You are on page 1of 15

UNIDADE 4 - CAPTAO

1) Introduo A captao um conjunto de obras e dispositivos, construdos ou montados junto a um manancial e que tem por finalidade criar condies para que a gua seja retirada do manancial, em quantidade capaz de atender o consumo. Para os mananciais de superfcie (rios, crregos, lagos e reservatrios artificialmente formados/barragens), existem vrios tipos de captao que podem ser empregados e que apresentam caractersticas que dependem de uma srie de fatores: conformao do leito do manancial associada topografia e a geologia local, velocidade da gua, qualidade da gua e variao do nvel da gua. Para os mananciais subterrneos, utilizam-se principalmente os poos profundos. As obras de captao devem ser projetadas e construdas de modo a: funcionar ininterruptamente em qualquer poca do ano; permitir a retirada de gua para o sistema de abastecimento em quantidade suficiente ao abastecimento e com a melhor qualidade possvel facilitar o acesso para a operao e manuteno do sistema. Os cursos de gua, normalmente no ponto de captao, esto em cota inferior ao sistema e por este motivo s obras de tomada esto quase sempre associadas s obras de uma estao elevatria.

2) Consideraes sobre a localizao das tomadas A captao de gua em cursos de gua, deve ser localizada em trecho reto ou, quando em curva, junto sua curvatura externa (margem cncava), onde as velocidades da gua so maiores, evitando-se assim, os bancos de areia que poderiam obstruir as entradas de gua. Nesta margem cncava as profundidades so sempre maiores e podero oferecer melhor submerso da entrada de gua. Por motivos de ordem sanitria o ponto de captao deve ficar situado sempre a montante da cidade, para evitar-se o aproveitamento de gua potencialmente poluda, contudo, por motivos econmicos a captao normalmente no local mais prximo a cidade, para que se obtenha uma reduo na extenso das adutoras. Em cidades prximas ao mar, e no caso da utilizao de rios que desemboquem no mar, o ponto de captao dever estar bem a montante, onde a ao da mar no se faz sentir, no que se refere salinidade (tratamento recomendado a osmose reversa).

46

3) Exemplos de captao 3.1) Captao em cursos de gua com pequenas vazes e baixa flutuao de nvel a. Margens estveis

b. Margens sujeitas eroso

c. Margens instveis

d. Leitos rochosos com lmina lquida muito baixa

47

e. Leitos arenosos com lmina lquida muito baixa 1- Barramento com enrocamento

2- Barramento com vertedouro mvel

48

f. Leitos arenosos com areia em suspenso

3.2)

Captao em cursos de gua com pequenas vazes e grande oscilao de nvel a. em leitos rochosos

b. Leitos arenosos

3.3)

Captao em cursos de gua com grandes vazes e pequena oscilao de nvel

Neste caso as instalaes de captao so similares s de captaes mostradas em 3.1, provavelmente, com as bombas instaladas afogadas quando as vazes a serem captadas, tambm, forem significativas.

49

3.4)

Captao em cursos de gua com grandes vazes e grande oscilao de nvel

3.5)

Captao em reservatrios de acumulao

50

PRINCIPAIS TIPOS DE CAPTAO a) Captao Direta empregada em cursos de gua perenes e volumosos, que esto sujeitos pequena variao de nvel. A captao limita-se tomada de gua, que um dispositivo que tem por finalidade retirar a gua do manancial. No caso do manancial apresentar o leito sujeito eroso, recomenda-se a construo de um muro de sustentao margem do rio, ou mesmo o revestimento desta margem. A tubulao que na extremidade fica a tomada pode ficar com apoiada sobre pilares ou sobre uma estrutura metlica. A tomada pode ser simplesmente um crivo, que no deve ficar com as aberturas voltadas contra o sentido da correnteza. Em cursos de gua que possuem pequena declividade e pequena lmina de gua. O crivo pode ser substitudo por tubos perfurados, que entram no manancial apoiados em pilares. b) Barragem de Nvel o tipo de captao mais empregado para o aproveitamento de pequenos cursos de gua, que apresentam o leito rochoso no local da implantao da barragem e quando o suprimento feito por gravidade. A condio para a utilizao da barragem de nvel que a vazo mnima do curso dgua supere a demanda mdia do dia de maior consumo. A barragem de nvel a soluo adotada, no caso do curso dgua apresentar pequena lmina de gua, incapaz de comportar o crivo com a devida folga nos perodos de vazo mnima; logo, a funo da barragem de nvel elevar o nvel da gua no ponto de captao. c) Canal de Derivao O canal de derivao nada mais do que o desvio parcial das guas de um rio, para facilitar a tomada. A entrada do canal normalmente provida de uma grade, que tem a finalidade de reter o material grosseiro suspenso. Quando o rio apresenta elevado teor de material em suspenso o canal de derivao pode ser tambm provido de caixa de areia. O dimensionamento da caixa de areia inicia com a determinao da menor partcula que se pretende eliminar. O clculo se baseia no princpio de que o tempo de sedimentao (da superfcie ao fundo) deva ser igual ao tempo de escoamento horizontal da gua na caixa de areia, logo: C = v t H = t
C H =v C H = Q S 1 C H = Q L H 1 C = Q L onde: C; H; L = comprimento; altura; largura da caixa de areia; v; Q; S = velocidade; vazo; seo de escoamento da gua; t = tempo; = velocidade de sedimentao de partculas.

Velocidade de sedimentao de partculas de areia em gua parada a 10 C. Dimetro da partcula (mm) 1,00 0,80 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,15 0,10 Velocidade (mm/s) 100 83 63 53 42 32 21 15 8 51

Recomendaes para projeto de caixas de areia: Relao comprimento/largura: C L 4 Velocidade de escoamento da gua na caixa de areia: v 0,40 m s Largura das caixas de areia: L 0,50m Na prtica devido a turbulncia que ocorre na caixa de areia (prejudica a sedimentao), costuma-se aumentar em 50% o valor do comprimento da caixa de areia.

d) Canal de Regularizao O canal de regularizao utilizado em riachos de pequena largura, que correm em leito de terra e que durante as estiagens apresentam uma reduzida lmina dgua. A finalidade do canal de regularizao uniformizar o leito do rio, em uma determinada extenso, atravs de um revestimento de alvenaria de pedra ou de concreto, permitindo assim que se lance mo de um artifcio para elevar o nvel da gua. Esta elevao obtida por meio de um enrocamento de pedra ou por uma comporta, que so colocados a jusante da tomada dgua. e) Torre de Tomada a captao mais utilizada em mananciais de superfcie que apresentam grande variao de nvel e nos quais a qualidade da gua varia com a profundidade. A torre de tomada a captao mais empregada nos reservatrios de regularizao, devido principalmente a grande variao de nvel. A torre de tomada fica sempre envolvida em gua e o nvel de gua no interior da torre acompanha s flutuaes do nvel externo. A torre provida de vrias comportas de tomada que se situam em nveis distintos, e a tomada que fica aberta a mais de cima, por apresentar gua de melhor qualidade. f) Poo de Derivao O poo de derivao uma torre de tomada situada margem do manancial. O seu emprego mais indicado quando esta margem se prolonga no interior do rio com declividade acentuada.

52

UNIDADE 5 - ADUTORAS
1) Introduo

Adutoras so canalizaes dos sistemas de abastecimento de gua que conduzem gua para as unidades que precedem a rede de distribuio. Elas interligam captao, estaes de tratamento e reservatrios e no distribuem a gua aos consumidores. Dependendo do sistema h casos em que partem ramificaes da adutora principal (subadutoras), para levar gua a outros pontos do sistema. As adutoras e sub-adutoras so unidades principais de um sistema de abastecimento de gua, necessitando de cuidados especiais na elaborao do projeto e na implantao das obras. Recomenda-se uma criteriosa anlise de seu traado em planta e perfil, a fim de verificar a correta colocao de seus rgos acessrios, assim como, ancoragens nos pontos onde ocorrem esforos que possam causar o deslocamento da peas.
2) Classificao das adutoras

a. Quanto natureza da gua transportada: adutoras de gua bruta; adutoras de gua tratada. b. Quanto energia para a movimentao da gua: adutora por gravidade: em conduto livre ou em conduto forado; adutora por recalque: recalque simples ou recalque mltiplo; adutoras mistas.
3) Traado da adutora

Uma vez definido o esquema geral do sistema de abastecimento de gua, cm a posio das diversas unidades em planta, dever ser feito o traado da adutora, que normalmente funo das caractersticas topogrficas do terreno. Entretanto, outros aspectos devem ser considerados para o traado da adutora, tais como: a influncia do plano de carga e da linha piezomtrica; localizao e perfil da adutora; faixas de servido ou desapropriao para implantao e operao das adutoras.
4) Consideraes gerais: materiais das adutoras

a) Qualidade da gua: o material da tubulao no dever prejudicar a qualidade da gua, no dever ser dissolvido pela gua, e se dissolver, no dever provocar danos aos usurios; b) Quantidade de gua: a seo da tubulao no dever sofrer modificao, e sua rugosidade interna, no dever sofrer alterao sensvel durante o decorrer do tempo; c) Presso de gua: Os materiais devem resistir aos esforos internos, inclusive contra os transitrios hidrulicos, sem provocar trincas, arrebentamentos e vazamentos nas juntas; d) Economia: os materiais devem satisfazer condies tcnicas pelo menor custo, ter durabilidade, resistir ao de choques, permitir o menor nmero de juntas e facilitar a operao e manuteno.
53

5) Tipos de adutoras nos sistemas de abastecimento

Adutora em conduto livre.

Adutora por gravidade em conduto forado.

Adutora por recalque.


54

Sistema com adutora mista, reservatrio de montante, sem tratamento.

Sistema com uma adutora, reservatrio de montante, sem tratamento.

Sistema com uma adutora e localizao inconveniente da reservao, sem tratamento.

Sistema com uma adutora, reservatrio de montante e tratamento junto reservao.

55

Sistema com uma adutora, reservatrio de montante e tratamento junto captao.

Sistema com duas adutoras e reservatrio de montante.

Sistema com uma adutora, reservatrio de jusante e tratamento junto captao.

ADUTORAS POR GRAVIDADE

As adutoras por gravidade podem ser em condutos livres ou em condutos forados


Adutoras por gravidade em conduto livre

a) Caractersticas gerais: - O lquido escoa com a superfcie livre, constantemente sob a presso atmosfrica. - A linha piezomtrica coincide com o nvel de gua no conduto. - Se o movimento for uniforme o perfil do conduto forosamente ser retilneo e a sua declividade equivale a perda de carga unitria, logo, devero ser executadas cortes ou tneis nos pontos altos e blocos de apoio e pontes nos pontos baixos das adutoras.

56

b) Tipos de condutos livres: Canais a cu aberto: podem ou no ser revestidos e a sua seo normalmente trapezoidal. Nos sistemas urbanos de abastecimento de gua, os canais a cu aberto s podem ser utilizados para conduo da gua bruta. Conduto livre provido de cobertura: so as galerias, os tneis e as canalizaes fechadas, onde o lquido no enche totalmente a seo de escoamento. Para as pequenas vazes prefere-se normalmente a seo circular e para as vazes maiores so utilizadas outras formas (retangulares, ovides, etc.). c) Dimensionamento das adutoras em conduto livre por gravidade: - Determinao da vazo de dimensionamento: Um conduto livre em funcionamento, em um determinado intervalo de tempo, fornece a vazo: Q = A v . No decorrer do tempo, a vazo pode variar em decorrncia sobretudo do estado das paredes do conduto e at por influncia da temperatura. A vazo de dimensionamento (Q), pode ser determinada da seguinte maneira: * Sistemas que no possuem reservatrios de distribuio: nesse caso a adutora dimensionado para atender a hora de maior consumo, no dia de maior consumo.

Q (L s ) =

P q k1 k 2 , onde: Q = vazo da adutora; k1 e k2 = coeficientes de 86400

variao de consumo; q = consumo mdio per capita; P = populao a ser abastecida. * Sistemas que possuem reservatrios de distribuio, com capacidade suficiente para funcionar como volante, para as variaes horrias de consumo de gua. o caso mais freqente na prtica e neste caso, a adutora dimensionada para atender a vazo mdia do dia de maior consumo.

Q (L s ) =
-

P q k1 86400

Clculo da velocidade: 12 A velocidade pode ser calculada pela frmula de Chezy: v = C (R I ) , onde: v = velocidade mdia; C = coeficiente de Chezy (natureza do conduto, estado das paredes, forma do conduto, seo molhada); R = raio hidrulico, I = declividade ou perda de carga unitria. O coeficiente C pode ser calculado, atravs de frmulas (frmula de Bazin, frmula de Manning. Frmula de Kutter). 12 Q = A v = A C (R I ) Velocidades e declividades limites: Para o perfeito funcionamento de um conduto livre a velocidade de escoamento da gua no deve ultrapassar certos limites recomendados pela prtica. Velocidades baixas propiciam a deposio de partculas em suspenso e velocidade altas podem provocar a eroso das paredes do conduto, logo, em qualquer um dos casos a seo de escoamento alterada, piorando as condies de funcionamento do conduto. Na prtica, de uma maneira geral, a velocidade que impede a deposio deve ficar compreendida entre 0,30 m/s e 0,45 m/s. Altas velocidades podem causar eroso, e a intensidade da eroso
57

depende da natureza do terreno (canais sem revestimento) ou do material da parede (canais com revestimento). Existem tabelas que nos fornecem a velocidade mxima para prevenir a eroso.
Tipo de material Velocidade mdia e mxima (m/s) Galerias revestidas de concreto 4,50 Galerias revestidas de tijolos 4,50 Tubos de ao e ferro fundido 3,60 6,00 Tubos de concreto 3,00 4,50 Tubos de madeira 4,50 Tubos no revestidos 3,60 Tubos revestidos de ao 3,60 6,00 Tubos revestidos de concreto 3,00 4,50 Calhas de qualquer tipo Menor que a velocidade crtica. Canais de terra comum 0,75 0,90 Canais de areia 0,30 0,60 Canais em rocha 2,40 4,50 Canais revestidos com concreto 3,00 4,50

Como v = C (R I ) , verifica-se que a velocidade cresce com a declividade, e portanto a declividade fica amarrada na velocidade.

12

Adutoras por gravidade em conduto forado

a)

Caractersticas gerais:

- Nos condutos forados o lquido escoa sob uma presso diferente da presso atmosfrica. - A canalizao funciona sempre cheia, isto , a plena seo e o conduto sempre fechado. - A canalizao geralmente acompanha a topografia do terreno, mas dever ser desenvolvida de tal forma que: * As presses internas no sejam muitas elevadas. * As presses sempre que possvel devero ser positivas (de dentro para fora do tubo) e, portanto a canalizao no pode ficar acima da linha piezomtrica. b) Dimensionamento das adutoras:

No dimensionamento de condutos forados a frmula mais empregada a frmula de Hazen-Williams: Q = 0,2785 C 2,63 D 0,54 J , onde: Q = vazo da adutora (m/s); C = coeficiente de Hazen-Williams; D = dimetro do conduto (m); J = perda de carga unitria (m/m).

58

c) Consideraes gerais: - No dimensionamento das adutoras em conduto forado por gravidade, alm da velocidade mnima de 0,30 m/s, as seguintes velocidades mximas devero ser observadas. Ferro fundido e ao 5,0 m/s Concreto 4,5 m/s Cimento amianto 3,5 m/s - Nos condutos forados em complemento s tubulaes, so utilizadas vrias peas especiais: * Nos condutos forados por gravidade: ventosas, registros de parada e registros de descarga. * Nos condutos forados por recalque: vlvulas de reteno, aparelhos antigolpe de arete.
Ventosas: so dispositivos colocados normalmente nos pontos altos das canalizaes e tm a finalidade de expulsar o ar que normalmente se acumula nestes pontos, bem como de deixar penetrar o ar na tubulao quando a mesma est sendo descarregada, evitando com isto as presses negativas que poderiam provocar o colapso da tubulao (ao) e tambm se evitaria a entrada de lquidos externos para o interior da tubulao. Registros de parada: estes registros tm a finalidade de interromper o fluxo da gua, logo, a colocao de um registro na extremidade de montante da adutora seria suficiente para interromper o fluxo. Com a finalidade de facilitar e acelerar as operaes de enchimento e esvaziamento das linhas adutoras, bem como para impedir maior perda de gua por ocasio de reparos na adutora, um maior nmero de registros de parada so colocados em pontos convenientes da tubulao (pontos elevados), onde a presso normalmente menor e permite, portanto manobras mais fceis. Registros de descarga: so colocados nos pontos baixos das adutoras, e tm a finalidade de permitir a sada da gua sempre que for necessrio (reparos na tubulao, descontaminao da tubulao). A derivao de descarga no dever ter um dimetro menor que 1/6 do dimetro da adutora, do dimetro da adutora um valor bastante adequado. Vlvulas de reteno: so instaladas no incio das adutoras por recalque e impedem o retorno brusco da gua contra a bomba, na sua paralisao por falta de energia eltrica ou por outro motivo qualquer. Possui uma portinhola que d passagem em um s sentido, e desta forma suporta a coluna dgua de toda a linha, quando a bomba est parada. Vlvula antigolpe de arete: so dispositivos que permitem reduzir a presso interna nas tubulaes, quando estas sofrem a ao de golpes de arete.

59

ADUTORAS POR RECALQUE

As adutoras por recalque funcionam sempre como conduto forado e s diferem das adutoras em conduto forado por gravidade, pelo fato que a energia utilizada para o escoamento da gua fornecida por um conjunto elevatrio. a) Dimensionamento das adutoras por recalque: No dimensionamento das adutoras por recalque, os dados conhecidos so: Q = vazo; H = desnvel geomtrico; L = comprimento da adutora; material de fabricao. As incgnitas a determinar so: D = dimetro da adutora; N = potncia do conjunto elevatrio. Quanto ao dimetro, em princpio pode variar desde um valor mnimo limitado pela velocidade mxima, at um valor mximo limitado pela velocidade mnima. Todavia se o dimetro for pequeno a velocidade de escoamento ser grande e conseqentemente a perda de carga tambm ser grande e, portanto o motor dever ter maior potncia a fim de vencer uma altura manomtrica maior. Resumindo, ao economizar no dimetro (custo da tubulao) despende-se mais na instalao e operao do conjunto elevatrio. Ao empregar um dimetro grande ocorre tudo ao contrrio, logo o problema que nos deparamos estritamente hidrulico, pois existem muitos valores de D e de N que resolvem o problema, pois fixado um D qualquer, sempre possvel calcular um N que promova o escoamento da vazo, a uma altura e a uma distncia determinada; entretanto existe um para de valor D e N, que conduz a um custo mnimo para o recalque. Para a determinao do par de valores, que conduz ao custo mnimo, pode ser utilizada a frmula de Bresse: D = K Q , onde: D = dimetro (m); Q = vazo (m/s); K = coeficiente (1,0 1,4). Definindo o dimetro da tubulao de recalque, pode-se calcular a potncia dos conjuntos elevatrios, que de preferncia devem ser dois, para trabalharem alternadamente. Q Hm N= , onde: N = potncia do motor (HP); = peso especfico (kgf/m); Q = 75 vazo (m/s); Hm = altura manomtrica (m); = rendimento do conjunto elevatrio.

60

You might also like