You are on page 1of 4

Sistema ABO de grupos sanguneos

A herana dos tipos sanguneos do sistema ABO constitui um exemplo de alelos mltiplos na espcie humana. A descoberta dos grupos sanguneos Por volta de 1900, o mdico austraco Karl Landsteiner (1868 1943) verificou que, quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemcias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a cogulos. Landsteiner concluiu que determinadas pessoas tm sangues incompatveis, e, de fato, as pesquisas posteriores revelaram a existncia de diversos tipos sanguneos, nos diferentes indivduos da populao. Quando, em uma transfuso, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatvel com o seu, as hemcias transferidas vo se aglutinando assim que penetram na circulao, formando aglomerados compactos que podem obstruir os capilares, prejudicando a circulao do sangue.

Aglutinognios e aglutininas No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos so caracterizados pela presena ou no de certas substncias na membrana das hemcias, os aglutinognios, e pela presena ou ausncia de outras substncias, as aglutininas, no Determinao dos grupos sanguneos utilizando soros anti-A plasma sanguneo. e anti-B. Amostra 1- sangue tipo A. Existem dois tipos de aglutinognio, A e B, e dois Amostra 2 - sangue tipo B. tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo Amostra 3 - sangue tipo AB. A possuem aglutinognio A, nas hemcias e Amostra 4 - sangue tipo O. aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B tm aglutinognio B nas hemcias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB tm aglutinognios A e B nas hemcias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O no tem aglutinognios na hemcias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.

Veja na tabela abaixo a compatibilidade entre os diversos tipos de sangue:

ABO Substncias % Pode receber de Tipos Aglutinognio Aglutinina Frequncia A+ B+ A+ 0+ A- B- AB- ONo AB+ AeB 3% X X X X X X X X Contm A+ A Anti-B 34% X X X X B+ B Anti-A 9% X X X X Anti-A e O+ No Contm 38% X X Anti-B No ABAe B 1% X X X X Contm AA Anti-B 6% X X BB Anti-A 2% X X Anti-A e O- No Contm 7% X Anti-B

Tipos possveis de transfuso

As aglutinaes que caracterizam as incompatibilidades sanguneas do sistema acontecem quando uma pessoa possuidora de determinada aglutinina recebe sangue com o aglutinognio correspondente.

Indivduos do grupo A no podem doar sangue para indivduos do grupo B, porque as hemcias A, ao entrarem na corrente sangunea do receptor B, so imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente. A recproca verdadeira: indivduos do grupo B no podem doar sangue para indivduos do grupo A. Tampouco indivduos A, B ou AB podem doar sangue para indivduos O, uma vez que estes tm aglutininas anti-A e anti-B, que aglutinam as hemcias portadoras de aglutinognios A e B ou de ambos. Assim, o aspecto realmente importante da transfuso o tipo de aglutinognio da hemcia do doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor. Indivduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque no possuem aglutinognios A e B em suas hemcias. Indivduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque no possuem aglutininas no plasma. Por isso, indivduos do grupo O so chamadas de doadores universais, enquanto os do tipo AB so receptores universais.

Como ocorre a Herana dos Grupos Sanguneos no Sistema ABO? A produo de aglutinognios A e B so determinadas, respectivamente, pelos genes I A e I B. Um terceiro gene, chamado i, condiciona a no produo de aglutinognios. Tratase, portanto de um caso de alelos mltiplos. Entre os genes I A e I B h co-dominncia (I A = I B), mas cada um deles domina o gene i (I A > i e I B> i).

Fentipos A B AB O

Gentipos I AI A ou I Ai I BI B ou I Bi I AI B ii

A partir desses conhecimentos fica claro que se uma pessoa do tipo sanguneo A recebe sangue tipo B as hemcias contidas no sangue doado seriam aglutinadas pelas aglutininas anti-B do receptor e vice-versa.

Veja tambm:

O sistema MN de grupos sanguneos O sistema RH de grupos sanguneos

www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel11.php

You might also like