You are on page 1of 23

3

Sumrio

1. INTRODUO 2. ANATOMIA DO SISTEMA 3. FISIOPATOLOGIA 4. SINAIS E SINTOMAS 5. DIAGNSTICO 6. TRATAMENTO 7. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM PROPOSTA

3 4 11 15 16 16 17

8. ANAMNESE E HISTRICO DE ENFERMAGEM DO PACIENTE EM ESTUDO 18 9. ADMISSO MDICA 10. EVOLUO MDICA 11. PRESCRIO MDICA 12. TERAPIA MEDICAMENTOSA 13. ADMISO DE ENFERMAGEM 14. EVOLUO DE ENFERMAGEM 15. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA 16. CONSIDERAES FINAIS 17. REFERNCIAS 18. ANEXOS 18 18 19 19 20 20 20 21 22 23

1. INTRODUO

O objetivo principal do estudo de caso o desenvolvimento da capacidade de analise de uma situao concreta e de sntese de conhecimentos construdos. Outros objetivos conhecer a patologia, nos habilitando a tomar decises de argumentao, ampliando nosso vocabulrio, desenvolvendo habilidades de expresso e a aprendizagem e possibilitando a interao com a situao. Tais aprendizagens so necessrias no momento atual, especialmente por pensar que os alunos e futuros profissionais sempre tero problemas novos pela frente, cuja a soluo ultrapassa a sala de aula. Nesse sentido, o estudo de caso, possibilita a vivncia com situaes diferentes em campo de trabalho. Os contedos estudados e as aprendizagens correspondentes serviro de referncia para solucionar e nos ensinar a lidar com situaes futuras.

2. ANATOMIA DO SISTEMA

ESTRUTURA DO ENCFALO E SUAS FUNES

CRTEX CEREBRAL

A palavra crtex vem do latim para "casca". Isto porque o crtex a camada mais externa do crebro. A espessura do crtex cerebral varia de 2 a 6 mm. O lado esquerdo e direito do crtex cerebral so ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Os lobos so as principais divises fsicas do crtex cerebral. O lobo frontal responsvel pelo planejamento consciente e pelo controle motor. O lobo temporal tem centros importantes de memria e audio. O lobo parietal lida com os sentidos corporal e espacial. O lobo occipital direciona a viso.

Funes:

Pensamento Movimento voluntrio Linguagem Julgamento Percepo

CEREBELO

A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno crebro. O cerebelo fica localizado ao lado do tronco enceflico. parecido com o crtex cerebral em alguns aspectos: o cerebelo dividido em hemisfrios e tem um crtex que recobre estes hemisfrios.

Funes:

Movimento Equilbrio Postura Tnus muscular

TRONCO ENCEFLICO E MESENCFALO

O Tronco Enceflico uma rea do encfalo que fica entre o tlamo e a medula espinhal. Possui vrias estruturas como o bulbo, o mesencfalo e a ponte. Algumas destas reas so responsveis pelas funes bsicas para a manuteno da vida como a respirao, o batimento cardaco e a presso arterial. Bulbo: recebe informaes de vrios rgos do corpo, controlando as funes autnomas (a chamada vida vegetativa): batimento cardaco, respirao, presso do sangue, reflexos de salivao, tosse, espirro e o ato de engolir. Ponte: Participa de algumas atividades do bulbo, interferindo no controle da respirao, alm de ser um centro de transmisso de impulsos para o cerebelo. Serve ainda de passagem para as fibras nervosas que ligam o crebro medula.

Funes:

Respirao Ritmo dos batimentos cardacos Presso Arterial

MESENCFALO

Funes:

Viso Audio Movimento dos Olhos Movimento do corpo

TLAMO

O tlamo recebe informaes sensoriais do corpo e as passa para o crtex cerebral. O crtex cerebral envia informaes motoras para o tlamo que posteriormente so distribudas pelo corpo. Participa, juntamente com o tronco enceflico, do sistema reticular, que encarregado de filtrar mensagens que se dirigem s partes conscientes do crebro.

Funes:

Integrao Sensorial Integrao Motora

SISTEMA LMBICO

O Sistema Lmbico um grupo de estruturas que inclui hipotlamo, tlamo, amgdala, hipocampo, os corpos mamilares e o giro do cngulo. Todas estas reas so muito importantes para a emoo e reaes emocionais. O hipocampo tambm importante para a memria e o aprendizado. Funes:

Comportamento Emocional Memria Aprendizado Emoes Vida vegetativa (digesto, circulao, excreo etc.)

O SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso Central recebe, analisa e integra informaes. o local onde ocorre a tomada de decises e o envio de ordens. O Sistema Nervoso Perifrico carrega informaes dos rgos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os rgos efetores (msculos e glndulas).

ENCFALO

o centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como os celenterados e equinodermes como a estrela-do-mar possuem um sistemas nervoso descentralizado sem encfalo, enquanto as esponjas no possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o encfalo localiza-se na cabea protegido pelo crnio, prximos aos aparatos sensoriais primrios: viso, audio, equilbrio, paladar e olfato.

MEDULA ESPINHAL

Na medula espinhal residem todos os neurnios motores que enervam os msculos e tambm os eferentes autnomos. Recebe tambm toda a sensibilidade do corpo e alguma da cabea e atua no processamento inicial da informao de todos estes inputs (neurnios sensitivos).

SISTEMA NERVOSO SOMTICO

composto por neurnios que esto submetidos ao controle consciente para gerar aes motoras voluntrias, resultantes da contrao de um msculo esqueltico. Sua principal funo inervar a musculatura esqueltica, responsvel pelas aes voluntrias, como a movimentao de um brao ou perna.

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO

a parte do sistema nervoso que est relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funes como a respirao, circulao do sangue, controle de temperatura e digesto.

10

SISTEMA NERVOSO SIMPTICO

O sistema nervoso simptico estimula aes que permitem ao organismo responder a situaes de estresse, como a reao de lutar, fugir ou uma discusso. Essas aes so: a acelerao dos batimentos cardacos, aumento da presso arterial, o aumento da adrenalina, a concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automtica, independentemente da nossa vontade.

SISTEMA NERVOSO PARASSIMPTICO

o responsvel por estimular aes que permitem ao organismo responder a situaes de calma, como fazer yoga ou dormir. Essas aes so: a desacelerao dos batimentos cardacos, diminuio da presso arterial, a diminuio da adrenalina e a diminuio do acar no sangue.

11

3. FISIOPATOLOGIA

EPILEPSIA

As vrias formas de crise epilptica so provocadas por uma descarga eltrica descontrolada de um grupo de clulas nervosas do crebro, proporcionando uma srie de impulsos anmalos que tendem a alterar subitamente a funo que controla a rea cerebral onde a descarga foi originada, podendo alastrar-se difusamente e provocar um problema generalizado no funcionamento do crebro. Embora ainda no se conhea com preciso o mecanismo fisiopatolgico destas descargas eltricas caticas, sabe-se que podem ser provocadas por um estmulo exagerado dos neurnios: por exemplo, quando um grupo de neurnios mais sensveis do que o normal repentina e exageradamente ativado, de forma espontnea ou como resposta a um estmulo reduzido, sem a moderao e o equilbrio que o normal funcionamento do crebro necessita. Na maioria dos casos, englobados no conceito de epilepsia essencial, no possvel identificar qualquer leso orgnica que justifique o problema, embora evidencie uma predisposio gentica que pode ser transmitida hereditariamente. Em outros casos, designados epilepsia secundria, a dor provocada por uma leso ou cicatriz cerebral, por vezes mnima, originada por alteraes ou doenas que tenham provocado um problema irreversvel ao nvel dos neurnios, como um traumatismo cranienceflico, acidente vascular cerebral, tumor intracraniana, doena infecciosa (encefalite) ou um defeito na assimilao de oxignio pelo crebro durante a gravidez ou parto.

TIPOS DE CRISES EPILPTICAS

A epilepsia pode apresentar-se de formas muito distintas e com manifestaes muito diferentes de caso para caso, conforme a origem das descargas eltrica anmalas, a rapidez com que os impulsos so difundidos e o seu grau de propagao. Para, alm disso, a classificao dos possveis tipos de ataques epilpticos muito complexa. No entanto, possvel distinguir dois grandes grupos de crises epilpticas: as generalizadas e as parciais ou focais.

12

Nas crises epilpticas generalizadas, as descargas costumam ser originadas nos ncleos cinzentos da base do crebro, permitindo a rpida propagao dos impulsos anmalos a todo o crtex cerebral, o que provoca a perda de conscincia e outras manifestaes. A forma mais tpica corresponde s denominadas crises de grande mal, que se caracterizam por perda de conscincia acompanhada de convulses. Uma outra forma clssica corresponde s denominadas crises de pequeno mal ou ausncias, com alteraes do estado de conscincia, mas sem originar problemas motores evidentes. Nas crises epilpticas parciais ou focais, a descarga eltrica anmala apenas costuma afetar uma zona do crebro, cujo funcionamento apenas alterado temporariamente. De acordo com a rea afetada, pode tratar-se de uma alterao motora, sensitiva, dos rgos dos sentidos ou das funes cerebrais superiores.

CRISES DE GRANDE MAL

As crises epilpticas de grande mal so a forma mais frequente, a que mais chama a ateno e a que mais conhecida, desenvolvendo-se atravs de uma sequncia bem definida. Normalmente manifestam-se de uma maneira inconstante, mas existem vrios sinais e sintomas no muito especficos que tendem a evidenciar-se, mesmo antes do ataque, tais como alteraes de humor, irritabilidade ou insnias. Alm deste, podem ocorrer outros sinais e sintomas variados, mas especficos para cada paciente, os quais constituem a denominada aura epilptica, antecedente da manifestao da crise. Quando um episdio de grande mal do tipo tnico crnico se inicia, verifica-se uma perda do tnus muscular, o que provoca a queda imediata do paciente, seguindo-se alguns segundos de contraes musculares tnicas, ou seja, o paciente contrai involuntariamente os msculos, no se conseguindo deslocar - tambm pode acontecer que o paciente perca a conscincia. Por fim, durante vrios segundos ou minutos costumam ocorrer contraes crnicas, devido a uma sucesso de contraes e relaxamentos dos msculos do corpo - estas contraes correspondem ao que popularmente conhecido como convulses. Aps a paragem das convulses, surge uma fase de relaxamento muscular generalizada, a qual pode provocar uma insuficincia nos esfncteres e, por conseguinte, a emisso involuntria de urina. Embora o paciente recupere a conscincia de forma progressiva, muito provvel que este se encontre muito confuso e sonolento, ocasionalmente

13

com dores de cabea, sem se recordar do que lhe aconteceu. Esta fase pode durar alguns minutos ou at vrias horas, mas aps este perodo a recuperao costuma ser total.

CRISES DE PEQUENO MAL

Estes ataques, mais frequentes entre as crianas, caracterizam-se por no haver perda de conscincia e pela curta durao (em mdia meio minuto), com incio e fim bruscos. Estes ataques podem igualmente ser designados ausncias, porque o indivduo afetado fica "em branco" durante o mesmo, ou seja, no se lembra de nada, como se estivesse distrado e desligado da realidade que o rodeia. Na grande maioria dos casos, o indivduo afetado, de incio, fica imvel, com olhar fixo e pestanejar rpido, at que, por fim, prossegue com as suas atividades normais sem se recordar do que lhe aconteceu. Por vezes, pode haver diminuio momentnea do tnus muscular, que no chega a provocar a queda do paciente, ou discretas contraes musculares que provocam, por exemplo, desvio do olhar, subida de um dos ombros ou balancear da cabea. Embora as crises possam ser isoladas e sempre de curta durao, costumam repetir-se com uma frequncia varivel, chegando a manifestar-se, em algumas situaes, mais de centenas de vezes ao longo do dia. Em princpio, apesar de no representarem grande perigo, as suas consequncias esto dependentes da atividade que a vtima est a realizar quando do ataque. Para, alm disso, quando se repetem com frequncia, acabam por ter repercusses negativas no rendimento escolar da criana afetada - este pode ser o primeiro sinal de alerta para a famlia.

CRISES PARCIAIS

Nas crises parciais, como os efeitos da descarga anmala nos neurnios limitam-se a uma determinada rea do crebro, as manifestaes esto intimamente relacionadas com a atividade dos neurnios na zona em questo, sendo por isso que no se chega a produzir a total perda de conscincia. Como as distintas zonas do crebro tm diferentes funes, susceptveis de serem alteradas de acordo com a localizao do foco da descarga anmala, possvel produzirem-se vrios tipos de crises epilpticas parciais. As mais comuns so as crises parciais motoras, provocadas por descargas nos neurnios do lobo frontal, dando origem a alteraes dos movimentos musculares. O tipo mais frequente a denominada progresso jacksoniana, que afeta essencialmente a rea

14

motora do lobo frontal do crebro e se caracteriza pelo brusco aparecimento de uma srie de contraes musculares que comeam numa parte do corpo e vo se estendendo progressivamente s zonas adjacentes, por exemplo, de um dedo a todo o brao ou desde a boca a todo rosto e pescoo. A crise dura pouco tempo, cerca de alguns minutos, e no costuma ser acompanhada por perda de conscincia, embora o paciente possa ficar atordoado, tendo posteriormente a perfeita noo do que ocorreu. Por outro lado, as crises parciais sensitivas so originadas na rea sensitiva do lobo parietal do crebro e caracterizam-se pelo sbito aparecimento de formigueiros, insensibilidade ou dor nas zonas localizadas do corpo, com maior frequncia nas mos ou nos lbios. As crises parciais simples so provocadas por uma ativao anmala das reas do crebro que interpretam, ao nvel dos neurnios, os estmulos auditivos, visuais, olfativos ou gustativos. Numa destas crises, o paciente afetado por uma distoro do correspondente sentido ou por uma alucinao, ou seja, uma percepo na ausncia de estmulos externos reais. Por exemplo, a ativao de um foco no lobo occipital pode provocar a viso de figuras luminosas inexistentes ou uma momentnea perda da viso; a ativao de um foco na rea auditiva, situada na parte superior do lobo temporal, pode provocar a percepo de rudos estranhos ou uma diminuio transitria da audio; ativao de um foco na rea olfativa, situada na parte posterior do lobo temporal, pode originar a percepo de odores estranhos, por vezes muito desagradveis. Para, alm disso, tambm podem surgir crises parciais complexas, quando os focos epilpticos se situam nas estruturas profundas do lobo temporal que esto ligadas aos ncleos cinzentos da base do crebro e s formaes do tronco cerebral. Nestes casos, para alm de alteraes motoras, sensitivas e sensoriais, costumam surgir problemas nas funes psquicas superiores. Por exemplo, podem ocorrer alteraes da memria, como o esquecimento temporrio de dados biogrficos bsicos (nome, data de nascimento, pessoas conhecidas), recordaes inexistentes ou a sensao de j ter vivido uma situao (dj vu). As crises psicossensoriais correspondem a alucinaes sofisticadas, como a representao visual de uma cena que no existe na realidade ou a percepo de um fragmento de uma pea musical. As crises psicomotoras consistem na execuo automtica de atos relativamente complexos, como mastigar, movimentar a lngua, esfregar as mos ou pronunciar as palavras, sem ter conscincia disso. Aps este tipo de crises, cuja durao no

15

costuma ser superior a alguns minutos, o paciente normalmente apenas tem pequenas recordaes do que aconteceu. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia, 2013)

4. SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas de uma crise epiltica podem variar entre:


perda da conscincia; espasmos musculares que sacodem o corpo; perda do controle vesical; parecer confuso e desatento.

Estas crises convulsivas podem durar de 30 segundos a 5 minutos, mas existem casos onde podem permanecer por at 30 minutos, e neste caso pode lesionar o crebro deixando leses irreversveis. Aps a crise o indivduo ficar confuso e desorientado, devendo ser acalmado e se possvel levado para o conforto do seu lar.

16

5. DIAGNSTICO
O diagnstico da epilepsia feito com a observao da histria clnica do indivduo. Eletroencefalograma, tomografias e ressonncias magnticas realizadas no momento da crise epiltica podem sugerir a doena, pois quando realizadas entre crises, geralmente no se encontra qualquer anormalidade cerebral.

6. TRATAMENTO

A curar definitivamente da epilepsia pode ser possvel quando a doena provocada por uma alterao orgnica - por exemplo, um tumor intracraniano que pode ser removido, embora esta situao seja pouco comum. Em condies normais, apenas possvel efetuar um tratamento que vise a preveno do aparecimento da crise, cada vez mais eficaz graas utilizao de modernos medicamentos. Atualmente, existem inmeros medicamentos antiepilpticos, de entre os quais o mdico dever o mais adequado para cada caso e a sua dosagem correta. um tratamento prolongado que necessita de controles peridicos para ajustar as doses, de modo a que os medicamentos anticonvulsivantes utilizados sejam suficientemente eficazes para prevenir as crises e para que ao mesmo tempo no se produzam efeitos secundrios desagradveis, como sonolncia e diminuio da ateno. Muitas vezes, a medicao deve ser tomada ininterruptamente durante toda a vida; noutros casos, ao constatar-se que j no existem crises durante um perodo de dois ou trs anos, pode ser ponderada a suspenso do tratamento. (www.tuasaude.com/eplepisia/tratamento, 2013)

17

7. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM PROPOSTA

Banho no leito Administrao de dieta sob superviso Administrao de medicao de horrio Mudana de decbito

18

8. ANAMNESE E HISTRICO DE ENFERMAGEM DO PACIENTE EM ESTUDO

Nome: F.M.B. Sexo: Feminino Idade: 69 anos Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Feirense BA Residncia: Bairro Queimadinha, rua Amaznas, n 70, Feira de Santana BA. Grau de escolaridade: Ensino fundamental Profisso / ocupao: Aposentada Data de internao: 07/04/2013

9. ADMISSO MDICA

07/04/2013 1:45 Paciente trazida pelo SAMU com histrico de crise convulsiva retratante. Familiares relatam que a paciente j sofreu um principio de AVC. Aps estabiliza-la iniciouse procedimentos de oxigenoterapia._________________E.P

10. EVOLUO MDICA Suspeita de Diagnstico 1. AVC, 2. Epilepsia

19

11. PRESCRIO MDICA Hidantal 100mg EV. Em 08/08hs. Fenobarbital 200mg EV. 08hs. AAS 100mg VSNE. 10hs. Sinvastatina 40g VSNE. 10hs.

12. TERAPIA MEDICAMENTOSA

Hidantal Hidantal um medicamento anti-convulsivo que tem como substncia ativa a Fenitona. Esse medicamento de indicado para o tratamento de epilepsias e de crises convulsivas isoladas. A sua ao sobre o sistema nervoso central impede a propagao de qualquer atividade epilptica.

Fenobarbital O fenobarbital um anticonvulsivante, hipntico e sedativo, que pode ser conhecido comercialmente como como Gadernal; Edhanol, Garbital, Barbitron ou Unifenobarb. E um medicamento da classe dos barbitricos, que age deprimindo o sistema nervoso central.

AAS A aspirina um analgsico, anti-inflamatrio, antitrmico e antiplaquetrio, que usa como princpio ativo o cido acetilsaliclico. Medicamento com o mesmo efeito podem ser encontrados comercialmente com os nomes de Bufferin, Somalgin, AAS com verso infantil, Alidor, Tromalyt, Melhoral entre outros.

Sinvastatina A sinvastatina o princpo ativo do medicamento conhecido como Zocor, e est indicada para a reduo do colesterol, quando a dieta apenas no for suficiente. A tomada da sinvastatina no substitui a dieta para baixar o colesterol.

20

13. ADMISO DE ENFERMAGEM

07/04/2013 01:00hs Paciente, idosa, 69 anos recebida na sala vermelha, trazida pelo SAMU, evolui, dispneica, hipoativa, extremidades perfundidas, em uso de mscara no reinalante, monitor multiparametrico registrando FC= 56 ipm, AVP em MSD e MSE fluente. Segue aos cuidados da equipe de enfermagem___________________________________________A.C

14. EVOLUO DE ENFERMAGEM

07/04/2013 09:30hs Paciente, idosa, encontra-se no leito, em decbito dorsal, afebril, extremidades perfundidas, sonolenta e momentos de agitao, ao exame fsico : couro cabeludo integro, esclerticas anictricas, MMOO normocrmicas, cavidade oral anadontica, pescoo ausncia de gnglios palpveis, trax simtrico e expansivo, abdome globoso, AVP em MSD fluindo SRL 500 ml, genitlia integra, eliminaes urinarias presentes e dejees ausentes no momento. SSVV, FC= 80 bpm, PA= 143x84 mmHg, FR= 29 ipm. Suegue aos cuidados de enfermagem.__________________________________________________T.S.G

07/04/2013 10:00 Realizado banho no leito e arrumao da unidade._______________T.S.G

15. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA

Banho no leito Administrao de dieta sob superviso Troca de Fralda Administrao de medicao de horrio Higienizao satisfatria

21

16. CONSIDERAES FINAIS

A paciente tem Epilepsia. Encontra-se Torporosa, responsivo s solicitaes verbais. uma paciente que precisa ter um cuidado de enfermagem constante, pois, a mesma encontrava-se quieta e em alguns momentos em euforia. preciso ter uma ateno maior na enfermagem em relao ao acompanhamento do paciente, no significa que por est quieta, ela no esteja sentindo dor, ou algo do tipo e com isso no possa vir evoluir insatisfatoriamente para um quadro pior.

22

17. REFERNCIAS

Sistema Nervoso. Anatomia e Fisiologia Humanas, Prof Ana Luiza. Disponvel em: < http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp>.Acesso em 16.Abril.2013.

Epilepsia.

Wikipdia.

enciclopdia

Livre.

Disponvel

em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia>. Acesso em 16.Abril.2013 .

< http://www.tuasaude.com/epilepsia/ >. Acesso em 16.Abril.2013.


Medicamentos. Referncia complementares de medicamentos. Centralx Bulas. Bulrio de Medicamentos. Disponvel em: < http://www.bulas.med.br>. Acesso em:
16.Abril.2013.

23

18. ANEXOS

Figura 1

Figura2

Figura 2

Figura 2

24

Figura3

Figura 4

You might also like