentes positivas, uma forma de reduzir a espessura no bordo da lente. No processo de fabrico,
tem-se em conta o formato e as medidas da armao e de montagem. Tambm permite engrossar a lente no bordo, importante para trs situaes: montagens de nylors (espessura mnima ao bordo de 1,6 mm), griffes (espessura mnima nos furos a partir de 1,8 mm) e quando h diferenas grandes de graduaes entre um olho e outro (neste caso engrossa-se uma lente para ficar igual mais espessa).

Lentes de stock e de fabrico considera-se lente de stock quando ela j se encontra pronta num determinado
formato. Estamos a falar de lentes unifocais que tm dimetros standard e as graduaes esto limitadas a uma grelha (normalmente a esfera vai de +4 a -6 e o cilindro at +/-2) que varia conforme o tipo de lente. Tm a vantagem de serem mais econmicas do que as lentes que tm de ser fabricadas de propsito (por exemplo com prcalibragem).

Lentes esfricas e asfricas A superfcie de uma lente (anterior, posterior ou ambas) pode ser feita a partir de
calotes esfricas ou asfricas. As lentes asfricas, em lentes positivas, so mais finas e mais planas, tanto nos bordos como nos centro (quando comparamos lentes do mesmo material e dimetro). A asfericidade permite reduzir tambm o efeito de lupa (olhos ampliados ou objectos distorcidos nos bordos) quando temos graduaes positivas elevadas. Nas lentes negativas, o efeito mais ao nvel esttico, pois as lentes so mais planas. Para alm da graduao, sobretudo quando ela baixa, pode haver necessidade de optar por lentes asfricas se o aro da armao for muito plano.

Base de uma lente a medida da curvatura da lente. Se ela fosse plana, teria uma base igual a zero. Normalmente as lentes asfricas tm bases entre 2 e 3 e as esfricas entre 4 e 5, dependendo da graduao. Em aros muitos curvos, nomeadamente em culos de Sol, possvel aplicar lentes com bases especiais de 6 a 8. Prismas Para corrigir ou compensar determinados problemas oculares por exemplo, estrabismo ou posturas deficientes necessrio incorporar prismas nas lentes. At 3 dioptrias prismticas, a esttica no costuma ficar prejudicada. Acima destes valores convm ter em conta a escolha de uma armao que optimize a esttica em conjugao com lentes de ndice mais elevado. Tratamento anti-reflexo em lentes solares Deve ser dado preferencialmente apenas na face posterior (cncava),
pois ser dado na face anterior no tem qualquer interesse para a funo das lentes coloridas (que garantir que s chegue uma pequena quantidade de luz ao olho).

www.excellentoptica.pt

Tipos de lentes
Oftlmicas Tipos de Lentes Progressivas
A adaptao a lentes progressivas A maior ou menor facilidade no uso deste tipo de lentes depende de mltiplos
factores: graduao, adio, idade, tipo de armao e respectivo ajuste, forma de olhar, tipo de progressivo, etc. Quem j portador de progressivos, por vezes, experimenta alguma dificuldade de adaptao ao mudar. A alterao de graduao e, sobretudo, o aumento da adio (diferena entre as graduaes de longe e de perto) responsvel por muitas das dificuldades. A alterao do corredor da lente progressiva (distncia entre os centros de viso de longe e perto) tambm tem influncia. No entanto, a forma de olhar que dita a maior facilidade de adaptao s lentes progressivas. Quem passa a usar este tipo de lentes, passa no s a ver com os olhos mas tambm com cabea. Isto quer dizer, que pode haver necessidade no s de mover os olhos, mas tambm a cabea (para cima ou para baixo) conforme o ngulo e a distncia a que est o objecto que estamos a ver. Regra geral, o iniciante em lentes progressivas no costuma experimentar grandes dificuldades em ver ao longe, excepto se quiser olhar pelo canto dos culos sem mexer a cabea, ou quando olha para o cho (por exemplo, a descer escadas). Tambm no sof, a ver televiso, pode experimentar alguma desfocagem, tendo em conta que nessa circunstncia, est numa posio de cabea inclinada para trs, logo no est a ver pelo zona de longe do progressivo. A viso intermdia costuma ser a que d mais problemas de adaptao, pois trata-se de um canal relativamente estreito. Quanto menor for a armao, menor o corredor da lente, logo mais estreito o canal. Para pessoas que necessitam de um campo de viso amplo a distancias prximas, o campo de perto da lente progressiva pode no ser suficientemente confortvel quando comparado com uma lente s para essa distncia. Apesar da possibilidade da existncia de algumas destas contrariedades, mais de 95% dos utilizadores acabam por adaptar-se com sucesso, considerando que a melhor soluo que se adequa ao seu caso.

Sobre a geometria das lentes progressivas So compostas por 3 zonas: viso de longe, canal de viso intermdia e viso de perto. As lentes bsicas so feitas a partir de uma patela que tem uma superfcie com uma base pr-definida, sendo a outra superfcie trabalhada. Esta vai ter diferentes curvaturas conforme a graduao e a adio desejada. Normalmente, a zona de longe tem um bom campo de viso, no entanto, a zona intermdia e perto, costumam ser pequenas. Lateralmente, a lente tm aberraes pelo que no permite ver com nitidez.
No entanto, os processos de fabrico melhoraram bastante e hoje j se fazem lentes ponto a ponto, isto , as superfcies da lente so construdas de forma a minimizar as aberraes e a alargar os campos de viso em todas as distncias. Para isso, so consideradas todas as medidas: graduao, adio, formato e tamanho do aro, distncias naso-pupilares, alturas de montagem, ngulo pantoscpico (inclinao da armao), distncia vertex (medida da lente ao olho). Estamos a falar de lentes personalizadas do tipo Free-Form. O ltima inovao em tecnologia a anlise dos movimentos oculares e da cabea quando olhamos para um objecto (parado e em movimento). Daqui resulta a possibilidade de se executar uma lente completamente personalizada e nica para cada utilizador.

www.excellentoptica.pt

Tipos de lentes
Oftlmicas
No mercado, coexistem as vrias solues que foram surgindo ao longo do tempo, sendo mais econmicas as geometrias mais antigas, logo tambm mais bsicas.

Lentes progressivas convencionais bsicas tm mais aberraes laterais. O canal de viso intermdia
relativamente estreito. A maioria de corredor longo (altura mnima de montagem = 21 mm) havendo algumas marcas que tambm apresentam corredor curto (altura mnima de montagem = 16 mm). Indicadas para que vai usar culos pela primeira vez e no quer gastar muito dinheiro.

Lentes progressivas convencionais avanadas J tm em conta a graduao e a adio de forma a minimizarem


as aberraes laterais. Normalmente, tem um amplo campo de viso de longe. Quase todas as marcas tm as duas verses: corredores longo e curto.

Lentes progressivas Free-Form Conforme as verses e as marcas, tm em conta a graduao, a adio, a altura
de montagem, a forma e o tamanho da armao e outras medidas complementares, bem como o desenho de filtros (numa ou em ambas as superfcies da lente) de forma a diminurem as aberraes e a aumentarem as zonas de viso ntida da lente. A maioria permite montagens mnimas a partir de alturas = 16 mm.

Lentes progressivas totalmente individualizadas Algumas marcas (por exemplo, Essilor e Indo) desenvolveram lentes que incorporam tambm a forma de olhar e de movimentos da cabea de cada utilizador, de forma a adaptar as zonas de viso ntida s suas posies personalizadas. Estas medidas so feitas usando um aparelho prprio de cada marca. Consideraes sobre aberraes em lentes progressivas Quanto melhor for a qualidade da lente menos
aberraes haver. Isto vlido quando comparamos lentes com os mesmos parmetros: graduao, adio, corredor, altura de montagem, armao, etc. O mesmo tipo de lente com corredor curto ter mais aberraes laterais do que se tiver corredor longo. Quanto maior for a graduao (sobretudo se houver astigmatismos) mais aberraes haver. Adies mais elevadas tambm originam mais aberraes. Lentes progressivas em armaes de tamanho lateral maior tambm podem apresentar mais distores. No de forma alguma aconselhvel que um utilizador passe a usar um tipo de geometria mais antiga se j estiver a usar uma lente com tecnologia mais recente.

www.excellentoptica.pt

You might also like