You are on page 1of 13

A TRAJETRIA DESCENDENTE DO AMANTE VICIADO, TIRANO, SDICO E MANIPULADOR EM NIKETCHE NA PAULINA CHIZIANE Elosa Porto Corra (UFRJ) Introduo

Niketche uma narrativa moambicana, escrita por uma mulher moambicana, sobre a mulher moambicana. No um livro feminista, como j disse a autora, Paulina Chiziane, em entrevistas, mas feminino, acerca de questes femininas: os paradigmas da sociedade moambicana machista; a represso e a violncia contra a mulher; como ficam as esposas dentro da poligamia; que sadas poderia a mulher tentar para amenizar seus dramas; etc. Como problematizar o feminino sem tocar no masculino seria simplesmente impossvel, diversas questes masculinas so iluminadas e criticadas na narrativa, diversas ideologias machistas so contestadas, muitas posturas masculinas so condenadas. O homem inicia a narrativa auto-suficiente e prepotente, empreendendo uma busca desenfreada, superficial e ftil por corpos femininos, que lhe ofeream momentos de prazer e de poder, mas termina aniquilado pelo envelhecimento e pela perda da virilidade, caindo na desgraa e na destruio. Assim, a narrativa marcada pela tenso entre duas polaridade: a feminina e a masculina, a passiva e a ativa, a lunar e a solar, a anima e o animus. A polaridade feminina representada por Rami e seus alteregos as outras mulheres de Tony , ambas pela metade, carentes de afeto, de recursos financeiros, de justia... A polaridade oposta representada por Tony, a matria deste artigo, inteiro para si, egosta, marido ausente, amante viciado, tirano, sdico, manipulador... Enfim, dois plos opostos, em tese complementares, mas na prtica em tenso insolvel. O Tony psicolgico um Amante Viciado, Tirano, Sdico e Manipulador Uma rpida anlise psicolgica da figura masculina central de Niketche revela uma personalidade conturbada. Tony um homem totalmente despreparado para a vida social e conjugal. dono de um corpo adulto, mas de uma psicologia imatura. Como amante um caador viciado em capturar e abandonar presas destroadas. Como marido egosta, tirano, manipulador e cruel. Como pai negligente e ausente. Como filho infantil e dependente. um cidado irresponsvel, omisso e aproveitador. Comandante que usa o poder para seu bem e no para o bem comum: engana, usurpa, manipula. Enfim, apenas um dos muitos exemplares masculinos fabricados em srie pelas sociedades patriarcais. Segundo os psicanalistas (Moore & Gillette, 1993: 9-11), o inconsciente humano equipado com arqutipos que fornecem as bases dos comportamentos humanos. Esses arqutipos se dividem em femininos (anima) e masculinos (animus). E os seres humanos, segundo seus hbitos, experincias pessoais, a sociedade em que esto inseridos, entre outros fatores, manifestam e desenvolvem estes potenciais masculinos e femininos em diferentes nveis:
(...) em nvel do inconsciente profundo, a psique de cada indivduo est assentada no que o psicanalista chamou de inconsciente coletivo, formado por padres instintivos e configuraes energticas provavelmente herdados geneticamente ao longo de todas as

geraes da nossa espcie. Esses arqutipos fornecem as prprias bases do nosso comportamento (...) (...)ainda que as pessoas no mundo exterior no satisfaam a expectativa arquetpica, o arqutipo est presente. constante e universal em todos ns. (...) Existem arqutipos que moldam os pensamentos, sentimentos e as relaes das mulheres, e outros que moldam os pensamentos, sentimentos e as relaes dos homens. Alm disso, os junguianos descobriram que em cada homem existe uma subpersonalidade feminina chamada Anima, formada por arqutipos femininos. E em cada mulher h uma subpersonalidade masculina chamada Animus, composta de arqutipos masculinos. Todos os seres humanos tm acesso a esses arqutipos, em maior ou menor grau, na verdade, na nossa inter-relao uns com os outros. (MOORE & GILLETTE, 1993: 9-11)

O comportamento da personagem masculina principal de Niketche, Tony, revela muitos desses arqutipos, dessas imagens primordiais masculinas presentes no inconsciente humano, que so reforadas socialmente ou inibidas, segundo cada tradio. Entretanto, esse animus em Tony no se apresenta na sua forma plena e amadurecida, mas no plo ativo da sombra disfuncional do arqutipo, segundo a classificao de Robert Moore e Douglas Gillette em seus estudos sobre os arqutipos do masculino:
Cada potencial energtico arquetpico na psique masculina tanto nas suas formas imaturas como nas amadurecidas possui uma estrutura trina, ou tripartite. No topo do tringulo fica o arqutipo na sua plenitude. Na base, ele vivenciado no que chamamos uma forma disfuncional bipolar, ou de sombra. Tanto na forma imatura como na amadurecida (isto , em termos de psicologia do Menino assim como na do Homem), essa disfuno bipolar pode ser vista como imatura, por representar uma condio psicolgica que no integrada nem coesa. A falta de coeso sempre um sintoma de desenvolvimento inadequado. (...) (MOORE & GILLETTE, 1993: 14)

Tony infantil e dependente da me, por vezes, o que demonstra como imaturo e despreparado para a vida adulta. Quando se v diante de problemas geralmente conseqncias de seus prprios atos impensados , recorre me, famlia, enfim ao auxlio de outros. Cria o problema, mas no tem maturidade para resolv-lo, como uma criana inconseqente.
(...) O Tony passou a noite ali. Chegou triste, cabisbaixo, como se carregasse nas costas o peso do mundo. E chorava como uma criana. Pediu algo para comer e a me serviu-lhe o pouco que tinha. Comida sem sal. Ardia em febre e delirava: envenenaram-me, me. (N: 113)

Moore e Gillette identificam quatro arqutipos do masculino amadurecido em sua plenitude: o Rei, o Guerreiro, o Mago e o Amante, arqutipos estes que podem, ainda, manifestar-se em dois plos disfuncionais, o ativo ou o passivo. Assim, o Tirano e o Covarde so os plos disfuncionais na sombra do arqutipo do Rei; o Sdico e o Masoquista so as sombras do Guerreiro; o Manipulador Frio e o Inocente Negador so as sombras do Mago; e as sombras do Amante so o Viciado e o Impotente. Nota-se em Tony um predomnio da polarizao disfuncional ativa desses arqutipos, sobretudo a do Amante Viciado. Tony aquele que nunca se contenta, que nunca restringe sua experincia sensual e sexual, aquele qu e tem sempre urgncia de gozar o mximo que esse vasto mundo de infinitos prazeres pode oferecer (MOORE & GILLETTE, 1993: 129).
(...) durante mais de seis meses. Vasculhei fantasmas. Persegui o rasto do meu homem, o que foi fcil, porque em cada passo ele caga um filho. Fui procurar a Julieta, a segunda, e encontrei uma fera (...) Tem cinco filhos e espera o sexto. Deu ao meu Tony muito mais do que eu que sou a dona do marido. Fui ver a Lusa. (...) Construiu razes sobre ela. So dois filhos a quem ele presta assistncia apenas quando lhe d na gana. (...) Fui ver a Saly, a

quarta. Ela tambm me deu muita sova e disse-me: Teu o que transportas contigo, no teu ventre, no teu estmago. (...) Este homem d-me aquilo que seu. Enquanto estiver comigo meu (...) O amor que ele me d quase nada, mas quanto basta para me fazer florir. Deu-me estes rebentos, so dois. (...) Fui ver a Mau, a quinta. Uma criana ainda. (...) Ela a mulher mais amada pelo Tony. (...) Aquela menina no deve ter mais de dezanove anos. Que ajuste de contas posso ter com uma criatura que nem tem a idade da minha terceira filha? (...) Enquanto me chateio com o meu marido ele no para de aprontar das suas. Ele como uma enguia nas guas revoltosas, nunca o consegui segurar. (N: 6868)

Ele vive para e pelo momento, preso por isso numa circular teia de imobilidade, que o impede de avanar rumo concretizao e solidificao de qualquer obra pessoal, profissional, etc. Est sempre procurando alguma coisa, uma outra aventura, incapaz de se aquietar, de ser feliz (MOORE & GILLETTE, 1993: 131). Seu nico objetivo de vida expandir sua experincia sexual, com isso anula qualquer possibilidade que se desvie dessa busca. Em outras palavras, no constri um lar, mas destri vrios, por onde passa. No possui uma vida, mas vrias possibilidades de vida destroadas e desprezadas. Mas, no a poligamia o vcio do Tony, como se poderia em princpio supor, segundo um olhar ocidental monogmico. A sua postura diante das mulheres que viciada e incompatvel com o Amante pleno: o seu descaso para com os sentimentos da esposa (das amantes, dos filhos e de quaisquer outros), a sua incomunicabilidade, a sua incapacidade de cuidar da parceira, o seu egosmo, a sua agressividade para com o outro (ou a outra) e a sua procura compulsiva por algum ou alguma coisa que ele sequer sabe o que . Fatos que mostram que suas estruturas internas ainda no se solidificaram, tornando-o incapaz de ver a Unidade que lhe traria a calma e o equilbrio (MOORE & GILLETTE, 1993: 133):
O Tony est a roncar como um sapo, no sei o que que lhe deu hoje para vir dormir aqui. Est ao meu lado, mas mais distante do que as nuvens do horizonte. Dormiu sem falar comigo. Quando pergunto alguma coisa ele rosna-me um sim ou no e no diz mais nada. impenetrvel como uma pedra macia. Inviolvel como uma muralha. (...) - Tony. Responde-me. Por que te ausentas? - Acordaste-me s para fazer essa pergunta? - Tony, andas a trair-me, no ? (...) - Traio? No me faa rir, ah, ah, ah, ah! A pureza masculina, e o pecado feminino. S as mulheres podem trair. Os homens so livres, Rami. (...) (N: 30-32)

Diferentemente do Tony, o Amante em sua plenitude pode tambm se expressar atravs da poligamia, de uma srie de monogamias ou da promiscuidade, amando todas plenamente, com a sua infinita capacidade de amar, de forma que cada uma se sinta especial e importante (MOORE & GILLETTE, 1993: 129). Com isso, ele no destri vrias possibilidades de vida, como faz Tony, mas constri e concretiza todas aquelas que atravessam seu caminho. O carinho com que a tia de Rami rememora sua poca de vigsima esposa de um rei a prova de que um Amante capaz de respeitar, contentar e fazer feliz inmeras mulheres (filhos e outros ao seu redor):
Noto muito orgulho e muita vaidade no tom da sua voz. No consigo perceber a razo daquela felicidade, num lar com mais de vinte esposas, sem direitos nem liberdade nenhuma. - Eram felizes l?

- Havia liberdade, muita liberdade. As damas no passavam carncias de espcie alguma. Nem afectivas. (...) Mesmo assim, para qu tanta mulher e tanto filho? A tia Maria olha para mim e sorri. Cada tempo a sua histria diz ela. A prosperidade mede-se pelo nmero de propriedades. A virilidade pelo nmero de mulheres e filhos. Um grande patriarca deve ter vrias cabeas sob o seu comando. (...) Na Bblia, s Ado no foi polgamo. (...) (N: 73-74)

Tony sente a mulher metonimicamente, ou seja, por uma parte fsica, e no como um ser total fsica e psicologicamente. Ele avalia as mulheres em funo do prazer ou da vantagem que lhe podem proporcionar e no pelosrelacionamentos (trocas) ntimos e humanos que se poderiam estabelecer (MOORE & GILLETTE, 1993: 133).
(...) Minhas pombinhas, saudou-nos ele com o sorriso mais franco do mundo, criador diante das fmeas reunidas no curral. (...) A Mau o meu franguinho diz , passou por uma escola amor, ela uma doura. A saly boa de cozinha. Por vezes acordo de madrugada com saudades dos petiscos dela. Mas tambm boa de briga, o que bom para relaxar os meus nervos. (...) a Lu boa de corpo e enfeita-se com arte. Irradia um magnetismo tal que d gosto andar com ela pela estrada fora. (...) A Ju o meu monumento de erro e perdo. a mulher a quem mais enganei. (...) Da Rami? (...) a minha primeira dama. (...) ela a minha me, minha rainha, meu mago, meu alicerce. Tony desabafa Ju com amargura, cada uma de ns tem sua funo. Para ti as mulheres so objetos de uso assim como papel higinico. (N: 138-139)

Ao lado do Amante Viciado, outros plos ativos tambm se manifestam em Tony, como o Tirano. Ele
explora e maltrata, cruel, impiedoso e insensvel quando est atrs do que considera seu interesse pessoal. A sua forma de degradar os outros no tem limites (...). Age assim porque lhe falta estrutura interior e porque tem medo terror, realmente de sua prpria fraqueza oculta e de sua impotncia latente (MOORE & GILLETTE, 1993: 63). O Tony convocou um conselho de famlia, para se queixar da nossa m conduta, e faz um alarido imenso como se o tal problema fosse gigantesco. Ele precisa dessa reunio para colher idias. Para ganhar testemunhas da sua desgraa e aliviar a conscincia. Quer ganhar aliados para melhor segurar o seu rebanho, que lhe foge do controlo. (...) Como lhe servem? De joelhos. Preparam a galinha? Sim, preparamos. Qual a parte que lhe servem? As coxas, o peito, a moela. Tony, confirmas o que elas dizem? Confirmo, sim. Mas no me lembro de ter comido moela nenhuma. (...) Assim as crianas comem, as mulheres comem, por isso j no h hierarquia nem respeito nas famlias porque todos comemos por igual. (...)

A tenso do Tony liberta-se miraculosamente. Porque toda a gente lhe d razo e condolncias antecipadas pela sucesso de azares que ainda est por vir. Lana-nos um olhar de troa e de triunfo enquanto enxuga o rosto suado. Sente-se vingado. Acarinhado. (...) (N: 151-155)

Percebe-se tambm, neste fragmento, o lado Manipulador (ou o Mago da Sombra) do Tony, que usa as pessoas pensando em seu bem-estar, manobra os fatos e qualquer pequena informao que d costuma ser apenas o suficiente para demonstrar a sua superioridade (MOORE & GILLETTE, 1993: 109). Passa por cima at de seus filhos, em nome de seus fteis interesses, negligenciando-os e abandonando-os com a mesma velocidade com que os coloca no mundo:
Famlias? pergunta a Saly, furibunda. Ninhos de pssaros, isso sim. Feitos a correr sem a menor estrutura. Ovos desprotegidos. Ovos cados. Ovos podres, marginais. Que futuro esperamos para nossos filhos? No conhecem nem tias, nem avs, vivendo escondidos como toupeiras, sem pai presente, sem referncias. Apenas gente que cresce para encher o mundo. (N: 106)

Usa-os como escada para ostentar uma imagem viril e obter prestgio social, mas no se preocupa com seus destinos, como no se preocupara com os de suas mes, meras escadas para o prazer e o poder:
Diz-me, Tony, para que enganar mulheres e deix-las com filhos nos braos? O que querias tu com elas? Nada de srio, confesso. Orgulho, simples orgulho. Ter uma mulher aqui, um filho acol, d vaidade a qualquer macho. No sou o nico. Muitos homens fazem isso. (N: 299)

Em alguns momentos da narrativa, Tony revela-se tambm um Sdico (plo ativo da Sombra do Guerreiro), sobretudo quando espanca mulheres e encara isso como expresso de carinho.
A pobrezinha (Lu) estava descala, despenteada e tinha o ventre enorme, no final da gestao (...) tinha escoriaes nos braos, no rosto e sangrava. Perguntei-lhe por que ela estava assim. Nem respondeu. Chorou. Vi que tinha sido espancada e expulsa de casa pelo marido (Tony), quela hora e naquele estado. (...) Teve um parto prematuro por causa da pancada, do choque, do desgosto. (...) (N: 88) Sou um homem bom Rami, h homens piores do que eu. Fao tudo bem feito. Ter muitas mulheres o direito que tanto a tradio quanto a natureza me conferem. Nunca maltratei a Lu, bati nela algumas vezes, apenas para manifestar o meu carinho. Tambm te bati algumas vezes, mas tu ests a, no me abandonaste para lugar nenhum. A minha me foi sempre espancada pelo meu pai, mas nunca abandonou o lar. As mulheres antigas so melhores que as de hoje, que se espantam com um simples aoite. (N: 282)

Tony, por temer a fora reprimida do feminino, violenta-a ainda mais, oprime-a ao extremo, como forma de reafirmar seu poder, sua posio masculina.
De repente me recordo do meu av materno. Quando se embebedava, despedia os amigos suspirando: ah, minha mulher, meu tambor! Vou para casa tocar no meu tambor. Para que ela derrame as lgrimas que sinto. Para que sangre nela a minha ferida, a minha angstia. Para que ela adormea a raiva da minha alma. Para que faa vibrar a tristeza do meu ser e solte aquela melodia do choro que me embala. Tu no bates na tua mulher? Bate nela, bate, para entrares na dana da vida. Bate nela a tua angstia, a tua dor, a tua alegria, bate nela, bate. E quando ela gritar, tu suspiras em orgasmo pleno: ah, minha mulher, meu tambor! (N: 302-303)

No entanto, por trs e acima dessas posturas e convices de Tony, situam-se os paradigmas sociais, com sua influncia decisiva na modelagem e reforo da sombra ativa disfuncional dos arqutipos masculinos.

(...) Os problemas de uma mulher so classificados no arquivo das insignificncias, caprichos, incapacidades. So assim os pais. Sempre educando filhos para serem tiranos e as filhas para aceitarem tirania (N: 99)

So os paradigmas sociais embutidos na criao, na naturalizao de certos eventos, nos mitos e lendas, enfim na cultura e na tradio de um povo, que impedem muitas vezes um processo sadio de maturao, conduzindo a desvios de comportamento, em maior ou menor grau.
Talvez a psicologia do homem tenha sido sempre uma raridade no nosso planeta. (...) As terrveis circunstncias fsicas e psicolgicas sob as quais a maioria dos seres vivem quase todas as partes, quase o tempo todo, so desconcertantes. Os ambientes hostis quase sempre levam atrofia, deformao e mutao dos organismos. (MOORE & GILLETTE, 1993: 45)

Sob esse aspecto Tony no apenas agente perpetuador de uma dinmica social machista, mas tambm uma vtima fabricada pelo sistema. No se pode dizer sequer que ele escolheu esse papel, visto a presso social sobre o menino para que ele se transforme no Amante Viciado, Tirano, Sdico e Manipulador.
(...) no temos culpa (como nenhuma criana tem) do que aconteceu conosco e que nos atrofiou e nos deixou presos aos nossos primeiros anos de vida, quando nossas personalidades se formaram e quando ficamos empacados em nveis imaturos de masculinidade. Mas de nada nos serve aderir ao coro dos (...) que acusam a sociedade e deixam as coisas ficarem como esto. (MOORE & GILLETTE, 1993: 45)

Entretanto, a conscincia das distores sociais deve vir sempre acompanhada da ao transformadora da realidade externa e interna, por mais desafiadoras que estas possam parecer. No porque oprimido e opressor so ambos vtimas do mesmo sistema, que estes podem continuar no seu cmodo papel determinado, como faz Tony.
Diz-me, Tony, por que enganar mulheres e deix-las com filhos nos braos? O que querias tu? Nada de srio, confesso. Orgulho, simples orgulho. Ter uma mulher aqui, um filho acol, d vaidade a qualquer macho. No sou o nico. Muitos homens fazem isso. (...) No me culpes, Rami. No fui eu que inventei o mundo e as tradies. Muito antes de eu nascer os homens j eram assim. (...) O pas est cheio de mes solteiras. O caso delas no ser nem nico nem ltimo. (N: 299)

Percebe-se que Tony continua usufruindo as comodidades de seu posto de dominador, mesmo depois de ter constatado as injustias sociais enfrentadas pelas mulheres e de ainda ter prometido (num surto de Mago da Sombra, i.e., Manipulador) lutar para amenizar a opresso contra a Mulher.
Foi desumano o que fizeram contigo. Ah, cultura assassina! Ele entra em delrio. Diz que no sabia que a vida era m, nem imaginava que as mulheres sofriam tanto. Sempre achara que a sociedade estava bem estruturada e que as tradies eram boas, mas s agora percebe a crueldade do sistema. (...) Rami eu j morri assassinado pela tradio. Por isso assumo o risco de desafiar o mundo dos homens. Acabo de provar que dentro da humanidade vocs mulheres no so gente, so simples condenadas a viver nas margens do mundo. (N: 228)

A posio de Tony pela perpetuao daquilo que o favorece. Ainda quando rejeita Salu, o faz por medo, por sua impotncia diante da situao, e no para mudar o status quo ou por se preocupar de fato com a menina.

Todas essas posturas imaturas e inconseqentes de Tony trazem reflexos no apenas sua famlia e filhos, como tambm sociedade em geral e at a si prprio, visto o ser humano incompleto e infeliz que . Ele um cidado irresponsvel, um comandante de polcia, profissional da maior importncia para a sociedade, que negligencia e abandona seu posto por qualquer futilidade.
Mandei prender toda a gente que participou no saque, incluindo a minha prpria me. Eles tero que responder em tribunal por todos os seus actos de vandalismo cometidos na minha ausncia, Rami. E a ti, quem ir prender?Foste o autor moral de toda esta histria. (N: 231)

Omisso e aproveitador, usa o poder pblico em seu prprio benefcio e no para o bem comum. O um , portanto, o nmero decisivo na caracterizao do Tony, individualista, egosta e portador de uma espcie de egolatria, que o torna incapaz de somar, de trocar, de dialogar. Ele se fecha em seu prprio mundo, absorvido por seu dilatado ego e, quando muito, vomita monlogos egocntricos entrecortados pelas falas do outro, ou melhor, da outra. Quando ouve o outro, busca dados que possa reverter para seu prprio benefcio, manipulando, enganando, usurpando. Assim, Tony a encarnao extrema do plo disfuncional ativo da sombra do animus. Ele representa metonimicamente uma sociedade e uma tradio pautada em paradigmas sociais masculinos que reforam, naturalizam e fabricam em larga escala homens tiranos, compulsivos, sdicos e manipuladores. Esse fato gera opresso e violncia contra o feminino, contra a natureza, contra a sociedade como um todo, e at contra o prprio homem, privado que fica, na maioria das vezes, do acesso plenitude, to necessria ao equilbrio, harmonia interna e externa do ser e, enfim, felicidade. A trajetria descendente do macho da virilidade primaveril morte invernosa A trajetria seguida por Tony descendente. Ele inicia a narrativa no seu auge fsico, social, psicolgico e emocional: jovem, viril, bem sucedido profissional e socialmente, conquistador idolatrado pela esposa e amantes, etc... Mas, termina absolutamente destroado: envelhecido, desprestigiado, quase falido, desprezado e abandonado pelas mulheres. A transio entre o incio e o fim do homem, entretanto, no gradativa e natural, mas brusca e violenta. Isto porque ele estende ao mximo sua juventude primaveril, recusando-se a aceitar o outono e lutando para evitar o inverno. Mas, por fim, o inverno se impe devastador e no aceita prorrogaes, finalizando um ciclo (Tony) e preparando a natureza para a prxima primavera, incio de um novo ciclo. As estaes do ano so regidas pelas movimentaes do Sol (solstcio e equincio), smbolo masculino constantemente associado em Niketche ao Homem, centro da sociedade moambicana, assim como de todas as sociedades patriarcais. Nas nossas aldeias a vida virgem, homem e mulher so gmeos da natureza, regidos pelo sol e pelas estaes do ano confirma Mau. (N: 312) O Sol rege a Natureza e a vida dos seres vivos. O Homem rege o mundo social (a mulher e outros homens) e subjuga o mundo natural (animais e plantas), portanto

detm os domnios do Sol: Todo o homem um sol. uma estrela que fala pelo silncio e vive eternamente. (N: 307) Para tanto, a trajetria masculina da narrativa segue o mesmo movimento descendente que as estaes do ano: primavera (flores), vero (frutos), outono (folhas secas) e inverno (morte que aduba). O pice masculino est nos alvores da primaveril juventude fsica e sua decadncia na outonal degenerao do corpo e da fora fsica, que lhe garantiam o poder. O fim da trajetria tambm o reincio de um novo ciclo masculino, atravs de um novo homem, ou melhor, de um homem novo.
(...) Ele esconde o rosto. Chegou a hora de o caracol se abrigar na sua concha. Depena-se com o prprio bico como um papagaio velho. Demite-se do amor como um boi castrado e dobra as asas em pleno vo. a mensagem do outono, o inverno est prestes a entrar. (N: 323)

O solstcio de inverno (CHEVALIER & GHEERBRANT, 2001: 841) abre, portanto, uma fase ascendente, j que a morte fertiliza e empreende a renovao. Ascendncia esta que ser interrompida pelo solstcio de vero (Idem, p. 841), fase descendente em que se inicia a gradativa degenerao, envelhecimento, ressecamento das folhas que cairo no outono. Tony prorroga a primavera pelo vero e pelo outono adentro numa tentativa, em princpio inconsciente, de adiar o envelhecimento e a perda dos benefcios (sociais, fsicos...) trazidos pela juventude.
(...) por que nos largam como trouxas para perseguir novas primaveras e novas paixes? (...) Quem disse aos homens velhos que as mulheres maduras no precisam de carinho? Oh, meu Tony! Queria tanto que estivesses presente. Traz-me de novo a primavera. (...) (N: 14)

Este adiamento, entretanto, tornar-se- cada vez mais consciente, desesperado e agonizante, medida que o corpo d sinais de cansao, chegando ao ponto de ostentar uma virilidade de aparncias.
(...)nosso amor um jogo de adolescentes, abrao aqui, passeio ali. (...) Sou mulher, meu Deus, sou mulher e jovem, o sangue nas minhas veias corre, mas este homem insiste em alimentar-me s de batatas e flores. (N: 298)

Diante da fatal limitao fsica, o macho procura salvaguardar a fachada social, para no perder o pedestal em que o varo posto pela sociedade, cargo este conquistador, aventureiro e incompatvel com a velhice.
(...) Ele tem direito a tudo: a matar, amar, chamar e possuir. Ele um monumento perfeito. A sua imagem cresce em direo ao sol. Como a esttua de Zeus tem os ps assentes nos extremos opostos do dimetro do mundo, por isso tudo tem que passar por baixo das suas pernas. Os navios. As guas doces dos rios. As multides, os carros, os camies. E todas as mulheres do mundo! (N: 307-308)

A falta de um ritual de iniciao (preparao ou passagem), que introduza o homem nas novas fases de sua vida: adolescncia, casamento, velhice, dificulta o processo de transio, o amadurecimento e o acesso do homem cada etapa da sua vida, fazendo com que meninos (e meninas) entrem na idade adulta despreparados, bem como adultos resistam a entrar na velhice.
Falamos da iniciao masculina. Digo que o meu Tony tambm no freqentou nenhuma escola de iniciao, ao que ela afirma: O teu marido tambm no homem, apenas criana. (...) Ela explica-me a primeira lio de iniciao masculina:

A primeira filosofia : trata a mulher como tua prpria me. (...) Toda mulher a personificao da prpria me, quer seja ela a esposa, a concubina, at mesmo uma mulher de programa. O homem deve agradecer a Deus tida a cor e toda a luz que a mulher d, porque sem ela a vida no existiria. Um homem de verdade no bate na sua me, as sua deusa, na sua criadora. Mas isso do norte recordo , eu sou daqui, do sul. (N: 41-42)

Por trs desse banimento de rituais de iniciao ou da poligamia informal que se instaura sob uma monogamia fictcia, percebe-se uma ocidentalizao crescente da cultura moambicana. Ocidentalizao esta que desencadeia a fragmentao ou a deturpao de costumes, forte colaboradora tambm para a desestruturao do masculino (e tambm do feminino) e para o desequilbrio social cada vez maior.
Mas o ritual para transformar meninos em homens no se limita s nossas conjecturas acerca dessas cavernas antigas (santurios para rituais de iniciao) (...) os ritos de iniciao sobrevivem at hoje em culturas tribais existentes na frica, na Amrica do Sul. (...) Estes assemelham-se a antigos contos folclricos e mitos. (...) (MOORE & GILLETTE, 1993: 4)

Esta viso dos costumes do ocidente, por outro lado, tambm serve de paralelo para muitas crticas feitas pela narradora tradio moambicana, que garantia harmonia social sim, mas custa do sacrifcio feminino, muitas vezes. Assim, Tony, como muitos outros, chega a um rigoroso inverno sem passar pela transio outonal. Adia tanto o amadurecimento, que apodrece ainda verde. Depara-se com o iminente fim, sem ter conseguido se desprender do incio.
(...) Ele esconde o rosto. Chegou a hora de o caracol se abrigar na sua concha. Depena-se com o prprio bico como um papagaio velho. Demite-se do amor como um boi castrado e dobra as asas em pleno vo. a mensagem do outono, o inverno est prestes a entrar. (N: 323)

Ele encontra-se repentinamente velho, mas sem o amadurecimento necessrio, a sabedoria e a serenidade para aceitar o fato e localizar neste seus pontos positivos. O que deveria ser uma transio lenta e gradativa torna-se um corte brusco, violento e castrador.
(...) Agora que foste dado como morto, veja com os teus olhos o que sobrou de ti. (...) Um homem mede-se pela solidez da obra que deixa, quando a morte chama. Olha tua volta: o que vs? Runas, desolao, tristeza. Construste o teu castelo na areia do mar, foi derrubado pela mar, pelo vento, pelos gatos, pelos ratos, s um homem fraco, um homem pobre, meu Tony. (...) Parece um monumento de impotncia. (N: 230-231)

Segundo a narrativa, o lado positivo do outono seria justamente usufruir a colheita, aps um duro trabalho de plantio e cultivo nas estaes anteriores. Entretanto, Tony no tem o que colher. S pode colher aquele que no apenas plantou, mas tambm cultivou. Tony plantou, semeou muitas famlias e filhos, mas no regou, no cuidou de nenhuma e, por isso, passar o outono e o inverno de sua vida, mingua de realizaes, desamparado.
(...) O Tony respira fertilidade e germina como sementes de abbora, multiplicando-se s dzias como ninhadas de ratos. Por este andar, o Tony chegar aos cinqenta filhos, com tantas mulheres novas e belas que nascem em cada dia. (N: 97) desagradvel ter que marcar audincias com as minhas prprias mulheres. (...) pior de tudo, meus filhos seguem o exemplo das mes, no me ligam. De tudo ter, acabei no tendo nada. As minhas esposas esvoaam como pssaros numa gaiola aberta, espantado,

mulheres a quem amordaava as asas e afinal sabem voar. Ontem, vendedeiras de esquina eram submissas e me adoravam. Hoje, empresrias, j no me respeitam. (N: 303)

No colhe conhecimento, nem sabedoria, porque plantou meras experincias sensoriais e sensuais. No colhe afeto, carinho, respeito, apenas mgoa, ressentimento e arrependimentos, pois no construiu nada, apenas ignorou e destruiu. S lhe resta a morte social, a perda do poder e a humilhao. Este o fim de toda a sua prepotncia machista, como ocorrera com o idoso duplo dele ou vice-versa no incio da narrativa.
(...) o sofrimento desta mulher foi uma constante nas linhas do tempo. Ela reage e grita para o mdico: Velho rabugento! Suportei-lhe a vida inteira. Se no quer que eu fale, ento que morra! A velha abandona o companheiro estendido na maca. (...) Aquela cena me encanta, me choca e me espanta. O corpo do velho cai como fruta podre, mas a vaidade flutua no ar, como um balo a caminho das estrelas. Ele apenas fogo de palha, na ltima chama. Ah! Prepotncia masculina! (N: 62)

Tony ainda se debate, luta agonizante para no se despedir do seu reinado de tirania, mas todas as mulheres abandonam-no, arranjam novos parceiros, amantes, assistentes conjugais para substituir o homem sem a espada da virilidade e do poder. o fim do ciclo do Tony. A sua morte social inicia um novo ciclo: novos vares e nova primavera.
Agora elas tm os negcios delas, j no me respeitam. (...) Ele ergue-se da cadeira. Abraa-me e me afaga com carinho (...) O meu corpo frio, mrmore, amianto, no arde. Larga-me e vai ter com as tuas mulheres de uma vez por todas. Quem no te quer mais sou eu. no penses assim. Tu s a minha segurana, meu porto seguro. (...) ao teu lado que eu quero morrer. (N: 301)

Com a psicologia possuda por Tony, sua trajetria no poderia ser das mais construtivas, realmente, seja para si prprio seja para as pessoas que o rodeiam. Seu perfil (plo extremo ativo da sombra do animus) s poderia conduzi-lo do alto do pedestal em que a sociedade eleva o homem para o fundo do poo da autodestruio.
(...) enquanto ele estiver possudo pelo Amante da Sombra, a energia funciona para a sua destruio e para a destruio das pessoas que o cercam. (MOORE & GILLETTE, 1993: 129)

Assim, so duas as estaes por que passa o macho: uma longa primavera, que invade forosamente o vero e o outono; e um curto e degradante fim de outono, abreviado pela morte invernosa. O vero galgado, portanto, e o inverno a morte para Tony (social, psicolgica, viril, ainda que no totalmente fsica). A decadncia e a destituio do velho abrem lugar para os novos vares reiniciarem o ciclo, ainda que com trajetrias diversas da sua. Novas primaveras que abrem a grande probabilidade da perpetuao da tirania machista. Mas, exatamente por serem novas, sempre deixam uma possibilidade (ainda que em menor escala) de alguma diferena ou de algum fazer a diferena, como fez Rami e como fez Vtor. Concluso

Esse animus disfuncional dominante de que exemplo o Tony, com sua conduta, seus valores e seus comportamentos reforados socialmente est destruindo cada vez mais o planeta e os entes que sobre ele vivem, no apenas a mulher, mas a natureza em geral e, no final das contas, o prprio homem, vitima de sua tirania e descuido. A mulher, ou melhor, as energias positivas femininas, da anima plena, apresentamse na narrativa como uma sada possvel para o equilbrio e para a construo de uma sociedade mais justa e equilibrada. No atravs de uma inverso de postos e posies, em que a mulher passasse de dominado a dominador e o homem de dominador a dominado, mas atravs de uma regulagem e ajuste da sociedade, para que a hierarquizao dos gneros seja abolida. O equilbrio, pois, a chave para a obteno de uma sociedade mais justa. E no h equilbrio se um dos plos do sistema binrio anulado, seja ele o feminino ou o masculino. O equilbrio s pode ser alcanado quando ambos os plos esto ativados na mesma proporo e dosados, ou seja, com cargas e descargas iguais de energia. Se o masculino e o feminino so os dois plos da sociedade, como pode haver equilbrio nesse sistema social se o masculino est ativado em carga/descarga to forte de energia que atinge a disfuncionalidade ativa? Enquanto isso, por outro lado, o feminino est to desativado que sua carga/descarga reprimida at a disfuncionalidade passiva. Esse desequilbrio social, portanto, reflete-se diretamente no ser, causando-lhe tambm um desequilbrio interno. De forma que, o masculino tende mais polarizao ativa, ao passo que o feminino tende mais passiva, justamente por causa do alargamento estrondoso dos canais quele, em detrimento do estreitamento absurdo imposto a este. Ora, se cada ser possui internamente as duas polarizaes: anima e animus, sendo a anima predominante no ser feminino e o animus no masculino, esses canais de carga e descarga de energia precisam ser regulados tambm no interior do ser. Isto para que o indivduo atinja particularmente o equilbrio. Assim, o equilbrio entre o feminino e o masculino essencial no apenas para a harmonia social, mas tambm para a plenitude e a harmonia interior do indivduo. Urge, portanto, o nivelamento e a maior democratizao das foras da anima e do animus, para que a eliminao de hierarquias de gnero possibilite um maior proveito das energias positivas tanto do feminino, quanto do masculino. Nivelamento e democratizao esses que no gerariam uma sociedade perfeita e nem seres perfeitos, porque as dosagens nunca seriam as ideais e exatas mas, certamente, caminhar-se-ia para uma convivncia social menos desumana entre seres menos desumanos, enfim para uma DESHumanidade menor. Bibliografia ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de. Masculino/Feminino: tenso insolvel. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. (Gnero Plural) CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de Smbolos. 16 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2001. CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma histria de poligamia. Lisboa: Caminho, 2002. ARTUR, Maria Jos. Editorial Mulheres e polticas no advento do milnio. Edio especial 7/04/99. Artigos recolhidos por... Jornal Notcias de Moambique, Maputo, 7/04/99.

. Editorial Direitos da Mulher, Direitos Humanos. Edio especial n 104. Artigos recolhidos por... Jornal Notcias de Moambique, Maputo, 7/04/98. . Editorial do Dia da Mulher Moambicana. Edio especial n 99. Artigos recolhidos por... Jornal Notcias de Moambique, Maputo, 7 de abril de 1997. . Editorial do Dia da Mulher Moambicana. Edio especial n 76. Artigos recolhidos por... Jornal Notcias de Moambique, Maputo, 7 de abril de 1996. JUDY, Dwight H. Curando a alma masculina: o cristianismo e a jornada mtica. Traduo de Maria Slvia Mouro Netto. So Paulo: Paulus, 1998. LARANJEIRAS, Pires. Paulina Chiziane: Saudades do paraso. Jornal de Letras. Lisboa, 15/10/2003. LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & Escritas nas Literaturas Africanas . Lisboa: Colibri, 1998. LEMOS, Virglio de. Mulheres pardas, azuladas ou roxas, ou do creolismo volpia, uma identidade que se busca na modernidade. In: Angius, Matteo; Zamponi, Mrio (orgs.) Ilha de Moambique. Moambique: AIEP Editore snc, 1999. LOPES, Jos de Sousa Miguel. Cultura acstica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moambique. So Paulo: Anais da III Conferncia de Pesquisa Scio-cultural, 2000. MANCELOS, Joo de. Passos novos numa dana antiga: NIKETCHE uma histria de poligamia, de Paulina Chiziane. Biblioteca Municipal de Aveiro, 27/10/2002. METAMORFOSES, n 3. Rio de Janeiro: CJS-UFRJ; Lisboa: Caminho, 2002. MONTEIRO, Dulcinia da Mata Ribeiro. Mulher: feminino plural:mitologia, histria e psicanlise. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1998. Moore, Robert; Gillette, Douglas. Rei, Guerreiro, Mago, Amante: a redescoberta dos arqutipos do masculino. Traduo de Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Campus, 1993. MURARO, Rose Marie & BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova conscincia para o encontro da diferena. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: lugar da ancestralidade na Fico angolana do sculo XX. Niteri: EDUFF, 1995. PAZ, Octvio. A dupla chama: Amor e Erotismo. Traduo de Wladir Dupont. So Paulo: Siciliano, 1994. PESSANHA, Jos Amrico Motta. Histria e fico: o sono e a viglia. In: RIEDEL, Dirce Crtes [org.]. Narrativa: fico e histria. Colquio UERJ. Rio de Janeiro: Imago, 1998. (Coleo Tempo e Saber) PRIORI, Mary Lucy Murray Del. A histria do corpo e a Nova Histria: uma autpsia. In: Dossi Nova Histria. Revista USP, Set-Nov, 1994, p. 49-55

SICUTERI, Roberto. Lilith: a lua negra. Traduo de Norma Telles. Rio de Janeiro: Paz e Terrra, 1985.

You might also like