You are on page 1of 19

FUMAA de Incndios em Edificaes

Ivan Ricardo Fernandes

MB US T VE L

CO E T EN UR MB

CO
CALOR

INCNDIO
Fogo que foge ao controle do homem (NBR 13860)

VARIVEIS DAS FASES DO INCNDIO


(BS 3974 Application of fire safety engineering principles to the design of buildings Code of practice) Fase Inicial (ou ignio) Queima livre (ou crescimento) Inflamao generalizada (ou flashover) Incndio desenvolvido e extino (ou decaimento).

PRODUTOS RESULTANTES DA COMBUSTO


Dependendo do combustvel poderemos ter vrios produtos, inclusive txicos ou irritantes, tais como Gs Carbnico (CO2), Monxido de Carbono (CO), Fuligem, Cinzas, Vapor dgua, mais Calor e Energia Luminosa. Exemplos: PVC ............................................. CO e cido Clordrico (HCI) Isopor e Outros Plsticos.............. CO Poliuretano .................................. CO e Gs Ciandrico (HCN)

PRODUTOS RESULTANTES DA COMBUSTO


Fumaa uma mescla de gases, partculas slidas e vapores dgua. - Fumaa Branca ou Cinza Clara: indica que uma queima de combustvel comum. Ex: madeira, papel etc. - Fumaa Preta ou Cinza Escura: originria de combusto incompleta, geralmente de produtos derivados de petrleo, tais como: graxa, leos, pneus, gasolina, plsticos etc. - Fumaa Amarela, Vermelha: indica que est queimando um combustvel txico.

FUMAA
Fumaa uma mescla de gases, vapores dgua e partculas slidas finamente divididas. Sua composio qumica altamente complexa, assim como o mecanismo de formao. o produto da combusto que mais afeta as pessoas por ocasio do abandono da edificao. Sua presena pode ser percebida visualmente ou pelo odor.

EFEITO DA FUMAA NAS PESSOAS


aumenta a palpitao devido presena de gs carbnico. provoca lacrimejamento, tosses e sufocao, com consequente pnico. provoca o pnico por ocupar grande volume do ambiente. tira a visibilidade das rotas de fuga. debilita a movimentao das pessoas (desorientao) pelo efeito txico de seus componentes. Medo, intoxicao e asfixia.

COMPORTAMENTO HUMANO
As condies crticas durante um incndio em uma edificao ocorrem quando a temperatura excede a 75C, e/ou o nvel de oxignio cai abaixo de 10%, e/ou as concentraes de monxido de carbono ultrapassam 0,5% do volume do ambiente. Tais situaes adversas induzem a sentimentos de insegurana, que podem vir a gerar o pnico e descontrole e levar pessoas a saltar pelas janelas.

No WTC, quando a fumaa e o calor invadiram os ambientes, muitas pessoas quebraram janelas, buscando refrescar o local, e a entrada desse ar fresco trouxe os gases aquecidos para essas janelas. Vrias pessoas saltaram pelas janelas, sozinhas ou de mos dadas, mas tantas outras, que estavam mais prximas dos parapeitos, acabaram sendo empurradas pelas outras que buscavam respirar.

COMPORTAMENTO HUMANO

A fumaa, que dificulta a visibilidade, durante um incndio, contm CO, entre outros gases, que possui mais afinidade com a hemoglobina do sangue que o oxignio. Isso afeta o sistema nervoso central provocando sintomas como mal-estar, distrbios de funes motoras, perda de movimento, perturbaes de comportamento (fobia, agressividade, pnico, coma, etc.). A escassez de oxignio pode ocasionar a morte de clulas do crebro e levar leso que causa parada respiratria e morte.

PRODUO DA FUMAA
A produo da fumaa na combusto o volume do ar que penetra na coluna dos gases quentes, por segundo. O volume do ar na coluna depende de: a) permetro do fogo e b) calor gerado pelo fogo. A relao entre as razes, em volume e em massa, da fumaa produzida : 10 kg/s 8,2 m/s a 20C 10 kg/s 21,8 m/s a 500 C

MECANISMOS DE PRODUO DE FUMAA

PLUME DE FUMAA
O plume de fumaa composto por: 1. Vapores e gases provenientes da queima do material; 2. Partculas da decomposio; 3. Quantidade de ar quente, que alimenta a combusto.

Depende: 1. Do tipo de material que queima; 2. Do tamanho e forma do foco de incndio.

VOLUME, DENSIDADE E TOXIDADE DA FUMAA

ESTIMATIVA DE VOLUME

O Volume de fumaa depende: 1. Do permetro do incndio; 2. Da temperatura do incndio; 3. Da geometria do espao do incndio (distncia entre o piso e o teto)

CLCULO DA FUMAA PRODUZIDA


M = 0,096 P Y3/2 (g To/T)1/2
Onde: M = Massa de fumaa (Kg/s) P = Permetro do fogo (m) y = Distncia entre o piso e o teto (m) g = Acelerao da gravidade = 9,81m/s To = Temperatura absoluta do ar = 290K T= Temperatura das chamas dentro do plume de fumaa = 1100K = Densidade do ar = 1,22 Kg/m 17 C

APLICAO: Incndio de 3m x 3m
Altura Livre de Fumaa (m) 2 2,5 3 4 5 6 8 10 Dados da Fumaa (Kg/s) 6 9 12 18 25 33 51 71 Volume de Fumaa a 500 C (m/s) 13,1 19,6 26,2 39,2 54,5 71,9 111,2 154,8 Volume de Fumaa a 20 C (m/s) 5 7,5 10 14,9 20,7 27,4 42,3 58,9

TEMPO DE DESCIDA DA CAMADA DE FUMAA

t = [(20A)/(P g)] X [(1/ y1/2 -1/ h1/2)]


Onde: t = tempo para descer a camada de fumaa (s) A= rea do compartimento (m) P = permetro do fogo (m) g = gravidade (9,8 m/s) y = distncia do piso e a parte inferior da camada de fumaa(m) h = altura do compartimento (m)

APLICAO: Incndio de 3m x 3m
Altura do Edifcio (m) Edifcio com 100m Edifcio com 1.000m Edifcio com 10.000m Distncia da Distncia da Distncia da Fumaa ao Piso (m) Fumaa ao Piso (m) Fumaa ao Piso (m) Tempo em seg. 3 4 5 6 8 10 15 4 7 9 12 14 17 2 11 14 16 19 21 24 1,5 17 20 22 25 27 30 Tempo em minutos Tempo em minutos 3 0,7 1,2 1,5 2,0 2,3 2,8 2 1,8 2,3 2,6 3,1 3,5 4,0 1,5 2,8 3,3 3,6 4,1 4,4 4,9 3 6,9 11,5 15 20 23 28 2 18,4 23 26,5 31 35 40 1,5 28 33 36 41 44 49,5

MECANISMOS DE CONTROLE DE FUMAA

OBJETIVOS
Manuteno de um ambiente seguro nas edificaes, durante o tempo necessrio para abandono do local sinistrado, evitando os perigos da intoxicao e falta de visibilidade pela fumaa; Controle e reduo da propagao de gases quentes e fumaa entre a rea incendiada e reas adjacentes, baixando a temperatura interna e limitando a propagao do incndio; Prover condies dentro e fora da rea incendiada, que iro auxiliar nas operaes de busca e resgate de pessoas, localizao e controle do incndio.

CONDIO GERAL
Prover uma edificao de controle de fumaa dot-la de meios que promovam a extrao (mecnica ou natural) dos gases e da fumaa do local de origem do incndio, controlando a entrada de ar (ventilao) e prevenindo a migrao de fumaa e gases quentes para as reas adjacentes no sinistradas.

DEFINIES

DEFINIES
Hf - Altura da zona enfumaada: Altura mdia entre a face inferior da camada de fumaa e o ponto mais elevado do teto ou telhado. H - Altura da zona livre de fumaa: altura medida entre face superior do cho e a face inferior da camada de fumaa. H - Altura de referncia: mdia aritmtica das alturas do ponto mais alto e do ponto mais baixo da cobertura (ou do falso teto) medida a partir da face superior do piso. Barreiras de fumaa: Elemento vertical de separao montado no teto, com altura mnima e caractersticas de resistncia ao fogo, que previna a propagao horizontal de fumaa de um espao para outro.

Acantonamento: volume livre compreendido entre o cho e o teto/telhado, ou falso teto, delimitado por painis de fumaa.

Camada de fumaa (smoke layer): espessura acumulada de fumaa por uma barreira ou painel.

REQUISITOS GERAIS
Diviso dos volumes de fumaa a extrair por meio da compartimentao de rea ou pela previso de rea de acantonamento.

Extrao adequada da fumaa, no permitindo a criao de zonas mortas onde a fumaa possa vir a ficar acumulada, aps o sistema entrar em funcionamento.

Permitir um diferencial de presso, por meio do controle das aberturas de extrao de fumaa da zona sinistrada, e fechamento das aberturas de extrao de fumaa das demais rea adjacentes zona sinistrada, conduzindo a fumaa para as sadas externas ao edifcio.

10

TIPOS DE SISTEMAS
ENTRADA DE AR NATURAL NATURAL MECNICO EXTRAO DE FUMAA NATURAL MECNICO MECNICO

A escolha do sistema a ser adotado fica a critrio do projetista, desde que atenda as condies descritas na NPT. A lgica de funcionamento do sistema deve ser projetada de forma que a rea sinistrada seja colocada em presso negativa em relao s reas adjacentes. Deve ser acionada a exausto de fumaa apenas da rea sinistrada; concomitantemente, deve ser acionada a introduo de ar da rea sinistrada e tambm das reas adjacentes. Cuidados especiais devem ser observados no projeto e execuo do sistema de controle de fumaa, prevendo sua entrada em operao no incio da formao da fumaa pelo incndio, ou projetando a camada de fumaa em determinada altura, de forma a se evitar condies perigosas, como a exploso ambiental backdraft ou a propagao do incndio decorrente do aumento de temperatura do local incendiado. Para evitar as condies perigosas citadas no item anterior, deve ser previsto o acionamento em conjunto da abertura de extrao de fumaa da rea sinistrada, com a introduo de ar no menor tempo possvel, para que no ocorra a exploso ambiental.

Entrada de Ar Natural e Extrao Natural


EXTRAO NATURAL

BARREIRA DE FUMAA

ENTRADA DE AR

11

Entrada de Ar Natural e Extrao Mecnica


Exaustor natural de emergncia Exaustor mecnico Registro fechado Exaustor mecnico

Registro aberto

Registro Fechado

Entrada natural do ar

Entrada de Ar Mecnica e Extrao Mecnica


AlAPO DE EMRGENCIA EXTRAO MECNIICA Registro fechado Registro + aberto

sobrepresso

Depresso

Depresso

INTRODUO MECNICA DE AR

Depresso

ENTRADA DE AR

EXIGNCIAS DO SISTEMA
Espaos amplos (grandes volumes); trios, malls e corredores; Rotas de fuga horizontais; Subsolos. Obs: Para algumas ocupaes substituem a Compartimentao Vertical.

A Tabela 2 do Anexo A da NPT 15, indica por ocupao as partes da edificao que devem possuir controle de fumaa.

12

COMPONENTES DE UM MECANISMO DE CONTROLE DE FUMAA


Sistema de Extrao Natural Sistema de Extrao Mecnica Outros Sistemas

EXTRAO NATURAL
A Entrada de Ar pode ser: Aberturas de entrada localizadas nas fachadas e acantonamentos adjacentes; Pelas portas dos locais a extrair fumaa, localizadas nas fachadas e acantonamentos adjacentes; Pelos vos das escadas abertas; Abertura de ar por insuflao mecnica por meio de grelhas e venezianas. A Extrao de Fumaa, atravs dos exaustores naturais, que so: Abertura ou vo de extrao; (Ex:clarabia) Janela e veneziana de extrao; Grelhas ligadas a dutos; Registros corta-fogo e fumaa; Mecanismos eltricos, pneumticos e mecnicos de acionamento dos dispositivos de extrao.

13

EXTRAO MECNICA
A Entrada de Ar pode ser: Abertura ou vo de entrada; Pelas portas; Pelos vos das escadas abertas; Abertura de ar por insuflao mecnica por meio de grelhas; Escadas pressurizadas. A Extrao de Fumaa, atravs de: Grelha de extrao de fumaa em dutos; Duto e peas especiais; Registro corta-fogo e fumaa; Ventiladores de extrao mecnica de fumaa; Mecanismos eltricos, pneumticos e mecnicos de acionamento dos dispositivos de extrao de fumaa.

OUTROS SISTEMAS
Sistema de deteco automtica de fumaa e calor; Fonte de alimentao; Quadros e comandos eltricos; Acionadores automticos e mecnicos dos dispositivos de extrao de fumaa; Sistema de superviso e acionamento.

ELEMENTOS DO SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAA


Barreira de fumaa Grelhas e Venezianas Circuitos de Instalao Eltrica Comando dos Sistemas Dutos Fonte de Alimentao Eltrica Registros Corta-Fogo e Fumaa Ventiladores de Extrao de Fumaa

14

Barreira de Fumaa

Mnimo de 0,5 m

Boca de Extrao Vitrine rea ajacente (loja)

2m

Barra de Fumaa Corredor ou hall

trio

Grelhas e Venezianas
Devem ser de materiais incombustveis utilizados na conduo de ar, podendo conter dispositivos corta-fogo (ex. dumpers) quando necessrio. O grau resistncia ao fogo deve ser igual aos especificados para os dutos. Quando instaladas em abertura ou vo de fachada, seu dispositivo de obturao deve permitir abertura em um ngulo superior a 60. A relao entre as dimenses transversais de uma veneziana ou grelha de fumaa natural no deve ser superior a dois.

Grelhas e Venezianas (Clarabias)

15

Circuitos de Instalao Eltrica


Os circuitos de alimentao das instalaes de segurana devem ser independentes de quaisquer outros e protegidos de forma que qualquer ruptura, sobretenso ou defeito de isolamento num circuito no danifique ou interfira em outros circuitos. As canalizaes eltricas, embutidas ou aparentes, dos circuitos de alimentao devem ser constitudas e protegidas por elementos que assegurem, em caso de incndio, a sua integridade durante o tempo mnimo de 2 h.

Comando dos Sistemas


As instalaes de controle de fumaa devem ser dotadas de dispositivo de destravamento por comandos automticos duplicados por comandos manuais, assegurando as seguintes funes: a) Abertura dos registros ou dos exaustores naturais do local ou da circulao sinistrada; b) Interrupo das operaes das instalaes de ventilao ou de tratamento de ar, quando existirem, a menos que essas instalaes participem do controle de fumaa; c) Partida dos ventiladores utilizados nos sistemas de controle de fumaa. Nos sistemas de comando manual os dispositivos de abertura devem ser de funcionamento mecnico, eltrico, eletromagntico, pneumtico ou hidrulico e acionvel por comandos dispostos na proximidade dos acessos aos locais, duplicados na central de segurana, portaria ou local de vigilncia de 24 h. Os sistemas de comando automtico devem compreender detectores de fumaa e calor, instalados nos locais, ou nas circulaes, atuando em dispositivos de acionamento eletromagnticos.

Comando dos Sistemas

16

Dutos
a) Para sistema de controle de fumaa natural: 1) Ser construdos em materiais incombustveis e ter resistncia interna fumaa e gases quentes de 60 min. 2) Apresentar uma estanqueidade satisfatria do ar. 3) Ter a seo mnima igual s reas livres das aberturas que o servem em cada piso. 4) Ter a relao entre as dimenses transversais de um duto no superior a dois. 5) Os dutos coletores verticais no podem comportar mais de dois desvios e qualquer um deles deve fazer com a vertical um ngulo mximo de 20.

b) Para sistema de controle de fumaa mecnico: 1) Ser construdos em materiais incombustveis e ter resistncia interna fumaa e gases quentes de 60 min. 2) Ter resistncia externa a fogo por 60 min, quando fizer parte de um sistema utilizado para extrair fumaa de diversos ambientes ou quando utilizado para introduo de ar. 3) Apresentar estanqueidade satisfatria do ar. 4) Ser dimensionado para uma velocidade mxima de 10 m/s quando for construdo em alvenaria ou gesso acartonado. 5) Ser dimensionado para uma velocidade mxima de 15 m/s quando for construdo em chapa metlica.

Dutos

17

Fontes de Alimentao
Deve ser feita a partir do quadro geral do edifcio por: a) Conjunto de baterias (nobreak), quando aplicvel; b) Grupo motogeradores (GMG).

Registros Corta-Fogo e Fumaa


Seu funcionamento est vinculado ao sistema de deteco de fumaa e calor, devendo ter a mesma resistncia ao fogo do ambiente onde se encontra instalado, possuindo resistncia mnima de 1 hora.

Ventiladores de Extrao de Fumaa


Os exaustores de fumaa devem resistir, sem alteraes sensveis do seu regime de funcionamento, passagem de fumaa, considerando a temperatura adotada, durante o tempo mnimo de 60 min. A condio dos ventiladores (em funcionamento/parado) deve ser sinalizada na central de segurana, portaria ou local de vigilncia de 24 h.

18

19

You might also like